Escrito por Adriana
24 de outubro de 2023
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Distrito da cidade de Santo André, Paranapiacaba fica pertinho de São Paulo, cerca de 62 km. Se você ainda está em dúvida se vale a pena conhecer esse destino, saiba que pesquisei a fundo o melhor que a cidade tem a oferecer e vou te mostrar agora tudo o que fazer em Paranapiacaba. Pode já preparar a viagem porque é sucesso garantido!

Fundada em 1865, a Vila de Paranapiacaba possui um clima aconchegante, com casarões históricos e construções de estilo inglês. Importante no passado ferroviário da região, ela fica em uma localização incrível: no topo da Serra do Mar!

Além do lado histórico, você vai encontrar diversas cachoeiras e trilhas em Paranapiacaba que cruzam a Mata Atlântica. Para quem curte ecoturismo, a região é encantadora! 

É verdade que a cidade não oferece uma estrutura turística muito ampla, mas ela é uma ótima opção para passar um final de semana ou fazer um bate-volta de São Paulo. Dois dias são suficientes para conhecer as principais atrações de lá.

Vista da Serra do Mar a partir da cidade de Paranapiacaba
Vista das grandes montanhas da Serra do Mar. Foto: Ana Paula Hirama / Flickr

Sem mais delongas, confira nossa lista com os principais pontos turísticos de Paranapiacaba que você precisa visitar: 

  1. Parque Natural Municipal Nascentes 
  2. Museu Ferroviário 
  3. Castelinho de Paranapiacaba 
  4. Mercado Popular de Paranapiacaba
  5. Igreja Bom Jesus de Paranapiacaba 
  6. Casa Fox 
  7. Torre do Relógio 
  8. Caminho do Sal 
  9. Associação Brasileira de Bruxaria
  10. Trilhas em Paranapiacaba 
  11. Cachoeiras em Paranapiacaba 
  12. Festival de Inverno 

1. Parque Natural Municipal Nascentes 

Parte de uma importante área de proteção ambiental, o Parque Natural Municipal Nascentes é um dos pontos turísticos mais famosos de Paranapiacaba. 

Parque Natural das Nascentes em Paranapiacaba com corredeiras entre pedras
Parque Natural das Nascentes em Paranapiacaba. Foto: Rafael Cristo Watanabe / CC BY-SA 4.0

Com área total de 400 hectares, o parque fica em uma região de Mata Atlântica totalmente preservada. Sua localização faz parte da Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba e do Parque Estadual da Serra do Mar. 

Além de ser fonte de diversas pesquisas científicas, o parque possui trilhas e cachoeiras perfeitas para os fãs de natureza. 

Nós fizemos a Trilha da Pontinha, que é mais curta e bem fácil, praticamente em terreno plano. Mas ouvi ótimas recomendações de outras, como a Trilha da Água Fria e a Trilha do Mirante. Falarei em detalhes sobre elas mais para o final do post, mas te garanto que o show da natureza estará garantido em todas elas!

E o passeio pelo parque ainda tem direito a uma provinha: o guia irá te oferecer frutos silvestres e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) pelo caminho.

Importante | É obrigatório contratar um guia local para fazer as trilhas, mesmo as mais tranquilas. Você pode encontrar um profissional nas agências locais ou na AMA (Associação de Monitores Ambientais e Culturais) de Paranapiacaba. Deixo a dica do guia Ismael, que é biólogo, tem um conhecimento absurdo sobre a fauna e a flora local e é claramente apaixonado pelo que faz!  

2. Museu Tecnológico Ferroviário de Paranapiacaba

Uma parada obrigatória no seu roteiro de Paranapiacaba é o Museu Tecnológico Ferroviário da cidade. 

Maquete em museu mostrando a estação ferroviária de paranapiacaba
Maquete da Estação no Museu Ferroviário. Foto: Ana Paula Hirama / Flickr

Prestando homenagem ao passado da atividade ferroviária na cidade, o museu possui uma ampla área, com máquinas, vagões, locomotivas e objetos históricos.

Um exemplo do que você vai ver por aqui é a primeira locomotiva que fez o percurso Jundiaí – Santos, mas a gente ficou viajando na história dos trabalhadores e no tamanho dos cabos que tracionavam os trens na descida.

Ah, e aproveito para deixar a dica de procurar um guia quando estiver no museu. Não é obrigatório, mas assim que chegamos a recepção nos indicou um, e claro que fez toda a diferença. Não há muito material informativo por lá, então ouvir as histórias por trás daqueles vagões durante a visita é definitivamente outra experiência.

Preciso dizer também que ficamos meio tristes com a sensação de descuido do museu. Goteira no telhado não dá, né prefeitura? Tem muita história ali que merece ser melhor conservada. Mas o local não está abandonado não, inclusive estava bem movimentado no dia que fomos!.

Por ali também fica o Pátio Ferroviário de Paranapiacaba, que você vê antes mesmo de entrar no casarão do museu. É um local bem emblemático, com o Relógio da Estação e com a famosa ponte que divide a Parte Alta e a Parte Baixa  

 O Pátio pode ser visitado a qualquer momento, mas o Museu só abre nos finais de semana e feriados. A entrada é paga, com um valor simbólico.

3. Castelinho de Paranapiacaba 

O Castelinho de Paranapiacaba é o ponto turístico onde a gente conferiu uma das melhores paisagens do destino. É um passeio incrível, bem em meio aos morros da Serra do Mar.

Castelinho Paranapiacaba no alto de uma montanha
O Castelinho é um dos principais pontos turísticos da cidade. Foto: Diego Torres Silvestre / Flickr

O museu está na antiga residência do engenheiro-chefe da estação ferroviária da cidade. Por conta disso, é estrategicamente localizado em uma região alta, para que se pudesse ter uma visão panorâmica do andamento do trabalho nas ferrovias. Porém, dizem que isso não acontecia na prática, porque a neblina não deixava.

O acervo possui diversas peças e objetos da época, embora alguns itens pareçam cenográficos. Eu que sou fã de um vintage, adorei de qualquer jeito apreciar uma bela vitrola e uma máquina de escrever. 

As visitas são feitas aos sábados, domingos e feriados. A entrada é paga (o valor é baixo) e o guia já está incluso.

Dica 1 | Caso não queira subir até o castelinho pela escada íngreme localizada na parte da frente do museu, dê a volta e suba pela rampa do lado de trás.

Dica 2 | Vá com tempinho folgado, pois há distribuição de senha para visitação com guia, que acontece em grupos a cada 30 minutos. A parte chata é precisar esperar um novo grupo caso você chegue no meio de uma visitação.

O Mercado Popular é também conhecido como o Antigo Mercado Secos e Molhados da cidade. Ele funciona em um galpão, fazendo parte dos edifícios marcantes da história de Paranapiacaba. 

Antigo mercado em Paranapiacaba
Antigo Mercado Popular de Paranapiacaba. Foto: Foto: Webysther / CC BY-SA 4.0

Não é um espaço muito grande e não achei imprescindível uma visita, mas vale dar uma passadinha por lá para comprar um licor ou uma cachaça artesanal, além de fortalecer o comércio local, é claro.

Lá, você também vai encontrar uma variedade de produtos a base de cambuci, fruta típica da região.

A entrada é gratuita e está aberto nos finais de semana. 

5. Igreja Bom Jesus de Paranapiacaba 

A Igreja Bom Jesus é outro ponto turístico para conhecer a história de Paranapiacaba com uma paisagem lindíssima ao redor. Localizada na parte alta da cidade, possui uma vista bem legal da parte baixa da cidade e da estação de trem.  

Igreja Bom Jesus de Paranapiacaba, construção antiga na cidade
Igreja Matriz de Paranapiacaba. Foto: Webysther / CC BY-SA 4.0

Fundada em 1884, é um dos prédios mais antigos do destino. Nas paredes, estão expostas várias fotos da época.

Toda revitalizada há pouco tempo, a arquitetura da igreja é bem simples, clássico de uma cidade pequena do interior. Mas vale a pena conhecer pela sensação de estar voltando ao passado.

6. Casa Fox 

A Casa Fox, também conhecida como Casa da Família Ferroviária, é uma das atrações em Paranapiacaba que seguem a tradicional arquitetura inglesa. Localizada no centro da vila, tem estilo super charmoso. 

Casa Fox, toda vermelha e de arquitetura inglesa
Casa Fox, repleta de objetos históricos em seu interior. Foto: Ana Paula Hirama / Flickr

A casa (que na verdade são duas casas geminadas) pertenceu a um operário que trabalhava na ferrovia da cidade. Tudo foi restaurado e, em seu interior, os cômodos possuem mobília da época. Ao contrário do Museu Ferroviário de Paranapiacaba, a Casa Fox expõe objetos bem preservados.

É um passeio bem rapidinho e legal para se ter uma ideia de como os trabalhadores ferroviários da época viviam. A entrada é paga, mas bem baratinha.

7. Torre do Relógio 

Inaugurada em 1898, a Torre do Relógio é conhecida como o “Big Ben” de Paranapiacaba, sendo uma réplica do ícone londrino. A torre possui um relógio da marca Johnny Walker, que veio diretamente de Londres. 

Trilhos da estação ferroviária em Paranapiacaba e a Torre do Relógio
Torre do Relógio na Estação Ferroviária, o “Big Ben” de Paranapiacaba. Foto: Diego Torres Silvestre

A torre é o único monumento que restou do incêndio da estação de trem de Paranapiacaba em 1981. Ela também passou por uma restauração em 2019, então você irá encontrá-la bem preservada.  


Vale dizer que não é possível chegar perto ou subir até o topo da torre, porque ela fica em uma área de operação dos trens.

8. Caminho do Sal 

Com extensão total de 53,5 km, o Caminho do Sal é uma rota ecoturística feita em parceria entre as prefeituras das cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e Mogi das Cruzes. 

Conhecida por ciclistas, a rota é uma das mais famosas do estado. E isso graças a suas paisagens e também pontos históricos que podem ser vistos pelo caminho. 

A rota se divide em três trechos principais: 

  • Caminho do Zanzalá | Está entre São Bernardo do Campo e Santo André. Com 16 km de extensão, começa no km 39,5 da Rodovia Caminho do Mar e possui paisagens lindas das montanhas. Sua dificuldade é média; 
  • Caminho dos Carvoeiros | Com início na SP-122 e final em Paranapiacaba, é o mais fácil entre os três. Seu trajeto passa por diversas árvores, com subidas e descidas; 
  • Bento Ponteiro | sua extensão total é de 27,5 km, sendo considerado o mais difícil dos caminhos. Sua dificuldade se dá por conta das várias subidas que cruzam a Serra do Mar. 

Para conhecer mais sobre o Caminho do Sol, e também conferir algumas dicas para o passeio, recomendo você dar uma olhada no post do Blog Bike Registrada. 

9. Associação Brasileira de Bruxaria

Com cenários dignos de filmes de terror – com direito a prédios antigos e muita neblina, Paranapiacaba atrai e muito o turismo místico.

Não é à toa que na cidade fica a Associação Brasileira de Bruxaria, local que realiza vários eventos místicos e também tem uma lojinha de produtos esotéricos. 

Paranapiacaba também sedia a Convenção de Bruxas e Magos, um dos maiores eventos de magia e esoterismo da América do Sul. 

Com quase 20 anos de história, a convenção acontece no mês de maio. Se você for visitar a cidade nesse período, vale muito a pena conhecer!

Outro evento do mesmo segmento que bomba por lá é o Halloween – ou Dia das Bruxas.

Você pode conferir a programação mística da cidade no site da associação.

10. Trilhas em Paranapiacaba 

Por estar em uma região de serra coberta por Mata Atlântica, Paranapiacaba possui uma boa diversidade de trilhas e caminhos pela natureza. 

Caminho de uma das trilhas em Paranapiacaba em um poço raso
As trilhas em Paranapiacaba passam por lugares incríveis. Foto: Gabriel Portella / Flickr

De diversas modalidades e níveis, as trilhas de Paranapiacaba passam por trechos de altitude, cachoeiras e também mata fechada. Tem opções para todos os gostos!

Eu só tive oportunidade de fazer uma das trilhas, a da Pontinha. Mas pesquisei bastante e conversei com os guias sobre as outras. Por isso, trago as informações sobre todas elas, para que você possa escolher qual (ou quais) fazer. 

Lembrete | Todas as trilhas do parque devem ser feitas com guia. 

As principais são: 

Trilhas no Parque Natural Municipal das Nascentes 

Trilha das Hortênsias 

Como o nome já diz, a Trilha das Hortênsias passa por diversas plantações de hortênsias, cada uma com um visual mais lindo do que a outra! 

Apesar de possuir apenas 325 metros de extensão e duração de aproximadamente meia hora, é considerada de nível médio por conta de sua inclinação. 

Trilha da Água Fria 

A Trilha da Água Fria é a escolha certa para quem quer curtir um banho de cachoeira.  

Com apenas 368 metros de extensão, finaliza em uma charmosa queda d’água que forma uma piscina natural deliciosa para um mergulho. 

Trilha dos Gravatás 

De nível fácil, a Trilha dos Gravatás possui 389 metros de extensão e duração total de apenas meia hora.  

Com poucos trechos de subida, oferece um trajeto tranquilo com sombras das copas das árvores. 

Trilha da Pontinha 

Um pouco mais longa – com 1 km – a Trilha da Pontinha é feita às margens do Rio Grande, finalizando no Tanque do Gustavo. 

Foi essa trilha que fizemos, levando cerca de 1h no percurso. Ela é considerada fácil por conta do terreno ser praticamente plano. Durante o caminho, é possível ver parte do antigo sistema de abastecimento de água da cidade, e certamente o guia irá te contar mais sobre sua história. 

Trilha do Mirante 

Dizem que a Trilha do Mirante é um dos melhores lugares para apreciar a vista da Serra do Mar: localizado a mil metros de altura, o mirante oferece vista para a Baixada Santista, Cubatão e o mar. 

Feita na encosta da serra, a trilha cruza a mata, com 1185 metros de percurso total e duração de 1h. Mesmo sendo mais longa, é considerada fácil. 

Trilha da Comunidade 

Feita em aproximadamente 2h, a Trilha da Comunidade é a mais difícil do parque. Seu trajeto passa pela divisa dos municípios de Santo André, Santos e Mogi das Cruzes, com 1569 metros de extensão. 

Assim como a Trilha do Mirante, essa oferece acesso a um dos pontos mais altos do parque, com uma linda vista. Além disso, é conhecida por suas diversas flores pelo caminho. 

Outras trilhas em Paranapiacaba: 

Trilha do Poço Formoso 

Outra trilha ótima para garantir um banho refrescante de cachoeira. A Trilha do Poço Formoso conta com alguns trechos de subida, mas é considerada de nível moderado. 

O caminho possui aproximadamente 4 km e dura 2h, finalizando nas piscinas naturais do Poço Formoso, que faz parte de uma área de preservação ambiental do Vale do Rio Mogi. 

Trilha Paranapiacaba x Pedra Grande da Quatinga 

Também de nível moderado, a trilha que vai de Paranapiacaba até a Pedra Grande da Quatinga possui cerca de 11 km de extensão, podendo ser feita em 4 horas. 

O trajeto é feito pela antiga Estrada de Taquarussú, e fica a 1120 metros acima do nível do mar, na imponente Pedra Grande de Quatinga. A vista é de tirar o fôlego! 

Trilha do Funicular

Com quase 2 km, a Trilha do Funicular que liga Paranapiacaba a Cubatão é tão linda quanto perigosa. Isso porque, além de não ser legalizada, a trilha passa pelo funicular desativado que está bem deteriorado pelo tempo. 

Alguns trechos incluem trilhos enferrujados a mais de 60 metros de altura e detalhe: sem nenhuma proteção. Eu não iria nem pagando, mas, se quiser ir, vá ciente dos perigos!

11. Cachoeiras em Paranapiacaba 

Parte do ecoturismo da cidade, as visitas pelas cachoeiras em Paranapiacaba também não podem ficar de fora do seu roteiro. 

As cachoeiras podem ser encontradas nas três unidades de conservação que ficam ao redor do destino: no Parque Natural Municipal Nascentes, na Reserva Biológica do Alto da Serra e também no Parque Estadual da Serra do Mar. 

Deixo aqui duas das mais visitadas pra você conhecer: 

Cachoeira da Fumaça 

Conhecida por seu clima de tranquilidade, a Cachoeira da Fumaça está na Serra do Mogi, localizada entre Rio Grande da Serra e Paranapiacaba. 

Corredeiras da Cachoeira da Fumaça em Paranapiacaba
Corredeiras da Cachoeira da Fumaça. Foto: Igorh84 / CC BY-SA 4.0

A cachoeira é formada por diversas quedas entre as pedras e possui uma vista incrível para o mar e a cidade de Cubatão em seu topo. 

O acesso é feito por uma trilha de aproximadamente 6 km (ida e volta) e duração de 2h. O caminho é considerado fácil e também divertido, já que passa por outras cachoeiras e diferentes paisagens. 

Cachoeira dos Ventos 

A Cachoeira dos Ventos, ou “Cachoeira Escondida”, se forma na Serra do Mar e é rodeada por diversas árvores e flores, formando uma paisagem super charmosa. 

Com uma pequena piscina natural, a cachoeira é acessada por uma trilha de nível médio, com distância de 9 km e duração total de 5h30. 

Durante o caminho é possível ver animais silvestres, outras cachoeiras e também monumentos históricos do final do século 19. 

Mais | Além dessas, indico também conhecer a Cachoeira das Tartarugas, Poço das Moças e Cachoeira das Tartaruguinhas

12. Festival de Inverno 

Reunindo anualmente mais de 10 mil pessoas na cidade, o Festival de Inverno – FIP é o principal evento turístico de Paranapiacaba. 

No final do mês de julho, a cidade conta com uma programação com feirinhas de artesanato e antiguidades, apresentações artísticas, exposições, oficinas, feira gastronômica e mais. 

Caso sua viagem coincida com o evento, não deixe de aproveitar as atrações! Veja a programação no site do FIP.

Dicas extras de Paranapiacaba

Tenho mais algumas dicas para você aproveitar ao máximo sua viagem à Paranapiacaba!

Onde ficar em Paranapiacaba 

A rede hoteleira de Paranapiacaba é bem escassa, então muita gente opta por fazer um bate e volta de São Paulo, ou se hospedar em cidades vizinhas que possuam mais opções de hospedagem. 


Porém, é possível encontrar algumas pousadas para ficar. Recomendo a Hospedaria Os Memorialistas, bem localizada no centrinho, com bons quartos para famílias, além de restaurante, bar e um lindo jardim ao ar livre.

Onde comer em Paranapiacaba: melhores restaurantes 

A gastronomia de Paranapiacaba segue o estilo do turismo na cidade: com restaurantes charmosos, aconchegantes e sem muito luxo. 

A maior parte dos lugares para comer em Paranapiacaba possuem um clima rústico, com cardápios de pratos regionais. 

Para te ajudar a saber quais são os restaurantes com as melhores avaliações, montei uma seleção: 

Estação Cavern Club Restaurante & Wine Bar – $$ | Localizado em uma das principais avenidas do centro, este restaurante possui uma proposta mais sofisticada, mas o ambiente continua sendo aconchegante e rústico. É uma boa opção para almoçar! 

Railway Beer – $ | Na parte alta de Paranapiacaba, é a melhor hamburgueria da cidade. Com bons lanches e cervejas artesanais, possui decoração temática da antiga ferrovia. 

Vila Inglesa – $ | uma opção para economizar e, mesmo assim, ser bem atendido e poder curtir uma refeição deliciosa. Pertinho das atrações históricas, possui um cardápio de comida caseira e seu ambiente é simples, mas com clima familiar. 

Estação do Sabor – $ | servindo de café da manhã a jantar, oferece um buffet de comidinha caseira à vontade, em um ambiente aconchegante. Entre os restaurantes mais baratos da cidade, este é um dos mais bem avaliados. 

Infinito Olhar Cafeteria – $ | também no coração do centro, ao lado da Casa Fox, essa cafeteria possui diversas opções de doces, salgados, bebidas e cervejas artesanais! E tudo servido em um casarão histórico, com decoração charmosa. 

Quando ir para Paranapiacaba 

Apesar de ficar mais movimentada durante o mês de julho, por conta do Festival de Inverno, Paranapiacaba é um destino que é bastante procurado aos finais de semana e feriados

Durante a semana, a cidade fica bem tranquila, mas rola a desvantagem de não contar com tantas atrações, como artistas que se apresentam em certos pontos do centro. 

Além do evento que ocorre em julho, há também o Festival do Cambuci, que acontece durante o mês de abril. Na programação estão atrações como oficinas artísticas, shows, feira gastronômica e também passeios pelos monumentos históricos da cidade. 

Quanto tempo ficar em Paranapiacaba 

Como já disse, Paranapiacaba é um destino que combina com um final de semana ou feriado. Então, em uma viagem de dois a três dias é possível conhecer as principais atrações. 

Mas, caso você também queira aproveitar as trilhas, cachoeiras e outros passeios pela natureza da região, recomendo reservar até 5 dias para uma viagem bem relax e sem pressa. 

Como chegar e circular em Paranapiacaba 

A proximidade com a cidade de São Paulo faz com que o deslocamento de carro seja bem tranquilo, de cerca de 1h30. 

Mas muita gente opta por ir de trem, já que o Trem Expresso Paranapiacaba acaba sendo um passeio por si só. Ele funciona somente aos finais de semana, partindo de São Paulo (da Estação da Luz ou da Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André) e levando 1h30 até Paranapiacaba.

Já em Paranapiacaba, importante saber que ela é dividida em parte alta, chamada também de Vila Portuguesa, e a parte baixa, conhecida como Vila Inglesa

A maior parte das atrações do centrinho é possível conhecer caminhando. Mas, para circular entre as vilas da melhor forma, recomendo estar de carro. Como a cidade está em região de serra, fazer os caminhos a pé fica mais complicado, já que são muitas ladeiras! 

Precisando alugar um carro? Uso e indico a Rentcars, que funciona como um comparador de preços entre as melhores locadoras, e toda a contratação é feita de forma online. São vários modelos de carros disponíveis para você escolher. 

Mapa de Paranapiacaba 

Este mapa possui todos os pontos turísticos de Paranapiacaba que citei neste post. Confira: 

Gostou da nossa lista do que fazer em Paranapiacaba? 

Além dos principais pontos turísticos para conhecer, nosso guia te mostrou tudo o que você precisa saber para curtir muito sua viagem para Paranapiacaba. 

Rodeada por toda aquela natureza e biodiversidade, nem tem como essa viagem não ser especial. Depois de viajar, nos conte como foi a experiência! 

Foto de destaque: Trem a vapor passando na Estação Ferroviária de Paranapiacaba. Foto: Ana Paula Hirama / Flickr.

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

2 comentários em “O que fazer em Paranapiacaba: 12 atrações + dicas (2024)”

  1. Muito boa, essas informações um jeito descontraido, especificações, dicas, muito bom mesmo, em breve estarei indo para este lugar lindo, e com otimas dicas de vs!😍

    Responder