Se tem uma coisa que a gente não tinha noção antes de chegar em Bali era de como a ilha é grande e cheia de possibilidades. Apesar de ser conhecida pelas belas praias ao sul e pelos campos de arroz, Bali guarda muitos outros encantos. E na hora de planejar uma viagem à ilha, uma das primeiras dúvidas é sempre essa: onde ficar em Bali?

É importante escolher onde ficar em Bali de acordo com o que você espera da sua viagem: agito, sossego, festa, cultura, praia, ou tudo junto! Para ajudar a definir seu roteiro, confira nossa lista com as atrações imperdíveis da Ilha de Bali. Já aviso que dá pra ficar um mês inteirinho por lá e não conhecer tudo!

Vamos ao que importa: nesse post aqui vamos te ajudar a escolher onde se hospedar em Bali, mostrando as principais características de cada lugar e dando dicas de hotéis e acomodações: tudo pra sua viagem ser perfeita! 

onde ficar em Bali
Definir onde ficar em Bali é imprescindível para uma boa experiência na ilha

Onde ficar em Bali: primeira dica

É bom sempre ter em mente que as atrações de Bali não são pertinho uma da outra, as distâncias são grandes. Só para vocês terem ideia do tamanho de Bali, pode-se levar mais de 3 horas para percorrer a ilha de norte a sul. 

Isso sem falar do trânsito, que costuma ser bem intenso. Ok, às vezes é caótico mesmo. É carro e moto para todo lado, o que dificulta bastante o deslocamento de uma ponta para outra.

Por esse motivo, se você tiver tempo recomendamos fazer que nem a gente: escolha mais de uma região para se hospedar em Bali. Assim você aproveita melhor e não perde um tempão do seu dia no engarrafamento. 

Onde ficar em Bali: principais regiões

Ubud

Localizada entre montanhas, na região central da ilha, Ubud é o coração de Bali. Considerada a capital cultural da ilha, Ubud é a queridinha de turistas, expatriados e nômades digitais: ninguém resiste aos campos de arroz mais belos do Sudeste Asiático. 

Mas Ubud tem muito mais do que esses campos verdes: são cachoeiras, trekkings, templos hindus centenários, galerias de arte, artesanatos incríveis… Além de muito café, comida natural, massagem e wi-fi.

Ubud por si só já vale a viagem para Bali, sério. Gostamos tanto de lá que escrevemos um guia completo de Ubud, pode conferir e se apaixonar.

Ainda que Ubud não seja sua única escolha de onde ficar em Bali, vai na minha recomendação e reserve ao menos alguns dias para relaxar por aqui, aprendendo e se deliciando com a tão rica cultura balinesa e com a ótima infra estrutura turística.

Nossas dicas de hospedagem em Ubud são a Tini Villa, a ThreeWin Homestay e o Jero di Bisma Hostel.

Ubud
Tini Villa. Foto: divulgação

Para uma experiência diferentona, fique no aconchegante Room in The Rice Fields, um dos mais incríveis Airbnb que já ficamos: uma casa no meio dos campos de arroz, com banheiro a céu aberto, piscina e muito estilo. Recomendo para quem vai alugar uma scooter, pois o acesso é um pouco complicado (não chega carros).

E se você não é cadastrado no Airbnb, cadastre-se aqui e ganhe U$25 de desconto na sua primeira reserva!

Ubud
Foto: Divulgação

Kuta

A central e suuuper agitada Kuta é a região que mais recebe viajantes, sendo a principal escolha dos turistas para onde ficar em Bali. Lá vai o alerta: isso não quer dizer que essa seja a melhor área para se hospedar.

A principal vantagem de ficar em Kuta é estar no centro da ilha, com fácil acesso a outros cantos e infra estrutura turística bem ampla. No entanto, tenha em mente que por aqui se passa longe do clima tranquilo que você já pode ter visto em algumas fotos de Bali.

Não espere também encontrar uma praia paradisíaca: a praia de Kuta é muito movimentada e sem graça, ainda mais considerando a degradação ambiental e o turismo irresponsável que rolam forte ali. 

Como ainda assim tem gente que escolhe se hospedar ali, seguem duas boas recomendações de hotel em Kuta: Citadines Kuta Beach Bali e o Ramayana Resort and Spa.

onde ficar em bali - ramayana
Ramayana. Foto: divulgação

Legian e Seminyak

Próximas à Kuta, mas um pouco menos caóticas, estas duas áreas podem ser boas opções para fugir do tumulto e ainda estar bem localizado. Em Legian, os hotéis baratos à beira-mar oferecem espaços tranquilos para relaxar, enquanto as ruas principais ficam cheias de jovens viajantes e festeiros.

Já a descolada Seminyak é cheia de resorts, bares e lojas da moda. Super cool. Se esta é sua praia, não pense duas vezes. De qualquer maneira vale conhecer e aproveitar um pouco deste lado transado de Bali tomando uns bons drinques de frente para um pôr-do-sol inesquecível em algum Beach Club por ali.

Nossas dicas de hospedagem são o incrível Uma Sapna e o Equilibria Seminyak.

onde ficar em bali- umah sapna
Umah Sapna. Foto: divulgação
onde ficar em bali - equilibria
Equilibria. Foto: divulgação

Canggu

Famosa por suas areias pretas, Canggu é uma vila para curtir o dia de praia e se iniciar no mundo do surfe, já que é um dos poucos fundos de areia da ilha. Barzinhos descolados, comida boa e uma clima relax, por aqui o clima turistão é bem mais ameno que em Kuta ou Seminyak por exemplo.

Querendo se estender, recomendamos o Ecoesfera Hotel e o Umah CinCin.

onde ficar em bali - ecosfera
Ecosfera. Foto: divulgação
onde ficar em bali - umah cincin
Umah Cin CinFoto: divulgação

Uluwatu e Padang Padang

Apesar de ser mundialmente conhecida pelo surfe de primeira linha em fundo de coral, Uluwatu é uma das regiões mais tranquilas de Bali. Nada de transito, apenas praias, caminhos verdes e alguns poucos turistas circulando pra lá e pra cá em suas scooters e pranchas no rack.

As principais praias por aqui são Uluwatu Blue Point, um lugar incrível para curtir o pôr do sol acompanhado dos amigos, vendo as os surfistas ao fundo; e Padang Padang, a praia ao lado, que é também tranquila, com uma pequena faixa de areia. Mas existem várias outras praias ainda mais tranquilas para explorar e se perder por aqui.

Por ser o extremo sul da península de Bukit, pode ser um pouco complicado se deslocar para atrações em outros cantos, até porque a infraestrutura turística é menor por aqui, mas o clima relax e os preços em conta compensam ficar alguns dias. Recomendamos o Bombora Surfcamp e o PinkCoco Bali.

onde ficar em bali - pinkcoco
Pink Coco. Foto: divulgação
onde ficar em bali - bombora
Bombora Surfcamp. Foto: divulgação

Nusa Dua

Ao norte de Uluwatu fica Nusa Dua, uma praia quase que particular com águas bem clarinhas e tranquilas, repleta de enormes resorts que praticamente fecharam o acesso à areia. A praia, apesar da calmaria, é também famosa pelo surfe, já que após a bancada de coral quebram direitas perfeitas, acessíveis com muita remada ou de barco.

Jimbaran

A baía de Jinbaran é um dos locais mais bonitos para ver o pôr-do-sol em Bali. Mas assim como Nusa Dua, a maioria dos hotéis aqui são resorts 5 estrelas, com ótimas opções de restaurantes de frutos do mar de alto padrão. É bom ter em mente que a região é um pouco mais isolada, não contando com muitos atrativos para o turista e bem deslocada da cultura balinesa. Na minha opinião, Jimbaran não devia entrar na sua lista de preferências de onde ficar em Bali – mas tem quem curta.

Nusa Lembongan e Nusa Penida

Embora não fiquem na ilha principal de Bali, essas duas ilhas são destinos que valem a pena conhecer para desacelerar e curtir ainda mais a natureza. Separadas por 30 minutos de travessia de barca de Bali, Nusa Lembongan e Nusa Penida são ilhas menores e super remotas.

Nusa Lembongan conta com boa estrutura turística para quem quer curtir uns dias de pés descalços, longe do transito e do agito. Já Nusa Penida tem um dos visuais mais paradisíacos que vimos por lá, e ainda é pouco explorada pelo turismo.

Se você quer saber tudo sobre essas ilhas, além de conferir dicas de onde se hospedar por lá, confira nossos posts de Nusa Lembongan e Nusa Penida

Quer mais dicas de viagem? Curta nossa página no Facebook!

em algum lugar do mundo no facebook

Como se locomover em Bali

Tão importante quanto decidir onde ficar em Bali, é saber como se locomover pela ilha. Como disse no começo, o engarrafamento toma conta de Bali – e você não quer perder sua viagem no trânsito, né?

Nós já mencionamos várias vezes aqui no blog que adoramos scooters. Para nós é a melhor maneira de se deslocar não só na Indonésia, mas em todo o Sudeste Asiático, por ser uma opção barata e que te dá muita independência.

Em Bali, em especial, ainda tem a questão das longas distâncias e do transito pesado. Portanto, apesar ser um pouco mais difícil pros inexperientes em duas rodas, acaba sendo uma mão na roda alugar uma motoca.

onde ficar em Bali
Andando de scooter por Bali

Mas se você tem medo ou não está disposto à encarar uma scooter, existem outras alternativas como táxis e motoristas que podem ser contratados. Fique de olho nos taxistas, que gostam de enrolar por lá. Exija o taxímetro. E caso feche com um motorista paricular, negocie bem o valor antes, para não ter dor de cabeça.

Lembre-se da nossa dica: não concentre toda sua estadia num canto só de Bali. Escolha algumas regiões interessantes e se concentre em explorar o seu entorno, facilitando deslocamentos e sobrando mais tempo para aproveitar a energia deste lugar incrível.

Lembre-se do seguro viagem

Para não ter dor de cabeça caso algo aconteça, não se esqueça de contratar um seguro viagem antes de ir pra Indonésia. Recomendamos fazer uma pesquisa pela Segurospromo, que funciona como um bom comparador de preços, e escolher o seguro que melhor se adequa ao seu estilo de viagem. E usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 você ainda ganha 5% de desconto.

Gostou das nossas dicas de onde ficar em Bali?

Depois de todas estas informações e dicas de onde se hospedar em Bali, você está mais que preparado(a) para as maravilhas que estão por vir. Escolha os cantinhos que mais combinam com você e se jogue na Bintang – a deliciosa cerveja balinesa. E depois conta pra gente como foi sua experiência!

Quer mais dicas da Indonésia e do sudeste asiático? Confira:

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.

Booking.com
COMPARTILHAR
Artigo anteriorTUDO SOBRE HALONG BAY NO VIETNÃ: DICAS, PASSEIOS E CRUZEIROS
Próximo artigoTUDO SOBRE AS ILHAS GILI, NA INDONÉSIA
33 anos. Carioca. Vascaíno. Ama mergulhar. Não come frutas, verduras nem legumes, mas tem prazo para virar vegetariano. Administrador, trabalhou no mercado financeiro e em telecom. Usou o sonho da viagem como pretexto para realizar outros sonhos: comprar um drone, produzir vídeos e tornar-se instrutor de mergulho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here