Nossa viagem de carro pela América do Sul começou! | Em Algum Lugar do Mundo

NOSSA VIAGEM DE CARRO PELA AMÉRICA DO SUL COMEÇOU!

  • Caio
  • -
  • 3 de setembro de 2019
  • 32 Comentários

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Antes de sonhar em viajar pelo mundo todo, eu já sonhava com uma viagem pela América do Sul. Antes de saber que era possível viver viajando e fazer disso um negócio, eu me perguntava quando conseguiria descer do Brasil até o Ushuaia, curtindo a solidão das estradas em cima de uma moto. Pois esse momento chegou, com uma diferença: estou indo de carro e muito bem acompanhado!

O sonho da América do Sul ficou guardado por muito tempo. Muita coisa mudou na nossa vida, vivemos em muitos países que eu sequer imaginava visitar… e agora, depois de uma longa temporada viajando por esse mundão, chegou a hora desse sonho sair do papel.

Estávamos ainda morando em Bangkok quando, do dia pra noite, montei um mapa e fiz um roteiro: na rota traçada estavam Bolívia, Peru, Chile, Argentina e Uruguai. Não foi nenhuma surpresa quando mostrei pra Dri e ela topou na hora. Pois um ano se passou desde então: planejamos, trabalhamos muito pra colocar tudo em prática e chegou a horaaaa! Estamos começando nossa viagem pela América do Sul de carro!

Quer mais dicas de viagem? Curta nossa página no Facebook!

em algum lugar do mundo no facebook

Roteiro da nossa viagem pela América do Sul

Pesquisei bastante sobre as cidades que gostaria de conhecer. Para montar o roteiro inicial, o primeiro fato que considerei foram as distâncias percorridas entre as principais cidades. Nós dois dirigimos, podemos revezar no volante mas não queremos longas horas de estrada todo dia.

Consideramos também por quais destinos nossos leitores tem interesse, pra gente conseguir montar vários posts bacanas e cheios de dicas por aqui. Pensamos nas rotas, nas melhores cidades, nas atividades mais legais, no clima (sim, já sabemos que vamos pegar muito frio pela estrada). O resultado do nosso planejamento é esse aqui abaixo:

Vamos parar em aproximadamente 100 cidades e percorrer cerca de 30.000 km – tudo isso em aproximadamente 7 meses. Saímos do Rio de Janeiro rumo às cachoeiras de Ibitipoca, depois seguimos pelas águas cristalinas de Bonito, com algumas paradas até chegarmos à fronteira com a Bolívia.

E daí pra frente enfrentaremos a altitude de La Paz, conheceremos o passado de Machu Picchu, esquiaremos no Valle Nevado, passaremos pelas tão sonhadas Torres Del Paine até chegar ao fim do mundo no Ushuaia. Ainda dançaremos tango em Buenos Aires (mentira, só seu eu estiver bêbado), mergulharemos nas praias do Uruguai, visitaremos amigos no sul do Brasil… até voltar ao Rio de Janeiro.

Claro que esse é o planejamento inicial, e uma lição que já aprendemos nessa vida de viajante é: planos foram feitos para serem mudados o tempo todo! Não incluímos no roteiro pneu furado, carro quebrado ou outras “atrações” que tenho certeza que vamos esbarrar pelo caminho. Mas vamos que vamos!

Mas peraí, Caio?!!? Você não falou praticamente nada das cidades que vocês vão conhecer no caminho! Não vai contar?

Claro que vou! Na verdade é justamente isso que vou fazer ao longo desse ano! É como se 2018 estivesse começando agora pra gente, e durante nossa viagem mostraremos tudo por aqui, tanto pelo blog quanto pelo Facebook e Instagram.

Se você sonha em viajar pela América do Sul, cola na gente que não vão faltar dicas por aqui!

Por que viajar de carro? E vocês deram um nome pro carro?

Como eu disse antes, meu sonho inicial era viajar de moto, o que ficou de lado depois que a Dri não comprou essa ideia. Depois o sonho migrou de moto para motorhome, mas dessa vez quem não comprou a ideia foi nosso dinheiro mesmo. Então a solução é irmos sobre quatro rodas – e nosso carro já tá com clima de casa!

E claro, todo viajante motorizado dá um nome pro seu carro! Em uma viagem como essas, o carro tem um papel fundamental e se torna membro importantíssimo da jornada, é como se fosse um companheiro mesmo de viagem. Então nada mais justo que chamá-lo pelo nome, certo? Pois nós apresentamos o Pimpa!

viagem de carro pela america do sul
Nós e o Pimpa!

Por que Pimpa? Porque criatividade não é nosso forte, e porque a Dri achou esse nome fofo. Mas uma das explicações por trás do nome está na nossa marca, que é uma mistura de pipa com indicador de GPS.

A pipa nos remete à liberdade e à leveza. O GPS dispensa maiores explicações, é um item clássico na vida de qualquer viajante. A esse símbolo demos o nome de… Pimpa! Logo, o carro já ganhou vida também e foi batizado de PIMPA! (SuPIMPA, não? Ahhh piada infame…! rs)

Viagem de carro pela América do Sul
Nosso armário, nosso carro, nossa amiga e companheira de viagem

Vem com a gente que estamos só começando! Não deixe de acompanhar a gente pelo Facebook, pelo Instagram e também aqui pelo blog!

Você também poderá gostar de:

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Escrito por Caio

37 anos. Carioca. Vascaíno. Ama mergulhar. Não come frutas, verduras nem legumes, mas tem prazo para virar vegetariano. Administrador, trabalhou no mercado financeiro e em telecom. Usou o sonho da viagem como pretexto para realizar outros sonhos: comprar um drone, produzir vídeos e tornar-se instrutor de mergulho.

Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Você também pode gostar de ler:

32 comentários em “NOSSA VIAGEM DE CARRO PELA AMÉRICA DO SUL COMEÇOU!”

  1. Parabéns pela iniciativa pessoal, vai ser uma aventura inesquecível, com certeza! Depois contem tudo pra gente e tirem muitas fotos, rs.
    Ah, achei o nome criativo sim, além de ser afetivo. Boa viagem!

    1. Caio Farias disse:

      Obrigado Fabíola! Pode deixar registraremos tudo!

  2. Analuiza disse:

    Muito bom realizar sonhos! Que a realidade seja ainda mais especial e atraente do que tudo o que vocês sonharam! Que vivam boas histórias e nos contem para que possamos viajar também. Boa viagem!

  3. Julimara disse:

    Oiii vi vocês aqui em Lima Duarte. Com certeza devem ter ido a Ibitipoca. E aí gostaram? Ainda comentei com meu esposo “devem estar dando a volta ao mundo” kkkkk. Adorooo. Divirtam-se.

    1. Caio Farias disse:

      Oi Julimara!! Que Legal que viu a gente! Sim fomos a Ibitipoca! Gostamos bastante apesar do tempo, rs! No segundo dia pegamos tempo bem ruim na trilha para a Janela do Céu, mas mesmo assim gostamos muito!! Dessa vez vamos apenas para alguns países da América do Sul. Obrigado pela sua mensagem!

  4. Insistirei e reclamarei: falta Chiloé nesse mapa!!! 🙂 E espero que vocês estejam planejando ir pela Carretera Austral, que é a coisa mais linda do Chile <3 Boa viagem!!

  5. Klecia disse:

    Gente que viagem incrivel! Nao vou mentir – queria estar no lugar de vocês! Um sonho tudo isso! Mostrem tudo aqui no blog, queremos viajar juntos!

  6. Aline Aguiar disse:

    Amei a proposta! Não vou perder um post dessa viagem! É um sonho antigo meu que eu ainda não consegui realizar!!! Ótima viagem para vocês!!!

  7. Katarina disse:

    Ahhh, que demais!! Deu vontade de ir junto, hahaha. O pouco que eu conheço da América do Sul foi suficiente pra me apaixonar, quero muito explorar mais assim. Boa viagem!

    1. Caio Farias disse:

      Obrigado pela mensagem Katarina!

  8. Nana disse:

    Adorei!! Vai ser mais uma viagem incrível que vou amar acompanhar!! boa viagem queridos, aproveitem!!

    1. Caio Farias disse:

      Obrigado Nana!

  9. Que o trio (Caio, Dri e Pimpa) se divirta muito e que seja a concretização feliz de um sonho antigo.
    Nós acompanharemos deste lado. Abraço

  10. Que legal gente, boa viagem! Amei o roteiro, tenho certeza que vai ser tudo de bom. Vou acompanhar de perto! 😀

  11. Que tudo poder iniciar uma road trip pela América do Sul! Que possam aprender e se deslumbrar a cada paisagem e a cada contato com as culturas! Boa viagem!

    1. Caio Farias disse:

      Sem dúvida Denise! Vamos curtir cada minuto dessa viagem! Obrigado!

  12. Aninha Lima disse:

    Vocês arrasaam!!! Eu adoro viajar de carro, mas confesso que boto o meu marido para dirigir!!! Rs
    Em nossa lua de mel, andamos pela cidades próximas à Bariloche seguindo a Cordilheira… Era uma paisagem mais estonteante que a outra!!!
    Quero saber mais sobre essa sua viagem

    1. Caio Farias disse:

      Obrigado Aninha, por aqui eu dirijo a maior parte do tempo também! Ainda falta bastante pra chegarmos a Bariloche, mas esperamos conhecer paisagens incríveis por toda a viagem!

  13. Que bacana, gente! Queria muito ter coragem de largar tudo e sair viajando por aí. Com certeza vou acompanhar a viagem de vocês nas redes!

  14. Eu adoraria uma vida assim, mas meu marido sempre me coloca o pé no chao. O curioso é que no passado, ele era o aventureiro!
    hahahahahaha
    Boa viagem, casal! O roteiro està fantàstico!

  15. que proposta maravilhosa, e quantos lugares incríveis vocês terão pela frente. Vou acompanhar a viagem com certeza.

    1. Caio Farias disse:

      Obrigado pela mensagem Flávia! Esperamos viver e visitar coisas incríveis nessa viagem!

  16. Pimpa é o nome de um desenho animado super popular na Itália. Vou começar a acompanhar a aventura de vocês pelo Instagram

  17. Lulu Freitas disse:

    Boa sorte para você e o Pimpa nessa super viagem. Ansiosa para acompanhar cada detalhe dessa super aventura.

    1. Caio Farias disse:

      Muito obrigado!!

  18. Mariana Bueno disse:

    Conheço pouco da América do Sul, tenho muita vontade de conhecer mais e tô aqui encantada com esse projeto de vocês (e adorei o nome Pimpa! rs). Vou acompanhar! Boa viagem!!!

  19. Tatiane ias disse:

    Que projeto bacana! Eu ia amar ter esse tempo todo para viajar, parar nas cidades mais desconhecidas e ver o dia a dia dos moradores.

    Vou acompanhar tudo aqui e quem sabe trabalhar muito pra um dia conseguir fazer essa viagem.

    1. Caio Farias disse:

      Obrigado Tatiane. Realmente viver o dia a dia dos moradores é uma das experiências mais legais de uma viagem! Nos planejamos bastante para tornar isso possível! Vamos fazer valer a pena!

  20. Roberta Lan disse:

    Nossa, que sensacional! Que ideia suPIMPA, hahahahaaha!!!
    Tô curiosa pra saber como vai ser essa viagem, vou acompanhar aqui! 😀

    1. Caio Farias disse:

      Obrigado pela mensagem! A Pimpa tá aqui firma e forte nos 4.000 primeiros kms! Acompanhe aí que vamos seguindo daqui fazendo tudo para produzir um conteúdo legal!

  21. Alexandre Silva disse:

    Torcendo para que a viagem de vocês seja incrível, vou segui-los no instagram e acompanhar o blog. Ah, sou o cara que encontrou com vocês num hostal em Huaraz.

    Abraço!

    1. Caio Farias disse:

      Olá Alexandre! Muito obrigado! Acompanha aí, quem sabe a gente não se esbarra em algum lugar de novo!! Abraços!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Pra nós, um lembrete: eu me considerar antirracista não me exclui de uma estrutura racista enraizada há tanto tempo. Tampouco acaba com meus privilégios.
Enquanto nosso exercício diário é um lembrete, o desafio diário do negro é sobreviver.
Atitudes precisam mudar.

VC GOSTA DE EXPOSIÇÃO? 📸 🤳 ⠀Desde que começamos o Em Algum Lugar do Mundo, lá em 2015, entendemos que o assunto seria viagem. O negócio nunca foi muito sobre “Caio e Adriana”, embora nossa cara apareça no instagram e nossas dicas de viagem no blog sejam baseadas em nossa experiência. ⠀Mas sei lá, sabe? Acho q a gente é da época que ainda se vivia offline. Quando eu (Dri) era mais nova, o que nem faz tanto tempo assim 🤥😂 , achava ruim dar satisfação pra minha mãe. Agora é só apertar o dedão e toma-lhe de dar satisfação pra todo mundo! ⠀Só que não tem jeito. Se eu vejo um mar, meu instinto é sair correndo pra dar um mergulho. Se eu peço um prato de comida, 99% das vezes eu só vou pensar em “vou fazer um stories” quando to acabando a sobremesa 🤷♀️. Se o dog tá pulando e brincando, o Caio já tá rolando no chão junto, e o celular tá longe. ⠀Fato é que, volta e meia, a gente se pega num impasse… se devemos continuar na nossa, buscando viver o momento presente, mantendo o foco no blog e em nossos outros projetos, ou se devemos “forçar nossa própria barra” e dar mais as caras por aqui, mostrando as coisas mais banais do dia a dia. ⠀Mesmo porque, vamos combinar: nossa rotina super ~agitada~ de blogueiros muitas vezes se resume a ficar boa parte do dia com a bunda sentada na cadeira de frente pro computador. E isso mesmo antes da quarentena! ⠀De qualquer forma, esse período de isolamento tá servindo pra gente ajustar e revisitar várias questões nossas. Quem sabe a gente não compartilha e aparece mais por aqui? ⠀Seguimos aqui na reflexão pro nosso dia, depois de participarmos da nossa primeira live com @ines.lafosse e @vazaonde (se vc não viu, tem link no stories e tá salvo no IGTV do Vaz!). Nem doeu, viu? 😄 ⠀E pra vc, como é sua relação com a exposição da sua vida nas redes sociais?Foto📷: @gaiavani

Beleza e caos. É assim que a gente define o Pesqueiro na Praia Grande em Arraial do Cabo.Esse lugarzinho fica no canto esquerdo da Praia Grande e, apesar dessa confusão visual, é o nosso cantinho favorito dessa praia!

Depois de uma hora observando esse catioro nadando, resolvemos voar com o drone para tentar entender o que estava acontecendo… E aí é que descobrimos o segredo dele: ele tem amigos embaixo d’água! 🐢🐢

CANSEI DE SER CACHORRO!🐕 AGORA SOU UMA FOCA!
Vocês acham que só gente que gosta do mar de Arraial do Cabo??🌊🌅 Quando parei de olhar o relógio, já fazia mais de uma hora que esse catioro nadava… Entendo, pq se eu pudesse tava até agora nadando com ele ali!
Esperando tudo isso passar pra correr pra essa água…

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!