Onde ficar em Paraty: melhores bairros e dicas de pousadas em Paraty | Em Algum Lugar do Mundo

ONDE FICAR EM PARATY

Dicas das melhores regiões e recomendação de hotéis e pousadas para se hospedar em Paraty

  • Adriana
  • -
  • 10 de setembro de 2019
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Pensando em visitar Paraty? Não importa se você deseja explorar seu centro histórico ou curtir o melhor das praias, o negócio é acertar na escolha de onde ficar em Paraty e garantir a melhor experiência possível.

Com uma rede hoteleira bem desenvolvida, você vai encontrar muitas opções de acomodação. Há pousadas em Paraty tanto modernas como rústicas, além de grandes hotéis em estilo colonial e hostels confortáveis.

Onde ficar em Paraty - Hospedagem - ruas alagadas pela maré
O clássico espelho nas ruas de Paraty

Nesse post mostramos as melhores opções de onde ficar em Paraty, de acordo com cada região. Além disso, damos dicas das melhores pousadas de Paraty para você escolher a sua. E no final do post, ainda fizemos uma seleção com pousadas baratas em Paraty, para quem quer economizar na acomodação. Aproveite!

Onde ficar em Paraty: melhores regiões

Na hora de escolher sua hospedagem em Paraty, você deve considerar basicamente 4 regiões:

  1. Centro Histórico
  2. Arredores do Centro Histórico
  3. Praia do Pontal
  4. Praia do Jabaquara

Essas são as áreas que concentram os melhores hotéis e pousadas de Paraty. Elas são muito próximas umas das outras, mas cada uma tem suas próprias características, que mostraremos a seguir. De qualquer forma, a cidade é pequena e se locomover por aqui é bem fácil. Confira:

1. Onde ficar em Paraty: Centro Histórico

O Centro Histórico é uma das maiores atrações turísticas da cidade – e a preferência de muitos visitantes na hora de escolher onde ficar em Paraty.

Quem se hospeda por aqui vai estar a poucos passos do melhor que Paraty pode te oferecer: uma cena gastronômica vibrante, lojas de artesanato, museus, igrejas históricas e cachaçarias. Ficando por aqui, é possível fazer praticamente tudo a pé.

Por outro lado, as opções de hospedagem em Paraty dentro do centro histórico costumam ser mais caras, além de esgotarem rapidamente durante feriados e festivais.

Além disso, o movimento costuma ser bem grande na região, principalmente na alta temporada: ideal para quem quer agito e inadequado para quem busca mais sossego.

Por último, vale ressaltar que carros não podem circular pelo Centro Histórico. Se você estiver indo no seu veículo, deverá buscar um estacionamento próximo de sua acomodação.

Melhores pousadas em Paraty: Centro Histórico

Pousada Bartholomeu | Seguindo o estilo colonial, a pousada oferece quartos aconchegantes e bem localizados, do ladinho da Praça da Matriz. Além de servir um café da manhã caprichado, a propriedade também conta com seu próprio bar no jardim exterior, uma boa opção para aquelas noites em que você não quer sair do hotel.

Solar do Porto | O hotel funciona em um antigo casarão colonial e fica a apenas poucos passos do Cais de Paraty, da Igreja Matriz e da Casa da Cultura. Os quartos em si seguem um estilo mais simples, assim como resto da pousada, que tem como grande diferencial a localização privilegiada.

Maracujá Hostel | Com uma decoração vibrante em tons de amarelo, o hostel esbanja criatividade em todos os detalhes, além de ter uma equipe super atenciosa e pronta para ajudar em tudo. Dá para encontrar quartos duplos com banheiro compartilhado ou privativo.

2. Onde ficar em Paraty: nos arredores do Centro Histórico

Basta se afastar um pouco do Centro Histórico para encontrar boas ofertas de hotéis e pousadas em Paraty mais em conta.

Elas podem não ter o charme e o colorido do centro de Paraty, mas não precisa se preocupar: você vai continuar a uma curta caminhada das principais atrações de Paraty.

Nessa mesma região, você também encontra a rodoviária de Paraty e um centro comercial com opções de restaurantes, mercadinhos e lojas mais populares.

Por aqui já é possível circular de carro, mas é tudo muito perto que você poderá deixar o carro estacionado.

Hospedagem em Paraty: arredores do Centro Histórico

Pousada Recanto | A uma caminhada de 15 minutos do Centro Histórico, é um dos preferidos na região pelo seu estilo simples, mas bastante confortável. Há uma grande área externa com piscina, onde o café é servido. Todos os quartos contam com sua própria varanda com vista para o jardim.

Pousada Laguna Blue | O grande atrativo deste hotel é o deck com piscina ao ar livre e atmosfera mais arrumadinha. Os quartos seguem um estilo mais simples, mas são muito bem equipados. Além de café da manhã, o hotel também conta com seu próprio bar, servindo ótimas caipirinhas. Ele fica a 1km do Centro Histórico.

3. Onde ficar em Paraty: Praia do Pontal

Localizada ao norte do Centro Histórico, essa é a praia local de Paraty. Muita gente prefere se hospedar por aqui para poder aproveitar seu calçadão repleto de bares e quiosques e ficar mais perto do mar.

Apesar de não ser uma área tão charmosa, os hotéis e pousadas de Paraty nessa região costumam ter um bom preço. Você também pode caminhar até o Centro Histórico sem problemas – o percurso todo leva pouco mais de dez minutos.

Hotéis, hostels e pousadas em Paraty: Praia do Pontal

Boutique Hotel Carpe Diem | Para quem quer uma experiência mais luxuosa em Paraty, não precisa pensar duas vezes. No estilo boutique – ou seja, com cada detalhe pensado para encantar os hóspedes – este hotel tem opções de quartos duplos ou triplos com um belo café-da-manhã incluído.

Pousada Casa Hospedaria | Uma das mais bem avaliadas na Praia do pontal, é uma opção econômica para quem não abre mão do conforto. Os quartos são novos e contam com frigobar e banheiros individuais. O café-da-manhã também está incluso na diária e há uma pequena piscina na propriedade.

4. Onde ficar em Paraty: Praia do Jabaquara

A favorita dos locais, a Praia do Jabaquara tem uma extensa faixa de areia e um mar calmo, ótimo para a prática de esportes como stand-up paddle e caiaque.

Há ótimas opções de hotéis e restaurantes e ainda é possível fazer o trajeto até o Centro Histórico a pé em cerca de vinte minutos – ou até menos de bike, ônibus ou carro.

É uma boa área para se hospedar se você prefere uma região mais tranquila e não faz questão de ficar no burburinho do centro de Paraty. A Praia do Jabaquara foi nossa escolha de onde ficar em Paraty – e nós acertamos em cheio.

Dica de hospedagem em Paraty: Praia do Jabaquara

Pousada Fruto da Terra | Localizada no final da Praia do Jabaquara, essa pousada é um dos lugares mais aconchegantes que já nos hospedamos. Ela fica numa região bem tranquila, a menos de 10 minutos do centro de Paraty.

Quando você entra na Pousada Fruto da Terra, já percebe que ela remete toda ao centro histórico, tanto pela arquitetura como pelas cores. Além da beleza, ela é super confortável: os quartos são bem espaçosos e alguns deles ainda têm uma jacuzzi para dar uma relaxada no fim do dia. Para quem quiser se refrescar, é só aproveitar a piscina.

O café-da-manhã é bem farto e fresquinho, e ainda rola um bolinho delícia com café no final do dia. Fora isso, o atendimento foi perfeito, nos sentimos acolhidos e à vontade o tempo todo – e ainda recebemos várias dicas de como aproveitar o melhor de Paraty.

Onde se hospedar em Paraty: dicas de pousadas baratas em Paraty

Por ser uma cidade que vive em torno de turismo, há uma boa oferta de hostels e pousadas em Paraty mais em conta, seja para quem está mochilando ou simplesmente para quem busca algo mais simples.

Algumas boas opções de pousadas baratas em Paraty são:

Geko Hostel & Pousada | Com opção de quartos compartilhados e duplos, o Geko Hostel & Pousada atende uma grande variedade de viajantes. A propriedade chama a atenção por ser bem em frente à Praia do Pontal e contar com uma varanda, redes espalhadas nas áreas comuns e um bom café da manhã.

Che Lagarto | A famosa rede de hostels, que tem unidades espalhadas por toda a América Latina, também está presente em Paraty. O hostel segue o padrão das outras filiais, com instalações modernas e quartos em conta, e mais arrumadinhos que um hostel normal. Por receber muitos turistas internacionais, o balcão de turismo do hotel é super preparado para ajudar com passeios e tours.

Solar do Jabaquara | Em questão de custo-benefício, esse hotel é um dos mais interessantes na Praia do Jabaquara, oferecendo boas opções de quarto duplo com banheiro privativo. Todos possuem ar-condicionado, frigobar e TV de tela plana. O café não é dos mais completos, mas é o suficiente para quem quer economizar durante a viagem.

E agora, já escolheu onde ficar em Paraty?

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Brasil: explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Ahh Costa Rica! Essa é uma formação natural que parece a cauda de uma baleia –  e o local de chama Parque Nacional Marino Ballena.
Tudo bem, já sabemos que o nome do parque veio desse formato. Mas quem explica a “coincidência” desse local ser o melhor ponto do país para  para o avistamento de baleias? 🤔#emalgumlugardomundo #costarica #visitcostarica #baleiajubarte

Pura Vida!Mal desembarcamos na Costa Rica e já começamos a ouvir a expressão por todos os cantos. Embora não tenha uma tradução exata, essa é uma forma de cumprimentar, de dizer olá, tchau – ou qualquer coisa que tenha uma intenção positiva – dá pra usar de diversas formas!A nossa conclusão é que “Pura Vida” é essa coisa boa que você sente ao chegar por aqui e que te faz ficar sorrindo o tempo todo. É como encostar o carro em uma praia deserta, assistir o por do sol e dormir por ali mesmo, ao som dos macacos, com o barulho das ondas. Bem do jeitinho que a gente fez nesse dia!#emalgumlugardomundo #costarica #puravida #visitcostarica #destinosimperdiveis

O Parque Nacional Corcovado é um dos lugares menos explorados da Costa Rica – e até agora um de nossos destinos preferidos no país!A natureza aqui ainda é selvagem e é possível avistar araras, tucanos, macacos, bichos preguiça, quatis, antas… a lista é extensa!
E como se não bastasse a diversidade animal, tem essa praia de areia escura bem intocada. A constante névoa na praia dá um ar de paraíso perdido nesse lugar.Essa viagem pra Costa Rica tá tendo um cenário mais lindo que o outro! Estamos amando!!! #emalgumlugardomundo #costarica #corcovadonationalpark #visitcostarica

Ainda encantados com o lado do Caribe da Costa Rica!
Sem dúvidas, Punta Uva foi uma das praias mais bonitas das bandas de lá – pelo menos foi a nossa preferida!Agora estamos no lado do Pacífico. Estamos mostrando tudo no stories e já já vamos postar as fotos daqui!

A felicidade de quem estacionou o quarto do hotel e vai dormir em frente a praia no Caribe costa riquenho! Valeu @nomad_america !#emalgumlugardomundo #costarica #puntauva #destinosimperdiveis #visitcostarica

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!