Escrito por Adriana
19 de março de 2024

Que tal explorar as cachoeiras perto de SP? Fiz uma seleção com 10 cachoeiras para você visitar quando quiser fugir da selva de pedra e aproveitar um refúgio em meio à natureza

Um véu de noiva formado pela Cachoeira dos MachadosI
Cachoeira dos Machados I, em Brandão Bueno, Minas Gerais, a menos de 200 km de SP. Foto: Joao Carlos Medau / Flickr

Talvez você nem saiba, mas algumas ficam a curtíssimas distâncias da capital mineira e da capital paulista. Outras exigem algumas horinhas de carro, mas que ainda valem super a pena. Confira as melhores opções:

  1. Parque da Cantareira – Núcleo Cabuçu e Núcleo Engordador 
  2. Cachoeira Poço das Virgens 
  3. Cachoeira do Jamil 
  4. Cachoeira do Marsilac 
  5. Cachoeira do Sagui 
  6. Cachoeira Véu da Noiva 
  7. Cachoeira dos Pretos 
  8. Cachoeiras em Extrema (MG) 
  9. Cachoeiras em Bueno Brandão (MG) 
  10. Cachoeiras em Gonçalves (MG) 
Direto ao Ponto: Cachoeiras perto de SP

  • Aproveite as cachoeiras e poços no caminho até a Cachoeira Véu da Noiva, em Cubatão. Ela fica dentro do Parque Ecológico Perequê, e é uma das melhores perto da capital paulista.
  • A Cachoeira do Jamil e a Cachoeira Poço das Virgens ficam ao sul do estado, na cidade de Parelheiros. Apenas tenha em mente que, enquanto o acesso à última é bem simples, chegar até a Cachoeira do Jamil exige encarar uma estrada de terra de 10km.
  • Se você quer combinar uma boa cachoeira com outras atividades, escolha viajar até Joanópolis e vá para a Cachoeira dos Pretos. Lá, você encontra estrutura para praticar boia cross e tirolesa, e pode até mesmo conhecer a Casa do Lobisomem, já que a cidade é conhecida como a capital dessa criatura folclórica!
  • Algumas cidades mineiras na divisa com SP possuem ótimas opções de cachoeiras, como é o caso Extrema, lar da bela Cachoeira do Salto, e de Bueno Brandão, que conta com 33 cachoeiras. O destaque fica para a Cachoeiras dos Félix, com queda de 40m.
  • Repelente e um calçado confortável são itens obrigatórios para garantir um dia agradável e sem stress nas cachoeiras da lista.

1. Cachoeiras do Parque da Cantareira: Núcleo Cabuçu e Núcleo do Engordador  

O Parque Estadual da Cantareira fica ao norte da região metropolitana de São Paulo, em partes de Mairiporã, Guarulhos e Caieiras. Com milhares de hectares de remanescentes da Mata Atlântica, é encantador e cheio de atrativos para quem quer sentir o ar puro ali, tão pertinho da capital paulista. 

Para facilitar para os visitantes, o parque foi dividido em núcleos, dentre eles o Núcleo Cabuçu e o Núcleo do Engordador, que têm cachoeiras super legais. Vou te falar mais delas:

Lago rodeado pela natureza no Parque da Cantareira, com cachoeiras perto de SP
Parque Estadual da Cantareira rodeado pela natureza. Foto:

Núcleo Cabuçu 

O Núcleo Cabuçu tem inúmeras trilhas, das mais fáceis às mais avançadas. A Trilha da Cachoeira tem um nível alto de dificuldade e, por isso, não é indicada para idosos, crianças ou para pessoas com mobilidade reduzida. 

O percurso tem pouco mais de 5 km e dura 3h. O trajeto inteiro passa por locais extremamente preservados, e a cachoeira é bem bonita. Ela é pequena, mas dá para aproveitar e relaxar!

Dica 1 | Não dispense o uso de um calçado fechado e confortável, especialmente em trilhas um pouquinho mais exigentes, como essa. Vai fazer toda a diferença para seu conforto. 

Dica 2 | Os parques inclusivos são pontos altos da Cantareira e desse núcleo. A Trilha do Tapiti e do Sagui são pensadas para que todas as pessoas possam explorá-las, e eu achei isso o máximo.

Núcleo do Engordador 

Já o Núcleo do Engordador oferece uma trilha moderada para a Cachoeira do Engordador. A caminhada leva, aproximadamente, 1h30. Pelo caminho lembro de ter encontrar outras duas quedas d’águas liberadas para banho. Adorei o cenário e a imersão na natureza.  

Observação | Quando fui, os valores eram super acessíveis. Há pouco tempo, a administração passou a ser privada, e vi muitos comentários de pessoas reclamando dos valores para entrar e até da conservação do local. Uma pena, não é?

2. Cachoeira Poço das Virgens 

A Cachoeira Poço das Virgens, por sua vez, fica no extremo sul, em Parelheiros, a 34 km de São Paulo, capital. 

Quando a visitei, ela estava bem cheia, com bastante água, então eu só tenho ótimas impressões. Boa parte dos visitantes são residentes locais. A queda é pequena com cerca de 3 metros de altura, e um poço é bem legal para tomar um banho refrescante. 

Essa cachoeira é um dos afluentes do Rio Monos, que deságua no Rio Capivari. O Poço das Virgens fica no Sítio do Bambu, uma propriedade particular. Mas não se preocupe: a entrada é gratuita. O acesso é tranquilo, já que dá para se aproximar bastante de carro.

Por sinal, o Rio Capivari é um dos mais limpos de São Paulo. Eu vou continuar falando dele, por conta da nossa próxima cachoeira da lista.

3. Cachoeira do Jamil 

A Cachoeira do Jamil fica bem perto da Cachoeira Poço das Virgens. Fica na confluência do Rio Monos com o Rio Capivari é impossível deixar de considerá-la uma das mais bonitas dos arredores de São Paulo.

O visual da Mata Atlântica e a plantação de eucaliptos ao redor da queda d’água torna a paisagem verdadeiramente única.

Ao contrário da Cachoeira Poço das Virgens – com queda d’água pequena e muito tranquila de chegar – a Cachoeira do Jamil é mais exigente com quem quer conhecê-la, afinal, são 10 km em estrada de terra. 

Há pessoas que tentam o percurso andando ou de bicicleta, mas é bastante aventura, viu? De carro é preciso ter cuidado para não atolar. Quem quer ter uma experiência ainda mais imersiva pode acampar por lá pagando uma pequena taxa. 

Dica | Se seu GPS ou aplicativo te mandar ir pela Rodovia dos Imigrantes, não vá! A estrada é ruim e há pedágio. O melhor é ir pela Marginal Pinheiros em direção à Parelheiros e à Estrada Evangelista de Souza. Depois do Bairro Barragem os 10 km de estrada de chão serão meio desafiadores, mas nada que um carro alto suficiente não encare.

4. Cachoeira do Marsilac 

A Cachoeira do Marsilac é uma das poucas que não exige uma trilha, então essa é a opção perfeita para quem gosta de ecoturismo, mas não está tão disposto para uma caminhada. Ela fica pertinho da capital, a 56 km, dentro da Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos. É possível chegar de carro nas suas margens. 

Cachoeira do Marsilac perto da capital SP
Cachoeira do Marsilac e toda sua beleza. Foto: Bianca Santiago / CC BY-SA 4.0

Tecnicamente Marsilac é uma corredeira, e não uma cachoeira, mas calma que é legal mesmo assim! É que lá há um desnível de aproximadamente 4 metros que faz com que, no final, se forme uma espécie de praia de água doce.

Eu já fui até lá e achei o acesso super simples, e o banho bem gostoso. Lembro de ter achado o estacionamento bem espaçoso, e lá devem caber uns 50 carros facilmente, embora não costume encher. Infelizmente o pessoal de São Paulo ainda não conhece esse lugar. Aproveite!

5. Cachoeira do Sagui 

Também na Área de Preservação Ambiental Capivari-Mono e pertinho da Marsilac, a Cachoeira do Sagui mais parece uma piscina natural. A uma pequena queda d’água fica cercada pela natureza e o visual é super bonito.

A Cachoeira do Sagui fica em uma propriedade particular, que, por sinal, tem outras duas cachoeiras: a Raios de Sol e a Oásis. Dá até para fazer uma trilha completa visitando cada uma delas, mas tem que bater perna, claro. 

Eu cheguei lá tranquilamente seguindo o Google Maps e fui direto para a Cachoeira do Sagui mesmo, já que eu não sabia sobre as outras duas naquele momento. Apesar de ser uma propriedade privada, não há tanta estrutura, apenas uma área de preservação bem bonita e um bom contato com a natureza. 

Dica | Eu saí de lá toda cheia de marcas de mosquitos, porque acabei esquecendo de levar repelente. Não faça o mesmo que eu!

6. Cachoeira Véu da Noiva 

A Cachoeira Véu da Noiva, com sua queda de 80 metros de altura, talvez seja a mais impressionante da lista inteira, e uma das mais bonitas. Essa cachoeira fica no município de Cubatão, a 65 km de São Paulo.

A cachoeira é um dos atrativos (ou o atrativo principal!) do Parque Ecológico Perequê e, assim como a maioria das cachoeiras desse post, o parque é cercado pela Mata Atlântica preservada. 

O percurso começa na portaria no Parque Ecológico Perequê e segue pela trila da Cachoeira Véu da Noiva. Menos de 1 km depois é necessário atravessar um rio, mas foi instalado um cabo de aço que facilita bastante o trajeto. Fique tranquilo que, depois disso, o caminho é plano.


O melhor de tudo – e o que me faz ter bastante vontade de ir – é que o caminho até a Cachoeira Véu da Noiva inclui cachoeiras e poços pequenos (mas gostosos!), explicações sobre a vegetação ao redor e paisagens bem bonitas. Dizem que essa cachoeira é linda e cheia até nos períodos de estiagem!

7. Cachoeira dos Pretos 

Joanópolis é muito famosa pelo seu folclore e, reza a lenda, que é a cidade do lobisomem. Mas o que é muito real por aqui é a Cachoeira dos Pretos, com seus 154 metros de altura, a segunda maior do estado de São Paulo. 

Ela fica a 18 km do centro e a estrutura é muito boa: dá pra praticar esportes como boia cross ou tirolesa, e também dá para visitar locais bem interessantes como a Casa do Lobisomem. 

Cachoeira dos Pretos em Joanópolis
Parte mais tranquila da Cachoeira dos Pretos para tomar banho. Foto: Rodrigo Soldon / Flickr

Os arredores são lindíssimos porque essa cachoeira está em uma área de proteção ambiental (APA), e fica linda o ano inteiro, mas acredito que fique mais linda ainda na época em que as árvores que ficam por perto enchem de flores.

Por ser um lugar conhecido, pode ficar um pouco mais cheio em feriados prolongados. Ah, e o acesso é tranquilo e bem sinalizado. O estacionamento é pago.

Dica | Você pode visitar o Restaurante Ponto Verde, que fica a 300 metros da Cachoeira dos Pretos e serve uma comidinha caseira sensacional. 

Cachoeiras em Minas Gerais perto de SP 

Há algumas cachoeiras que ficam em Minas Gerais, mas que, ainda assim, ficam bem perto de São Paulo por estarem na divisa entre um estado e outro. Vou te falar um pouco sobre alguma delas:

8. Cachoeiras em Extrema MG 

Localizada a pouco mais de 100km da capital paulista, Extrema é recheada de cachoeiras e possui 5 rotas turísticas simbolizadas por uma Rosa dos Ventos. 

A mais visitada de todas é a Cachoeira do Salto, perfeita para uma tarde gostosa. Além de ser super bonita, é bem estruturada, com banheiro e estacionamento, o que a torna ideal para um passeio em família. 

Corredeiras da Cachoeira do Salto em Extrema MG
Corredeiras da Cachoeira do Salto, em Extrema. Foto: Felipe Guimarães / Flickr

O Parque Cachoeira do Jaguari e a Prainha Ronan Ranoi, esta última com uma piscina pequena e bem bonitinha, são outros pontos maravilhosos dessa cidade do sul de Minas. 

Distância da capital São Paulo | são 108 km da capital até a cidade de Extrema.

9. Cachoeiras em Bueno Brandão MG 

Bueno Brandão já fica a uma distância maior, mas ainda está a menos de 200 km de São Paulo. Um dos pontos mais valorizados da região é a gastronomia impecável com aquele gostinho inconfundível de comida mineira.

Queda d'água da Cachoeira do Sossego
A belíssima Cachoeira do Sossego. Foto: Joao Carlos Medau / Flikr

São inúmeras cachoeiras, 33 no total. As mais importantes e as que mais indico a visita são:  Cachoeiras dos Félix (a principal, com 40 metros de queda), do Luís, do Machado, Santa Rita, da Malacacheta e Sertãozinho.

Distância da capital São Paulo | cerca de 170 km.  

10. Cachoeiras em Gonçalves MG 

Pronto para finalizar nossa lista? A última sugestão vai exigir que você dirija um pouquinho mais, já que Gonçalves fica a pouco mais de 210 km da grande São Paulo.

Não se preocupe, porque a própria viagem vai te proporcionar paisagens maravilhosas. Gonçalves tem poços deliciosos para banho e, dentre as cachoeiras principais, posso citar de cara a Cachoeira dos Henriques, que fica a mais ou menos 10 km do centro da cidade. O melhor é contratar um guia local para chegar em segurança, porque ela é para experientes.

Já a Cachoeira das Andorinhas fica a apenas 2 km do centro de Gonçalves. O visual é lindo. Não menos importante, conheça a Trilha das 3 cachoeiras. Ela começa no Quiosque Sete Quedas, onde é preciso pagar uma pequena taxa de manutenção. Vale super a pena porque vai dar para conhecer a Cachoeira da Sete Quedas, Cachoeira do Retiro e a Cachoeira do Cruzeiro.  

Distância de Gonçalves para a capital São Paulo | cerca de 210 km. 

Já sabe qual das cachoeiras perto de SP você vai visitar primeiro?  

Gostou? Espero ter conseguido te animar bastante a buscar um banho delicioso de água doce e geladinha. Dá sim para ter um contato relaxante com a natureza sem precisar viajar para muito longe. Aproveite, e até a próxima. 

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário