Escrito por Kamilly Doria
20 de dezembro de 2021

Que tal acrescentar ainda mais emoção durante a sua visita nas Cataratas do Iguaçu? Saiba que o passeio no Macuco Safari é outra atração imperdível e que não pode ficar de fora da sua programação! 

Se contemplar uma das Sete Maravilhas da Natureza já é uma experiência incrível, imagina então poder se refrescar em uma de suas 280 quedas? Isso se torna possível com o Macuco Safari, um passeio de bote no Rio Iguaçu em meio às Cataratas! 

E se você quer vivenciar essa adrenalina, vem com a gente que eu te conto tudo sobre o Macuco Safari! 

Aproveite e garanta já o seu ingresso para o Macuco Safari 

Veja também:  

Onde ficar em Foz do Iguaçu 

Com ótimas opções de hospedagem, os hotéis e pousadas na cidade de Foz do Iguaçu vão te atender perfeitamente. 

Aqui, você vai encontrar hotéis econômicos, pousadas charmosas e até mesmo resorts com muito lazer e sofisticação. 

Confira nossas sugestões de hospedagem nas principais localidades da cidade: 

Centro | Bogari HotelPop Hotel e San Juan Tour Foz 

Arredores do Centro | JL Hotel by BourbonPousada Rio das Aguas e Hotel Trevita Foz 

Avenida das Cataratas | Bourbon Cataratas do Iguaçu ResortVivaz Cataratas Hotel Resort e Hotel Colonial Iguaçu 

Parque Nacional do Iguaçu | Hotel das Cataratas (sim, um hotel dentro do Parque Nacional do Iguaçu!) 

Ponte da Amizade | Hotel ParadizzoHotel Portinari Foz e Hotel Dove. 

Macuco Safari em Foz do Iguaçu: saiba todos os detalhes desse passeio imperdível 

Neste post, você vai ver: 

  1. Ingresso: como comprar e quanto custa 
  2. Como chegar  
  3. Como é o passeio no Macuco Safari 
  4. O Macuco Safari vale a pena 
  5. Segurança: o Macuco Safari é perigoso? 
  6. O que levar 
  7. Quanto tempo dura o passeio  
  8. Qual a melhor época para fazer o passeio 
  9. Qual o melhor horário para o passeio 

1. Ingressos: como comprar e quanto custa o Macuco Safari 

A primeira informação que você deve saber para planejar seu passeio do Macuco Safari é como garantir seu ingresso.  

Há duas opções: ele pode ser comprado online no site oficial, ou ainda na bilheteria do próprio Macuco Safari, já dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Como o passeio é bem concorrido, minha sugestão é que você compre online com antecedência. 

Ingresso em mãos do Macuco Safari
Ingresso do Macuco Safari

O Macuco Safari (selva + barco) custa R$297 para adultos. Já crianças de 7 a 11 anos pagam R$148,50, válido também para adultos acima de 60 anos. Menores de 6 anos tem a entrada gratuita. 

Além do passeio de bote nas cataratas, o Macuco Safari também oferece outros passeios, e você pode conferir todas as opções no site oficial

2. Como chegar no Macuco Safari  

O Macuco Safari está localizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu, que fica na BR 469, km 18, a cerca de 15 km do Centro de Foz do Iguaçu.  

O acesso até o parque é bem fácil, podendo ser feito de carro, aplicativo de corrida, ônibus da linha 120 (que partem do Terminal de Transporte Urbano), agência ou transfer. 

Ao chegar na entrada do parque, mais precisamente no Centro de Visitantes, basta pegar o ônibus panorâmico e desembarcar na primeira parada, onde está localizado o centro de recepção do Macuco Safari. 

Caso você prefira fazer o Macuco Safari depois de ter feito a trilha das Cataratas – que foi a minha opção – você só precisa pegar o ônibus panorâmico próximo ao Restaurante Porto Canoas e desembarcar na última parada antes do Centro de Visitantes, onde é a parada do Macuco Safari. 

Importante | para chegar até o centro de recepção do Macuco Safari, é necessário que você tenha o ingresso do Parque Nacional do Iguaçu em mãos. 

3. Como é o passeio do Macuco Safari 

Atuando há 35 anos dentro do Parque Nacional do Iguaçu, o Macuco Safari é a melhor forma de encerrar o seu dia pelas Cataratas do Iguaçu.   

E por estar dentro do parque, o ideal é que você faça o passeio no Macuco Safari no mesmo dia que você irá visitar as Cataratas do Iguaçu.  

O passeio do Macuco Safari é dividido em três partes:  

  • trilha em um trenzinho elétrico 
  • trilha de 600 metros a pé (essa parte é opcional) 
  • passeio de barco pelo Rio Iguaçu e Cataratas 

Mas para te ajudar, separamos todas as etapas do Macuco Safari, para você ficar por dentro de todos os detalhes: 

Para conseguir encaixar perfeitamente o Macuco Safari no seu dia de passeio pelo Parque Nacional do Iguaçu, sugiro que você leia o nosso post sobre como é a visita nas Cataratas do Iguaçu

Centro de Recepção 

O ponto de partida para o passeio do Macuco Safari é no centro de recepção, que possui uma ótima infraestrutura.  

É aqui que você irá encontrar a bilheteria, uma loja de souvenirs, banheiro e uma área com banquinhos para você sentar enquanto espera o trenzinho elétrico sair.  

Aqui, você também vai ver alguns exemplares de ovos da ave Macuco e, com isso, descobrir a origem do nome do passeio. 

Uma outra curiosidade é sobre as Olimpíadas Rio 16: o diretor comercial do Macuco Safari teve a honra de carregar a tocha olímpica Rio 2016 em um percurso de 4 km pelo Rio Iguaçu.  

Ovos de Macuco e a Tocha Olímpica

Hoje, há uma réplica da tocha no centro de recepção do Macuco Safari, exposta ao público.  

Trilha no trenzinho elétrico 

Com os grupos de visitantes já estabelecidos, chegou a hora de iniciar o seu passeio de trenzinho elétrico.  

Trem elétrico do Macuco Safari
Trenzinho elétrico

O percurso, de aproximadamente 3 km, é feito em menos de 15 minutos em meio à mata, e durante todo o caminho, há um guia falando sobre algumas características e curiosidades da Mata Atlântica, como a fauna e flora. 

Essa parte é bem bacana, pois você conhece árvores com mais de 200 anos e curiosidades sobre frutas da região. 

Trilha de 600 metros 

Ao desembarcar do trenzinho, há uma outra trilha guiada, mas agora de 600 metros e realizada a pé. Essa parte do passeio, no entanto, é opcional, e você pode trocar de veículo e seguir até a base principal do Macuco Safari, onde acontece o passeio de bote.

Eu optei por fazer a trilha, pois queria aproveitar ao máximo cada etapa do passeio. O percurso é bem tranquilo, e você caminha sobre uma estrutura de metal em meio à Mata Atlântica. 

Caminho entra e mata atlântica no Parque Nacional do Iguaçu
Todo o percurso é muito bonito

Durante essa etapa, o guia também fala sobre outras curiosidades da mata, além de histórias sobre o surgimento das Cataratas do Iguaçu.  

Base principal do Macuco Safari  

Depois da trilha de 600 metros, você chega até a base principal do Macuco Safari, onde você finalmente irá percorrer as águas do rio Iguaçu. 

Na base principal do passeio, você terá acesso a uma loja de conveniência, banheiros com vestiários e armários para colocar os seus pertences.   

Dica importante | Caso você esteja viajando com mais uma pessoa, apenas um armário é o suficiente, pois ele cabe tranquilamente até três mochilas médias. Meu conselho é que você troque de roupa ou tenha uma extra, pois após o passeio, você estará extremamente molhado

Roupas trocadas e pertencentes guardados? Chegou hora de descer até o píer de embarque. Essa descida é feita em um estilo de bondinho funicular. O trajeto é bem rápido e em menos de 3 minutinhos você já está lá embaixo. 

Ao chegar no píer, você recebe o colete salva-vidas – que deve ser usado durante todo o passeio – e entra dentro do bote.  

Antes de prosseguir, o mesmo guia das trilhas anteriores pergunta qual a modalidade do passeio que você quer fazer: seco ou molhado (passando por debaixo de uma das quedas). 

É claro que eu escolhi o molhado, pois quem está na chuva é pra se molhar, né?

Com todos sentados e após ouvir as normas de segurança da equipe do Macuco Safari, finalmente o nosso passeio pelas águas do Rio Iguaçu começa, e você vai ver ter o privilégio de sentir toda a energia maravilhosa desse lugar! 


Realizando o passeio no Macuco Safari nas Cataratas do Iguaçu 

A primeira parada do passeio é bem próxima às Cataratas do lado argentino, com uma beleza inimaginável. Durante o nosso passeio, a luz do sol estava refletindo sobre as quedas, e tudo ficou ainda mais bonito.  

Também é nessa hora que é permitido se levantar e registrar esse momento único em fotos. Por ainda estar longe das quedas, não é necessário usar a capa de protetora de celular aqui. 

Rio Iguaçu e ao fundo as quedas das Cataratas do Iguaçu
Parada para contemplação. A foto perdeu um pouco da qualidade porque esqueci de retirar a capa protetora rs

Depois dessa pausa, que dura uns 10 minutinhos, o bote segue para o ápice do passeio, e após mais alguns minutos pelo Rio Iguaçu, você estará lá: de frente para o maior conjunto de quedas d’água do mundo! 

Apesar do barco não chegar tão próximo das maiores quedas – por questões de segurança – a emoção e adrenalina de estar ali é indescritível. Eu não conseguia tirar o sorriso do meu rosto por nenhum segundo. 

Mas não pense que o passeio acaba por aqui, pois a parte mais emocionante é justamente agora: o condutor do bote começa a se aproximar de uma das quedas – menos volumosa, é claro. 

Barco chegando próximo às quedas das Cataratas do Iguaçu
Instantes antes de tomar aquele banho gelado das Cataratas do Iguaçu! Foto: Elias Rovielo / Flickr

E conforme o condutor vai se aproximando, mais você vai sentindo toda a adrenalina e emoção por estar diante dessa perfeição da natureza. E em questões de segundos, você toma um verdadeiro banho nas Cataratas do Iguaçu. 

A única coisa que eu posso dizer é que é um sentimento indescritível, e você não vai sentir isso em nenhum outro lugar.  

Depois de sentir a força das Cataratas do Iguaçu, a volta para a base do Macuco Safari também oferece boas doses de adrenalina e paisagens deslumbrantes. 

Finalizo a experiência do Macuco Safari em apenas uma frase: aproveite cada segundinho desse momento mágico! 

4. O Macuco Safari vale a pena? 

Falo com toda a certeza do mundo que sim, vale MUITO a pena!  

Não existe sensação mais gostosa do que tomar um banho nas Cataratas do Iguaçu e ver de pertinho uma das maravilhas da natureza. É adrenalina e emoção do início ao fim! 

Essa experiência que o Macuco Safari nos oferece é única, e por isso eu digo que não pode ficar de fora da sua lista de passeios em Foz do Iguaçu.  

5. Segurança: o Macuco Safari é perigoso? 

Essa é uma dúvida de muitos viajantes. Afinal, estamos falando de um passeio em meio às águas agitadas das Cataratas do Iguaçu.  

Mas já adianto a sua dúvida e digo com muita certeza que o Macuco Safari tem todo o cuidado e segurança com o seu passeio.  

Durante todo o trajeto – na selva e no bote – a equipe sempre reforça as normas de segurança.  

E por não ter restrição de idade, crianças de qualquer idade podem fazer, e cabe aos pais incluir ou não a criança nessa aventura. 

No dia que eu fiz o passeio, tinham algumas crianças no bote, e elas ficaram tão maravilhadas quanto eu. 

6. O que levar para o Macuco Safari  

Vem conferir uma listinha de itens essenciais para o seu passeio no Macuco Safari:

  • Roupas extras (pois você irá sair totalmente encharcado de lá);  
  • Chinelos (seus tênis/sapatos também ficam encharcados); 
  • Repelente; 
  • Protetor Solar;  
  • Um saquinho para guardar a roupa molhada; 
  • Protetor de celular (capa impermeável). 

Extra | capa de chuva não funciona, e você vai sair de lá molhado do mesmo jeito. E a graça do Macuco Safari é justamente essa: se molhar nas Cataratas do Iguaçu!  

7. Quanto tempo dura o passeio no Macuco Safari? 

Ao todo, somando o percurso no trenzinho elétrico, a trilha de 600 metros e o passeio de barco, o Macuco Safari dura cerca de 2h.  

Esse horário, no entanto, também vai depender da quantidade de turistas no dia em que você for realizar o passeio.  

Quando nós chegamos no centro de recepção, ficamos esperando uns 15 minutinhos até embarcar no trenzinho elétrico, mas éramos os primeiros da fila.  

Minha dica é você chegar um pouco antes, com 20 a 30 minutos de antecedência. Dessa forma, você consegue até mesmo adiantar o seu passeio e evitar filas.  

8. Qual a melhor época para fazer o Macuco Safari 

Por ser um passeio de aventura, o Macuco Safari realiza a atividade somente quando as condições climáticas estão favoráveis.  

Por isso, é muito importante que você fique de olho na previsão do tempo no período em que pretende fazer o passeio.  

No entanto, considero o verão e a primavera (novembro e dezembro) as melhores épocas para fazer o Macuco Safari. Água combina com sol e calor, né? E nada melhor que se refrescar tomando um banho nas Cataratas! 

Bote do Macuco Safari passando pelo rio iguaçu
O passeio do Macuco Safari é perfeito em dias de calor. Foto: Elias Rovielo / Flickr

Mas é preciso ficar atento, principalmente no verão, que é o período mais chuvoso na região. Quando as Cataratas ficam com um grande volume d’água, os passeios são suspensos, priorizando a segurança de todos.  

Já durante o inverno, que é o período das secas, já acontece o inverso: as Cataratas ficam com a vazão abaixo da média, o que também pode suspender o Macuco Safari.  

Eu fiz o passeio em novembro, na segunda semana do mês. O tempo estava super favorável e o nível das águas estava perfeito. 

Mas não tem jeito: é preciso acompanhar a previsão do tempo e escolher o dia certo para fazer o Macuco Safari. 

9. Qual o melhor horário para fazer o passeio?  

Não existe um horário específico para realizar o passeio do Macuco Safari, que funciona das 9h às 17h. No entanto, há algumas dicas para quem quer aproveitar ainda mais.  

Tente fazer o Macuco no período da tarde, depois de ter percorrido a trilhas das Cataratas. Também é importante que você vá alimentado, afinal, adrenalina faz a gente gastar energias, né?  

Nós chegamos até a sede por volta das 14h, e até fazer o passeio no bote, já eram 15h. A luz do sol não estava tão intensa, e nem batendo exageradamente no nosso rosto. Dessa forma, conseguimos aproveitar bem cada minutinho. 

Mas se quiser pegar o finalzinho da tarde, com o início do pôr do sol, o horário depois das 16h é ainda mais perfeito!  

Aproveite e garanta já o seu ingresso para o Macuco Safari 

O passeio no Macuco Safari é uma experiência inesquecível! 

Depois de ler o passo a passo sobre como é o passeio no Macuco Safari em Foz do Iguaçu, aposto que você ficou com ainda mais vontade de fazer!  

Não existe nada melhor que finalizar o seu dia de passeio pelas Cataratas do Iguaçu com o Macuco Safari, e além de se refrescar em uma de suas quedas, você ainda vai conhecer um pouco mais sobre a fauna e flora do Parque Nacional do Iguaçu. 

E depois de sentir toda a adrenalina e emoção, você ainda vai sair com um gostinho de quero mais – eu quase me escondi no bote pra poder fazer o passeio de novo rs. 

Foto de destaque: Passeio do Macuco Safari. Fotógrafo: Zig Koch – MTUR

Escrito por Kamilly Doria
Ka é nossa colaboradora de conteúdo no blog. É atriz, jornalista e feliz. Mãe de duas gatas, é apaixonada por animais e amante da arte. Seu sonho é carregar uma mochila repleta de culturas e histórias.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você


Deixe o seu comentário

2 comentários em “Macuco Safari Foz do Iguaçu: dicas + informações do passeio”