A natureza foi muito generosa ao criar os Lençóis Maranhenses, que poderiam ser facilmente chamados de paraíso. As dunas maranhenses e as lagoas de águas cristalinas têm uma beleza surreal de deixar qualquer visitante sem palavras.
E os atrativos não param por aí: a região também possui rios deliciosos para tomar banho ou praticar boia cross, uma vegetação de restinga belíssima e até mesmo praias com lindas paisagens.
Por essa razão, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses atrai turistas não só do Brasil, mas de vários lugares do mundo que estão em busca de aventura, cenários inesquecíveis e uma sensação de paz indescritível.
Preparados para essa aventura? Então venha conferir todas nossas dicas para planejar sua viagem para os Lençóis Maranhenses.
Explore outros destinos incríveis do Maranhão:
- Chapada das Mesas (MA): TOP 10 passeios + dicas de viagem
- O que fazer em São Luís, Maranhão: TOP 20 atrações + dicas
- O que fazer em Barreirinhas MA: passeios + Lençóis Maranhenses
- Atins, Lençóis Maranhenses: 5 melhores passeios
O que fazer nos Lençóis Maranhenses: seu guia completo de viagem
Para você aproveitar ao máximo a sua experiência pelos Lençóis Maranhenses, preparamos um guia completo para o destino.
Por isso, neste post você vai conferir:
- O que são os Lençóis Maranhenses
- Por que conhecer os Lençóis Maranhenses
- Onde ficam os Lençóis Maranhenses
- Como chegar nos Lençóis Maranhenses
- Como circular nos Lençóis Maranhenses
- Onde ficar nos Lençóis Maranhenses: principais regiões
- O que fazer nos Lençóis Maranhenses: principais passeios em cada região
- Onde comer nos Lençóis Maranhenses
- Como fechar e como são feitos os passeios pelos Lençóis Maranhenses
- Lençóis Maranhenses: quando ir
- Quantos dias para conhecer os Lençóis Maranhenses
- Dicas extras para sua viagem
O que são os Lençóis Maranhenses
Uma dúvida de muita gente é não saber exatamente o que são os Lençóis Maranhenses, e já vou logo adiantando que não é um deserto!
De uma forma bem resumida, a formação dos Lençóis Maranhenses é a partir de sedimentos que são levados até a costa do Maranhão através das correntes marítimas, juntamente com a variação entre a maré baixa e alta, que deixa os sedimentos – as dunas – expostas.
Já as lagoas são formadas devido as chuvas intensas na região, responsáveis por alimentar o lençol freático e, consequentemente, enchendo as lagoas.
Por que conhecer os Lençóis Maranhenses
Considerado um dos parques nacionais mais importantes do Brasil, os Lençóis Maranhenses, abriga uma área de 155 mil km².
Entre as dunas de areia branquinha, há cenários impressionantes esperando para serem admirados, principalmente a partir do topo de alguma duna ou em um sobrevoo.
E lá do alto, as lagoas de águas cristalinas e de diversos tons ganham ainda mais vida. Cada uma delas reserva belezas únicas, capazes de deixar qualquer visitante hipnotizado.
E engana-se quem pensa que todas as lagoas são iguais, viu?! E em épocas de cheias, o parque chega a abrigar mais de 36 mil lagoas em toda a sua extensão.
Ou seja, é lagoa que não acaba mais, e cada uma delas têm suas particularidades. É claro que a grande maioria não possui nome ou parada durante os passeios, mas a sensação de avistar uma pequena parte delas já é de se tirar o fôlego.
Embora as lagoas e dunas sejam o principal atrativo dos Lençóis Maranhenses, por lá você também vai avistar mangues, restinga e nadar em rios de águas calmas que são perfeitas para relaxar.
Motivos não faltam para conhecer esse paraíso chamado Lençóis Maranhenses, e aqui você vai conferir um guia de viagem completo!
Onde ficam os Lençóis Maranhenses
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fica no litoral norte do Maranhão e abriga vários municípios da região.
No entanto, as principais portas de entrada para o parque são os municípios de Barreirinhas (250 km de São Luís), Santo Amaro do Maranhão (240 km de São Luís) e Atins (286 km de São Luís), que é distrito de Barreirinhas.
Todas essas 3 bases possuem uma boa infraestrutura turística, mas Barreirinhas é o município que mais recebe turistas devido à facilidade de locomoção e mais opções de hospedagem.
Como chegar nos Lençóis Maranhenses
O aeroporto mais usado por quem visita os Lençóis Maranhenses é o Aeroporto Internacional de São Luís. Há também um aeroporto em Barreirinhas, mas que recebe voos somente de São Luís – e que são bem caros.
De São Luís, você deverá seguir para alguma das 3 bases escolhidas para conhecer os Lençóis: Barreirinhas, Santo Amaro ou Atins.
Vamos mostrar como é o trajeto para cada uma dessas bases. E vamos explicar também como ir de uma base para outra, caso você considere se hospedar em mais de um lugar.
Dica | não compensa alugar um carro em sua em sua viagem para os Lençóis Maranhenses. A grande maioria dos passeios exige um carro 4×4. Além disso, somente carros autorizados pela ICMBio podem circular na área do Parque Nacional.
De São Luís até Barreirinhas
Localizada a cerca de 250 km de São Luís, Barreirinhas é a única cidade da região dos Lençóis Maranhenses que possui transporte público a partir da capital.
Seja de carro, ônibus ou transfer, o trajeto leva uma média de 4h30.
De transfer | é a forma mais prática de se chegar até o município, podendo ser feito de van ou micro-ônibus compartilhado. Há opções que saem direto do aeroporto, a partir das 4h da manhã. Também há empresas que te buscam no próprio hotel, e o horário de saída é sempre pela manhã.
De ônibus | saindo da Rodoviária de São Luís, a viagem leva uma média de 5h e é a opção mais econômica. Geralmente, são disponibilizados 4 horários ao longo do dia. Evite filas e compre a sua passagem com antecedência.
De carro |comece pela BR-135 e depois pegue a BR-402 até Barreirinhas. A estrada é toda asfaltada, e a viagem de 4h se torna bem tranquila.
De São Luís a Atins
Não há nenhum meio de transporte de São Luís até Atins. Neste caso, será preciso seguir para Barreirinhas e, de lá, pegar uma lancha ou veículo 4×4 até Atins.
Entre Barreirinhas e Atins:
Lancha voadeira | levando cerca de 1 hora, o trajeto é feito pelo Rio Preguiça. O ponto de saída é no Cais de Barreirinhas. Aproveite e garanta já o seu transfer a Atins de lancha.
Carro 4×4 | várias agências de turismo ou locais oferecem a opção via terrestre em veículos 4×4. Neste caso, a viagem leva 1h30 e é um pouco desconfortável, já que você passará por trechos cheios de buracos.
De São Luís a Santo Amaro
Antigamente, o percurso até Santo Amaro do Maranhão era bem complicado, pois a estrada era de chão e cheia de buracos.
Hoje, todo o percurso foi asfaltado, deixando a viagem até lá bem tranquila. Ao todo, são 240 km de São Luís até Santo Amaro.
De transfer | são realizados em vans, mas o número é bem limitado. As empresas te pegam em seu hotel em São Luís e te deixam na acomodação em Santo Amaro.
De carro | siga pela BR-135 até o município de Bacabeira e, de lá, pegue a BR-402 e posteriormente a MA-320 até Santo Amaro. São aproximadamente 4h de viagem.
Entre Barreirinhas e Santo Amaro
Há vários passeios bate e volta entre Barreirinhas e Santo Amaro, que ficam a cerca de 96 km de distância.
Geralmente, eles são feitos por agências em veículos 4×4, passando entre as dunas maranhenses e lagoas incríveis.
Durante a nossa viagem por Barreirinhas, a Santur Ecoturismo nos acompanhou em todos os passeios pelos Lençóis Maranhenses.
Há ainda a possível de fazer um tour privado de 4×4 por Santo Amaro, com duração de 8 horas.
Entre Atins e Santo Amaro
Neste caso, será preciso seguir de van até Barreirinhas e, de lá, pegar uma lancha até Atins.
Como se locomover durante sua viagem pelos Lençóis Maranhenses
Para visitar as dunas e conhecer as paisagens fotogênicas dos Lençóis Maranhenses, você vai precisar fechar passeios com agência.
Somente carros 4×4 credenciados pelo ICMBIo podem circular na área do Parque Nacional. Além disso, é preciso ter muita experiência para dirigir pelas dunas, então um guia é indispensável.
Barreirinhas oferece alguns passeios fora da região do Parque Nacional, mas para todas elas também é necessário uma agência. Nós usamos a Santur Ecoturismo e recomendamos o serviço deles.
Já em Santo Amaro e Atins, é possível conhecer alguns lugares a pé, se você tiver bastante disposição para encarar a areia e o sol quente.
E independente de onde você fique, será possível circular a pé do seu hotel para o centrinho e restaurantes no fim do dia.
Onde se hospedar próximo aos Lençóis Maranhenses
Não há opções hotéis e pousadas dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Neste caso, você deverá se hospedar nos municípios que são as principais portas de entrada para o atrativo, que são eles:
- Barreirinhas;
- Atins;
- Santo Amaro do Maranhão.
E não precisa se preocupar, pois por ser uma região turística, você encontrará com tranquilidade um bom lugar para ficar.
Só é preciso dizer que, por ser destinos rústicos e do interior, as acomodações de uma forma geral são bem simples.
Onde ficar em Barreirinhas
Barreirinhas é o município com a melhor oferta de hotéis e pousadas, oferecendo mais de 200 opções para você escolher.
Apesar da simplicidade, é possível encontrar pousadas mais sofisticadas e até mesmo um resort com uma ótima infraestrutura.
Uma dica é se hospedar na Avenida Beira Rio ou bem próxima dela, pois é onde está concentrado um maior número de bares e restaurantes.
O cais com saídas dos barcos que levam até os Lençóis Maranhenses também fica nessa região.
Sugestões de hospedagens em Barreirinhas:
Pousada do Rio Barreirinhas – $$$ | com uma praia particular do Rio Preguiça, é a melhor pousada de Barreirinhas. Já o cais com saídas para os Lençóis fica a apenas 600 metros. O café da manhã cheio de variedades está incluso na diária. Confira valores.
Porto Preguiça Resort – $$$ | se você quer mais sofisticação durante a sua estadia, esse resort é uma ótima pedida, dispondo de piscinas ao ar livre, quadra poliesportiva e academia. No entanto, o centro de Barreirinhas está a 2 km. Confira valores.
Pousada do Porto – $$$ | com uma belíssima decoração rústica, está rodeada por jardins e áreas de descanso ao ar livre. O melhor de tudo é a vista, pois está situada às margens do Rio Preguiça. Confira valores.
Pousada Vilas Boas – $$ | é uma pousada bem simples, mas é muito procurada devido a sua localização excelente: fica na Avenida Beira Rio, com uma linda vista do rio e a apenas 100 metros do cais. A limpeza é impecável e tem ótimos funcionários. Confira valores.
Pousada D’ Areia – $$ | pertinho da Avenida Beira Rio e ao lado do cais do Rio Preguiças, tem quartos aconchegantes, jardins bem cuidados e um ótimo café da manhã. Confira valores.
Onde ficar em Atins
Com toda a simplicidade da região, é possível encontrar boas acomodações em Atins, no entanto, há um número bem mais limitado de pousadas por ser uma região bem pequena.
Dê preferência às hospedagens que ficam no centrinho ou à beira mar, pois você também ficará próxima de bares, restaurantes e agências de turismo para fechar os seus passeios.
Em Atins nós tivemos uma ótima estadia na La Paz Village Atins, e por isso recomendamos muito. É uma pousadinha cheia de charme e deliciosa, bem perto da praia e do centrinho. Com decoração rústica praiana, piscina, churrasqueira e café incluído. Confira valores.
Mais opções de hospedagens em Atins:
Pousada Eureka – $$$ | charmosa e com muito espaçosos verdes, essa pousada tem quartos confortáveis e uma decoração bem bonita. Ela fica bem próxima porto e centrinho da vila. Já a Praia de Atins está a apenas 250 metros. Confira valores.
Casa Acquamarina – $$ | uma das pousadas mais procuradas em Atins, é perfeita para viver a experiência de uma acomodação simples e rústica que é a característica do vilarejo. Para completar, o local está em uma chácara repleta de árvores e muito verde. Confira valores.
Estrela dos Lençóis – $$ | cercada por lindos jardins, é uma pousada simples, porém muito aconchegante, próxima ao centro e também da praia. A cordialidade dos funcionários é outro diferencial, assim como o café da manhã delicioso. Confira valores.
Pousada vila de pescador – $$ | ficando na Rua Principal, os quartos ficam em pequenos chalés com vara e rede para você descansar. Apesar da simplicidade, tem uma decoração bem lindinha e fica bem pertinho de vários restaurantes e da praia. Confira valores.
Onde ficar em Santo Amaro do Maranhão
Ao se hospedar em Santo Amaro, você ficará bem próximo de algumas das lagoas mais bonitas do Lençóis Maranhenses.
Trazendo todo aquele clima característico da região, as pousadas são simples e bem tranquilas, mas carregam todo aquele charme.
No entanto, a oferta de pousadas é bem menor se comparado à Barreirinhas, mas consegue atender muito bem todos os turistas que chegam ao município.
Para ter uma boa localização, dê preferência às hospedagens próximas ao rio.
Sugestões de hospedagens em Santo Amaro do Maranhão:
Ciamat Camp – $$$ | às margens do Rio Grande, os quartos ficam em cabanas ecológicas feitas de madeira e palha, trazendo um clima único e muito gostoso da região. Além de estar totalmente integradas à natureza, tem um restaurante com pratos deliciosos. Confira valores.
Vila do Junco – $$$ | ficando bem no centro de Santo Amaro, é mais uma hospedagem ligada ao meio ambiente, com bangalôs de madeira e teto de palha. O ambiente por aqui é maravilhoso, e você consegue sentir o cheirinho da natureza. Confira valores.
Pousada Reflexo das Águas – $$ | situada às margens do Rio Alegre, tem quartos simples, mas com tudo o que você precisa para descansar após um longo dia de passeios. A proprietária é pura simpatia e o café da manhã é muito bem servido. Confira valores.
Pousada Rio Alegre – $$ | os quartos têm uma decoração bem bonitinha, o café da manhã tem uma boa variedade e toda e pousada é bem limpa e organizada. Para quem deseja ficar no centro, a localização é ótima. Confira valores.
O que fazer nos Lençóis Maranhenses: principais passeios em cada região
Se você já se apaixonou só de olhar as fotos dos Lençóis Maranhenses, não faz ideia do que é ver pessoalmente essa verdadeira obra de arte da mãe natureza.
Acredite em mim, subir no topo de uma duna e avistar uma imensidão de lagoas e outras dunas ao horizonte é um sentimento inexplicável e emocionante.
E para você aproveitar ao máximo do destino, separamos as três principais bases do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que são as cidades de:
Agora, prepare-se para caminhar pelas dunas, se refrescar em lagoas, tomar banho de rio e até mesmo fazer passeios de quadriciclo, lancha, boia cross e muito mais!
Lençóis Maranhenses: Barreirinhas
Com cerca de 60 mil habitantes, Barreirinhas é a principal cidade base para conhecer os Lençóis Maranhenses.
Ela possui uma infraestrutura bem robusta, com boas pousadas, restaurantes e um comércio funcionando muito bem. Barreirinhas também oferece alguns dos passeios mais famosos pelos Lençóis Maranhenses, como as lagoas Azul e Bonita.
Mas além do Parque Nacional, o destino oferece outros atrativos, ideais para relaxar e apreciar a natureza depois de longos dias pelas dunas dos Lençóis.
Os principais passeios partindo de Barreirinhas são:
Circuito Lagoa Azul
Um dos passeios mais famosos dos Lençóis Maranhenses, o circuito da Lagoa Azul tem duração de meio dia, podendo ser feito no período da manhã ou da tarde.
Na minha opinião, o horário da tarde é sempre melhor, pois nos permite assistir ao espetáculo do pôr do sol.
O percurso é realizado em uma caminhonete 4×4 adaptada, com direito a muita chacoalhada pelo caminho. Depois você vai seguir em uma deliciosa caminhada de uma lagoa pra outra.
Além de passar na Lagoa Azul, o roteiro também inclui outras lagoas, que são:
- Lagoa da Preguiça
- Lagoa da Esmeralda
- Lagoa da Paz
- Lagoa do Peixe
- Lagoa do S
- Lagoa dos Toyoteiros
Importante | Vale ressaltar que, apesar de ter um roteiro pré-definido, ele pode acabar sofrendo alguma alteração de acordo com as condições das lagoas. Por isso, pode acontecer de alguma lagoa ou outra sair do roteiro para outras serem incluídas.
Como não há nenhum tipo de estrutura nas lagoas, é recomendável levar água e alguns lanchinhos. O passeio inclui o transfer de ida e volta para a sua pousada e um guia durante todo o percurso.
Circuito Lagoa Bonita
Mais um passeio que reúne algumas das mais belas lagoas dos Lençóis Maranhenses, e que já foram até cenário de novela.
Depois de 15 km percorridos de carro, os visitantes seguem a pé entre as dunas e as lagoas do circuito, que geralmente são:
- Lagoa do Maçarico
- Lagoa do Clone (recebeu esse nome devido às gravações da novela O Clone)
- Lagoa Bonita
- Lagoa do Descanso
- Ecotrilha
Para avistar as lagoas, você vai precisar subir uns 30 metros de duna no trecho inicial. Há uma escada que facilita o acesso.
A partir daí, é só curtir o visual da imensidão de dunas e lagoas dos mais variados tamanhos. É um sentimento único que você não sentirá em nenhum outro lugar.
Na parte onde os carros ficam estacionados para o passeio seguir a pé, há quiosques vendendo algumas bebidas e comidas.
Assim como o circuito anterior, a trilha para a Lagoa Bonita começa em um veículo 4×4, a única diferença é que esse roteiro inclui uma travessia de balsa pelo Rio Preguiça.
Vale saber | Para quem tem mobilidade reduzida e não pode subir a duna, não desanime, pois há a opção de realizar um trajeto alternativo de carro até a Lagoa Bonita. É importante informar isso na agência, pois nem todas oferecem essa opção.
Lagoa da Esperança
Muito visitada durante o período da seca, a Lagoa da Esperança é uma das poucas lagoas perenes dos Lençóis Maranhenses e, por essa razão, permanece com água durante todo o ano.
A sua borda tem uma vegetação de restinga e a água é escura e bem profunda, bem diferente da grande maioria das lagoas do Parque Nacional.
Mas, se a sua viagem for na época das secas, a lagoa se torna uma ótima opção de passeio.
A trilha pela Lagoa da Esperança tem duração de 6 horas, e se encerra com chave de ouro com um dos pores do sol mais bonitos dos Lençóis.
Flutuação no Rio Formiga
Uma opção de passeio bem tranquilo depois de subir e descer as dunas dos Lençóis Maranhenses.
Situado no povoado de Cardosa, o Rio Formiga é rodeado pela vegetação tropical, com diversas palmeiras nas margens e plantas aquáticas. Se tiver sorte, ainda é possível avistar macacos e aves da região.
O trajeto de Barreirinhas até o rio é por uma estrada bem ruinzinha – prepare-se para sacolejar bastante.
Depois, é só pegar sua boia e relaxar durante 1 hora, enquanto desce um trecho do rio. A experiência de flutuar pelas águas calmas do Rio Formiga é deliciosa, e as boias vão descendo pela correnteza sem você nem sentir. É só se deixar levar pela água.
Com duração de 1h20, a flutuação no Rio Formiga vai te deixar renovado!
Circuito Pequenos Lençóis: Vassouras, Mandacaru e Praia de Caburé
Ainda fora das dunas e lagoas dos Lençóis Maranhenses, em Barreirinhas você tem a oportunidade de conhecer outros lugares incríveis da região.
O tour de lancha pelo Rio Preguiça passa por uma área natural protegida que desemboca no Oceano Atlântico, por um povoado da região e finaliza em uma praia muito bonita de onde é possível ver o encontro do rio com o mar.
Confira as paradas do circuito:
Vassouras | conhecida como Pequenos Lençóis, é uma pequena vila de pescadores com lagoas, dunas de areias escuras em tons amarelados e manguezais que são o habitat do macaco-prego. Ainda na vila, há várias barraquinhas vendendo comidas típicas, água de coco e artesanato.
Mandacaru | com os barcos partindo de Vassouras, é outro povoado que fica bem próximo de Atins. Aqui, há o Farol de Preguiças, com seus 54 metros de altura. A partir dele, é possível ter uma vista bem bonita das dunas dos Lençóis Maranhenses, do Rio Preguiça e da vegetação típica da região.
Praia de Caburé | prepare-se para ver o encontro do rio com o mar, que garante uma vista e tanto. Além disso, é um ótimo lugar para almoçar, já que a região é conhecida devido aos seus pratos de frutos do mar. O descanso pós almoço na rede está garantido!
Tour de Quadriciclo
Acrescentar mais uma dose de aventura nunca é demais para explorar ainda mais as dunas, lagoas e paisagens inesquecíveis dos Lençóis Maranhenses.
São 9h de muita emoção e descobertas a partir do tour de quadriciclo pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. E se você nunca dirigiu um antes, pode ficar tranquilo, pois há uma aula explicando sobre como pilotar o veículo.
Preparado para pilotar? Agora chegou a hora seguir cerca de 50 km atravessando dunas e lagoas nesse pedaço de paraíso.
Depois, é só recarregar as energias com a parada de duas horas na Praia de Caburé, retornando para a sua pousada pronto para mais uma aventura.
Dica | os passeios pelos Pequenos Lençóis e o tour de quadriciclo passam por alguns atrativos em comum. Uma boa ideia é combinar os dois passeios em um só: você vai de lancha e volta de quadriciclo. O passeio não é vendido dessa forma, mas a Santur Ecoturismo pode organizar se você entrar em contato com antecedência.
Passeio de monomotor
Se você acha os Lençóis Maranhenses bonitos a partir do topo de uma duna, é porque você ainda não fez um passeio de monomotor.
Com duração de 30 minutos, você ficará em êxtase ao avistar uma imensidão de dunas e lagoas de diversos tamanhos e tonalidades. É um passeio contemplativo, trazendo um misto de emoções.
E além das dunas e lagoas, no passeio de monomotor pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses você irá sobrevoar manguezais, praias, rios e as comunidades de Vassouras, Mandacaru, Caburé e Atins.
A volta do passeio também é bem emocionante, sobrevoando as lagoas Azul e do Peixe, e proporcionando uma vista panorâmica de Barreirinhas. Se puder, invista no passeio porque vale a pena, mesmo sendo tão rapidinho!
Trekking nos Lençóis Maranhenses
Se você tem disposição de encarar horas e até mesmo dias caminhando pelas dunas dos Lençóis Maranhenses, o trekking é mais uma oportunidade de se conectar com a natureza e viver dias de muita emoção e adrenalina.
Porém, é importante frisar que, essa experiência é para quem realmente tem disposição para aguentar longas e exaustivas caminhadas.
Outro ponto que devo ressaltar é que você irá pernoitar em casas de famílias locais, e dormirá em uma rede.
Ou seja: não é um tipo de passeio para todos. Por isso, pense bem antes de realizá-lo.
Agora veja as opções:
- Trilha pelas Lagoas de Atins, com duração de 8h20.
- Trilha privada de Barreirinhas até Atins, com duração de 10h30;
- Trilha privada de 2 dias de Barreirinhas a Atins;
- Trilha privada de 3 dias de Barreirinhas a Santo Amaro.
Para saber mais, confira o post do blog Leve na Viagem sobre como é a Travessia dos Lençóis Maranhenses.
Lençóis Maranhenses: Atins
De clima pitoresco, o pequeno vilarejo de Atins faz parte de Barreirinhas e possui uma localização privilegiada: uma parte fica à beira-mar e, a outra, nas margens do Rio Preguiça.
Lar de atrativos únicos dos Lençóis Maranhenses, o destino também está no radar dos praticantes de kitesurfe. Por essas razões, Atins vem sendo considerada como a “nova Jericoacoara”.
O seu acesso é feito a partir de Barreirinhas, e como explicamos no início do post, há a opção de fazer uma travessia de 1h em lancha ou em veículos 4×4, passando por uma estrada de terra e areia, em um percurso que leva entre 2 e 3 horas.
As ruas do vilarejo também são de terra e areia fofa, por isso é preciso ter em mente que andar por lá não é uma tarefa tão fácil. Opte por calçados confortáveis e ideais para isso.
Já os restaurantes e agências de turismo ficam no centrinho do vilarejo. E para quem não dispensa frutos do mar, é em Atins que você vai encontrar os camarões mais famosos – e gostosos – dos Lençóis Maranhenses.
Por lá, também é possível alugar um quadriciclo em Atins e explorar vários atrativos de região.
Praia de Atins
A Praia de Atins é um paraíso que precisa ser visitado. Durante a maré baixa, formam-se bancos de areia e piscinas naturais deliciosas, além do encontro com o Rio Preguiças que deixa o visual ainda mais bonito.
E se quiser uma pitada de aventura, que tal praticar kitesurf? O esporte náutico tem se tornado um dos principais atrativos do vilarejo graças às águas perfeitas e o vento forte sobre o mar. Na praia, é possível encontrar professores e contratar aulas.
Também não deixe de conferir o pôr do sol e tomar uns drinks em alguns dos barzinhos que ficam de frente para a praia.
Canto de Atins
Outro ponto para você conhecer na sua viagem para os Lençóis Maranhenses é o Canto de Atins, localizado nas dunas mais próximas dos Lençóis Maranhenses.
É aqui que você vai experimentar os famosos camarões dos Lençóis Maranhenses, então vale planejar sua visita no horário do almoço.
Normalmente os passeios realizados por agências fazem uma parada nos restaurantes da Dona Luzia ou do Sr. Antônio. Mas nós experimentamos o restaurante da Carminha e comemos um camarão grelhado sensacional, com direito a mergulho no rio e descanso na rede após o almoço.
Ainda no Canto dos Atins, há lagoas que se encontram com o mar, e é uma delícia se refrescar por ali.
Para chegar no Canto de Atins, você pode ir de quadriciclo ou encarar uma caminhada de 1 hora a partir do centrinho. Se fechar o tour com alguma agência, já está incluso a parada aqui.
Circuito da Lagoa das Sete Mulheres e Lagoa da Capivara
Outro passeio bem conhecido em Atins é o Circuito Lagoa das Sete Mulheres e Lagoa da Capivara, Porém, ao chegarmos lá, soubemos que elas não estavam muito boas para visitação. Então acabamos não conhecendo.
Mas se o tour estiver disponível na sua viagem, já te adianto que você pode visitar as duas lagoas de uma vez, em um único passeio. E a boa é se programar para o período da tarde, podendo curtir o por do sol.
Circuito da Lagoa Tropical
Com lindos tons de azuis, a Lagoa Tropical é o principal atrativo de Atins, e sua beleza é capaz de deixar qualquer um encantado.
Localizada entre as dunas dos Lençóis Maranhenses, além da lagoa “principal”, há várias outras lagoas para você explorar nesse circuito, como a Lagoa da Esmeralda e a Lagoa da Lorena.
Geralmente, esse circuito é feito no período da tarde, e você tem o privilégio de contemplar o pôr do sol no alto de uma duna. As dunas ainda são ótimas para caminhar ou passear de buggy.
E não estranhe ao avistar animais como carneiros, cabras e cavalos. É bom comum por lá.
Foz do Rio Negro e Lagoa Verde
Não seria nada mau tomar um banho de cachoeira à beira mar, outro privilégio dos Lençóis Maranhenses.
Embora esse atrativo só possa ser visitado quando o rio tem água, a Foz do Rio Negro também nos convida a conferir o encontro do rio com o mar.
Durante o percurso, você ainda irá visitar algumas lagoas interdunares, que são formadas devido às chuvas entre os recôncavos das dunas. Uma delas é a Lagoa Verde, que fica bem próxima à praia do Parque Nacional.
Lençóis Maranhenses: Santo Amaro do Maranhão
Santo Amaro do Maranhão consegue surpreender ainda mais no quesito beleza, pois as lagoas mais bonitas dos Lençóis Maranhenses você encontra aqui.
Com aproximadamente 16 mil habitantes e a pouco mais de 58 km de Barreirinhas, a cidade está bem do ladinho do Parque Nacional dos Lençóis, e por isso tem roteiros impressionantes.
A cidade em si é bem tranquila, de clima familiar e com todo aquele aconchego do interior.
O centrinho é até bem movimentado, com parquinho, igreja, lojinhas, agências, quiosques e restaurantes. Só fique atento, pois grande parte dos estabelecimentos fecham às 21h30.
E devido à proximidade com o Parque Nacional dos Lençóis, você levará menos tempo no deslocamento dos passeios.
Dá até pra conhecer algumas lagoas mais próximas a pé, contando com uma boa disposição para caminhar pelas dunas.
Outro ponto positivo de Santo Amaro é que, apesar de ter as lagoas mais bonitas, é muito mais fácil encontrar elas vazias do que as de Barreirinhas, pois a cidade recebe menos turistas.
Ou seja, seu passeio será mais tranquilo e, de certa forma, mais privativo.
Veja o que fazer nos Lençóis Maranhenses a partir de Santo Amaro:
Lagoa das Emendadas
Um dos passeios mais famosos de Santo Amaro do Maranhão, e um dos nossos preferidos. A Lagoa das Emendadas fica entre dunas altíssimas, de onde é possível ver os Lençóis Maranhenses por vários quilômetros, e é claro que a vista é espetacular!
O passeio é feito em um veículo 4×4 e depois por uma caminhada de aproximadamente 2 horas até a Lagoa das Emendadas, que recebeu esse nome devido a duas lagoas que se conectam em períodos de cheia.
Ao chegar até ela, prepare-se para ficar hipnotizado com suas águas cristalinas, que vão ficando mais escuras pelo meio, onde é bem fundo.
Já o caminho de volta é presenteado por um lindo pôr do sol. No nosso caso, nós esperamos o sol baixar completamente e curtimos uma caminhada pelos Lençóis totalmente no escuro. Uma experiência surreal de maravilhosa!
Lagoa da Gaivota
Por estar bem próxima da cidade, a Lagoa da Gaivota pode ser acessada tanto em um tour em veículo 4×4 com agência ou caminhando, mas a presença de um guia é sempre importante.
Considerada o principal atrativo de Santo Amaro do Maranhão, suas águas cristalinas já foram cenário do filme “Casa de Areia”.
Além disso, a lagoa está situada em uma área de nidificação de gaivotas, em que é possível observar as aves. Isso explica o porquê da lagoa ter sido batizada com esse nome.
O passeio também passa por outras lagoas, como da Andorinha, Cajueiro e Maçarico. Não que isso seja um problema, pois nunca será demais conhecer as belíssimas lagoas dos Lençóis Maranhenses, né?!
Lagoa da Betânia
Bem semelhante com a Lagoa da Esperança em Barreirinhas, a Lagoa da Betânia também é um curso do rio interrompido pelas dunas, localizado no povoado de mesmo nome.
Considerado um dos principais circuitos de Santo Amaro, a lagoa consegue agradar tranquilamente graças à sua diversidade, onde a água do rio se mistura com a lagoa.
Sem falar de uma belíssima variação de cores das lagoas próximas e do campo de dunas ao horizonte, tornando este atrativo ainda mais especial.
Durante o percurso, você irá passar por outras lagoas, mas nem sempre o roteiro é igual. No entanto, as mais visitadas costumam ser:
- Lagoa da Serra;
- Lagoa do Espigão;
- Lagoa Junco;
- Lagoa Bela;
- Lagoa do Amor;
- Lagoa da Passarela.
Você não irá passar por todas elas, mas independentemente de quais estejam no seu roteiro, você irá se apaixonar por esse passeio nos Lençóis Maranhenses!
Circuito Lagoa das Américas
Cansado de roteiros em carros 4×4? Então chegou a hora de conhecer a Lagoa das Américas, atravessando o Rio Alegre.
Podendo escolher entre fazer o percurso de barco ou de lancha, todo o caminho é muito bonito e merece ser registrado.
Ao final do trajeto pelo rio, você seguirá caminhando por cerca de uma hora por um campo de dunas, até finalmente chegar nas lagoas do circuito.
A mais famosa é a Lagoa das Américas, e por isso o passeio foi batizado com esse nome, mas há outras muito bonitas para serem visitadas.
Rio Alegre
Santo Amaro do Maranhão é cercado pelo Rio Alegre, e por isso é uma parada perfeita para descansar após um dia de passeios pelos Lençóis Maranhenses.
Há vários locais de banho para você dar aquele mergulho delicioso em sua água limpa, clarinha e com pouquíssima correnteza.
Onde comer: dicas de restaurantes nos Lençóis Maranhenses
Com pratos típicos da região, é possível encontrar bons restaurantes com aquele temperinho caseiro de dar água boca!
E além dos famosos camarões dos Lençóis Maranhenses, tem muito prato de frutos do mar para você experimentar.
Confira nossas sugestões nas três cidades bases:
Barreirinhas
A Canoa – $$$ | é um dos restaurantes mais conhecidos de Barreirinhas, ficando no agito da Avenida Beira Rio. O cardápio é bem variado, que vai desde petiscos, até pratos mais sofisticados, como carnes, massas e frutos do mar.
Bambaê – $$ | apesar da distância do centro, é bem procurado pelos turistas. Tem um cardápio delicioso de frutos do mar e outras especialidades da região, como a galinhada. O ambiente é muito agradável e fica de frente para o Rio Preguiças.
Divino Cafeteria – $$ | que tal um cafezinho? Essa cafeteria é super charmosa, com uma decoração moderna bem lindinha e opções deliciosas de doces e salgados. E ainda fica bem próxima à Avenida Beira Rio.
Atins
Restaurante Cantos dos Lençóis – $$ | também conhecido como o Restaurante do Sr. Antônio, é onde você vai encontrar o melhor camarão grelhado dos Lençóis Maranhenses, além da simpatia do dono. O local é simples e muito agradável, com todo aquele clima da região.
Mangue Restaurante Atins – $$ | a unidade de Atins também conta com uma comida excelente, preço justo e um ótimo atendimento. Os pratos são muito bem servidos e com um sabor inconfundível.
Restaurante Céu Aberto – $$ | também especializado em frutos do mar e em comida sul-americana maravilhosa, tem uma decoração rústica característica da região. Outro destaque é a simpatia da dona e dos funcionários.
Santo Amaro do Maranhão
Dunas Bistrô – $$ | com um estilo rústico e o teto feito de palha de palmeiras, é um lugar muito bonito e mais sofisticado. E melhor ainda são os pratos de frutos do mar, muito bem servidos.
Sol de Amaro – $$ | muito aconchegante, o restaurante tem uma área com redes em que é possível relaxar enquanto aprecia o pôr do sol. Tem um ótimo atendimento e comidas deliciosas.
Agua Doce – $$ | uma comida caseira saborosa e muito bem servida, além disso tem um precinho bem especial. O local é bem simples, mas tem todo aquele aconchego da região.
Mais dicas de viagem para os Lençóis Maranhenses
Como fechar e como são feitos os passeios pelos Lençóis Maranhenses
É possível agendar o seu passeio diretamente com uma agência ou pela sua pousada, que oferecem serviço de passeios ou indicam parceiros.
Em Barreirinhas nós fechamos tudo com antecedência com a Santur Ecoturismo. Recomendo fazer o mesmo, principalmente por ser o destino mais buscado dos Lençóis Maranhenses.
Ao contratar o seu passeio, o guia irá te buscar na porta da sua pousada e também levá-lo de volta.
A maioria dos passeios pelos Lençóis Maranhenses são feitos em carros 4×4, conhecidos como jardineiras, que possuem uma cabine aberta com cadeiras para os turistas se sentarem.
Outras possibilidades são os passeios de lancha, quadriciclo, monomotor e a pé. No entanto, todas as opções exigem a presença de um guia autorizado.
Lençóis Maranhenses: quando ir
A melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses é quando as lagoas estão cheias e os dias são ensolarados, com os raios de sol refletindo sobre as águas e dando aquele contraste ainda mais bonito.
E para conhecer o destino desse jeitinho único e especial, é necessário esperar o período das chuvas passar, que começa em janeiro e termina em junho. E quanto mais chover, mais cheias as lagoas vão ficar.
Por isso, junho, julho e agosto se tornam os melhores para visitar os Lençóis Maranhenses, pois as chuvas já diminuem significativamente a partir de junho. Então, até o mês agosto, você irá encontrar lagoas bem cheias para mergulhar.
Só fique atento ao período da alta temporada, que acontece no mês de julho por conta das férias escolares e também no mês de agosto, quando os Lençóis Maranhenses recebem turistas estrangeiros.
Se quiser arriscar, durante os meses de abril e maio as lagoas ficam ainda mais cheias, mas como é o período das chuvas, você pode acabar pegando dias bem chuvosos por lá, o que pode atrapalhar o seu passeio.
Agora, é no mês de setembro que as lagoas começam a ficar mais vazias, piorando ainda mais nos meses de novembro e dezembro, o auge do período da seca.
Por essa razão, as chances de você ver alguma lagoa cheia são bem mínimas.
Mas como as condições climáticas costumam mudar todos os anos, o ideal é consultar as agências de turismo locais e o ICMBio.
Quantos dias para conhecer os Lençóis Maranhenses
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ocupa uma área imensa, sendo que grande parte das suas atrações ficam nos municípios de Barreirinhas, Atins e Santo Amaro.
Por conta disso, o ideal seria ficar de 7 a 10 dias para conhecer os atrativos das três bases principais.
Há ainda as agências que oferecem um passeio de bate e volta saindo de São Luís, mas nem considere essa opção. É uma verdadeira loucura fazer um deslocamento desses para não conseguir ver quase nada dos Lençóis.
Se a sua disponibilidade estiver mais limitada, reserve até 7 dias para conhecer duas bases ou 4 dias para conhecer apenas uma região.
Como eu tenha a certeza de que você irá se apaixonar pelo lugar, é só se planejar para retornar ao destino e explorar os outros atrativos e regiões dos Lençóis Maranheses
Dicas extras para curtir os Lençóis Maranhenses
- Leve repelente, pois os mosquitos perturbam mesmo, seja nas pousadas ou durante os passeios.
- Também leve bebidas e comidas para os passeios, pois dificilmente você encontrará um lugar no meio dos Lençóis Maranhenses que venda algum tipo de lanche, exceto os passeios que incluem parada para o almoço.
- Como foi dito no tópico de Atins, suas ruas são de terra e areia fofa, por isso evite tênis ou sapatos mais “finos”. Opte por chinelos, principalmente na areia fofa.
- É comum encontrar lagartixas e pererecas nas acomodações, principalmente em Atins. E é claro que você não irá fazer nenhum mal a elas.
- Evite excessos. Uma viagem para os Lençóis Maranhenses não necessita de inúmeras roupas e acessórios. Leve somente o necessário e o que condiz com o tipo de viagem. Priorize as mochilas, até porque não é o tipo de lugar para ficar carregando uma mala de rodinhas.
- Raramente você terá sinal de telefone/internet. A pousada pode até ter wi-fi, mas não há garantias que ele irá funcionar.
- Tenha sempre dinheiro em espécie, pois nem todos os estabelecimentos e agências aceitam cartões.
Agora você tem tudo o que precisa para fazer sua viagem aos Lençóis Maranhenses!
Se você ainda tinha alguma dúvida sobre o que fazer nos Lençóis Maranhenses, agora você tem total certeza que uma viagem para o destino é imperdível e uma experiência única.
As dunas e lagoas dos lençóis parecem ter saído diretamente de um lugar mágico, e encantam todas as pessoas que passam por ali.
E agora que você já tem todas as dicas para viajar até o destino, é só arrumar as malas e viver dias inesquecíveis!
Depois conte pra gente como foi a sua experiência.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Muito bom!!! bem detalhado
Que bom que de alguma forma conseguimos ajudar.
Muito gostoso de ler, parabéns!!!!!!!
Que mensagem boa de receber! Muito obrigado!