Escrito por Kamilly Doria
10 de fevereiro de 2022

Águas mornas e um mar cristalino para chamar de seu: conheça as melhores praias de Aracaju e deixe a sua viagem para a capital sergipana ainda mais incrível! 

Nós já mostramos por aqui um guia completo de Aracaju com todas as atrações do destino – não deixe de conferir para montar seu roteiro!  

Mas agora é hora de falar exclusivamente sobre seu litoral:além de conferir as melhores praias de Aracaju, você também vai ficar por dentro dos passeios imperdíveis para as ilhas da capital. Vem conferir e bom mergulho! 

Quais são as melhores praias de Aracaju para se hospedar?  

Com uma ótima rede de hotelaria, Aracaju oferece acomodações que vão agradar tranquilamente o seu estilo de viagem.  

E se você deseja se hospedar próximo à alguma praia da cidade, nós sugerimos esses três bairros: 

  • Praia e Orla de Atalaia  
  • Praia de Aruana  
  • Coroa do Meio 

Praia e Orla de Atalaia 

A Orla é um dos locais mais frequentados em Aracaju e conta com uma excelente infraestrutura de hotéis, pousadas, bares e restaurantes, além do comércio em geral. Por isso, muitas pessoas optam pela hospedagem ali 

  • VIDAM Hotel Aracaju – $$$ | hotel luxuoso de 5 estrelas a apenas 400 metros da Praia do Atalaia. Conta com piscina ao ar livre, centro de bem-estar e quartos impecáveis, com opções com banheira de hidromassagem e vista para o mar. Confira valores
  • Del Mar Hotel – $$ | um excelente custo-benefício, oferecendo duas piscinas, quadra de tênis academia e tratamentos de beleza e massagens. Já os quartos são bem decorados e equipados. Confira valores
  • Real Praia Hotel – $$ | outra opção por um ótimo preço e sem perder a qualidade dos serviços. Oferece quartos confortáveis, salão de jogos, piscina e academia. Confira valores

Praia de Aruana  

Continuação da Orla de Atalaia, está próxima a Orla Pôr do Sol, que leva até a ilha de Crôa do Goré.   

  • Aruanã Eco Praia Hotel – $$$ | situada à beira mar, é uma hospedagem ecológica e está cercada pela vegetação nativa e dunas. Toda a propriedade oferece uma decoração rústica e artesanal. Confira valores
  • Pousada Acalanto – $ | simplicidade e um bom custo-benefício, ficando a apenas a 300 metros da praia de Aruana. Confira valores

Coroa do Meio 

O bairro de classe média alta de Aracaju e onde está o maior shopping da cidade, o Riomar. Também é aqui que fica a foz do Rio Sergipe, além da proximidade com a Praia dos Artistas e a Praia de Atalaia. 

  • Hotel Terra do Sol – $$ | quartos aconchegantes e muito bem decorados por um preço super acessível. Oferece piscina ao ar livre e um excelente café da manhã. A Praia do Atalaia fica a apenas 650 metros. Confira valores
  • Hotel Pousada do Farol – $ | com três opções de piscinas e a 200 metros da Praia do Atalaia, esse hotel pousada conta com quartos bem equipados, terraço e café da manhã delicioso. Confira valores

Para mais sugestões, confira o nosso post sobre onde ficar em Aracaju: principais regiões e os 15 melhores hotéis.

Conheça as 10 melhores praias de Aracaju (e arredores)  

O Sergipe é mais um destino incrível do nordeste brasileiro, e ganha um lugar de destaque quando o assunto é praias paradisíacas.  

Com belíssimos cenários, o litoral de Aracaju – capital do estado – oferece praias de águas quentes e cristalinas para você aproveitar e muito durante a sua viagem por lá.  

Por aqui, você vai encontrar desde praias que mais se parecem uma piscina natural, até as mais agitadas que proporcionam boas ondas para surfar. Também há opções para quem gosta de praias mais badaladas ou praias mais afastadas e vazias.  

E para você curtir ao máximo o litoral sergipano, confira as 10 melhores praias de Aracaju

  1. Praia e Orla de Atalaia
  2. Praia dos Artistas 
  3. Praia de Aruana 
  4. Praia do Sarney 
  5. Praia do Robalo 
  6. Praia dos Náufragos 
  7. Praia do Refúgio 
  8. Praia do Mosqueiro 
  9. Praia do Saco 
  10. Praia do Pirambu 

1. Praia e Orla de Atalaia  

Considerada uma das melhores praias de Aracaju e a mais famosa da cidade, a Praia de Atalaia é uma das mais buscadas pelos turistas.  

Ao todo, são 6 km de extensão de areia para você curtir e uma água morninha para tomar aquele banho gostoso. Mas fique atento, pois o mar costuma ser agitado. 

Vendedor ambulante na Praia de Atalaia em Aracaju
Larga faixa de areia na Praia de Atalaia. Foto: Rubem Porto Jr

E se você quiser sair de água e ir direto almoçar, a praia conta com bares e quiosques. Ainda no calçadão, há chuveiros para tomar uma ducha após sair do mar e da areia.  

Outro atrativo é a limpeza do local: a praia costuma estar sempre cuidada e sem sujeira ao longo da orla.  

Além disso, a Praia de Atalaia conta com uma excelente infraestrutura, repleta de hotéis, bares e restaurantes. 

Outro atrativo por aqui é a Orla de Atalaia, que oferece quadra de esportes variados, como basquete, futebol, tênis e vôlei. Para os skatistas, há uma grande pista, além de pista de competição de kart.  

Durante as festas de São João, ocorrem quadrilhas, venda de comidas típicas e apresentações de forró no local. 

Ainda nessa região, você irá encontrar a Passarela do Caranguejo e a Passarela do Artesão, onde tem uma feira de artesanato para garantir itens e produtos típicos do nordeste.  

O letreiro “Eu amo Aracaju” e os Arcos da Orla de Atalaia também ficam por aqui, e garante aquela foto clássico de viagem. 

Letreiro e Arcos da Orla de Atalaia
Letreiro e Arcos da Orla de Atalaia. Foto: Cleverton Ribeiro – MTur / Flickr

Como chegar | a Praia e Orla do Atalaia fica na Avenida Santos Dumont, onde é possível estacionar. 

2. Praia dos Artistas 

Também conhecida como Havaizinho, a Praia dos Artistas é uma continuação da Praia de Atalaia, ficando na direção norte.  

Ela oferece um mar de águas claras, mas com ondas agitadas que chamam a atenção dos turistas. A partir daqui, você também pode ver a Foz do Rio Sergipe se encontrando com o mar, oferecendo um visual muito bonito.  

A praia também é bastante movimentada, tanto no período do dia, quanto à noite, nos bares e restaurantes próximos. 

Como chegar | fica na Av. Santos Dumont, próxima ao bairro Coroa do Meio. 

3. Praia de Aruana 

Com quiosques, restaurantes, barracas e música ao vivo, a Praia de Aruana oferece uma vida noturna bem agitada. E devido à sua excelente infraestrutura, é considerada uma das melhores praias de Aracaju.  

Localizada próxima à Atalaia, possui uma faixa de areia que é muito boa para caminhadas e tomar aquele banho de sol.  

Já as águas do mar são um pouco agitadas e com ondas, mas com um cuidado redobrado, os banhistas conseguem entrar. 

E se você gosta de sossego e lugares mais calmos, recomendo que conheça a praia durante os dias da semana, em que o movimento é baixo. 

Um lado negativo, no entanto, é que a acessibilidade do local não é adequada para pessoas com dificuldade de locomoção, visto que a distância entre a rua e o mar é grande.  

Como chegar | saindo da Orla de Atalaia, são 5 km até a Praia de Aruana, podendo fazer o percurso a pé. Se você estiver de carro, há estacionamento por lá. De ônibus, você deve pegar a linha 600-1 na Orla de Atalaia e o ônibus 600-2 para retornar.  

4. Praia do Sarney 

Rodeada por coqueiros e com uma extensa faixa de areia, a Praia do Sarney é ideal para praticar esportes como vôlei e futebol de areia.  

Além de oferecer águas mornas, seu mar de águas azuis cristalinas é um convite irrecusável para a prática de snorkel. Já os ventos fortes são ideais para praticar kitesurf. 

Por aqui também há um bom número de restaurantes e bares, que vão atender perfeitamente o seu paladar. 

Como chegar | fica entra e Praia de Aruana e a Praia do Robalo, sendo acessada pela Av. Santos Dumont. 


5. Praia do Robalo 

Se você gosta de surfar, a Praia do Robalo possui um mar agitado e com boas ondas, e por isso é a praia de Aracaju mais indicada para os praticantes desse esporte. 

Outra característica das águas é a cor mais escura, e a praia acaba não sendo tão atrativa para os demais banhistas. Por conta disso, é preciso tomar cuidado na hora de nadar, pois não é possível avistar o fundo.  

Mais um detalhe é durante a época de marés baixas, em que a água fica mais tranquila e morna. Por aqui, também é possível caminhar por sua extensão. 

Como chegar | são 7 km a partir da Orla de Atalaia, situada na Rodovia José Sarney, entre as praias dos Náufragos e do Refúgio. Há estacionamento. Se quiser vir de ônibus, as linhas são as mesmas: 600-1 para ir e 600-2 para voltar. 

6. Praia dos Náufragos 

Praia dos Náufragos recebeu esse nome devido a um naufrágio ocorrido em 1907. Inclusive, por conta desse acidente, a praia é marcada por mitos relacionados a espíritos das pessoas que morreram no naufrágio. 

Apesar de todos os contos sobre o local, a praia tem uma estrutura ótima para aproveitar as águas calmas e mornas do mar de Aracaju.  

E por conta das suas ondas com baixa correnteza, a praia se torna um lugar super tranquilo para passar o dia. Além disso, a areia tem um espaço ideal para praticar esportes como frescobol ou para simplesmente caminhar.  

Já os quiosques oferecem boas opções de comida e bebida para os banhistas.  

Como chegar | localizada a 8 km da Orla do Atalaia. Para quem optar pelo transporte público, há linha de ônibus para o local, 600-1 para ir e 600-2 para voltar. 

7. Praia do Refúgio 

Como o nome já diz, é considerada uma das praias mais calmas de Aracaju, perfeita para quem está procurando por um cantinho para relaxar. 

Com águas mornas, a Praia do Refúgio tem uma paisagem muito bonita dos coqueiros e dos quiosques rústicos, que deixam o lugar ainda mais charmoso.  

Mas por ter uma temperatura mais elevada das águas, uma dica crucial é ter atenção com as águas-vivas, que são encontradas com frequência no mar e na faixa de areia.  

Por isso, é necessário ter uma atenção redobrada para evitar queimaduras e acidentes.  

Como chegar | o acesso é feito pela Rodovia José Sarney, ficando a cerca de 10 km da Orla do Atalaia. Para os que vão de ônibus, as linhas de ônibus 600-1 para ir, e 600-2 para voltar realizam essa rota.  

Importante | se estiver vindo com aplicativos de corrida, coloque o endereço de algum bar da orla, visto que a localização entre praias é um fator que dificulta a chegada. 

8. Praia do Mosqueiro 

Se você busca por tranquilidade, a Praia do Mosqueiro é uma das melhores praias de Aracaju para isso e também uma das mais bonitas. 

Ficando bem próxima à foz do Rio Vaza-Barris, também é a partir daqui que você terá uma vista privilegiada do encontro do rio com o mar, que é super favorável para a prática de stand up paddle e jet-ski.  

Orla do Mosqueiro no Rio Vaza-Barris com passarela de madeira e barcos
Orla do Mosqueiro no Rio Vaza-Barris. Foto: Sérgio Augusto Perera / CC BY-SA 4.0

Essa praia é perfeita para passar um dia completo, já que conta com uma faixa de areia larga e uma boa infraestrutura de bares e restaurantes, que vão te garantir ótimos pratos para o almoço.  

Uma opção, inclusive, é o Duna Beach Club Bar, famoso pela sua gastronomia regional. 

Se quiser dar uma esticada até a Orla do Pôr do Sol, são cerca de 3km.  

Como chegar | a praia do Mosqueiro e o povoado do mesmo nome fica a aproximadamente 20 km da Orla de Atalaia. Sua via principal é pela Av. Inácio Barbosa. 

9. Praia do Saco 

Para muitos, a Praia do Saco é a praia mais bonita de Aracaju – apesar de estar no município vizinho de Estância.  

Essa fama se dá graças ao seu mar calmo e de tom azul esverdeado, além das rochas de diferentes formatos e do encontro com a foz do Rio Real.  

Extensa faixa de areia na Praia do Saco
Uma parte da Praia do Saco. Foto: Jailson Rodrigo Pacheco / CC BY-SA 4.0

A partir daqui, também é possível avistar a Ilha da Sogra, onde os passeios de barco até o Mangue Seco – já no estado da Baia – fazem uma parada. 

Além da beleza, nesse local você pode passear de buggy ou praticar sandboard nas Dunas do Saco, que são formações geológicas que permitem aos visitantes uma vista incrível da paisagem e do pôr do sol.  

Dunas do Saco com areias brancas e vegetação
Dunas do Saco. Foto: Rubem Porto Jr / Flickr

Por aqui, você ainda pode conhecer a lagoa artificial e comer as iguarias dos bares, quiosques e restaurantes locais. 

E se quiser facilidade, aproveite e garanta o seu passeio para a Praia do Saco, que inclui ida + volta para seu hotel. 

Como chegar | fica no município de Estância, e o acesso até a cidade pode ser feito pela Linha Verde, a rodovia ecológica protegida pelo Ibama. 

10. Praia de Pirambu 

Praticamente deserta, a Praia de Pirambu é super agradável e oferece um pôr do sol bem bonito.  

Outro ponto que torna essa praia um lugar especial é que nela ocorre a desova de tartarugas, e por isso ele é uma das sedes do Projeto Tamar.  

Barracas de palhas na Praia do Pirambu em Sergipe
Tire o dia para relaxar na Praia de Pirambu. Foto: Rubem Porto Jr / Flickr

Aqui também é um local propício para relaxar, e se a fome bater, é só ir até algum dos restaurantes que ficam bem próximos. 

Como chegar | fica no litoral norte de Aracaju, a 80 km da Orla de Atalaia – estar de carro é indispensável. O percurso é feito pela Ponte Construtor João Alves, seguindo pela rodovia SE-100 em direção ao litoral norte. 

Ilhas em Aracaju 

Além de curtir as melhores praias de Aracaju, na capital sergipana também é possível conhecer ilhas que oferecem nada menos que piscinas naturais em meio ao oceano com águas morninhas e cristalinas. Confira: 

  • Barra dos Coqueiros 
  • Crôa do Goré 
  • Ilha dos Namorados 

Barra dos Coqueiros 

Conhecida antigamente como Ilha de Santa Luzia, a Barra dos Coqueiros é uma ilha com um mar de águas azuis cristalinas que recebe diversos turistas todos os anos. 

Barra dos Coqueiros e Aracaju ao fundo
Uma parte da Barra dos Coqueiros e a cidade de Aracaju ao fundo. Foto: Wesllei Rosário / CC BY 3.0

Por aqui, você irá encontrar duas praias: Capuã e a Praia da Costa. 

Praia de Capuã é uma ótima pedida para surfistas, já que possui ondas e um mar mais agitado. Por aqui, você também vai conferir um lindo pôr do sol. 

Já a Praia da Costa é o lugar perfeito para quem busca tranquilidade e um mar calmo para banho. Por contar com bares e restaurantes, é possível ficar um dia inteiro por aqui. 

Com chegar | basta atravessar a Ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros ou cruzar o rio de tototó, uma embarcação rústica.  

Crôa do Goré 

Pertinho da Orla Pôr do Sol e da Praia do Mosqueiro, fica a encantadora ilha de Crôa do Goré.  

Curiosidade | Goré é o nome de um crustáceo local que é bem pequeno, e pelo fato da ilha também ser pequena, acabou recebendo esse nome. 

Aparecendo somente em épocas de maré baixa – fique atento ao período da sua viagem – a ilha é um banco de areia com estruturas de bares e barracas de sapé que vendem petiscos como peixes e outros frutos do bar, além de bebidas. 

Redes penduradas dentro do mar na Ilha Croa de Goré
Barracas de Sapé e redes para curtir a Ilha de Crôa do Goré. Foto: Cleverton Ribeiro – MTur / Flickr

Você ainda pode aproveitar suas águas transparentes e morninhas, que são perfeitas para relaxar e passar um dia inteirinho. 

No entanto, aos fins de semana, o movimento fica intenso em razão de embarcações flutuantes que ancoram no local. Nossa recomendação é que você chegue cedo.  

Ao todo, o passeio dura de 5 a 6 horas. 

Lá também há barracas de sapé onde vendem peixes e frutos do mar. Em geral, o passeio pode durar entre 5 e 6 horas. 


Como chegar | pode ser acessada por catamarãs a partir da Praia do Mosqueiro ou por lanchas e barcos a partir da Orla Pôr do Sol. 

Ilha dos Namorados 

Outra opção para você curtir durante a sua viagem em Aracaju é a Ilha dos Namorados, com espaço de sobra para você descansar e aproveitar o sol.  

A ilha é um dos passeios mais procurados em Aracaju, e por isso você não pode deixar de conhecer. Inclusive, uma boa dica é você fechar esse passeio para a Crôa do Goré + Ilha dos Namorados.  

Localizada em Itaporanga d’Ajuda, entre o rio Vaza Barris e o oceano, também é outra ilha que só aparece durante a maré baixa.  

Piscinas naturais na Ilha dos Namorados
Ilha dos Namorados. Foto: Cleverton Ribeiro – MTur / Flickr.

O lugar é uma delícia, formando uma piscina natural de águas mornas e cristalinas. 

Apesar de não contar com estrutura de quiosques e serviços para os turistas, oferece barracas, redes na água, boias e atendimento com petiscos ofertados pelo transporte de catamarã.   

Como chegar | através de catamarã, lanchas ou barcos pela Orla Pôr do Sol ou Praia do Mosqueiro. 

Dicas extras sobre as praias de Aracaju 

Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) sempre divulga relatórios sobre as praias apropriadas para banho.  

Atualmente, alguns trechos de praias do Litoral Central de Aracaju, Barra dos Coqueiros e Sul Sergipano estão impróprias para o banho.  

Conforme divulgação do site G1, são elas:  

  • Praia do Refúgio – nível do condomínio Lago Paranoá;  
  • Praia do Robalo – à altura do clube do Banco do Brasil AABB;  
  • Praia de Atalaia Velha 
  • Praia de Atalaia Nova – à altura do farol da Barra 
  • Praia dos Artistas – diante do novo farol  
  • Praia de Atalaia Nova – no nível do antigo terminal hidroviário 
  • Praia do Abaís – à altura da Praça de Eventos  
  • Praia do Saco – nível Rua Principal – Estância 
  • Praia do Jatobá 

Agora que você já sabe quais são as melhores praias de Aracaju, já escolheu a sua preferida? 

Depois de conferir as nossas sugestões de melhores praias de Aracaju, eu tenho certeza que montar o seu roteiro pelo litoral ficou muito mais fácil.  

E o melhor de tudo é que as praias da capital sergipana atendem a todos os turistas, desde um mar perfeito para pegar uma onda, até piscinas naturais para você relaxar e passar um dia inteirinho! 

Foto de destaque: Crôa do Goré. Autor: Cleverton Ribeiro – MTur / Flickr

Escrito por Kamilly Doria
Ka é nossa colaboradora de conteúdo no blog. É atriz, jornalista e feliz. Mãe de duas gatas, é apaixonada por animais e amante da arte. Seu sonho é carregar uma mochila repleta de culturas e histórias.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário