Escrito por Adriana
13 de março de 2024
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

A lista do que fazer em Campos do Jordão é enorme! Afinal, estamos falando de um dos mais badalados e cobiçados destinos de inverno do país. 

A 1628 metros de altitude, a cidade é a mais alta do Brasil. Com o clima típico da Serra da Mantiqueira, o charme característico da cidade faz com que seja carinhosamente apelidada de “Suíça Brasileira”.  

O que fazer em Campos do Jordão: Horto Florestal
Horto Florestal, um dos principais pontos turísticos da cidade. Foto: Dejalmadsj / CC BY-SA 4.0

Entre os pontos turísticos de Campos do Jordão, conheci centros gastronômicos, cervejarias, fábricas de chocolate, museus e casas históricas, parques de aventura e trilhas perfeitas para quem é fã de adrenalina. 

Além de suas atrações imperdíveis, a cidade também é muito movimentada durante seus festivais, que são de todos os tipos. O mais famoso é o Festival de Inverno, um evento super tradicional de música clássica.

Para não correr o risco de se perder em meio a tantas opções, listei as melhores atrações de Campos do Jordão. Com minhas dicas, vai ficar fácil montar o roteiro perfeito para sua viagem. Vem comigo!

  1. Portal de entrada de Campos do Jordão
  2. Festival de Inverno de Campos do Jordão 
  3. Vila Capivari
  4. Parque Capivari
  5. Estação Emilio Ribas (Bondinho e Maria Fumaça)
  6. Morro do Elefante e Teleférico
  7. Cervejaria Baden Baden 
  8. Museu Felícia Leirner 
  9. Museu Casa da Xilogravura 
  10. Parque Amantikir 
  11. Parques de Aventura 
  12. Horto Florestal de Campos do Jordão 
  13. Parque da Floresta Encantada 
  14. Parque das Cerejeiras
  15. Vistas e mirantes em Campos do Jordão 
  16. Ducha de Prata 
  17. Passeio de Quadriciclo 
  18. Mosteiro Beneditino de São João 
  19. Palácio Boa Vista 
  20. Fábrica de Chocolates Araucária 
  21. Compras em Campos do Jordão
  22. Gastronomia

Direto ao Ponto: Campos do Jordão

  • Separe um tempinho para caminhar pela Vila Capivari e conhecer as lojinhas, chocolaterias, restaurantes e barzinhos de lá.
  • Tem pouco tempo na cidade? Minha dica é fechar o Tour Panorâmico por Campos do Jordão, que dura 6h e inclui os principais atrativos do destino.
  • Aos finais de semana, acontece o passeio de Maria Fumaça, uma experiência bastante nostálgica. Os bilhetes são vendidos na bilheteria da estação.
  • Para curtir a natureza da cidade, vale a pena conhecer o Museu Felícia Leirner, o Parque Amantikir e o Horto Florestal. Mas se quiser admirar as montanhas da Serra da Mantiqueira, então não deixe de visitar o Pico do Imbiri e a Vista Chinesa.
  • O passeio de quadriciclo é uma forma divertida e cheia de adrenalina de visitar as principais vistas de Campos. Eu amei!
  • Os fondues de queijo e chocolate são os destaques da gastronomia de Campos. Para provar essas delícias, recomendo o Rostie Restaurante.
  • Para ficar perto de tudo, escolha se hospedar na Vila Capivari. Minhas indicações são a Pousada Nacional Inn e o Hotel Leão da Montanha. Na Vila Jaguaribe, você pode encontrar hospedagens mais em conta. Para hotéis fazenda, a melhor escolha é a Região de Mata.

MUN - CTA - o-que-fazer-em-campos-do-jordao

1. Portal de entrada em Campos do Jordão 

Para entrar no clima europeu do destino, sua primeira parada em Campos do Jordão deve ser no Portal de Entrada da cidade.

O que fazer em Campos do Jordão: Portal de Entrada
Vista aérea do Portal de Entrada de Campos do Jordão. Foto: Governo do Estado de São Paulo

Ele tem uma belíssima arquitetura inspirada em construções dos alpes suíços e rende boas fotos. Além disso, ali fica o centro de atendimento ao turista e algumas lojas de produtos regionais.

2. Festival de Inverno de Campos do Jordão 

O Festival de Inverno de Campos do Jordão é o maior evento de música clássica não só do Brasil, mas de toda América Latina. Criado em 1970 por maestros brasileiros, o festival acontece há mais de 50 anos.

Organizado pela Fundação Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) em parceria com o governo do estado, o evento ocorre durante todo o mês de julho. Boa parte dos concertos é no Parque Capivari (que falo mais adiante).

O que fazer em Campos do Jordão: Festival de Inverno
Apresentação do Coral no Festival de Inverno em 2019. Foto: Governo do Estado de São Paulo

Sua programação é recheada de apresentações musicais. Para você ter uma ideia, a última edição contou com mais de 60 concertos. Como amante da boa música, é até difícil contar qual mais me encantou!

Também acontecem atividades pedagógicas destinadas a alunos bolsistas da orquestra. Além de promover o acesso à música erudita, o festival ainda premia membros da orquestra com bolsas de estudo internacionais. É um baita evento!

E, o melhor: tudo gratuito. Só é preciso retirar os ingressos antecipadamente pelo site do evento. Então, não deixe de conferir a programação com antecedência.

Vale muito a pena visitar Campos do Jordão durante o mês de julho para prestigiar o Festival de Inverno e, de quebra, ainda curtir a cidade em sua época mais charmosa.

3. Vila Capivari 

Com sua famosa arquitetura de estilo alpino, a Vila Capivari é o centrinho de Campos do Jordão. Essa é a região mais badalada da cidade, sempre com muuita gente passeando.

O que fazer em Campos do Jordão: Vila Capivari
Uma rua simpática na Vila Capivari. Foto: Rodrigo Soldon / flickr

Por lá, encontrei de tudo: lojinhas, shoppings, restaurantes, barzinhos, chocolaterias e cervejarias. Sem querer te desanimar, mas aqui vai um aviso importante: prepare o bolso que os preços da cidade são mais salgados.

Caminhando por suas ruas me senti em uma cidadezinha europeia. É um charme só! À noite, o centro iluminado fica ainda mais bonito, com vários cantinhos para tirar fotos.

Sem dúvidas, é uma parada obrigatória em Campos do Jordão! Quando estiver na vila, não deixe de aproveitar as lojas de roupas de inverno e de chocolate, além de comer em um dos restaurantes especializado em fondue. 

4. Parque Capivari

Quer se divertir em Campos do Jordão? O Parque Capivari é o lugar perfeito! Ele fica na Vila Capivari, bem no centro da cidade.

O parque tem várias opções de passeio: teleférico, trenó, roda gigante, pedalinho caravela e americano, pista de patinação, carrossel, mini trenzinho e parquinho para crianças. O lugar ainda oferece uma boa praça de alimentação, com boas opções gastronômicas.

É lá que fica a Estação Emílio Ribas, da onde parte dois passeios famosos na cidade: o bondinho e o trem do Mirante, também chamado de Trenzinho da Montanha (que falarei melhor mais pra frente).

Um dos passeios que mais aproveitei por lá foi o teleférico, que vai até Morro do Elefante, outra atração turística de Campos do Jordão. Lá do alto, tive uma vista maravilhosa da cidade.A entrada é gratuita, mas as atrações são pagas. Você pode conferir os valores atualizados no site do parque.

5. Estação Emílio Ribas (Bondinho e Maria Fumaça)

Lar da Estrada de Ferro Campos do Jordão, a Estação Emílio Ribas é o ponto de partida de dois passeios muito famosos na cidade: o tour de bondinho e a Maria Fumaça.

Inaugurada em 1924, a estação é uma verdadeira viagem do tempo. Me senti em uma novela de época. Lá dentro, há um pequeno museu que conta a história da ferrovia em Campos do Jordão.

O que fazer em Campos do Jordão: Estação Emílio Ribas
Estação Emílio Ribas

Conheça melhor os passeios que saem da estação:

5.1. Bonde Turístico e Urbano 

O passeio de bonde por Campos de Jordão é uma forma legal de conhecer os principais pontos turísticos da cidade. 

É uma pena que o bondinho não faça paradas nem tenha um guia turístico. Ainda assim, o passeio é válido pela experiência de andar num bondinho antigo.

O que fazer em Campos do Jordão: Bonde turístico
Bonde turístico, conhecido como “camarão”

É possível realizar três trajetos:

  • Da Estação Emílio Ribas até a Estação Vila Abernéssia;
  • Da Estação Emílio Ribas até a Parada São Cristóvão;
  • Da Estação Emílio Ribas até o Portal de Entrada de Campos do Jordão.

O trajeto mais longo dura cerca de 45 minutos. Uma curiosidade é que para retornar o bonde não dá meia volta, é o condutor quem muda de lado e os passageiros viram o assento.

O bilhete para o tour de bondinho é vendido no guichê da estação no dia do passeio. Minha dica é chegar cedo para garantir seu lugar, pois lota bastante.

5.2. Maria Fumaça 

Outra atração nostálgica é o passeio de Maria Fumaça. No vagão de madeira de 1912, a sensação é de viajar no tempo.

Partindo da Estação Emílio Ribas até a Estação Vila Abernéssia, o percurso de 4 km dura em torno de 30 minutos. No caminho, um guia vai contando sobre o trem e os pontos turísticos da cidade.


Os passeios acontecem apenas aos finais de semana e os bilhetes podem ser comprados na bilheteria da estação.

6. Morro do Elefante e Teleférico

Do ladinho da Vila Capivari, o Morro do Elefante fica a 1800 metros de altura, oferecendo uma linda vista panorâmica da cidade com a Serra da Mantiqueira ao fundo. 

O morro leva esse nome por lembrar o formato de um elefante. Ele conta com um jardim que é uma graça, cheio de cenários instagramáveis para fazer aquela foto de lembrança.

Além de admirar a paisagem e tirar fotos, você pode fazer um lanchinho em um dos food trucks que ficam por lá. Também há uma espécie de museu que eu, particularmente, não achei tão atrativo.

O que fazer em Campos do Jordão: Morro do Elefante
Pracinha do Morro do Elefante, de onde é possível apreciar a cidade e todo seu visual.

A entrada é gratuita. Você pode ir de carro, pela estrada pavimentada, ou subir de teleférico, a opção mais preferida entre os turistas, incluindo eu. A vista lá do alto vale muito a pena.

Reformado recentemente, o teleférico foi inaugurado em 1970, sendo considerado o primeiro Teleférico de Cadeirinha do país. 

O que fazer em Campos do Jordão: Teleférico
Teleférico de Campos do Jordão. Foto: Rodrigo Soldon / Flickr

Você pode escolher entre a cadeirinha ou a cabine. Eu indico a cadeirinha mesmo, que é mais emocionante e melhor para tirar fotos. Se tiver medo de altura, então vá na cabine para curtir melhor o passeio. Só não deixe essa atração de fora do seu roteiro!

Como contei mais acima, o passeio de teleférico é feito a partir do Parque Capivari. Você pode comprar seu ingresso no site do parque.

7. Cervejaria Baden Baden 

Se você é fã de cerveja, vale a pena fazer um tour na Cervejaria Baden Baden. Fundada em 1999, a cervejaria é uma das primeiras fábricas a produzir cerveja artesanal no país.

Durante o tour, conheci todo o processo de produção das cervejas, além de aprender como comprar, armazenar e consumir as bebidas. 

O que fazer em Campos do Jordão: Cervejaria Baden Baden
Cervejaria Baden Baden. Foto: divulgação.

O passeio dura cerca de 1h e oferece a degustação de 5 chopps. No final, ainda ganhei um copo da cervejaria. Isso sem falar dos preços das cervejas lá dentro, que são ótimos!

A fábrica também conta com outro tour mais longo, que além de mostrar a produção da cerveja, dá uma aula sobre harmonizações de cervejas e embutidos.

Você pode garantir o ingresso para os dois passeios no site da cervejaria.

8. Museu Felícia Leirner 

Localizado numa enorme área de mata, o Museu Felícia Leirner reúne ao ar livre as peças da artista polonesa que dá nome ao espaço. Felícia mudou para o Brasil ainda jovem, onde faleceu aos 92 anos.

O que fazer em Campos do Jordão: Museu Felícia
Uma das obras de arte do Museu Felícia.

Inaugurado em 1979, o museu tem mais de 80 obras de bronze, cimento branco, granito e gesso. Elas foram organizadas pela própria artista de acordo com suas fases artísticas. As esculturas ficam ainda mais lindas no contraste do verde da Serra da Mantiqueira. 

O espaço tem um mirante que dá para ver a Pedra do Baú e um pôr do sol deslumbrante. Para completar o passeio, não deixe de experimentar as delícias da cafeteria do museu.

O local também abriga o Auditório Claudio Santoro, um dos lugares que sedia o Festival de Inverno. Além da exposição permanente, o museu conta uma programação cultural que você pode conferir em seu site

A entrada é paga.

9. Museu Casa da Xilogravura 

Outro museu que vale a pena conhecer em Campos do Jordão é o Museu Casa da Xilogravura. Caso você não saiba, a xilogravura é uma técnica de impressão com madeira.

O que fazer em Campos do Jordão: Museu Xilografura
Fachada do Museu Casa da Xilogravura

Fundado em 1987, o museu se localiza no local onde nasceu a cidade de Campos de Jordão. A casa que sedia o museu é de 1928 e já foi um mosteiro de freiras beneditinas.

Seu acervo reúne milhares de obras de mais de mil artistas de várias partes do mundo, incluindo Lasar Segall e a de Tarsila do Amaral. Além de conferir as obras, lá pude ver de pertinho como são feitas as xilogravuras.

A entrada é paga.

10. Parque Amantikir 

Se você ama natureza, o Parque Amantikir é uma parada obrigatória no seu roteiro de viagem para Campos do Jordão. Esse jardim botânico é deslumbrante e transmite uma paz imensa. 

Seu nome, Amantikir, vem do tupi “a montanha que chora”, por conta de uma lenda indígena. Na pronúncia dos portugueses, amantikir se tornou mantiqueira.

O que fazer em Campos do Jordão:
Labirinto do Parque Amantikir

O parque tem mais de 700 espécies de plantas distribuídas em 28 jardins temáticos. O lugar é enorme e muito lindo! O que não faltam por aqui são cenários para fotos com as belezas da região serrana ao fundo.

Na minha visita, fiquei encantada pelo labirinto de arbustos, a casa da árvore com vista para a Serra da Mantiqueira e os caminhos repletos de araucárias. 

O parque também tem mirantes com paisagens de tirar o fôlego. O espaço também conta com lanchonete, loja de lembrancinhas e visitas monitoradas.

A entrada é paga e já adianto que o preço é um pouco salgado. Vale mais a pena fechar o tour panorâmico em Campos do Jordão, que já inclui a visita ao parque.

11. Parques de Aventura 

Talvez você não saiba, mas Campos do Jordão também é um destino cheio de aventura. A cidade abriga parques com atividades de todos os tipos, desde as mais tranquilas até as mais radicais.

É um passeio perfeito para o dia todo, principalmente para quem viaja com crianças. Além de muita diversão, os parques também contam com restaurantes, o que facilita a curtição sem preocupações.

Continue a leitura que te conto mais sobre os principais parques de aventura de Campos de Jordão:

11.1. Tarundu 

Um dos parques mais famosos da cidade, o Tarundu fica em uma enorme área de Mata Atlântica preservada a 1700 m de altitude. Já deu para imaginar a beleza do lugar, né?

O parque oferece mais de 25 atividades para todos os gostos: trilhas, tirolesa, arco e flecha, boia cross, minigolfe, paintball, arvorismo, patinação no gelo, escalada, passeio a cavalo e muitas outras. Me diverti à beça!

O que fazer em Campos do Jordão:  Tarundu
As lavandas também fazem parte do Tarundu

Ah, e não pense que por aqui só há agitação, não. O parque conta com vários cantinhos para relaxar em meio à natureza, como o redário e a casa da árvore, além de mirantes com vistas deslumbrantes da Serra da Mantiqueira.

Aproveite para almoçar no delicioso restaurante de culinária mediterrânea que tem por lá. O lugar ainda tem uma pousada muito charmosa, que mais parece uma casa de bonecas, com quatro suítes aconchegantes e um café da manhã colonial de dar água na boca.

Para curtir o dia no parque, você pode optar pelo passaporte fast, smart ou full, ou garantir somente a entrada e pagar as atividades à parte. Mas, prepare o bolso: os preços não são tão convidativos. Você pode conferir os valores atualizados no site do parque.

11.2. Bosque do Silêncio  

O Bosque do Silêncio faz a mistura perfeita de aventura com contemplação. O lugar faz jus ao nome: por lá, só escutei o som relaxante da natureza. 

Suas paisagens cheias de araucárias e espelhos d’água são cenários perfeitos para fotos. Se der sorte, você ainda vai ver alguns esquilos fofos e muitos pássaros.

O que fazer em Campos do Jordão: Bosque do Silêncio
O Bosque do Silêncio é um lugar lindo, ótimo para relaxar

Além de vários cantinhos para ter momentos de reflexão em meio à mata preservada, o parque oferece atividades como o arborismo de quase 2 km de extensão, trilhas, tirolesa, paintball e minigolfe. 

Um dos destaques por lá é a filial da chopperia Baden Baden, da mesma fábrica que falei uns tópicos acima. O espaço também conta com o Café no Bosque, que serve lanches e almoço. Outra opção é comer no restaurante ao lado, o Restaurante Krokodillo I, bem conhecido na cidade.

A entrada é paga e você pode consultar os valores das atividades no site do parque.

11.3. Aventura no Rancho  

O Aventura no Rancho é outra opção para você se aventurar em meio à natureza. O parque fica nas terras do Rancho Santo Antônio, que existe desde a década de 1970.

A principal atividade do rancho é o arvorismo, que tem cinco níveis e conta com tirolesas, escalada e rapel em seus trajetos. O parque também oferece uma tirolesa de 800 metros, paintball, trilhas a cavalo e de bike.

O rancho conta com um restaurante, que serve almoço e lanches. Se quiser curtir o lugar, saiba que você também pode se hospedar por lá, em um dos chalés e cabanas nas árvores, são super aconchegantes!


Veja os valores dos passeios no site do rancho.

12. Horto Florestal de Campos do Jordão  

Conhecido popularmente como Horto Florestal, o Parque Estadual de Campos do Jordão é o lugar perfeito para curtir a natureza a dois ou em família. 

Criado em 1941, o parque de mais de 8 mil hectares preserva a Mata Atlântica e a floresta exótica de Pinus. Sua fauna também é riquíssima, com mais de 180 espécies de aves e animais ameaçados de extinção, como a onça-parda e a jaguatirica.

O que fazer em Campos do Jordão: Horto Florestal
Você vai encontrar lugares de tirar o fôlego em cada parte do Horto Florestal

Além de contemplar a beleza de sua natureza, o horto tem trilhas de diferentes níveis. As mais famosas são as trilhas das 4 Pontes, da Cachoeira, do Rio Sapucaí e a dos Campos. 

Por lá, você ainda pode fazer as atividades da Zoom Aventuras, que oferece arvorismo, tirolesa e trilhas de mountain bike. O espaço ainda conta com tour de trenzinho, viveiro, campo de futebol, quadras e parquinhos.

O que fazer em Campos do Jordão: Horto Florestal
Corredeira no Horto Florestal

Bateu a fome? Dentro do horto, há várias opções de alimentação, incluindo o famoso Restaurante Dona Chica, um lugar aconchegante com um cardápio recheado de delícias. Vale também levar seu próprio lanchinho e fazer um piquenique.

Uma das novidades do parque é o Aventoriba Lodge, uma pousada com chalés super charmosos onde você pode dormir em meio ao horto. Já imaginou?

A entrada é paga.

13. Parque da Floresta Encantada  

O Parque da Floresta Encantada é uma parada obrigatória em Campos do Jordão se você vai viajar com crianças, mas garanto que o lugar encanta visitantes de todas as idades.

Com muita natureza ao redor, o parque reúne temáticas baseadas em histórias infantis, como a Casa das Bruxas, a Casa da Branca de Neve, a Casa dos Dálmatas e a Casa das Bonecas. 

Por dentro, as casas são todas decoradas com peças típicas de cada história. Confesso que elas poderiam ser ainda mais bonitas se estivessem melhor conservadas.

Minha dica é ir aos finais de semana, quando monitores fantasiados de personagens de contos de fadas deixam o passeio ainda mais lúdico.

A entrada é paga.

14. Parque das Cerejeiras 

Se você vai visitar Campos do Jordão entre os meses de julho e setembro, precisa incluir o Parque da Cerejeira no seu roteiro. Isso porque é nessa época que as centenas de cerejeiras florescem, criando um cenário lindíssimo.

O que fazer em Campos do Jordão: Parque das Cerejeiras
O Parque das Cerejeiras tem um visual único. Foto: Juliana Rabello Costa / CC BY-SA 3.0

Além de muitas cerejeiras, o parque conta um jardim oriental, lago de carpas, trilha com mirante, parquinho e área para piqueniques. Vale a pena conhecer!

No período de floração das cerejeiras acontece a Festa da Cerejeira, que tem apresentações artísticas, comidas típicas da culinária japonesa, lojas com produtos especiais, cerimônia do chá e muito mais.

A entrada é paga.

15. Vistas e mirantes imperdíveis em Campos do Jordão 

O que não falta em Campos do Jordão são mirantes para se apaixonar pela vista das montanhas, vales e morros da Serra da Mantiqueira.

Seja para tirar fotos ou apenas admirar a paisagem da região, vale a pena conhecer os mirantes da cidade. Listei os principais aqui para você:

Dica | Priorize visitar os mirantes em dias de sol para não correr o risco de ver a paisagem toda nublada e perder o passeio.

15.1. Pico do Itapeva 

A 2030 metros de altitude, o Pico do Itapeva tem uma vista maravilhosa! Se der sorte de pegar o tempo bem aberto, dá para ver quase todas as cidades do Vale do Paraíba. Mas, já adianto: por ser bem alto, quase sempre há muitas nuvens.  

O que fazer em Campos do Jordão: Pico do Itapeva
Vista do topo do Pico do Itapeva. Foto: Rodrigo Soldon / Flickr

Poucas pessoas sabem, mas não é preciso pagar a entrada no Parque do Pico do Itapeva para acessar o mirante, basta seguir a estrada até o final. Lá, tem um portal com o nome do pico. Se preferir entrar no parque, você vai encontrar um mirante de madeira e um lindo campo de lavandas.

O que fazer em Campos do Jordão: Lago Pico do Itapeva
Lago Pico do Itapeva. Foto: Rodrigo Soldon / Flickr

15.2. Vista Chinesa 

Também chamada de Mirante Belvedere, a Vista Chinesa tem uma vista deslumbrante da Serra da Mantiqueira. O mirante fica pertinho da cidade, na beira da estrada, apenas 1 km antes da entrada de Campos do Jordão. 

Minha dica é visitar a Vista Chinesa ao pôr do sol, horário mais disputado pelos turistas. O esforço vale a pena: a paisagem das montanhas com o sol se pondo ao fundo é belíssima.

15.3. Mirante da Pedra do Baú 

Um dos cartões-postais da cidade, o Mirante da Pedra do Baú oferece uma vista privilegiada da serra de Campos do Jordão e das montanhas do sul de Minas Gerais.

Ele faz parte da formação rochosa que inclui o Bauzinho, com 1760 metros, Ana Chata, de 1670 metros e a Pedra do Baú, com 1950 metros.

O que fazer em Campos do Jordão: Pedra do Baú
Complexo da Pedra do Baú e sua grandiosidade. Foto: GPestalozzi / CC BY-SA 3.0

O único que é possível acessar é o mirante da Pedra do Baú, por meio de uma trilha de nível intermediário, que passa por escadas de ferro e paredões. Recomendo contratar um guia para fazer o trajeto com segurança. 

O espaço tem uma rampa de voo livre para os mais corajosos saltarem. Para entrar, é necessário pagar a Taxa de Preservação e Compensação Ambiental.

15.4. Pico do Imbiri 

A 1860 metros de altura, a paisagem do Pico do Imbiri abrange toda a cidade de Campos do Jordão com as montanhas ao fundo. 

O caminho até lá é beeem íngreme, só dá para subir de carro 4×4. Se não for o seu caso, minha dica é parar o carro uns metros antes e subir andando. Eu fechei esse passeio e fui de quadriciclo, vale super a pena!

16. Ducha de Prata 

A Ducha de Prata nada mais é do que uma queda d’água artificial. Mas, não se engane: não é possível entrar na água, apenas tirar fotos. O point daqui são as lojinhas de artesanato, malhas, chocolates e bebidas.

O local também conta com um pequeno circuito de arvorismo, passando por cima da Ducha de Prata. Ali ao lado, um espaço chamado Selva tem vários cantinhos perfeitos para tirar fotos. 

Apesar de ser um ponto turístico famoso, não achei isso tudo. Mas, vá conferir você mesmo e depois me conte o que achou.

17. Passeio de quadriciclo em Campos do Jordão

Se você ama aventura e muita adrenalina, os passeios de quadriciclo não podem ficar de fora da sua lista do que fazer em Campos do Jordão! 

Os trajetos oferecidos são variados, mas todos passam por belíssimas paisagens, com muito verde, e mirantes com vistas incríveis.

Eu fiz esse tour de quadriciclo até o Pico do Imbiri e foi super divertido. Meu passeio durou 1h30, mas alguns roteiros tem até 3h de duração. Reserve o seu tour e divirta-se!

18. Mosteiro Beneditino de São João 

Lar da ordem religiosa mais antiga do ocidente, o Mosteiro Beneditino de São João é um lugar de paz e reflexão. Indico a visita mesmo aos não religiosos. 

O que fazer em Campos do Jordão: Mosteiro São João
Fachada do Mosteiro Beneditino de São João

Isso porque as monjas beneditinas apresentam um recital de Canto Gregoriano imperdível! O evento acontece todas as tardes, às 17h45, na Capela de São João Batista. É uma apresentação linda!

O mosteiro é um lugar cheio de muito verde, com jardins bem cuidados e um lago com peixes. O espaço ainda conta com uma lojinha de produtos religiosos e doces feitos lá mesmo, além da venda de mudas de plantas.

19. Palácio Boa Vista 

Rodeado de jardins e com 105 cômodos, o Palácio da Boa Vista foi construído na década de 1960 para ser residência oficial de inverno do Governador do Estado de São Paulo.

Hoje, o palácio abriga um museu com mais de 1800 obras de artes, do modernismo ao abstracionismo. Seu acervo tem peças de artistas renomados como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Candido Portinari e Di Cavalcanti.

O que fazer em Campos do Jordão: Palácio Bela Vista
Fachada e jardim do Palácio Bela Vista. Foto: Majtec

Ao estilo de castelos europeus, sua bela arquitetura e decoração guarda móveis, tapeçarias, louças e pratarias bem preservados. É uma pena não poder tirar fotos lá dentro.

Não deixe de conhecer também a moderna Capela São Pedro Apóstolo, que expõe obras religiosas da época do Brasil Colônia até o período contemporâneo.

A entrada é gratuita e a visitação é feita com guia.

20. Fábrica de Chocolates Araucária 

Para curtir o friozinho, nada melhor do que chocolate, não é mesmo? Campos do Jordão tem várias lojas que vendem essa delícia. Eu conheci a mais famosa da região: a Fábrica de Chocolates Araucária.


O que fazer em Campos do Jordao: Chocolate Araucária
Entrada da Fábrica de Chocolate Araucária

A fábrica oferece um tour super explicativo de toda a produção do chocolate, desde o cacau até o produto final. Durante o passeio, experimentei chocolates e sorvetes deliciosos. Meu preferido foi o chocolate quente.

O espaço também conta com um Museu do Chocolate, que resgata a história da iguaria. Antes de ir embora, dê um pulinho na lojinha e cafeteria local que vende diversos tipos de chocolates e outros produtos locais.

21. Compras em Campos do Jordão 

Campos do Jordão é um destino ótimo para comprar chocolates, roupas de inverno e itens de artesanato. Isso sem falar dos empórios que vendem delícias da região, como cachaças, vinhos, licores, queijos, compotas de doces e geleias. 

O que fazer em Campos: Shopping Aspen Mall
Shopping Aspen Mall, um dos mais famosos em Campos do Jordão. Foto: Deni Williams / Flickr

Não deixe de separar um período do seu roteiro para fazer compras por lá. Boa parte das lojas, shoppings e galerias fica na Vila Capivari. Para você não se perder, listei as principais lugares para compra por categoria: 

22. Restaurantes em Campos do Jordão 

Sem dúvidas, a gastronomia faz parte dos atrativos de Campos do Jordão. Por isso, na sua viagem, não deixe de experimentar o melhor da culinária da montanha com influência europeia.

O centro gastronômico é na Vila Capivari. Por lá, encontrei restaurantes e bares aconchegantes para todos os gostos e bolsos. As estrelas dos cardápios são os fondues e as massas.

Listei aqui os melhores restaurantes de Campos do Jordão para você conhecer:

  • Só Queijo – $$$$ | É um dos restaurantes que agitam a vida noturna do centro de Campos do Jordão. Especializado em queijos, tem um ambiente aconchegante, com lareira e iluminação especial. Uma boa opção para degustar massas e fondues. 
  • Vila Chã – $$$ | De clima familiar e sofisticado, é um dos melhores restaurantes de cozinha portuguesa da Vila Capivari. Com diversos tipos de pratos, tem um atendimento de alto nível. 
  • Rostie Restaurante – $$$ | Com pratos de gastronomia suíça, está em um espaço acolhedor e romântico, acompanhado de música ao vivo. O destaque vai para as opções de batata rosti, além das pizzas gourmet e fondues. 
  • Choperia Baden Baden – $$$ | Não posso deixar de incluir o restaurante que é praticamente um ponto turístico! No coração da praça principal do centro, é frequentado, principalmente, pelo público mais jovem e oferece pratos da cozinha alemã, todos harmonizados com as cervejas Baden Baden. 
  • Arte da Pizza – $$$ | Situado na serra, dentro da propriedade do Grande Hotel Senac, é uma boa escolha para levar a família. De diversos sabores, as pizzas são servidas ao estilo italiano, com pouco recheio e massa fina.

Mais dicas de viagem para Campos do Jordão

Agora que você já conferiu todas as coisas legais para fazer em Campos do Jordão, que tal mais dicas importantes? Trouxe algumas informações que vão te ajudar a planejar sua viagem:

Onde se hospedar em Campos do Jordão  

A rede hoteleira de Campos do Jordão é completíssima, com hospedagens que vão desde as mais rústicas e de estrutura simples, até resorts de luxo no alto das montanhas.

Porém, já aviso que a média das diárias é um pouco mais salgada que alguns de seus destinos vizinhos, como Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí, por exemplo.

Para mostrar minhas sugestões de hotéis e pousadas de Campos de Jordão, dividi a cidade em suas principais regiões. Confira!

Vila Capivari | É o centro turístico da cidade e onde concentra a maior parte das hospedagens. As diárias são mais caras. Aqui, indico o Hotel Bologna, que é pequeno e charmoso, e a Pousada Nacional Inn, super aconchegante. Outras boas sugestões são a Pousada Luis XV, que é 5 estrelas, e o belíssimo Hotel Leão da Montanha.

Vila Jaguaribe | A poucos quilômetros do centro e com hospedagens mais em conta (ainda com conforto na estrutura). Aqui recomendo a Pousada Ararinha Azul, que tem ótimo custo-benefício, e a Pousada Grandchamp, bela opção de alto padrão entre Jaguaribe e Alto do Capivari. Tem também o Euro Suite Campos do Jordão, com um ótimo custo-benefício.

Região de Mata | Abriga hotéis e pousadas com estrutura de lazer ampla, como resorts e hotéis-fazenda. Por aqui, o Recantto do Divino B&B é simples e aconchegante, ideal para quem deseja economizar. Já a Pousada Alto Da Boa Vista tem 4 estrelas, com direito a piscina ao ar livre, spa e banheira de hidromassagem.

Para conhecer melhor cada dica de hospedagem, leia o post completo sobre onde ficar em Campos do Jordão!

Melhor época para visitar Campos do Jordão 

Campos do Jordão é bastante conhecida como destino de inverno, mas, saiba que a cidade também esbanja charme em outras épocas do ano.

O inverno é a alta temporada e, como é de se esperar, as hospedagens ficam mais caras e há filas em atrações e restaurantes, além do trânsito caótico.

O que fazer em Campos do Jordão: Lago das Carpas
Lago das Carpas, no Horto Florestal. Foto: joao batista Shimoto / CC BY-SA 3.0

Porém, nada disso tira o encanto da cidade durante os meses mais frios. Vale lembrar que é nessa época que rola o famoso Festival de Inverno.

Se você não quiser pegar tanto frio e procura hospedagens mais econômicas, minha dica é conhecer a cidade durante o outono. Além do menor risco de chuva, no outono acontece o Festival do Pinhão e o Festival de Malhas.

Para aproveitar diárias ainda mais em conta, o verão é uma ótima escolha. Mas, se prepare para a possibilidade de chuvas, que podem atrapalhar as atividades ao ar livre. 

Já durante a primavera, o risco de chuva é um pouco menor e as temperaturas são agradáveis. Por conta de alguns feriados, a circulação aumenta um pouco, mas nada comparável aos meses de inverno.

Quantos dias ficar em Campos do Jordão 

Como a cidade fica perto da capital São Paulo, o roteiro de um final de semana ou de um feriado prolongado é o mais comum. Mas, como você viu, há muitas atrações para conhecer em Campos do Jordão. 

Para conhecer as atrações centrais e fazer alguns passeios mais tradicionais, dois dias já são suficientes para a viagem. E se você quiser aproveitar para descansar e estender a viagem para outras regiões da cidade, um roteiro de 4 a 7 dias é o recomendado.

No caso de você não ter tempo para ficar por dois dias inteiros, vale optar por fazer uma excursão saindo de São Paulo. É uma boa opção para conhecer os principais pontos turísticos do destino em um dia só, com a comodidade de ter um guia explicando todos os detalhes sobre cada atração.

Como circular em Campos do Jordão  

Apesar do trânsito complicado no centro e dificuldade de encontrar vagas para estacionamento, o carro é a melhor opção para circular na cidade. 

Na Vila Capivari, é possível circular tranquilamente a pé. Mas, as demais atrações são mais distantes, tornando o carro imprescindível para você ter uma boa experiência de viagem.

Sugestão de roteiro para Campos do Jordão: o que fazer em 1, 2, 3, 4 e 5 dias

Com tanto para se fazer, pode parecer complicado montar um planejamento de viagem para Campos do Jordão. Então, para já facilitar esse passo para você, confira uma sugestão de roteiro para 1, 2, 3, 4 e 5 dias na cidade: 

O que fazer em Campos do Jordão em 1 dia (2024)

  • Portal de Entrada de Campos do Jordão 
  • Vila Capivari
  • Morro do Elefante 
  • Passeio de teleférico

O que fazer em Campos do Jordão em 2 dias

Roteiro Campos do Jordão: 3 dias

  • Museu Casa da Xilogravura 
  • Museu Felícia Leirner 
  • Palácio Boa Vista 
  • Mosteiro Beneditino de São João

Roteiro Campos do Jordão: 4 dias

  • Parque Tarundu

Roteiro Campos do Jordão: 5 dias

  • Parque Amantikir
  • Cervejaria Baden Baden  
  • Vista Chinesa

Mapa de Campos do Jordão

Este mapa mostra os principais pontos turísticos de Campos do Jordão: 


Uma viagem para Campos do Jordão combina com…

Santo Antônio do Pinhal |  Encantadora e serena, Santo Antônio do Pinhal é um refúgio de tranquilidade. Com suas pousadas aconchegantes e clima ameno, é um convite ao relaxamento. Suas belas paisagens montanhosas e suas trilhas são perfeitas para os amantes de ecoturismo.

São Bento do Sapucaí | Paraíso para os aventureiros, aqui você irá encontrar trilhas desafiadoras, como a da Pedra do Baú, com vistas panorâmicas de tirar o fôlego. A cidade preserva um ambiente bucólico e acolhedor, com opções culturais e gastronômicas que refletem a autenticidade da região. É um local onde a natureza e a adrenalina se encontram em harmonia.

Cunha | Um pouco mais distante, Cunha é um destino encantador que combina arte, natureza e tranquilidade. Com trilhas e cachoeiras deliciosas, é também conhecida pelas cerâmicas e esculturas feitas à mão.

Monte Verde | Que tal um refúgio em terras mineiras? Perfeita para um clima romântico ou simplesmente para respirar ar puro, a cidade está rodeada de picos montanhosos e muito verde. Além disso, seu centro é puro charme, com ruas de paralelepípedo, lojinhas de artesanato, restaurantes aconchegantes e pousadas encantadoras.

Curtiu nossas dicas de coisas para fazer em Campos do Jordão?

Nesse guia, ficou mais do que comprovado que há muito o que fazer em Campos do Jordão, não é mesmo? Com tantas atrações, fica até difícil escolher qual conhecer primeiro. 

Espero que minhas dicas tenham ajudado a montar um roteiro maravilhoso. Depois, me conte como foi sua viagem à encantadora “Suíça Brasileira”!

 

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

2 comentários em “O que fazer em Campos do Jordão: +30 atrações e dicas (2024)”