SONGKRAN: CELEBRANDO O ANO NOVO TAILANDÊS

Saiba como é o Songkran, a festa bem molhada que comemora o Ano Novo na Tailândia.

  • Adriana
  • -
  • 15 de abril de 2016
  • 4 Comentários

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e baixe nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Atualizado em 05 de abril de 2017.

Se você pensa em ir pra Tailândia em abril, prepare-se pra ficar encharcado de água e se divertir muito! Esse é o período do Songkran, que marca o Ano Novo Tailandês. Trata-se do maior festival da Tailândia, onde as pessoas vão pras ruas por pelo menos 3 dias, celebrar o Ano Novo com muita água!

Quando visitamos Bangkok pela primeira vez, não pesquisamos sobre o calendário local: chegamos sem saber de nada e fomos pegos de surpresa com o Songkran. E que ótima surpresa! Foi tão bom que resolvemos repetir a dose e curtir mais um Songkran em Bangkok 🙂

Vamos contar aqui como é o Ano Novo Tailandês e tudo que aprendemos sobre o Songkran. E se você pensa em ir pra Tailândia nessa época, se liga nas dicas pra aproveitar esse feriado da melhor forma!

O que é Songkran

A palavra Songkran vem do sânscrito e significa a passagem do sol de um signo do zodíaco para o outro. Isso significa que há 12 Songkrans a cada ano, mas a comemoração é realizada no início da passagem pelo signo de Áries, marcando o Ano Novo solar.

Qual a origem do Songkran?

O Songkran, ou Ano Novo Tailandês, ou ainda Festival das Águas, é uma comemoração ligada a limpeza. Originalmente, o ritual envolve lavar as imagens de Buda como um gesto de respeito. Os tailandeses usavam essa mesma água “abençoada” para então molhar seus familiares e idosos, como símbolo de prosperidade e boa fortuna.

ano_novo_taiandes
Tailandeses molhando a estátua de Buda durante o Songkran

Curiosidade sobre o Songkran: calendário tailandês

E não é só a data de comemoração do Ano Novo que é diferente na Tailândia. Os anos na Tailândia são contados pela era budista, que começou 543 anos antes da era cristã. Sendo assim, o ano “zero” no calendário tailandês iniciou quando se acredita ter sido a morte do Buda Gautama.

Isso significa que, se estamos em 2017, eles comemoram a entrada no ano 2560!

Água pra todo lado!

Hoje em dia o Festival se transformou em 3 dias de muita diversão e água, onde todos vão às ruas celebrar e molhar uns aos outros com baldes e armas de brinquedos. A sensação que tivemos é a de voltarmos à infância e estarmos em uma verdadeira guerra de água, no ótimo sentido. Vimos crianças, adultos e idosos participando da brincadeira. Zero confusão, total diversão!

Ano_Novo_Tailandes
Crianças se divertem no Songkran
Ano_Novo_Tailandes
Jogando água gelada em quem passar na frente

O festival dura o dia inteiro, com a agitação aumentando ainda mais a partir de meio-dia, embora na parte da manhã já tenha bastante movimento. Pelas ruas ficam diversas barraquinhas vendendo bebidas, comidas, armas de brinquedo e refil de água pra sua arma.

Tem gente que se prepara sério e posiciona tonéis de uns 200 litros de água nas calçadas. O detalhe é que tanto o tonel quanto o refil de água ficam estocados com gelo, fazendo que você leve um susto quando leva um jato, pelo menos até você se acostumar.

Ano_Novo_Tailandes
Nós nos divertindo pelas ruas de Bangkok

Mas o melhor de tudo é que abril é a época mais quente na Tailândia, então a brincadeira se torna bem refrescante! Ficamos totalmente molhados por horas na rua, sem ficar incomodados com o calor, enquanto nos outros dias bastava 10 minutos fora de casa pra já estar derretendo.

Além da água, a comemoração pode incluir uma pasta que parece uma mistura de água e giz, usada originalmente por monges budistas em suas bênçãos. Atualmente, as pessoas passam essa pasta umas nas outras e, por mais que alguém te suje ou voe um pouco de pasta em você, tudo é feito de forma tranquila e descontraída.

Saiba mais: QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR A TAILÂNDIA

Songkran é só água?

Também faz parte da tradição do Songkran a visita aos templos. Muitos tailandeses vão aos templos com suas famílias, para celebrarem e agradecerem, repetindo o ritual de molhar as estátuas de Buda com água perfumada. O clima nos templos também é de comemoração, com barraquinhas e danças. Os turistas que quiserem visitar os templos devem estar preparados pra encontrar uma multidão nesse período.

Muitos tailandeses também aproveitam o Songkran para viajar, voltando para suas cidades de origem pra reencontrar a família. Nós estávamos em Bangkok e as ruas ficaram irreconhecíveis sem o trânsito caótico de costume.

Quando se comemora o Ano Novo Tailandês?

A data oficial do Songkran está ligada ao calendário lunar, mas atualmente é uma data fixa, comemorada entre os dias 13 e 15 de abril (podendo sofrer alterações se cair no fim de semana). O feriado do Songkran dura 3 dias, mas em alguns lugares a celebração pode se estender por até uma semana.

Ano_Novo_Tailandes
São 3 dias de diversão e muita água!

Onde festejar o Songkran na Tailândia

Diversos lugares pela Tailândia celebram o Songkran, como Bangkok, Chiang Mai, Pattaya, Ayutthaya, Hua Hin e Phuket. Se você planeja vir para o país nessa época, será bem difícil se manter seco e fugir do festival!

Em Chiang Mai, ao norte do país, acontece uma das maiores comemorações do Songkran. Além da festa das águas onde todos se molham, estátuas do Buda são carregadas pelas ruas, formando um desfile onde todos são convidados a participar, molhando também a estátua – de forma respeitosa e delicada, claro.

Songkran em Bangkok

Outro ótimo destino pra festejar o Ano Novo Tailandês é em Bangkok, onde em todas as ruas você poderá ver pessoas se molhando e em gestos de devoção ao Buda. Mas em Bangkok, a multidão se divide em basicamente dois lugares pra festejar: Silom e Khao San Road.

Khao San Road

Khao San Road é a uma das ruas mais famosas de Bangkok, cheia de albergues pelos arredores e tomada por turistas todo o ano. É considerada o melhor lugar pra curtir o Songkran, e isso significa uma rua lotada e intransitável (pra quem não gosta de tumulto, definitivamente não é o melhor lugar!). Um palco é montado, rolando DJs e shows durante todo o tempo. O lugar se transforma em uma verdadeira zona de guerra de água, com muita gente no clima de festa e sem confusão. Existe policiamento e ruas próximas já ficam fechadas para o tráfego. Pra quem chegar de taxi, terá que descer um pouco antes e ir caminhando.

Silom

Fora do Songkran, a região de Silom concentra a vida financeira e noturna de Bangkok. Na época do festival, a rua se transforma no maior campo de batalha de água de Bangkok. A Silom Road fica fechada para o trânsito e a multidão toma conta das ruas, calçadas e passarelas. Nessa região a festa também dura dia e noite, com uma concentração de gente ainda maior na parte noturna.

Ano_Novo_Tailandes
Silom Road no Songkran. Apesar da multidão, não há tumulto.

Embora se veja muitos turistas em Silom, a festa nessa área reúne mais locais. Esse foi um dos motivos que nos levou a comemorar o Songkran em Silom, e não nos arrependemos.

Fomos durante o dia e, apesar da multidão já estar presente, não tivemos muita dificuldade em transitarmos por lá. O outro motivo é que estávamos hospedados perto de Silom e pudemos ir a pé pra festa, o que achamos mais conveniente. E mesmo pra quem está mais distante, é bem fácil chegar a Silom por transporte público.

Tem como não se molhar no Songkran?

NÃO! Se você colocar o pé na rua, prepare-se pra ficar molhado. Se você não quiser entrar no clima da brincadeira, é melhor não sair de casa ou do hotel. E se você precisa se deslocar sem se molhar (pra jantar ou pro aeroporto por exemplo), não corra o risco e pegue logo um taxi.

Ano_Novo_Tailandes
Prepare-se pra ficar muito molhado

No primeiro dia de Songkran fomos pra rua pra curtir o festival mesmo, ao virarmos a esquina já levamos um jato d’água e, em 5 minutos de caminhada, já estávamos pingando. No segundo dia, saímos de casa só pra ir na loja de conveniência mais próxima e fomos molhados assim que botamos o pé na rua, pelo porteiro do prédio vizinho que mandou um jato com mangueira na nossa cara!

Dicas para curtir o Songkran

  • Proteja todos seus eletrônicos com bolsas de plástico resistentes à água, que podem ser facilmente comprados em barracas e lojas de conveniência. Dê preferencia às câmeras fotográficas à prova d’água, pra evitar dores de cabeça.
  • Não molhe idosos ou crianças muito pequenas. Se perceber que eles estão na brincadeira, faça de uma forma ainda mais delicada. Não molhe monges de jeito nenhum.
  • Durante o Songkran, escritórios, bancos, lojas e diversos estabelecimentos comerciais estão fechados. Os grandes shoppings costumam ficar abertos, mas vale conferir previamente caso queira ir às compras no feriado.
  • É aconselhável planejar com antecedência a compra de passagens para esse período. Devido ao feriado, muitos locais se deslocam para outras regiões, enquanto muitos turistas chegam às principais cidades pra participar do Ano Novo Tailandês.
  • O mesmo se aplica a hospedagem. Reserve acomodação com antecedência, já que muitos turistas vêm curtir o Songkran, principalmente em Bangkok e Chiang Mai.
  • Songkran não é a melhor época para visitar os templos, que ficam ainda mais lotados que o de costume. Se ainda assim você quiser ir, programe-se pra chegar cedo.
  • Curta a festa com tranquilidade e não esqueça de fechar um seguro viagem antes de embarcar. Sugerimos comparar preços na Real Seguros e fechar o que melhor te atende.

Assista ao vídeo e veja como foi nosso Ano Novo Tailandês em 2016:

Assista ao vídeo e veja como foi nosso Ano Novo Tailandês em 2017:

Já sabe onde ficar em Bangkok? Veja aqui ótimas opções de hospedagem

E se você vai viajar para a Tailândia, não deixe de conferir esses posts cheios de informações e dicas:

Happy Songkran!

E você, viria pra Tailândia festejar o Ano Novo e ficar ensopado no maior festival de água do mundo?

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Baixe agora nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Tailândia: explore

4 comentários em “SONGKRAN: CELEBRANDO O ANO NOVO TAILANDÊS”

  1. Marina Sampaio disse:

    amei!!!!

    1. Caio Farias disse:

      Que bom que gostou Marina!

  2. Juliana disse:

    Comprei minha passagem para a Tailândia no ano que vem e, por acaso, estaremos lá durante o songkran. Estou em dúvida entre passá-lo em bangkok e chiang mai… O que vocês acham melhor? Realmente temos que entrar no clima durante todos os dias ou dá para fugir um pouco disso?

    1. Caio Farias disse:

      Olá Juliana, passamos esse ano em Bangkok, mas temos alguns amigos que passaram em Chiang Mai. Aconselho a você entrar no clima. É impossível andar pelas ruas e não ser molhado pelo menos uma vez. Faz parte da brincadeira, você querendo ou não. Íamos ao mercado, metro, farmácia e sempre nos molhavam. Até motoristas de mototaxis, sozinhos, parados ficam com suas arminhas com água para molhar, nem que seja um pouquinho, as pessoas que passam. Mas é bem legal! Esperamos que goste!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!