ilhas phi phi: guia completo com passeios e dicas imperdíveis | Em Algum Lugar do Mundo

TUDO SOBRE AS ILHAS PHI PHI: DICAS DE VIAGEM

Reunimos todas as informações e dicas sobre uma das ilhas mais famosas da Tailândia : veja as principais praias, passeios de barco, onde ficar, dicas sobre passeios, festas, o que fazer em Phi Phi e muito mais.

  • Adriana
  • -
  • 6 de setembro de 2019
  • Um Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Só mesmo visitando as ilhas Phi Phi – ou Koh Phi Phi, em tailandês – para entender o porquê de tanta fama: elas são mesmo um absurdo de lindas! Compostas de uma coleção de praias turquesa com cliffs de pedra calcária, esse cenário dá às Ilhas Phi Phi o posto de uma das paisagens mais lindas da Tailândia.

Destino que faz cada vez mais sucesso entre os turistas que visitam a Tailândia, as ilhas Phi Phi conseguem agradar a todos os perfis, seja os que curtem agito ou os que querem mais sossego. Dá pra aproveitar independente da sua idade ou do seu status de relacionamento.

Depois de curtir 3 temporadas na ilha, preparei esse guia completo com tudo o que fazer em Phi Phi: confira os passeios em Phi Phi imperdíveis e as melhores dicas para aproveitar ao máximo esse paraíso da Tailândia.

Onde fica Phi Phi

Antes de mostrar o que fazer em Phi Phi, vamos te situar melhor no mapa. Localizadas no Mar de Andaman, no distrito de Krabi, ao sul da Tailândia, as ilhas Phi Phi são na verdade um arquipélago – por isso fala-se delas no plural.

As ilhas principais são Koh Phi Phi Don e Koh Phi Phi Leh.

A primeira é onde tudo acontece, onde encontramos algumas praias, além de comércio e hotéis.

Já Koh Phi Phi Leh é na verdade é uma reserva natural nacional de acesso restrito, onde não é permitido se hospedar. É aqui que ficam algumas das praias de Phi Phi mais famosas, como a Maya Bay,

Dito isso, confira nossa lista com tudo que você precisa conhecer em Phi Phi:

O que fazer em Phi Phi

  1. Praias de Phi Phi
  2. Passeios de barco
  3. Mergulho
  4. Trilhas
  5. Phi Phi à noite

1. Praias de Phi Phi

1.1. Tonsai Bay

É nessa praia que fica o píer de Phi Phi. Ou seja, ao chegar na ilha, você já irá conhecê-la. A praia de Tonsai em si não é tão bela ou limpa como as demais, mas ainda assim dá pra ver que a água do píer é cristalina!

A região de Tonsai fica bem no centrinho da ilha. Por aqui tem muitas opções de restaurantes de frutos do mar, hotéis mais em conta, além de um mercado que fica na rua principal com agências de turismo, souvenirs, acessórios para snorkeling, restaurantes e outras coisas.

Ilhas Phi Phi - Pier
Tonsai Bay

1.2. Loh Dalum

Do lado oposto de Tonsai fica a badalada Loh Dalum.

Durante a noite, é em Loh Dalum que rola o agito: a praia se torna cenário das festas pirotécnicas de Phi Phi, com bares e algumas Pool Parties garantindo a animação.

Já durante o dia a galera fica relaxando e curando a ressaca da noite anterior, entre um mergulho e outro. A praia fica cheia de almofadinhas na areia, onde podemos simplesmente sentar, curtir o visual e beber a primeira cerveja do dia.

Ilhas Phi Phi - Ao Lo Dalam
Chegando em Loh Dalum

De uma forma geral, Tonsai e Loh Dalum são as praias mais movimentadas da ilha e contam com ótimas opções de restaurantes.

1.3. Long Beach

A Long Beach é uma praia quase privada dos hóspedes de seus hotéis, mas o acesso é liberado pra quem quiser fazer uma trilha (saindo de Tonsai) ou pegar um taxi boat ali do píer.

Long Beach oferece um bom equilíbrio entre tranquilidade e infraestrutura, sendo um ótimo lugar para se hospedar se você quiser ficar bem afastado do agito.

Caso contrário, vale a visita apenas para passar o dia. Por aqui você vai encontrar alguns bares, redes de descanso e opções para fazer uma massagem tailandesa.

Ah! E é na Long Beach que fica o Shark Point – se você não tiver medo de tubarões, vale nadar até a formação de corais para avistá-los (cuidado com o movimento de barcos na praia). Eles não são grandes, medindo no máximo 1.50m. Mas a emoção de vê-los é imensa!

1.4. Phak Nam Bay

Essa praia também é conhecida por um nome bem sugestivo: Relax Bay. A Phak Nam Bay é uma pequena praia na costa leste da ilha Phi Phi Don que conta apenas com dois pequenos resorts.

Essa praia é um lugar tranquilo para relaxar entre as águas esmeraldas do mar de Andaman e a floresta tropical que rodeia a baía.

Para chegar lá é necessário fazer uma trilha saindo de Loh Bagao ou pegar também um taxi boat.

1.5. Laem Thong Beach

Existe outra praia bem mais isolada em Phi Phi Don, que é a Laem Thong Beach. O local é o lugar perfeito para passar o dia fazendo snorkel e comendo por lá mesmo, em um de seus restaurantes pé na areia.

O acesso só é possível por barco saindo de Tonsai ou de Bamboo Island (que mostraremos adiante).

1.6. Monkey Beach

A Monkey Beach, como o nome diz, é uma bela praia cheia de macacos, que são o destaque principal. É possível chegar lá de caiaque se você tiver um pouco de disposição. Você deverá sair de Loh Dalum e costear a ilha pelo lado esquerdo, mas prepare-se pra remar. 

Não quer fazer esforço? Então relaxa porque a maioria dos passeios de barco inclui uma parada na Monkey Beach (falaremos a seguir).

Ah, um grande pedido nosso: por favor não alimente os macacos, nem mesmo com bananas. E cuidado porque eles podem ser agressivos se avistarem uma bolsa ou sacola branca (devido à associação que eles já fazem de que turistas dão de tudo pra eles e geralmente trazem em sacolas plásticas). 

Ilhas Phi Phi - Monkey Beach
Monkey Beach

1.7. Maya Bay

Atualmente, a praia cartão postal da Tailândia está fechada para turistas. Maya Bay, que foi cenário do filme A Praia, segue fechada para recuperação ambiental por tempo indeterminado.

Porém, ainda é possível visitá-la de barco, só não é permitido desembarcar na praia. Os tours de barco sempre fazem uma parada (na área delimitada) por aqui, então você ainda terá chance de conhecê-la.

Nós estivemos lá na época que ainda estava aberta. E a verdade é que muita gente acabava se decepcionando bastante, pois sua baía fica lotada de turistas. E quando dizemos lotada, é muuuuita gente mesmo.

De qualquer forma, não se desanima pois todas as praias de Phi Phi são maravilhosas – não faltam boas opções para curtir esse mar turquesa por aqui.

Ilhas Phi Phi - Maya Bay
Pôr do sol em Maya Bay

1.8. Bamboo Island

Outro passeio muito famoso é para a Bamboo Island, uma outra ilha devastada pelo tsunami e que até hoje mostra as marcas deixadas.

Saindo de Phi Phi Don, são cerca de 40 minutos até lá – e tem que sair cedo se quiser curtir um paraíso particular. A cor da água costuma impressionar.

Mas o passeio pode não acontecer se estiver ventando muito. Consegui ir nas duas primeiras visitas que fiz às Ilhas Phi Phi. Na última o vento não colaborou.

2. Passeios de barco em Phi Phi

Ilhas Phi Phi - Barco

Na hora de planejar o que fazer em Phi Phi, um passeio de barco deve ser prioridade na sua lista.

2.1. Passeio de long tail boat

Os principais passeios são de longtail boat, o conhecido barquinho tailandês. A capacidade desse barco costuma ser de até 4 pessoas.

Quase todas as agências nas ilhas ilhas Phi Phi oferecem esses tours. Existem opções de tour de meio dia (3 a 4 horas) ou dia inteiro (6 a 7 horas).

O passeio mais procurado é o que combina a visita a famosa Maya Bay com outros lugares como Loh Samah, Pileh Lagoon, Nui Bay, Viking Cave e Monkey Beach.

Alguns tours também podem incluir a Bamboo Island e o Shark Point – recomendamos fazer esse!

Dica | Caso esteja viajando em grupo (ou consiga mais pessoas), é possível fechar um barco privativo. Você pode negociar na própria agência ou diretamente com os barqueiros, que ficam próximos ao píer. Dá pra tentar negociar o valor e combinar os pontos de parada que você quer conhecer.

2.2. Passeio de speed boat

Uma alternativa aos barquinhos tradicionais são as lanchas, chamadas de speed boat. O passeio costuma ser um pouco mais caro, e normalmente faz o mesmo trajeto que os long tail boats, podendo variar a ordem das paradas ou acrescentando algum ponto.

O lado positivo delas é que, por serem mais rápidas nos deslocamentos, você acaba ganhando mais tempo nas praias. O lado ruim é que os passeios são feitos em grupos maiores, de até

Dica | Assim como nos long tail boats, dá pra fechar um passeio de lancha privativo. O valor será mais alto, mas se estiver em grupo pode valer bem a pena.

2.3. Outros passeios de barco em Phi Phi

Além desses tradicionais passeios de barco em Phi Phi, existem algumas opções para quem busca algo diferente:

  • o passeio Sunset Plankton Tour, que combina diversas paradas nos principais pontos de Phi Phi com um belo pôr do sol e um mergulho com plânctons.
  • o Barco Pirata ou o Booze Cruise, para aqueles que querem combinar o passeio de barco em Phi Phi com agito. O barco tem aquele clima de festa, com bebida liberada e música animada.
  • o Maya Bay Sleep Aboard, um passeio de barco noturno, em que você dorme no barco e acorda na Maya Bay. Até então era possível dormir na praia, mas com o fechamento da Maya Bay, só é possível dormir no barco.

3. Mergulho nas Ilhas Phi Phi

Somos suspeitos para falar, porque amamos mergulhar. Um mergulho em Phi Phi pode ser uma experiência maravilhosa, principalmente se você não tiver a chance de conhecer Koh Tao (um dos pontos mais famosos de mergulho da Tailândia).

Há dois pontos principais de mergulho em Phi Phi: Bida Nok e Bida Noi. Essas duas ilhas não costumam ser visitadas em passeios de barco tradicionais, pois elas não têm faixa de areia.

É possível tirar o certificado de mergulho ou apenas fazer um mergulho de batismo, Muitas operadoras em Phi Phi contam com um instrutor brasileiro, o que anula qualquer dificuldade de comunicação. 

Em um mergulho em Phi Phi é possível avistar tubarões galha preta de recife e o raríssimo tubarão leopardo, mas é bem difícil. Ambos inofensivos. 

Nós adoramos mergulhar em Phi Phi, mas temos que admitir que não foi algo que nos impressionou quanto queríamos. Infelizmente a visibilidade da água não foi das melhores e a vida marinha não foi das mais diversas.

Mas ainda assim recomendamos, principalmente para quem quer mergulhar pela primeira vez.

Ilhas Phi Phi Mergulho
Mergulho em Phi Phi

4. Trilhas em Phi Phi

4.1. Long Beach

Para chegar em Long Beach, é preciso fazer uma bela trilha, que dura cerca de 40 minutos se você for direto.

Mas a graça é justamente ir parando nas prainhas desertas que têm pelo caminho, e fazer essa caminhada sem nenhuma pressa.

Se não quiser/ puder fazer a trilha, basta pegar um longtail boat, que parte do píer em Tonsai e chega na Long Beach em 15 minutinhos.

4.2. Mirante (View Point) de Phi Phi

Para ver o por do sol, ou para admirar o visual em qualquer hora do dia, você não pode sair de Phi Phi sem antes ir até o View Point.

O local, que na verdade é o ponto de evacuação da ilha em caso de um novo Tsunami, se tornou ponto turístico. A vista é incrível lá do alto de seus 186 metros.

Leve alguns trocados e uma garrafa d’água. Existe um restaurante no local também, que não paramos. Atualmente alguns moradores da região “administram” o local e cobram um valor para entrar.

O melhor horário pra fotos é próximo das 10h da manhã, quando o sol ficará atrás de você e iluminará a ilha e o mar. No dia que fomos o tempo não estava tão bom assim 🙁

Ilhas Phi Phi - View Point
View Point

5. Noite em Phi Phi

Como já falamos acima, é na praia Loh Dalum que rola a badalação. Não importa a época, são 365 dias do ano de festa com direito a muito eletrônico, pop e reggaeton, shows pirotécnicos, baldes de bebida e tudo o que você possa imaginar.

Confesso que estava num clima mais natureza e menos festa em todas as 3 vezes que estive lá. Mas pergunta se eu deixei de ir? É diversão garantida, não tem como não entrar no clima em Loh Dalum! Vale a pena ir nem que seja para ver como rola a festa por aqui.

Veja também: tudo sobre a Full Moon Party em Koh Phangan na Tailândia

Dá pra chegar na praia despretensiosamente e sentir o clima. E além das festas na praia, existem vários bares, boates e lugares com música ao vivo pelo meio da ilha. Mas se você quiser algumas referências, lá vai:

  • Shows pirotécnicos | acontecem em diferentes pontos da praia, a partir das 21h. Se você participar do show, ganha um shot de bebida. Uma boa referência é o Slinky Bar.
  • Música + muay thai | essa combinação acontece no Reggae Muay Thai Bar, onde rola luta entre os turistas em troca de um bucket, os baldinhos de bebida clássicos da Tailândia
  • Pool party | Para quem quer curtir as famosas festas na piscina, dois lugares certos são o PP Princess e o Ibiza Pool Party. As festas rolam em dias alternados em cada um, então confira a programação no dia.
Ilhas Phi Phi - Show Fogo
Shows pirotécnicos em Phi Phi

Dica | Uma boa pedida para economizar com bebidas é comprá-las na 7Eleven, uma lojinha de conveniência que tem em todo lugar da Tailândia – e de Phi Phi.

Onde se hospedar nas ilhas Phi Phi

Agora que você já conferiu tudo o que fazer em Koh Phi Phi, é hora de escolher sua hospedagem.

Apesar de se tratar de uma ilha pequena, há diferentes localizações para você escolher seu hotel. Algumas regiões concentram mais albergues, enquanto outras contam com mais hotéis e resorts. Tem a parte mais movimentada para quem quer festa, e tem o canto do sossego para quem quer total exclusividade.

Nós escrevemos um post completo sobre onde ficar em Koh Phi Phi, explicando cada região em detalhes. Mas vamos mostrar aqui as 3 principais opções para você se localizar na ilha:

Tonsai Bay

De uma forma geral, Tonsai Bay é a melhor região para se hospedar em Phi Phi.

A região se divide em Tonsai Pier, Tonsai West e Tonsai East. A região do píer fica bem no centrinho, no meio do comércio e mais distante das festas. Já Tonsai West e Tonsai East é possível encontrar ótimos hotéis com piscina ou pé na areia, mais afastados do tumulto mas ainda com localização bem conveniente.

Duas ótimas pedidas de hotel por aqui: o PP Insula, hotel simples por fora, mas com quartos super confortáveis a 200 metros da areia. E o Chaokoh, que é ótimo para casais e famílias. Tem uma piscina (não é enorme mas é bem gostosa!) para você poder relaxar após um longo dia de praia.

Loh Dalum

É onde ocorre a noite de Phi Phi Don, repleta de bares que tocam músicas de todos os ritmos até bem tarde. Por aqui há opções baratas de hotéis e hostels, mas não é a área mais recomendada para quem quer uma noite garantida de sono.

O Slinky Hostel fica de frente para a praia. Com terraço com vista pro mar e um bar bem movimentado à noite, com música e shows com fogo, ideal para quem tá na vibe curtição. Já o Phi Phi Maiyada Resort fica mais distante do agito, é uma ótima opção para quem quer ficar em Loh Dalum e garantir uma boa noite de sono.

Long Beach

Lugar certo para fugir do agito e contar com alguma estrutura: a praia é praticamente exclusiva para os hóspedes que ficam por lá, com um clima bem mais família/ casal. Fica a uns 40 minutos a pé ou a 2 minutos de taxi boat de Tonsai Bay. Se quiser curtir a noite em Phi Phi, não é muito recomendado pois fica meio contramão.

Uma boa opção de bungalow por aqui é o HIP Seaview Resort que tem uma vista incrível e é garantia de sossego.

Para mais dicas de hospedagem, confira nosso post sobre onde ficar em Phi Phi.

Como chegar e se locomover em Phi Phi

Nenhuma das ilhas Phi Phi possui aeroporto. Os aeroportos mais próximos ficam em Krabi e em Phuket. Chegando em um desses dois lugares, você deverá pegar um barco até Phi Phi.

Se você já estiver pela Tailândia, é possível chegar em Phi Phi partindo de outros lugares. Existem barcos diários saindo não somente de Krabi e Phuket, como também Surat Thani, Koh Lanta, Koh Lipe e Koh Jum.

Há também opções de tickets que conjugam parte terrestre e marítima, saindo de Koh Samui, Koh Tao, Koh Phangan e Bangkok

Chegando nas ilhas Phi Phi, você irá se hospedar em Koh Phi Phi Don. Por lá, é possível fazer tudo a pé, a não ser que você esteja hospedado em Long Beach, ou em alguma praia mais afastada onde terá que caminhar bastante ou optar por um taxi boat. Não é possível alugar scooter por lá.

E para visitar Koh Phi Phi Leh, é só escolher uma das opções de passeio de barco que listamos acima.

Dica | Pra facilitar seus deslocamentos pela Tailândia, dê uma olhada o site 12GoAsia: ele mostra todas as opções de deslocamento disponíveis entre os destinos que você selecionar. Esse site nos ajudou muito na nossa viagem pela Tailândia, fechamos praticamente todas as passagens com ele.

Powered by 12Go Asia system

Melhor época para visitar Phi Phi

O ideal é visitar as ilhas Phi Phi durante a época seca da região: entre os meses de dezembro e abril.

A época das chuvas, em que ocorrem as famosas monções, ocorre entre maio e novembro. Se puder evite. Mas se não der pra evitar, vá mesmo assim e aproveite que por aqui faz calor o ano todo!

É bom lembrar que Phi Phi não tem baixa temporada, mas a altíssima temporada são os meses de dezembro e janeiro.

Para entender melhor o clima em Phi Phi e em outras regiões do país, leia o post “Melhor época para visitar a Tailândia”.

Quantos dias ficar em em Phi Phi

Depende do seu gosto, mas diríamos que o mínimo seriam três dias e duas noites, para poder explorar o melhor das ilhas Phi Phi, sem deixar de fora nenhuma das atrações que listamos para fazer por lá!

Primeira vez no país? Confira nosso Guia Prático da Tailândia: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem

Não se esqueça do seguro viagem

Na hora de planejar sua viagem, é super importante fechar um bom seguro antes de ir pra Tailândia. Nós utilizamos algumas vezes enquanto estivemos no país e todas elas foram super tranquilas e sem dores de cabeça.

Recomendamos que você pesquise bem e feche um que se adeque às suas necessidades e estilo de viagem. Nós usamos a Segurospromo pra fazer uma comparação de preços e ver diferentes opções. E usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 você ainda ganha 5% de desconto.

Seguros Promo

Mais dicas para sua viagem à Tailândia

Mala | Ainda não sabe como fazer sua mala para essa viagem? Dúvidas quanto a mochilão ou mala de rodinhas? Vai pegar algum voo com cia low cost e não sabe o limite de bagagem? Aproveita para dar uma olhada no nosso post sobre o que levar para Tailândia e tirar todas as suas dúvidas.

Dinheiro | Ainda sem ideia sobre o quanto uma viagem para Tailândia vai sair? Confira nosso post sobre quanto custa viajar para Tailândia e faça uma estimativa de seus gastos durante a viagem. Você pode conferir custos detalhados de passagens, hospedagem, passeios e mais.

Chip de internet | Nós já usamos chip internacional (daqueles que você compra ainda no Brasil), mas ele não funcionou bem na Tailândia. Por isso, o ideal é usar um chip local. Existem várias empresas, nós usamos o da AIS e funcionou em todos os destinos. É possível comprar em qualquer loja de conveniência (boa sorte no tailandês e na mímica!) ou comprar com antecedência e retirar seu chip em um stand assim que chegar no aeroporto Suvarnabumi em Bangkok.

Roteiro | Se você pretende combinar Tailândia e outros destinos na mesma viagem, veja nossas sugestões de roteiro para o sudeste asiático: tem várias opções de destinos que cabem em uma viagem de 20 a 30 dias pela região.

Opinião sobre as ilhas Phi Phi

A primeira vez que estive em Phi Phi foi em 2013. Encontrei uma ilha super movimentada, lotada de hotéis e comércios, um paraíso muito mais desenvolvido e explorado do que eu poderia imaginar.

Não encontrei uma pessoa falando português.

Poucos anos depois, vi que brasileiros chegaram em peso na ilha. E a sensação é de que a quantidade de hotéis e comércio triplicou. Até um Mc Donald’s surgiu por lá.

Não tem como negar que de todas as vezes que estive em Phi Phi, saí com a sensação de querer ter visitado este local há 20 anos atrás, quando ainda não tinha sido tão devorada pelo turismo de massa.

Caímos no paradoxo do paraíso escondido – que cedo ou tarde é achado e depredado. Nem mesmo um Tsunami foi capaz de alterar o viés para um turismo mais sustentável, pelo contrário.

Apesar dos pesares, esse é um daqueles lugares que você precisa ver com seus próprios olhos antes de morrer.

A beleza das ilhas Phi Phi é incomparável, mesmo em uma região do mundo que é conhecida por seus destinos deslumbrantes.

Portanto, vai lá e me diga o que achou de Phi Phi!

E aí, curtiu nossas dicas das ilhas Phi Phi? Boa viagem!

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Tailândia: explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Costa Rica é daqueles destinos que faz você se sentir uma grãozinho no universo – e essa sensação é gigante de boa!!!
⠀
As raízes dessas árvores parecem medir uns 2 metros, e parece que elas formam um labirinto no solo. É difícil descrever, mas é muito fácil se conectar com a natureza nesse lugar. Que paz! 🍃 🙏

Ahh Costa Rica! Essa é uma formação natural que parece a cauda de uma baleia –  e o local de chama Parque Nacional Marino Ballena.
Tudo bem, já sabemos que o nome do parque veio desse formato. Mas quem explica a “coincidência” desse local ser o melhor ponto do país para  para o avistamento de baleias? 🤔#emalgumlugardomundo #costarica #visitcostarica #baleiajubarte

Pura Vida!Mal desembarcamos na Costa Rica e já começamos a ouvir a expressão por todos os cantos. Embora não tenha uma tradução exata, essa é uma forma de cumprimentar, de dizer olá, tchau – ou qualquer coisa que tenha uma intenção positiva – dá pra usar de diversas formas!A nossa conclusão é que “Pura Vida” é essa coisa boa que você sente ao chegar por aqui e que te faz ficar sorrindo o tempo todo. É como encostar o carro em uma praia deserta, assistir o por do sol e dormir por ali mesmo, ao som dos macacos, com o barulho das ondas. Bem do jeitinho que a gente fez nesse dia!#emalgumlugardomundo #costarica #puravida #visitcostarica #destinosimperdiveis

O Parque Nacional Corcovado é um dos lugares menos explorados da Costa Rica – e até agora um de nossos destinos preferidos no país!A natureza aqui ainda é selvagem e é possível avistar araras, tucanos, macacos, bichos preguiça, quatis, antas… a lista é extensa!
E como se não bastasse a diversidade animal, tem essa praia de areia escura bem intocada. A constante névoa na praia dá um ar de paraíso perdido nesse lugar.Essa viagem pra Costa Rica tá tendo um cenário mais lindo que o outro! Estamos amando!!! #emalgumlugardomundo #costarica #corcovadonationalpark #visitcostarica

Ainda encantados com o lado do Caribe da Costa Rica!
Sem dúvidas, Punta Uva foi uma das praias mais bonitas das bandas de lá – pelo menos foi a nossa preferida!Agora estamos no lado do Pacífico. Estamos mostrando tudo no stories e já já vamos postar as fotos daqui!

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!