Escrito por Adriana
04 de junho de 2024
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Poucas coisas são tão interessantes em Buenos Aires quanto conhecer a cidade a pé. E a melhor maneira de fazer isso é se juntar a um free walking tour. Essa modalidade de passeio gratuito está disponível em diferentes cidades turísticas mundo afora, e eu te garanto que as opções na capital argentina são excelentes, com guias locais especializados e uma dinâmica bem interessante. 

Vista aérea do bairro Puerto Madeiro, em Buenos Aires, durante o dia. A imagem mostra prédios modernos, viadutos, árvores, e pontes e barcos sobre o rio de la Plata.
Puerto Madero é um bairro moderno da cidade de Buenos Aires. Foto: Deensel / CC BY 2.0

Eu sou fã desses free walking tours e os considero uma forma excelente de curtir Buenos Aires, de conhecer mais sobre a história da Argentina e até de fazer amigos – já conheci várias pessoas legais durante esses passeios.

E antes de falar sobre as opções de passeios gratuitos em Buenos Aires, deixa eu responder uma pergunta importante: é free mesmo? 

Bom, tradicionalmente, uma contribuição é entregue no final do passeio como forma de agradecimento e recompensa pelo serviço. Entenda que esse é o modelo de trabalho do guia turístico que estará te acompanhando, então por que não ser legal e generoso?

Dito isso, separei 5 opções com base nos meus preferidos de Buenos Aires e vou te contar um pouquinho mais sobre cada um deles: 

Free tour pelo centro histórico de Buenos Aires

O Centro de Buenos Aires é uma delícia. É o melhor lugar da cidade para você iniciar sua caminhada e entender melhor sobre a história da capital portenha. 

Vista de baixo para cima do Obelisco de Buenos aires, durante o dia.
O Obelisco é o mais emblemático monumento de Buenos Aires. Foto: Sebastianalmaraz / CC BY-SA 4.0

Uma ótima opção de tour a pé pelo centro de Buenos Aires tem uma duração aproximada de 2h e começa pertinho da entrada da Biblioteca del Congreso de la Nación, uma parte já bem charmosa da cidade, passando pelo Congresso Nacional, os dois pontos próximos da Plaza Mariano Moreno. 

Os próximos pontos incluem o maravilhoso Palácio Barolo ou o Museu Evita Perón, monumentos como o Obelisco, locais tradicionalíssimos como o Café Totoni ou o edifício La Prensa

O tour termina nos arredores da Plaza de Mayo e da Casa Rosada. Nisso, você já vai ter aprendido mais sobre a declaração da república argentina, sobre as Madres de Mayo que clamavam pelo regresso dos seus filhos desaparecidos durante a ditadura militar dos anos 70, e muito mais.

Quem ama história não pode perder de jeito nenhum. Esse pode, facilmente, ser o seu primeiro tour por Buenos Aires, se essa for sua vibe de viagem.

Saiba mais sobre o tour a pé pelo centro de Buenos Aires

Free tour pelo Cemitério da Recoleta

Que tal um tour a pé pelo Cemitério da Recoleta? A essa altura, você já deve saber que Buenos Aires tem um cemitério que é ponto turístico, certo? Mas calma lá que a ideia é muito menos mórbida do que você pode estar pensando. 

Sepulcros e corredores do Cemitério de La Recoleta, em Buenos Aires, durante o dia.
Sepulcros do Cemitério de La Recoleta. Foto: Andrew Currie / CC BY 2.0

É que personalidades super importantes foram sepultadas por lá, e o cemitério é, praticamente, um museu a céu aberto. 

Assim que a Recoleta passou a ser um bairro nobre, pessoas ricas passaram a enterrar seus entes queridos onde antes funcionava um cemitério público – até o final do século XIX. Você vai perceber que, apesar da estranheza de se visitar um cemitério, o estilo gótico e art déco ali presentes são encantadores. 

São duas horas de passeio visitando os mausoléus de pessoas como:

  • Rufina Cambaceres, a filha da bailarina italiana Luisa Bacichi com o escritor argentino Eugenio Cambaceres; 
  • Federico Leloir e Carlos Saavedra Lamas, ganhadores de prêmios Nobel;
  • Escritores como Silvina Ocampo e Adolfo Bioy Casares.

Dentre pessoas muito famosas, o maior dos destaques é Eva Perón, ativista, política, primeira-dama e atriz argentina que faleceu nos anos 50 e é conhecida, especialmente, por seu papel nas campanhas pelo sufrágio feminino e pelos seus trabalhos de caridade. Já adianto que esse mausoléu não é dos mais bonitos, mas vale conhecê-lo pela sua importância.

É necessário pagar uma pequena taxa para entrar no Cemitério da Recoleta, além do valor tradicionalmente oferecido a quem guia o tour – preço à sua escolha. 

Acredito que esse seja um dos principais lugares a serem visitados com guia, justamente para apreciar a beleza sabendo sobre todos os fatos históricos, os mistérios envolvendo o local e curiosidades bem interessantes. Indico muito. 

Eu estive duas vezes no cemitério da Recoleta, sendo a primeira há muitos anos atrás que fui sozinha, e a mais recente nesse tour guiado. Nem pense duas vezes e opte pelo free tour. Faz toda a diferença!

Saiba mais sobre o tour a pé pelo Cemitério da Recoleta

Free tour pelo bairro de La Boca 

Provavelmente você já ouviu falar no quanto essa é uma região super interessante da capital portenha, então um tour gratuito pelo bairro de La Boca é uma ótima ideia para que sua viagem seja ainda mais incrível. 

Visão de trecho do Caminito, área no bairro La Boca, em Buenos Aires.
O Caminito é uma colorida área no bairro de La Boca.

La Boca é um bairro colorido e tradicional de Buenos Aires, e chama atenção de quem quer fotos lindas e icônicas, quem ama tango e futebol. Diferentes públicos se encontram por lá, realmente. 

O tour começa pelo famoso Caminito, um projeto arquitetônico que parece um museu a céu aberto e segue para o antigo porto industrial de Buenos Aires. 

Logo depois você vai caminhar até a Plaza de los Bomberos Voluntarios, onde vários músicos e artistas se apresentam e, depois, para o La Bombonera, o clube do Boca Juniors. Tudo isso admirando as fachadas das casas e a ligação do bairro com o tango. 

É um bairro super jovem e, ao mesmo tempo, tradicional. Vale muito a pena conhecer a fundo e com um guia para te contar todas as histórias. 

Um ponto extra para fazer esse free tour é porque essa região não é considerada uma das mais seguras de Buenos Aires. Nós sempre andamos com bastante cuidado (somos do Rio de Janeiro e estamos acostumados, né?), mas com certeza fazer essa visita com um guia local traz uma sensação bem maior de segurança.

Saiba mais sobre o tour gratuito pelo bairro de La Boca

Free tour por Palermo 

Palermo é uma das partes mais verdes e descoladas de Buenos Aires, então é uma região que vale ser visitada diversas vezes. Eu indico demais um tour a pé por Palermo para quem gosta dessa vibe e quer se ambientar na região, para depois voltar com calma e fazer sua própria exploração.

Paisagem do Jardim Botânico Carlos Thays durante o dia, na cidade de Buenos Aires.
O jardim botânico leva o nome do arquiteto e paisagista Carlos Thays, responsável por idealizar o local. Foto: Phillip Capper / CC BY 2.0

O tour começa na Plaza Italia, mais especificamente no monumento a Garibaldi. Sabe aquele tipo de lugar que te faz pensar: “e se eu morasse aqui…?” Bom, Palermo traz essa sensação.

É que muitas pessoas moram nesse bairro arborizado e elegante. Você já vai passar pelo Jardim Botânico Carlos Thays, um espaço verde super gostoso. 

E seguindo na mesma vibe, a próxima parada inclui o Ecoparque, e, depois, a Plaza Intendente Seeber. 

A continuação do passeio é no Monumento à Carta Magna e às Quatro Regiões Argentinas, lugar que você pode conhecer como Monumento dos Espanhóis. E calma que ainda não acabou, porque você ainda vai conhecer o Jardim dos Poetas, e, dentre vários escritores famosos, preciso dar destaque para o maravilhoso Jorge Luis Borges e para Dante Alighieri. 

Outra parte legal do passeio é passar pelo Rosedal

O final do tour fica por conta do Monumento a Urquiza, parando então no Planetário Galileo Galilei. 

Esse foi o trajeto que percorri, mas pode ser que ele sofra alguma alteração. Mas de uma forma geral, você deve saber que irá passar por muitas coisas em 2 horas e meia de percurso. Essa é uma parte lindíssima da cidade que você precisa incluir no seu roteiro, e eu achei que conhecer tudo através de um tour guiado fez uma boa diferença.

E eu repito aqui: não deixe de estender o passeio em Palermo (ou voltar outro dia) para explorar a região por conta própria. São inúmeros bares, restaurantes, lojas e cantinhos legais para curtir, que certamente você não irá conhecer durante esse tour guiado. 

Dica | Boa parte dos passeios se passa em lugares abertos. Se for no verão, haverá pouquíssima sombra em lugares como o Rosedal, por exemplo, então vá preparado! Leve água, vá de roupas frescas, óculos escuros e proteção solar. Chapéus e bonés são super bem-vindos. 


Saiba mais sobre o tour a pé por Palermo.

Free tour por Puerto Madero 

Por fim, não posso deixar de falar sobre o free tour por Porto Madero, um show de modernidade em Buenos Aires. Esse tour ficou de fora do meu roteiro, mas deixo a dica dele, pois eu gostaria muito de ter feito!

Uma selfie nossa com a Ponte da Mulher ao fundo, no bairro de Puerto madero, em Buenos Aires.
Nossa visita à Ponte da Mulher, no coração de Puerto Madero.

O passeio por Puerto Madero tem início no Monumento a Juana Azurduy, em frente ao Centro Cultural Kirchner.

Uma das partes mais legais do passeio é a hora de atravessar a Ponte da Mulher, um dos cartões postais do bairro e da cidade. Uma curiosidade interessante é que o design dessa ponte é, na verdade, uma homenagem ao tango – o arquiteto espanhol Santiago Calatrava se inspirou em um casal dançando.

Logo depois você vai passar pelo monumento que homenageia Anne Frank e pela rua Juana Manso, que é super elegante. Por lá você encontra o Alvear Tower, o edifício mais alto da Argentina. 

O Parque de Las Mujeres Argentinas é um espaço aberto e lindíssimo, que foi criado para homenagear mulheres importantes para o país e para o mundo – aliás, você sabia que todas as ruas do bairro têm nomes de mulheres?

O tour inclui também o antigo edifício da cervejaria Munich e a Reserva Ecológica Costanera Sur. Durante o passeio, dá para experimentar várias comidas e rua e se encantar pelos arredores. 

Como eu disse, acabei visitando Puerto Madero por conta própria e não tive a oportunidade de me aprofundar em nada disso. Resultado: me arrependi.

Saiba mais sobre o free tour por Porto Madero.

E aí, qual free tour você quer fazer primeiro?

Decidiu que quer fazer um desses tours ou quer fazer vários, não é? Vale super a pena e gera muitas histórias legais para contar, fotos lindíssimas e uma coleção de memórias. Aproveite muito! 

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário