Para aproveitar o melhor que a região da Serra Gaúcha tem a te oferecer, confira uma seleção com 10 cidades próximas à Gramado que temos certeza de que você irá se apaixonar.
Algumas mais românticas e aconchegantes, outras com atrações de aventura e passeios para a família, mas todas com o clima único de serra. Independente da companhia e época que decidir viajar, a experiência será incrível. Vem com a gente!
Você também pode gostar: o que fazer em Gramado e melhores hotéis em Gramado.
Conheça 10 cidades próximas a Gramado
A região da serra gaúcha é repleta de destinos apaixonantes, e todos com vantagem de estarem próximos um ao outro!
Para quem pensa fazer uma vigem mais longa para Gramado, vale à pena incluir no roteiro um dia para visitar alguma cidade vizinha.
Algumas maiores do que outras, possuem passeios charmosos, atrações históricas e, claro, paisagens de tirar o fôlego.
Aqui, selecionamos os 10 melhores destinos para conhecer na região de Gramado, confira:
- Canela
- Três Coroas
- Nova Petrópolis
- São Francisco de Paula
- Caxias do Sul
- Flores da Cunha
- Garibaldi
- Cambará do Sul
- Bento Gonçalves
- Antônio Prado
1. Canela
Quando falamos sobre as melhores cidades próximas a Gramado para conhecer, Canela merece estar no topo das suas opções.
A apenas 9 km do centro de Gramado, a pequena cidade possui um clima ainda mais aconchegante, sendo muito procurada por casais. No centrinho comercial ou em meio à natureza, o destino oferece ótimos pontos turísticos.
O que fazer em Canela:
- Catedral de Pedra | com 65 metros de altura e arquitetura gótica, está no coração do centro, cercada por hotéis, lojinhas e restaurantes;
- Museu da Moda | o passeio é um dos mais interessantes na região. O acervo conta com vestimentas de diversas eras, acessórios e réplicas idênticas de roupas famosas;
- Museu do Automóvel | reúne exemplares de carros que marcaram a história, como o Chevrolet Impala 1960 e Ford Roadster 1937;
- Castelinho Caracol | a cerca de 6 km do centro de Canela, é famoso por oferecer o melhor apfelstrudel da Serra Gaúcha! Funciona em uma das primeiras residências de Canela, construída em estilo alemão;
- Parque do Caracol | lar de uma das quedas mais surpreendentes do estado, possui diversas atrações, espaços e serviços para passar o dia;
- Parque Terra Mágica Florybal | com 67 mil m² de área de lazer, o parque temático possui várias atrações para a criançada, restaurante e trilhas com bonecos gigantes e estátuas de dinossauros;
- Mundo a Vapor | possui miniaturas de máquinas a vapor em funcionamento, como uma fábrica de papel, olaria, ferraria, fundição e também passeio de trenzinho pelo parque;
- Mundo Gelado | considerado como o primeiro parque temático de gelo da América Latina, possui em seu interior temperaturas que chegam aos –25°C, com direito a bar e tour por esculturas de gelo;
- Alpen Park | com uma vista incrível para o vale da Serra Gaúcha, o parque possui 60 mil m² de área verde, com brinquedos, praça de alimentação e espaços para todas as idades;
Para mais informações sobre os atrativos da cidade, confira o nosso post sobre o que fazer em Canela.
Onde ficar em Canela:
- Hotel Tissiani Canela – $ | sem cobrar diárias altíssimas, oferece uma estrutura confortável. Bem localizado, possui bar, restaurante, bar e quartos com decoração elegante e vista para o jardim. Confira valores.
- Cammino Della Serra – $$ | próximo dos principais pontos turísticos da cidade, possui uma vista linda da serra. A apenas 700 metros da Catedral de Pedra, tem um clima aconchegante, com quartos charmosos e café da manhã. Confira valores.
- Pousada dos Anjos – $$ | a 200 metros da Praça Matriz, é a pousada perfeita para viagens românticas. De decoração vintage, possui um café da manhã delicioso e atendimento atencioso. Confira valores.
- Vila Suzana Parque Hotel – $$$ | rodeado de muita natureza, é um dos mais bem avaliados hotéis em Canela. A estrutura é completa, com chalés espaçosos e de decoração sofisticada, piscina e café da manhã diário. Confira valores.
Como chegar | partindo de Gramado, o caminho mais rápido é feito pela Avenida das Hortênsias. O trajeto dura em torno de 20 minutos.
2. Três Coroas
A pouco mais de 25 km de Gramado, Três Coroas é um destino marcado pela diversidade cultural. Suas atrações misturam diferentes tradições, costumes, línguas e nacionalidades.
Porém, o forte do turismo da cidade é a religião budista, com templos e santuários lindíssimos. E tudo isso cercado pela natureza típica da Serra Gaúcha!
Além disso, Três Coroas é uma boa opção para os amantes de esportes radicais, como o rafting, que é o mais tradicional por lá.
Pontos turísticos de Três Coroas:
- Templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling | é o primeiro templo tibetano da América Latina. Localizado no alto de uma montanha, é aberto para o público conhecer obras de arte e também a tradição budista;
- Ponte coberta | atravessando o Rio Paranhana em pleno centro da cidade, possui 70 metros de extensão. De estilo alemão, é uma das únicas pontes cobertas do estado;
- Praça Afonso Saul | também no centro, é o ponto de encontro dos moradores da cidade. Possui um chafariz e espaços gostosos para curtir o fim de tarde;
- Praça Francisco Leal | localizada às margens do Rio Paranhana, possui uma ampla área de lazer, com quadras, pista de skate, parquinho e, no verão, prainha.
- Parque das Laranjeiras | o maior centro de turismo de aventura do sul do país. Oferece atividades como rafting, canoagem, rapel e também pousada, restaurante e mercado;
- Raft Adventure Park |outra opção para quem curte aventura. Sua estrutura é completa, com destaque para as modalidades de rafting, que duram até 2h30.
- Brasil Raft Park | pertinho do Rio Paranhana, também oferece ótimos serviços para passar o dia. Por lá, os visitantes costumam gostar muito do rafting com 8 km de extensão.
Onde ficar em Três Coroas
- Pousada Três Coroas – $ | de estrutura bem simples, possui bons quartos e ambientes confortáveis. A pousada possui piscina, jardim e também café da manhã servido diariamente. Confira valores.
- Hotel Caminhos da Serra – $$ | com quartos espaçosos, este hotel é uma das melhores opções de hospedagem em Três Coroas. Com café da manhã cortesia, é uma boa escolha para casais. Confira valores.
- Refúgio do Pomar Hospedaria – $$$ | na zona rural da cidade, o hotel está em uma região com diversas trilhas e cachoeiras. De clima zen, possui quartos com vista para as montanhas, jardim e sala de meditação. Confira valores.
Como chegar | a principal via de acesso para a entrada da cidade é a RS-115. O caminho dura em torno de 35minutos e conta com trechos de portagens.
3. Nova Petrópolis
A charmosa Nova Petrópolis, conhecida popularmente como “O Jardim da Serra Gaúcha”, é uma cidade repleta de lugares fotogênicos e, principalmente, gastronomia deliciosa!
Como foi colonizado por alemães, o destino possui diversos prédios com a arquitetura tradicional alemã, deixando o clima aconchegante.
Na gastronomia, a cidade mantém a tradição, com tortas, bolos, doces e outros pratos deliciosos. E, no centro da cidade, há pracinhas repletas de flores e jardins lindíssimos.
E para melhorar, o destino é um dos melhores para comprar malharias, itens de couro e calçados feitos na região da Serra Gaúcha.
Atrações turísticas em Nova Petrópolis:
- Praça das Flores | a principal do centro da cidade. Bem arborizada e repleta de flores, possui lojinhas de artesanato e o famoso Labirinto Verde;
- Parque Aldeia do Imigrante | com área de 10 hectares, possui diversas atrações, como restaurante, jardins, lojinhas de artesanato e uma aldeia temática;
- Parque Esculturas Pedras do Silêncio | através de esculturas, o tour conta a história da imigração alemã. O parque é repleto de natureza, na área rural da cidade;
- Casa Amarela | de arquitetura preservada, a casa funciona como uma galeria de arte, expondo um acervo que conta a história de Nova Petrópolis;
- Ninho das Águias | o local funciona como um dos melhores pontos para salto de paraquedas da Serra Gaúcha. A 590 metros de altura, o mirante possui uma vista incrível;
- Monte Malakoff | parte da mata nativa de Nova Petrópolis, é uma formação rochosa surpreendente, descoberto há 250 anos pelos imigrantes alemães. O local possui trilhas e também bons pontos para escalada;
- Pontos históricos do Cooperativismo | como a cidade é considerada a Capital Nacional do Cooperativismo, é possível conhecer monumentos relacionados com essa forma de produção. Entre eles, destacam-se a Igreja São Lourenço Mártir e a Praça Padre Amstad.
Onde ficar em Nova Petrópolis
- Nova Pousada Mikas – $ | boa para economizar e ficar pertinho do centro, a pousada possui piscina, jardim e quartos com lareira e varanda com vista para a serra! Confira valores.
- Rothenburg Hotel – $$ | a cerca de 2 km do centro, possui decoração que mescla o moderno com o estilo colonial. Para as refeições, possui um café da manhã delicioso, servido em todas as manhãs, e serviço de bar. Confira valores.
- Villa Flor Ecoresort – $$$ | em uma área de 10 hectares com mata nativa, o resort fica a 100 m da principal avenida da cidade. A estrutura de lazer é ampla, com quadra de tênis, piscina aquecida com serviço de bar e spa! Confira valores.
- Hotel Jardins da Colina – $$$ | localizado a 3 km da Praça das Flores, o hotel possui espaços com vistas lindas da região. Para se divertir tem duas piscinas e salão de jogos, já na acomodação, a estrutura é super confortável e aconchegante. Confira valores.
Como chegar | o trajeto mais rápido é feito pela RS-235, com aproximadamente 34 km e duração de 40 minutos. Este caminho possui trechos de portagens.
4. São Francisco de Paula
Para quem prefere mais tranquilidade nos passeios, a visita a São Francisco de Paula não pode ficar de fora do roteiro.
Rica em beleza natural, a cidade fica a apenas 45 km de Gramado, em uma região famosa por suas trilhas, montanhas e cachoeiras.
De clima pacato, o centro da cidade possui lojas de produtos regionais, feirinhas e também boas opções para comprar malhas feitas na Serra Gaúcha.
O que fazer em São Francisco de Paula:
- Lago São Bernardo | um dos principais cartões-postais da cidade. Próximo ao centro, possui trilhas pela orla e paisagens lindas da região;
- Livraria Miragem | localizada no coração do centro, está em um prédio histórico, com um acervo diverso, objetos de decoração e obras de arte em exposição;
- Igreja Matriz de São Francisco de Paula | fundada em 1964, possui em seu interior vitrais lindíssimos, que foram esculpidos a mão pelo artista Tarcísio Nodari;
- Parque da Cachoeira | especialmente no entardecer, o parque possui pontos perfeitos para uma foto. O destaque fica por conta da Cascata do Rio Cará, com 35 metros de altura;
- Parque das Oito Cachoeiras | além de oferecer oito quedas d’água para visitação, o parque possui pousada e atividades como tirolesa, escalada, rapel e arvorismo;
- Reserva Ecológica Terra do Sempre | próximo ao centro, possui dois roteiros com trilhas que passam por cachoeiras particulares;
- Barragem do Salto | mais distante do centro, é uma boa opção para ir com a família. Conta com balneária, pesca e também prática de esportes náuticos.
Onde ficar em São Francisco de Paula
- Hotel Village da Serra – $ | com quartos aconchegantes e confortáveis, este hotel é uma boa opção para quem quer economizar e ficar pertinho do centro, a apenas 900 metros. De categorias 4 estrelas, possui bar e restaurante com café da manhã. Confira valores.
- Hotel Cavalinho Branco – $$ | localizado em frente ao Lago São Bernardo, o hotel está em um prédio de 1930. Com vista para a serra, a estrutura possui duas piscinas, bar e restaurante de cozinha regional. Confira valores.
- Cabanas Parque Suíço – $$ | este hotel possui uma área verde super gostosa, com jardins floridos e lago. Nos quartos, é possível acomodar até os pets, e na alimentação, oferece um delicioso café da manhã. Confira valores.
- Pousada Casa de Pedra – $$$ | também com uma área de lazer espetacular, é mais indicada para casais. Nas acomodações, oferece hidro, lareira e varanda com vista para a serra, e para relaxar, possui spa, centro de bem-estar e jardim. Confira valores.
Como chegar | o trajeto é feito pela RS-235, e leva em torno de 55 minutos. Você passará por trechos de portagem.
5. Caxias do Sul
Conhecida pela forte tradição italiana, Caxias do Sul é a maior cidade da Serra Gaúcha, então a estrutura turística por lá é completíssima.
O turismo é fortalecido por passeios em cachoeiras, museus, grutas, igrejas centenárias e vinícolas, responsáveis por agitar a famosa Festa da Uva.
A gastronomia segue a cultura italiana, com cantinas e restaurantes servindo pratos tradicionais de todo canto da Itália.
Atrações turísticas em Caxias do Sul
- Catedral Diocesana de Caxias do Sul | no centro, foi fundada em 1899, e é um dos prédios históricos mais importantes da cidade. Sua arquitetura é colonial;
- Praça Dante Aliguiere | localizada em frente à Catedral, é o espaço público mais antigo da cidade. É bem arborizada e rodeada de prédios históricos;
- Parque Cinquentenário | apesar de estar na área urbana, possui 2,5 hectares com mata nativa e espaços de recreação para todas as idades;
- Igreja de São Pelegrino | com um acervo de obras de arte lindíssimas, é um dos pontos mais visitados em Caxias do Sul;
- Museu Casa de Pedra | o museu mostra uma casa do final do século 19 totalmente preservada em seu exterior e interior;
- Vinícola Castelo Medieval Chateau Lacave | funcionando hoje como uma loja de varejo e espaço para eventos, o local está em uma área de 70 mil m², com um lindo bosque e lago;
- Gruta da Terceira Légua | dentro da gruta, há uma capelinha onde são celebradas missas aos domingos. Além disso, há restaurante no local e também prática de rapel;
- Cascata dos Molin | parte de um dos distritos da cidade, conta com uma queda d’água surpreendente, com 400 metros de águas esverdeadas;
- Ana Rech | pouco afastado do centro, o bairro possui casinhas e ruas repletas de flores. A região é famosa pela forte tradição italiana;
- Estrada do Imigrante | feito pelos primeiros imigrantes italianos que chegaram na cidade, o caminho passa por lugares lindos da serra, como o povoado de São Pedro;
- Vale Trentino | o melhor lugar para degustar os vinhos e gastronomia local. A região concentra as cantinas, vinícolas e parreirais de Caxias do Sul.
Onde ficar em Caxias do Sul
- Cosmos Hotel – $ | a 300 metros do principal ponto do centro da cidade, possui uma estrutura confortável, com quartos espaçosos, academia, bar e restaurante que serve um delicioso café da manhã para começar o dia! Confira valores.
- Blue Tree Towers Caxias do Sul – $$ | de classificação 4 estrelas, é uma das principais opções no centro de Caxias do Sul. O hotel possui um estilo moderno, com ótimos serviços no bar, piscina, academia e restaurante de cozinha local. Confira valores.
- Swan Caxias do Sul – $$ | outra opção para se hospedar com muito conforto no centro de Caxias do Sul. A 800 m do shopping mais famoso, possui duas piscinas, academia, sala de massagem, restaurante e quartos aconchegantes. Confira valores.
- Sky Samuara Hotel Caxias do Sul – $$$ | na zona rural da cidade, a 6 km do centro, o hotel é repleto de natureza, mas sem deixar de oferecer conforto. Os hóspedes têm direito a três restaurantes, bar, piscina e quartos românticos. Confira valores.
Como chegar | o jeito mais prático de chegar é pela RS-235 e BR-116. A viagem possui aproximadamente 68 km e dura 1h30.
6. Flores da Cunha
Com apenas 30 mil habitantes, Flores da Cunha é responsável pela maior produção de vinhos do Brasil.
A região foi colonizada em 1876 por imigrantes italianos, que fundaram diversas vinícolas, cantinas e também construções preservadas até os dias de hoje.
Apesar de pequena, a cidade possui uma boa estrutura turística e atrativos naturais como vales e cachoeiras.
Pontos turísticos de Flores da Cunha
- Igreja Matriz | aberta em 1914, a igreja fica no centro da cidade. A fama fica por conta do campanário de 55 metros de altura, com 4 relógios e construído com 11.122 pedras;
- Praça da Bandeira | bem arborizada e com diversos espaços para descansar, é o principal ponto de encontro dos moradores da cidade;
- Museu Pedro Rossi | possui um arquivo histórico rico, com objetos, documentos, fotografias e itens da época da colonização da cidade;
- Parque da Gruta | situado no distrito de Otávio Rocha, possui diversas atrações em meio à natureza, entre elas a linda Cascata da Gruta;
- Mirante Gelain | com uma plataforma à beira do penhasco, oferece uma vista única para o vale do Rio das Antas e a Cascata Bordin. O local também possui trilhas e pontos para escalada;
- Vinícola Luiz Argenta | além de ser a principal da cidade, é a maior produtora de vinhos de todo o país. Com 55 hectares em meio a colinas, oferece visitação, degustação e também restaurante próprio, de cardápio regional e italiano.
Onde ficar em Flores da Cunha
- Pousada Parque das Pitangueiras – $ | famoso por seu restaurante à beira do lago, esta pousada se localiza na zona rural da cidade. Então, o clima por lá é de pura tranquilidade, com jardins, piscina ao ar livre e café da manhã ao estilo italiano! Confira valores.
- Hotel Fiorio – $ | pertinho do centro, é um hotel de estrutura simples, mas com atendimento atencioso e serviços ótimos. Os quartos são bem equipados e no restaurante, há um completo café da manhã servido diariamente. Confira valores.
- Letto Hotel Flores da Cunha – $$ | com uma proposta mais sofisticada, o hotel possui vistas incríveis da serra. A 5 minutos de carro do centro, possui quartos luxuosos, piscina coberta e restaurante com todas as refeições. Confira valores.
Como chegar | a cidade fica a pouco mais de 87 km de Gramado. Para chegar, basta pegar as rodovias RS-235 e BR-116 por aproximadamente 2h.
7. Garibaldi
Também fundada por italianos, Garibaldi é uma cidade com paisagens lindas e, obviamente, vinícolas de alto nível.
Considerada como a Capital Brasileira do Espumante, é uma boa escolha para visitar a Serra Gaúcha durante o verão. Porém, as atrações permanecem charmosas durante o ano todo.
Parte do Vale dos Vinhedos, Garibaldi possui o clima de uma cidade europeia, mas não deixa de lado a cultura gaúcha.
O que fazer em Garibaldi
- Peterlongo | localizada em pleno centro, a vinícola é responsável pela produção do primeiro espumante brasileiro. Com mais de 100 anos de história, é a única fora da França autorizada a utilizar o termo “champagne”;
- Cooperativa Garibaldi | outra opção de vinícola para visitar na região central. Aberta há mais de 80 anos, oferece um tour pelo processo de fabricação e também degustação;
- Vale dos Vinhedos | reúne algumas das melhores vinícolas do estado, como a Casa Valduga, Miolo, Lídio Carraro, Almaúnica e Angheben;
- Ônibus Giallo | em um exemplar de um ônibus escolar norte-americano de 1987, o tour passa por diversos lugares históricos da cidade;
- Rua Buarque de Macedo | considerada como uma das vias mais antigas do Rio Grande do Sul, possui casinhas centenárias e ótimas lojinhas para garantir as compras da viagem;
- Estação de Trem de Garibaldi | o local onde finaliza o famoso passeio de Maria Fumaça que parte de Bento Gonçalves ou Carlos Barbosa. Por lá, a parada conta com música e degustação de vinho;
- Parque Fenachamp | lar da Festa do Espumante Brasileiro, o parque possui uma ampla área de lazer e um restaurante ótimo, com pratos típicos da região.
Onde ficar em Garibaldi
- Dall’Onder Ski Hotel – $$ | oferece uma estrutura sofisticada por um bom custo-benefício. As instalações do hotel são bem elegantes, com restaurante de vista para a cidade, lounge, academia, piscina coberta e quartos com hidro! Confira valores.
- Hotel Casacurta – $$$ | a 800 m do centro, o hotel possui ambientes que parecem ter saído de um filme! Com decoração charmosa, os quartos são espaçosos, além de jardins, piscina, terraços com flores e restaurante de culinária italiana. Confira valores.
- Pousada Botte di Vino – $$$ | já pensou em ficar acomodado em quartos dentro de tonéis de vinho? Nesta pousada localizada na área rural de Garibaldi, isso é possível! Ideal para casais, possui um amplo jardim e restaurante com café da manhã italiano. Confira valores.
Como chegar | o acesso é feito pela RS-235 e RS-452. O caminho possui cerca de 110 km e leva praticamente 2h para ser feito.
8. Cambará do Sul
Apelidada como a “Terra dos Cânions”, Cambará do Sul possui paisagens incríveis, desde cachoeiras charmosas até mirantes com vistas para cânions e vales surpreendentes.
A cidade se localiza a cerca de 113 km de Gramado, e possui como principal atrativo o turismo de aventura.
Como é pequenininho, o ritmo por lá é de sossego, então é um destino perfeito para quem quer entrar em contato total com a natureza.
Atrações turísticas em Cambará do Sul
- Cânion Itaimbezinho | considerado como um dos cânions mais famosos do país, está no Parque Nacional Aparados da Serra. Com o ponto mais alto a 720 metros, possui trilhas que passam por paisagens lindas;
- Cânion Fortaleza | ao lado do Itaimbezinho, forma a famosa dupla de cânions de Cambará do Sul. Localizado dentro do Parque Nacional da Serra Geral, fica a 1000 metros de altura;
- Cânion Malacara | mais afastado do centro da cidade, oferece uma trilha que finaliza em deliciosas piscinas naturais, de águas cristalinas;
- Cachoeiras | a cidade possui diversos circuitos que passam por cachoeiras ótimas para se refrescar ou apenas conhecer. As mais famosas são: Cachoeiras dos Venâncios, Cachoeira do Nassucar, Passo da Ilha e Passo do S;
- Praça Central | pequenininho, o centro de Cambará do Sul possui uma charmosa praça, rodeada pela Igreja Matriz São José, pelo Centro Cultural de Cambará, localizado dentro de um casarão histórico, e também por vários restaurantes.
Onde ficar em Cambará do Sul
- Pousada Serra Geral – $ | com quartos ideais para viagens a dois, o hotel conta com uma estrutura simples, mas possui ótima localização. Oferece restaurante, bar e café da manhã fresquinho para começar o dia. Confira valores.
- Pousada Recanto do Lago – $$ | rodeado pela natureza de Cambará, a pousada possui um estilo rústico, oferecendo as acomodações em chalés em meio a um amplo jardim. Além disso, possui um delicioso café da manhã, com o melhor da cozinha local. Confira valores.
- Cabana Brisa dos Canyons – $$ | situada a apenas 500 metros da Estação Rodoviária, no centro da cidade, a pousada possui uma decoração super charmosa, com quartos incluindo lareira e cozinha completa. Confira valores.
- Parador Cambará do Sul – $$$ | a melhor opção para ficar em contato com a natureza. De estilo rústico e, ao mesmo tempo, luxuoso, os chalés possuem uma vista incrível. Além disso, tem lounge com lareira a restaurante com refeições para o dia inteiro. Confira valores.
Como chegar | durando aproximadamente 2h, o caminho é feito pela RS-235, seguido da RS-020.
9. Bento Gonçalves
Pioneira no desenvolvimento do Eno turismo no país, Bento Gonçalves é a cidade mais importante do Vale dos Vinhedos, e também uma das mais visitadas na Serra Gaúcha de modo geral.
Fundada em 1875, Bento Gonçalves é o destino queridinho das viagens românticas, já que possui todas as paisagens e atrações para dias aconchegantes.
Possui propriedades rurais, vinícolas de diversos tipos, rede hoteleira completa, ateliês de artesanato e vários lugares para curtir a culinária local e italiana.
Pontos turísticos de Bento Gonçalves
- Passeio de Maria Fumaça | com diferentes roteiros, o passeio é um dos mais feitos em toda a Serra Gaúcha. Durante a viagem, há música ao vivo dentro do trem e também degustação de vinho;
- Igreja Matriz Cristo Rei | no centro da cidade, foi construída em 1954. De estilo barroco, possui vitrais coloridos em seu interior, deixando a arquitetura bem peculiar;
- Igreja São Bento | inaugurada em 1984, possui uma arquitetura diferente. Com 13 metros de altura, possui 64 colunas de concreto, decoração sacra e também elementos da vinicultura;
- Via del Vino | a rua concentra os prédios e casarões mais antigos da cidade, localizados em seu local de fundação;
- Museu do Imigrante | tombado como Patrimônio Histórico, possui sete salas temáticas com obras de arte sacra, objetos pessoais, utensílios de cozinha, etc. O acervo é formado por 15 mil peças;
- Parque Cultural Epopeia Italiana | localizado ao lado da Estação de Trem, o local oferece um tour que passa por cenários que contam a história dos primeiros imigrantes que chegaram na cidade;
- Parque de Aventuras Gasper | possui atividades e opções de esportes em meio à natureza, como escalada, arvorismo, tiroles, rapel e muito mais;
- Vinícola Aurora | uma das mais antigas e tradicionais do país, possui sua sede em Bento Gonçalves. Bem localizada, oferece tour pela fábrica e também degustação das bebidas;
- Vinícola Salton | aberta em 1910, também é uma das mais renomadas vinícolas do sul do país. Administrada pela família, possui uma bela propriedade;
- Caminhos de Pedra | com 12 km de extensão, o roteiro passa por casas, monumentos e locais históricos da cidade e arredores. Os destaques são: Casa do Tomate, Casa das Cucas Vitiaceri, Casa da Tecelagem e Casa da Erva Mate;
- Rota Cantinas Históricas | no distrito de Faria Lemos, esse circuito passa por algumas das cantinas mais antigas do estado, algumas instaladas em casas do século XIX;
- Ponte Ernesto Dornelles | está na divisa da cidade com Veranópolis. Com 288 metros de extensão a 46 metros sobre o Rio das Antas, oferece uma vista incrível para o vale e região.
Onde ficar em Bento Gonçalves
- Hotel Pousada Casa Tasca – $ | um hotel para ficar muito bem localizado e também hospedado com conforto. Os quartos são espaçosos e, em todas as manhãs, o hotel oferece um café da manhã com produtos fresquinhos. Confira valores.
- Hotel Imigrantes – $ | a 700 metros do centro, possui um clima aconchegante, com instalações e espaços que costumam agradar bastante os casais. Como comodidade, possui jardim, bar, café da manhã completo e quartos de decoração charmosa. Confira valores.
- Pousada do Chalé – $$ | em uma região mais tranquila, a 2 km do centro, possui chalés no estilo alpino, com vista para a mata. Com funcionários atenciosos, oferece um delicioso café da manhã e piscina externa. Confira valores.
- Hotel Villa Michelon – $$$ | localizado na Estrada do Vinho, este hotel possui diversas opções de lazer, como trilhas, recreação infantil, piscina e bar. O destaque fica por conta do restaurante, que é referência em culinária regional. Confira valores.
- Hotel & Spa do Vinho, Autograph Collection – $$$ | com vista para os vinhedos de Bento Gonçalves, este hotel é o mais sofisticado do destino. Considerado como 5 estrelas, possui um restaurante, spa, quadras esportivas, piscina e quartos espaçosos. Confira valores.
Como chegar | a forma mais prática de chegar é pela RS-235, com 120 km e duração de pouco mais de 2h.
10. Antônio Prado
Para fechar a nossa lista de cidades próximas a Gramado com chave de ouro, conheça Antônio Prado, a cidade mais italiana da Serra Gaúcha e de todo o país!
O destino possui uma tradição tão forte, que até os dias de hoje é possível ver moradores conversando em italiano pelas ruas.
Localizada entre as cidades de Vacaria e Caxias do Sul, Antônio Prado é perfeita para uma viagem a dois, já que oferece atrações como cantinas, vinícolas, casarões históricos e passeios por paisagens bucólicas.
O que fazer em Antônio Prado
- Centro Histórico | formado por 48 prédios tombados, o centro da cidade até parece ter saído de um filme de época;
- Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus | passando por diversas etapas de construção, foi aberta em 1897, e conta com pinturas internas feitas pelo italiano Emilio Zanon;
- Museu Municipal | também conhecido como Centro Cultural Padre Schio, se situa dentro da famosa Casa de Neni, construída em 1910. O passeio mostra a história da cidade através de objetos e itens históricos;
- Gruta Natural | parte da região alta da cidade, é rodeada de muito verde. Com bancos e trilhas em meio à mata, abriga uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes;
- Cascatas da Usina | localizadas a 6 km do centro, na estrada Júlio de Castilhos, as duas grandes cachoeiras formam um cenário único;
- Linha 21 de Abril | hoje tido como um distrito da cidade, concentra diversos prédios históricos como o Moinho Francescatto e a Ferraria do Marsílio.
Sugestões de hospedagem próximas à Antônio Prado
Dentro da cidade de Antônio Prado não há muitas opções de hotéis e pousadas. Para ficar hospedado com mais conforto, recomendamos escolher cidades vizinhas.
Aqui vai algumas dicas:
- Hotel São Marcos – $ | localizado na cidade de São Marcos, possui quartos bons para famílias e casais. A estrutura do hotel em si é bem simples, mas possui bons serviços, como o café da manhã servido diretamente na acomodação. Confira valores.
- Verona Parque Hotel – $ | com um clima tranquilo, este hotel em Veranópolis possui uma ampla área de lazer ao ar livre. Bom para curtir o friozinho, possui bar, lago e também aceita pets! Confira valores.
- Pousada dos Capuchinhos – $$ | uma das melhores opções na cidade de Vila Flores. A pousada é boa para qualquer tipo de viagem, já que conta com uma ampla estrutura de lazer e também oferece um delicioso café da manhã para começar o dia. Confira valores.
Como chegar | o jeito mais rápido de chegar é feito pela ERS-122, com 122 km de extensão e duração de aproximadamente 2h30.
Conta pra gente: qual das cidades próximas a Gramado você quer conhecer primeiro?
Aqui você comprovou que a Serra Gaúcha é rica em lugares incríveis para conhecer. Independente da companhia e época da viagem, a experiência com certeza será incrível.
Antes de fazer a reserva e marcar a data de partida, nos conte qual dos destinos mais chamou sua atenção!
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Conteúdo perfeito! me ajudou muito.
Que bom! Boa viagem!