Escrito por Adriana
07 de junho de 2023

Prepare-se para descobrir tudo sobre o Delta do Parnaíba, Piauí. A grande região onde o Rio Parnaíba desagua no mar é conhecida pela beleza generosa, seja de suas praias, dunas e lagoas.

Por isso, você vai encontrar muitas atividades ao ar livre no Delta do Parnaíba: passeios de barco, caminhadas pelas dunas e banhos de mar são algumas das opções.

Pequeno barco com tripulantes passando pelo Rio Parnaíba, rodeado por natureza.
Rio Parnaíba com suas margens repletas de vegetação e manguezais. Foto: Chico Rasta/MTur – Flickr

E claro que não pode faltar o grande show da revoada dos guarás!

Quer conhecer tudo o que fazer no Delta do Parnaíba? Vem com a gente e confira!

Veja também:

Delta do Parnaíba, Piauí: guia de viagem completo

Tem dúvidas sobre o que conhecer no Delta do Parnaíba? Aqui você vai ver as principais atrações para aproveitar suas férias no destino:

Tudo sobre o Delta do Parnaíba

Abrigando paisagens e atrações deslumbrantes da região Nordeste, o Delta do Parnaíba é um dos destinos mais buscados por quem gosta de ecoturismo. Além disso, é parte da Rota das Emoções, circuito que inclui Lençóis Maranhenses e Jericoacoara. 

Toda essa beleza se deve ao fato de a região ter um fenômeno raro de acontecer:  o Rio Parnaíba desemboca no oceano, formando várias ilhas, praias, dunas, mangues e outros cenários encantadores.

Um barco ancorado nas areias de área do Delta do Parnaíba.
As paisagens inesquecíveis do Delta do Parnaíba. Foto: Danielle Pereira / Flickr

Para se ter uma noção, são 73 ilhas fluviais que se formam na Foz do Rio Parnaíba, divididas em cinco baías:

  • Baía do Tutóia
  • Baía da Melancieira
  • Baía do Caju
  • Baía das Canárias
  • Baía do Igaraçu

Para se manter preservado, o delta faz parte de uma Área de Preservação Ambiental, que engloba 10 municípios.

E por ser o único delta do continente americano, não faltam motivos para se aventurar no destino e viver dias inesquecíveis!

Como ir para o Delta do Parnaíba

Se você não sabe exatamente onde fica o Delta do Parnaíba, ele está localizado na Foz do Rio Parnaíba, na divisa entre os estados de Piauí e Maranhão.

As cidades mais próximas que são normalmente usadas como base para conhecer o Delta do Parnaíba são Parnaíba e Tutóia, mas é possível chegar até o Delta partindo de diferentes destinos. 

Avião

Para quem vem de destinos mais distantes e precisa pegar um voo, as principais portas de entrada são:

  • Parnaíba
  • Fortaleza
  • Teresina

Em Parnaíba, o Aeroporto Internacional Prefeito Dr. João Silva Filho recebe somente voos de dalguns destinos, como Campinas (SP), Teresina (PI), Fortaleza (CE) e Jericoacoara (CE).

Já os outros destinos recebem mais voos, como o Aeroporto de Teresina – Senador Petrônio Portella está a 340 km de distância.

Em Fortaleza, o Aeroporto Internacional Pinto Martins fica a 480 km.

Chegando em algum desses destinos, você deverá alugar um carro ou pegar um transfer para seguir viagem de carro até as cidades de Parnaíba ou Tutóia, onde você deverá se hospedar.

Carro

Carro é a forma mais prática de se chegar até Parnaíba ou Tutóia, as duas cidades base para conhecer o Delta.

Se você não fizer essa viagem em carro próprio, recomendo muito alugar um carro. O ideal é aproveitar para conhecer outros destinos da Rota das Emoções nessa mesma viagem.

Quer alugar um carro e ter tranquilidade para conhecer o Delta do Parnaíba? Com a Rentcars, você compara os preços entre as melhores locadoras do mercado. Toda a contratação é online, rápida e descomplicada.

Carro até a cidade de Parnaíba

Muitos turistas optam por ficar em Parnaíba para começar a visita ao Delta. A cidade fica a aproximadamente 338 km de Teresina, no Piauí e a 437 km de São Luís, no Maranhão.

Além da BR-101, as estradas que chegam em Parnaíba são a BR-402 (pra quem vem do Ceará) e a BR-116 (pra quem vem do sul ou sudeste).

Você vai encontrar uma boa variedade de hospedagens por aqui, além de muitas agências oferecendo passeios.

Da cidade de Parnaíba até o Delta do Parnaíba

Você deverá percorrer cerca de 11 km da cidade de Parnaíba até o Porto dos Tatus, localizado em Ilha Grande. É desse porto que saem os passeios de barco pelo Delta do Parnaíba.

Vista panorâmica do Porto de Tatus, em Ilha Grande, com embarcações no Rio Parnaíba e o Delta ao fundo.
Vista do Porto dos Tatus e do Delta do Parnaíba ao fundo. Foto: Izaiascastro / CC BY-SA 4.0

O trecho de carro leva, em média, 25 minutos. É de fácil acesso e bem sinalizado. 

Carro até a cidade de Tutóia

Tutóia está no Maranhão, a 324 km da capital, São Luís. A cidade está localizada estrategicamente entre o Delta do Parnaíba e os Lençóis Maranhenses.

Embora seja um destino menos usado como base para passeios no Delta, achamos uma ótima opção, pois por aqui os deslocamentos são mais curtos. Há também boas opções de pousadas e agências de turismo em Tutóia.

 Os passeios de barco pelo Delta do Parnaíba partem do porto de Tutóia, localizado na própria cidade. Dependendo de onde ficar hospedado, poderá chegar a pé.

Da cidade de Tutóia até o Delta do Parnaíba

Onde ficar para visitar o Delta do Parnaíba

Como já mostramos, o Delta do Parnaíba fica na divisa entre Piauí e Maranhão. As principais cidades para se hospedar são Tutóia (Maranhão) e Parnaíba (Piauí).

Outras opções para usar como base são: Luís Correia (PI), Barra Grande (PI) e Ilha das Canárias (MA).

Piscina ao ar livre com espreguiçadeiras e guarda-sóis em hotel em Parnaíba.
Arrey Hotel Beach. Foto: divulgação

Por aqui, vamos mostrar nossas sugestões de hospedagem em Parnaíba e Tutóia:

Parnaíba

Por ser a segunda cidade mais populosa do Piauí, Parnaíba vai te garantir uma variedade de serviços e infraestrutura que facilitarão sua viagem.

Dicas de hospedagem em Delta do Parnaíba | Parnaíba

Hotel Cajuína Beach – $$ | o hotel tem piscina, bar e restaurante. Embora seja mais distante, o acesso ao centro é tranquilo. Confira valores.

Arrey Hotel Beach – $$ | situado entre Parnaíba e Luís Correia, a hospedagem facilita o deslocamento pelo litoral do Piauí. Tem piscina grande, quadra de vôlei de areia e bicicletário. Confira valores.

Pousada Porto Rio – $ | conforto e organização são os pontos de destaque da pousada. Além disso, tem localização privilegiada, o que facilita o deslocamento para as atrações, inclusive Porto dos Tatus, de onde saem os barcos para o Delta. Confira valores.

Tutóia

Fazendo fronteira com o estado do Piauí, Tutóia é uma das melhores cidades bases para fazer o passeio para o Delta do Parnaíba e também para os Pequenos Lençóis Maranhenses.

Em relação às hospedagens, a maioria das pousadas ficam à beira-mar ou a pouquíssimos passos das praias.

Dicas de hospedagem em Delta do Parnaíba | Tutóia

Pousada Jagatá | ficando à beira da Praia de Andreza, é uma das mais reservadas em Tutóia. Conta com piscina ao ar livre, jardim bem cuidado e uma vista privilegiada do pôr do sol. Confira valores.

Pousada Delta Village | perfeita para uma viagem a dois, está localizada a poucos metros da Praia da Barra. Com quartos confortáveis, a piscina ainda oferece vista para o mar. Confira valores

Pousada Vila Tutóia | trazendo ambientes com uma decoração rústica praiana bem bonita, é nesta pousada que fica o barzinho mais conhecido da cidade. Tem piscina ao ar livre, quartos espaçosos e café da manhã. Confira valores.

O que fazer: principais passeios no Delta do Parnaíba 

Gosta de natureza e aventura? Delta do Parnaíba, Piauí é, sem dúvidas, o destino ideal para você. São passeios de barco, dunas, rios para se banhar, pôr do sol… São muitas atrações!

Para te ajudar a conhecer o destino, separamos os melhores passeios no Delta do Parnaíba para seu roteiro. Vem com a gente conferir essas paisagens maravilhosas.

  1. Passeio Tradicional pelo Delta do Parnaíba
  2. Revoada dos Guarás
  3. Ilha das Canárias
  4. Baía do Feijão Bravo
  5. Ilha do Caju
  6. Safari Noturno
  7. Casa das Rendeiras
  8. Porto das Barcas
  9. Lagoa do Portinho
  10. Praia da Pedra do Sal
  11. Praia de Macapá
  12. Praia de Atalaia
  13. Cajueiro-Rei
  14. Lençóis Piauienses
  15. Pequenos Lençóis Maranhenses
  16. Naufrágio Aline Ramos
  17. Praias de Tutóia

Passeio Tradicional pelo Delta do Parnaíba

Uma das melhores formas de conhecer a região é fazer o tradicional passeio pelo Delta do Parnaíba.


Prepare-se para um cenário bem diversificado, com mangues, igarapés, ilhas… tudo misturado e em perfeita harmonia!

Como você pode imaginar, o Delta é gigantesco. Por isso, os passeios que saem de Parnaíba visitam lugares diferentes daqueles que saem de Tutóia. Mas não se preocupe, pois a paisagem é parecida e ambos os passeios valem a pena.

Para você entender melhor, vamos primeiro como é o roteiro do passeio tradicional. E na sequência, você confere mais detalhes sobre algumas das principais atrações.

Passeio pelo Delta do Parnaíba | saindo de Parnaíba

Para quem está em Parnaíba e partirá do Porto dos Tatus, o percurso inclui mangues, igarapés e muitas ilhas. O mergulho está garantido na Ilha dos Poldros, onde você ficará por cerca de 1 hora.

Há também uma parada em Morro Branco, onde você vai encontrar uma duna grande que faz parte dos Lençóis Piauienses.

Dunas conhecidas como Morro Branco, com áreas com restinga e algumas pessoas caminhando.
Morro Branco, uma das paradas do passeio tradicional pelo Delta. Foto: Lais Castro Trajano / Flickr

Dependendo do tour escolhido, outros pontos que você poderá visitar são a Ilha das Canárias ou a Ilha do Caju.

Vale dizer que os passeios pelo Delta do Parnaíba que saem de do Porto dos Tatus são realizados em lanchas, catamarãs ou chalanas.

Os passeios de lancha podem incluir a revoada dos guarás e pôr do sol. Já as saídas de catamarã/chalana não incluem, sendo necessário fechar um tour adicional para assistir a revoada. Verifique antes de fechar seu passeio.

Passeio pelo Delta do Parnaíba | saindo de Tutóia

Já para quem parte do porto de Tutóia, o passeio inicia no cemitério de navios, onde há o navio Aline Ramos encalhado. Depois o percurso segue passando por igarapés, ilhas e mais uma diversidade de paisagens.

Uma das paradas desse passeio é em um banco de areia, na Ilha da Melancieira. Há também a parada para almoço na Ilha do Cajueiro.

Vista de cima da Ilha Melancieiras, com formações de dunas e lagoas de água doce entre elas. Ao redor, o mar.
Ilha da Melancieira, mais um lugar paradisíaco no Delta do Parnaíba. Foto: Chico Rasta/MTur – Flickr

O legal do passeio partindo de Tutóia é que ele sempre inclui a revoada dos guarás, seguida de pôr do sol. Não é necessário realizar outro passeio para ver a revoada.

Os tours saindo de Tutóia são realizados em lancha.

2. Revoada dos Guarás

Um espetáculo de cores voando pelo céu. A Revoada dos Guarás é um fenômeno natural que acontece no entardecer.

Os guarás são aves de cor avermelhada, em razão de sua alimentação rica em caroteno. Seus bicos são compridos e sempre voam em bando, o que torna o espetáculo ainda mais incrível.

Revoada dos Guarás no Delta do Parnaíba, sobrevoando sobre o rio.
A Revoado dos Guarás é um dos pontos altos do Delta do Parnaíba. Foto: Chico Rasta/MTur / Flickr

Pouco antes do pôr do sol, as aves voam para alguns de seus refúgios no Delta – a Ilha dos Guarás é um deles. É lindo de ver as cores das aves se misturando ao céu!

Importante | como expliquei acima, quem está em Parnaíba precisa fechar um passeio de lancha específico para ver a revoada dos guarás. Já quem está em Tutóia, poderá assistir a revoada no passeio tradicional de lancha pelo Delta do Parnaíba.

Como chegar | há passeios para ver a Revoada dos Guarás partindo tanto do Porto de Tutóia (na cidade de Tutóia) como do Porto dos Tatus (próximo à cidade de Parnaíba).

3. Ilha das Canárias

Uma atração para estar em contato com a natureza e admirar as belezas do litoral. A Ilha das Canárias fica isolada no Delta, o que torna o cenário paradisíaco.

Vale a pena visitar para descansar e aproveitar a tranquilidade. Considerada a segunda maior ilha do Delta, lá você pode passear de barco, aproveitar a areia branca, tomar banho nas águas mornas e admirar suas belezas naturais.

Vista de lagoa na Ilha das Canárias no Delta do Parnaíba com um barco ao fundo.
Ilha das Canárias, uma das mais famosas no Delta. Foto: Junior Jurandir / CC BY-SA 4.0

Alguns tours incluem a Ilha das Canárias no roteiro do passeio tradicional pelo Delta, mas fique de olho pois não são todos.

Uma boa opção é fechar um passeio com foco exclusivo na Ilha das Canárias, assim você tem tempo de curtir o lugar e, inclusive, garantir um bom almoço de caranguejo por lá.

E uma opção melhor ainda é se hospedar por lá, na Casa de Caboclo. Perfeito para passar uns dias desconectados do mundo e respirando ar puro!

Como chegar | os passeios para Ilha das Canárias partem do Porto dos Tatus, em Ilha Grande, próximo à cidade de Parnaíba.

4. Baía do Feijão Bravo

A Baía do Feijão Bravo é outro atrativo que você irá conhecer junto com a Ilha das Canárias. 

Barco passando pelo Rio Parnaíba em direção à Baía do Feijão Bravo.
Baía do Feijão Bravo e o mar ao fundo. Foto: Chico Rasta /MTur – Flickr

Repleta de dunas que encontram com o mar, o lugar tem vários manguezais e você ainda pode tomar banho de lama, que é ótimo para a pele.

5. Ilha do Caju

A ilha com nome de um dos frutos mais consumidos da região é cenário de uma beleza natural inigualável. 

A Ilha do Caju é composta por espaços alagados de água salgada, manguezais, dunas, florestas e campos.

Mulher de vestido vermelho caminhando nas dunas de Ilha do Caju
A Ilha do Caju é um dos lugares mais lindos do Delta

A concentração de biodiversidade é um atrativo turístico que deve estar em seu roteiro do que fazer em Delta do Parnaíba.

Por ser um lugar de proteção ambiental, há muitos animais como tartarugas marinhas, tatus, tucanos, raposas e mais. Lá você pode praticar esportes, fazer trilhas e conhecer a história local.

Como chegar | a Ilha do Caju pode ser visitada no passeio tradicional pelo Delta, que parte do porto de Tutoia.

7. Safári Noturno

Além do passeio tradicional, há outra opção para os amantes de natureza: o sáfari noturno

O passeio realizado à noite pelo Delta do Parnaíba permite encontrar muitas espécies da fauna da região.

O Safári Noturno é ótimo para quem gosta de observar o comportamento animal. Entre os bichos que poderão ser vistos, há: cobras, iguanas, jacarés, morcegos e vários outros.

A recomendação é realizar esse tour durante a maré baixa e com guias turísticos certificados. E não se esqueça do repelente!

Como chegar | os safaris noturnos partem do Porto dos Tatus, em Ilha Grande, próximo à cidade de Parnaíba.

O que fazer no Delta do Parnaíba: atrações próximas à cidade de Parnaíba

Não pense que a sua viagem acaba no Delta do Parnaíba. Apesar de ser o grande atrativo da região, as cidades nos arredores também oferecem outros lugares imperdíveis para conhecer.

Por isso, fizemos uma seleção de praias lindíssimas, lagoa e até mesmo dunas para serem exploradas! Confira: 

8. Casa das Rendeiras

O trabalho artesanal feito com renda é uma arte histórica que gera trabalhos e constitui a memória do Piauí.

A Associação das Rendeiras dos Morros da Mariana, a Casa das Rendeiras, é um lugar onde mulheres trabalham com a produção de peças.

Transmitido entre gerações, as rendeiras fazem vestuários, acessórios e muitas peças com delicadeza, história e amor.

Como chegar | fica na Rua Vitoriano Ribeiro, número 369-401, centro de Ilha Grande, no Piauí. O funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h.

 9. Porto das Barcas

Além de ser um ponto de partida para o Delta (menos usado que o Porto dos Tatus), o Porto das Barcas tem muitos comércios de artesanato local, bares e restaurantes.

Construção do Porto de Barcas na beira do Rio Parnaíba.
Porto das Barcas, um ótimo lugar para compra de artesanato e para comer. Foto: Chico Rasta/MTur – Flickr

O Porto está na ponte da Ilha Grande de Santa Isabel, que ainda guarda a história do local, onde eram exportadas mercadorias para a Europa.

 10. Lagoa do Portinho

As águas escuras e as formações de dunas constituem o cenário da Lagoa do Portinho. Para acrescentar uma dose de aventura, tem descidas em tirolesa, sandboard  nas dunas e windsurf.

Vista de uma parte da Lagoa do Portinho, cercada por dunas.
Águas mais escuras da Lagoa do Portinho. Foto: Otávio Nogueira / Flickr

Já na lagoa, ocorrem passeios de banana boat, mais uma atividade para os aventureiros, já que, ao final, a lancha que puxa o bote realiza uma manobra mais radical e todos os tripulantes vão para a água.

Importante destacar que há equipamentos de proteção individual.

O espaço tem infraestrutura com hospedagem, alimentação e até show ao vivo no fim de semana. 

Como chegar | está localizada entre Parnaíba e Luís Correia. Para chegar, é só seguir pela BR-343.

11. Praia da Pedra do Sal

Situada na Ilha Grande de Santa Isabel, a Praia da Pedra do Sal é um lugar ótimo para descansar, ver o pôr do sol e praticar esportes.  


São 8 km de litoral, dividido em duas partes: o lado bravo é onde ocorre surf e kitesurf, em razão das ondas agitadas, e o lado manso é onde as pessoas costumam pescar e se banhar.

Vista de cima da Praia da Pedra do Sal em Ilha Grande, com pedras em suas margens.
Praia da Pedra do Sal, uma das mais bonitas da região. Foto: Chico Rasta/MTur – Flickr

A areia fina e branca juntamente ao mar límpido faz com que a praia seja a mais procurada do local. O fim de tarde é encantador, garantindo um entardecer de tirar o fôlego.

Tem quiosque para você comprar bebidas e comidas. 

Como chegar | basta seguir pela BR-116.

12. Praia de Macapá

Em Luís Correia, a Praia de Macapá é destino certo para quem deseja calmaria. O mar de água morna é relaxante, principalmente no período de maré baixa, quando acontece a formação de piscinas naturais.  

Para os aventureiros, tem prática de kitesurf, passeios de jet sky, banana boat e lancha. Além disso, a chegada do Rio Macapá ao mar deixa a paisagem ainda mais linda.

Praia de Macapá em Luís Correia e mar manso, com uma árvore tombada na água e quiosques à beira-mar.
Praia de Macapá, em Luís Correia. Foto: Chico Rasta/MTur – Flickr

Como chegar | embora fique mais perto de Barra Grande, para chegar até a Praia de Macapá é necessário dar uma volta de cerca de 50 km. Para cortar caminho, quem já está em Luís Correia, é só seguir pela estrada por aproximadamente 30 km.

13. Praia de Atalaia

A mais conhecida e frequentada praia do Piauí é a Praia de Atalaia. Aproveite para passar o dia na areia, já que conta com quiosques, banheiros, calçadão, hospedagens e lugares para alimentação ali pertinho. 

Vista panorâmica da Praia de Atalaia, com o mar com ondas e extensa faixa de areia.
Vista panorâmica da Praia de Atalaia. Foto: Chico Rasta/MTur – Flickr

Contudo, na época de alta temporada, fica mais cheia. Então, se você gosta de tranquilidade, evite esse período do ano. É uma praia de mar calmo e longa faixa de areia.

Como chegar | fica em Luís Correia. Siga pela BR-343.

14. Cajueiro-Rei

Em Cajueiro da Praia, não deixe de conhecer o Cajueiro-Rei, com mais de 8800 m² de extensão, o que confere a grande produção da fruta.

Trata-se do maior pé de caju do mundo, segundo a Universidade Estadual do Piauí e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí.

A árvore tem mais de 200 anos. A visitação é diária, sendo que há guias turísticos nos fins de semana. Está localizada na Rua João Jorge, sem número, centro.

Experimente as iguarias e as bebidas feitas à base de caju. Com certeza você vai se surpreender com o sabor!

15. Lençóis Piauienses 

No Delta do Parnaíba, não deixe de ir aos Lençóis Piauienses. É um paraíso de dunas e água transparente.

Por lá, é possível curtir a descida nas dunas com buggy e quadriciclos, experimentar o famoso skibunda e também o sandboard. Ou seja: aventura e diversão garantidas!

Nas piscinas naturais, você pode nadar e relaxar. Essas formações naturais se concentram a partir dos meses de chuva, geralmente de janeiro a julho

O que fazer no Delta do Parnaíba: atrações próximas à cidade de Tutóia

Quase na fronteira com o Piauí, a cidade de Tutóia fica a 120 km de Parnaíba e também oferece inúmeros passeios pelo Delta do Parnaíba.

Além disso, o destino é um verdadeiro refúgio para quem está em busca de paz e muito contato com a natureza.

Entre os atrativos, estão as suas praias, os passeios para o Delta e para os Pequenos Lençóis Maranhenses.

16. Pequenos Lençóis Maranhenses

Assim como o Delta do Parnaíba, os Pequenos Lençóis Maranhenses faz parte dos atrativos mais lindos do nordeste.

O ponto turístico é composto por dunas cortadas por lagoas de água doce, além de coqueirais e o mar ao fundo que deixam a paisagem ainda mais incrível.

Lagoa entre as dunas dos Pequenos Lençóis Maranhenses.
Lagoa nos Pequenos Lençóis Maranhenses. Foto: Márcio Lauria Filho / CC BY-SA 4.0

Nos Pequenos Lençóis, os lugares mais conhecidos são a Ilha dos Macacos, o Morro do Grito e o Morro das Cabras.

No entanto, o passeio só pode ser feito em veículo 4×4 ou buggy, além da contratação de um guia.

Como chegar | fica entre as cidades de Tutóia e Paulino Neves.

 17. Naufrágio Aline Ramos

Ao passar pela Praia da Barra, não estranhe se avistar um navio encalhado. Conhecido oficialmente como Aline Ramos, o navio encalhou em 1981 e, desde então, faz parte dos atrativos de Tutóia.

Por conta do tempo, o navio já está corroído e enferrujado, mas continua sendo um atrativo peculiar.

Quando a maré está baixa, é possível observá-lo por completo.

18. Praias de Tutóia

Ao visitar Tutóia, não deixe de conhecer suas praias, que ficam bem próximas do centrinho da cidade. Oferecendo muita tranquilidade, são ótimas para relaxar e apreciar paisagens paradisíacas.

Nossas sugestões são:

Praia da Barra 

Ficando a poucos metros do centro, a Praia da Barra é a principal de Tutóia, com vários quiosques, barzinhos e pousadas à beira-mar.

O mar é tem águas bem tranquilas, e para deixar o mergulho ainda mais gostoso, também são morninhas.

Vista panorâmica da Praia da Barra em Tutóia
Praia da Barra e sua extensa faixa de areia

Agora, outro atrativo que chama a atenção são as ruínas do navio Aline Ramos, que falamos mais acima.

Como chegar | é acessada pela Rua Magalhães de Almeida.

Praia do Amor

Ficando a 26 km do centro, a Praia do Amor é perfeita para quem ama natureza, já que possui mata preservada e quase sempre está deserta.

Suas águas e a força dos ventos também são ótimas para os praticantes de kitesurf.

Como chegar | siga pela MA-315, em direção a Paulino Neves.

Praia da Moita Verde

Repleta de dunas douradas, uma ótima pedida para contemplar o pôr do sol, a Praia da Moita Verde é ainda mais deserta do que a anterior.

Normalmente, a visita até a praia é feita por passeios de buggy para outros atrativos da região, que acrescentam uma parada por aqui.

Como chegar | fica após a Praia da barra, porém seu acesso é feito com guias da região.

Praia da Andreza

Pertinho do centro, a Praia da Andreza possui quiosques à beira-mar e uma ótima infraestrutura turística, como pousadas e restaurantes.

Outro diferencial é a sua localização já que fica em frente à maior ilha do Delta do Parnaíba.

Como chegar | fica logo após a Praia da Barra.

Onde comer: melhores restaurantes na região do Delta do Parnaíba

A culinária nordestina é repleta de sabores únicos para você degustar. Os pratos típicos envolvem frutos do mar, peixes e muitas delícias para você provar.

Não deixe de tomar a cajuína, patrimônio cultural do Piauí, feita à base de caju.

Agora, veja cinco restaurantes em Parnaíba:

  • Restaurante Mangata – $$ | a sobremesa de sorvete de tapioca com cocada é sucesso no restaurante. Os pratos principais são vendidos a la carte e self service. Tem muitas opções, inclusive vegetarianas.
  • Zayn Gastrobar – $$ | o local é especializado em comida libanesa e árabe. Quibe, coalhada, falafel e esfirra são alguns dos quitutes que compõem o cardápio.
  • Restaurante Caranguejo Expresso – $$ | a torta de caranguejo faz sucesso no restaurante. Além disso, há pratos de frutos do mar.
  • Cantinho do Camarão – $$ | os pratos servidos com frutos do mar são os mais pedidos do restaurante. Principalmente o espetinho de camarão, uma delícia que você deve provar.
  • Confeitaria Empório – $ | uma ótima parada para lanches rápidos e cafés, a confeitaria tem tortas, bolos, sucos, vitaminas e várias outras opções no cardápio.

Já em Tutóia, o que não faltam são os pratos de frutos do mar deliciosos, além do clima aconchegante e atendimento acolhedor.

Nossas sugestões são:

  • Restaurante Sarapó – $$ | na Praia da Barra, é especializado em cozinha brasileira, sobretudo em frutos do mar. O espaço é amplo, e funciona para o almoço e jantar.
  • Jhony Bar e Restaurante – $$ | ótima opção para o jantar, ficando na principal pracinha de Tutóia. Com mesas ao ar livre, serve petiscos, pratos com churrasco e pizzas artesanais.
  • Restaurante Baluarte – $ | localizado dentro da pousada de mesmo nome, é considerado um dos melhores estabelecimentos para almoçar na cidade, com pratos bem servidos e ambiente aconchegante.
  • Boteco Vila Tutóia – $ | também parte de uma pousada, tem um clima descontraído, ideal para curtir a vida noturna. O cardápio oferece variados drinks, cervejas e, claro, frutos do mar.

Mais dicas de viagem para o Delta do Parnaíba

Agora que você já descobriu tudo o que fazer no Delta do Parnaíba, é importante estar atento aos detalhes, como a melhor época para conhecer, quanto tempo ficar e outras informações que são indispensáveis na hora de planejar uma viagem.

Quando ir para o Delta do Parnaíba

Programe sua viagem para o Delta do Parnaíba em períodos de menos chuva. O ideal é entre maio e agosto, meses em que o calor é mais ameno e os trechos estão na época da cheia.


Manguezal no Rio Parnaíba.
Mangue no Delta do Parnaíba. Foto: Chico Rasta/MTur – Flickr

E por ser baixa temporada, os preços tendem a ficar mais atrativos.

Outra alternativa é conhecer o destino em dezembro e janeiro, quando não há grandes chances de chover. No entanto, tenha cuidado com os ventos mais fortes nessa época.

Quantos dias ficar no Delta do Parnaíba

Para realizar os principais passeios no Delta do Parnaíba, o ideal é ficar pelo menos três dias. Dessa forma, você conhece as baías e curte os passeios locais.

Mas se puder acrescentar mais alguns dias no seu roteiro, certamente a experiência ficará completa, e ainda pode continuar pela Rota das Emoções.

Com certeza, você vai ficar encantado com o litoral nordestino e com vontade de voltar logo!

O que levar para a sua viagem no Delta do Parnaíba

Não se esqueça de fazer uma lista incluindo os itens para levar em sua viagem. Leve protetor solar, chapéus e bonés, assim como roupas confortáveis e produtos de higiene pessoal.

Para te ajudar na organização, confira o post completo que fizemos sobre o que levar para a praia, com um super checklist.

Dicas extras

  • Durante os passeios pelo Delta, o sinal de celular pode oscilar e ficar fraco. Por isso, o ideal é realizar os passeios com guias turísticos.
  • Aproveite a viagem e visite Barra Grande, no Piauí, e curta todas as maravilhas da Rota das Emoções.
  • A última dica para o Delta do Parnaíba é verificar a Tábua das Marés antes da sua viagem. Saber se é um momento de alta ou baixa maré influencia diretamente na agitação das ondas e em sua segurança.

Bora curtir o Delta do Parnaíba?

Neste artigo, você conheceu os principais passeios no Delta do Parnaíba. Agora arrume sua mala, organize o roteiro e aproveite ao máximo o litoral.

Deixe nos comentários qual passeio mais te agradou. Vamos adorar saber como foi a sua experiência!

Foto de destaque: Dunas e rio no Delta do Parnaíba. Danielle Pereira

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário