Corumbau, Bahia, é um distrito de Prado famoso pelo clima de interior e por sua praia de águas cristalinas e paisagem natural preservada.
Localizado no sul do estado, é uma área de proteção ambiental muito frequentada por surfistas devido às boas condições para prática esportiva.
Além disso, em razão da baixa procura turística, o local torna-se ideal para quem busca um destino tranquilo para se conectar com a natureza e ter dias de descanso.
Vem com a gente conhecer mais uma maravilha da Bahia e conferir tudo o que fazer em Corumbau.
Aproveite e veja também: o que fazer em Prado.
O que fazer em Corumbau Bahia: mais um paraíso na Costa do Descobrimento
Com clima predominantemente praiano, Corumbau é um pequeno vilarejo com opções de lazer voltadas para quem gosta de descansar e estar em contato com a natureza.
Lá, você pode passar o dia na praia, passear de barco, mergulhar e muito mais. Quem tem espírito aventureiro, vai amar fazer as trilhas pela região de mata preservada.
Depois, nada como encerrar o dia assistindo ao pôr do sol mais lindo do litoral.
Conheça tudo o que fazer em Corumbau e já prepare seu roteiro:
- Praia de Corumbau
- Ponta do Corumbau
- Farol de Corumbau
- Recife de Corais Itacolomi
- Costa das Baleias
- Aldeia Indígena de Barra Velha
- Cumuruxatiba
- Caraíva
1. Praia de Corumbau
Um dos locais mais procurados ao buscar o que fazer em Corumbau é a Praia de Corumbau, um verdadeiro cartão postal da região sul da Bahia, ficando na região central do distrito.
A água cristalina azulada e a areia branca juntamente aos coqueiros que cercam a praia deixam a paisagem do litoral indescritível. Sem falar das falésias de um lado da praia que complementam todo o visual.
Se você quer entrar no mar, vá sem medo. As ondas não são fortes por conta da presença de corais na região, e a temperatura das águas é muito agradável.
Durante a maré baixa, há formações de piscinas naturais que são ótimas para banho.
Dica | fique na praia ao entardecer. Não existe nada do que terminar o dia vendo o pôr do sol nesse paraíso que é Corumbau!
Vale dizer que não há barracas e quiosques. Por isso, leve tudo que precisar para passar o dia com conforto.
Como chegar | a Praia de Corumbau tem fácil acesso saindo do centrinho. Em poucos minutos você chega caminhando ou de carro até a areia.
2. Ponta do Corumbau
Continuando sua caminhada pela praia, você chega à Ponta do Corumbau, uma região de natureza conservada e pouco movimentada.
Por estar mais distante, suas características são marcantes, trazendo um clima rústico e selvagem que proporcionam uma experiência única.
Quando a maré diminui, a faixa de areia fica ainda mais extensa e, ao olhar, nos perdemos pela beleza do horizonte.
A tonalidade das águas nessa região é mais escura devido ao encontro do Rio Corumbau com o mar, mas é perfeita para se banhar.
Quem vai à Ponta do Corumbau costuma realizar o passeio de barco até o Recife de Corais Itacolomi, que também vamos falar aqui no post!
Como chegar | a Ponta do Corumbau fica a 6 km saindo da Praia de Corumbau, sentido norte.
3. Farol de Corumbau
O Farol de Corumbau está situado na Vila da Ponta do Corumbau, que é um farol da Marinha. Estima-se que sua construção foi no século XX para auxiliar a chegada de embarcações ao local.
É um farol com uma construção até diferenciada do que estamos acostumados a ver, já que é bem menor e demarca o centro de Corumbau. Ao passar pela vila, vale a pena parar para uma foto.
Como chegar | o trajeto é o mesmo para a Ponta do Corumbau.
4. Recife de Corais Itacolomi
A região sul da Bahia é repleta de corais. Em sua viagem para Corumbau, é possível observar os recifes e animais marinhos em um mergulho com snorkel, já que o mar é bem cristalino.
Você pode (e deve!) explorar o Recife de Corais Itacolomi, uma oportunidade incrível para conhecer a fauna marinha.
Trata-se de uma barreira natural situada no meio do mar, que deixa as águas tranquilas e sem ondas para a prática de snorkel.
Como chegar | o destino está a 30 minutos do centrinho, pertinho da Ponta do Corumbau, local de saída da atração. De lá partem as embarcações, que variam os horários de passeio conforme a maré.
5. Costa das Baleias
A viagem para o sul da Bahia pode ser a chance de ver o aparecimento das baleias jubarte na costa.
Os mamíferos costumam ser avistados no mar entre os meses de julho a novembro, época em que começa a reprodução dos animais e o período de amamentação dos filhotes.
A Costa das Baleias abrange os seguintes locais:
- Prado
- Caravelas
- Alcobaça
- Mucuri
- Nova Viçosa
- Itamaraju
Essa zona turística é rica em biodiversidade. É lá que fica o Parque Marinho de Abrolhos, responsável por parte da conservação da região.
6. Aldeia Indígena de Barra Velha
Para quem procura um passeio diferente em Corumbau, vale a pena visitar a Aldeia Indígena de Barra Velha.
Ficando em Caraíva, é uma oportunidade para conhecer a cultura e história dos povos Pataxós.
É um lugar de muita receptividade, e você ainda pode levar para casa alguns produtos de artesanato.
Como chegar | faça o passeio de Buggy até Barra Velha. São 6 km de distância até a Aldeia Indígena.
7. Cumuruxatiba
Fazer um passeio por Cumuruxatiba é descobrir outras praias paradisíacas. É nessa rota pela Costa do Descobrimento que você vai encontrar a Praia de Barra do Cahy, considerada a primeira praia do Brasil.
Entre os principais atrativos, estão:
- Praia de Cumuruxatiba
- Centrinho de Cumuruxatiba
- Ateliês e artesanato
- Forró
- Passeio de barco
O distrito é tão incrível, que fizemos um post especial com tudo o que fazer em Cumuruxatiba, reunindo atrações imperdíveis para você esticar sua viagem pela costa.
Como chegar | saindo da Praia de Corumbau, siga por 51 km até Cumuruxatiba, pelo sentido sul. Ao todo, são 1h30 de viagem.
8. Caraíva
Não deixe de visitar Caraíva, uma vila com características do interior e que nos traz muito sossego. Lá, você vai se desconectar e curtir ao máximo cada instante.
Lar de belas praias, elas são muito calmas e com pouco movimento, o que deixa o cenário ainda mais encantador. Aproveite para conhecer:
- Praia do Rio Caraíva, uma praia de água doce
- Praia de Caraíva
- Praia do Espelho
- Praia do Satu
O maior movimento é no centrinho da vila, onde você pode beber nos bares e provar a culinária local em vários restaurantes.
Como chegar | para quem partir da Praia de Corumbau, vá pela rodovia BR-101 por 123 km.
Onde comer em Corumbau: melhores restaurantes
As experiências gastronômicas de sua viagem para Corumbau serão, sem dúvidas, as melhores. Na região, você pode provar a culinária local que traz ingredientes frescos e pescados.
A culinária baiana tem influências africanas, indígenas e portuguesas, e essas misturas de sabores são inigualáveis.
Veja nossas sugestões:
- Cantinho da Carla – $$ | com gostinho de comida caseira e feita na hora, o restaurante é um dos melhores de Corumbau. Também oferece opções vegetarianas.
- Pousada e Restaurante Canal do Pampo – $$ | uma das principais especialidades da casa é o arroz de polvo, vale a pena provar.
- Panela de Barro – $$ | o restaurante se destaca pelo atendimento e cardápio delicioso de frutos do mar.
- Brilho do Sol – $$ | pé na areia, esse restaurante é uma ótima pedida para beber drink e comer bem enquanto admira a paisagem.
- Bistrô do Portuga – $$ | se você quer comer bem e a um preço justo, o local é uma ótima opção para provar pratos com bacalhau, camarão e muito mais.
Mais dicas de viagem para Corumbau, Bahia
Para que sua viagem para Corumbau seja ainda mais completa, vamos trazer algumas dicas para curtir ao máximo sua estadia.
Veja qual é a melhor época para ir, quantos dias ficar e o que é indispensável para colocar na mala.
Por que conhecer Corumbau
Situado na Costa do Descobrimento, na região sul da Bahia, Corumbau nos presenteia com sua praia que mais se parece com cenário de filme.
Esse paraíso a céu aberto possui uma faixa de areia de 15 km, que fica ainda mais ampla durante a maré baixa.
Ao caminhar por lá, você vai chegar à Ponta do Corumbau, uma região da praia ainda mais bonita.
Por ser uma praia isolada, é muito recomendada para quem deseja fugir da agitação de outros destinos baianos e ter dias de muito descanso. Isso está até no noume Corumbau, que significa “lugar longe de tudo”.
Além de poder curtir um banho de mar delicioso em águas cristalinas, a praia também é um bom local para praticar esportes aquáticos.
E tudo isso cercado por uma paisagem natural muito linda, ideal para ser explorada caminhando ao longo da costa.
Também não deixe de saborear a gastronomia local, que inclui pratos com frutos do mar frescos e comidas típicas da Bahia.
Onde fica, como chegar e circular em Corumbau Bahia
Corumbau é um distrito que faz parte de Prado, no sul da Bahia. Da capital até a praia são mais de 770 km. Por isso, é importante conhecer as melhores rotas e deslocamentos para ir até o destino.
Como chegar em Corumbau:
Avião
O Aeroporto Teixeira de Freitas é o mais próximo de Corumbau, ficando a 135 km. Ele recebe voos apenas da companhia aérea GOL, três vezes por semana, realizando o percurso Salvador – Teixeira de Freitas e vice-versa.
Outra opção é desembarcar no Aeroporto Internacional de Porto Seguro, que recebe voos de várias cidades brasileiras e estrangeiras. Ele fica a 188 km de Corumbau.
Independente de qual dos dois aeroportos desembarcar, será necessário continuar o percurso de carro ou de ônibus até Corumbau.
Carro
Viajar de carro pelo sul da Bahia oferece muitas vantagens e permite com que você explore as belas paisagens da região.
Para alugar um carro, nós usamos e recomendamos a RentCars. É o melhor comparador de preços entre as locadoras do mercado, além de facilitar todo o processo de contratação por ser online.
Se você prefere pegar estrada, sugerimos os seguintes percursos:
- A partir de Porto Seguro, siga pela BR-367 até a BA-001 e continue em direção ao sul. No total, são 189 km de viagem até chegar em Corumbau, o que dá aproximadamente 3h40.
- De Teixeira de Freitas, siga pela BR-101 sentido sul até chegar à Praia de Corumbau. No total, são 135 km de distância. O trajeto dura cerca de 2h40.
Ônibus
Uma possibilidade é ir de ônibus, mas não é muito recomendada, já que o trecho exige conexões e pode ser mais longo.
Para quem sai de Porto Seguro, é possível ir de ônibus até Itamaraju, cidade próxima a Corumbau. São 3h30 de viagem.
O mesmo deve ser feito saindo de Teixeira de Freitas, levando 1h20 até Itamaraju.
Em seguida, é necessário pegar um outro ônibus até Ponta do Corumbau, com apenas uma saída por dia. O percurso leva, em média, 2h30.
Como circular em Corumbau Bahia
Se você estiver hospedado próximo à praia, é possível circular a pé por Corumbau e curtir com tranquilidade a região. Outra alternativa seria andar de bicicleta.
Mas, o melhor mesmo é estar de carro. Porém, vale dizer que muitos passeios na região sul da Bahia só têm acesso por estrada de terra, logo, é fundamental ter atenção aos buracos nas pistas.
Não há transporte público na região. Por esse motivo, é importante se planejar com antecedência para se locomover em Corumbau. Opte por alugar um carro e ter mais autonomia em sua viagem.
Fica a dica | uma opção para quem quer fazer bate-volta entre Cumuruxatiba e Ponta do Corumbau é realizar o passeio de barco.
Onde ficar em Corumbau
Nada como chegar de viagem e ter uma boa hospedagem para relaxar, né?
Com o intuito de te ajudar na reserva e garantir uma boa estadia no destino, separamos cinco opções entre as melhores disponíveis em Corumbau. Confira:
Vila da Falésia | pertinho da Praia de Corumbau, é uma hospedagem muito encantadora. Os hóspedes ficam em bangalôs inspirados nas casas dos pescadores da região. Confira valores.
Vila das Mangabeiras Corumbau | pousada é ótima para quem gosta de lugares silenciosos. Tem um excelente custo-benefício, café da manhã delicioso e acolhimento desde a chegada. Confira valores.
Pousada Corumbau | para quem gosta de pousada pé na areia, essa é ideal! Além de toda a qualidade da hospedagem, o local possui dois restaurantes, um situado próximo aos chalés e outro à beira-mar. Confira valores.
Vila Budião – Corumbau | a pousada disponibiliza aos hóspedes estrutura própria na Praia de Corumbau com espreguiçadeiras. Tem quartos amplos, arejados e com varanda, que proporciona uma linda vista. Confira valores.
Melhor época para conhecer Corumbau
Assim como Prado, Corumbau é um destino ótimo para ir em qualquer época do ano.
Com chuvas distribuídas durante todas as estações, sempre vai ter alguns períodos chuvosos. Mas não se preocupe: o sol sempre aparece e o clima esquenta.
A melhor época para conhecer Corumbau é entre os meses de dezembro a março. Nesse momento do verão, faz bastante calor e há menos chuvas.
No entanto, costuma ter mais pessoas na região em razão do período de férias e das festividades de fim de ano que se estendem até o Carnaval.
Já para quem preferir uma viagem mais tranquila, encontrando a cidade mais vazia, é possível ir durante a primavera e o outono.
De setembro a novembro e de abril a maio, as temperaturas são mais agradáveis, mas é o período mais chuvoso na região sul da Bahia.
Se você quer ver as baleias jubartes na região da Costa, o melhor momento para viajar é entre julho e novembro, meses em que os mamíferos se aproximam do litoral.
Quantos dias ficar em Corumbau
O recomendado para ficar em Corumbau é por pelo menos 4 dias, assim você terá tempo suficiente para explorar a praia e as atividades da região do entorno, além de recarregar as energias.
Se você tiver mais dias disponíveis, pode ficar por mais tempo, podendo acrescentar Prado e Cumuruxatiba no seu roteiro.
O que levar para Corumbau Bahia
Não se esqueça de fazer uma lista com os principais itens para levar para Corumbau. Assim você consegue curtir a viagem com tranquilidade. É importante incluir:
- Proteção solar
- Toalha
- Chapéu ou boné
- Óculos de sol
- Roupas leves e confortáveis
- Roupas de banho
- Sandálias e chinelos
- Cadeira ou guarda-sol
- Repelente de insetos
- Lanches, snacks e água
- Saco de lixo para recolher a bagunça
Para te ajudar nessa tarefa na hora de arrumar as malas, fizemos um checklist completo com tudo o que levar para a praia.
Dicas extras
Fique atento também aos seguintes detalhes:
- Tenha sempre uma quantia de dinheiro em espécie, pois há lugares mais distantes que não aceitam cartão.
- O sinal de celular oscila muito e há locais sem cobertura.
- Corumbau não é um destino com muitas opções do que fazer à noite, por esse motivo, é ótimo para descanso.
- Os restaurantes não costumam funcionar até tarde. Logo, cheque o horário de funcionamento para o jantar.
- Antes de viajar, consulte a tábua das marés. Algumas praias têm formações de piscinas naturais e onda mais tranquilas durante a maré baixa, opte por esses momentos.
- Não há bancos em Corumbau, somente em Prado, que são: Banco do Brasil, Bradesco e Caixa.
- Existem poucos comércios na região. Faça uma lista de tudo que precisa levar para não passar nenhum sufoco.
- Faça a reserva da sua hospedagem com antecedência e aproveite preços mais baixos.
- Outra dica é encher o tanque do carro em Prado, antes de seguir viagem.
O que fazer em Corumbau: mapa com as principais atrações
Confira no mapa abaixo onde estão as principais atrações que apresentamos. Assim, fica mais fácil na hora de se deslocar e planejar os passeios em Corumbau.
Quer aproveitar ao máximo sua viagem para Corumbau, Bahia?
Então, organize seu roteiro com nossas dicas e divirta-se!
Com certeza, Corumbau vai ser um dos seus destinos favoritos depois de conhecê-la. Não deixe de contar para nós o que mais gostou e como foi sua viagem.
Foto de destaque: Praia de Corumbau. Vilamir Azevedo / CC BY-SA 3.0
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Olá, gostaria de saber se lá fazem o uso de charretes como em Caraiva.
Olá! Infelizmente, não tenho certeza se em Corumbau eles utilizam charretes como em Caraíva. Recomendo entrar em contato com alguma agência de turismo local para obter essa informação mais precisa. Aproveite sua viagem!