Onde ficar em Ilha Grande: top 12 pousadas + melhores praias | Em Algum Lugar do Mundo

ONDE FICAR EM ILHA GRANDE: PRINCIPAIS REGIÕES + MELHORES POUSADAS E HOSTELS

Tire todas as suas dúvidas de onde se hospedar na ilha e confira nossas recomendações!

  • Adriana
  • -
  • 23 de junho de 2020
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Está planejando uma viagem para Ilha Grande e tem dúvidas sobre onde se hospedar? Então vem com a gente e confira neste post as melhores dicas e opções de onde ficar em Ilha Grande.

Localizada em Angra dos Reis e a apenas 150 km da capital Rio de Janeiro, Ilha Grande é repleta de praias, cachoeiras, rios e trilhas em meio a Mata Atlântica. 

Se você pretende se aventurar na região e garantir uma viagem inesquecível, vem ver essa lista imperdível com as melhores pousadas, hostels e campings nas regiões mais procuradas de Ilha Grande.

Saiba quais são as principais atrações da região e confira o nosso post sobre o que fazer em Ilha Grande.

Qual o melhor lugar para se hospedar em Ilha Grande?

Como já diz no próprio nome, essa ilha é enorme, e existem vários vilarejos com opções de hospedagem, que vão desde hotéis, pousadas, campings, hostels e até mesmo casas de pescadores. 

Porém, não são todas as vilas que possuem um bom comércio, oferecendo locais como bares e restaurantes. 

Além disso, há vilas que não possuem energia elétrica depois de um certo horário. 

E se você quer ficar conectado ao celular o tempo todo já pode esquecer: o sinal na ilha não é um dos melhores e em determinadas regiões, ele nem pega.

Por isso, escolher onde ficar em Ilha Grande vai depender do seu estilo de viajante. Há opções para todos os gostos, mas também é preciso saber que, por ser uma ilha e um local simples e rústico, não há nenhum resort ou hotel 5 estrelas por lá. 

Onde ficar em Ilha Grande: principais regiões e dicas de pousadas

Para facilitar a sua escolha, fizemos uma lista com as 4 principais regiões de Ilha Grande para se hospedar e damos dicas de pousadas em cada uma delas. Confira:

  1. Vila do Abraão
  2. Enseada de Araçatiba
  3. Praia Vermelha
  4. Enseada de Palmas

Onde ficar em Ilha Grande: Vila do Abraão

Se você deseja um pouco mais de conforto e praticidade, a Vila do Abraão é o melhor local para se hospedar em Ilha Grande, já que é a maior e principal comunidade da ilha. 

É nesta vila que ficam a grande maioria dos hotéis e das melhores pousadas em Ilha Grande. Por lá, você também encontra toda a infraestrutura necessária de comércio, como bares, restaurantes, mercado, pequenas lojas e até mesmo um posto de saúde.

Além disso, Vila do Abraão é principal ponto de partida para a maioria das trilhas e passeios de barco por Ilha Grande que podem ser combinados e reservados nas agências de turismo que ficam na vila.

É por lá que também chegam a maioria dos barcos que saem de Angra dos Reis, Conceição de Jacareí e Mangaratiba. 

Melhores pousadas em Ilha Grande – Vila do Abraão:

1. Lonier Praia Inn Flats | Ótima opção de onde ficar em Ilha Grande e garantir um café da manhã delicioso de frente para o mar. A 50 metros do cais da Vila do Abraão, com opções de suítes, quartos duplex e apartamentos climatizados com TV, além de um balcão para turismo. Confira valores.

Onde ficar em Ilha Grande - Lonier Praia Inn Flats
Lonier Praia Inn Flats. Foto: divulgação.

2. Pousada Ouro Verde | A apenas 700 metros da Praia do Abraão e a 5 minutos de caminhada até o centro da vila, oferece uma bela vista panorâmica da Cachoeira do Bicão e atividades recreativas. Quartos simples mas bem aconchegantes: todos com TV e chuveiro quente. A pousada também oferece um delicioso café da manhã cheio de variedades. Confira valores.

Onde ficar em Ilha Grande - Pousada Ouro Verde
Pousada Ouro Verde. Foto: divulgação.

3. Pousada D’Pillel | Pousada com um toque sofisticado e com uma linda decoração rústica. Ela fica a 5 minutos de caminhada da praia da Vila do Abraão. Todos os quartos possuem uma varanda privativa com vista para a Mata Atlântica, além de ventilador (o ar-condicionado está disponível pagando uma taxa extra) e frigobar. Você ainda pode se divertir no salão de jogos ou relaxar nas redes que ficam no pátio. Confira valores.

Onde ficar em Ilha Grande - Pousada D'Pillel
Pousada D’Pillel. Foto: divulgação.

4. Portal dos Borbas | Com um lindo jardim e uma bela decoração rústica, a apenas 2 minutinhos até a Praia do Abraão. O atendimento é excelente e os quartos são bem aconchegantes com vista para as montanhas de Ilha Grande. Todos possuem TV, closet, frigobar e banheiro privativo. O buffet de café da manhã é super variado e gostoso. Confira valores.

Onde ficar em Ilha Grande - Portal dos Bordas
Portal dos Borbas. Foto: divulgação.

Onde ficar em Ilha Grande: Enseada de Araçatiba

A Enseada de Araçatiba fica atrás da Vila do Abraão em termos de estrutura de hospedagem e comércio, mas quando comparada ao tamanho, ela é bem menor.

Rodeada pela natureza, em um ambiente calmo e rústico, Araçatiba também conta várias opções de passeios de barco e trilhas por Ilha Grande. Além disso, você pode encontrar belas praias, além da Lagoa Verde que fica bem próxima da região.

Importante | Angra dos Reis é o único local de onde partem barcos em direção à Araçatiba. O cais principal onde atracam as embarcações fica na Praia Grande de Araçatiba.

As melhores pousadas e restaurantes também estão localizados na Praia Grande de Araçatiba. Caso queira se hospedar um pouco mais afastado, há pousadas e hostel em outras prainhas ou nas costeiras da enseada, mas só podem ser acessadas por trilhas ou de barco.

Muitas pousadas organizam passeios, atividades aquáticas e refeições. 

Melhores pousadas em Ilha Grande – Enseada de Araçatiba:

5. Recanto do Sol | A apenas 450 metros do centro e da praia de Araçatiba. Os quartos são mais sofisticados e têm uma decoração bem bonita. Todos possuem mesa, TV, banheiro privativo, ar condicionado e vista para o mar. Se você estiver viajando em família, o Recanto do Sol também oferece quartos tamanho família. Um buffet de café da manhã delícia é servido diariamente na acomodação. Confira valores.

Onde ficar em Ilha Grande - Pousada Recanto do Sol
Pousada Recanto do Sol. Foto: divulgação.

6. Pousada Cruzoé | Essa pousada fica de frente para o mar de Araçatiba, além de ser rodeada pela Mata Atlântica. Café da manhã com vista garantida! Oferece quartos rústicos com ar, frigobar e banheiro privativo, sendo que alguns quartos têm vista para a Baía de Araçatiba. 

Você pode aproveitar para curtir atividades como mergulho, passeios botânicos e de caiaque a partir do cais que fica na frente da pousada. Como referência, a Lagoa Verde fica a 1 km da propriedade, e a Lagoa Azul a 3 km. Confira valores.

Onde ficar em Ilha Grande - Pousada Cruzoé
Pousada Cruzoé. Foto; divulgação.

7. Pousada Tropical Araçatiba | Com um delicioso café da manhã repleto de bolos, pães, frutas e sucos, além de funcionários super atenciosos, essa pousada fica a apenas 1 minutinho da Praia Grande de Araçatiba. Ela é simples e aconchegante e conta com uma piscina. Todos o quartos incluem TV e ar-condicionado e são bem limpos. A pousada também dispõe de um restaurante para almoço e jantar. Confira valores.

Onde ficar em Ilha Grande - Pousada Tropical Araçatiba
Pousada Tropical Araçatiba. Foto: divulgação.

8. Mar da Lua | Localizada de frente para o mar de Araçatiba, essa pousada é também uma ótima escolha de onde ficar em Ilha Grande. Bem bonita e aconchegante, os quartos possuem uma bela decoração rústica e camas confortáveis. Você ainda pode tomar um banho de piscina e apreciar uma bela vista do píer da pousada. Confira valores.

Onde ficar em Ilha Grande - Mar e Lua
Pousada Mar e Lua. Foto: divulgação.

Onde ficar em Ilha Grande: Praia Vermelha

Bem próxima da Praia Grande de Araçatiba, a Praia Vermelha possui uma pequena comunidade com pouca estrutura.

Isso não é necessariamente um ponto negativo: por aqui você encontra algumas das melhores pousadas em Ilha Grande. Elas já têm o próprio restaurante e oferecem uma estrutura de passeios pela ilha. Vale dizer que os preços na Praia Vermelha costumam ser mais altos que nas outras localizações. 

Assim como Enseada de Araçatiba, Angra dos Reis é o ponto de partida dos barcos em direção a Praia Vermelha.

Melhores pousadas em Ilha Grande – Praia Vermelha:

9. Pousada Lagamar | Rodeada por uma vista incrível da Mata Atlântica, eles sabem agradar e atender todas as expectativas. Fica de frente para a Lagoa Lagamar – por isso nome, e a 3 minutos da Praia Vermelha. Acomodações super confortáveis com vista para o mar ou para os lindos jardins da propriedade. Há um balcão de turismo para organizar passeios de barco ou caminhadas pelas trilhas. Como era de se esperar, o café da manhã é delicioso. Confira valores.

Onde ficar em Ilha Grande - Pousada Lagamar
Pousada Lagamar. Foto: divulgação.

10. Vila Pedra Mar | Se você quer investir na experiência e ficar hospedado em uma pousada bem elegante, essa é uma ótima escolha. Ela fica de frente para a Praia Vermelha, e as diárias passam dos R$900. A propriedade é linda, com um terraço ao ar livre com churrasqueira. Todos os quartos são lindos e contam com TV e banheiros privativos. Alguns também têm área de estar e uma varanda com vista para o mar. O jantar está incluso. Confira valores.

Onde ficar em Ilha Grande - Pousada Pedra Mar
Pousada Pedra Mar. Foto: divulgação.

Onde ficar em Ilha Grande: Enseada de Palmas

Próxima da Vila do Abraão, a Enseada de Palmas possui uma estrutura bem simples e é uma das vilas com menos habitantes de Ilha Grande. 

Essa enseada possui várias praias, mas a maior e mais conhecida é a Praia Grande de Palmas, localizada no centro do pequeno vilarejo. Por lá, você encontra algumas poucas e boas opções de pousadas em Ilha Grande.

Para se chegar até a Enseada de Palmas é preciso pegar um táxi-boat na Vila do Abraão ou seguir pela trilha T10.

Melhores pousadas em Ilha Grande – Enseada de Palmas:

11. Cabanas Paraíso | A 5 minutos de caminhada até a Praia Grande de Palmas, a pousada fica à beira-mar da Praia Brava.Ela oferece casas de campo simples, rodeadas pela natureza. As casas têm ventilador e algumas possuem banheiro privativo com banheira de hidromassagem. Outras possuem banheiros compartilhados com chuveiro de água quente. Na diária está incluso café da manhã (buffet). Eles também oferecem serviços de transfer gratuitamente. Confira valores.

Onde ficar em Ilha Grande - Cabanas Paraíso
Cabanas Paraíso. Foto: divulgação.

12. Pousada Toca do Mar | Com uma vista de tirar o fôlego e um café da manhã servido de frente para o mar, essa é uma excelente acomodação. Todos os quartos da pousada possuem banheiro privativo com chuveiro quente e varanda. O café da manhã também está incluso na diária. Confira valores.

Onde ficar em Ilha Grande - Toca do Mar
Pousada Toca do Mar. Foto: divulgação.

Mais dicas de onde ficar em Ilha Grande: hostels, casas e campings

Hostels em Ilha Grande

Se você curte o clima de hostels ou se simplesmente quer conferir opções mais econômicas de hospedagem em Ilha Grande, separamos aqui alguns hostels bem recomendados para você dar uma conferida:

Hostels na Vila do Abraão:

Che Lagarto | para acordar com uma linda vista para o mar. Com opções de acomodações em quartos mistos ou femininos, mas sem quartos privativos. O hostel fica a 850 metros do centro da Vila do Abraão. A estrutura conta com TV e um computador disponíveis para os hóspedes, além de cozinha compartilhada, um balcão de turismo e um bar na propriedade. Confira valores.

Onde ficar em Ilha Grande - Che Lagarto
Hostel Che Lagarto. Foto: divulgação

Hostel Refúgio | Um queridinho por muitos que já se hospedaram por lá. Todos os quartos contam com varanda, banheiro privativo e uma bela vista para as montanhas de Ilha Grande. O jardim, cozinha e lounge são compartilhados. A recepção funciona 24 horas por dia e você também aproveitar o café da manhã incluso. Confira valores.

Onde ficar em Ilha Grande - Hostel Refúgio
Hostel Refúgio. Foto: divulgação

Hostel na Enseada de Araçatiba:

Ilha Hostel & Pousada | Com suítes econômicas, compartilhadas, para casal ou em família, fica de frente para o mar de Araçatiba e a 200 metros da Praia Grande. Todos os quartos possuem banheiro privativo, já algumas suítes ficam de frente para o mar e possuem ar condicionado. O bar, lounge e cozinha são de uso comum. Eles têm também uma churrasqueira, redes e mesa de sinuca no último andar. Um bom café da manhã é servido aqui. Confira valores.

Onde ficar em Ilha Grande - Ilha Hostel & Pousada
Ilha Hostel & Pousada. Foto: divulgação.

Aluguel de casas em Ilha Grande 

Não são apenas as pousadas em Ilha Grande que oferecem estrutura para hospedar turistas. É super comum o aluguel de casas em Ilha Grande através do Airbnb

E o melhor: se você for novo no Airbnb, pode se cadastrar agora e ganhar R$179 de desconto na sua primeira reserva de hospedagem em Ilha Grahnde!

Na plataforma você encontra tanto quartos como casas inteiras para alugar em diferentes localizações, sendo que a grande maioria também se encontra na Vila do Abraão. 

Tem várias casas super legais no Airbnb em Ilha Grande. Assim como as pousadas, a maioria está concentrada na Vila do Abraão, mas você encontra outras opções em diferentes localizações.

Nós já usamos diversas vezes o Airbnb, o site é super confiável e você fala diretamente com o anfitrião da acomodação. Além disso, você pode visualizar os comentários e avaliações de pessoas que já se hospedaram no local. 

Campings em Ilha Grande

Os campings são ótimas opções para quem deseja economizar durante a viagem. Além disso, acampar é a melhor alternativa para os aventureiros e mochileiros de plantão.

Vale ressaltar que esse tipo de acomodação é ao ar livre e em contato direto com a natureza (dependendo do local), por isso, não espere conforto e muito menos luxo. 

Confira as melhores opções de camping por cada região em Ilha Grande:

  • Vila do Abraão | Entre os mais procurados pelos turistas, estão o Alfa Camping, o Camping do Sossego e o Camping do Bicão.
  • Enseada de Araçatiba | há apenas um camping nesta região, o Bem Natural, que também funciona como pousada.
  • Enseada de Palmas | Aqui você encontra o Camping Acorde Eco, um camping e pousada sustentável que utiliza placas solares que captam a luz do sol.
  • Praia do Aventureiro | Para se chegar até esta região, é preciso de uma autorização, pois o número máximo de pessoas permitidas na Praia do Aventureiro é de até 560 por dia. Ao todo, são 18 campings na Praia do Aventureiro, e os mais conhecidos são: Camping do Nezinho, Camping Menino da Canoa, Camping do Ferreira, Camping do Valdomiro, Camping da Larissa e Camping do Luis.
  • Praia de Parnaioca | Em Parnaioca, não há rede elétrica, e por isso o sinal de celular é quase inexistente. Nas áreas de acampamento há energia distribuída por um gerador elétrico. Os campings mais procurados da região são o Camping Marta Parnaioca e o Camping da Janete.

Com todas essas dicas e opções de onde ficar em Ilha Grande, agora é só planejar a sua viagem e curtir esse paraíso na terra!

Foto de destaque: Carlos Barbosa Ribeiro / CC BY-SA.

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Escrito por Adriana

36 anos. Carioca. Colecionava carimbos no passaporte durante as férias, mas resolveu levar esse hobbie a sério. Jornalista, trabalhou com marketing por um bom tempo, mas deixou o mundo corporativo para viver uma vida com mais significado. Convenceu o Caio a se jogar no mundo e hoje se dá por satisfeita carregando um caderninho, uma câmera e um tapete de yoga.

Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Brasil: explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

CONHECE O MIRANTE DA CABOCLA? 📷 Esse é o Mirante da Cabocla, um dos mirantes mais bonitos de Arraial do Cabo. Do alto se vê a Praia do Forno, a Praia dos Anjos e, de longe, a Praia do Farol. 👣 Você acessa o Mirante por uma trilha que começa na Prainha, passa pela Praia da Graçainha, pelo Mirante da Cabocla e termina na Praia do Forno. 👉 Vale lembrar que é extremamente recomendado fazer qualquer trilha da região acompanhados de um guia local.

⛴️ IMAGINA UM BARCO DENTRO DE UMA PISCINA!Foi exatamente o sentimento que  tivemos nesse dia. Mar calmo, quase sem vento e uma água que parecia ter sido tratada que nem a de piscina!Esse talvez tenha sido um dos dias de mar mais bonito que já pegamos em Arraial do Cabo 💙Saudade desses passeios @arraialvipturismo !

SAUDADE DE IR A PRAIA, NÉ MINHA FILHA?Assim que abrirem as praias vamos ficar o dia inteiro com a Sol na água brincando! 🐕Esse é o dog que a gente sequestrou do pai da Dri pra fazer a quarentena ficar mais leve!

NAUFRÁGIO EM ARRAIAL DO CABO? 🚢Com o vai e vem das marés, em algumas épocas do ano é possível ver a embarcação Imbetiba, que naufragou no canto da Praia Grande em 10 de setembro de 1881.O naufrágio passa a maior parte do tempo encoberto. Ele fica ali bem pertinho da areia, do lado esquerdo da praia. E é possível avistá-lo principalmente quando a água está bem clara e com a maré baixa.

FELIZ DIA DOS NAMORADOS!Para ela que é a melhor companhia que eu poderia ter para viver a vida que a gente sonha juntos!Esse é o nosso sexto dia dos namorados juntos. E apesar de tudo que está acontecendo no mundo, eu continuo dizendo que o nosso mundo é o melhor lugar no mundo!
Feliz dia dos namorados a todos os casais que se amam ♥️

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!