Desde o momento em que pisamos no Vietnã, o sentimento de ansiedade para chegar logo a Halong Bay e conhecer aquela maravilha cresceu na gente. Afinal, Halong Bay é conhecido como um dos lugares mais incríveis do país – sendo tão representativo quanto os tradicionais chapéus cônicos dos vietnamitas ou até mesmo os campos de arroz.

Depois de conhecermos o litoral da Tailândia, vimos que qualquer formação rochosa partindo de dentro da água já é capaz de encantar e emocionar, então imaginem agora milhares delas formando um labirinto natural tão surreal que a gente se questionava se isso poderia mesmo existir no planeta Terra.

Para muitos viajantes, Halong Bay é parada obrigatória para quem visita o Vietnã. Então a gente vai facilitar sua vida dando todas as informações que você precisa para explorar o melhor desse cenário incrível.

Halong Bay

Saiba mais sobre Halong Bay

Halong Bay é uma das baías mais conhecidas do mundo. É formada por cerca de 2 mil ilhotas de calcário, cobertas de vegetação, que se espalham por cerca de 120 quilômetros de costa, banhadas por um mar cor esmeralda de encher os olhos.

A maioria das ilhas não é habitada, nem sofre de qualquer tipo de intervenção humana. Algumas escondem praias, grutas e cavernas, além de pequenas vilas flutuantes de pescadores. O local se tornou Patrimônio Mundial da Unesco em 1993, incentivando uma maior preservação ambiental.

Halong Bay

O nome da baía significa algo como “O Dragão que Desceu” e possui uma lenda curiosa por trás. A população do local conta que, há muito tempo, houve uma invasão dos chineses na tentativa de conquistar o território. Durante esse período, os moradores rezaram para seus Deuses, que prometeram enviar ajuda dos céus: uma família de dragões para proteger a região dos inimigos.

A mãe dragão teria então soltado inúmeras pérolas e jades pela boca, para conter os invasores. Essas pedras se transformaram em montanhas e, diante daquela maravilha, a mãe dos dragões decidiu não mais voltar para o céu, ficando com sua família em Halong Bay.

Halong Bay-2

O conto pode variar um pouco dependendo do narrador, mas os vietnamitas da região terão o maior prazer (e orgulho) em falar dessa lendária história. Quando essa história nos foi contada, a gente ficou com algumas dúvidas no entendimento e recorremos a uma pesquisa na internet para poder detalhar melhor aqui.

Como chegar em Halong Bay

Partindo de Hanói

A melhor forma de chegar a Halong Bay com tranquilidade e segurança é partindo da capital do Vietnã, Hanói. A cidade fica a cerca de 160 km da Halong Bay, percurso que, em média, é feito em 3 horas e meia. Dezenas de empresas realizam excursões variadas, que no geral incluem o traslado de ida e volta entre a capital e a baía.

Halong Bay
Fonte: Google Maps

Para explorar a região, é possível:

  • Fazer um bate-volta partindo de Hanói: o lugar para embarque é distante da cidade, então você levará em média 8h do seu dia só nesse translado para Halong Bay – o que vai deixar o seu dia extremamente corrido. Então, não recomendamos essa opção de jeito nenhum! Masss… se você é daqueles “viajantes raiz”, a gente vai explicar como faz ainda nesse post.
  • Dormir 1 ou 2 noites a bordo: passar a noite em Halong Bay em um tradicional navio vietnamita/chinês, conhecidos como Junk, é a forma mais comum de conhecer a região e foi dessa forma que exploramos Halong Bay.
  • Hospedar-se em terra firme: existem opções de ficar próximo aos locais de onde partem os barcos (Halong City) e até mesmo em uma ilha chamada Cat Ba, dentro da própria baía.

Como escolher o melhor cruzeiro?

Como já falamos, a maioria dos viajantes optam por conhecer o lugar dormindo uma ou mais noites nos tradicionais cruzeiros em Halong Bay.

No geral, os barcos incluem o traslado de ida e volta a partir de Hanói, todas as refeições com bebidas pagas por fora, quartos privados com banheiro e diversas paradas ao longo do passeio para conhecer as particularidades da baía, como cavernas, praias e mirantes.

Escolher o cruzeiro, de preferência com antecedência, é o momento mais delicado do planejamento da viagem a Halong Bay. Na sua pesquisa, você perceberá que os preços e serviços são variados, e o desafio é justamente encontrar um meio termo entre preço e qualidade.

Embora possa parecer caro, sua experiência em Halong Bay estará totalmente ligada à experiência com o cruzeiro, já que você ficará boa parte do passeio dentro dele. Por isso é importante ficar ligado e acertar na escolha.

Pesquise bastante e leia as avaliações de quem já utilizou o serviço, para não ter contratempos. Um dos campeões de escolha pelos turistas e o que utilizamos para explorar Halong Bay foi o Glory Legend Cruise. O preço pode ser salgado, mas valeu à pena pelo conforto e pelas atividades durante o passeio.

Halong Bay - Glory Cruise
Foto: Divulgação

O pacote que fechamos deu direito a traslado a partir de Hanói, hospedagem no barco, café-da-manhã, almoço, jantar, dentre outras atividades. Ao embarcar, recebemos as primeiras orientações da tripulação e, logo em seguida, a chave do nosso quarto.

As acomodações são ótimas. Os quartos são confortáveis, em um tamanho adequado (leia-se: não são grandes). Com uma bela decoração em madeira, banheiro privativo, além de ar-condicionado e vista para o mar.

Outra coisa muito importante: o wi-fi é liberado mas não é tão bom assim. Dá pra postar umas fotos e fazer uns stories e por lá.

Nesse cruzeiro, estavam inclusas atividades como passeio de caiaque, aula de Tai Chi e demonstrações culinárias. Até arriscamos fazer um rolinho vietnamita que ficou bem gostoso, mas a gente comeu logo e esqueceu da foto :-/

Existem outras opções de cruzeiro em Halong Bay que variam de preço, então dá uma olhada aqui:

Rosa Cruise

Uma versão um pouco mais econômica qua a anterior, mas que ainda entrega uma experiência muito boa para explorar Halong Bay.

Halong Bay - Rosa Cruise
Foto: Divulgação

Paradise Luxury Cruise

O Paradise Luxury Cruise já é um barco um pouco mais luxuoso – e isso com certeza tem seu preço.

Indo por Conta Própria

Se quiser ir para Halong Bay totalmente por conta própria, e de bônus ter uma experiência mais próxima dos moradores, as opções mais baratas são ônibus e trem.

Você pode pegar o ônibus na estação Gia Lam para a parada Mien Tay, em Bai Chay (Halong city). Custa pouco mais de 10 reais. Esteja pronto para caprichar nos gestos, pois dificilmente terá alguém para falar inglês, ou mesmo qualquer outra língua estrangeira, nesse transporte. Leve Dongues, moeda do país.

De trem, embarque na estação de Gia Lam e desça na estação de trem de Halong, que fica a uns 4 quilômetros do cais turístico de Bai Chay, de onde você pode pegar um barco para ir à ilha Cat Ba, por exemplo. A passagem custa em média uns 70 reais, o trecho.

Se você fizer passeios avulsos pela baía, existem vários vendedores que chegam a lateral dos barcos vendendo frutas, água, biscoitos e até comida.

Halong Bay-4

Lembrando que se você fechar um cruzeiro, o translado já está incluso no preço.

O que ver e fazer em Halong Bay: roteiros e atividades

Principais atrações de Halong Bay

Levando em conta que você optará pela experiência mais prática e confortável – no caso o cruzeiro – procure saber como será a programação. Cada barco faz sua própria rota por Halong Bay. Mas, no geral, durante os dois dias de passeio (e uma noite), todos os barcos deverão passar pelos principais pontos da baía.

Abaixo colocamos o mapa e a descrição dos pontos:

Halong Bay
Foto: Best Price Travel

Tuan Chau Island

Foi de onde partiu nosso barco. A Tuan Chau é uma ilha bem estruturada, com hotéis e estruturas de entretenimento. É perfeita para momentos recreativos. O local permite atividades diversas como Jet Ski, canoagem, pesca, escalada, dentre outros. Infelizmente não tivemos tempo pra aproveitar nada disso.

Luon Cave

A parada em Luon Cave é um dos momentos mais propícios para andar de caiaque. A caverna é uma espécie de túnel bem largo, mas muito baixo, que atravessa uma das ilhas de Halong Bay.

Para cruzá-la, só com canoas pequenas ou embarcações um pouco maiores, para mais pessoas, guiadas por um vietnamita. Caso você não se sinta confiante, vá remando de caiaque com alguém como dupla.

Halong Bay

Ti Top beach

É aqui que você terá a melhor visão de Halong Bay na viagem. O mirante no alto favorece uma visão espetacular da baía. É só ir preparado, pois são muuuitos degraus! Ficamos encantados com a dimensão da paisagem. Totalmente imperdível! E quando descer, dá pra ficar ali sentado na praia esperando a volta pro barco.

 Halong Bay

Halong Bay

Luon Bo area

Um belo local em meio a Halong Bay onde o navio ancora para passar a noite. Nesse período, pudemos fazer algumas atividades, como aprender a fazer os rolinhos vietnamitas, tirar fotos com o drone e tomar uma das cervejas locais, a Bia Ha Long.

Halong Bay 109

Halong Bay

Sung Sot Cave

Essa caverna gigante, cheia de estalactites e estalagmites, impressiona mesmo. As luzes artificiais do local deixam o espaço com uma coloração diferente, bonita mas meio cafona.

Esse passeio requer algumas subidas e descidas de escadas, o que pode ser um pouco cansativo para quem não está preparado. É um dos pontos mais disputados por turistas em toda a Halong Bay, ou seja, é bastante cheio. Lá do alto também tem um mirante incrível!

Halong BayHalong Bay

Melhor época para visitar Halong Bay

A previsão do tempo é um fator que pesa bastante nessa viagem para Halong Bay. Os períodos entre setembro a maio são considerados os ideais, pois são propícios às práticas realizadas fora do barco, já que o volume de chuva é menor.

Dentro desse período, dezembro, janeiro e fevereiro são considerados os meses da alta-estação. Então, os períodos com maior probabilidade de bom tempo – sem gastar muito por isso – são de setembro a novembro e de março a maio.

Muitos cruzeiros fazem ótimas ofertas no período das chuvas, e a economia pode chegar a 40% em relação a outras épocas do ano. Só fique atento ao período entre julho e agosto, quando pode haver a ocorrência de tempestades. Em alguns casos pontuais, o passeio pode ser cancelado ou atrasado por conta do mau tempo.

Gráfico Halong Bay

Não esqueça o seguro viagem!

Vamos lembrá-lo de aproveitar o planejamento da sua viagem incrível pro Vietnã e incluir um seguro de viagem, pra evitar maiores dores de cabeça sem necessidade. Se sua viagem for de férias, recomendamos sempre comparar preços e escolher a opção que melhor se encaixa às suas necessidades. Um bom lugar pra fazer essa pesquisa é a Segurospromo, que já deixa você pesquisar e comprar online. E usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 você ainda ganha 5% de desconto.

Conclusão sobre nossa viagem para Halong Bay

A expectativa que criamos sobre Halong Bay foi alta – e a beleza do lugar conseguiu corresponder à altura.

A água verde, os cenários, a vegetação, as cavernas, a alegria e disponibilidade dos vietnamitas… tudo isso nos conectou ainda mais com o Vietnã. Tivemos alguns momentos de silêncio quase absoluto em meio àquela linda baía que foram únicos, justificando o porquê de Halong Bay ser parada obrigatória a quem vai ao país.

Porém, uma coisa nos decepcionou: o modelo de passeio do cruzeiro não nos agradou nem um pouco. Uma agenda feita, quadrada, corrida. Embarcamos às 13h de uma sexta e às 11h do sábado estávamos de volta ao pier. Isso me fez lembrar épocas de viagem em excursão, em que nada pode ser mudado, tudo tem hora e tempo para ser feito. E esse não é mais o nosso estilo de viagem.

Se você também não gosta, recomendamos que se hospede em Halong City ou em Cat Ba e explore a baía com mais tempo, em passeios separados. Você certamente não terá luxos, mas com certeza será uma experiência bem mais agradável.

Quer mais dicas de viagem? Curta nossa página no Facebook!

em algum lugar do mundo no facebook

Aproveite nossas dicas de Halong Bay e boa viagem!

Planejando sua viagem para o Vietnã? Então dê uma olhada nesses posts:

E se você vai viajar pelo sudeste asiático, também poderá gostar desses posts:

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.

Booking.com
COMPARTILHAR
Artigo anteriorCAMBOJA: ONDE FICAR EM SIEM REAP
Próximo artigoONDE FICAR EM BALI: PRINCIPAIS REGIÕES E DICAS DE HOTÉIS
33 anos. Carioca. Vascaíno. Ama mergulhar. Não come frutas, verduras nem legumes, mas tem prazo para virar vegetariano. Administrador, trabalhou no mercado financeiro e em telecom. Usou o sonho da viagem como pretexto para realizar outros sonhos: comprar um drone, produzir vídeos e tornar-se instrutor de mergulho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here