11 de dezembro de 2022

As cachoeiras na Chapada dos Veadeiros abrigam alguns dos mais famosos cartões-postais da região. Então, não tem como deixar de incluí-las no seu roteiro de viagem, né? 

Na experiência de conhecê-las, você passará por trilhas lindíssimas, paisagens incríveis do cerrado e, claro, banhos super refrescantes. 

Mulher sentada em um pedra às margens da Cachoeira Almecegas 1000 na Catarata dos Couros
Almécegas 1000, localizada na Cataratas dos Couros

Continue lendo esse post para descobrir quais são as 21 melhores cachoeiras na Chapada dos Veadeiros e já fechar uma viagem inesquecível! 

Aproveite e confira nossos posts sobre a região:

Cachoeiras na Chapada dos Veadeiros: o que saber antes de ir 

Antes de descobrir quais cachoeiras na Chapada dos Veadeiros não podem ficar de fora do seu roteiro, é importante levar algumas informações em consideração na hora de fazer o passeio: 

  1. Deslocamento: a maior parte das cachoeiras na Chapada são acessadas por trilhas, mas, estar de carro facilitará bastante o seu deslocamento até o ponto de partida. Como a região não conta com transporte público, alugando um carro você terá mais autonomia; 
  1. Itens para as trilhas: os trajetos vão desde caminhos fáceis até percursos mais intensos. Então, para não passar perrengue durante o passeio, não se esqueça de levar os equipamentos necessários, ir com roupas confortáveis e carregar sempre algo para beber e comer. 
  1. Melhor época para visitar: algumas cachoeiras só se formam na época das chuvas, como é o caso da Cachoeira do Abismo. Porém, para não pegar os poços muito cheios, recomendamos viajar de abril a setembro. 
  1. Hospedagem: não é em todo lugar que você irá encontrar opções de hospedagem. Grande parte delas se concentram nas cidades de Alto Paraíso, Vila de São Jorge e Cavalcante. Para saber quais são as melhores para se hospedar, confira nosso post sobre onde ficar na Chapada dos Veadeiros. 

Onde se hospedar na Chapada dos Veadeiros para curtir as cachoeiras 

Onde ficar em Alto Paraíso 

Por ser a maior cidade da Chapada dos Veadeiros, é em Alto Paraíso que você vai encontrar um maior número de hospedagens, além de opções mais sofisticadas.  

Durante nossa estadia por lá, escolhemos a Pousada Casa de Shiva, e podemos afirmar que o lugar é incrível. Mesclando natureza e requinte, oferece acomodações aconchegantes e um clima romântico super agradável. 

Os quartos são lindos, e extremamente confortáveis, e ainda há opções com banheira de hidromassagem para você relaxar depois de um dia de passeios.  

Não deixe de aproveitar a piscina aquecida, a sauna e o café da manhã com vista para o Vale da Reserva. Confira valores

Outras opções mais simples, mas que oferecem bons serviços são a Pousada das Araras e a Pousada Paralelo 14, que é uma ótima escolha em meio à natureza. 

Vila de São Jorge 

Com um pouco mais de 700 habitantes, a vila de São Jorge é sede do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e, por essa razão, tem ótimas opções de pousadas.  

Para quem deseja uma hospedagem mais sofisticada, a Pousada Caminho Das Cachoeiras tem uma cachoeira em formato de cachoeira e ótimas acomodações. 

Já a Pousada Arara Canindé é uma boa sugestão para economizar, mas sem abrir mão do conforto. 

Onde ficar em Cavalcante 

O número de pousadas em Cavalcante é bem menor quando comparado a Alto Paraíso e a vila de São Jorge, mas ainda assim você encontra boas acomodações para descansar após um longo dia de passeios.

Nossa primeira recomendação é a Chácara Lápis Lazulli, que vai te proporcionar uma conexão única com a natureza e vistas privilegiadas. 

Durante a nossa estadia por lá, ficamos em um quarto muito charmoso e extremamente confortável. O clima do lugar também é um diferencial, e faz a gente se sentir em casa. Confira valores

Se quiser outras sugestões de hospedagem, a Pousada Vale das Araras e a Pousada Toca da Raposa oferecem ótimos serviços e muito contato com a natureza. 

Onde ficar em São João d’Aliança 

Ainda pouco explorada, São João d’Aliança reserva belas paisagens, como cachoeiras e cânion. No entanto, o número de hospedagem é bem limitado, assim como o comércio em geral.  

Simples, mas com uma bela vista para a natureza, a Cachoeira Dominguinhos oferece uma boa estadia no destino e inclui café da manhã na diária. 

Conheça as 21 melhores cachoeiras na Chapada dos Veadeiros 

Não é à toa que a Chapada dos Veadeiros foi batizada como o “Berço das Águas”. A região concentra uma infinidade de nascentes, formando quedas d’água de diferentes níveis e cenários incríveis. 

Com mais de vinte opções para se aventurar, as cachoeiras fazem a fama do destino, e se distribuem ao longo dos oito municípios que compõem a Chapada. 

Para te ajudar na localização, dividimos nossa lista dentro de quatro grupos: 

Provavelmente você já viu alguma fotografia das mais conhecidas, mas aqui vamos te mostrar uma seleção com 20 sugestões de cachoeiras para visitar na Chapada dos Veadeiros. Vamos lá? 

Cachoeiras na Chapada dos Veadeiros | próximas a Cavalcante 

1. Cachoeira Santa Bárbara 

Parte das atrações da cidade de Cavalcante, a Cachoeira Santa Bárbara é uma das principais responsáveis pela fama da Chapada dos Veadeiros. 

A cachoeira está na comunidade quilombola Kalunga, formada há mais de duzentos anos por descendentes de escravos.  

A queda d’água é de aproximadamente 30 metros de altura, mas a classificação de ser uma das mais bonitas do país se dá pelo seu poço, com águas de um tom de azul turquesa único. 

Poço de águas azuis turquesas e queda d'água ao fundo rodeada pela natureza na Cachoeira Santa Bárbara
A Cachoeira Santa Bárbara é um verdadeiro paraíso! Foto: Rafael Defavari / CC BY-SA 4.0

Para acessar a cachoeira, é necessário pagar uma taxa ao entrar na comunidade. Mais informações sobre os valores e duração do passeio você encontra no site oficial

Importante | por ser uma das cachoeiras mais famosas na Chapada dos Veadeiros, é praticamente impossível encontrá-la vazia. Nossa recomendação é que você chegue cedo! 

Como chegar | utilize a GO-241 para chegar até o quilombo. Indo até a parte do povoado Engenho II, será necessário entrar em uma estrada de terra e, depois, uma trilha de 1500 metros até a cachoeira.  

A comunidade oferece a possibilidade de contratar um transfer para percorrer a estrada de terra até a trilha. 

2. Cachoeira da Capivara 

Mais um lugar paradisíaco para conhecer dentro da comunidade Kalunga. De clima mais tranquilo, a Cachoeira da Capivara está a cerca de 7 km de Santa Bárbara. 

Sua queda d’água principal tem 40 metros, mas é composta por outras menores, deixando o visual super charmoso. Já as águas são perfeitas para banho e mergulho, e o poço tem profundidades variadas. 

Nos arredores você encontrará um mirante com vista para um vale e um cânion surpreendente. 

Como chegar | também é preciso pegar uma estrada de terra a partir do povoado Engenho II. A trilha até o local tem 800 metros. 

3. Cachoeira Candarú 

A Cachoeira Candarú é o terceiro e último atrativo da comunidade Kalunga. Em comparação com as outras duas, seu movimento é bem menor, deixando o local praticamente vazio em determinados dias. 

A beleza natural não fica para trás: uma queda de 70 metros e uma piscina natural de águas transparentes. Você não pode deixar de dar um mergulho! 

Para quem quer fugir do agito e descobrir lugares “inexplorados”, a Cachoeira Candarú precisa estar dentro do roteiro. 

Como chegar | partindo do Centro de Atendimento ao Turista da comunidade Kalunga, siga por 4 km de estrada de terra até o início da trilha, que é feita apenas com veículos do tipo 4×4 – recomendamos contratar o serviço logo ao chegar na comunidade. 

4. Complexo de Cachoeiras do Prata 

Na divisa de Goiás com o estado do Tocantins, o Complexo de Cachoeiras do Prata é o lar de 7 quedas d’águas incríveis – além de cânions, piscinas naturais e mirantes. 

Com natureza praticamente intocada, as cachoeiras do complexo podem ser conhecidas de uma vez só, e estão distribuídas em duas áreas de propriedade privada. 


A primeira parte abriga a Cachoeira Pratinha, Três Marias, Esmeralda, Cortina e Passador. E a segunda, a Cachoeira Escondida, Rainha e Rei do Prata

Como são mais complexas, as trilhas de acesso aos atrativos exigem a contratação obrigatória de um guia credenciado. Outras informações sobre o trajeto estão no site Guia Chapada dos Veadeiros. 

Como chegar | o complexo se situa a pouco mais de 60 km da cidade de Cavalcante. Partindo da G0-241, siga por 40 km até chegar em uma bifurcação. Entrando para a esquerda, você permanecerá por mais 20 km em uma estrada de terra. 

5. Cachoeira Veredas 

Reunindo mais de 10 atrações, como cachoeiras, poços, cânion, praias e mirantes, o Complexo Cachoeira Veredas é um dos lugares mais lindos da Chapada dos Veadeiros.  

Localizado na Pousada Fazenda Veredas, a recepção disponibiliza um mapa com todas as atrações, facilitando assim o seu percurso até elas.  

Mulher sentada em uma pedra e ao fundo o poço e queda d´água da Cachoeira Veredas.
Complexo Cachoeira Veredas, um dos lugares mais lindos da Chapada dos Veadeiros

No entanto, as estradas são bem ruins, e algumas delas só podem ser acessadas com um veículo 4×4 ou a partir de trilhas a pé. 

Como chegar | fica a 7 km a partir do centro de Cavalcante. 

Outras cachoeiras próximas a Cavalcante 

  • Cachoeira Poço Encantado | tem uma enorme piscina natural onde é possível praticar stand up paddle e ainda oferece uma ótima infraestrutura.  
  • Complexo Canjica | trazendo colorações esverdeadas e azuis turquesas em piscinas naturais deliciosas, tem uma queda d’água de 70 metros de altura, mirantes e cavernas. 
  • Cachoeira do Lavapés | fica bem próxima do centro de Cavalcante e tem um ótimo poço para banho.   
  • Cachoeira São Bartolomeu | mais um poço de águas cristalinas para você relaxar. No local ainda há dois mirantes e uma bela paisagem para admirar. 

Cachoeiras na Chapada dos Veadeiros | próximas a Vila de São Jorge 

6. Cachoeiras no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros 

É impossível deixar o Parque Nacional de fora da nossa lista de cachoeiras para conhecer na Chapada dos Veadeiros. 

O parque abriga alguma das quedas mais lindas da região – é cartão-postal atrás de cartão-postal – e ainda é composto por trilhas para quem quer ver de pertinho as belezas do cerrado. 

Para incluir no seu roteiro, destacamos as seguintes cachoeiras: 

Saltos do Rio Preto 

Sem dúvidas, um dos lugares mais emblemáticos da Chapada dos Veadeiros, onde temos o privilégio de contemplar um espetáculo da natureza. 

Localizado no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a trilha leva para três pontos turísticos. O primeiro é até o Salto de 120 m, que nos presenteia com uma queda imponente de 120 metros de altura, podendo ser admirada a partir do mirante. 

Queda d'água Salto 120 metros visto a partir do Mirante, cercado por natureza
Nossa vista do Salto 120m a partir do mirante

A outra parte da trilha leva até o Salto de 80 m, também conhecida como Cachoeira do Garimpão. Apesar da queda ser um pouco menor, ainda consegue nos surpreender. Por lá você irá encontrar poços, pequenas corredeiras e cantinhos para relaxar em meio à natureza. 

Poço amplo e ao fundo a queda do Salto 80 metros na Chapada dos Veadeiros
É uma delícia mergulhar no poço do Salto 80m.
Corredeiras do Rio Preto 

Seguindo na mesma trilha que dá acesso aos saltos, as Corredeiras do Rio Preto são ainda melhores para curtir um banho. 

Piscinas naturais nas Corredeiras do Rio Preto na Chapada dos Veadeiros
As piscinas naturais nas Corredeiras do Rio Preto

As quedas d’agua geram uma espécie de hidromassagem natural, formando piscinas naturais de água cristalina. 

Cânions I e II 

O Cânion I está entre paredões de pedra, fazendo com que a queda d’água forme um pequeno rio super gostoso para mergulhar. 

Com um amplo poço para banho, a Cachoeira do Cânion II se situa no comecinho da Trilha dos Cânions. 

No local há diversas pedras ao redor para dar aquela relaxada e apreciar a paisagem. 

Cachoeira das Cariocas 

A Cachoeira das Cariocas é considerada uma das melhores paradas da Trilha dos Cânions. Suas duas quedas d’agua formam grandes piscinas naturais. 

Extensa queda d'água sobre formações rochosas da Cachoeira Cariocas
Belas quedas na Cachoeira das Cariocas

Ficando na continuação do Rio Preto, a cachoeira recebeu o apelido de “aquário natural”, já que concentra uma bela quantidade de peixinhos coloridos em suas águas. 

Cachoeira das Sete Quedas 

A trilha até a cachoeira é a mais extensa da Chapada do Veadeiros, sendo realizada em 2 ou 3 dias. O percurso, em que é necessário dormir em uma área de camping, passa por cânion e cruza o Rio Preto, até finalmente chegar a Cachoeira das Sete Quedas. 

7. Cachoeira do Segredo 

O visual da Cachoeira do Segredo é um dos mais bonitos da Chapada dos Veadeiros.  

Essa é uma queda d’água de aproximadamente 100 metros de altura que se forma entre paredões rochosos. Ela fica em uma região que antigamente era conhecida por abrigar pedras preciosas e minerais. 

No poço, você curtirá um banho de águas cristalinas, mas saiba que são geladas e, em alguns pontos, profundas. 

Poço de águas esverdeadas e ao fundo queda d'água entre uma formação rochosa da Cachoeira do Segredo
Aquele momento de descanso na Cachoeira do Segred

Como está localizada dentro de uma propriedade particular, no início da trilha é necessário pagar uma taxa. 

Como chegar | a Vila de São Jorge é a base mais próxima ao local, a cerca de 14 km. Na GO-239, você seguirá por 9,5 km na estrada asfaltada e chegando até uma placa à esquerda, entre na estrada de terra que dá acesso à Fazenda Segredo. 

A trilha para chegar à cachoeira tem 16 km ao total, passando várias vezes por um rio. Apesar de ser longa, é considerada de nível médio. 

8. Vale da Lua 

Por seu visual único, o Vale da Lua já serviu de cenário para diversas séries e novelas. As pedras lapidadas são um dos cartões-postais mais famosos da Chapada dos Veadeiros. 

Além de poder caminhar por entre os caminhos que se formam nas rochas, uma pequena cachoeira pode ser encontrada no local. 

Uma mulher sentada em uma das formações do Vale da Lua, olhando para as pequenas quedas.
Admirando a beleza do Vale da Lua

Porém, para evitar riscos de acidentes, recomendamos visitar o local durante a época de seca,  quando o nível das águas fica mais seguro para o banho. 

Como chegar | a Vila de São Jorge é a mais próxima do local, a aproximadamente 9 km. Depois de pegar a GO-239, siga por mais 3,5 km de estrada de terra. Chegando no estacionamento, caminhe na trilha por 1.200 metros. 

9. Cachoeira do Abismo 

Na trilha para conhecer o Mirante da Janela, você passará pela Cachoeira do Abismo, uma queda d’água sazonal, mas com uma paisagem linda ao redor. 

A cachoeira só pode ser encontrada durante a época de chuva, que vai de outubro a abril. Então, caso queira visitá-la, programe sua viagem de acordo com essa informação. 

Como chegar | a cachoeira se localiza a aproximadamente 1,5 km do começo da trilha. Com início no Aeroporto dos Discos Voadores, o trajeto é acessado pela Rua Cinco, a aproximadamente 3,5 km do centro da Vila de São Jorge. 

Outras cachoeiras próximas a vila de São Jorge 

  • Cachoeira Raizama | é onde marca o encontro do Rio Raizama e do Rio São Miguel, com vários trechos de piscinas e hidromassagens naturais. A trilha tem 2,3 km ida e volta. 
  • Cachoeira Morada do Sol | reúne outras três atrações, como piscinas naturais e um mirante com vista para cânions. Todas as trilhas são bem curtas, com um nível de fácil a moderado. 
  • Cachoeira do Lajeado | com três atrativos naturais, a cachoeira possui duas quedas d’água e um escorregador natural, além de um poço mais fundo para nadar. 

Cachoeiras na Chapada dos Veadeiros| próximas a Alto Paraíso 

10. Cachoeiras Almécegas I e II 

Dentro da propriedade da Pousada Fazenda São Bento, a dupla de cachoeiras Almécegas I e II proporciona um dos passeios mais buscados por quem passa pela cidade de Alto Paraíso. 

Almécegas I é tida como uma das mais bonitas e surpreendentes da Chapada. Em um paredão rochoso, a queda d’água de 50 metros de altura desemboca em uma grande piscina natural. 

Várias quedas d'água entre os paredões da Cachoeira Almecégas I na Chapada dos Veadeiros
Almécegas I, uma das cachoeiras mais lindas da Chapada dos Veadeiros

Na parte de cima da cachoeira, pequenos poços se formam e, de lá, você terá uma vista incrível. A prática de rapel é bem comum neste local. 

Já a vizinha Almécegas II é bem menor, com apenas 15 metros de queda d’água, mas não deixa de garantir um bom banho! É um lugar bem procurado para piqueniques. 

Poço e queda d´água da Cachoeira Almecégas II entre a natureza na Chapada dos Veadeiros
Almécegas II, com um poço delicioso

Como chegar | a Fazenda São Bento se situa a aproximadamente 12 km do centro de Alto Paraíso, e o acesso é feito pela GO-239.  


Confira o passo a passo para acessar cada uma das cachoeiras: 

  • Almécegas I: é a de acesso mais difícil. Até o início da trilha, são 3,5 km de estrada de terra. O caminho até a cachoeira é de aproximadamente 1,5 km. Passado o mirante, são necessário mais 600 m de descida bem íngreme até o poço;  
  • Almécegas II: retornando ao estacionamento, siga por mais 1,5 km de estrada até o início da trilha. Aqui, são apenas 300 metros de caminho bem plano. 

11. Cachoeira São Bento 

Na mesma fazenda, a Cachoeira São Bento tem a vantagem de ser bem mais fácil de acessar do que as anteriores que citamos. 

Como está a 300 metros do estacionamento, você pode visitá-la logo quando chegar à fazenda. 

A estrutura é uma das melhores, tornando o local frequentado por todo tipo de turista. De 6 metros de altura, a queda d’água é cercada por um deck de madeira.  

Porém, esse aspecto faz com que o lugar fique bem cheio na alta temporada e feriados prolongados. Se quiser pegar menos movimento, vá em dias de semana. 

Seja para conhecer apenas uma ou as três cachoeiras de uma vez, é preciso pagar um ingresso. Acesse o site da pousada para mais detalhes sobre os valores de cada pacote. 

Como chegar | você não terá que pegar estrada de terra até a cachoeira. Basta caminhar por 300 metros a partir do estacionamento. Placas te direcionarão ao longo do caminho. 

12. Cachoeira dos Cristais 

O Complexo Cachoeira dos Cristais guarda atrativos naturais suficientes para um dia inteiro.  

É bastante procurado por famílias, pois a infraestrutura turística é completa: tem lanchonete, playgrounds, restaurante e redário. 

As cachoeiras e poços se distribuem nas duas trilhas principais do complexo, a Trilha da Cachoeira dos Cristais e a Trilha da Água Fria

A primeira opção passa por sete quedas d’água ao longo de seus 500 metros, como o Poço da Vovó, Massagem, Paraíso, Recanto da Paz, Corredeiras, Segredo e Véu da Noiva

 Queda d'agua ao fundo e poço de águas claras na Cachoeira Véu de Noiva
Cachoeira Véu de Noiva e muita natureza ao redor

E a Trilha Água Fria, com 3,5 km de percurso, é de intensidade mais alta, com trechos mais fechados de cerrado. Ao final, chega à cachoeira de mesmo nome. 

Se quiser saber mais informações sobre o complexo, recomendamos dar uma olhada no post do blog Fui Ser Viajante. O conteúdo está bem completinho! 

Como chegar | está a pouco mais de 8 km de Alto Paraíso. Com sentido para a cidade de Cavalcante, pegue a GO-118. Chegando ao km 172, siga a placa que indica a saída para a Cachoeira dos Cristais. Depois, continue por mais 3 km de estrada de terra até a entrada. 

13. Complexo de Cachoeiras da Fazenda Loquinhas 

Mais um complexo turístico que garante uma experiência completa na Chapada dos Veadeiros. A Fazenda Loquinhas fica bem perto do centro de Alto Paraíso, a cerca de 4 km. 

Na propriedade você terá a oportunidade de conhecer 18 atrativos, desde cachoeiras até mirantes com paisagens de tirar o fôlego. 

Mulher em pé na escada em poço de águas azuis esverdeadas e cristalinas no Complexo Loquinhas na Chapada dos Veadeiros
Prepare-se para conhecer cachoeiras e poços de águas cristalinas no Complexo Loquinhas

Entre eles, destacamos o Poço Xamã, Cachoeira do Poço do Sol, Cachoeira do Poço Pajé e, claro, Cachoeira Loquinhas, composta por nada menos que 14 piscinas naturais. 

As atrações são acessadas por três trilhas diferentes: Violeta, Loquinhas e Ruby. Todas são de nível fácil e, ao longo do percurso, é possível avistar animais silvestres, como macacos. 

Como chegar | são 2 km de estrada de terra até o complexo. O caminho das trilhas é indicado logo no portal de entrada. 

14. Catarata dos Couros 

Apesar de não ser tão popular quanto outras atrações da Chapada dos Veadeiros, a Catarata dos Couros surpreende a todos que a conhecem pela primeira vez. 

A partir das águas do Rio dos Couros, quatro cachoeiras compõem o local. Em ordem pela trilha, você passará por Muralha, São Vicente, Cachoeira do Parafuso e Bujão

Vista área do poço e queda d'água da Cachoeira da Muralha cercada pela natureza Não deixe de dar um mergulho na Cachoeira da Muralha
Vista panorâmica da Cachoeira da Muralha

As cascatas chegam a 100 metros de altura, consegue imaginar? E nos arredores, dá para curtir poços menores, piscinas naturais, mirantes e prainhas. 

A trilha possui 6 km ao total, mas é considerada de nível fácil a moderado. O percurso não é bem-sinalizado, então, caso não esteja habituado(a), indicamos contratar um guia especializado. 

Outras informações e detalhes sobre a experiência de percorrer a trilha você encontra no blog Viajantes Por Opção

Como chegar | de Alto Paraíso, é necessário pegar 20 km da BR-010, seguidos por 35 km de estrada de terra. 

15. Cachoeiras Macaquinhos 

Na mesma linha da dica anterior, o Complexo de Cachoeiras Macaquinhos é outra opção para curtir um dia inteiro. 

Ao longo do Rio Macaquinhos, você se deparará com 10 cachoeiras dos mais variados tipos, mas todas com cenários super charmosos nos arredores. 

Em uma trilha de 1,8 km, encontram-se as seguintes paradas:  

  • Banho dos Macacos; 
  • Poço Sereno; 
  • Cachoeira da Lunna; 
  • Pedra Furada; 
  • Banho Pelado; 
  • Poção do Jaracuçu;  
  • Poço do Jump;  
  • Cachoeira da Luz;  
  • Cachoeira da Caverna; 
  • Cachoeira do Encontro

O complexo funciona das 8h às 17h, e cobra uma taxa de visitação por pessoa.  

Como chegar | o caminho começa em Alto Paraíso, a cerca de 43 km. Com sentido para Brasília, siga na BR-010. A rodovia possui placas que indicam a entrada no complexo.   

Depois, continue por mais 31 km de estrada de terra. 

16. Cachoeira Anjos e Arcanjos 

Localizadas Parque Solarion, as Cachoeiras Anjos e Arcanjos são ótimas para contemplar a natureza ao redor e tomar um banho delicioso. 

A Cachoeira dos Arcanjos tem um poço bem grande, profundo e de águas geladas. A queda d’água acontece ao longo do Rio Pretinho, formando pequenas escadas d’água que deixam o visual ainda mais bonito.  

Já a Cachoeira dos Anjos fica mais abaixo, sob um pequeno cânion com uma piscina natural bem grande. A queda d’água tem cerca de 30 metros de altura, nos trazendo um cenário inesquecível. 

Queda d'água entre pedras na Cachoeira dos Anjos na Chapada dos Veadeiros
Queda d’água da Cachoeira dos Anjos

A entrada do parque é paga e não há necessidade de guia. 

Como chegar | fica a 16 km de Alto Paraíso, sendo 14 km em estrada de terra. A trilha é de nível moderado, totalizando 3 km ida e volta. 

17. Cachoeira Poço Encantado 

Com 38 metros de altura, a Cachoeira Poço Encantado é considerado por muitos como uma das cachoeiras mais bonitas da Chapada dos Veadeiros. 

Além da beleza natural, o local atrai muitos turistas devido a sua excelente infraestrutura, com lanchonete, restaurante, banheiros e até mesmo pousada. 

Para quem prefere ficar relaxando, há a Prainha do Cerrado, que possui um espaço perfeito. Já para aqueles que curtem se aventurar, o poço é ótimo para a prática de esportes como stand up paddle. 

A entrada é paga. 

Como chegar | partindo de Alto Paraíso com sentido para Cavalcante, o acesso é feito por 52 km da GO-118. 

18. Santuário Volta da Serra 

O Santuário de Vida Silvestre Fazenda Volta da Serra oferece atrações naturais para todos os gostos, mas o destaque fica por conta das três cachoeiras que abriga. 

Com ampla estrutura turística, os turistas podem visitar a Cachoeira do Encontro, Cachoeira do Rodeador, Poço das Esmeraldas e a Cachoeira Cordovil

O espaço ainda dispõe de chalés para hospedagem e lojinha com produtos artesanais. A visitação ocorre diariamente das 8h às 17h, mas a entrada nas cachoeiras pode ser feita até as 13h

Como chegar | o santuário se situa a aproximadamente 29 km de Alto Paraíso. O acesso se dá pela GO-239, com entrada no km 27. 

Mais cachoeiras próximas a Alto Paraíso 

  • Cachoeira Sertão Zen | passando por cima dos chapadões da Serra da Baliza, o percurso é acompanhado por belas paisagens e uma queda d’água de 150 metros de altura. 
  • Cachoeira do Macacão | trazendo um cenário de tirar o fôlego, tem dois poços de águas esverdeadas. A trilha tem aproximadamente 4,5 km ida e volta. 
  • Cachoeira Simão Correia | com águas bem geladas e tonalidades verdes, sua queda proporciona uma ducha e um poço para nadar. 
  • Cachoeira do Dragão | as duas quedas da cachoeira estão em uma formação rochosa com mais de 1,8 bilhões de anos, e garantem uma boa dose de aventura. 

Cachoeiras na Chapada dos Veadeiros | próximas a São João D’Aliança 

19. Cachoeira do Label 

Já pensou em ver diante dos seus olhos uma cascata de quase 200 metros de altura? Essa é a Cachoeira do Label


Situada dentro de uma reserva particular, a cachoeira é a maior de todo o estado goiano, e está entre as seis maiores do país. 

Além dessa, outros cinco poços fazem parte do local, e todos são ótimos para banho e mergulho. 

A entrada é paga. 

Como chegar | o município de São João D’Aliança é o mais próximo, a 25 km. O percurso se inicia na Avenida São João, com completa sinalização. 

Após entrar na reserva, são mais 2 km (ida e volta) de trilha até a Cachoeira do Label.  

20. Complexo de Cachoeiras Veadeiros 

A cerca de 12 km do centro de São João D’Aliança, o Complexo de Cachoeiras Veadeiros garante um passeio que passa por três quedas d’água lindas. 

Nomeadas como Veadeiros 1,2 e 3, elas têm 8, 33 e 55 metros, respectivamente. Além dessas, também é possível curtir outros dois poços. 

A trilha que dá acesso às cachoeiras possui 2 km ao total, sem a necessidade de contratar um guia para fazê-la. 

O complexo se situa dentro do Sítio Divino Espírito Santo, então exige o pagamento de uma taxa na entrada. 

Como chegar | basta pegar a Avenida São João. A estrada de terra é bem sinalizada. 

21. Cânion Bocaina do Farias 

O Cânion Bocaina do Farias foi um dos lugares mais bonitos que conhecemos na Chapada dos Veadeiros. 

Com uma fauna e flora riquíssima, o cânion ainda nos proporciona paisagens inesquecíveis entre os paredões de 50 metros de altura.  

A trilha é bem curta, com aproximadamente 800 metros passando pelo Rio Farias. na parte final do percurso, é preciso nadar 30 metros até a Cachoeira Toca da Andorinha, onde o uso do colete é indispensável. 

Além do cânion, você também irá passar pelo Poço das Pedreiras da Cachoeira do Açaí. O passeio é pago e é necessário contratar um guia ou agência. 

Como chegar | fica em uma propriedade particular, a 52 km da cidade, sendo 26 km em estrada de terra e com a necessidade de um carro 4×4. 

Você já sabe qual das cachoeiras na Chapada dos Veadeiros quer conhecer primeiro? 

Nossa lista podia tranquilamente ir até 30 sugestões, mas decidimos por facilitar o seu planejamento e destacar as opções que não deixam a desejar na paisagem. 

Agora só cabe a você: fazer as malas, separar a roupa de banho e curtir um banho delicioso de cachoeira! 

Nascida no interior paulista, enxerga o ato de viajar como a oportunidade perfeita para aprender e obter respostas 24 horas por dia. Fã de tudo um pouco, sempre gostou de conhecer e descobrir assuntos que nunca ouviu falar, assim como histórias e lições de vida inesquecíveis. Além disso, é uma consumidora assídua de animações com finais felizes.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário