Trabalho Voluntário no Exterior: como funciona e onde pesquisar | Em Algum Lugar do Mundo

VIAJE DE GRAÇA: TRABALHO VOLUNTÁRIO NO EXTERIOR EM TROCA DE ACOMODAÇÃO

Onde pesquisar oportunidades: veja aqui como funciona e as melhores opções pra quem está disposto a trabalhar algumas horas em troca de hospedagem.

  • Adriana
  • -
  • 28 de agosto de 2019
  • 4 Comentários

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Ao planejar uma viagem, não dá pra negar que o quesito “hospedagem” é o responsável por engolir boa parte do orçamento. Mas e se você pudesse cortar essa despesa da lista, não ficaria mais fácil de realizar o sonho do próximo destino? Isso é possível se você considerar uma opção: fazer trabalho voluntário no exterior, trocando algumas horas de trabalho por acomodação e comida.

Saímos do Brasil pra viajar o mundo, sem data de retorno e com grana limitada: só nos restou pesquisar bastante as melhores alternativas de como cortar nossos gastos (antes de cortar os pulsos).

Numa dessas, descobrimos o Worldpackers e diversos outros sites que viabilizam esse tipo de trabalho. Foi a melhor junção do útil ao agradável que poderíamos conhecer!

Por isso, se você quer saber mais sobre trabalho voluntário no exterior, esse post é pra você. Vamos explicar aqui onde pesquisar boas oportunidades, como funciona esse esquema e quais são as principais opções pra quem está disposto a trabalhar algumas horinhas pra economizar na hospedagem.

Que tipo de trabalho voluntário no exterior posso fazer?

As oportunidades de trabalho voluntário no exterior são variadas: você poderá buscar por uma vaga em albergues, hotéis, fazendas, agências e até casas de família.

É claro que cada lugar tem suas próprias necessidades. Você poderá fazer atividades variadas, desde pintar paredes, trabalhar em uma recepção, cuidar de animais… as oportunidades são muito variadas.

Mas na prática funciona da seguinte forma: você irá dedicar algumas horas do seu dia (geralmente de 2 a 6 horas no máximo) a trabalhar e ajudar no que for preciso.

Em troca, terá acomodação sem nenhum custo extra. Muitos anfitriões também oferecem comida, mas não é obrigatório. Tudo deve ser checado e combinado antes da sua ida.

trabalho voluntario no exterior
Trabalho voluntário que fiz em um abrigo de animais

Vantagens de fazer um trabalho voluntário no exterior

Antes que você pense “quero viajar pra me divertir e não pra trabalhar”, saiba que é possível sim ter os dois ao mesmo tempo.

Além da diversão, o trabalho voluntário no exterior apresenta muitas vantagens, veja só algumas:

  • Aprender e praticar um novo idioma: viajar é mais legal e pode ser até mais barato do que as aulas de conversação.
  • Conhecer novas pessoas: bom pra quem não curte viajar sozinho(a) ou pra quem gosta de interagir com pessoas de outras nacionalidades
  • Aprender novas tarefas: há oportunidades tanto pra você ensinar o que já sabe como pra desenvolver novas funções.

Veja também: 10 dicas imperdíveis para comprar passagens aéreas baratas

Trabalho voluntário no exterior: onde procurar?

Alguns sites reúnem oportunidades de trabalho voluntário em diversos lugares do mundo. Nós usamos e recomendamos o Worldpackers, mas há outras opções.

Instituições como WWF e a própria ONU são bem conhecidas. Há também diversas organizações para se trabalhar em causas sociais, ou ainda grupos de proteção animal, como o de tartarugas marinhas ou elefantes.

O “problema” é que muitas delas envolvem um custo alto de inscrição, taxas, etc. Se você está com a grana curta, isso pode acabar inviabilizando seu sonho de trabalho voluntário no exteerior.

Por isso, vamos focar aqui em serviços oferecidos por sites de forma gratuita, ou que cobrem apenas uma pequena taxa de associação. Confira:

Os 9 melhores sites de trabalho voluntário no exterior:

  1. Worldpackers
  2. Helpx
  3. Workaway
  4. WWOOF
  5. Anywork Anywhere
  6. Staydu
  7. Volunteers Base
  8. Volunteer Latin America
  9. Helpstay

1. Worldpackers

trabalho voluntário no exterior

Para mim, o melhor site de trabalho voluntário no exterior é o Worldpackers. O site (que é brasileiro, por sinal) é bem prático e por lá você encontra as mais variadas ofertas de trabalho voluntário, em mais de 150 países.

É possível pesquisar no site tanto por países como por lugares de interesse (seja em hotel, albergue, ONG, escola, comunidade, etc).

Você irá achar das mais variadas oportunidades no Worldpackers: trabalhar na recepção de um hostel, auxiliar na reforma de uma escola, dar aulas de yoga e kitesurfing, ajudar numa criação de crocodilos, e por aí vai.

Um dos principais motivos do Worldpackers ser nosso site favorito é a quantidade e variedade de atividades que você encontra disponíveis. Tem praticamente de tudo, em um monte de lugar do mundo.

Além disso, eles têm um time de suporte sensacional, formado por viajantes que te auxiliam durante todo o processo, sempre que você precisar. Você se sente seguro e “amparado” a qualquer momento que surgir uma dúvida ou quiser mais esclarecimentos.

Valor: o Worldpackers cobra uma taxa anual de U$49. Isso significa que, durante o período de um ano, você poderá fazer quantos trabalhos voluntários quiser, sem ter que pagar nenhum outro valor. Para pesquisar as vagas disponíveis, não é preciso pagar.

2. HelpX

trabalho voluntário no exterior

O site Helpx também reúne opções de trabalho em fazendas, albergues, lodges e outras acomodações em geral. Embora seja um bom site, não oferece tanta variedade como o Worldpackers.

A maioria das oportunidades incluem acomodação e comida, em troca de 4 horas de trabalho por dia – mas fique atento pois cada vaga tem seus próprios requisitos.

Valor: a inscrição no HelpX é de 20 euros e é válida por 2 anos, mas a consulta no site também pode ser feita gratuitamente.

3. Workaway

trabalho voluntário no exterior

Outro ótimo site, que tem uma oferta semelhante aos demais. No Workaway você encontra diferentes trabalhos como ajudar em albergues, dar aulas de inglês, ajudar na cozinha de um restaurante, etc.

Valor: para se candidatar a uma vaga ou entrar em contato com algum host, deve-se pagar uma taxa do site no valor de U$42 dólares (ou U$54 para um casal), válida por um ano. Se quiser apenas pesquisar as vagas disponíveis, não é preciso pagar.

4. WWOOF

trabalho voluntário no exterior

No WWOOF encontramos trabalhos voluntários em fazendas orgânicas e pequenas propriedades em mais de 50 países. Espera-se que o voluntário trabalhe de 4 a 6 horas por dia em tarefas que podem incluir jardinagem, colheita, produção de queijos, entre outros.

O WWOOF tem diferentes organizações espalhadas pelo mundo e você deverá se inscrever (e pagar a taxa correspondente) na organização do seu país de interesse.

5. Anywork Anywhere

trabalho voluntário no exterior

Não há necessidade de se cadastrar no Anywork Anywhere: ele oferece diversas vagas de trabalho voluntário e o candidato pode entrar em contato diretamente com o local escolhido.

Entre as vagas divulgadas, existem lugares que não cobram nada enquanto outros cobram uma taxa. É preciso verificar individualmente.

6. Staydu

trabalho voluntário no exterior

No Staydu você também não precisa pagar nenhuma taxa pra pesquisar ou se candidatar a uma vaga. Nesse site encontramos tanto opções de trabalho voluntário em troca de acomodação, como alguns que cobram uma taxa.

Há também alguns anúncios para acomodação gratuita (sem trabalho em troca), processo similar ao Couchsurfing. (confira aqui como funciona o Couchsurfing).

7. Volunteers Base

trabalho voluntário no exterior

O Volunteers Base é outro site de trabalho voluntário no exterior que oferece vagas em diferentes áreas como: ajudar em tarefas domésticas, jardinagem, instituições infantis, albergues, etc. O diferencial está em não cobrar nenhuma taxa de uso, mas é preciso se registrar.

8. Volunteer Latin America

trabalho voluntário no exterior

Mas um site onde achamos oportunidades de trabalho voluntário bem interessantes. As vagas que você encontra no Volunteer Latin America incluem trabalho com crianças, animais, ajuda em pequenos negócios, etc.

O foco do site está em vagas pela América do Sul e Central. A inscrição no site é válida por 2 anos e eles têm 4 tipos de assinatura, que variam de 10 a 25 libras.

9. Helpstay

trabalho voluntário no exterior

O Helpstay é uma boa plataforma com trabalhos nas mais variadas áreas. Você pode filtrar a busca no site por país, por idade, gênero e pelo número de voluntários aceitos.

A taxa para inscrição é de €30 é é válida por 1 ano. Há também a opção de €40 para casal.

Leia também: House Sitting – como cuidar de uma casa e se hospedar de graça

Trabalho voluntário no exterior: esses programas são confiáveis?

Sim. De uma forma geral, não há nenhum risco de segurança envolvido nesse tipo de trabalho.

Porém, é importante seguir algumas regrinhas pra ter certeza de que sua experiência de trabalho voluntário no exterior será a melhor possível. Seguem 4 dicas importantes:

  1. Veja a reputação do local: Alguns sites apresentam uma classificação (pontos, estrelinhas, etc) pro host. Se essa estiver ruim, já desconsidere.
  2. Leia os depoimentos: antes de se candidatar a uma vaga, leia o que outros viajantes já falaram sobre o lugar. Todos os sites citados têm essa função de reviews disponível. Dê preferência aos que possuem mais relatos positivos. Se possível, entre em contato com algum voluntário que já trabalhou no lugar e peça mais informações.
  3. Entre em contato antes do SIM: Questione, tire todas as suas dúvidas ANTES de se comprometer com o trabalho e confirmar sua viagem. Algum detalhe pode não estar descrito no perfil e é melhor não correr riscos de ter alguma surpresa desagradável quando chegar lá.
  4. Pesquise mais: depois que tiver o nome do local, vá pro Google! Busque ainda mais informações, veja fotos disponíveis, procure mais depoimentos. Certifique-se de que você irá se sentir confortável indo pro lugar escolhido.
trabalho voluntario no exterior
Trabalho voluntário com crianças no Camboja

Trabalho voluntário no exterior: economize na hospedagem e garanta a viagem dos seus sonhos!

E você, já fez algum trabalho voluntário no exterior? Conta pra gente como foi sua experiência!

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Você também pode gostar de ler:

4 comentários em “VIAJE DE GRAÇA: TRABALHO VOLUNTÁRIO NO EXTERIOR EM TROCA DE ACOMODAÇÃO”

  1. Cristiane Melo Domingos disse:

    Meu sonho trabalhar de voluntária

  2. Lucas Luís Gualberto disse:

    Quero ser voluntario

    1. Caio Farias disse:

      Como diria o nosso amigo Cadu Cassaum: SE JOGA, CARA! Ser voluntário é uma experiencia incrível!

  3. Lucas Luís Gualberto disse:

    Quero ser voluntario…o mais rápido possível

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Ahh Costa Rica! Essa é uma formação natural que parece a cauda de uma baleia –  e o local de chama Parque Nacional Marino Ballena.
Tudo bem, já sabemos que o nome do parque veio desse formato. Mas quem explica a “coincidência” desse local ser o melhor ponto do país para  para o avistamento de baleias? 🤔#emalgumlugardomundo #costarica #visitcostarica #baleiajubarte

Pura Vida!Mal desembarcamos na Costa Rica e já começamos a ouvir a expressão por todos os cantos. Embora não tenha uma tradução exata, essa é uma forma de cumprimentar, de dizer olá, tchau – ou qualquer coisa que tenha uma intenção positiva – dá pra usar de diversas formas!A nossa conclusão é que “Pura Vida” é essa coisa boa que você sente ao chegar por aqui e que te faz ficar sorrindo o tempo todo. É como encostar o carro em uma praia deserta, assistir o por do sol e dormir por ali mesmo, ao som dos macacos, com o barulho das ondas. Bem do jeitinho que a gente fez nesse dia!#emalgumlugardomundo #costarica #puravida #visitcostarica #destinosimperdiveis

O Parque Nacional Corcovado é um dos lugares menos explorados da Costa Rica – e até agora um de nossos destinos preferidos no país!A natureza aqui ainda é selvagem e é possível avistar araras, tucanos, macacos, bichos preguiça, quatis, antas… a lista é extensa!
E como se não bastasse a diversidade animal, tem essa praia de areia escura bem intocada. A constante névoa na praia dá um ar de paraíso perdido nesse lugar.Essa viagem pra Costa Rica tá tendo um cenário mais lindo que o outro! Estamos amando!!! #emalgumlugardomundo #costarica #corcovadonationalpark #visitcostarica

Ainda encantados com o lado do Caribe da Costa Rica!
Sem dúvidas, Punta Uva foi uma das praias mais bonitas das bandas de lá – pelo menos foi a nossa preferida!Agora estamos no lado do Pacífico. Estamos mostrando tudo no stories e já já vamos postar as fotos daqui!

A felicidade de quem estacionou o quarto do hotel e vai dormir em frente a praia no Caribe costa riquenho! Valeu @nomad_america !#emalgumlugardomundo #costarica #puntauva #destinosimperdiveis #visitcostarica

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!