Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.
Chegou à capital argentina e quer saber como ir do aeroporto de Buenos Aires para o centro? Existem algumas formas de fazer esse trajeto e eu vou te contar as vantagens e desvantagens de cada uma delas.
Mas, antes de mais nada, você precisa saber que Buenos Aires tem dois aeroportos, e que ambos recebem voos do Brasil. São eles:
- o Ezeiza, também conhecido como Aeroporto Internacional Ministro Pistarini;
- o Aeroparque, ou Aeroporto Jorge Newbery, que passou alguns anos recebendo somente viagens domésticas, mas voltou a operar internacionalmente.
A seguir, você vai conferir a minha escolha para fazer o trajeto do Ezeiza – onde eu desembarquei – ao centro de Buenos Aires, e todas as informações sobre as demais opções. Aproveite!
Direto ao Ponto: como ir do aeroporto de Buenos Aires (Ezeiza ou Aeroparque) para o centro
- Se você quer praticidade e quer evitar qualquer estresse, nem pense duas vezes: opte pelo serviço de transfer, que está disponível nos dois aeroportos de Buenos Aires.
- Aplicativos de transporte funcionam bem em Buenos Aires. Recomendo instalá-los no seu celular e já cadastrar o cartão para pagamento antes de desembarcar em Buenos Aires.
- Táxis ainda são a escolha mais tradicional. Se essa for sua opção, saiba que você pode agendar o serviço ainda dentro do aeroporto, já sabendo de antemão o valor da corrida e evitando cair em golpes, que é comum na cidade.
- Ônibus executivos estão disponíveis em diferentes horários, mas o serviço não está disponível 24h. Além disso, eles não te deixam no hotel, e sim em um ponto de parada pré definido (Puerto Madero ou Obelisco, a depender de qual aeroporto for a saída).
- Considere o ônibus de linha apenas se quiser economizar, pois essa é a opção menos prática.
Minha escolha: o conforto do transfer!
Antes de contar em detalhes todas as formas de ir dos aeroportos de Buenos Aires para o centro da cidade, já adianto a minha escolha preferida: o transfer. Ela pode ser utilizada tanto no trajeto partindo do Ezeiza, quanto do Aeroparque.
Na minha experiência de viagens, essa se mostrou a opção mais confortável e prática para o trajeto aeroporto/hotel. Então, sempre que possível, eu escolho reservar esse serviço.
Como ir do Aeroporto Ezeiza para o centro de Buenos Aires
Apesar do nome oficial desse aeroporto ser Ministro Pistarini, ele é popularmente conhecido como Ezeiza, nome da pequena província vizinha da capital argentina onde ele fica localizado, a cerca de 35 km de Buenos Aires.
O Ezeiza é o maior aeroporto de Buenos Aires e concentra grande parte dos voos internacionais que a cidade recebe. Ele tem uma infraestrutura de ponta para os turistas e conta com várias opções de alimentação e serviços, incluindo um Free Shop superbacana e salas VIP.
Transfer
Eu sempre acho que pegar um transfer para sair do aeroporto Ezeiza para o centro de Buenos Aires vale a pena. E o principal motivo é a praticidade.
Da última vez que cheguei em Buenos Aires pelo Ezeiza, optei pelo transfer. O preço do transfer saiu um pouco mais alto do que pegar um táxi ou usar um app de transporte, mas a diferença não foi tão alta assim. E vamos combinar que ter um carro te esperando para ir direto para seu hotel é bem cômodo – eu acho que justifica o investimento.
Outro ponto positivo é que já dá para sair do Brasil com tudo organizado e não ter dor de cabeça escolhendo o transporte ou surpresas com o valor da viagem chegando ao destino. Para quem gosta de ter tudo planejado na viagem, essa é a melhor escolha.
Além do conforto e da segurança de ter esse serviço reservado antecipadamente, o transfer também tem uma outra vantagem importante: funciona em qualquer horário.
Como você vai ver mais adiante, algumas formas de ir dos aeroportos de Buenos Aires para o centro têm opções restritas de horário de funcionamento, o que pode ser um problema caso você chegue de madrugada. Então, antes de escolher qual meio de transporte você vai utilizar, considere esse aspecto também.
Reserve o seu transfer e faça o trajeto com conforto e segurança.
Ônibus executivo
Uma opção bacana de transporte saindo do Ezeiza para o centro de Buenos Aires são os ônibus executivos.
Eles são mais baratos do que os transfers e oferecem um bom custo-benefício em termos de conforto e segurança. A desvantagem é que ele não irá te deixar diretamente no seu hotel, então você vai precisar de outro transporte para se locomover do ponto de chegada até sua hospedagem.
A empresa Tienda León oferece o serviço que liga o aeroporto ao Terminal Madero, no bairro Puerto Madero.
As partidas acontecem de hora em hora, diariamente, das 6h às 22h, e a viagem dura em torno de 1h. Ou seja, se seu voo chegar em Buenos Aires de madrugada, essa opção não irá funcionar pra você. Verifique os horários.
As passagens podem ser compradas online antecipadamente, ou nos guichês da própria companhia no Ezeiza.
Táxi
Assim como em outros aeroportos, há uma grande oferta de táxis no Ezeiza e eles são uma forma prática de chegar ao centro de Buenos Aires.
Caso você escolha essa opção, eu recomendo que use a empresa oficial do aeroporto, a Taxi Ezeiza. Ela tem guichês no desembarque do Terminal A e você pode acertar todos os detalhes da viagem, inclusive o pagamento, diretamente com os atendentes.
Como as viagens são pré-pagas, não há riscos de golpe – uma preocupação comum de qualquer turista que não conhece a cidade. O trajeto dura em média 45 minutos a 1h, a depender do trânsito. Você pode conferir as tarifas antecipadamente para ir preparado.
Prefere pegar o táxi na saída do aeroporto? Então aqui vão duas dicas:
- Tenha dinheiro trocado para pagar a corrida. Assim você evita que o motorista te dê o troco em grande volume, minimizando as chances de notas falsas.
- Tenha internet no celular, trace a rota desejada e acompanhe o trajeto que o motorista irá fazer.
Aplicativos de transporte
Caso você prefira, também dá para chamar um carro de aplicativo. Eles são tão confortáveis como os táxis, com a vantagem de você já ter uma estimativa de quanto irá pagar pela corrida. Só tenha em mente que, em Buenos Aires, o valor de uma corrida com aplicativo não necessariamente tem valores mais acessíveis que com táxis…
Para ir do Ezeiza a Buenos Aires, você pode contar com três opções:
Cabify
Esse é o único aplicativo de transporte 100% legalizado em Buenos Aires, o que torna as corridas mais baratas.
DiDi
No aplicativo DiDi, você pode escolher entre o DiDi Táxi ou o DiDi Express. A modalidade Táxi é legalizada e a Express não, apesar de funcionar normalmente.
Uber
Ao contrário dos demais apps, o Uber não é legalizado em Buenos Aires. Apesar disso, ele funciona livremente – a grande diferença são as tarifas, que costumam ser mais altas.
Dica | Caso ainda não tenha os apps já instalados no seu celular, baixe-os antes de chegar em Buenos Aires. Eu acabei não conseguindo usar o Cabify porque eu não tinha ele instalado e, para configurar uma nova conta, eles enviam código de confirmação por SMS.
Ônibus de linha
Se o objetivo for economizar, você pode pegar um ônibus de linha. Mas como você deve imaginar, o percurso demora e não é tão confortável, principalmente porque, dependendo do horário, o ônibus pode estar lotado.
Caso você decida enfrentar o transporte público, deverá pegar a linha 8, que liga o Ezeiza à Plaza de Mayo, no centro de Buenos Aires. Os ônibus param no Terminal B, em frente ao estacionamento E1.
Vale ressaltar que o transporte público portenho é um pouco diferente do nosso. Primeiramente, eles não aceitam pagamento em dinheiro, somente no cartão SUBE. Em segundo lugar, o preço da tarifa varia de acordo com a distância percorrida.
Então, confira a tarifa vigente antes de carregar o SUBE para garantir que o valor vai cobrir o trajeto inteiro. Você pode comprar o cartão em um dos quiosques do aeroporto e recarregá-lo durante a viagem – apesar das diferenças culturais, os ônibus e metrôs de Buenos Aires são ótimos e dá para se virar muito bem com eles.
Como ir do Aeroporto Aeroparque para o centro de Buenos Aires
Ao contrário do Ezeiza, o Aeroparque fica localizado dentro de Buenos Aires, próximo à área central da cidade. E quando eu digo próximo, é próximo meeesmo. Ele fica na avenida Costanera Norte, no bairro Palermo – um dos mais legais da capital!
Por estar no meio da cidade, a infraestrutura dele acaba sendo um pouco menor. Os terminais não comportam aviões muito grandes e são destinados, majoritariamente, para voos domésticos ou de países da própria América do Sul, como o Brasil.
Transfer
Para mim, usar o serviço de transfer para sair do Aeroparque para o centro de Buenos Aires é sempre a melhor opção, principalmente por conta da comodidade.
O serviço está disponível a qualquer hora, basta você fazer seu agendamento de acordo com o horário de chegada do seu voo. O transfer deve ser agendado com antecedência, então você já pode contratar o serviço assim que fechar sua passagem aérea.
O transfer normalmente acaba saindo um pouco mais caro que o táxi ou um aplicativo de transporte, mas a diferença não é muito grande. E eu acho que a tranquilidade de não ter que se preocupar com o trajeto até seu hotel justifica esse investimento.
Da última vez que cheguei em Buenos Aires pelo Aeroparque, não reservei o transfer e me arrependi. Isso porque cheguei debaixo de muita chuva, não havia táxis ou uber disponíveis. E depois de muita espera, quando finalmente consegui um carro, acabei pagando bem caro.
Ou seja, da próxima vez que for pra Buenos Aires já tenho uma certeza: vou embarcar com meu transfer agendado para evitar passar essa raiva.
Ônibus executivo
Assim como em Ezeiza, a empresa Tienda León comanda a frota de ônibus executivos no Aeroparque. Nesse caso, há duas opções de trajeto:
- Aeroparque – Terminal Madero, das 6h30 às 22h30;
- Aeroparque – Obelisco, das 9h às 21h.
Há diversas saídas ao longo do dia, mas o serviço não está disponível 24h. É importante checar o horário do seu voo para ver se essa é uma opção viável para você.
Os bilhetes podem ser comprados online ou nos guichês da empresa, localizados no desembarque do Aeroporto Jorge Newbery. Vale ressaltar que a passagem dá direito a uma mala e uma bolsa de mão para cada passageiro.
Táxi
Se você optar por fazer o trajeto de táxi, evite ir direto para a saída do aeroporto e combinar a corrida com os taxistas que ficam por lá. Apesar desse serviço ser eficiente, o número de relatos de turistas que sofrem golpes e acabam pagando muito caro na viagem é alto.
No Aeroparque há um sistema de tarifas de táxi pré-fixadas que evita esse tipo de situação. Você pode procurar os guichês amarelos de autoatendimento distribuídos no desembarque do aeroporto e informar o destino, a quantidade de passageiros e o número de bagagens.
Logo em seguida, a máquina vai gerar um ticket com o valor exato da viagem. Basta entregá-lo para um dos taxistas e pagar quando chegar ao destino. Assim, você embarca sabendo exatamente o quanto vai desembolsar.
Se você optar por pegar um táxi na saída do aeroporto, reforço a recomendação de já ter dinheiro trocado para pagar a corrida. E, se possível, trace a rota no GPS do seu celular para acompanhar o trajeto que o motorista irá percorrer.
Aplicativos de transporte
Nesse caso, as opções são as mesmas apresentadas anteriormente para o trajeto saindo do Aeroporto Ezeiza:
- Cabify
- DiDi
- Uber
Você pode escolher o aplicativo com a melhor tarifa, porque todos são seguros e eficientes.
Dica | Baixe todos no celular antes da viagem. Assim, caso você tenha dificuldades para achar um motorista em algum deles, pode contar com as outras opções.
Ônibus de linha
Lembra que o Aeroparque fica mais próximo do centro de Buenos Aires? Isso significa que existem várias opções de ônibus de linha passando pelo aeroporto. Confira:
- Linha 33: Centro e Bairro Retiro;
- Linha 37: Recoleta;
- Linha 45: San Telmo;
- Linha 160: Palermo.
Não esqueça que esses ônibus só aceitam o pagamento no cartão SUBE e que a tarifa é cobrada de acordo com a distância percorrida. No Aeroparque você pode pode comprá-lo nas lojas de conveniência da rede Open 25hs, que ficam localizadas nos seguintes pontos:
- área pública da sala de desembarque doméstico;
- sala de desembarque doméstico no portão 6;
- sala de embarque internacional no portão 18;
- área pública do piso superior.
Opção extra: aluguel de carros
Se você gosta de dirigir e pretende desbravar não apenas Buenos Aires, como também as cidades próximas, dá para alugar um carro. Ambos os aeroportos têm empresas que oferecem esse serviço.
Em todas as minhas viagens eu reservo esse serviço com a Rentcars. Nunca tive nenhum problema com a empresa e acho o atendimento ótimo! Vale fazer uma cotação e ver se o valor compensa para o seu estilo de viagem.
Dica | caso sua viagem seja apenas por Buenos Aires mesmo, não recomendo alugar um carro. A cidade conta com diversas opções de transporte que irão te atender bem – ou seja, não vejo justificativa para dirigir e ter a preocupação com trânsito ou com a busca por estacionamento em uma cidade tão movimentada como a capital portenha.
Escolheu como ir do aeroporto de Buenos Aires para o centro?
Como você pôde notar, o que não faltam são opções de como ir do aeroporto de Buenos Aires para o centro. Tanto o Ezeiza quanto o Aeroparque têm vários transportes disponíveis para os turistas, dos mais simples aos super confortáveis. Qual deles você vai escolher? Aproveite para conferir os demais conteúdos sobre a Argentina e planejar a sua viagem!
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.