Como usar internet no exterior: 4 dicas para se conectar | Em Algum Lugar do Mundo

COMO USAR INTERNET NO EXTERIOR: 4 FORMAS DE SE MANTER CONECTADO

Uma das principais dúvidas na hora de realizar uma viagem. Mas fique tranquilo, nós explicamos todas elas para você!

  • Adriana
  • -
  • 4 de março de 2020
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Você é daqueles que não consegue ficar desconectado por muito tempo? Pois aposto que uma das suas principais dúvidas é: como usar internet no exterior e ficar online durante sua viagem. 

Mas fique tranquilo(a) pois vamos esclarecer todas suas dúvidas: confira todas as maneiras para acessar internet do seu celular enquanto estiver viajando, incluindo as melhores opções de chip para usar no exterior.

como usar internet no exterior-celular na viagem
Existem diferentes maneiras de se manter conectado

Seja para acessar as redes sociais e postar suas fotos de viagem, para se comunicar com amigos e familiares do Brasil ou se irá utilizar a trabalho: é importante você analisar sua real necessidade antes de escolher como usar o celular no exterior.

Confira todas as informações, incluindo as vantagens e desvantagens de cada uma das opções:

Confira: dicas para economizar em hospedagem na sua próxima viagem

Como usar internet no exterior: confira as opções

  1. Chip internacional comprado no Brasil
  2. Chip local pré-pago
  3. Wi-Fi gratuito
  4. Chip da sua operadora do Brasil 

1. Chip internacional comprado no Brasil

Se você é daqueles que precisa ficar conectado à internet o dia inteiro e vai viajar para mais de um país, sua melhor escolha é garantir um chip para usar no exterior ainda no Brasil.

Ou seja, você pode adquirir um chip internacional antes de embarcar na sua viagem.

O chip internacional é oferecido por diferentes empresas no Brasil. Cada uma delas oferece diferentes planos que funcionam em diferentes localidades – você poderá escolher o que melhor te atende.

O processo é bem simples: você compra o chip pela internet e recebe ele em casa (ou no endereço que você fornecer no ato da compra).

Quando o chip chegar até o endereço que você escolheu para a entrega, basta configurar o chip em seu celular e escolher o melhor plano que atenda às suas necessidades. 

como usar internet no exterior- chip comprado no Brasil
Chip internacional para se manter online durante a viagem

Vale ressaltar que, se você optar por esta opção, o seu smartphone também precisa ser desbloqueado.

Os planos e valores variam de acordo com a empresa que você escolher. Nós listamos algumas para você:

Nós ultimamente só viajamos com os chips internacionais do Viaje Conectado. Eles têm uma boa cobertura e o atendimento é excelente, por isso super recomendamos. Além disso, você pode usar o código EMALGUMLUGAR10 e garantir 10% de desconto!

Chip internacional comprado no Brasil: vantagens e desvantagens

Vantagens | A principal vantagem dessa opção é a conveniência e a praticidade: você já chega no seu destino conectado, sem se preocupar em buscar um lugar para comprar um chip local. Ideal para pedir um taxi/ Uber, entrar em contato com seu transfer ou hotel, etc. Nada de esquentar a cabeça.

Outro ponto positivo é a possibilidade de utilizá-lo em diversos locais do mundo (dependendo do chip que você comprar), já que a cobertura pode abranger diferentes países.

Você também tem a possibilidade de personalizar o pacote contratado, como escolher o número de dias que irá precisar, a quantidade de dados móveis e opções de ligações.

Desvantagens | Se o destino de sua viagem é apenas um país, essa opção sai mais cara do que comprar um chip local ao chegar no seu destino.

É bom verificar a cobertura do chip e o tipo de serviço oferecido para cada país, porque os pacotes podem variar e oferecer apenas serviços de internet, por exemplo.

2. Chip local pré-pago

O chip local pré-pago é a melhor opção para quem está visitando apenas um país e não precisa realizar ligações internacionais. 

O chip local ou Simcard (como é conhecido no exterior) pode ser encontrado nas lojas das operadoras locais ou, dependendo do país, nos aeroportos, lojas de eletrônicos, bancas de jornal e lojas de conveniência.

O chip local irá te disponibilizar um número de celular do país que você está visitando. A partir da ativação, você poderá acessar a internet e/ou realizar ligações locais, dependendo do plano que escolher.

E lembre-se: para esta opção, o seu smartphone precisa ser desbloqueado.

como usar internet no exterior - chip local
Chip local pré-pago: seu celular precisa ser desbloqueado

Quando o seu pacote de dados chegar ao fim, é necessário fazer uma nova recarga (como as que fazemos no Brasil com pré pagos). Em alguns países ou operadoras, há a necessidade de comprar um novo chip, o que pode acabar saindo mais caro.

O ideal é que, antes de viajar, você pesquise sobre os planos de chip local e veja direitinho qual a sua necessidade.

Dica 1 | Para evitar problemas na hora de comprar o chip, é importante você levar o seu passaporte, já que em alguns países é exigido a documentação para registro.

Dica 2 | Compre seu chip direto nas lojas de operadoras locais, garantindo a ativação por um funcionário e evitando qualquer problema.

Importante | Alguns países não realizam a venda do chip para quem não possuir um comprovante de endereço fixo ou algum documento emitido no próprio país. Isso acontece devido aos casos criminalidade e terrorismo, e sem nenhuma dessas opções, você não consegue comprar o chip

Chip local pré-pago: vantagens e desvantagens

Vantagens | Ideal para viagens em um só país e para quem precisa e/ou é viciado em internet. A maioria das operadoras oferecem diferentes tipos de planos e com diferentes validades, o que permite você escolher aquele que se adequa melhor às suas necessidades.

Desvantagens | Se você viajar para mais de um país, o processo é mais trabalhoso: você terá que buscar pontos de venda de chipps locais em todo destino que chegar, o que nem sempre é fácil e rápido. Além disso, comprar mais de um chip pode acabar saindo mais caro que um chip internacional comprado no Brasil.

3. Wi-fi gratuito

Quem nunca procurou por um wi-fi gratuito quando percebeu que o pacote de dados móveis chegou ao fim? Seja em um bar, restaurante, consultório médico e até mesmo em lugares públicos, muitas vezes o wi-fi gratuito é a nossa salvação.

No exterior, o uso do Wi-fi gratuito não é tão diferente quanto aqui no Brasil, sendo uma boa opção de como usar o celular no exterior.  

Praticamente todos os hotéis disponibilizam wi-fi gratuito para seus hóspedes, sem você precisar sair do conforto do seu quarto. 

Além dos hotéis, o serviço de wi-fi gratuito também se encontra presente em diversos bares, restaurantes, lojas, praças e parques de diversos países do mundo.

como usar internet no exterior - wifi gratuito
É possível usar wi-fi gratuito em diferentes destinos

Claro que, existem países com mais e outros com menos opções, e vale dar aquela pesquisada antes de viajar para saber melhor a respeito da disponibilidade de wi-fi gratuito em seu destino. 

Contudo, é super comum o acesso ao wi-fi em lojas como McDonald’s e Starbucks. Em alguns países, basta conectar o seu dispositivo na rede e pronto: você já pode navegar pela internet. 

Já em outros países, é necessário realizar um registro para o primeiro acesso, informando o seu nome e e-mail, mas após este registro, você fica livre para acessar em todas as lojas da rede.

O uso do wi-fi gratuito é a forma mais fácil de como usar o celular no exterior.

Wi-fi gratuito: vantagens e desvantagens

Vantagens | Você pode ficar conectado sem gastar seus dados móveis e evitar o custo elevado da sua conta de telefone no fim do mês, já que vários países disponibilizam wi-fi gratuito em locais públicos, além dos hotéis, pousadas, lojas, bares e restaurantes. 

Desvantagens | Nem sempre o local em que você estiver irá oferecer o sinal de wi-fi gratuito, e você também correr o risco de ter uma conexão fraca e instável. Se você é viciado em navegar pela internet e acessar as redes sociais, essa não é a sua melhor opção.

4. Chip da sua operadora local

Já ouviu falar no termo “roaming” disponível em seu celular?

Pois bem, roaming é a possibilidade de usar internet ou fazer ligações do seu celular no exterior, mas usando o próprio chip da sua operadora do Brasil.   

A princípio, essa é a opção mais fácil de como usar internet no exterior. Mas não se engane: essa praticidade pode te custar muito caro.

Antes de optar por utilizar o roaming da sua operadora, é importante você saber que:  

  • Você pode apenas ligar o seu 4g no país em que estiver visitando e, dependendo da sua operadora, ela te envia um SMS oferecendo um plano de roaming internacional de dados e outro de voz.
  • Geralmente, o plano de dados é tarifado por dia, sendo cobrado somente os dias em que você utilizar. Ainda assim, essa é disparada a forma mais cara para usar seu celular no exterior.

Se ainda assim você quiser usar seu roaming, o ideal é entrar em contato com a sua operadora e solicitar um pacote de roaming internacional. A operadora poderá te transferir para a rede local do país e você pagará um valor fixo.

Chip da sua operadora do Brasil (roaming): vantagens e desvantagens

Vantagens | Você não precisa trocar de número e continuará recebendo mensagens e ligações normalmente de seus contatos.

Desvantagens |O valor é bem mais elevado comparado com as outras opções de como usar celular no exterior. 

Além do mais, a conexão tem um limite diário, e ela pode ser interrompida se você usar o seu celular a todo o instante. Com isso, você precisa contratar um pacote adicional, gerando um novo gasto. 

Veja também: como comparar seguro viagem – 4 dicas para conseguir a melhor cotação

Mais dicas de como usar internet no exterior

Depois de tirar todas as suas dúvidas sobre como usar celular no exterior, confira agora essas dicas para evitar qualquer problema com o uso de internet durante sua viagem:

  • Desligue o seu 4G: se você ficar com o seu dados móveis ligados, é possível que a sua operadora te cobre um valor diário por utilizar a internet em uma área de dados internacional, além de consumir seus dados sem perceber.
  • Baixe aplicativos que possam ser utilizados offline. Essa dica é muito importante, principalmente se você não estiver conectado o tempo todo. Procure baixar aplicativos de mapas, transportes, guias e até mesmo indicação de restaurantes que possam ser utilizados no modo offline.
  • Mesmo comprando um chip internacional ou local, faça um bom uso do Wi-fi e economize seus dados. Aproveite para postar fotos e baixar aplicativos quando encontrar uma rede disponível.

Agora que você já sabe como usar internet no exterior, conta pra gente como você se mantém conectado durante sua viagem!

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Você também pode gostar de ler:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

O carnaval acabou! E agora? Onde você queria estar nesse momento? A gente: Playa Hermosa na Costa Rica!#emalgumlugardomundo #costarica #visitcostarica

Uma nova amizade! Conheçam Zuleide, uma tartaruguinha verde que conheci hoje no mar de Arraial do Cabo! Ficamos ali um tempinho batendo um papo sobre como está o mundo hoje… a maré tá boa por aí?A propósito: o mar de Arraial do Cabo continua assim, lindo!
#dive #emalgumlugardomundo #seasheperd #mergulho

Imagina acampar em um lugar assim? ?️ Pois nós dormimos 3 noites em uma dessas cabanas e foi in-crí-vel!Na verdade não se trata de um camping em si. Essa é um tipo de acomodação mais básica, que encontramos no @selina em La Fortuna, na Costa Rica.
Mas apesar de parecer uma “simples” barraca, ela tinha uma cama super confortável e era tão estilosa por dentro como por fora.
O melhor: o preço era mais baixo do que o de um quarto comum, sem deixar nada a desejar no quesito conforto. E a gente podia usar toda a dependência do hotel, incluindo piscina, cozinha… E vc, passaria uma noite numa cabana dessas?

COSTA RICA NÃO É SÓ PRAIA!
Se vc acha que o país (que por sinal é um dos lugares mais biodiversos do mundo) tem só belas praias a oferecer, dá uma espiada nessa beleza.
Uma das cachoeiras mais bonitas que visitamos na Costa Rica foi a Catarata Rio Fortuna, com nada menos que 75 metros de queda d’água.E para se banhar nessa maravilha, é preciso encarar uns 500 degraus de escadaria. Dica: desça na maior empolgação pra dar um mergulho nessa belezura e deixa pra sofrer na volta ?
Nós fomos não época de chuvas e mesmo assim a água estava linda!
O que pode acontecer nessa época é que, devido ao grande volume de água, o mergulho na piscina principal seja proibido por questões de segurança. Mas dá pra se banhar logo adiante, no rio formado pela cachoeira. Então tá valendo o “esforço” de qualquer jeito!E vc, tb curte uma cachoeira ou prefere mesmo uma praia?#costarica #lafortuna #emalgumlugardomundo #nature #waterfall

? ??Viajar pela Costa Rica de carro foi uma das melhores aventuras que vivemos!
A gente ama a liberdade de dirigir pelo desconhecido, fazer as coisas do nosso jeito, no nosso tempo.
Sabiamos que não iríamos muito longe alugando um carro comum, porque algumas estradas por lá são impraticáveis – então já fechamos num 4×4 da @nomad_america pra não ter erro. E gente, não é em qualquer lugar que a gente pode alugar um carro com barraca de camping e dormir em uma praia deserta, né? ?️?️ E foi assim que cruzamos rios e acampamos em lugares incríveis – tudo isso vivenciando uma conexão incrível com a natureza selvagem desse país que tanto nós surpreendeu ?

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!