Escrito por Adriana
11 de fevereiro de 2023

Você sonha em explorar as belezas de Canoa Quebrada, Ceará? No nosso artigo separamos dicas imperdíveis sobre tudo o que fazer por lá, e você vai descobrir que há outros atrativos incríveis além da praia.  

O litoral do Ceará é muito famoso por suas praias, porém Canoa Quebrada tem um lugar de destaque. Trazendo um visual de tirar o fôlego e um pôr do sol inesquecível, não é à toa que o local atrai turistas de todo o mundo e já foi cenário de diversas novelas. 

Lar de várias atrações turísticas em meio à natureza, o vilarejo faz parte da Rota das Falésias. Essa rota liga o Ceará ao Rio Grande do Norte, totalizando um percurso de 240 km, incluindo as cidades de Mossoró, Beberibe, Tibau, Icapuí e Aquiraz.

Casal andando de buggy pelas areias de Canoa Quebrada
Curtindo nossos dias por Canoa Quebrada

E para você aproveitar tudo o que o destino tem para oferecer, preparamos um guia completo sobre o que fazer em Canoa Quebrada, incluindo dicas de hotéis, restaurantes e muito mais. Vem conferir! 

Explore outros destinos no Ceará:

O que fazer em Canoa Quebrada: 10 passeios imperdíveis 

Com belas paisagens praianas, o pequeno vilarejo de Canoa Quebrada conquista com seu dia a dia tranquilo. 

Mas não se engane pensando que a praia é o único atrativo por lá. O destino oferece outras atividades e lugares incríveis para serem visitados. 

Orla da Praia de Icapui no Ceará com o mar com poucas ondas.
Praia de Icapui, onde nos hospedamos. É um destino bem pertinho de Canoa Quebrada

Além disso, o paraíso cearense cativa os turistas mais aventureiros com seus roteiros radicais. Seja no mar ou nas dunas, existem opções para todo mundo se divertir.  

Sem falar que a vida noturna é agitada. Canoa Quebrada é conhecida pelos bares da badalada Rua Dragão do Mar, ou “Broadway” como costumam chamá-la.  

Ou seja, não vai faltar o que fazer em Canoa Quebrada, e aqui no nosso post você ficará por dentro de tudo! 

  1. Praia de Canoa Quebrada 
  2. Passeio de Parapente 
  3. Passeio de Buggy 
  4. Passeio de Jangada 
  5. Kitesurf 
  6. Cemitério da Praia de Canoa Quebrada 
  7. Falésias 
  8. Duna do Pôr do Sol 
  9. Broadway de Canoa Quebrada 
  10. Restaurantes 

1. Praia de Canoa Quebrada 

Com uma extensão de aproximadamente 17 km, Canoa Quebrada é com toda certeza uma das principais praias do leste cearense.  

A região possui a típica areia avermelhada das falésias e um belo mar de águas mornas e tranquilas que seduz seus visitantes, ótimas para a prática de mergulho.  

Vista de uma parte da Praia de Canoa Quebrada com barracas e jangadas na areia
Praia de canoa Quebrada

Outro esporte que atrai diversos praticantes em Canoa Quebrada é o windsurf, graças aos ventos fortes que tornam o local perfeito para esse tipo de atividade. 

E ao andar próximo às falésias, você verá o símbolo de Canoa Quebrada esculpido nessas grandes formações rochosas. Aproveite para registrar uma foto de lembrança por lá! 

Se você gosta de aproveitar uma praia com conforto, então não deixe de desfrutar das mega barracas de Canoa Quebrada. Essas estruturas contam com banheiros, espreguiçadeiras, piscinas e vários tipos de comida. 

Mulher sentada em uma das cabanas na Barraca Oásis em Canoa Quebrada
Barraca Oásis em Canoa Quebrada.

2. Passeio de Parapente

Os esportes radicais se tornaram uma prática comum na praia de Canoa Quebrada, e um dos mais famosos por lá é o passeio de parapente. Por isso, não se assuste ao olhar para o céu e ver vários deles, pois a prática é marca registrada da praia!  

Pessoa de parapente passando sobre as falésias da Praia de Canoa Quebrada
O parapente garante uma vista privilegiada da praia

O voo te oferece uma das vistas mais bonitas da praia e das falésias, e vale muito a pena investir nessa experiência. 

O passeio dura em média 15 minutos e é feito com o acompanhamento de um instrutor. Você pode contratar esse serviço no final do calçadão da Broadway. 

3. Passeio de Buggy 

A atividade mais procurada pelos turistas é o passeio de buggy. Canoa Quebrada tem cenários maravilhosos para esse tipo de passeio, afinal, seus arredores são compostos por dunas gigantes de areia e falésias. 

Existem dois roteiros que podem ser feitos de buggy:  

  • roteiro das Dunas e Lagoas  
  • roteiro de Ponta Grossa. 

Roteiro Dunas e Lagoas 

O itinerário do tour Dunas e Lagoas passa pela Praia do Estevão, pelo símbolo de Canoa Quebrada, pela Duna do Pôr do Sol e finaliza no Parque de Dunas e Lagoas.  

Vista do alto de buggy passando por faixa de areia e dunas em Canoa Quebrada
Um dos caminhos durante o passeio de buggy

O percurso tem duração de 1 hora. Antes de retornar, o guia faz uma parada numa barraca no meio das dunas, assim os visitantes podem descansar, fazer tirolesa, esquibunda e repor as energias comendo algo. 

Roteiro Ponta Grossa 

Para os turistas que escolhem o tour de Ponta Grossa, o caminho é um pouco mais longo e tem diversas paisagens deslumbrantes. Você vai explorar as praias de Estevão, Porto Canoa, Majorlândia, Quixaba, Refúgio Dourado, Lagoa do Mato, Fontainha, Retininho, Retiro Grande e Ponta Grossa. 

Mulher em buggy passando por praia em Canoa Quebrada
O passeio de buggy por Canoa Quebrada e arredores não pode ficar de fora!

O caminho para Ponta Grossa depende do movimento das marés para ser acessado, portanto o horário de saída desse tour pode variar. O trajeto costuma levar 2h30 para ser feito. 

4. Passeio de Jangada 

Ao pensar sobre o que fazer em Canoa Quebrada, você vai logo identificar que as jangadas também se tornaram um símbolo do destino, assim como a lua e a estrela. Por isso, visitar a praia e fazer esse passeio é uma tradição entre os turistas! 

Areia da Praia de Canoa Quebrada com uma jangada e barracas de palhas
O passeio de jangada é mais do que obrigatório no seu roteiro! Foto: Jorge Brazilian

Os jangadeiros levam grupos de pessoas até o alto mar, onde permanecem por meia hora. Lá, você poderá mergulhar em uma água bem fresquinha e apreciar tranquilamente a brisa. 

5. Pratique Kitesurf 

Como já mencionamos, o vento de Canoa Quebrada é favorável para a prática de vários esportes. Sendo assim, o kitesurf não ficaria de fora dessa lista. 

Se você deseja se jogar no esporte, saiba que existem locais com aulas básicas para iniciantes e instrutores para ajudar.  

Dica | o melhor momento para praticar kitesurf é na parte da tarde. 

6. Cemitério na Praia de Canoa Quebrada 

Um cenário que pode ser inusitado para diversos turistas é o Cemitério na Praia de Canoa Quebrada. Localizado na frente do mar, sob as falésias, a estrutura está desativada por risco de desabamento pelas chuvas.  

Ainda assim, é possível ver túmulos em meio às areias cearenses. 

7. Conheça as falésias 

As falésias de Canoa Quebrada são uma atração à parte. A praia faz parte da Rota das Falésias, um roteiro turístico que liga o Ceará ao Rio Grande do Norte. 

Formadas pela ação do vento, as falésias possuem a característica cor avermelhada e podem chegar aos 30 metros de altura.  

Paredão de falésias avermelhadas em Canoa Quebrada
As falésias incríveis em Canoa Quebrada

No vilarejo de Canoa Quebrada, algumas falésias ganharam um novo visual com o símbolo da lua e estrela esculpida em suas paredes de areia. 

8. Duna do Pôr do Sol 

A famosa Duna do Pôr do Sol é considerada um lugar perfeito para admirar esse espetáculo em Canoa Quebrada. Então aproveite para subir a pé até o seu topo para observar esse momento e, é claro, tirar lindas fotos. 

Como já falamos por aqui, também é possível chegar até a Duna do Pôr do Sol através do passeio de buggy. Seja como for, a dica é escolher o seu cantinho na duna para apreciar esse espetáculo da natureza. 

9. Caminhe pela Broadway 

Não tem como planejar o que fazer em Canoa Quebrada sem incluir um passeio pela Broadway. Todo o calçadão dessa rua famosa é feito com pedras portuguesas, o que já chama atenção de quem anda por lá. 

No local, você vai se deparar com diversos comércios, como lojas de artesanatos, bares e restaurantes, além de música boa.  

Arco marcando sinalizando a Broadway em Canoa Quebrada
Começo da Broadway

O ambiente é descontraído e muito charmoso, principalmente na parte da noite, quando as lojas e os bares começam a abrir. 

Por lá, vale a pena visitar o Café Habana. O local tem um cardápio repleto de pescados, carnes, risotos e muito mais. Nossa sugestão é que você experimente a moqueca de camarão. 


Para quem ama dançar, uma boa opção é o Bar Meu Xodó. O lugar é o preferido de quem ama forró ou está querendo aprender esse ritmo. 

Entre os outros bares e restaurantes mais famosos, uma parada obrigatória é o Bar Caverna. O espaço tem música boa e está sempre cheio de turistas e habitantes locais. 

Resumindo: se procura o que fazer em Canoa Quebrada à noite, a resposta está aqui: Broadway! 

10. Restaurantes em Canoa Quebrada. 

A culinária cearense está repleta de sabores e temperos maravilhosos. Afinal, nada supera uma moqueca feita em terras nordestinas. Está preparado para essa experiência? 

Separamos alguns dos melhores restaurantes de Canoa Quebrada. As opções de pratos são diversas, desde pescados até pratos da gastronomia internacional com um toque brasileiro. Confira a seguir: 

  • Mezza Luna | se você está procurando por um restaurante romântico, essa é a melhor escolha. O ambiente intimista é perfeito e a comida não fica para trás. O cardápio inclui culinária italiana, frutos do mar e também opções vegetarianas. 
  • Patio Grill | os amantes de um bom churrasco vão adorar esse restaurante, com um menu que vai desde carnes bovinas, até frango. Além disso, o local se destaca pelo ambiente agradável e música boa. 
  • Restaurante Cabana | o melhor da cozinha regional você vai experimentar nesse restaurante. Para quem gosta de frutos do mar, a dica é experimentar o camarão ao molho roquefort. 
  • Portal de Canoa Restaurante | localizado próximo a praia, o restaurante consegue conquistar por seus saborosos peixes e ainda tem possui um ambiente aconchegante e preço acessível. 
  • O Nain, Restaurante Mirante | o restaurante fica bem acima das falésias, o que dá uma visão privilegiada de Canoa Quebrada para quem almoça por lá. Com bons preços, o lugar consegue se destacar pela comida saborosa e seus drinks.  
  • Páprika | essa dica é para quem não dispensa uma boa pizza. Os preços são excelentes e o cardápio está repleto de opções deliciosas. 

Mais dicas de viagem para Canoa Quebrada 

Depois de apresentar tudo o que fazer em Canoa Quebrada durante sua viagem, separamos aqui algumas dicas essenciais para você organizar seu roteiro.  

Afinal, nada melhor que estar completamente informado para aproveitar o destino ao máximo, né? 

Por que conhecer Canoa Quebrada 

Como se as paisagens naturais de falésias e dunas gigantes de Canoa Quebrada não fossem suficientes, o local ainda tem uma vibe muito boa: a praia é repleta de música. Isso sem falar das várias opções para degustar comidas típicas.  

Ainda tem destaque para o artesanato: inclusive, o símbolo do vilarejo, que é a lua e a estrela, se deu graças a um artesão local. 

Mulher e cachorros próximos ao símbolo do sol e da lua em Canoa Quebrada
O famoso símbolo de Canoa Quebrada

Segundo moradores, um casal argelino visitou Canoa Quebrada e pediu para um artista desenhar a bandeira de seu país. O símbolo combinou tanto com a região, que passou a estampar calçadas, falésias e muito mais.  

E com tantos atrativos para conhecer, você vai ver que uma viagem para Canoa Quebrada é a escolha perfeita para curtir uma bela praia e aproveitar o melhor do nosso nordeste.  

Onde se hospedar em Canoa Quebrada 

A maioria das hospedagens em Canoa Quebrada ficam próximas à praia. Você encontrará diversas opções a apenas 3 ou 4 minutinhos de distância, o que torna a locomoção bem mais prática. 

Pra ficar melhor, trouxemos aqui opções de hospedagem com selo de Viagem Sustentável, priorizando estadias com iniciativas ambientalmente responsáveis.  

Confira as opções: 

  • Hotel & Pousada Tatajuba | com piscina refrescante e um belo jardim, é uma das preferidas dos casais: todos os quartos têm uma linda vista para o mar. Além disso, a Localizada a apenas 150 metros da praia e fica a 50 metros da Broadway. Confira valores
  • Pousada Aruanã | com uma vista panorâmica para o mar, é a queridinha de vários turistas. A apenas 6 minutos da praia e com serviço de transfer gratuito para os hóspedes que queiram explorar a região. Confira valores
  • Il Nuraghe | Melhor indicação para comemorar um momento especial. Ela possui uma infraestrutura completa com duas piscinas, acomodações elegantes e um bar repleto de opções. Fica a apenas 400 metros da praia. Confira valores
  • Pousada Latitude | situada a 4 minutos a pé da praia, a pousada é de um ótimo custo-benefício. Além disso, os hóspedes podem desfrutar de uma piscina ao ar livre e descansar no jardim após um dia incrível na praia. Confira valores
  • Pousada Lua Estrela | bem pertinho da praia e da rua da Broadway, ótima opção para quem busca um ambiente familiar aconchegante. O café da manhã pode ser feito com a bela vista do mar. Confira valores

Como chegar em Canoa Quebrada 

Canoa Quebrada está localizada no município de Aracati no Ceará, a aproximadamente 163 km de Fortaleza.  

O Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, é o ponto mais próximo de Canoa Quebrada. Existem voos diretos partindo de várias cidades até o local. 

Outra alternativa é voar de Campinas (Viracopos) para Aracati. Desde 2020, a companhia aérea Azul disponibiliza dois voos por semana para o aeroporto da cidade. O trajeto é feito em 3h20. 

Parindo da capital cearense, poderá se deslocar até o local de transfer, carro alugado ou ônibus. 

Carro 

A opção mais cômoda é alugar um carro para fazer o deslocamento. Veja o caminho:  

Saindo de Fortaleza | você deverá pegar a CE-040 que liga a capital ao litoral cearense. O trajeto pode ser feito em mais ou menos 2 horas e não possui pedágios. 

Saindo de Natal | o trajeto de carro deve seguir a BR-406 até Mossoró (RN) e depois a BR-304 até a praia de Canoa Quebrada. São 380 km de distância, então a viagem pode levar em torno de 5h30. 

Ônibus 

Os ônibus que saem da Rodoviária de Fortaleza com destino a Canoa Quebrada fazem parte da Viação São Benedito. A companhia oferece vários horários por dia e o tempo médio da viagem é de 3h30. 

Bate e volta Canoa Quebrada – Fortaleza: vale a pena? 

Existem vários turistas que fazem bate e volta de Fortaleza até Canoa Quebrada, o que é recomendado apenas para quem não pode pernoitar no destino.  

Se esse não for o seu caso, acreditamos que não vale a pena. Com toda certeza, você vai querer passar mais tempo em Canoa Quebrada para aproveitar os passeios, como andar de jangada e buggy

Além disso, quem opta pelo bate e volta não consegue conhecer a vida noturna e os barzinhos que se estendem pelo calçadão da Broadway. Portanto, ficar de dois a três dias faz mais sentido. 

Porém, se você não tiver disponibilidade para passar alguns dias no destino, a pedida é fazer esse tour saindo de Fortaleza, com duração de 8 horas.  

Como circular em Canoa Quebrada 

A praia de Canoa Quebrada é pequena, por isso a maioria de suas atividades são feitas a pé. Ainda assim, a região conta com serviços de transporte como o buggy.  

Dessa maneira, você pode aproveitar para explorar regiões mais afastadas. 

Melhor época para conhecer Canoa Quebrada 

O melhor momento para visitar Canoa Quebrada é entre os meses de julho e dezembro, durante o verão. Assim, você consegue desfrutar da praia sem se preocupar com as chuvas ou outros imprevistos. 

Mulher e cachorro sentados em barco parado na areia da Praia de Canoa Quebrada
Relaxando com o Muleke na Praia de Canoa Quebrada

No entanto, vale lembrar que alguns meses são considerados de alta temporada e atraem mais turistas, resultando em uma praia bem movimentada. Se você gosta de uma viagem mais tranquila, a dica é evitar os meses de férias escolares e feriados prolongados. 

Mas se você está procurando uma cidade mais agitada e com opções para se divertir, existe a possibilidade de conhecer Canoa Quebrada durante o carnaval. Aracati costuma ter blocos e muita música. 

Quantos dias ficar em Canoa Quebrada 

É possível explorar todos os pontos turísticos de Canoa Quebrada em apenas 2 dias. Porém, a dica é fazer alguns passeios com calma.  

Então, a nossa recomendação é que você fique 4 dias para relaxar e curtir tudo o que a região oferece. 

Dinheiro em Canoa Quebrada 

A maioria dos estabelecimentos de Canoa Quebrada aceitam pagamentos no cartão de crédito, mas indicamos se informar antes de consumir qualquer serviço.  

Além disso, recomendamos ter dinheiro em espécie, já que alguns dos passeios à parte, como jangada e tirolesa, costumam ser pagos com dinheiro


Para fazer saques, você pode usar os caixas eletrônicos do Banco do Brasil e do Bradesco no calçadão da Broadway. Também existe um posto de atendimento da Caixa no mercadinho Mini Box. As outras agências somente na cidade de Aracati. 

O que levar para Canoa Quebrada 

Quem não sente aquela animação e friozinho na barriga ao começar a arrumar a mala da viagem?  

Mas acredite: não é tão fácil quanto parece, e não é apenas colocar as melhores roupas e sapatos. 

É preciso saber exatamente tudo o que você precisa levar, principalmente aqueles itens indispensáveis, como remédios e itens pessoais. 

Pensando nisso, preparamos um checklist com tudo o que levar para a praia, além de reunir informações super importantes na hora de preparar a sua mala. Não deixe de conferir! 

Uma viagem para Canoa Quebrada também combina com: 

Nas proximidades de Canoa Quebrada, há atrações que podem e devem ser exploradas.  

É comum fazer paradas nos arredores do vilarejo para conhecer melhor o litoral leste cearense. Que tal saber um pouco mais sobre a região? 

Praia de Ponta Grossa 

A Praia de Ponta Grossa fica a apenas 50 km de distância de Canoa Quebrada. Localizada na fronteira com o Rio Grande do Norte, a região pode ser acessada facilmente de buggy

Assim como a praia de Canoa Quebrada, Ponta Grossa é lar de falésias vermelhas e dunas gigantes. Quem optar por fazer o roteiro de buggy, terá uma visão privilegiada do litoral e das falésias durante todo o percurso. 

Aliás, a praia também é point dos esportes radicais devido ao vento que favorece várias práticas na região. Você poderá se aventurar no windsurf, parapente e muito mais. 

Morro Branco 

A praia de Morro Branco fica em Beberibe, a 85 km da praia de Canoa Quebrada. Muitas pessoas gostam de visitar o local devido a suas falésias, que criam labirintos naturais de  tons multicoloridos. 

Além disso, a vista de cima das falésias é espetacular. Após um dia de excursão pela praia, não deixe de experimentar o melhor da culinária local. Nos arredores da orla você encontra restaurantes e barracas. 

Praia das Fontes 

Também em Beberibe, está localizada a Praia das Fontes. O lugar, assim como grande parte do leste cearense, possui várias falésias coloridas como paisagem.  

No entanto, o que mais chama atenção no local são seus lagos de água doce que dão o nome à praia. 

As lagoas de água doce estão distribuídas por toda a orla da praia e fazem sucesso entre adultos e crianças. Especialmente, pelo fato de que o mar da Praia das Fontes é mais agitado, as banheiras naturais acabam por se tornar um refúgio para quem quer relaxar.  

Na praia, você encontrará poucas barracas. Sendo assim, a nossa dica é que você leve comida para passar o dia por lá e explorar suas belezas.  

A propósito, não deixe de visitar a Gruta da Mãe D’Água, principal atração da praia. 

Águas Belas 

A praia de Águas Belas está localizada no município de Cascavel. A região fica a apenas 65 km de Fortaleza e costuma ser um ponto de parada de quem está seguindo viagem para Canoa Quebrada. 

Como seu nome já diz, a praia possui belas águas de cor azul. Ela também é sempre lembrada por suas piscinas naturais e pela famosa rapadura do Engenho O Bari. 

Gostou das nossas dicas de viagem para Canoa Quebrada no Ceará? 

Agora que você conhece os principais pontos turísticos de Canoa Quebrada e as atividades que poderá curtir por lá, aposto que já bateu a vontade de fazer as malas.  

Logo você estará deslizando pelas dunas cearenses e conhecendo as belas falésias da região. 

Agora é só montar seu roteiro e se divertir! E depois nos conte o que mais gostou de fazer por lá. 

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário