O que fazer em Puerto Varas: principais atrações e dicas de viagem | Em Algum Lugar do Mundo

O QUE FAZER EM PUERTO VARAS, CHILE

Vulcões, cachoeiras, lagos e muita natureza: as principais atrações dessa pequena cidade chilena

  • Adriana
  • -
  • 10 de setembro de 2019
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Está pensando em explorar as belezas do Chile? Então vem com a gente ver tudo o que fazer em Puerto Varas, uma pequena e charmosa cidade na região conhecida como Los Lagos, ao norte da Patagônia e a 960 km ao sul de Santiago.

Essa antiga colônia alemã encanta tanto pelo seu estilo quanto pela natureza ao redor, onde o icônico vulcão Osorno é apenas uma das atrações de Puerto Varas. Apesar de pequena, essa cidade é bastante turística, cheia de atrativos naturais como lago azuis, picos nevados e cachoeiras. Aproveite para conferir o que fazer em Puerto Varas e começar a montar seu roteiro agora mesmo!

O que fazer em Puerto Varas - Dri olhando o vulcão
A incrível natureza na Patagônia chilena

Saiba mais sobre Puerto Varas

Puerto Varas tem 110 anos de história e está localizada às margens do Lago Llanquihue, o segundo maior lago do Chile e o terceiro maior lago natural da América do Sul.

Por estar sempre florida e pela quantidade de roseiras que embelezam suas calçadas, Puerto Varas é conhecida pelos chilenos como “la ciudad de las rosas”.

Se você adora atividades ao ar livre, não vai faltar o que fazer em Puerto Varas: trilhas, cachoeiras, lagos azuis, picos nevados e vulcões são apenas algumas das opções de passeios por aqui.

Mas nem só de aventura vive esse lugar. A charmosa cidadezinha conta com museus, edifícios históricos e um cassino que você pode curtir em um dia bem relax, aproveitando o melhor que o turismo em Puerto Varas tem a oferecer.

Confira nossas dicas de Puerto Varas e planeje sua viagem!

Onde ficar em Puerto Varas

Há quem fique em dúvida entre se hospedar em Puerto Varas ou Puerto Montt, cidadezinha a 20 km ao sul onde está o aeroporto da região.

Puerto Varas é menor, mas é onde se concentram as atividades turísticas. Por isso, é mais vantajoso se hospedar por aqui. Além disso, Puerto Varas conta com melhor infraestrutura e mais opções de hospedagem tradicionais.

Dicas de hotéis em Puerto Varas

Nós temos duas recomendações de onde ficar em Puerto Varas:

Mapatagonia Hostel;| Perfeito para quem quer gastar pouco sem perder conforto. Localizado em um casarão bem conservado, bem próximo às principais atrações da cidade. Cozinha é ampla e bem equipada, quartos confortáveis e limpos, com banheiros individuais. Há ainda lareiras em todos os quartos.

Hotel Cabaña del Lago;| Às margens do Lago Llanquihue – e com uma linda vista panorâmica – esse hotel é o campeão em custo-benefício em Puerto Varas. Com restaurante, piscina aquecida, academia, sauna e spa. Com acomodações de vários tamanhos, incluindo quarto tipo apartamento com uma pequena cozinha. O café-da-manhã é servido em um farto buffet, e o restaurante serve pratos locais e internacionais no almoço e na janta.

Dica de hotel em Puerto Montt

Puerto Montt é a capital da região de Los Lagos e da província de Llanquihue, sendo considerada a porta de entrada para o sul do Chile. Caso você opte por se hospedar aqui, segue a recomendação:

Holiday Inn Express | Uma cadeia internacional de hotéis que não deixa a desejar. Criada para atender a demanda dos empresários que viajam à capital da região à negócio, o Holiday Inn acabou se tornando o queridinho dos turistas pelo custo-benefício e serviço impecável. Ótima localização na Avenida Costaneira, em cima de um shopping center. Os quartos têm vista para o mar.

Dica de hotel em Llanquihue

Se você quiser um refúgio mais tranquilo durante sua viagem para Puerto Varas, busque também por Llanquihue. Essa pacata vila à beira do lago de mesmo nome fica a apenas 10 km ao norte de Puerto Varas e tem opções de pousadas aconchegantes.

Hotel Boutique Casa Werner | Com mais de 100 anos de idade, esse casarão passou por uma reforma e se tornou um dos melhores hotéis de Llanquihue. Sua decoração é primorosa e os quartos são aconchegantes. Com localização central e vista para o lago, seu quintal conta com um jardim florido e um ofurô. O café-da-manhã é completíssimo.

Primeira vez no país? Confira nosso Guia Prático do Chile: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem

O que fazer em Puerto Varas

Em um primeiro momento, podemos ter a sensação de que não há tanto o que fazer em Puerto Varas. Mas não se engane, pois esse destino está cheio de cenários incríveis – que fazem qualquer um perder a hora contemplando a natureza.

Mostramos aqui os principais passeios em Puerto Varas para você incluir no seu roteiro:

  1. Região central de Puerto Varas
  2. Lago Llanquihue
  3. Vulcão Osorno
  4. Saltos de Petrohué
  5. Frutillar
  6. Peulla
  7. Puerto Montt

Região central de Puerto Varas

Para começar, faça um passeio pela orla de Puerto Varas, caminhando pelo calçadão da Avenida Costanera, que é extenso e tranquilo. Do píer, localizado próximo à Plaza de Armas, dá para ver o lago e os vulcões Osorno e Calbuco.

Já no Centro, as principais ruas são a San Francisco, Del Salvador e Walker Martínez. É nelas e nas transversais que estão os mercados, cafés, restaurantes e lojas.

O Circuito Patrimonial da cidade reúne construções centenárias de arquitetura colonial alemã, um registro da fundação da cidade. A suntuosa Casa Kuschel é a mais bem preservada e merece uma visita. Ela funciona hoje como uma loja de artigos da região e como escritório de promoção do Parque Pumalín, mais ao sul em Los Lagos.

No entanto, a construção mais conhecida é a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, erguida entre 1915 e 1918. Suas torres vermelhas podem ser avistadas ao longe, de vários pontos da cidade.

O que fazer em Puerto Varas - Centro de Puerto Varas
O charmoso centro da cidade de Puerto varas

Além desses pontos, você pode visitar o Museu Pablo Fierro, que conta a história do sul do Chile; o Cerro Monte Calvario e o Cerro Philippi, onde você pode subir para ter vistas panorâmicas da cidade; e o Mirador la Puntilla, com uma estátua em ferro da princesa Licarayén, representando a lenda mapuche de criação dos vulcões Osorno e Calbuco.

Lago Llanquihue

O lago LLanquihue é o maior da região de Los Lagos. Com um tom azul intenso, ele por si só já é uma lindeza.

Mas a natureza ainda inventou de adornar o seu entorno com 6 vulcões: Puyehue, Casablanca, Pontiagudo, Osorno, Calbuco e Yates, à parte do gigante Cerro Tronador, na fronteira do Chile com a Argentina.

Contemplar os vulcões ao redor do lago Llanquihue é uma atividade que se pode fazer em qualquer época do ano – desde que não haja mau tempo. Durante o verão, as chances de pegar dias de céu limpo são maiores.

O que fazer em Puerto Varas - Lago aos pés do vulcão osorno
O gigante Lago Llanquihue

É possível explorar o local de carro (caso queira alugar um) ou fechando um passeio de um dia ao Lago Llanquihue, que costuma incluir também uma visita a Frutillar.

Vulcão Osorno

Não dá para planejar o que fazer em Puerto Varas sem pensar no vulcão Osorno. Esse é um dos vulcões mais ativos do sul do Chile, com 11 erupções históricas registradas entre 1575 e 1869. Ele é conhecido tanto como um símbolo da paisagem local como por sua semelhança com o Monte Fuji, o mais famoso do Japão.

As encostas mais elevadas do vulcão Osorno são quase totalmente cobertas de geleiras, apesar da sua modesta altitude e latitude. As condições são perfeitas para a prática de esqui durante o inverno.

Já no verão, há diferentes passeios que vão até o Centro de Apoio, que fica a 1240 metros de altitude e conta com um amplo espaço de estacionamento, lanchonete e cafeteria. Essa infraestrutura funciona o ano todo.

O que fazer em Puerto Varas - Nós aos pés do vulcão
É incrível ficar aos pés do vulcão Osorno

É nesse patamar que fica a estação base do teleférico. Daqui pode-se subir mais dois estágios. O primeiro vai até a Estação Primavera, a 1450 metros. Nessa região dá para ver uma cratera secundária do vulcão, a cratera Roja e tem-se uma vista maravilhosa do lago Llinquehue e do vulcão Calbuco. O segundo estágio vai até a Estação Glaciar, a 1700 metros de altitude.

Para conhecer o vulcão Osorno, você poderá ir de carro ou fechar um passeio com agência.

O que fazer em Puerto Varas - Teleféricos da estação de ski
Nossa visita foi fora da temporada de neve

Saltos de Petrohué

Os Saltos del Petrohué são quedas d’água do rio Petrohué, que tem um comprimento aproximado de 36 km e nasce no lago de Todos os Santos. Estão localizados no Parque Nacional Vicente Pérez Rosales e são um dos principais passeios em Puerto Varas.

A mistura de tons azuis turquesa e esverdeados da água impressiona mesmo. E pra completar o cenário, ainda tem o imponente vulcão Osorno dominando a paisagem de fundo.

Ao longo de seu curso, o rio atravessa um vale esculpido por geleiras, muitas vezes imprensado entre altas falésias. As belas quedas d’água podem ser observadas através de pontos, passarelas de madeira e mirantes acessados através de várias trilhas bem sinalizadas e de fácil acesso.

O que fazer em Puerto Varas - Salto Petrohué
O Salto de Petrohue parece um quadro

É possível chegar até o local de ônibus ou carro, mas a forma mais fácil e tradicional é contratando um tour com uma agência, que normalmente combinam esse passeio com uma visita a Peulla.

Curiosidade | Petrohué significa na língua mapuche “lugar de Petros”, que é um tipo de mosquito muito presente na região, principalmente no verão.

Frutillar

Frutillar é uma cidade da Região dos Lagos fundada em 1856 por imigrantes alemães, que conta hoje com menos de 20.000 habitantes.

O lugar é pacato, cheio de casas de estilo alemão ao redor da baía que forma o lago Llanquihue. Uma boa pedida para um passeio de um dia saindo de Puerto Varas.

Ao conhecer Frutillar, reserve um tempo para circular por Frutillar Bajo, a área da cidade que fica na frente do lago. Caminhe pelo calçadão com calma, observando suas paisagens e seus monumentos – como o Odeón Nestlé, a Igreja Católica e o Teatro del Lago, que tem uma programação interessante, principalmente no verão.

O que fazer em Puerto Varas - Frutilla
Frutillar é uma cidade próxima com vista pro Vulcão, ruim não está, né?

Se tiver tempo, conheça o lindo Museu Colonial Alemão e a Casa de Té, com sua plantação de lavanda.

Para chegar a Frutillar você poderá ir de carro ou fechar um tour com agência, aproveitando também para passear pelo Lago Llanquihue.

Peulla

Peulla é um vilarejo próximo da divisa do Chile com a Argentina, bastante visitado por turistas. O local, apesar de não ter tantos atrativos, chama atenção pelos cenários bucólicos e tranquilos, onde a natureza é soberana.

Normalmente os passeios para Peulla são combinado com uma visita aos Saltos de Petrohué, seguindo por uma navegação de quase duas horas pelo lago Todos Los Santos.

A navegação ao longo do lago é muita bonita, com morros bem preservados e visão para os vulcões Osorno, Pontiagudo e Tronador. Em Peulla, costuma-se fazer uma parada para almoço, podendo seguir para outra atividade oferecida no passeio.

Puerto Montt

Puerto Montt é uma cidade portuária de colonização alemã, que vive da pesca do salmão, do turismo e do comércio movimentado por sua simpática e acolhedora população de 230 mil habitantes. Apesar de menos turística que Puerto Varas, Puerto Montt é uma cidade muito agradável.

Banhada pelo oceano Pacífico, Puerto Montt chama a atenção pelo colorido do casario antigo de madeira. Atravessada pela Rodovia Pan-americana (que vai do Alaska à Patagônia), a cidade mistura antiguidade com a modernidade dos shoppings e recebe visitantes o ano inteiro.

O que fazer em Puerto Varas - Vista de longe do vulcão
Puerto Montt, mais uma das cidades vizinhas

O que e onde comer em Puerto Varas

Os imigrantes alemães e austríacos que se instalaram no sul do Chile durante o século XIX trouxeram de seus países de origem muitas tradições que hoje são apreciadas pelos turistas.

Além da beleza arquitetônica, a cultura germânica está enraizada na gastronomia local, que pode ser divida entre comidas de origem chilena e de origem alemã. Se quiser provar a típica comida alemã, visite o Cafe Haussmann, na rua San Francisco.

Um dos grandes destaques gastronômicos de Puerto Varas é o salmão pescado ali da região. O peixe é preparado de diferentes maneiras: ao molho branco, ao molho agridoce, com batata, com aspargo, com alcaparra, assado, cozido, na brasa ou até marinado.

Outra especialidade da região é o caranguejo centolla, uma espécie gigante que habita as profundezas das águas geladas do Oceano Pacífico. Para provar o salmão e o centolla, visite o restaurante Casavaldés.

Como chegar e circular em Puerto Varas

Como chegar em Puerto Varas:

De Santiago para Puerto Varas

Avião | O aeroporto mais próximo fica em Puerto Montt, a 20 km ao sul de Puerto Varas. Há diversos voos diretos partindo de Santiago pela LATAM, Sky Airline e JETSMART. A viagem dura menos de duas horas. Chegando em Puerto Montt, você pode pegar um táxi ou ônibus para Puerto Varas – o ônibus sai muito mais barato, mas é preciso fazer uma baldeação.

Carro | Puerto Varas fica na Ruta Principal 5, que vai de Santiago até Puerto Montt e depois até Quellon, mais ao sul. A distância entre Santiago e Puerto Varas é de pouco mais de 1.000 km, o que dura em média 10 horas de viagem.

Ônibus | Puerto Varas recebe ônibus de outras cidades chilenas – e há cerca dezenas de ônibus partindo de Santiago diariamente pelas empresas Buses Fierro, Pullman Bus, Lago Sur, ETM e Bus Norte. A viagem dura mais de 11 horas, por isso aconselhamos pegar um ônibus noturno.

Como ir de Bariloche a Puerto Varas

É possível combinar Bariloche e Puerto Varas na mesma viagem. Uma das formas mais comuns de visitar os dois destinos é fazendo o chamado Cruce Andino, uma rota super tradicional de barco, que inclui paradas pelo caminho e conta com paisagens de tirar o fôlego.

Se você pretende viajar de carro, saiba que são apenas 300 km que separam Bariloche de Puerto Varas – e a estrada entre os dois países está em boas condições. O trajeto inclui pedágio e cruzamento de fronteira entre os dois países, então tenha todos os documentos em mãos.

Para quem prefere viajar de ônibus, é possível embarcar em Bariloche pela cia Andesmar. A viagem dura cerca de cinco horas.

Como circular em Puerto Varas:

A cidade é facilmente acessível a pé, mas há transporte público disponível. As vans chegam a todos os cantos de Puerto Varas por preços acessíveis. Já os táxis não são tão comuns em Puerto Varas, mas você pode pedir à recepção do hotel que chame um caso você precise.

Pra quem viaja em casal ou grupo, pode ser uma ótima pedida alugar um carro em Puerto Varas para explorar melhor a região. Dê uma olhada no Rentcars, um site que compara preços de aluguel e sempre nos mostra os melhores valores.

E se estiver de carro, vale o cuidado ao dirigir pelas montanhas ao redor de Puerto Varas. Apesar das principais rodovias e ruas da cidade estarem em boas condições, pode haver neve ou gelo na pista nos meses mais frios.

O que fazer em Puerto Varas - carro estacionado
Dirigimos por Puerto Montt, Puerto Varas e Frutillar sem problemas

Quantos dias ficar em Puerto Varas

Para quem quer aproveitar bem a região de Los Lagos chilena e quer conhecer as montanhas e vulcões ao redor, indicamos uma permanência de no mínimo 4 dias.

Nesse período você vai ter tempo para fazer os principais passeios em Puerto Varas e nas cidadezinhas ao redor. Caso queira explorar ainda mais o Parque Nacional ou descansar, separe mais alguns dias.

Quando ir para Puerto Varas

O clima na região é temperado e a temperatura em Puerto Varas varia de 7 °C no inverno à 14 °C no verão. Portanto, espere sempre um friozinho e não se esqueça de levar casacos quentes. Para quem deseja ver Puerto Varas com neve, o ideal é ir entre os meses de junho e setembro.

No verão, nós brasileiros temos mais condições de aproveitar e curtir alguns dias de sol em Puerto Varas, mas vai faltar aquele charme do inverno. Uma das desvantagens do verão é uma espécie de mosca gigante chamada de tábano, que costuma infestar a região e incomodar os turistas.

Mais dicas de Puerto Varas

Lembre-se do seguro viagem

Antes mesmo de começar a planejar o que fazer em Puerto Varas, considere fechar um bom seguro viagem. Não dá para contar com a sorte durante a viagem, né? Para isso, recomendamos fazer uma boa pesquisa antes de fechar o seu seguro. Tente pela Segurospromo, que compara preços, e te ajuda a escolher o melhor.

É só usar o código EMALGUMLUGAR5 para garantir 5% de desconto!

Seguros Promo

Chip de viagem para o Chile

Uma das melhores coisas que a gente fez foi garantir nosso chip de viagem antes mesmo de chegar no Chile. Facilitou e muito nossa vida para pedir Uber, confirmar reservas, encontrar restaurantes e checar o GPS nas estradas, já que viajamos de carro.

Nós compramos nossos chips pelo site Viaje Conectado ainda no Brasil – e foi tudo bem simples.

Dinheiro

A moeda oficial do Chile é o Peso Chileno (CLP) e, no período que fomos, estava valendo mais a pena levar real do que dólar. Mas vale sempre conferir a cotação para decidir qual moeda levar.

Dificilmente compensa comprar peso chileno ainda no Brasil, pois a cotação é sempre desfavorável. Encontramos algumas casas de câmbio na região central, sem grandes variações de preços entre elas.

Há vários caixas eletrônicos em Puerto Varas caso você precise sacar dinheiro, mas é cobrado uma taxa fixa por saque (quando fomos era de $ 3.000 pesos). E se quiser usar o cartão de crédito, lembre-se de desbloqueá-lo para uso internacional – faça isso no seu banco antes de viajar.

Dica | use o site Cotação para encontrar as melhores taxas de câmbio e aproveite para adquirir um cartão Visa Travel Money. Você pode ir abastecendo aos poucos antes da viagem e não passa aperto na hora de encontrar uma casa de câmbio.

Mais uma dica | poucos sabem que se você pagar sua hospedagem em dólares americanos ou no cartão de crédito, você não precisa pagar o imposto de 19% atrelado à hospedagem, o chamado IVA. Por isso, vale levar pelo menos o valor para a hospedagem em dólares ou então levar seu cartão de crédito apenas para esse fim.

E aí, curtiu nossas dicas sobre o que fazer em Puerto Varas?

Espero que você aproveite muito esse destino especial do Chile! E se tiver mais alguma dica de Puerto Varas, é só deixar nos comentários!

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Chile: explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Porque um dia de semana qualquer em Arraial do Cabo com o pessoal da @lagostrilhas sempre rende foto boa!#emalgumlugardomundo #arraialdocabo #destinosimperdiveis #topdestinos #turismobrasil

Essa foto tá pra sair do forno tem tempo, mas a correria do dia a dia tem nós mantido meio distantes daqui.
Daí hoje fizemos uma pausa pra refletir sobre a rotina que “rouba” nosso tempo.
É muito bom estarmos tão envolvidos com o blog e com os projetos que tocamos. E sim, viver do nosso blog de viagem dá muito mais trabalho do que muitos imaginam! Mas é muito bom e só temos a agradecer.Afinal, graças a ele conhecemos tantos lugares maravilhosos. Alguns do outro lado do mundo, outros pertinho do nosso – até então – lar oficial.Um dos últimos destinos que conhecemos foi a Cachoeira do Saco Bravo, em Paraty. Pra chegar nela, encaramos uma trilha de 9km saindo de Ponta Negra, uma vila Caiçara próxima a Trindade e Praia do Sono. Bem cansativa, mas não poderia ter melhor recompensa do que esse visual: uma piscina natural, formada por uma cachoeira na beira do mar!
Por mais viagens assim. E por mais momentos de reflexão e felicidade por nossas escolhas de destinos e de vida!
.
.
.
.
.
#emalgumlugardomundo #paraty #costaverde #destinosimperdiveis #destinosbrasileiros #mtur #qualviagem #embarquenaviagem #errejota #turismobrasil #proximaviagem #achadosdasemana #gostariadeiroficial

😃 Uma praia dessas é mais felicidade que um parque de diversões sem fila!!! É não é que é essa a sensação mesmo? Parando aqui pra pensar e agradecer pelo quanto a gente é sortudo na vida por ter momentos maravilhosos em lugares paradisíacos assim – e vazios na baixa temporada 🙏❤️ A belezura de Trindade nos diazinhos de sossego que passamos na @pousada_cabeca_do_indio e fomos diversas vezes à Praia do Cachadaço. 🏝
Conta pra gente: qual seu destino preferido pra curtir um momento relax?#emalgumlugardomundo #trindade #paraty #mtur #destinosbrasileiros #missaovt #revistaqualviagem #embarquenaviagem #praiasbrasileiras #achadosdasemana #errejota #proximaviagem #viajarfazbem

Ainda sobre Trindade: essa é a piscina natural do Cachadaço (ou Caixa D’Aço). Pude muitas vezes contemplar esse lugar lá de baixo, mas a vista de cima dela é incrível!
O legal daqui é que, mesmo com o mar  bem agitado, as pedras dão a proteção ideal para um mergulho bem tranquilo!#emalgumlugardomundo #paraty #trindade #destinosbrasileiros #mtur #qualviagem #destinosimperdiveis

Tem horas que tudo que a gente quer é brincar. Como é bom voltar a ser criança, mesmo que seja por alguns poucos minutos!#emalgumlugardomundo #paraty #trindade #embarquenaviagem #destinosbrasileiros #mtur #viagemeturismo

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!