Onde ficar em Berlim: 6 melhores bairros e dicas de hotéis bem localizados | Em Algum Lugar do Mundo

ONDE FICAR EM BERLIM: 6 MELHORES BAIRROS E DICAS DE HOTÉIS

Está planejando viajar para Berlim? Criamos um guia completo com os melhores bairros da capital alemã para ajudar você a escolher onde ficar em Berlim.

  • Caio
  • -
  • 3 de agosto de 2019
  • 11 Comentários

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Se você está planejando uma viagem pela Alemanha e está buscando informações sobre Berlim, chegou no lugar certo. Essa cidade é mesmo imperdível – e escolher um bom lugar para se hospedar pode tornar sua viagem ainda melhor. Se você ainda não sabe onde ficar em Berlim, vamos te ajudar com algumas dicas valiosas.

A variedade de hospedagem em Berlim é imensa, o que pode complicar sua cabeça na hora de planejar essa viagem. Mas calma que nós vamos mostrar agora os melhores lugares para se hospedar em Berlim – para garantir que sua viagem seja um sucesso!

onde ficar em Berlim
Blick über den Kolonnadenhof auf den Berliner Dom; links der Fernsehturm

Hospedagem em Berlim: o que considerar na escolha

1. Facilidade de locomoção

Caminhar por Berlim é uma delícia, e você poderá se surpreender com uma “simples”escultura ou um prédio antigo ao virar a primeira esquina. Por isso, aproveite muito para caminhar e conhecer a região de sua hospedagem em Berlim.

O transporte público em Berlim funciona perfeitamente e te leva a quase todas as regiões da cidade sem nenhum problema. A nossa dica é: fique em algum hotel/hostel próximo a alguma estação, seja de U (que é o underground – metrô), S (que é o surface – trem) ou até mesmo de tram (tradicional bonde elétrico). Isso vai facilitar a sua vida e muito!

Onde Ficar em Berlim
Transporte público em berlim: U, S e Tram

2. Combine o preço com os benefícios

Tente criar um orçamento em que você consiga combinar o valor com os benefícios oferecidos pela acomodação. Por exemplo, a inclusão de café da manhã por um valor adicional pequeno pode ser interessante. Mas se você é daqueles que prefere economizar, é possível encontrar valores mais baixos de hospedagem em Berlim sem essa refeição.

Veja também: o que fazer em Munique em 3 dias

Onde ficar em Berlim: melhores lugares para se hospedar em Berlim

Berlim é um grande parque a céu aberto: a cidade é divertida e possui uma arquitetura impressionante, opções culturais, música e gastronomia de primeira.

Nós já demos todas as dicas sobre o que fazer em Berlim, então veja agora nossas dicas de hotéis em Berlim bem localizados, em regiões com segurança e fácil acesso a pontos turísticos importantes, que com certeza você não quer deixar fora de seu roteiro:

  1. Mitte
  2. Tiergarten
  3. Kreuzberg
  4. Neukölln
  5. Friedrichshain
  6. Charlottenburg

1. Mitte

Esse é um dos bairros mais famosos da cidade e muitos os consideram o melhor lugar para ficar em Berlim. Mitte está localizado no coração da capital, o que facilita o acesso a vários pontos turísticos importantes, restaurantes lojas e bares.

Hospedar-se no centro turístico significa que você conseguirá fazer vários passeios a pé. É em Mitte que está o Portão de Brandeburgo, o mais famoso cartão postal da cidade, a Alexanderplatz, além da Praça dos Museus e a Catedral.

Onde Ficar em Berlim
Alexanderplatz, Portão de Brandemburgo e Catedral de Berlim

Dicas de hotéis em Berlim – Mitte:

Durante nossa viagem, ficamos hospedados em dois lugares. O primeiro deles foi o The Circus Hotel, que super recomendamos. Esse hotel fica literalmente ao lado da estação de metrô Rosenthaler Platz, ou seja, mais conveniente impossível!

Ah, e logo no quarteirão em frente tem também o The Circus Hostel, uma opção mais econômica e tão boa quanto.

onde ficar em Berlim: Circus Hotel
Nossa estadia no The Circus Hotel

Uma outra ótima opção para quem busca onde se hospedar em Berlim é alugar um apartamento pelo Airbnb. Encontramos diversas opções com preços acessíveis, não só em Mitte como em outras áreas. E se você for novo no Airbnb, aproveita e clica nesse link pra pegar 180 reais de desconto!

2. Tiergarten

Não podemos falar de hotéis em Berlim sem também sugerir Tiergarten como localização. Esse é um lindo bairro onde estão instaladas várias esculturas, monumentos e memórias a céu aberto.

A região possui uma grande área verde, incluindo o maior parque da cidade (que leva o mesmo nome). Tiergarten é perfeito se você quer paz em meio à metrópole, ou aprecia um bom café e feiras artesanais. É lá também que está o Reichstag, o Parlamento Alemão.

Onde Ficar em Berlim: Tiergarten
Tiergarten. Foto: ndiggity / CC BY-SA 2.0

Onde ficar em Berlim – Tiergarten

Com uma estação de S-Bahn a menos de 5 minutos, B&B Hotel Berlin – Tiergarten tem quartos bem confortáveis e limpos, além de uma equipe bem simpática. O hotel é silencioso e há opção de café da manhã bem farto (cobrado à parte). Uma das melhores relações custo x benefício que encontramos no bairro.

3. Kreuzberg

Se você está em busca da Berlim mais underground, dos grafites e da arte de rua, Kreuzberg será a sua estadia perfeita na cidade, que faz justamente a divisão entre Mitte e Tiergarten.

Esse é o point dos jovens e dos boêmios, além de receber em peso o público LGBT. As ruas são tomadas por bares, danceterias e boates de perfil alternativo, o que faz com que Kreuzberg tenha uma vida noturna intensa e festiva. Se você não pretende dormir cedo, já sabe onde ficar em Berlim.

Onde Ficar em Berlim: Kreuzberg
Arte de rua em Kreuzberg

Dica de hotel em Berlim – Kreuzberg

O Acama Hotel & Hostel Kreuzberg é uma boa opção de hospedagem em Berlim nessa área. Ele oferece tanto quartos compartilhados como privativos, simples porém limpo e confortável. Há opção de café da manhã e a localização também é muito boa, tendo uma estação de metrô bem próxima.

4. Neukölln

Um pouco menos central, o bairro Neukölln tem muitas opções de bares baratos, boates underground, arte, cafés e excelentes lugares para se comer hambúrgueres.

Neukölln hoje é considerado como um dos verdadeiros redutos hipster da cidade. Ainda não é uma região muito popular para aqueles que vêm apenas visitar Berlim, então aqui você terá uma experiência legítima da vida dos berlinenses mais “cools”.

Onde Ficar em Berlim: Neukölln
Neukölln. Foto: Sascha Kohlmann / CC BY-SA 2.0

Onde ficar em Berlim – Neukölln

Hospedar-se em um hotel de rede já diminui um pouco as chances de surpresas desagradáveis. O Ibis Berlin Neukölln é uma boa escolha nessa região: os quartos são confortáveis e têm isolamento acústico. Apesar de ser mais afastado do centro, há uma estação de metrô a poucos metros. Há também opção de café, cobrado à parte.

Confira: dicas e atrações de Hamburgo

5. Friedrichshain

Outro bairro alternativo que é uma boa opção de onde se hospedar em Berlin: Friedrichshain é o endereço de muitos artistas, estudantes e jovens ligados à música.

Por isso mesmo a região traz uma grande variedade de atrações noturnas, e se tornou uma das escolhas para quem deseja um clima descontraído para a viagem.

É o bairro onde fica a famosa East Side Gallery, a galeria de arte de rua com o que sobrou do muro de Berlim.

Onde Ficar em Berlim: Friedrichshain
Friedrichshain: Oberbaumbrücke e East Side Gallery

Onde ficar em Berlim – Friedrichshain

Uma boa indicação que recebemos foi o PLUS Berlin Hostel und Hotel, que tem uma ótima relação custo x benefício. Bem localizado (perto do metrô), há opção de quarto individual e coletivo. A limpeza é ótima, há opção de café da manhã (cobrado à parte) e o atendimento é show. Tem um jardim gostoso e um super diferencial, com sauna e piscina pra quem quer relaxar depois de um dia de passeio.

6. Charlottenburg

O bairro abriga o castelo homônimo que é considerado um dos pontos turísticos mais surpreendentes da cidade. Além disso, o turista que escolhe Charlottenburg como lugar onde ficar em Berlim também terá fácil acesso à famosa avenida Kurfurstendamm e a igreja Gedächtniskirche.

Onde Ficar em Berlim: Charlottenburg
Charlottenburg: estação Kurfurstendamm e Igreja Gedächtniskirche

Onde se hospedar em Berlim – Charlottenburg

Inclusive foi aqui que também ficamos durante nossa estadia em Berlim: a escolha foi o Henri Hotel, que fica no bairro Charlottenburg (há menos de 10 minutos andando da estação estação Kurfurstendamm). Falta até palavras pra descrever a beleza e o charme desse hotel boutique. Acho que nunca tínhamos nos hospedado em um hotel tão cheio de estilo e personalidade. Simplesmente perfeito!

Onde ficar em Berlim: Henri Hotel
Nossa estadia no Henri Hotel

Passagem aérea: voe de São Paulo direto para Berlim com a Air France

Primeira vez na terra do chucrute e da salsicha? Confira nosso Guia Prático da Alemanha: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem ao país

E lembre-se: seguro viagem é obrigatório para Alemanha

O seguro viagem é obrigatório para entrar em alguns países da Europa, sendo a Alemanha um deles. Devido ao Tratado de Schengen, todos os países signatários exigem que os viajantes comprovem possuir seguro viagens, com cobertura mínima de € 30.000, para garantir despesas por doença ou acidente durante a viagem.

Por isso, recomendamos fazer uma pesquisa pela Segurospromo, que funciona como um bom comparador de preços, e escolher o seguro que melhor se adequa ao seu estilo de viagem. E usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 você ainda ganha 5% de desconto.

Seguros Promo

E agora, já decidiu onde ficar em Berlim?

Espero que esse post tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre como se localizar na capital alemã e que você faça uma ótima escolha de hotel em Berlim. Depois conta pra gente como foi sua estadia!

Nossa viagem para Berlim foi organizada por Visit Berlin.

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Alemanha: explore

11 comentários em “ONDE FICAR EM BERLIM: 6 MELHORES BAIRROS E DICAS DE HOTÉIS”

  1. Ótimo post! É sempre muito importante escolher bem a localização da hospedagem, isso pode fazer toda diferença na viagem. Eu provavelmente escolheria ficar na região de Tiergarten, pelo fato de ter bastante área verde.

    1. Adriana Mendonça disse:

      É verdade Beneth, já tivemos experiências ruins em uma viagem unicamente por conta da hospedagem, por isso hj em dia pesquisamos o máximo possível – e depois damos as dicas por aqui 🙂

  2. Ótimas dicas de alojamento, obrigada!! Espero visitar Berlim no próximo ano e voltarei para ler o texto e escolher o bairro onde ficar!

    1. Adriana Mendonça disse:

      Oi Susana! Tomara que você consiga realizar essa viagem pra Berlim, vc vai adorar essa cidade! E achar boas opções de acomodação por lá não é problema!

  3. aline aguiar disse:

    Ótimas dicas!!! Já fiquei no Circus hostel e voltaria sempre! Albergue maravilhoso em um lugar melhor ainda.

    1. Adriana Mendonça disse:

      Nossa experiência foi maravilhosa lá tb Aline, voltaria lá fácil fácil!

  4. Aline Pires disse:

    Juro que deu vontade de sair em busca de aéreo para conhecer esses lugares lindos.. o que faço agora com essa vontade?

    1. Adriana Mendonça disse:

      hahaha bora resolver esse “problema” aí! E me chama que eu tô doida pra voltar!

  5. O post ficou bem completo e informativo, vou guardar para me ajudar quando for à Berlim.
    E muito boas dicas do que se deve considerar na escolha.

    1. Adriana Mendonça disse:

      Obrigada Juliana, fico feliz que tenha gostado do post e que ele possa ser útil pra sua viagem. Um abraço!

  6. Otimas sugestões….. Se preciso indicar um bairro, certamente é o Mitte ou os bairros colados a ele, como Moabit. No entanto, eu não sugeriria Charlottenburg, por ser muito mais distante do centro e sem muito o que fazer por là (a região perto da Ku’damm e o Zoo até vai, mas ainda assim, não sei se é interessante).. e vai que alguém decide ficar perto do Charlottenburg Schloss….

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Porque um dia de semana qualquer em Arraial do Cabo com o pessoal da @lagostrilhas sempre rende foto boa!#emalgumlugardomundo #arraialdocabo #destinosimperdiveis #topdestinos #turismobrasil

Essa foto tá pra sair do forno tem tempo, mas a correria do dia a dia tem nós mantido meio distantes daqui.
Daí hoje fizemos uma pausa pra refletir sobre a rotina que “rouba” nosso tempo.
É muito bom estarmos tão envolvidos com o blog e com os projetos que tocamos. E sim, viver do nosso blog de viagem dá muito mais trabalho do que muitos imaginam! Mas é muito bom e só temos a agradecer.Afinal, graças a ele conhecemos tantos lugares maravilhosos. Alguns do outro lado do mundo, outros pertinho do nosso – até então – lar oficial.Um dos últimos destinos que conhecemos foi a Cachoeira do Saco Bravo, em Paraty. Pra chegar nela, encaramos uma trilha de 9km saindo de Ponta Negra, uma vila Caiçara próxima a Trindade e Praia do Sono. Bem cansativa, mas não poderia ter melhor recompensa do que esse visual: uma piscina natural, formada por uma cachoeira na beira do mar!
Por mais viagens assim. E por mais momentos de reflexão e felicidade por nossas escolhas de destinos e de vida!
.
.
.
.
.
#emalgumlugardomundo #paraty #costaverde #destinosimperdiveis #destinosbrasileiros #mtur #qualviagem #embarquenaviagem #errejota #turismobrasil #proximaviagem #achadosdasemana #gostariadeiroficial

😃 Uma praia dessas é mais felicidade que um parque de diversões sem fila!!! É não é que é essa a sensação mesmo? Parando aqui pra pensar e agradecer pelo quanto a gente é sortudo na vida por ter momentos maravilhosos em lugares paradisíacos assim – e vazios na baixa temporada 🙏❤️ A belezura de Trindade nos diazinhos de sossego que passamos na @pousada_cabeca_do_indio e fomos diversas vezes à Praia do Cachadaço. 🏝
Conta pra gente: qual seu destino preferido pra curtir um momento relax?#emalgumlugardomundo #trindade #paraty #mtur #destinosbrasileiros #missaovt #revistaqualviagem #embarquenaviagem #praiasbrasileiras #achadosdasemana #errejota #proximaviagem #viajarfazbem

Ainda sobre Trindade: essa é a piscina natural do Cachadaço (ou Caixa D’Aço). Pude muitas vezes contemplar esse lugar lá de baixo, mas a vista de cima dela é incrível!
O legal daqui é que, mesmo com o mar  bem agitado, as pedras dão a proteção ideal para um mergulho bem tranquilo!#emalgumlugardomundo #paraty #trindade #destinosbrasileiros #mtur #qualviagem #destinosimperdiveis

Tem horas que tudo que a gente quer é brincar. Como é bom voltar a ser criança, mesmo que seja por alguns poucos minutos!#emalgumlugardomundo #paraty #trindade #embarquenaviagem #destinosbrasileiros #mtur #viagemeturismo

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!