VIAJE DE GRAÇA: TRABALHO VOLUNTÁRIO NO EXTERIOR EM TROCA DE ACOMODAÇÃO

Onde pesquisar oportunidades: veja aqui como funciona e as melhores opções pra quem está disposto a trabalhar algumas horas em troca de hospedagem.

  • Adriana
  • -
  • 28 de junho de 2016
  • 4 Comentários

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e baixe nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Atualizado em 20 de abril de 2017.

Ao planejar uma viagem, não dá pra negar que o quesito “hospedagem” é o responsável por engolir boa parte do orçamento. Mas e se você pudesse cortar essa despesa da lista, não ficaria mais fácil de realizar o sonho do próximo destino? Isso é possível se você considerar uma opção: fazer trabalho voluntário no exterior, trocando algumas horas de trabalho por acomodação e comida.

Saímos do Brasil pra viajar o mundo, sem data de retorno e com grana limitada: só nos restou pesquisar bastante as melhores alternativas de como cortar nossos gastos (antes de cortar os pulsos). Numa dessas, descobrimos o Workaway e diversos outros sites que viabilizam esse tipo de trabalho. Vamos explicar aqui onde pesquisar as oportunidades, como funciona esse esquema e quais são as principais opções pra quem está disposto a trabalhar algumas horinhas pra economizar na hospedagem.

Trabalho voluntário em troca de hospedagem: como funciona

Alguns sites reúnem oportunidades de trabalho voluntário em diversos lugares do mundo. As vagas podem ser em albergues, hotéis, fazendas, agências e casas de família. Você irá dedicar algumas horas do seu dia (geralmente de 2 a 6 horas no máximo) a trabalhar e ajudar no que for preciso, e em troca terá acomodação sem nenhum custo. Muitos anfitriões também oferecem comida, mas não é obrigatório.

trabalho voluntario no exterior
Trabalho voluntário que fiz em um abrigo de animais

Vantagens

Antes que você pense “quero viajar pra me divertir e não pra trabalhar”, saiba que é possível sim ter os dois ao mesmo tempo. Além da diversão, o trabalho voluntário no exterior apresenta muitas vantagens, veja só algumas:

  • Aprender e praticar um novo idioma: viajar é mais legal e pode ser até mais barato do que as aulas de conversação.
  • Conhecer novas pessoas: bom pra quem não curte viajar sozinho(a) ou pra quem gosta de interagir com pessoas de outras nacionalidades
  • Aprender novas tarefas: há oportunidades tanto pra você ensinar o que já sabe como pra desenvolver novas funções.

Que tipo de trabalho voluntário posso fazer?

Pra quem quer fazer trabalho voluntário no exterior, o que não faltam são opções. Instituições como WWF e a própria ONU são bem conhecidas. Há também diversas organizações para se trabalhar em causas sociais, ou ainda grupos de proteção animal, como o de tartarugas marinhas ou elefantes.

Todas são válidas e muitas delas envolvem um custo alto de inscrição, taxas, etc. Nesse momento, vamos focar aqui em serviços oferecidos por sites de forma gratuita ou que cobrem apenas uma pequena taxa de associação.

Leia também: COMO FAZER UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA SUA PRÓXIMA VIAGEM

Onde procurar trabalho voluntário: principais sites

Segue aqui uma lista com 10 sites que oferecem oportunidades de trabalho voluntário em troca de acomodação:

Workaway

trabalho voluntário no exterior

Esse é o mais popular de todos. O site é bem prático e por lá você encontra as mais variadas ofertas de trabalho voluntário, em mais de 155 países. Você irá achar oportunidades pra trabalhar na recepção de um hostel, ajudar na reforma de uma casa, dar aulas de yoga e kitesurfing, ajudar numa criação de crocodilos, e por aí vai.

É possível pesquisar no site por países e por atividades de interesse.

Para se candidatar a uma vaga ou entrar em contato com algum host, deve-se pagar uma taxa do site no valor de 29 dólares (ou 38 dólares para um casal), válida por um ano. Se quiser apenas pesquisar as vagas disponíveis, não é preciso pagar.

HelpX

trabalho voluntário no exterior

Esse site reúne muitas opções de trabalho em fazendas, albergues, lodges e outras acomodações em geral. A maioria das oportunidades inclui acomodação e comida, em troca de 4 horas de trabalho por dia – mas fique atento pois cada vaga tem seus próprios requisitos.

O valor de inscrição no HelpX é de 20 euros e é válida por 2 anos, mas a consulta no site também pode ser feita gratuitamente.

Worldpackers

trabalho voluntário no exterior

Tem uma oferta semelhante aos demais, oferecendo trabalhos como ajudar em albergues, dar aulas de inglês, ajudar na cozinha de um restaurante, etc. A diferença está em como usar o site: tanto consultar as vagas como se candidatar a alguma delas é feito gratuitamente. Porém, caso você seja aceito, deverá pagar uma taxa por trabalho realizado, e não um valor anual como as demais.

WWOOF

trabalho voluntário no exterior

Nesse site encontramos trabalhos voluntários em fazendas orgânicas e pequenas propriedades em mais de 50 países. Espera-se que o voluntário trabalhe de 4 a 6 horas por dia em tarefas que podem incluir jardinagem, colheita, produção de queijos, entre outros.

O WWOOF tem diferentes organizações espalhadas pelo mundo e você deverá se inscrever (e pagar a taxa correspondente) na organização do seu país de interesse.

Anywork Anywhere

trabalho voluntário no exterior

Não há necessidade de se cadastrar no site: ele oferece diversas vagas de trabalho voluntário e o candidato pode entrar em contato diretamente com o local escolhido. Entre as vagas existem lugares que não cobram nada enquanto outros cobram uma taxa.

Staydu

trabalho voluntário no exterior

No Staydu você também não precisa pagar nenhuma taxa pra pesquisar ou se candidatar a uma vaga. Nesse site encontramos tanto opções de trabalho voluntário em troca de acomodação, como alguns que cobram uma taxa. Há também alguns anúncios para acomodação gratuita (sem trabalho em troca), processo similar ao Couchsurfing. (confira aqui como funciona o Couchsurfing).

Volunteer Base

trabalho voluntário no exterior

Outro site que traz algumas ofertas de trabalho em diferentes áreas como ajudar em tarefas domésticas, jardinagem, instituições infantis, albergues. O diferencial está em não cobrar nenhuma taxa de uso, mas é preciso se registrar.

Volunteer Latin America

trabalho voluntário no exterior

Mas um site onde achamos oportunidades de trabalho voluntário bem interessantes, que inclui trabalho com crianças, animais, ajuda em pequenos negócios, etc. O foco do site está em vagas pela América do Sul e Central. A taxa cobrada é de 9 libras e válida por 2 anos.

Se7en Interchange

trabalho voluntário no exterior

Encontramos aqui algumas boas oportunidades de trabalho em escolas, orfanatos e em em projetos de preservação ambiental. A taxa do site custa 15 euros e é válida por 2 anos, sendo que eles dão uma garantia de até 30 dias para devolução do dinheiro. A maioria dos trabalhos listados aqui é gratuito, mas alguns cobram uma taxa.

Helpstay

trabalho voluntário no exterior

Descobri essa há pouco tempo. Uma boa plataforma com trabalhos nas mais variadas áreas. Você pode filtrar a busca no site por país, por idade, gênero e pelo número de voluntários aceitos. A taxa para inscrição é de 20 euros por 1 ano, mas há um valor diferenciado pra quem irá viajar em grupo, o que pode se tornar interessante pra quem quer planejar uma viagem dessas com amigos.

Leia também: HOUSE SITTING – CUIDE DE UMA CASA E HOSPEDE-SE DE GRAÇA

Esses programas são confiáveis?

Sim. De uma forma geral, não há nenhum risco de segurança envolvido nesse tipo de trabalho. Porém, é importante seguir algumas regrinhas pra ter certeza de que sua experiência como voluntário será a melhor possível:

trabalho voluntario no exterior
Trabalho voluntário com crianças no Camboja
  • Veja a reputação do local: Alguns sites apresentam uma classificação (pontos, estrelinhas, etc) pro host. Se essa estiver ruim, já desconsidere.
  • Leia os depoimentos: antes de se candidatar a uma vaga, leia o que outros viajantes já falaram sobre o lugar. Todos os sites citados têm essa função de reviews disponível. Dê preferência aos que possuem mais relatos positivos. Se possível, entre em contato com algum voluntário que já trabalhou no lugar e peça mais informações.
  • Entre em contato antes do SIM: Questione, tire todas as suas dúvidas ANTES de se comprometer com o trabalho e confirmar sua viagem. Algum detalhe pode não estar descrito no perfil e é melhor não correr riscos de ter alguma surpresa desagradável quando chegar lá.
  • Pesquise mais: depois que tiver o nome do local, vá pro Google! Busque ainda mais informações, veja fotos disponíveis, procure mais depoimentos. Certifique-se de que você irá se sentir confortável indo pro lugar escolhido.

Gostou do post? Então curta nossa página do Facebook e fique por dentro das nossas dicas de viagem!

em algum lugar do mundo no facebook

Trabalhe como voluntário no exterior, economize na hospedagem e garanta a viagem dos seus sonhos!

E você, já trabalhou em troca de hospedagem? Conta pra gente como foi sua experiência!

E se você quiser mais dicas de viagem, confira esses posts:

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Baixe agora nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Você também pode gostar de ler:

4 comentários em “VIAJE DE GRAÇA: TRABALHO VOLUNTÁRIO NO EXTERIOR EM TROCA DE ACOMODAÇÃO”

  1. Cristiane Melo Domingos disse:

    Meu sonho trabalhar de voluntária

  2. Lucas Luís Gualberto disse:

    Quero ser voluntario

    1. Caio Farias disse:

      Como diria o nosso amigo Cadu Cassaum: SE JOGA, CARA! Ser voluntário é uma experiencia incrível!

  3. Lucas Luís Gualberto disse:

    Quero ser voluntario…o mais rápido possível

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!