Tipos de cobertura de seguro viagem: quais são importantes | Em Algum Lugar do Mundo

O QUE COBRE O SEGURO VIAGEM INTERNACIONAL: CONHEÇA AS COBERTURAS E ENTENDA SUA APÓLICE

Conheça todos os tipos de cobertura de seguro viagem e entenda quais são essenciais pra você.

  • Adriana
  • -
  • 5 de dezembro de 2019
  • 2 Comentários

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Escolher um bom seguro viagem não é tarefa tão simples: são tantas informações que precisamos analisar que é fácil ficar perdido. Sem dúvidas, o quesito “preço” é fundamental na escolha, mas é importante entender todos os tipos de cobertura do seguro viagem para que o barato não saia caro.

Nesse post, vamos mostrar tudo o que cobre o seguro viagem, para que você saiba exatamente o que está contratando. Assim, ao usar um site comparador de preços, você conseguirá entender o que realmente importa além do valor mais baixo.

COMPARADOR SEGURO VIAGEM

Faça uma cotação sem compromissos e conheça todas as opções disponíveis e preços de seguro para a sua viagem. Garantimos o melhor preço aos nossos leitores.

Cobertura de seguro viagem -
Aquele momento de expectativa para uma nova viagem

Ah, e no final do post mostramos como comprar seu seguro viagem com desconto!

Mas antes de ir à compra, vamos às informações importantes: conheça todas as coberturas de um seguro viagem – desde as básicas até as adicionais – e analise todas as opções para definir o que é essencial para você.

Nesse post você vai conferir:

Cobertura de seguro viagem: coberturas básicas x coberturas adicionais

Cobertura do seguro viagem: entenda as coberturas básicas. 

A cobertura de um seguro viagem pode incluir diversas variáveis. 

Porém, há algumas coberturas que são consideradas básicas. Por regra da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), toda seguradora deve disponibilizar um mínimo de coberturas para que o seguro possa ser vendido.

Em outras palavras, todo seguro viagem comercializado no Brasil deve obrigatoriamente oferecer pelo menos uma das coberturas básicas. Confira quais são: 

O que cobre o seguro viagem básico

  • Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas (DMHO) – indenização de despesas em casos de acidente ou enfermidades ocorridas durante a viagem, o que não inclui doenças pré-existentes;
  • Repatriação por razões médicas;
  • Traslado médico em caso de acidente ou doença grave;
  • Repatriação do corpo em caso de morte;
  • Seguro de vida em caso de morte durante a viagem;
  • Invalidez permanente em caso de acidente durante a viagem.

Obs | o valor da indenização será correspondente ao limite contratado. Ou seja, se você contratar uma cobertura de seguro viagem no valor de R$40 mil, esse será o montante máximo que você irá receber caso acione o seguro.

Cobertura de seguro viagem: entenda as coberturas extras.

Além de tudo o que cobre o seguro viagem básico, a grande maioria das empresas disponibiliza uma série de coberturas adicionais complementares.

As coberturas extras podem abranger diversos benefícios. A maioria deles inclui reembolso de eventuais despesas: como farmacêutica, de bagagem ou em caso de cancelamento/ atraso de voo. Há também assistência jurídica, seguro para objetos de valor, entre outros. Vamos mostrar todas adiante.

Como cada seguradora pode oferecer uma cobertura de seguro viagem diferente, é importante ficar atento na hora de escolher o seu. Analise o que é essencial para você, de acordo com seu perfil e estilo de viagem. 

Cobertura de seguro viagem - pessoas na esteira
Entenda o seu perfil e encontre a melhor opção

Dica | a forma mais fácil de comparar as coberturas e definir o melhor seguro viagem para você é usando um site comparador de preços. O Segurospromo tem um recurso ótimo para comparar até 4 apólices diferentes de uma vez. Além disso, eles sempre têm o melhor preço e só mostram seguradoras credenciadas, então confiamos.

 A seguir, vamos detalhar todos os tipos de cobertura de seguro viagem (incluindo as básicas e as adicionais) para que você entenda cada uma delas na hora de escolher seu seguro.

Cobertura de seguro viagem – entenda sua apólice item a item.

Para entender o que cobre um seguro viagem, vamos explicar todos os ítens que podem aparecer na sua apólice.

É justamente nesse ponto que você deve analisar e comparar o que oferece cada cobertura de seguro viagem.

Quanto mais coberturas forem oferecidas, mais o seguro tende a encarecer. Assim como o valor da cobertura: quanto maior o valor garantido pelo seu seguro, mais você deverá pagar por ele.

Por isso, é importante analisar individualmente quais as coberturas do seguro viagem são essenciais para você, para que você não pague mais por algo que não julgue importante.

Usaremos o comparador do Segurospromo como referência, por ele ser bem didático e completo.

1. Coberturas Médicas

1.1. Franquia de DMH

A franquia é o valor cobrado pela seguradora para cada ocorrência médica/ hospitalar realizada. Muitas seguradoras oferecem isenção dessa franquia. 

1.2. Despesa Médica Hospitalar Total

Esse é o valor limite que o seguro irá disponibilizar em caso de despesa médica/ hospitalar.

1.3. Despesa Médica Hospitalar (por evento)

É a garantia de cobertura ao segurado em caso de despesa médica hospitalar. A cobertura está limitada ao valor contratado no seguro. O atendimento pode ser realizado na rede de serviços autorizada pela seguradora ou, ainda, a seguradora pode oferecer ao segurado o reembolso das despesas decorrentes de seu tratamento.. 

Cobertura de seguro viagem -
Emergência médica? Você estará coberto!

1.4. Despesa Médica Hospitalar (complementar)

Trata-se da prestação de serviço ou de reembolso de despesas complementares, que não estejam cobertas pela cobertura básica. Nesse caso, não se aplica indenização no caso de doenças preexistentes. 

1.5. Cobertura Médica para Prática de Esportes

O segurado está coberto (para atendimento em rede credenciada ou para reembolso) em caso de despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas decorrentes de acidentes ocasionados pela prática de esporte amador.

1.6. Cobertura Médica para Gestante

No caso da segurada estar gestante, ela pode contar com indenização complementar em caso de despesas médicas e hospitalares não cobertas pela cobertura básica.

1.7. Cobertura Odontológica

Atendimento em rede credenciada ou reembolso de despesas odontológicas causadas por acidente pessoal ou enfermidade súbita/ aguda. 

1.8. Cobertura Farmacêutica (por Reembolso)

Reembolso das despesas com medicamentos prescritos por médicos decorrentes de acidente pessoal ou enfermidade.

1.9. Fisioterapia

O segurado tem cobertura para tratamento de fisioterapia emergencial para reabilitação após acidente pessoal ou enfermidade aguda/ súbita. 

2. Repatriações

2.1. Regresso Sanitário

O segurado será indenizado se necessitar retornar ao seu domicílio em caso de acidente pessoal ou enfermidade (essa condição deverá ser determinada por um médico habilitado). 

2.2. Traslado de Corpo

Em caso de morte do segurado, o seguro garante reembolso de despesas com liberação e transporte do corpo até o domicílio ou local de sepultamento. 

2.3. Traslado Médico

O segurado será indenizado caso tenha sofrido um acidente ou enfermidade e necessite ser transferido para uma clínica ou hospital mais próximo em condições de atendê-lo.

2.4. Regresso de Menor Desacompanhado

Caso o segurado esteja viajando com um menor, e o segurado seja hospitalizado ou venha a falecer, o seguro garante indenização de despesas com o traslado de um acompanhante para retorno do menor. 

3. Auxílios e Serviços

3.1. Gastos por Atraso do Voo

Caso seu voo esteja atrasado, o segurado tem direito a reembolso de hospedagem, traslado, alimentação e despesas telefônicas, desde que tais despesas não tenham sido pagas previamente pela cia aérea. É preciso consultar a seguradora para saber o período mínimo de atraso

Cobertura de seguro viagem - hall
Reembolso de gastos? Porque não?

3.2. Hospedagem de Acompanhante e/ou Familiar

Se o segurado sofrer um acidente ou tenha enfermidade súbita, o seguro irá indenizar as despesas de um acompanhante, limitadas a 10 diárias em hotel e alimentação. 

3.3. Convalescença em Hotel

Caso o segurado tenha que cancelar o restante de sua viagem por determinação médica, o seguro oferece indenização correspondente,  limitada a 10 diárias em hotel e alimentação.

3.4. Retorno de Acompanhante

Se o segurado falecer ou precisar de regresso sanitário, o seguro garante as despesas com traslado de regresso do(s) acompanhante(s) ao local de origem da viagem

3.5. Passagem Aérea Ida e Volta para Um Familiar

O acompanhante do segurado (limitado a uma pessoa) tem direito a uma passagem de ida e volta em classe econômica caso o segurado precise ficar hospitalizado por um período superior a 48 horas. 

3.6. Despesas Extraordinárias por Permanência Forçada

Garante o reembolso de despesas caso o segurado tenha uma permanência forçada no destino, ocasionado por motivo que o impeça de retornar ao seu país de origem. É preciso verificar com a seguradora os motivos válidos. 

3.7. Assistência na Localização da Bagagem

A seguradora entra em contato com a companhia aérea para se informar sobre a localização da bagagem. Ao localizá-la, a seguradora fica responsável por entregá-la ao segurado. 

3.8. Orientação em Caso de Perda de Documentos e Cartão de Crédito

Em caso de perda ou roubo de documentos do segurado, a seguradora se encarrega de prestar informações aos órgãos competentes para obter novo passaporte ou para proceder com medidas necessárias. 

3.9. Transmissão de Mensagem Urgente

Caso o segurado se encontre em uma situação de emergência, a seguradora irá fazer a transmissão da mensagem para os parentes do segurado.

3.10. Organização de Traslado para Consulta

A seguradora pode oferecer orientação e direcionamento ao segurado em caso dele precisar de atendimento médico/ hospitalar. 

3.11. Assistência Emergencial Via Aplicativo

O segurado pode contar com o serviço de assistência via aplicativo de celular, em que ele pode buscar atendimento e direcionamento para uma rede credenciada caso precise de atendimento médico/ hospitalar

3.12. Orientação para Transferência de Pagamento de Fiança Judicial

Se o segurado se envolver em um acidente de trânsito, a seguradora oferece orientação de como proceder em caso de pagamento de fiança judicial no local.

3.13. Orientação e Direcionamento à Rede de Atendimento Médico

A seguradora oferece o direcionamento para atendimento em caso de necessidade do segurado. 

3.14. Garantia de Viagem de Regresso

O segurado tem direito a uma passagem de retorno em casos de: incêndio ou roubo na residência habitual do segurado, enfermidade de caráter súbito, acidente ou falecimento do próprio segurado, ou de seu companheiro de viagem

4. Assistência Jurídica

4.1. Assistência Jurídica por Acidente de Trânsito

O segurado tem direito à indenização ou empréstimo para despesas com serviços de advocacia decorrente de acidente ocorrido durante a viagem. 

4.2. Remessa para Fiança Judicial para Acidentes de Trânsito

O segurado tem direito à indenização ou empréstimo para despesas de fiança judicial para liberdade provisória durante a viagem, por motivo de ordem de prisão ou detenção indevida por parte de qualquer governo ou poder estrangeiro no período da viagem.

5. Seguros

5.1. Cancelamento de Viagem

Se o segurado precisar cancelar viagem por motivo de internação (48h antes do voo) ou por morte de parente de primeiro grau , a seguradora oferece reembolso de multas decorrentes do cancelamento. 

5.2. Cancelamento de Viagem Total ou Plus Reason

A seguradora garante o pagamento de multas decorrentes de serviços contratados após o fechamento do seguro, de acordo com as condições estabelecidas pela própria seguradora. 

Os serviços podem ser de compra de pacotes turísticos, serviços de viagens, hospedagem, transporte, etc.

5.3. Interrupção de Viagem

Em alguns casos especificados pela seguradora (como morte de parente de primeiro grau, internação do segurado, roubo em sua residência, etc), o segurado tem direito à indenização de algumas perdas irrecuperáveis com depósitos ou despesas antecipadas para a viagem. É preciso consultar as condições gerais de cada seguradora. 

5.4. Danos à Mala

Se sua mala for danificada ou destruída durante transporte aérea, há indenização do prejuízo (limitado ao valor contratado no seu seguro).

5.5. Seguro de Bagagem Extraviada

O mesmo se aplica à bagagem em casos de extravio, roubo ou furto. O valor será complementado ao valor da indenização pago pela companhia aérea. 

Cobertura de seguro viagem - malas
Já pensou ter sua mala extraviada?

5.6. Atraso de Bagagem (apenas para voos de ida)

A seguradora presta reembolso para compras de artigos de uso pessoal no caso de atraso de bagagem. É preciso obter um relatório comprobatório de dano emitido pela companhia aérea para ter direito ao reembolso

5.7. Seguro de Invalidez Permanente Por Acidente

Em caso de invalidez permanente (perda, redução ou impotência parcial ou total de um membro ou órgão), o segurado é indenizado de acordo com o valor contratado no seguro.

5.8. Seguro Por Morte Acidental

Em caso de falecimento do segurado por acidente pessoal, a seguradora paga o valor contratado ao beneficiário indicado na apólice. 

Como conferir em detalhes a cobertura do seguro viagem escolhido

É importante ressaltar que sites comparadores de seguro como o Segurospromo disponibilizam as informações básicas e mais relevantes sobre a cobertura do seguro viagem escolhido.

Caso você queira ler minuciosamente sobre os detalhes da cobertura oferecida, é simples: basta ir até o final da página do site do Segurospromo e clicar no nome da empresa de seu interesse.

O site te levará para uma página com informações detalhadas sobre a empresa em questão. Nessa mesma página você encontrará um link para o documento oficial da seguradora, com a explicação detalhada sobre as condições gerais do seguro escolhido.

Seguro viagem: garanta seu desconto

Agora que você já entendeu tudo o que cobre o seguro viagem e já está pronto para fazer sua compra, chegou a hora do desconto!

Como já falei, eu uso a Segurospromo em todas as minhas viagens e sempre recomendo eles pelo melhor preço e ótimo serviço. Por isso, fechamos uma parceria onde conseguimos para nossos leitores um cupom promocional.

Para garantir 5% de desconto no seu seguro viagem, basta usar o cupom EMALGUMLUGAR5 na finalização de sua compra pelo site.

Cobertura de seguro viagem - Comparador
Comparador de seguros
Cobertura de seguro viagem -
Seu cupom de desconto

E outra boa notícia: caso você opte por pagar com boleto bancário, há ainda um desconto extra de 5%. Ou seja, você consegue até 10% de desconto na sua compra. Aproveite!

Você ainda tem alguma dúvida quanto à cobertura de seguro viagem? Deixe nos comentários!

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Você também pode gostar de ler:

2 comentários em “O QUE COBRE O SEGURO VIAGEM INTERNACIONAL: CONHEÇA AS COBERTURAS E ENTENDA SUA APÓLICE”

  1. Rogério disse:

    E o seguro oferecido pelas cias de cartão de crédito tipo visa, na compra de passagem aérea, o que vc acha? Vale a pena usar esses seguros somente?

    1. Caio disse:

      Rogério, você precisa estar atento a cobertura do seguro do cartão de crédito. Em alguns a cobertura é baixa o que pode acabar te deixando exposto. Já usei o seguro do cartão e não tive problemas, mas hoje eu prefiro contratar um seguro para ficar mais tranquilo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

🇨🇷 Dois ícones da Costa Rica: surf e por do sol ☀️ 🏄‍♀️ Como o país é estreito e comprido , quase todas as praias do lado do Pacífico têm espetáculo do pôr do sol garantido (isso quando as chuvas tropicais não atrapalham). Fora a água naquela temperatura gostosa e um tanto de ondas tranquilas, ótimo pra quem quer aprender a surfar. A gente até se animou fazendo umas aulinhas, mas precisava de mais uma temporada por lá pra se manter na prancha por mais tempo. Alguém aqui pensando em voltar? 😬😛

Saindo da rota: todo destino tem aqueles cantinhos escondidos, que não estão em nenhum guia de viagem ou que você nunca ouviu falar antes, por mais que tenha pesquisado tudo sobre o lugar. ⠀
“E se a gente virar aqui, onde que vai dar?”
⠀
Eu não sei vocês, mas pra gente uma das melhores partes da viagem é poder andar pelo desconhecido. É esticar a caminhada ou virar à esquerda no atalho, e chegar ali só pra ver o que que tem.
⠀
É verdade que você pode chegar numa rua sem saída (e obviamente não é em todo destino que dá pra fazer isso). Mas é numa dessas que você descobre um lugar especial, que já faz valer a viagem todinha – que até vale cortar atração do roteiro só pra aproveitar mais aquela descoberta. ⠀
O desconhecido definitivamente faz nossos olhos brilharem! E para você, qual o grande momento em uma viagem?⠀ ⠀
____________________________
⠀

🇨🇷 Na Costa Rica você passa o dia inteiro babando pelo azul, pra chegar no fim de tarde e ficar embasbacado com esse rosa. 😍😱 É um pôr do sol mais lindo que o outro por aqui! ☀️

🇨🇷 A viagem pela Costa Rica ainda nem acabou e a gente já está com saudades – principalmente de quando estávamos com um 4×4.
⠀
Ele não só nos permitia dormir em qualquer lugar (uma delícia de casinha ambulante da @nomad_america ⛺️), como fazia da nossa road trip uma experiência bem mais confortável.
⠀
No começo achamos que não era tão necessário assim um carro desses pra rodar  pelo país… até trocarmos ele por um mini kart e começar a sentir cada buraquinho da estrada! 🚗 ⠀
O que importa é que, seja no carrão ou no carrinho, estamos curtindo demais o país! 😎 ⠀
👉 E ficam as dicas: viajar de carro é SIM a melhor forma de explorar a Costa Rica. E um carro alto não é necessariamente obrigatório dependendo do destino, mas definitivamente vale pagar um pouco a mais pelo conforto – assim você não perde a paciência pelos buracos do caminho 😊 🕳

🇨🇷 Do que mais gostamos na Costa Rica?
⠀
Estamos há um tempão aqui tentando responder essa pergunta, sem sucesso obviamente. 🤷‍♀️
⠀
Mas se tem uma coisa que ganhou nosso coração aqui são as praias: a grande maioria das que visitamos estavam praticamente desertas.🏝
⠀
Não paramos pra contar quantas visitamos, mas certamente passaram de 50. Todas – eu disse TODAS – têm aquele ar de natureza intocada. Nada de bagunça, nada de comércio lotando a areia, nada de prédios em volta… Nada de nada, somente mar quentinho + areia cheia de siris, hermitões – e alguns cachorros simpáticos. 🐚🦀🐶
⠀
🏊‍♀️ E enquanto vamos ali dar um mergulho, fica o conselho aqui de colocar Costa Rica nos seus planos de viagem, tá? Juro que vc não vai se arrepender 😊👍

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!