Glaciar Perito Moreno: como é o mini trekking na geleira | Em Algum Lugar do Mundo

GLACIAR PERITO MORENO: COMO É O MINI TREKKING NA GELEIRA

Já imaginou andar sobre uma geleira em plena Patagônia Argentina? O mini-trekking no Glaciar Perito Moreno é uma experiência que você jamais vai esquecer.

  • Caio
  • -
  • 10 de junho de 2019
  • 2 Comentários

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Já era minha segunda vez em El Calafate. Minha primeira viagem foi com meus pais, e a visita ao Glaciar Perito Moreno foi incrível: fizemos um tour de barco onde foi possível chegar muito próximo das enormes paredes de gelo e andamos pelas passarelas de observação.

Mas dessa vez tinha que ser diferente.

Eu queria ter a experiência de caminhar sobre a geleira, queria ver de perto como era essa incrível formação de gelo.

E sim, isso é totalmente possível!

Na verdade existem duas opções de trekking pelo Glaciar Perito Moreno. Vamos contar agora sobre nossa escolha: uma experiência incrível com o Mini Trekking. Confira tudo bem detalhado sobre essa aventura aqui!

Mini Trekking Glaciar Perito Moreno El Calafate - Panorâmica
Panorâmica do Glaciar Perito Moreno em El Calafate

Mini Trekking ou Big Ice: qual escolher?

Existem hoje 2 experiências diferentes para caminhar pela geleira: o Mini Trekking e o Big Ice. Como estamos começando no mundo das trilhas e caminhadas, escolhemos o Mini Trekking no Glaciar Perito Moreno – mais indicado para os novatos e/ou inexperientes por ter duração e nível de dificuldade mais baixos.

Se você tem um bom preparo físico e disposição, pode encarar o desafio mais longo: o Big Ice é uma travessia no centro da geleira, o tour leva o dia inteiro saindo de El Calafate e o tempo sobre o gelo é de 3h30.

Mas por aqui vamos contar toda a nossa experiência no Mini Trekking: afinal, como é o Mini Trekking no Glaciar Perito Moreno?

Mini Trekking Glaciar Perito Moreno - Grupo
Primeiro grupo caminhando sobre a geleira

Recomendações para fazer o Mini Trekking no Perito Moreno

Sugerimos que você faça o passeio logo nos primeiros horários da manhã. Sair às 9h ou 10h da manhã é o ideal, pois o tempo total do passeio do Mini Trekking é de cerca de 5h. Assim, se você fizer pela manhã, terá tempo de sobre para explorar o Glaciar por um outro ponto de vista, podendo também andar pelas passarelas.

Mini Trekking Glaciar Perito Moreno - Passarela
Passarelas panorâmicas que percorrem grande parte da face do Glaciar Perito Moreno

Considere então que seu passeio irá começar cedo. É necessário chegar ao píer 45 minutos antes da hora marcada, caso você não tenha fechado o traslado junto com o passeio (só o traslado custa aproximadamente R$90). A distância da cidade de El Calafate até o Parque Nacional é de 80km, ou seja quase 1h30 de percurso.

Se você conseguir fazer o Mini Trekking pela manhã, não deixe de aproveitar o dia e seguir para uma caminhada pelas passarelas do Glaciar Perito Moreno. Aqui você poderá enxergá-lo de um outro ângulo e ter uma outra experiência também sensacional.

Mini Trekking Glaciar Perito Moreno - Visão Passarela
Caminhando pela passarelas você chega bem próximo ao Glaciar Perito Moreno

Como é o Mini Trekking no Glaciar Perito Moreno

Preparativos: a travessia de barco até o glaciar

Ao chegar no parque, é necessário ir até ao Porto Bajo de las Sombras, de onde sai o barco ao refúgio, ponto inicial do tour. Já no barco, a aventura começa: você navega em direção ao Glaciar Perito Moreno e já vai se dando conta da magnitude desse incrível bloco de gelo: seu tamanho é colossal.

Durante o trajeto de barco, que dura aproximadamente 20 minutos, você poderá dar sorte de ver alguns desmoronamentos, mas já falaremos mais sobre esse fenômeno.

Ao chegar na outra margem do rio, os guias dividirão os grupos com o objetivo de ter no máximo 20 aventureiros sobre a sua responsabilidade. Enquanto caminhamos para o ponto de partida, são apresentadas informações sobre a fauna, a flora e os fenômenos da geleira. Depois seguimos para a instalação dos “crampons” nos calçados, os grampos que são as travas de metal para que a gente consiga andar sobre o gelo. E finalmente, estamos finalmente prontos para o trekking!

Mini Trekking Glaciar Perito Moreno - Desembarque
O desembarque ocorre próximo ao “acampamento base” da empresa responsável perlo tour

O desafio do minitrekking no Perito Moreno

Começamos com algumas instruções para caminhada no gelo: os pés devem se manter afastados para que um grampo não agarre em outro. Precisamos também manter as pernas um pouco flexionadas e o corpo sempre reto: como os grampos de fato se prendem ao gelo, estabelecer o equilíbrio é um pouco complicado. Por isso, foco total na caminhada.

Mini Trekking Glaciar Perito Moreno - Grampos
Os grampos no detalhe

Os guias, que são montanhistas experientes, levam equipamentos para dar um suporte aos visitantes. Eles frequentemente criam um degrau para facilitar o caminho e fixam vários apoios para nos auxiliar na caminhada. Também há equipamento para utilização em caso de emergência.

A caminhada sobre o gelo em si leva em torno de 1h30. E posso dizer com propriedade: é pouco tempo para absorver toda aquela beleza e imensidão a sua frente.

Mini Trekking Glaciar Perito Moreno - Guia
Guia sempre abrindo caminhos pela superfície do gelo

Aprendendo mais sobre o Glaciar Perito Moreno

Durante a caminhada é possível ver enormes fendas, sumidouros (que são buracos enormes) e também pequenas lagoas de água azul cristalina, prontas para matar a sua sede. Sim, a água é potável!

Estalos e barulhos (parecido com pequenas explosões) são comuns durante o trekking: é o gelo quebrando, criando novas fissuras e formando novas passagens de água, até que um bloco de gelo se rompe cai no rio. Isso se dá devido à pressão gerada na “nascente” Glaciar Perito Moreno.

Mini Trekking Glaciar Perito Moreno - Formas
Formas desenhadas pelo vento, chuva e degelo

De forma constante, novas camadas de gelo surgem e empurram a massa congelada cada vez mais pra frente. Acredita-se que a parte central da geleira se mova até 2 metros por dia em direção ao rio. Já mais próximo da margem do rio, esse deslocamento chega a 30cm por dia. É na margem que a geleira sofre um “estreitamento” feito pelas montanhas: por não haver sustentação, as paredes simplesmente quebram e caem sobre a água. E esse é espetáculo incrível de se ver, principalmente das passarelas.

Finalizando o Mini Trekking em grande estilo

O tempo passou voando e enxergar a minha frente o caminho de volta foi triste, pois eu poderia caminhar por ali por mais duas horas sem nenhum problema.

Para fechar o Mini Trekking no Perito Moreno com categoria, ainda são servidas doses de whisky – com pedras de gelo retirada do Glaciar! Seria essa uma tentativa de deixar as pessoas mais “alegrinhas” pelo passeio estar chegando ao fim?

Mini Trekking Glaciar Perito Moreno - Wishky
Um brinde!

Apesar da minha visita anterior ao local, posso afirmar: somente explorando a superfície do Glaciar Perito Moreno é que você realmente entende o quão incrível ele é. Além de se impressionar com seu tamanho gigantesco, é possível observar de perto a forma perfeita que a natureza desenha no gelo.

Após isso, é hora de retirar os grampos e caminhar para o refúgio/base. Ali tivemos tempo de comer e esperar por aproximadamente 1h o barco que nos levou de volta ao porto. Ficamos ali sentados em uma das pedras, de frente pro paredão de gelo, refletindo sobre a experiência que acabamos de viver. Sem palavras!

Quando fazer o Mini Trekking no Glaciar Perito Moreno?

Da segunda quinzena de julho até o fim de maio existem saídas para o Mini Trekking. Claro que, quanto mais perto dos meses de inverno você decidir ir, mais frio você irá pegar. Estivemos lá em dezembro e, apesar do céu azul, o frio é constante!

Onde comprar o Mini Trekking no Glaciar Perito Moreno

Você encontrará diversas agências com ofertas para o passeio, mas apenas uma empresa realiza esse tour, a Hielo y Aventura. Ela é a única empresa habilitada a operar as atividades de turismo pelo parque nacional, então as demais agências de turismo apenas vendem o passeio. A empresa fica no início da rua principal de El Calafate, na Av. Libertador 935.

O valor do Mini Trekking para o Glaciar Perito Moreno é de 4.500 pesos argentinos, com translado ida e volta para El Calafate. Sem traslado, o preço é de 3.600 pesos. Inclui também uma visita de uma hora pelas passarelas, ou uma visita o mirador panorâmico.

O que levar para o Mini Trekking no Glaciar Perito Moreno

Use uma roupa confortável e quente. Leve também uma jaqueta impermeável ou jaqueta corta vento. A atividade só é permitida com tênis com cadarços ou bota de trekking. Não esqueça óculos de sol, protetor solar e gorro. O uso de luvas durante o passeio é obrigatório – serve qualquer tipo, menos aquelas com dedos cortados.

Não é oferecido almoço, lanche ou qualquer tipo de comida ou bebida no passeio. Então leve algo para comer e uma garrafa de água (pode ser de 500ml, pois você poderá encher a garrafa em uma das lagunas do Glaciar – bem refrescante!)

Mini Trekking Glaciar Perito Moreno - Caio
Se você for a El Calafate, não deixe de fazer o mini trekking no Glaciar Perito Moreno

Informações importantes

  • O valor da excursão não inclui o ingresso ao Parque Nacional, que custa 700 pesos argentinos.
  • O Mini Trekking pode ser realizado por pessoas de 10 a 65 anos, e não pode ser realizado por pessoas com sobrepeso.
  • Como em qualquer viagem, é indicado sempre fazer um seguro viagem antes de embarcar. Sugerimos fazer uma pesquisa no site da Segurospromo. Aproveite para usar nosso código EMALGUMLUGAR5 e ganhar 5% de desconto.

Mini Trekking no Glaciar Perito Moreno: experiência imperdível em El Calafate!

Caminhar pela superfície do gelo foi uma experiência realmente única. É como se sentir em outro planeta, em outro mundo. É totalmente diferente de caminhar na neve ou numa estação de esqui, por exemplo. Você está pisando em gelo, no meio de paredes e picos de gelo. Tudo a sua volta é simplesmente gelo – e isso é realmente incrível. Valeu cada centavo e cada segundo!

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Argentina: explore

2 comentários em “GLACIAR PERITO MORENO: COMO É O MINI TREKKING NA GELEIRA”

  1. hamanda disse:

    Olá !

    Que ano vc fez este passeio? Para eu comparar os preços atualmente. Obrigada.

    1. Caio disse:

      Hamanda, fizemos em 2018!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Costa Rica é daqueles destinos que faz você se sentir uma grãozinho no universo – e essa sensação é gigante de boa!!!
⠀
As raízes dessas árvores parecem medir uns 2 metros, e parece que elas formam um labirinto no solo. É difícil descrever, mas é muito fácil se conectar com a natureza nesse lugar. Que paz! 🍃 🙏

Ahh Costa Rica! Essa é uma formação natural que parece a cauda de uma baleia –  e o local de chama Parque Nacional Marino Ballena.
Tudo bem, já sabemos que o nome do parque veio desse formato. Mas quem explica a “coincidência” desse local ser o melhor ponto do país para  para o avistamento de baleias? 🤔#emalgumlugardomundo #costarica #visitcostarica #baleiajubarte

Pura Vida!Mal desembarcamos na Costa Rica e já começamos a ouvir a expressão por todos os cantos. Embora não tenha uma tradução exata, essa é uma forma de cumprimentar, de dizer olá, tchau – ou qualquer coisa que tenha uma intenção positiva – dá pra usar de diversas formas!A nossa conclusão é que “Pura Vida” é essa coisa boa que você sente ao chegar por aqui e que te faz ficar sorrindo o tempo todo. É como encostar o carro em uma praia deserta, assistir o por do sol e dormir por ali mesmo, ao som dos macacos, com o barulho das ondas. Bem do jeitinho que a gente fez nesse dia!#emalgumlugardomundo #costarica #puravida #visitcostarica #destinosimperdiveis

O Parque Nacional Corcovado é um dos lugares menos explorados da Costa Rica – e até agora um de nossos destinos preferidos no país!A natureza aqui ainda é selvagem e é possível avistar araras, tucanos, macacos, bichos preguiça, quatis, antas… a lista é extensa!
E como se não bastasse a diversidade animal, tem essa praia de areia escura bem intocada. A constante névoa na praia dá um ar de paraíso perdido nesse lugar.Essa viagem pra Costa Rica tá tendo um cenário mais lindo que o outro! Estamos amando!!! #emalgumlugardomundo #costarica #corcovadonationalpark #visitcostarica

Ainda encantados com o lado do Caribe da Costa Rica!
Sem dúvidas, Punta Uva foi uma das praias mais bonitas das bandas de lá – pelo menos foi a nossa preferida!Agora estamos no lado do Pacífico. Estamos mostrando tudo no stories e já já vamos postar as fotos daqui!

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!