Roteiro Madrid 3 dias: dia-a-dia com as atrações imperdíveis | Em Algum Lugar do Mundo

MADRID EM 3 DIAS: ROTEIRO COMPLETO COM O IMPERDÍVEL DA CIDADE

Tem pouco tempo para aproveitar a capital espanhola? Não se preocupe, reunimos as atrações imperdíveis em um passeio por 3 dias na cidade.

  • Adriana
  • -
  • 21 de outubro de 2019
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Hora de seguir nosso roteiro Madrid em 3 dias e aproveitar o melhor da capital espanhola: se é sua primeira vez na cidade e você tem pouco tempo para explorá-la, não se preocupe. Você terá tempo suficiente para visitar museus, curtir sua arquitetura, descobrir cantinhos mágicos e conhecer o que há de mais imperdível na cidade. Há muito o que fazer em Madrid em 3 dias, confira só!

Nós já escrevemos um post sobre o que fazer em Madrid, onde você pode conferir as 10 atrações imperdíveis da cidade. Agora reunimos o que há de melhor nesse roteiro em Madrid de 3 dias, onde encaixamos as principais atrações da capital em um itinerário delicioso. Aproveite!

Roteiro Madrid 3 dias: o que você precisa saber antes de ir

Para facilitar sua vida de viajante com tempo curto, segue a dica: a melhor forma de aproveitar Madrid é se planejando e comprando ingressos com antecedência, para não perder tempo em filas ou correr o risco de deixar alguma atração de fora.

O Madrid City Pass é a melhor solução para quem quer aproveitar o melhor da cidade em pouco tempo: ele inclui a entrada para o Museo del Prado e para o Estádio do Real Madrid (sem filas!), transfer do aeroporto pro hotel e ônibus hop on hop off pela cidade – o que pode ser uma ótima pedida para circular pela cidade em poucos dias.

Além disso, ainda dá 20% de desconto nos principais museus e atividades de Madrid. Uma verdadeira mão na roda.

Onde se hospedar em Madrid

É importante estar bem localizado em Madrid para conseguir conhecer a cidade em pouco tempo. A cidade tem várias regiões que são boas para se hospedar, cada uma com suas características.

Mas uma regra que você deve seguir na hora de escolher sua acomodação é: proximidade ao transporte público. Não vale a pena perder muito tempo em deslocamento se você só terá 3 dias para curtir a cidade.

Nós já preparamos um post super completo sobre onde ficar em Madrid, com detalhes de cada região e várias recomendações de hotéis.

Mas de uma forma geral, vamos mostrar as principais áreas para você buscar sua hospedagem:

Centro histórico

A praticidade de se hospedar no centro histórico pode ser um ótimo motivo para buscar um hotel nessa região. Você vai estar perto de tudo e no meio do movimento da cidade.

Praktik Metropol tem uma decoração retrô/ minimalista linda e está bem ao lado da estação de metrô Gran Vía. O Jardines Boutique também fica perto Gran Vía e tem duas estações de metrô bem próximas.

Roteiro Madrid 3 dias - Jardinas Boutique
Jardines Boutique. Foto: Divulgação

Retiro e Paseo del Prado

Para quem quer ficar mais distante do agito e ainda estar muito bem localizado, essa é a melhor pedida. Muitos consideram essa como a melhor região para se hospedar em Madrid.

Uma boa recomendação nessa área é o Hostal Dulcinea, opção mais econômica e confortável. Tem também o Westin Palace, um hotel histórico bem luxuoso para quem quer curtir Madrid em alto estilo.

Roteiro Madrid 3 dias: confira o que fazer em Madrid em 3 dias de viagem

Hora de conferir tudo o que ver em Madrid em 3 dias: nosso roteiro vai te deixar pronto para conhecer o melhor da capital espanhola. Veja abaixo nossa sugestão de roteiro Madrid em 3 dias.

Dia 1 | Palácio Real, Plaza Mayor, Puerta del Sol e Gran Vía

Palácio Real

Seu primeiro dia deve começar cedo, pois a programação será cheia! Comece o seu roteiro de 3 dias em Madrid com o Palácio Real, também conhecido como Palácio do Oriente.

O Palácio Real é a residência oficial da família real espanhola – apesar de que eles não moram mais lá e o usam apenas para eventos oficiais.

Construído entre 1738 e 1764, esse Palácio representa o nascimento da Espanha como nação única, e não mais como diversos reinos e territórios separados. Tudo isso graças ao rei Carlos III, o primeiro a morar no Palácio Real.

Roteiro Madrid 3 dias - Palacio Real
Não deixe de realizar a visitação do Palácio Real em Madrid

Foi este soberano o responsável pelo Hino Nacional, pela bandeira e pela capital do país, bem como pela construção de uma rede de estradas que convergem até hoje na Puerta del Sol, em Madrid.

Hoje em dia, alguns quartos selecionados podem ser visitados, um mais magnífico do que o outro. Você também irá conferir a Real Armería, que exibe diferentes armaduras e armas dos séculos anteriores. Do lado de fora estão os jardins do Campo de Moro e os jardins de Sabatini.

Dica | o Palácio Real abre todos os dias às 10h e fecha em horários diferentes no verão e no inverno. Chegue antes do Palácio abrir e tenha seu ingresso já comprado. Nós ficamos mais de uma hora nessa fila e não recomendo que marque essa bobeira. O melhor é comprar o ingresso com antecedência.

Como chegar | Vá de metrô até a estação Opera e caminhe 5 minutos até a entrada do Palácio Real. Logo você o verá em toda sua imponência em estilo barroco. Se você estiver hospedado perto da Plaza Mayor, uma caminhada de apenas 15 minutos já te leva ao Palácio. 

Endereço | Calle de Bailén, s/n, 28071 Madrid, Espanha

Plaza Mayor

Ao sair do Palacio Real, siga em direção à Plaza Mayor, que remonta ao século XV. Naquela época, era chamada Plaza del Arrabal, e era aqui que se realizava o principal mercado da cidade.

Em 1580, depois da mudança da corte real para Madrid em 1561, Filipe II confiou ao arquiteto Juan de Herrera a reconstrução da praça. A obra só foi finalizada em 1619, já na época de Filipe III – e sua estátua foi colocada no meio da praça em 1848.

Roteiro Madrid 3 dias - Plaza Mayor
Estátua erguida em 1840 de Felipe III, que foi rei da Espanha, Portugal e Algarves

Ao longo da história, a Plaza Mayor tem sido utilizada para diversos fins, incluindo mercados, touradas, jogos de futebol, espetáculos de teatro, exposições públicas. Durante a Inquisição Espanhola, era na Plaza que aconteciam os castigos contra supostos hereges (principalmente a morte na fogueira).

Dica | A Plaza Mayor é bastante frequentada por turistas durante o dia todo. Mas como em qualquer lugar onde há bastante concentração de turistas, há também batedores de carteira. Cuidado com seus pertences ao caminhar pela praça.

Como chegar | Do Palácio Real, uma caminhada de 10 minutos pelas ruelas do centro te leva à Plaza Mayor. Outra opção é seguir direto pela Calle Mayor e caminhar por 15 minutos até a famosa praça. As estações de trem mais próximas são a Ópera, que fica em frente ao Palácio, ou a Sol, em frente à Puerta del Sol.

Endereço: |Plaza Mayor, 28012 Madrid, Espanha

Puerta del Sol 

Hora de conhecer outro lugar imperdível da cidade: localizada a poucos metros da Plaza Mayor, a Puerta del Sol é a praça mais famosa e central de Madrid.

Originalmente, aqui estava um dos portões de Madrid, voltado para leste e decorado com uma imagem do sol, daí veio seu nome.

No entanto, a praça deve a sua forma atual a uma grande obra de renovação realizada entre 1854 e 1860. Qualquer passagem pela Puerta del Sol começará com o famoso Relógio, um dos principais protagonistas da praça, que marca a passagem do ano na Espanha inteira.

Na praça há muita coisa para ver, todas tradicionais e históricas, contando um pouco do passado de Madrid desde a Idade Média.

Roteiro Madrid 3 dias - Puerta del Sol
A estátua de urso na Puerta del Sol

Na frente dos Correios está uma placa marcando o chamado Quilômetro Zero, o começo de seis estradas nacionais espanholas.

Lá também está a famosa El Oso y El Madroño, uma estátua de 20 toneladas de um urso comendo frutas de uma árvore. O seu nome deriva do nome original de Madrid: “Ursaria”, que significa “terra dos ursos” em latim.

Segundo a lenda, havia um grande número de ursos nas florestas ao redor que, juntamente com o medronheiro (a fruta é conhecida no Brasil como lichia), foram o símbolo da cidade desde a era medieval.

Dica | A essa hora você já deve estar com fome, então aproveite para comer algo em um dos muitos restaurantes da redondeza. Porém a sobremesa tem lugar certo: a Chocolateria San Ginés, que fica ao lado da Igreja de San Ginés. Aqui é servido churros com chocolate ao estilo espanhol: ele não é recheado, molha-se o churros em uma calda espessa de chocolate que é servida separadamente. Imperdível!

Como chegar | A estação de metrô Sol está logo ao lado da praça, mas quem vem da Plaza Mayor precisa caminhar apenas 4 minutos pela Calle Mayor que logo estará lá.

Endereço | Plaza de la Puerta del Sol, 28013, Madrid, Espanha

Gran Vía

Uma bela forma de encerrar seu primeiro dia é na Gran Vía, a principal avenida de Madrid.

Sua construção começou em 1910 e terminou em 1932. Ela começa no Leste (cruzando com a Calle de Alcalá) e termina no Oeste (na Plaza de España).

No começo, a Gran Vía tinha principalmente cinemas, teatros, pequenas lojas e hotéis. Hoje, é uma das ruas mais vibrantes de Madrid, cheia de gente todos os dias e a qualquer hora.

Alguns dos teatros e cinemas antigos fecharam, mas o número de lojas de grife aumentou exponencialmente, por isso prepare-se para as compras!

Roteiro Madrid 3 dias - Gran Via
Gran Vía: uma das principais avenidas de Madrid

Algumas das lojas que você vai encontrar são: La Casa del Libro, El Corte Inglés, a loja do Real Madrid, Primark, H&M, Zara, Desigual, Mango, Nike, Oysho, Springfield, Ale-Hop, Parfois, Geox, Camper, Clarks, Lacoste e muito mais.

Dica | Praticamente toda a Gran Vía foi construída durante o mesmo período, por isso a maioria dos edifícios seguem o mesmo estilo arquitetônico. Preste atenção nos prédios a seguir para compreender um pouco do estilo modernista que estava em vigor na época: 

  • Edifício Metropolis: um dos ícones da cidade, que dá acesso à Gran Vía e bifurca com a Calle Alcalá.
  • Edifício Telefônica: Com 89 m, era o arranha-céu mais alto da Europa quando foi construído (1929). Atualmente conta com um centro de exposições.
  • Edifício Capitólio: É um hotel e um cinema, famoso principalmente por seu cartaz publicitário de néon.

Como chegar | A partir da Puerta del Sol, são apenas 7 minutos de caminhada até o começo da Gran Vía pela Calle Alcalá. De trem, você pode pegar o metrô na estação Sol e ir com a linha amarela até o meio da Gran Vía (descendo em Callao) ou pegar a linha vermelha e ir até a estação Sevilha, caminhando mais dois minutos para chegar ao começo da grande avenida.

Dia 2 – Museo del Prado, Parque El Retiro e Puerta de Alcalá

Museo del Prado

Seu segundo dia começa com uma deliciosa programação cultural. Aproveite para visitar um dos museus mais importantes do mundo, o Museo del Prado.

Esta Pinacoteca tem a mais completa coleção de pinturas espanholas dos séculos XI a XVIII, assim como numerosas obras-primas de grandes artistas de renome internacional como El Greco, Velázquez, Goya, Hieronymus Bosch, Tizian, Van Dyck e Rembrandt.

Roteiro Madrid 3 dias - Museo Del Prado
Museo del Prado

Além de muitas outras pinturas de inestimável valor, também estão aqui expostas Las Meninas de Velázquez, Os Maias de Goya, O Nobre com a Mão no Peito de El Greco, O Jardim das Delícias de Hieronymus Bosch e As Três Graças de Rubens.

Originalmente concebido como uma coleção de pinturas e esculturas, o museu também abriga importantes desenhos, gravuras, moedas e medalhas, bem como armaduras e fotografias.

Dica | Prepare-se para passar horas e mais horas entre as galerias e salões deste museu. Recomendamos no mínimo três ou quatro horas para ver as principais obras, mas não se preocupe se não conseguir ver tudo. O museu tem um acervo de mais de 35 mil objetos e, apesar de nem todos estarem expostos ao mesmo tempo por falta de espaço, são milhares de pinturas, esculturas e outras obras para ver. 

Como chegar | As estações mais próximas do museu são a Estación del Arte e a estação Banco de España. De ambas, poucos minutos de caminhada levam ao museu. Saindo do Mercado El Rastro, uma caminhada de meia hora te leva ao Museo del Prado.

Endereço | Calle de Ruiz de Alarcon, 23, 28014 Madrid, Espanha

Parque El Retiro 

Não muito longe do Museu do Prado está o Parque El Retiro, com 1,4 km² de muito verde. No parque há esculturas e monumentos maravilhosos, bem como um lago artificial, onde você pode alugar um barquinho e se divertir como os madrileños. 

Construído no século XVII, o parque está cheios de partes interessantes que merecem uma visita. Tire uma foto no monumento a Alfonso XII, que fica bem em frente ao lago. Ele é dedicado a Afonso XII, Rei da Espanha, e foi inaugurado em 1922.

Roteiro Madrid 3 dias - Parque Del Retiro
O lago do Parque El Retiro

Se você ainda tiver disposição para caminhar, visite o Palácio de Cristal, construído em 1887 por ocasião da Exposição das Ilhas Filipinas, e é talvez um dos mais belos monumentos que podemos encontrar em Madrid. Sua estrutura de vidro e metal irá te impressionar. Do lado de fora está o belo lago artificial e seu interior parece quase um mundo à parte.

Curiosidade | um dos monumentos mais curiosos de todos é a estátua de Lucífer, que fica na Fonte do Anjo Caído. A praça onde se localiza a fonte está a uma altura de 666 metros acima do nível do mar e este fato leva a crer que o monumento é uma espécie de “tributo” a Lúcifer ou ao mal, desencadeando a imaginação de muitos fanáticos esotéricos.

Como chegar | O Parque El Retiro está a dois minutos de caminhada do Museo del Prado, a apenas duas quadras da entrada do museu. De metrô, as estações Ibiza, Retiro e Estación del Arte dão acesso ao parque.

Porta de Alcalá

No fim do dia, você provavelmente estará cansado após tanta caminhada. Mas não deixe de passar em frente à Porta de Alcalá, que fica no centro da Plaza de la Independencia, na fronteira noroeste do Parque El Retiro. 

A Porta de Alcalá é uma das cinco antigas portas que davam acesso à cidade de Madrid, na época em que os viajantes costumavam entrar na cidade vindos da França ou de Aragão.

Roteiro Madrid 3 dias - Puerta del Alcalá
Puerta de Alcalá

Ela foi construída por ordem de Carlos III para substituir uma porta anterior que existia desde o século XVI. O projeto e obra pertence ao arquiteto italiano Francesco Sabatini.

É uma porta de estilo neoclássico e aspecto monumental semelhante aos arcos romanos, e foi construída em 1778.

Esse foi inclusive o primeiro arco triunfal construído na Europa após a queda do Império Romano, sendo a precursora de outros, como o Arco do Triunfo de Paris e o Portão de Brandenburgo, em Berlim.

Dica | Preste atenção nas esculturas que adoram a Porta de Alcalá. Em cima estão quatro meninas, que representam as quatro virtudes: a prudência, a moderação, a justiça e a fortaleza, todas esculpidas por Francisco Gutiérrez. Já as cabeças de leões representam a soberania, a manutenção da paz e a vigilância. Por fim, veja as cabeças de sátiros, que são os espíritos que vivem nos bosques – de acordo com a mitologia grega – e representam a fertilidade.

Como chegar | A Porta de Alcalá fica logo na fronteira do Parque El Retiro, portanto uma curta caminhada dali. Para quem vai de metrô, a estação Retiro é a mais próxima.

Dia 3 – Mercado El Retiro OU museu, Estádio Santiago Bernabeu, Templo de Debot

Mercado El Rastro (aos domingos)

O Mercado El Rastro é a maior feira de Madrid (e quiçá da Espanha), mas só funciona aos domingos e feriados. Se sua viagem coincidir com estas datas, não deixe de visitá-lo!

O nome deve-se à sua origem, quando os comerciantes e artesãos eram colocados junto aos vendedores de carne. O arrastar das carcaças deixava um rasto de sangue no chão, por isso El Rastro.

Roteiro Madrid 3 dias - El Rastro
O mercado de pulga El Rastro

Este mercado ao céu aberto é composto por mais de 3 mil barracas onde você pode encontrar roupas, discos, livros… tudo o que você pode imaginar. Em suma, como dizem os espanhóis: “se não se vende no Mercado El Rastro, é porque não existe”.

Dica | Tente barganhar o preço em todas as barracas, especialmente nos ambulantes que vendem nas ruas. Além disso, tome cuidado com seus pertences.

Mais uma dica | O horário de abertura do Mercado El Rastro é das 9h às 15h, mas chegue cedo porque no final do dia restam apenas poucas barracas.

Como chegar |Para chegar ao Mercado El Rastro você pode ir de metrô ou trem até a estação Embajadores ou a estação La Latina.

Museo Reina Sofia e Museu Thyssen-Bornemisza

Caso você não tenha um domingo à disposição para seu roteiro de Madrid em 3 dias, você poderá começar o dia visitando mais um (ou alguns) dos museus de Madrid.

Junto com o Museo del Prado, o Museo Reina Sofia e o Museu Thyssen-Bornemisza representam os museus mais importantes da cidade.

O Museo Reina Sofia apresenta uma extensa coleção de arte contemporânea: por aqui você encontra obras Picasso, Salvador Dalí e Joan Miró, com destaque para o quadro Guernica, de Picasso.

Já no Museu Thyssen-Bornemisza, estão obras que variam vão desde a Idade Média até ao final do século 20. São cerca de 1000 obras, com exemplares de Van Eyck, Van Gogh, Caravaggio e Edvard Munch.

Como chegar | A estação mais próxima dos dois museus é a Banco de España (linha 2).

Endereço Museo Reina Sofia |  Calle de Santa Isabel, 52

Endereço Museu Thyssen-Bornemisza | Paseo del Prado, 828014

Estádio Santiago Bernabéu

Hora de mudar completamente o cenário. Você não precisa ser amante do futebol para curtir uma visita ao Estádio do Real Madrid, já que esta é uma das Mecas do esporte no mundo todo.

O estádio foi inaugurado em 1947, substituindo o Estádio Charmantín, que havia sido praticamente destruído após a Guerra Civil Espanhola. Seu nome honra Santiago Bernabéu, que foi presidente do Real Madrid por 35 anos. 

Roteiro Madrid 3 dias - Santiago Bernabeu
Santiago Bernabéu: Um dos mais importantes templos do futebol

Uma visita ao Estádio Santiago Bernabéu dá direito a visitar 12 salas, incluindo a sala de imprensa, vestiários, o gramado e a sala de troféus.

Você ainda terá uma visita panorâmica do estádio e poderá fazer uma fotomontagem com seu jogador favorito. Há também uma loja de souvenirs e a sala com uma exposição audiovisual com a história do clube.

Em dia de jogos as visitas são mais restritas e tiram o acesso a muitas das salas, como o vestiário, por exemplo. Nesse caso, vale mais a pena assistir a partida ao vivo!

Dica | o estádio oferece visitas guiadas, que duram em média 90 minutos. Você pode garantir seu ingresso para o Estádio Santiago Bernabéu com antecedência.

Como chegar | de metrô, a estação Santiago Bernabéu te deixa de cara com o Estádio.

Templo de Debod

Para finalizar seu tour pela capital espanhola, que tal uma visita a um templo egípcio? É isso mesmo: o Templo de Debod foi um presente do Egito à Espanha.

Em 1968, o templo foi dado em agradecimento à ajuda espanhola, depois do apelo internacional feito pela UNESCO para salvar os templos de Núbia em perigo de desaparecimento, devido à construção da barragem de Assuão.

Depois disso, o Egito doou quatro monumentos aos países que responderam a este apelo de forma significativa: Estados Unidos, Itália, Holanda e Espanha. 

Roteiro Madrid 3 dias - Templo Debod
Por do sol no Templo de Debot

Quando o templo foi transferido para Espanha, foi colocado de tal forma que conservou aproximadamente a mesma orientação que no seu local de origem, de leste a oeste.

O Templo de Debod tem cerca de 2.200 anos e merece uma visita, especialmente no fim do dia. O pôr-do-sol ali é uma vista sem igual! Ah, e a visita é gratuita.

Como chegar | O Templo de Debod está muito próximo do Palácio Real, e a uma curta caminhada dos principais pontos turísticos de Madrid. Para quem pega o trem, as estações mais próximas são a Ventura Rodríguez e a Plaza de España.

Endereço | Calle Ferraz, 1, 28008 Madrid

Primeira vez em terras espanholas? Confira nosso Guia Prático da Espanha: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem ao país

Você sabia que seguro viagem é obrigatório para entrar na Espanha?

A Espanha é um dos países que faz parte do Tratado de Schengen, em que é exigido dos viajantes a comprovação de um seguro viagem com cobertura mínima de € 30.000. Esse seguro deve cobrir despesas por doença ou acidente durante a viagem.

Ou seja, nada de viajar para Espanha sem um seguro viagem!

Portanto, recomendamos pesquisar seu seguro na Segurospromo, um site comparador de preços, que mostra todas as opções, com preços e coberturas diferentes. Nós sempre conseguimos o melhor preço nesse site. E o melhor: fechamos uma parceria que garante 5% de desconto. É só usar o nosso código EMALGUMLUGAR5 no final da compra!

Seguros Promo

Roteiro Madrid 3 dias: todos as atrações marcadas no mapa.

Foto de destaque: Sebastian Dubiel / CC BY-SA 3.0

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Espanha: explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Ainda impressionados com a natureza na Costa Rica. Essa é a Punta Catedral no Parque Nacional Manuel Antônio na costa do Pacífico. Incrível não acham?#costarica #manuelantonio #visitcostarica

E tem forma melhor de terminar o dia?Um por do sol mais lindo que o outro na Costa Rica ❤️☀️ Se por aqui tem vida noturna, a gente desconhece. Estamos despencando da cama cedo todos os dias pra aproveitar cada raio de sol, cada grão de areia, cada gota de chuva (sim, continua chovendo todo dia! Mas passa rápido) e cada segundo pura vida que estamos tendo nesse país incrível!
E eu (Dri) que não curto acordar muito cedo, tenho levantado com sorrisão na cara todo dia. Delícia de lugar!!

Costa Rica é daqueles destinos que faz você se sentir uma grãozinho no universo – e essa sensação é gigante de boa!!!
⠀
As raízes dessas árvores parecem medir uns 2 metros, e parece que elas formam um labirinto no solo. É difícil descrever, mas é muito fácil se conectar com a natureza nesse lugar. Que paz! 🍃 🙏

Ahh Costa Rica! Essa é uma formação natural que parece a cauda de uma baleia –  e o local de chama Parque Nacional Marino Ballena.
Tudo bem, já sabemos que o nome do parque veio desse formato. Mas quem explica a “coincidência” desse local ser o melhor ponto do país para  para o avistamento de baleias? 🤔#emalgumlugardomundo #costarica #visitcostarica #baleiajubarte

Pura Vida!Mal desembarcamos na Costa Rica e já começamos a ouvir a expressão por todos os cantos. Embora não tenha uma tradução exata, essa é uma forma de cumprimentar, de dizer olá, tchau – ou qualquer coisa que tenha uma intenção positiva – dá pra usar de diversas formas!A nossa conclusão é que “Pura Vida” é essa coisa boa que você sente ao chegar por aqui e que te faz ficar sorrindo o tempo todo. É como encostar o carro em uma praia deserta, assistir o por do sol e dormir por ali mesmo, ao som dos macacos, com o barulho das ondas. Bem do jeitinho que a gente fez nesse dia!#emalgumlugardomundo #costarica #puravida #visitcostarica #destinosimperdiveis

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!