Atualizado em 22 de abril de 2017.

Madrid está na disputa como um dos principais destinos de viagem na Espanha. Entre as praias ensolaradas ao sul, o charme de Barcelona e outras tantas cidades cheias de história, a capital espanhola tem muito a oferecer.

Nossa estadia em Madrid foi curta, tivemos apenas 3 dias pra explorar a cidade. Mas mesmo em pouco tempo conseguimos conhecer o bastante de Madrid pra dizer que sim, vale muito à pena conhecer a cidade. Destacamos aqui as 10 principais atrações pra quem quer saber o que fazer em Madri, mesmo tendo pouco tempo pra conhecê-la. É só incluir essas atracções no seu roteiro e boa viagem!

Veja o que fazer em Madrid: as 10 principais atrações para incluir no seu roteiro

Essa cidade tem de tudo, de construções históricas a lojas de luxo, passando por mercados, festivais, galerias, restaurantes… Vamos citar aqui as principais atrações turísticas que visitamos, ou aquelas que gostaríamos de ter visitado (mas não deu tempo ou di$po$ição)

1. Puerta del Sol

O que fazer em Madrid
Puerta del Sol. Foto: Tomás Fano/ CC BY-SA

Considerado o coração da cidade, essa é uma das praças mais famosas de Madrid. Em formato de semi círculo, há uma placa na praça marcando o km zero da Espanha. Existem 6 rodovias que começam nesse ponto.

Na Puerta del Sol podemos encontrar muitos bares e restaurantes. Há várias lojas nos arredores, tanto as grandes redes de departamento (como El Corte Inglés, H&M e Zara), como lojas mais antigas que vendem produtos tradicionais. Nessa praça encontra-se também a estátua de bronze do Urso, chamada de “El Oso y El Madroño”, que é o símbolo de Madrid.

2. Plaza Mayor

Faça como todos os turistas e tire fotos em uma das principais praças de Madrid. A arquitetura da Plaza Mayor chama atenção, dando um ar bem grandioso a esse lugar especial no coração de Madrid. Ela foi o centro da vila por mais de quarto séculos e sobreviveu a 3 incêndios. No centro da praça fica a estátua do Rei Felipe III.

Encontramos uma boa variedade de restaurantes e cafés que, apesar do preço mais elevado e do clima “turistão”, valem uma rápida parada pra apreciar o local. Dessa praça também saem tours guiados gratuitos para explorar alguns pontos da cidade.

O que fazer em Madrid
Plaza Mayor

3. Parque El Retiro

Separe uma horinha do dia pra passear nesse parque, considerado a área verde mais importante de Madrid. Vimos muitos locais se exercitando e turistas passeando por lá. Esse parque pertencia à monarquia até o final do século 19, até se tornar público. Dentro dele é possível alugar um barquinho pra andar no lago, visitar o Palácio de Cristal ou apenas apreciar a paisagem.

O que fazer em Madrid
Parque El Retiro

Confira também: O QUE FAZER EM BARCELONA EM 3 DIAS

4. Puerta del Alcalá

Um ícone de Madrid, a Puerta del Alcalá fica localizada ao leste da cidade, na Plaza de La independencia, logo na saída do Parque El Retiro. Sua inauguração foi em 1778, e já foi considerada a principal porta de entrada da cidade.

O que fazer em Madrid
Puerta del Alcalá

5. Museus

O que fazer em Madrid
Museo del Prado. Foto: Jim Anzalone / CC BY-SA

Situado entre várias galerias menores, fica o trio de museus mais importantes da cidade: Museo del Prado, Museo Reina Sofia e Museu Thyssen-Bornemisza. Se sua visita por Madrid for rápida e você não tiver tempo de visitar os três, ou se você quiser apenas conhecer um, faça sua escolha e bom passeio!

Museo del Prado é o mais notável, é enorme e fica numa construção do século 18. Já o Museo Reina Sofia tem uma significante coleção de arte contemporânea. Por último, o Museu Thyssen-Bornemisza, que apresenta a arte espanhola do século XX. A melhor parte: os museus têm entrada gratuita em dias e horários específicos, é bom checar e se programar.

6. Palácio Real

É o maior palácio da Europa Ocidental (em área construída) e também uma das residências oficiais do Rei Juan Carlos. Mas na verdade o Rei não mora lá, e o local é usado para celebrações e eventos importantes.

O Palácio Real está aberto ao público e é muito visitado por turistas. Lá dentro existem mobiliários e diversas obras de arte de nomes conhecidos como Velázquez e Goya. É possível fazer visitas guiadas. Para mais informações, visite o site.

O que fazer em Madrid
Palacio Real

7. Gran Vía

O que fazer em Madrid
Gran Vía. Foto: Enric Fradera / CC BY-ND

Querendo ou não, você vai acabar passando por ela. É a principal e mais famosa avenida de Madrid, começando na Plaza de Alcalá e se estendendo por um longo trecho até a Plaza de España. É bastante movimentada, seja de manhã ou à noite. Existem centenas de bares, restaurantes e lojas, além de cinemas, teatros e bancos, fazendo o local ser uma das áreas comerciais mais importantes da cidade.

8. Templo de Debot

Bem próximo à Plaza de España, você encontrará o Templo de Debot. Esse templo Egípcio data do século II AC, e foi um presente do governo egípcio para a Espanha. Dizem que o pôr do sol lá é lindo! Não demos sorte com o tempo: estava chovendo, mas achamos que valeu a visita mesmo assim.

O que fazer em Madrid
Templo de Debot

9. Estádio Santiago Bernabéu

Dispensa comentários para os amantes de futebol. É possível visitar o estádio e ter acesso a sala de trofeus, vestiários, banco de reservas, etc. Não fizemos esse passeio, mas conseguimos assistir a um jogo do Real Madrid x PSG. Bem melhor né?

O que fazer em Madrid
Estádio Santiago Bernabéu

10. El Rastro Market – aos domingos.

O que fazer em Madrid
El Rastro. Foto: Hans Dinkelberg/ CC BY

Se você estiver em Madrid durante o fim de semana, não deixe de incluir uma visita ao El Rastro Market em um domingo. Esse é supostamente o maior mercado desse tipo na Europa, e fica bem lotado.

O nome “Rastro” vem da época onde ali funcionava um mercado de carnes, e as carcaças cheias de sangue deixavam rastros pelas ruas. Atualmente as barracas vendem de joias e roupas até artes, vinis e antiguidades. Um passeio bem agradável para completar sua estadia em Madrid.

E se você estender seu passeio pela Espanha, não deixe de conferir um roteiro de 3 dias com as principais atrações de Barcelona.

Gostou do post? Então curta nossa página no Facebook e aproveite nossas dicas de viagem!

banner-curtir-mao-sem-fundo

Seguro Viagem é Obrigatório para Entrar na Espanha

Para entrar a Espanha, é obrigatório ter um seguro viagem. Devido ao Tratado de Schengen, todos os países signatários exigem que os viajantes comprovem possuir um seguro viagem com cobertura mínima de € 30.000, para garantir despesas por doença ou acidente durante a viagem. Na hora de fechar o seguro, recomendamos dar uma pesquisada pela Segurospromo, já fechamos diversas vezes por lá e sempre conseguimos o melhor preço. Esse site funciona na verdade como um comparador de preços, trazendo diversas opções com preços diferentes. Fica mais fácil escolher o seguro que mais atende às suas necessidades assim. E usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 você ainda ganha 5% de desconto!

Já escolheu que lugares conhecer e o que fazer em Madrid? Monte seu roteiro e aproveite sua viagem pela Espanha!

Veja mais: Sugestão de hotéis em Madrid.

Veja o que fazer em Madrid: todos os pontos turísticos marcados no mapa.

E assista aqui ao vídeo que fizemos mostrando um pouco dos nossos dias em Madrid.

Html code here! Replace this with any non empty text and that's it.

E para você, qual outra atração de Madrid não ficaria de fora do seu roteiro?

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.

Booking.com
COMPARTILHAR
Artigo anteriorNOSSOS DIAS EM MADRID
Próximo artigoBARCELONA – ESPANHA
32 anos. Carioca. Colecionava carimbos no passaporte durante as férias, mas resolveu levar esse hobbie a sério. Jornalista, trabalhou com marketing por um bom tempo, mas deixou o mundo corporativo para viver uma vida com mais significado. Convenceu o Caio a se jogar no mundo e hoje se dá por satisfeita carregando um caderninho, uma câmera e um tapete de yoga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here