Escrito por Adriana
26 de novembro de 2022

Um paraíso do litoral potiguar: vem conferir o que fazer em Barra do Cunhaú. Sua viagem vai ter direito a encontro do rio com o mar, passeio de barco, paisagens incríveis e muito mais!

Mostramos como é o passeio de um dia para Barra do Cunhaú saindo de Natal, uma ótima pedida para quem está hospedado na capital e quer conhecer mais do litoral da região. 

Também mostramos os principais atrativos do destino e damos sugestões de pousadas para se hospedar por lá. 

Vista da barraca Miramar em Barra do Cunhaú onde há uma escultura de coração com um casal sentado
Aproveitando toda a beleza de Barra do Cunhaú

Chega mais aqui e vem curtir esse lugar delicioso com a gente! 

Aproveite e veja também: o que fazer em Natal.

Como é o passeio para Barra do Cunhaú saindo de Natal 

Nós aproveitamos nossa viagem para Natal para conhecer Barra do Cunhaú. 

Fechamos o passeio com a Marazul, que é uma agência de referência no destino e tivemos um dia maravilhoso com o serviço deles. 

Fizemos esse tour no modo privativo, onde tivemos transporte e guia exclusivos para o passeio. É só entrar em contato diretamente com eles para reservar. Mas a agência também oferece o passeio para Barra do Cunhaú em grupo, que pode ser agendado online.  

Vamos mostrar como foi nosso dia de passeio para Barra do Cunhaú: 

De Natal para Barra do Cunhaú 

Às 8h em ponto, nosso guia chegou em nosso hotel. Imediatamente seguimos viagem em um carro super confortável.  

O percurso durou aproximadamente 2 horas. Mas passou bem rápido, pois pelo caminho o guia foi nos ensinando muito da história de Natal e da região. Só a “aula de história e curiosidades” já valeria o passeio! 

Chegamos então em Barra do Cunhaú, em tempo de embarcarmos na próxima atenção.  

Passeio de barco por Barra do Cunhaú 

Seguindo a pontualidade, às 10h iniciamos nosso passeio por Barra do Cunhaú. Dessa vez, entramos no catamarã da Sambaqui.  

Pudemos conferir que essa é a melhor embarcação do destino: enorme, confortável, limpíssima, com serviço de bar e petiscos.  

Mas sem dúvidas, o maior diferencial é o atendimento. Toda equipe à bordo é pura simpatia e dão um show de cordialidade.  

Se você fizer o passeio com a Marazul, o catamarã com a Sambaqui já está incluso no preço. Mas se você for por conta própria, pode reservar direto com eles.  

O percurso inicial de barco percorrendo as águas do Rio Cunhaú levou quase 30 minutos, até fazermos nossa parada. 

Parada para banho 

Hora de se refrescar, fazer fotos e curtir o visual maravilhoso de Barra do Cunhaú. Nós paramos em um ponto conhecido como Ilha da Restinga.  

Ao chegarmos na ilha, já nos deparamos com um cenário delicioso. Águas quentinhas do rio, que formam piscinas naturais durante a maré baixa. Aproveitamos para fazer umas imagens com drone e admirar de outro ângulo o desenho feito pelas águas na areia. Encantador! 

Rio em Barra do Cunhaú com um barco atracado e um casal deitados em redes sobre a água
Relaxando na Ilha da Restinga

Ah, e é bem ali do ladinho que o Rio Cunhaú se encontra com o mar.  

Ficamos parados nesse local deserto por cerca de 1h30. Apesar de não haver nenhuma estrutura no ponto onde paramos, a Sambaqui oferece cadeira e guarda-sol. E lembre-se do serviço de bar: peça seu drink e vá saboreá-lo dentro d’água! 

E quando menos esperamos, o tempo passou e já era hora de partir. Mas ainda tivemos tempo para relaxar um pouco nas redes, que eles montam ali na hora mesmo. Praticamente o paraíso. 

Vale saber | o ponto de parada do passeio varia de acordo com a maré. Nós ficamos na Ilha da Restinga, mas há outros dois locais nas redondezas que servem como ponto de apoio. A equipe do catamarã nos garantiu que todos eles são maravilhosos! 

Visita ao mangue 

Com o relógio se aproximando de meio-dia, a embarcação levanta âncora e navegamos em direção a um local de destaque na região: o manguezal. 

São mais de 8 mil hectares de mangue – daí o lugar ser chamado de “Amazônia Potiguar”. Nós vamos admirando a beleza da paisagem, enquanto um dos guias da embarcação explica sobre a importância da região. 

Rio com as margens repletas de mangue em Barra do Cunhaú
Mangue em Barra do Cunhaú

Há um tempo atrás, o passeio incluía uma parada no manguezal, onde se podia assistir a uma demonstração da captura artesanal de caranguejo. Atualmente essa parada foi suspensa, para preservação desse ecossistema. E nós adoramos saber dessa iniciativa de preservação! 

O passeio vai chegando ao fim. Mas antes do desembarque, ainda temos um “atrativo”, dessa vez gastronômico. Podemos provar um camarão delicioso, que faz juz à fama e à importância do local na produção desse crustáceo. 

Hora do almoço 

Finalizando o passeio de catamarã, nosso guia nos levou de carro (em menos de 5 minutinhos) para um restaurante bem conhecido na região: o Miramar.  

Nós já guardamos uma ótima experiência no restaurante da mesma rede, localizado em Genipabu. Aqui não foi diferente: comida deliciosa e pratos muito fartos. Escolhemos um peixe que servia duas pessoas, mas poderia facilmente comer três.  

Mulher almoçando pratos de frutos do mar e bebendo suco no restaurante Miramar
Muito bem servidos no Miramar

Além da comida boa, o lugar é uma delícia. O restaurante fica no encontro do Rio Catu com o mar, sendo garantia de paisagem bonita e banho gostoso.  

Vista área da barraca Miramar em Barra do Cunhaú
Comida gostosa e uma bela paisagem em nossa parada para almoço

A estrutura também é bem legal, com muito espaço (é grande mesmo), duchas, bangalôs à beira-mar… ficamos quase 2 horas por aqui, e foi uma ótima pedida para encerrar o passeio em Barra do Cunhaú! 

Retorno a Natal 

Hora de voltar para a cidade grande. Aproximadamente 2 horas de retorno e já estávamos de volta em nosso hotel.  

O que fazer em Barra do Cunhaú 

Se você quer curtir o destino com a calma e atenção que ele merece, mostramos aqui tudo o que fazer em Barra do Cunhaú. Separe alguns dias para conhecer suas praias e fazer alguns passeios pela região.  

Confira os principais atrativos: 

  1. Praias
  2. Rios Catú e Curimataú
  3. Kitesurf e Windsurf
  4. Passeio de barco
  5. Conhecer Baía Formosa

1. Praias

O que não faltam em Barra do Cunhaú são praias maravilhosas para você dar um mergulho bem gostoso e esticar a canga na areia. 

Agradando todos os gostos, aqui você vai encontrar desde um mar com águas mornas e calminhas, até opções para a prática de esportes náuticos.  

Mulher segurando um copo de drink e ao fundo o rio de Barra do Cunhaú
Curtindo a paisagem de Barra do Cunhaú tomando um drink delicioso!

Além disso, elas oferecem uma excelente estrutura de barracas e restaurantes, e assim você pode curtir um dia inteirinho de praia.  

Praia da Barra do Cunhaú  

É a praia principal do destino e tem uma orla super frequentada pelos turistas, reunindo barracas e restaurantes com pratos deliciosos de frutos do mar. 

O mar possui águas quentinhas e bem tranquilas, ideal para dar um mergulho. Mas o grande destaque fica para as formações de piscinas naturais cristalinas. 

Praia Braço de Mar 

Se misturando com a Mata Atlântica, a Praia Braço de Mar fica bem no começo da Barra do Cunhaú, e oferece paisagens imperdíveis, dignas de cenários de novela. 

De um lado, é possível avistar uma rica fauna e flora e, do outro, um braço de mar, onde o rio Cunhaú deságua. Cerca de 3km a frente, os rios Guaratuba e Curimataú também se encontram, formando um manguezal repleto de caranguejos.  

Do lado oposto da praia, as águas são bem calminhas, e é o lugar preferido para os banhistas. Por ali, também partem passeios de barco, lancha e jet ski, além da prática de caiaque e kitesurf. 

Praia da Boca da Barra 

Se você gosta de praticar kitesurf, a Praia da Boca da Barra é o lugar perfeito para isso graças aos seus ventos fortes. O mar também costuma ter boas ondas para os surfistas. 

Mas, se não quiser abrir mão de um bom mergulho, no braço de mar as águas são bem calminhas. Além disso, é a partir daqui que saem os barcos menores e a balsa para a Praia da Restinga. 

Com uma larga faixa de areia, é possível chegar até a Praia do Pontal caminhando. 

Praia do Pontal 

Com 5km de extensão, começando na Boca da Barra e terminando na Barrinha, a Praia do Pontal é a maior de Barra do Cunhaú. 

Com várias piscinas naturais, eu tenho certeza de que você vai se apaixonar por esse lugar. Já os recifes de corais são perfeitos para observar de snorkeling. 


Por aqui, há diversas barracas de praia, restaurantes e opções de hotéis e pousadas, o que deixa a sua viagem ou visita até a praia muito mais confortável. 

Praia da Barrinha 

Ficando no finalzinho da orla da Barra de Cunhaú, é na Praia da Barrinha que acontece o encontro do rio Catú com o mar. 

Exibindo uma bela paisagem, a praia é muito tranquila, e ainda é possível ouvir o barulho das ondas se misturando com rio. Melhor do que isso, é só dar um mergulho bem relaxante nas piscinas naturais que se formam por ali.  

Para sua comodidade, há várias barracas de praias que oferecem petiscos e drinks bem gostosos. 

2. Rios Catú e Curimataú 

A região de Barra do Cunhaú abriga rios muito importantes, como o Catú e o Curimataú.  

Ao longo do Rio Curimataú, considerado o principal da região, ficam várias praias desertas, além da formação de recifes de corais e piscinas naturais entre a foz dos dois rios.  

Rio Curimataú em Barra do Cunhaú com barcos atracados e ao fundo faixa de areia e mar ao horizonte
Rio Curimataú e o mar ao fundo. Foto: Alexandra Maria Estrella / CC BY-SA 4.0

Em Barra do Cunhaú, também acontece o encontro do rio Curimataú com o mar, oferecendo uma bela paisagem.  Vale a pena conferir! 

3. Kitesurf e windsurf  

Para quem gosta de esportes náuticos ou deseja acrescentar uma boa dose de aventura durante a viagem, precisa saber que a Barra do Cunhaú é um ótimo lugar para isso. 

Graças os ventos fortes da região, a prática de kitesurf e windsurf é muito procurada por aqui, e existem várias empresas que realizam o aluguel dos equipamentos e dão até aulas. 

Praticantes de kitesurf em Barra do Cunhaú em um dia de sol
Kitesurf em Barra do Cunhaú. Foto: Alexandra Maria Estrella / CC BY-SA 4.0

Entre os melhores lugares para se aventurar no esporte, estão a Praia da Boca da Barra e a Praia Braço do Mar. 

4. Passeio de barco 

Existem vários passeios de barco em Barra do Cunhaú que levam para diferentes pontos da região, como a Praia da Restinga e manguezais. 

Mas, se quiser uma sugestão, não deixe de fazer o Catamarã Sambaqui, que propõe um passeio ecológico pelas águas do Rio Cunhaú.  

Vista de cima da Barra do Cunhaú em Natal
Nossa parada foi na Praia da Restinga

Trazendo um turismo sustentável e de inovação, o catamarã segue pela foz do rio, segue pelo manguezal e vai até o Meral, o ponto de encontro dos Rios Curimataú e da Penha, que deságuam no Rio Garatuba.  

Neste ponto do passeio, você ainda vai poder conferir esse fenômeno incrível da natureza e avistar diversas espécies de peixes, crustáceos e aves nativas.  

O roteiro também inclui a belíssima Praia da Restinga, finalizando em grande estilo o passeio que leva cerca de 3h. 

Uma dica é fazer o Passeio Pôr do Sol, que de observar a fauna e flora local, você também pode contemplar um pôr do sol incrível. 

5. Conhecer Baía Formosa 

Ficando a apenas 37 km de distância, Baía Formosa nos presenteia com um litoral de tirar o fôlego, reunindo praias, piscinas naturais, lagoas, passeios de quadriciclo e muito mais! 

Por isso, dar uma passada no destino é uma ótima chance de conhecer ainda mais as belezas do litoral potiguar. 

Para te ajudar, selecionamos os principais atrativos de Baía Formosa: 

  • Praias 
  • Baía dos Golfinhos 
  • Piscinas naturais 
  • Passeio de Quadriciclo 
  • Lagoa da Coca-Cola 
  • Rio Guaju 
  • Passeio de barco no Mangue 
  • Mata da Estrela 

Restaurantes em Barra do Cunhaú 

Com ótimos restaurantes, você não pode deixar de provar a gastronomia regional de Barra do Cunhaú. Referência na produção de camarão e caranguejos, os pratos de frutos do mar fazem sucesso por aqui. 

Confira nossas sugestões: 

Barraca Miramar  – $$$ | como já citamos lá no início do post, o restaurante é o mais conhecido da vila. Ele é especializado em frutos do mar e tem um ambiente super agradável, localizado no encontro do Rio Catu com o mar. 

Solimar – $$$ | também especializado em frutos do mar e pratos sul-americanos, o restaurante tem uma comida excelente, assim como o atendimento. O destaque vai para o camarão na brasa com batata assada. Delícia! 

Camarao na Fazenda A FAZENDINHA – $$ | localizado na divisa entre Pipa e Barra do Cunhaú, mais especificamente na Fazenda Sonho, é mais uma opção de frutos do mar e pratos contemporâneos. A vista para o rio complementa a experiência. 

Barra do Cunhaú: as melhores dicas de viagem

Saiba mais sobre Barra do Cunhaú 

Cercada por paisagens naturais, praias e rios de águas cristalinas, Barra do Cunhaú é um pedaço de paraíso localizado no município de Canguaretama.  

Apesar de ser um dos destinos menos conhecidos dos 400 km do litoral potiguar, essa charmosa vila de pescadores apresenta ótimas pousadas e uma gastronomia de dar água boca, principalmente os pratos de frutos do mar. 

Aliás, essa fama se dá devido a produção de camarão em cativeiro, que desde a década de 1990, se tornou a principal fonte de renda da região. 

De acordo com as informações do estado, o RN produz aproximadamente 400 toneladas de camarão por mês, sendo o segundo maior produtor do país

Outras áreas de grande importância em Barra do Cunhaú são os manguezais que abrigam diversas espécies de animais, principalmente caranguejos. Atualmente, são aproximadamente 8.600 hectares de mangues preservados. 

E tudo isso você pode conferir bem de pertinho a partir de passeios ecológicos, além das praias, encontro de rios e outros cenários imperdíveis. 

Onde ficar: dicas de pousadas em Barra do Cunhaú 

Apesar de pequena, a vila de pescadores de Barra do Cunhaú tem ótimas opções de pousadas. E se você quer ter tempo de aproveitar todos os atrativos da região, o ideal é se hospedar por alguns dias. 

Paradise Chalés Beira Mar | ficando à beira mar da Praia de Barra de Cunhaú, os chalés são bem confortáveis e equipados. A propriedade ainda possui uma bela área com coqueiros e piscina ao ar livre com vista para o mar. Confira valores

Pousada Yemanjá Cunhaú | a 500 metros da Praia de Barra do Cunhaú, a pousada oferece piscina ao ar livre e um café da manhã caseiro bem gostoso. Os quartos são simples, mas possuem tudo o que você precisa para ter uma boa noite de sono. Confira valores

Como chegar em Barra do Cunhaú 

Barra do Cunhaú é um distrito do município de Canguaretama. O destino fica a 80 km de distância de Natal, e a 110 km de João Pessoa, na Paraíba. 

Saindo de Natal | o percurso é feito pela BR-101. Ao chegar em Canguaretama, são mais cerca de 13 km pela RN – 269 até chegar na praia. 

Saindo de João Pessoa | o caminho é também pela BR – 101, entrando à direita quando chegar em Canguaretama. Depois é só seguir pela RN-269 até o litoral. 

E quem optar por fazer o passeio bate e volta de Natal (como que fizemos com a Marazul), não precisa se preocupar com o deslocamento, pois o transporte está incluso no preço.  

O que levar para Barra do Cunhaú 

Como estamos falando de um destino de praia, roupas de banhos são alguns dos itens indispensáveis. Além disso, Barra do Cunhaú é uma simples vila de pescadores e, por isso, opte por roupas leves e calçados confortáveis.  

O Rio Grande do Norte é um destino bem quente, então não se esqueça do protetor solar e labial, óculos escuros, boné ou chapéu. Esteja sempre acompanhado de uma garrafinha d’água para se manter hidratado. 

Se ainda tiver dúvidas sobre o que levar, é só conferir o nosso post sobre tudo o que levar para a praia. Além de dicas importantes, você também vai encontrar um super checklist. 

Quando ir para Barra do Cunhaú 

É possível conhecer Barra do Cunhaú em qualquer época do ano, já que a temperatura média anual é de 31°C.  

Se quiser evitar as típicas chuvas de verão, do meio de julho até o final de outubro são bons meses para conhecer o destino. 

Durante as festividades de fim de ano e carnaval, Barra do Cunhaú costuma ficar lotada. O ideal é que você planeje a sua viagem com antecedência e faça logo a reserva do seu hotel ou pousada. 

Preparado(a) para conhecer Barra do Cunhaú? 

Esse destino ainda pouco conhecido entre os turistas merece o seu lugar de destaque. Não é à toa que também é chamado de caribe brasileiro! 


Suas praias de águas cristalinas, rios e passeios ecológico são um convite irrecusável para ver de pertinho toda a beleza do litoral potiguar! 

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário