Melhor época para ir a Machu Picchu: informações e dicas de quando ir | Em Algum Lugar do Mundo

QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA IR A MACHU PICCHU

Dicas e informações úteis para te ajudar a decidir quando ir a Machu Picchu

  • Adriana
  • -
  • 3 de agosto de 2019
  • 2 Comentários

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Está sonhando com sua viagem para o Peru e quer saber a melhor época para ir a Machu Picchu? Nós te ajudamos! Nesse post mostramos tudo que você precisa saber para definir quando ir a Machu Picchu: qual época mais cheia, qual período de chuvas, se vale ir num feriado e muito mais! Vem com a gente conferir todas as dicas e planejar sua viagem!

melhor época para ir a machu picchu - Carimbo
Carimbe seu passaporte em uma visita a Machu Picchu

Quando ir a Machu Picchu: todas as informações

Não basta apenas decidir ir a Machu Picchu: é preciso entender o melhor período para visitar as ruínas – ou pelo menos saber como se planejar no seu período disponível. Afinal, Machu Picchu é um destino muito especial (e carinho) para você correr o risco de não aproveitá-lo da melhor forma!

Nesse post damos todas as informações necessárias para você saber a melhor época para ir a Machu Picchu. Aproveite:

Melhor época para ir a Machu Picchu: quando é alta temporada?

Os meses de julho e agosto são considerados alta temporada no Peru. Apesar de ser inverno, esses são os meses de férias de brasileiros e de países europeus, que planejam suas viagens nesse período. Portanto, são os meses em que Machu Picchu estará mais cheia que o de costume.

melhor época para ir a machu picchu - fila
Na alta temporada espere encontrar longas filas às 4h30 da manhã para pegar o primeiro ônibus que sobre as 6h.

Apesar de estarem coladinhos no inverno, os meses de maio e setembro apresentam uma temperatura amena, sendo esses dois meses muitas vezes indicado como a melhor época para ir a Machu Picchu. Como não tem o tumulto das férias, esses meses são considerados baixa temporada.

De novembro a março é verão no Peru, mas é o período que mais chove na região, deixando tudo muito úmido. Especialmente o período entre janeiro e fevereiro é marcado por intensas chuvas, não sendo a melhor época para visitar Machu Picchu.

Machu Picchu: época de seca x chuvas

Machu Picchu é marcado por duas estações: seca e chuvosa. Por isso, na hora do planejamento da sua viagem é importante entender como se comporta o clima em cada período:

Melhor época para ir a Machu Picchu - Grafico
Média de temperatura e histórico de chuva em 2018

Estação seca

O período da seca em Machu Picchu vai de abril a outubro, sendo mais intenso nos meses de junho, julho e agosto. Mesmo sendo inverno, os dias são quentes, mas as noites são mais frias.

melhor época para ir a machu picchu - seca
É muito melhor aproveitar as ruínas de Machu Picchu com sol

Estação chuvosa

Novembro a março é o período de intensas chuvas na região, mas janeiro e fevereiro são os meses que recebem a maior quantidade de chuvas. Mesmo com chuva, o clima é bastante quente durante o dia e não fica muito frio à noite.

melhor época para ir a machu picchu - Chuva
Um dia chuvoso em Machu Picchu

Melhor época para ir a Machu Picchu fazer trilhas

A estação seca é o melhor período para fazer as trilhas para Machu Picchu, mais precisamente durante os meses de abril a outubro. Isso porque é nesse período que o sol dar o ar da graça o dia todo, sem cair praticamente uma gota d’água.

Mas se estiver com viagem programada para o período chuvoso que vai de novembro a março, reze para ter um dia ensolarado, já que as chuvas são constantes nessa época, dificultando o percurso até Machu Picchu. Algumas trilhas podem até ficar fechadas, então é bom se informar antes de planejar sua aventura.

melhor época para ir a machu picchu - Huayna Picchu
Subir a Huayna Picchu é uma das trilhas mais buscadas pelos visitantes de Machu Picchu

Qual o melhor horário do dia para visitar Machu Picchu?

Não basta apenas saber apenas qual é a melhor época para ir a Machu Picchu: é necessário saber também o melhor horário do dia para visitar as ruínas. Afinal você quer ter a melhor experiência nesse lugar incrível, certo?

Para quem não sabe, o sítio arqueológico está aberto para visitação das 6h às 17h30.

Entretanto, você precisa escolher entre dois turnos diferentes: das 06h às 12h ou das 12h às 17h30. Essa é uma decisão que você precisa tomar no momento da compra do ingresso para Machu Picchu.

Se você optar pelo período da manhã, dependendo do horário que você vai chegar no complexo, pode ter a possibilidade de ver o nascer do sol. Certamente é um ótimo horário para tirar belas fotos e apreciar tudo o que o lugar oferece.

melhor época para ir am achu picchu - Nascer do sol
Os primeiros raios de sol nas mais famosas ruínas Inca

Acontece que, assim como você, muitos querem ter esse momento mágico. Isso significa que você terá que madrugar para enfrentar a longa fila para o primeiro ônibus que te leva até lá em cima – ou ainda, para encarar a trilha de acesso ainda no escuro, se você não quiser pegar o ônibus.

Caso você queira subir as montanhas Huayna Picchu ou Montaña Machu Picchu, você obrigatoriamente deverá ir pela manhã.

Já o período da tarde é mais indicado para quem não faz questão de subir as montanhas nem de ver o sol nascendo em Machu Picchu. Dessa forma, você consegue dedicar mais tempo para contemplar cada cantinho do sítio arqueológico, sem ter que acordar de madrugada.

De qualquer forma, independente do horário que você vá, espere encontrar o lugar bem lotado. Se quiser tirar fotos na parte da tarde, tente deixar esse momento mais para o final do passeio, quando o lugar já estará um pouco mais tranquilo.

Quando ir a Machu Picchu: vale ir num feriado?

Praticamente todos os feriados em Machu Picchu são considerados alta temporada. Nos principais feriados mundiais, Machu Picchu costuma lotar de turistas. A situação é ainda mais complicada no mês de junho, por conta da Inti Raimy Festival (Festa do Sol) que ocorre em Cusco e faz a cidade parar.

Outro feriado que deixa o movimento bem intenso na região é o Dia da Independência do Peru, que acontece no dia 28/07. Porém, nas duas últimas semanas do mês, os peruanos saem de férias em família, lotando as principais atrações do país.

Feriados importantes dos EUA como Spring Break e Thanksgiving também costumam deixar o país bem movimentado, além do Natal e Ano Novo. Portanto, se quiser conhecer Machu Picchu nesses períodos, se prepare para reservar tudo com muita antecedência.

Quando ir a Machu Picchu: vale viajar na baixa temporada?

Apesar do verão ser um período de alta temporada em alguns países, no Peru pode ser considerada baixa temporada pelas intensas chuvas que ocorrem na região, principalmente, durante os meses de janeiro e fevereiro.

A verdade é que não vale muito a pena visitar Machu Picchu no verão, uma vez que é muito comum inundações em algumas regiões. Se você não tiver outra opção, tenha paciência e cuidado em suas visitas durante esse período.

Contudo, os meses de maio e setembro que são considerados baixa temporada no inverno, são 2 meses excelentes para viajar a Machu Picchu, pois você consegue visitar com mais tranquilidade. Portanto, vale muito a pena organizar a sua viagem para esse período.

Agora que você já conferiu todas as informações, já decidiu quando ir a Machu Picchu?

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Peru: explore

2 comentários em “QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA IR A MACHU PICCHU”

  1. Exatamente a melhor época para visitar Machu Picchu é na época de junho, julho, agosto, setembro, outubro, onde as chuvas terminam.

    1. Caio disse:

      Obrigado pela msg Yulisa!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Porque um dia de semana qualquer em Arraial do Cabo com o pessoal da @lagostrilhas sempre rende foto boa!#emalgumlugardomundo #arraialdocabo #destinosimperdiveis #topdestinos #turismobrasil

Essa foto tá pra sair do forno tem tempo, mas a correria do dia a dia tem nós mantido meio distantes daqui.
Daí hoje fizemos uma pausa pra refletir sobre a rotina que “rouba” nosso tempo.
É muito bom estarmos tão envolvidos com o blog e com os projetos que tocamos. E sim, viver do nosso blog de viagem dá muito mais trabalho do que muitos imaginam! Mas é muito bom e só temos a agradecer.Afinal, graças a ele conhecemos tantos lugares maravilhosos. Alguns do outro lado do mundo, outros pertinho do nosso – até então – lar oficial.Um dos últimos destinos que conhecemos foi a Cachoeira do Saco Bravo, em Paraty. Pra chegar nela, encaramos uma trilha de 9km saindo de Ponta Negra, uma vila Caiçara próxima a Trindade e Praia do Sono. Bem cansativa, mas não poderia ter melhor recompensa do que esse visual: uma piscina natural, formada por uma cachoeira na beira do mar!
Por mais viagens assim. E por mais momentos de reflexão e felicidade por nossas escolhas de destinos e de vida!
.
.
.
.
.
#emalgumlugardomundo #paraty #costaverde #destinosimperdiveis #destinosbrasileiros #mtur #qualviagem #embarquenaviagem #errejota #turismobrasil #proximaviagem #achadosdasemana #gostariadeiroficial

😃 Uma praia dessas é mais felicidade que um parque de diversões sem fila!!! É não é que é essa a sensação mesmo? Parando aqui pra pensar e agradecer pelo quanto a gente é sortudo na vida por ter momentos maravilhosos em lugares paradisíacos assim – e vazios na baixa temporada 🙏❤️ A belezura de Trindade nos diazinhos de sossego que passamos na @pousada_cabeca_do_indio e fomos diversas vezes à Praia do Cachadaço. 🏝
Conta pra gente: qual seu destino preferido pra curtir um momento relax?#emalgumlugardomundo #trindade #paraty #mtur #destinosbrasileiros #missaovt #revistaqualviagem #embarquenaviagem #praiasbrasileiras #achadosdasemana #errejota #proximaviagem #viajarfazbem

Ainda sobre Trindade: essa é a piscina natural do Cachadaço (ou Caixa D’Aço). Pude muitas vezes contemplar esse lugar lá de baixo, mas a vista de cima dela é incrível!
O legal daqui é que, mesmo com o mar  bem agitado, as pedras dão a proteção ideal para um mergulho bem tranquilo!#emalgumlugardomundo #paraty #trindade #destinosbrasileiros #mtur #qualviagem #destinosimperdiveis

Tem horas que tudo que a gente quer é brincar. Como é bom voltar a ser criança, mesmo que seja por alguns poucos minutos!#emalgumlugardomundo #paraty #trindade #embarquenaviagem #destinosbrasileiros #mtur #viagemeturismo

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!