Explorando os Lençóis Maranhenses? Então vem com a gente garantir uma experiência inesquecível ao descobrir tudo o que fazer em Atins, uma vila de pescadores que guarda cenários impressionantes!
Dunas, lagoas cristalinas e uma praia maravilhosa te esperam nesse pedacinho de paraíso. Tivemos o privilégio de conhecer Atins durante a nossa viagem aos lençóis, e temos muita coisa boa para te contar.
Aproveite e veja também:
- Lençóis Maranhenses: quando ir, o que fazer, onde ficar (2022)
- O que fazer em Barreirinhas MA: passeios + Lençóis Maranhenses
- O que fazer em Tutóia (MA): passeios imperdíveis na região
- Chapada das Mesas (MA): TOP 10 passeios + dicas de viagem
- São Luís: TOP 20 atrações + dicas
Atins, Lençóis Maranhenses: seu guia completo de viagem
Preparados(as) para embarcar numa aventura de tirar o folego? Atins é um dos lugares mais lindos do Maranhão e neste post você vai descobrir o porquê!
- Por que conhecer Atins
- Atins: vale se hospedar na vila ou fazer bate e volta de Barreirinhas?
- Como chegar em Atins
- Como circular em Atins
- Onde se hospedar: pousadas em Atins
- O que fazer em Atins: conheça as belezas das Lençóis Maranhenses
- Onde comer em Atins
- Melhor época para conhecer Atins
- Quantos dias ficar em Atins
- Dicas extras
Por que conhecer Atins
Além de abrigar atrativos únicos dos Lençóis Maranhenses, o pequeno vilarejo de Atins tem uma localização privilegiada: de um lado, ficando à beira mar e, do outro, às margens do Rio Preguiças.
Além disso, Atins nos traz toda a simplicidade da região, garantindo muito aconchego com suas construções rústicas, ruazinhas de areia e pousadas charmosas.
Chamado de “a nova Jericoacoara”, o vilarejo é muito semelhante ao município do Ceará quando ele ainda estava sendo descoberto pelos turistas.
E assim como Jericoacoara, Atins também está no radar dos praticantes de Kitesurfe graças às condições perfeitas do vento e do mar. Rolam até mesmo campeonatos por aqui.
Dessa forma, não faltam motivos para viajar até Atins e aproveitar tudo o que o destino tem para oferecer, desde as paisagens deslumbrantes dos Lençóis Maranhenses, até se aventurar no kitesurfe nas águas da praia.
Atins: vale se hospedar na vila ou fazer bate e volta de Barreirinhas?
Para incluir Atins em seu roteiro pelos Lençóis Maranhenses, você terá duas opções.
A primeira é programar um passeio bate e volta ao vilarejo enquanto estiver hospedado em Barreirinhas, principal base para quem visita os Lençois.
A segunda opção é se hospedar em Atins. Caso você tenha tempo e disponibilidade, a hospedagem em Atins vale muito a pena!
Ao se hospedar em Atins, você terá a opotunidade de conhecer mais lugares e curtir o lugar sem pressa, o que não é possível em um tour de apenas um dia.
Além disso, Atins tem um clima delicioso que vale a pena ser vivido. Sugiro reservar uma boa pousada (nossa escolha foi a La Paz Village Atins) e jantar em um bom restaurante (dicas mais pro final do post!). Você vai sair de lá já planejando sua próxima visita!
Como chegar em Atins
Primeiramente, é preciso dizer que não há nenhum meio de transporte que ligue a capital maranhense São Luís até Atins. Por isso, você precisa chegar em Barreirinhas e, de lá, seguir até Atins.
Se você estiver vindo de outros estados, o ideal é desembarcar no Aeroporto Internacional de São Luís e seguir a viagem de ônibus, carro ou transfer até Barreirinhas.
Mostramos aqui o passo a passo para chegar em Atins:
De São Luís até Barreirinhas:
Ônibus | partindo da rodoviária de São Luís, é a opção mais econômica. Geralmente, há quatro horários disponíveis por dia, e a viagem leva cerca de 5 horas. Compre a sua passagem com antecedência.
Carro | siga pela BR-135 e depois pela BR-402 até Barreirinhas. A estrada é toda asfaltada e a viagem dura, em média, 4 horas.
Transfer | são feitos em vans ou micro-ônibus compartilhados. Eles te buscam no aeroporto ou na porta do seu hotel, com saídas a partir das 4h da manhã. Recomendamos a agência Santur Ecoturismo, que oferece o serviço.
De Barreirinhas até Atins:
Lancha voadeira | levando cerca de 1 hora, o trajeto é feito pelo Rio Preguiça. O ponto de saída é no Cais de Barreirinhas. Aproveite e garanta já o seu transfer a Atins de lancha.
Carro 4×4 | várias agências de turismo ou locais oferecem a opção via terrestre em veículos 4×4. Neste caso, a viagem leva 1h30 e é um pouco desconfortável, já que você passará por trechos cheios de buracos.
Como circular em Atins
O vilarejo é bem pequeno, então você pode fazer tudo a pé por lá. Praticamente todo o comércio fica no centrinho, como os restaurantes, pousadas e agências de turismo.
No entanto, vale avisar que as ruas são de terra e areia fofa, então o deslocamento pode ser um pouco cansativo. Use e abuse dos chinelos.
Se quiser investir em uma experiência bem legal, vale alugar um quadriciclo para passear por Atins. A pousada em que nos hospedamos oferece o serviço de aluguel, bem prático!
Você poderá circular pela vila, ir até a praia e fazer passeios pelos Lençois. Sendo que para os passeios nos lençois, você deverá ir acompanhado de um guia.
Onde se hospedar: pousadas em Atins
Apesar de pequeno, Atins possui ótimas opções de hospedagem. Suas pousadas são puro charme, trazendo uma decoração rústica que é a principal característica do vilarejo.
Nossa escolha de hospedagem no vilarejo foi a La Paz Village Atins. São apenas 3 quartos na pousada, super espaçosos e bem equipados. Ela tem um clima bem gostoso e intimista, é super arejada e traz aquela sensação maravilhosa de contato com a natureza.
E se estiver viajando com mais pessoas, dá para fazer uma reserva exclusiva e fechar a pousada para o seu grupo
Há ainda uma piscina ao ar livre e churrasqueira compartilhada. O clima no lugar é uma delícia, principalmente à noite com aquela iluminação fofa. Ah, vale dizer que também receberam com muito amor e carinho o Muleke, nosso cachorro e companheiro de viagem. Confira valores para a La Paz Village Atins.
Confira outras sugestões de hospedagem em Atins:
La Ferme De Georges – $$$$ | se você não abre mão de hospedagens sofisticadas, aqui é a escolha perfeita. Os quartos conseguem mesclar o luxo com o rústico, e a área de lazer tem uma piscina maravilhosa e muito contato com a natureza. Confira valores.
Vila Vento – $$$$ | à beira mar, vai te proporcionar uma estadia incrível em bangalôs rústicos lindíssimos com vista para o mar. O conforto aqui está garantido, assim como o atendimento impecável. Confira valores.
Pousada Jurará e Vila Jurará – $$$ | trazendo uma estrutura excelente, a decoração rústica deixa a pousada ainda mais charmosa. Os quartos são confortáveis e a Praia de Atins fica a apenas 200 metros. Confira valores.
Casa Acquamarina – $$ | oferecendo um café da manhã fabuloso, é uma das acomodações mais buscadas em Atins. Apesar da simplicidade, tem quartos confortáveis uma área de lazer cercada pela natureza. Confira valores.
Pousada Vettore – $$ | que tal a experiência de se hospedar em chalés alpinos em meio à natureza de Atins? O clima familiar faz a gente se sentir em casa, e o café da manhã é uma delícia. Confira valores.
O que fazer em Atins: conheça as belezas dos Lençóis Maranhenses
Suas lagoas de águas cristalinas em meio às dunas branquinhas dos Lençóis Maranhenses são alguns dos principais atrativos de Atins.
Acredite: o cenário vai te deixar completamente hipnotizado com tamanha beleza.
E para aproveitar ao máximo o destino, que também inclui praia perfeita pro kitesurfe e um passeio radical de quadriciclo pelas dunas, nós separamos os principais passeios de Atins para você curtir na sua viagem. Vem conferir!
- Praia de Atins
- Circuito Canto de Atins
- Circuito Lagoa Tropical e Lagoa da Lorena
- Circuito da Lagoa das Sete Mulheres e Lagoa da Capivara
- Foz do Rio Negro e Lagoa Verde
1. Praia de Atins
Nada melhor do que começar a explorar esse paraíso pela Praia de Atins.Por aqui, você ainda pode observar o encontro do mar com o Rio Preguiças e, se a maré tiver baixa, aproveitar piscinas naturais deliciosas.
Outra atividade muito realizada na praia é o kitesurf, que está se tornando uma das principais atrações de Atins graças ao vento forte e às águas perfeitas para a prática do esporte. E se você nunca praticou kitesurf antes, é possível contratar aulas na praia.
Para finalizar o seu dia, não deixe de conferir o espetáculo do pôr do sol, que deixa a Praia de Atins ainda mais incrível.
2. Circuito Canto de Atins
Considerado um dos locais mais visitados do destino, o Canto de Atins fica entre o mar e as dunas mais próximas dos Lençóis Maranhenses.
O local fica a 1 hora de caminhada a partir do centrinho do vilarejo. Mas o melhor mesmo é visitá-lo em um passeio conhecido como Circuito Canto de Atins.
O percurso é realizado em uma caminhonete 4×4 adaptada para passageiros, conhecida como jardineira. Durante o circuito você passará por diferentes lagoas.
No nosso passeio, conhecemos as lagoas da Gaivota, do Gavião e do Kite.As lagoas visitadas costumam variar de acordo com a época, então não se preocupe muito com o roteiro. Eu garanto que as paisagens serão lindas!.
Após a visita às lagoas, há a parada para almoço, onde você poderá experimentar os famosos camarões dos Lençóis Maranhenses.
Você pode comer essas delícias no restaurante do Seu Antônio, da Dona Luzia ou da Dona Carminha, que foi onde paramos. Ele fica em frente a uma lagoa e o camarão é delicioso, como era de se esperar.
Após o almoço, tivemos tempo suficiente para descansar no redário do restaurante e dar um mergulho na lagoa de águas mornas. Uma delícia!
Para quem não vai se hospedar em Atins, esse Circuito Canto de Atins também pode ser realizado em um passeio bate e volta de Barreirinhas.
3. Circuito Lagoa Tropical e Lagoa da Lorena
Mais um show das belezas dos Lençóis Maranhenses, o Circuito Lagoa Tropical é outro passeio maravilhoso para você fazer enquanto estiver em Atins.
Geralmente, esse circuito é feito no período da tarde para incluir o pôr do sol, que é outro atrativo incrível e merece ser contemplado.
O circuito passa não apenas pela Lagoa Tropical, como também pode incluir outras belezuras, como a Lagoa da Lorena e a Lagoa da Esmeralda.
Além dessas, você ainda pode explorar outras bem pequenininhas que ficam nos arredores. Lembre-se: o que importa aqui é curtir a paisagem, e não se prender aos nomes das lagoas, pois elas podem variar de acordo com a época da sua visita.
A Lagoa Tropical, que dá nome ao passeio, tem águas em tons de azuis e é rodeada de dunas de areia branquinha, formando aquele cenário típico dos Lençóis. Normalmente o passeio finaliza nessa lagoa, com o por do sol.
Porém, durante nossa visita a Lagoa Tropical estava mais movimentada de turistas, então escolhemos encerrar nosso dia na Lagoa da Esmeralda. Foi lindo demais!
Dica | Você pode combinar o Circuito Canto de Atins com o Circuito da Lagoa Tropical, fechando um passeio com duração do dia todo.
4. Circuito Lagoa das Sete Mulheres e Lagoa da Capivara
Durante nossa estadia em Atins, não conseguimos fazer o Circuito Lagoa das Sete Mulheres e Lagoa da Capivara, pois elas não estavam muito boas para visitação.
Mas caso o passeio esteja disponível durante sua visita, saiba que a Lagoa das Setes Mulheres e a Lagoa da Capivara ficam bem pertinho uma da outra, podendo ser visitadas em um único passeio. Vale fazer esse circuito na parte da tarde para contemplar o por do sol.
A Lagoa das Sete Mulheres tem um tom de azul mais escuro. Uma curiosidade é o seu nome, onde há uma lenda que havia 7 mulheres nuas se banhando na lagoa.
Já a Lagoa da Capivara tem suas águas mais esverdeadas, além dos peixinhos conhecidos como piabim, que te dão leves mordidinhas.
Esse é mais um circuito que vai te presentear com um visual inesquecível dos Lençóis Maranhenses!
5. Foz do Rio Negro e Lagoa Verde
Os Lençóis Maranhenses nos presenteiam com cenários inesquecíveis, e um deles é o encontro do Rio Negro com o mar, onde forma uma pequena cascata de água doce à beira-mar deliciosa para você se refrescar.
Durante o percurso, você ainda irá visitar algumas lagoas, com destaque para a Lagoa Verde, que fica bem próxima à praia.
No entanto, esse passeio só fica disponível quando o rio está com água o suficiente. Verifique com seu guia.
Onde comer: melhores restaurantes em Atins
A maioria dos restaurantes em Atins ficam no centrinho e têm todo o charme do vilarejo, trazendo ambientes rústicos e uma gastronomia de dar água na boca, principalmente os pratos de frutos do mar.
Há ainda opções mais sofisticadas, especializados em pratos internacionais e que são perfeitos para um jantar a dois.
Confira nossa seleção:
La Table de Georges – $$$ | se você está em busca de um lugar mais sofisticado, certamente irá adorar esse restaurante especializado na culinária francesa e mediterrânea, e que ainda usa produtos da própria horta. A decoração intimista deixa o lugar ainda mais aconchegante.
Restaurante da Sese – $$ | atendendo no almoço e jantar, tem um cardápio variado na culinária brasileira, francesa e de frutos do mar. O ambiente é simples, porém muito aconchegante.
Pininga Restaurante – $$ | servindo pratos contemporâneos com uma bela apresentação, incluindofrutos do mar. A decoração rústica é um charme à parte.
Casa De Juja Atins – $$ | considerado o melhor restaurante de Atins, fica dentro da Pousada Convento Arcadia. Aqui, você terá o privilégio de almoçar com vista para o Rio Preguiças ou à beira da piscina. A comida é muito saborosa e o atendimento é excelente.
Restaurante Cantos dos Lençóis – $$ | também conhecido como restaurante do Seu Antônio, fica no Canto de Atins e serve um dos melhores camarões dos Lençóis Maranhenses. É quase uma tradição conhecer o lugar.
La Pizza – $$ | para quem não dispensa uma pizza, não pode deixar de conhecer esse restaurante. Há várias opções no cardápio e as pizzas são assadas no forno a lenha, proporcionando um sabor divino.
Mangue Restaurante Atins – $ | com pratos de frutos do mar e contemporâneos, tem uma ótima relação custo x benefício. Viemos aqui duas vezes e repetimos o camarão!
Mais dicas de viagem para Atins MA
Depois de conferir dicas de hospedagem, restaurantes e os principais passeios em Atins, chegou a hora de ficar por dentro de dicas importantes na hora de planejar a sua viagem.
Melhor época para conhecer Atins
Para aproveitar as lagoas de águas cristalinas em meio às dunas dos Lençóis Maranhenses, o ideal é que você priorize os meses de junho a agosto, quando as lagoas ficam bem cheias.
Evite as estações chuvosas (de janeiro a meados de junho) e da seca (de setembro a dezembro). A maioria dos passeios até os lençóis são suspensos durante o período das chuvas. Já na seca, as lagoas ficam completamente secas, e a sua viagem até o destino pode ser frustrante.
Nós visitamos os Lençóis Maranhenses em agosto, e nossa experiência foi perfeita!
Já a temporada de Kitesurf se estende de julho a dezembro, com pico de ventios fortes entre outubro e novembro.
Quantos dias ficar em Atins
Reserve pelo menos 2 dias cheios para conhecer os principais atrativos de Atins. Dessa forma você consegue fazer um passeio pelos principais circuitos e ainda tem tempo de curtir uma praia.
Agora, se você pretende conhecer os atrativos em Barreirinhas e Santo Amaro, destinos que também abrigam parte dos Lençóis Maranhenses, o ideal é reservar de 7 a 10 dias.
Dicas extras para sua viagem em Atins
- As ruas são de areia, e ainda por cima são bem fofas, o que pode deixar a sua caminhada pelo centro mais cansativa. Por essa razão, use sapatos confortáveis, como o velho e bom chinelo.
- O comércio em geral fica no centrinho da cidade, como restaurantes, pousadas e mercadinhos.
- Não há bancos em Atins, por isso é importante levar dinheiro em espécie. Alguns estabelecimentos aceitam cartão de crédito e débito, mas nem sempre haverá sinal.
- Falando em sinal, é praticamente impossível ficar conectado o tempo todo. Se quiser usar a internet, espere pelo wifi da pousada. Mas, ainda assim, pode ser lento.
- Leve repelente! Há muitos insetos e mosquitos em Atins. E não se assuste se avistar pererecas e lagartixas. Isso é bem normal por lá, inclusive dentro das pousadas.
Curtiu as nossas dicas do que fazer em Atins, nos Lençóis Maranhenses?
Agora que você já tem tudo o que precisa para aproveitar ao máximo a sua viagem para Atins, incluindo dicas de pousadas, restaurantes e como chegar, é só arrumar as malas e partir rumo aos cenários inesquecíveis dos Lençóis Maranhenses!
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Olá! Como foi a experiência com seu cachorro nos lençóis? Ele pode ir nos passeios?
Olá, deixamos o Muleke nas casas que alugamos nas cidades. Cachorros não podem entrar no Parque, infelizmente, ele ia se divertir muito! Somos bastante preocupados com o bem estar do Muleke, então sempre gastávamos bastante energia dele antes de sair, então ele passava o dia dormindo.