A principal porta de entrada para os Lençóis Maranhenses te reserva passeios e paisagens que jamais serão esquecidas. E para te ajudar nessa aventura emocionante, selecionamos as melhores dicas de viagem para quem procura o que fazer em Barreirinhas no Maranhão.
Ficando ao norte do estado e a cerca de 250 km da capital São Luís, o simpático município de Barreirinhas tem toda a estrutura necessária para receber os viajantes que estão em busca dos paradisíacos Lençóis Maranhenses.
Apesar da fama do Parque Nacional, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como planejar uma viagem para o destino. E, por isso, escrevemos esse post reunindo as principais informações sobre Barreirinhas MA e seus passeios pelos Lençóis. Bora conferir?
- Circuito Lagoa Azul
- Circuito Lagoa Bonita
- Lagoa da Esperança
- Passeio a Caburé em lancha voadeira
- Passeio a Caburé de Quadriciclo
- Sobrevoo nos Lençóis Maranhenses
- Flutuação no Rio Formiga
- Bate e volta Atins
- Bate e volta Santo Amaro
- Trekking nos Lençóis Maranhenses
1. Circuito Lagoa Azul
Com duração de meio dia, com saídas no período da manhã ou da tarde, o Circuito Lagoa Azul é um dos mais famosos dos Lençóis Maranhenses.
Realizado em um veículo 4×4 e depois por mais 2 km de caminhada, o roteiro também inclui outras lagoas incríveis para você admirar e dar aquele mergulho delicioso, podendo ser:
- Lagoa da Preguiça
- Lagoa da Esmeralda
- Lagoa da Paz
- Lagoa do S
- Lagoa dos Toyoteiros
- Lagoa Azul
Importante saber que o roteiro pode acabar tendo alguma alteração devido às condições climáticas das lagoas. Pode acontecer de alguma lagoa sair do roteiro para outras serem incluídas.
Quando visitamos, por exemplo, a Lagoa Azul não estava boa para banho, pois estava com lodo. O melhor mesmo é não se prender aos nomes das lagoas. Caminhe bastante, escolha sua preferida e simplesmente aproveite!
Também é bom levar água e alguma coisa para comer, pois não há nenhum tipo de serviço nas lagoas.
Se quiser uma dica, realize o passeio no período da tarde, pois além de ver de pertinho esse paraíso em meio às dunas maranhenses, você pode assistir ao espetáculo do pôr do sol.
2. Circuito Lagoa Bonita
Prepare-se para conhecer umas das lagoas mais lindas e caminhar pelo clássico cenário dos Lençóis Maranhenses.
São cerca de 15 km sacolejando no veículo 4×4 pela estrada de areia, até chegar no ponto onde todos estacionam. Você irá passar por alguns quiosques vendendo comidas e bebidas, encarar uma pequena escadaria até finalmente chegar nas lagoas.
Algumas das lagoas que compõem esse circuito são:
- Lagoa do Maçarico
- Lagoa do Clone (recebeu esse nome devido as gravações da novela O Clone)
- Lagoa Bonita
- Lagoa do Descanso
- Ecotrilha
Mas lembre-se: assim como no Circuito Lagoa Azul, as lagoas podem mudar de acordo com a época. Não se prenda a isso, simplesmente curta o passeio e mergulhe em todas se possível!
Importante | para quem tem mobilidade reduzida, existe a opção de realizar um trajeto alternativo de carro até a Lagoa Bonita e a Lagoa Azul. É importante informar isso na agência, pois nem todas oferecem essa opção.
3. Lagoa da Esperança
Diferente das lagoas citadas acima, a Lagoa da Esperança é uma das poucas lagoas perenes dos Lençóis Maranhenses e, por essa razão, permanece com água durante todo o ano, até mesmo no período da seca.
Com sua borda cercada pela vegetação de restinga, possui águas mais escuras e um poço bem fundo.
Apesar da lagoa não ser a mais visitada, seu visual diferenciado vale uma visita, mesmo no período em que as outras lagoas estejam cheias.
Com duração de 6 horas, a trilha pela Lagoa da Esperança termina de melhor forma: com um dos pores do sol mais bonitos dos Lençóis.
4. Passeio a Caburé de lancha voadeira (Circuito de Vassouras, Mandacaru e Praia de Caburé)
Para conhecer as belezas da região, nada melhor do que o tour de lancha pelo Rio Preguiça.
Com duração de quase 8h, o tour passa por uma área natural protegida que desemboca no oceano Atlântico, por povoados e, por fim, em uma praia muito bonita de onde é possível ver o encontro do rio com o mar.
Veja as atrações do roteiro:
Vassouras | conhecida como Pequenos Lençóis, a primeira parada é nessa pequena vila de pescadores com lagoas e dunas de areias em tons amarelados. Há barraquinhas vendendo comidas e bebidas, mas o destaque aqui fica mesmo por conta dos macacos-prego.
Por conta da interação com seres humanos, os macacos desenvolveram comportamento quase agressivo, e é comum vê-los atacando bolsas em busca de comida.
Há placas no local sinalizando para não alimentá-los, mas infelizmente vimos essa cena inúmeras vezes em um curto espaço de tempo. Por favor, não seja essa pessoa.
Mandacaru | a segunda parada é nesse outro povoado que fica mais próximo de Atins. Aqui, a grande atração é o Farol de Preguiças, com seus 54 metros de altura. A partir dele, é possível ter uma vista bem bonita das dunas dos Lençóis Maranhenses, do Rio Preguiça e da vegetação típica da região.
Praia de Caburé | por fim, prepare-se para ver o encontro do rio com o mar, que garante uma vista e tanto. Além disso, é aqui que rola a parada mais longa do passeio, no horário de almoço. O guia irá indicar um restaurante, mas há diversas opções no local.
5. Passeio a Caburé de Quadriciclo
Conhecer os Lençóis Maranhenses pode ser sinônimo de aventura. E para isso, a melhor pedida é explorar as dunas e lagoas em um emocionante tour de quadriciclo.
São cerca de 50 km atravessando dunas e lagoas nesse verdadeiro paraíso na terra, totalizando 9h de muita emoção e boas doses de adrenalina.
Na travessia você também irá cruzar o parque eólico, passando bem do lado daqueles geradores gigantescos. E há um bom trecho de percurso pela areia da praia. São vários cenários em um único passeio.
O trajeto inclui algumas paradas pelo caminho, onde você poderá tomar uma água de coco e dar um mergulho em uma lagoa.
A última parada será na Praia de Caburé, onde ficamos por cerca de duas horas. Dá tempo de almoçar, descansar e finalizar com mais um mergulho!
Ah, e se você nunca dirigiu um quadriciclo antes, pode ficar tranquilo, pois o instrutor passa todas as informações necessárias sobre como pilotar o veículo antes de começar o tour.
Passeio a Caburé: de lancha voadeira ou de quadriciclo?
Caso seu tempo esteja apertado e você tenha que escolher entre um e outro, fica aqui a sugestão: tente fazer os dois em um único dia! O ideal é fazer a ida de lancha, fazendo as paradas em Vassouras e Mandacaru. E a volta pode ser de quadriciclo, curtindo um pouco de aventura com cenários diferentes. Para fazer esse passeio “casado”, entre em contato com a Santur Turismo e reserve com o máximo de antecedência possível, pois nem sempre está disponível.
6. Sobrevoo nos Lençóis Maranhenses
Se durante as trilhas a pé e pelo tour de quadriciclo, você já ficou completamente apaixonado pelos Lençóis Maranhenses, experimente então admirar toda essa beleza do alto, em um passeio de monomotor pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Durante meia hora, você ficará sem palavras ao avistar uma imensidão de dunas e lagoas de diversos tamanhos e tonalidades. E além das dunas e lagoas, você ainda irá sobrevoar manguezais, praias, rios e avistar as comunidades de Vassouras, Mandacaru, Caburé e Atins.
A volta do passeio também vai te proporcionar outras emoções indescritíveis ao sobrevoar as lagoas Azul e do Peixe, assim como uma vista panorâmica de Barreirinhas.
Se você quer investir em uma experiência inesquecível, não há opção melhor que o sobrevoo pelos Lençois Maranhenses. O visual é realmente único!
7. Flutuação no Rio Formiga
Um passeio super tranquilo, mas que não deixa de proporcionar belos cenários maranhenses. Com duração de quase 1h, a flutuação no Rio Formiga é uma delícia, e com certeza vai renovar as suas energias.
Rodeado pela vegetação tropical, como palmeiras e plantas aquáticas em suas margens, o Rio Formiga está situado no povoado de Cardosa, e proporciona uma ótima experiência de flutuação devido às suas águas calmas.
E se você tiver sorte, ainda é possível avistar macacos e aves da região enquanto vai descendo pela correnteza.
8. Bate e volta para Atins
Fazendo parte de Barreirinhas, o pequeno povoado de Atins fica a apenas 22 km de distância. Por aqui, o clima rústico e a calmaria são ainda mais presentes.
Entre os atrativos dos Lençóis Maranhenses, estão os cenários surpreendentes da Lagoa da Capivara e das Sete Mulheres, e o Circuito da Lagoa Tropical e da Lorena.
Partindo de Barreirinhas, recomendamos o passeio de Toyota para Atins realizado pela Santur Ecoturismo, passando pela praia do Canto de Atins, as lagoas da Época e a Cachoeira do Bonzinho.
Além disso, há uma parada no Restaurante do Seu Antônio ou da dona Luzia para experimentar os famosos camarões dos Lençóis Maranhenses.
Há ainda a opção de fazer uma trilha pelas lagoas de Atins. As paradas incluem a Praia de Atins, o Canto de Atins, e finaliza com um banho deliciosa na Lagoa de Época.
Se quiser aproveitar outros atrativos em Atins, uma dica é ficar uns 2 dias no destino.
9. Bate e volta para Santo Amaro
Santo Amaro é mais um lugar que abriga paisagens únicas dos Lençóis Maranhenses, como o Circuito da Lagoa das Emendadas e o Circuito da Lagoa da Gaivota e Andorinha.
Em um bate e volta a partir de Barreirinhas, é possível fazer um tour privado de 4×4 por Santo Amaro, com duração de 8 horas.
Nele, você terá a oportunidade de conhecer as lagoas da Gaivota e das Andorinhas com suas águas cristalinas. Além disso, você ainda irá percorrer as dunas em um passeio emocionante.
Também há a opção de fechar o passeio com agências locais, como a Santur Ecoturismo, que nos acompanhou durante a nossa viagem pelos Lençóis Maranhenses.
O passeio oferecido por eles inclui um pequeno rally por cima das dunas em um 4×4, além de passar por várias lagoas, como a lagoa do Peixe, lagoa da Serra, lagoa da Piscina, lagoa da Gaivota e a lagoa da Andorinha.
Há ainda uma parada para o almoço e descanso antes de retornar para Barreirinhas.
No entanto, Santo Amaro tem outras opções de passeios e lugares incríveis para conhecer. Então, se tiver disponibilidade, o melhor é se hospedar na cidade.
10. Trekking nos Lençóis Maranhenses
Esse passeio é para quem tem disposição de caminhar durante horas ou, até mesmo, durante dias pelas dunas dos Lençóis Maranhenses.
O trekking pelo Parque Nacional é uma oportunidade única de se conectar com a natureza e de viver dias intensos.
No entanto, esse tipo de atividade é para quem tem disposição, coragem e, acima de tudo, um certo preparo físico. Pois não é nada fácil subir e descer dunas por várias horas.
Mas se você atende todos esses “pré-requisitos”, vai fundo! Cada passo dado vale a pena, e você não terá nenhuma outra experiência como essa.
Agora, veja as opções de trekking pelos Lençóis Maranhenses:
- Trilha pelas Lagoas de Atins, com duração de 8h20.
- Trilha privada de Barreirinhas até Atins, com duração de 10h30;
- Trilha privada de 2 dias de Barreirinhas a Atins;
- Trilha privada de 3 dias de Barreirinhas a Santo Amaro.
Para as trilhas de 2 e 3 dias, você irá pernoitar em casas de famílias locais, e dormirá em uma rede. Ou seja, esqueça qualquer tipo de conforto.
Onde comer: melhores restaurantes em Barreirinhas MA
Em Barreirinhas você terá a oportunidade de experimentar pratos deliciosos da culinária maranhense, como o famoso camarão dos Lençóis e outros frutos do mar.
E além dos pratos típicos da região, na cidade você também encontra pizzarias, churrascaria e uma cafeteria super charmosa para você tomar aquele café da manhã mais sofisticado.
A maioria dos estabelecimentos se concentram na Avenida Beira Rio e pelos seus arredores, mas é possível encontrar outras opções ao redor da Praça Central.
Veja nossas dicas:
A Canoa – $$$ | localizado no agito da Avenida Beira Rio, é um dos restaurantes mais conhecidos de Barreirinhas. Já o cardápio vai desde petiscos, até pratos mais sofisticados, como carnes, massas e frutos do mar.
Mangue Restaurante – $$ | por estar fora do centrinho de Barreirinhas, o restaurante oferece serviço de transporte para os clientes. Apesar da simplicidade do lugar, traz ambientes rústicos e agradáveis, com pratos de frutos do mar servidos com muita qualidade.
Bambaê – $$ | também longo do centro, é um dos restaurantes mais procurados pelos turistas, ficando em frente ao Rio Preguiça. E além das opções de frutos do mar, tem a galinhada em seu cardápio, que é um prato típico da região.
O Jacaré – $$ | na Avenida Beira Rio está esse restaurante com um clima bem descontraído e no estilo barzinho. Além de uma ótima variedade em seu cardápio, como frutos do mar, pizza, hambúrguer e opções vegetarianas, tem drinks deliciosos.
La Terrazza Pizzaria – $ | não poderia faltar uma pizzaria nessa lista, sem falar que é a melhor de Barreirinhas, já que o proprietário é um italiano. Oferecendo um ambiente agradável, as pizzas são deliciosas e de ótima qualidade, e o preço é super justo.
Divino Cafeteria – $ | essa cafeteria é muito lindinha, com um ambiente mega agradável e uma decoração moderna. Além de deliciosos cafés, há várias opções de doces e também de salgados, e ainda fica bem próxima à Avenida Beira Rio.
Mais dicas de viagem para Barreirinhas MA
Nós já mostramos tudo o que fazer em Barreirinhas, agora é hora de outras dicas importantes para você planejar sua viagem:
- Por que conhecer
- Onde fica Barreirinhas
- Como chegar
- Como circular
- Onde se hospedar
- Quando ir
- Quantos dias ficar
Por que conhecer Barreirinhas MA
Com a melhor infraestrutura turística entre as cidades da região, Barreirinhas tem cerca de 60 mil habitantes e é a principal porta de entrada para conhecer os inesquecíveis Lençóis Maranhenses.
Apesar de ter características de destinos do interior, Barreirinhas tem uma boa quantidade de pousadas, restaurantes, lojinhas, agências de turismo. Além, é claro, de alguns dos passeios imperdíveis pelas dunas, rios e lagoas dos Lençóis Maranhenses.
Mas além do parque nacional, aproveite para conhecer outros atrativos de Barreirinhas, que são uma ótima pedida para relaxar e curtir a natureza.
Onde fica Barreirinhas
Barreirinhas está localizada no norte do Maranhão, a aproximadamente 250 km da capital São Luís.
Ela faz fronteira com a cidade de Santo Amaro do Maranhão (96 km), que também é uma das bases para os Lençóis Maranhenses.
Como chegar em Barreirinhas
Entre as três cidades que são portas de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Barreirinhas é a única que possui serviços de transporte público a partir da capital.
Há até um aeroporto em Barreirinhas, porém ele só recebe voos fretados. Se você estiver vindo de um outro estado, o ideal é desembarcar no Aeroporto Internacional de São Luís e, a partir de lá, seguir viagem até Barreirinhas.
De São Luís até Barreirinhas, é possível chegar de carro, ônibus ou transfer. Confira todas as opções abaixo:
De ônibus | os ônibus saem da rodoviária de São Luís, e costumam ter quatro horários por dia. A viagem leva cerca de 5 horas e é a opção mais econômica. Compre a sua passagem com antecedência.
De transfer | os transfers podem ser feitos de van ou micro-ônibus compartilhado. Eles te buscam ainda no aeroporto, com saídas a partir das 4h da manhã. Também há empresas que buscam na porta do seu hotel em São Luís, sempre pela manhã. Nós usamos a agência Santur Ecoturismo, que oferece o serviço.
De carro | o trajeto começa pela BR-135 e depois pela BR-402 até Barreirinhas. A estrada é toda asfaltada e a viagem de 4h é bem tranquila.
Uma dica: não é vantajoso alugar um carro para ir de São Luís até Barreirinhas. A cidade de Barreirinhas é pequena e dá pra fazer tudo a pé por lá. Já para ir de Barreirinhas até os Lençóis Maranhenses, você obrigatoriamente deverá contratar uma agência e realizar os passeios em carros 4×4.
De Barreirinhas até os Lençóis Maranhenses
Somente carros 4×4 credenciados pelo ICMBio podem ter acesso à região dos Lençóis Maranhenses. Ou seja, você vai precisar de uma agência para realizar os passeios. Nós fizemos tudo com a Santur Ecoturismo e recomendamos, tivemos um ótimo atendimento!
O transporte é realizado em jardineiras, que são caminhonetes 4×4 com a caçamba adaptada para carregar passageiros. Eles te pegam e te deixam no hotel que você estiver hospedado.
O percurso de Barreirinhas até os Lençois inclui uma travessia de balsa pelo Rio Esse trajeto é bem rapidinho e dura cerca de 5 minutos.
Depois, o percurso segue por estrada de areia e trechos de água, durando cerca de 1 hora. Você ainda poderá ver animais durante o percurso.
Como circular em Barreirinhas
É muito fácil circular por Barreirinhas, pois grande parte do comércio e do agito noturno ficam concentrados na Avenida Beira Rio, nas margens do Rio Preguiças.
Por aqui você encontra bares, restaurantes, supermercado, lojinhas, farmácias e agências de turismo.
Se a sua hospedagem for por essa região, dá para se locomover tranquilamente a pé e o carro se torna desnecessário.
Agora, se você ficar mais distante do centro, o recomendável é que tenha um carro para se locomover até lá.
Onde ficar em Barreirinhas
São mais de 200 opções de hotéis, pousadas e até mesmo resorts em Barreirinhas. Ou seja, não irá faltar uma boa hospedagem para você ficar.
E mesmo com toda a simplicidade e clima rústico das acomodações, é possível encontrar opções mais sofisticadas e completas, oferecendo serviços de ótima qualidade.
Se não quiser andar muito até os bares e restaurantes da cidade, dê prioridade para as hospedagens que ficam na Avenida Beira Rio ou próxima. O cais com saídas para alguns passeios da região também fica na Av. Beira Rio.
Porém, algumas das melhores opções de hospedagem em Barreirinhas ficam mais afastadas. Nesse caso, você poderá se locomover com táxi, que o próprio hotel pode providenciar pra você.
Sugestões de hospedagens em Barreirinhas:
Pousada do Rio Barreirinhas – $$$ | que tal uma praia particular para aproveitar o Rio Preguiça? Esse é um dos motivos que faz a pousada ser a melhor de Barreirinhas, e ficando a apenas 600 metros do cais. Confira valores.
Porto Preguiça Resort – $$$ | para quem gosta de investir em hospedagens mais sofisticados, certamente esse resort vai te atender perfeitamente, oferecendo piscinas ao ar livre, quadra poliesportiva e academia. O centro de Barreirinhas está a 2 km. Confira valores.
Pousada do Porto – $$$ | a decoração rústica, juntamente com o jardim e áreas para descanso em frente ao Rio Preguiça tornam essa pousada uma escolha excelente de onde ficar em Barreirinhas. Confira valores.
Pousada Vilas Boas – $$ | com ambientes e quartos bem simples, essa pousada ganha destaque por estar na Avenida Beira Rio e com uma bela vista para o Rio Preguiça. Confira valores.
Pousada do Rancho – $| com uma piscina maravilhosa e vários espaços ao ar livre, a pousada é bem aconchegante e pet friendly. Apesar de estar a 2,5 km do centro de Barreirinhas, é o lugar perfeito para curtir a calmaria da região. Confira valores.
Melhor época para conhecer Barreirinhas
O maior atrativo de Barreirinhas é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que deve ser visitado em épocas específicas, como os meses de junho a agosto, quando as lagoas ainda estão bem cheias e com aquelas águas cristalinas perfeitas.
Evite a estação chuvosa, que vai de janeiro até meados de junho, que acaba impedindo que os passeios sejam realizados.
Outra época que também deve ser evitada é durante a seca, que começa em setembro e fica até dezembro.
Durante esses meses, as lagoas ficam completamente secas, e o cenário dos Lençóis fica bem diferente do que você está acostumado a ver em fotos.
De qualquer forma, o município de Barreirinhas pode ser visitado durante todo o ano, já que o Rio Preguiças sempre está propício para um banho relaxante.
Quantos dias ficar em Barreirinhas
Para conhecer apenas os atrativos de Barreirinhas, sejam eles os da cidade e também do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, eu diria que 3 dias é o tempo mínimo para isso.
Com pouco tempo, acrescente os roteiros mais famosos, como os circuitos da Lagoa Azul e Bonita, o passeio de quadriciclo, a flutuação no Rio Preguiças e, quem sabe, um passeio de monomotor para apreciar os Lençóis por um outro ângulo.
Se possível, considere acrescentar no seu roteiro uma estadia nas outras regiões como Santo Amaro e Atins. Para isso, reserve de 7 a 10 dias. Se o tempo estiver curto, lembre-se que é possível visitar esses lugares em um bate e volta de Barreirinhas, embora fique corrido.
Comece já a preparar a sua viagem para Barreirinhas MA!
Cheia de encantos, Barreirinhas é a principal porta de entrada para os Lençóis Maranhenses. Comece já a planejar seu roteiro, pois a cidade te espera de braços abertos para ver de pertinho toda essa maravilha da natureza!
Explore outros destinos incríveis do Maranhão:
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.