Se você está planejando uma viagem para a capital de Santa Catarina, não pode deixar de conferir a nossa lista de melhores praias de Florianópolis.
Com águas cristalinas e em tons de azul turquesa, as praias são os principais atrativos do destino, e deixam qualquer visitante de queixo caído não só pela coloração do mar, mas pela natureza preservada que complementa a paisagem.
Com mais de 40 faixas de areia para conhecer, Floripa consegue agradar todos os seus visitantes quando o assunto é praia.
Aqui, você vai encontrar desde opções mais badaladas, como Jurerê Internacional, até verdadeiros refúgios em meio à natureza, como a Lagoinha do Leste e a Ilha do Campeche.
Para conseguir explorar as melhores praias de Florianópolis, é preciso entender que elas estão distribuídas por região, que são: norte, leste e sul.
Cada região possui suas características, podendo ser mais agitada ou mais tranquila. Ainda assim, as praias dão um verdadeiro show quando o assunto é beleza natural.
E aqui no nosso post, vamos te explicar sobre cada uma dessas regiões e as praias de Floripa que não podem ficar de fora do seu roteiro. Confira:
Veja também: o que fazer em Florianópolis.
Praias do Leste
As praias da região leste são ótimas para quem gosta de lugares mais movimentados, já que está repleta de atrativos para você conhecer.
Além disso, as praias do leste ficam mais perto do centro da ilha, o que acaba facilitando na hora do deslocamento.
Ao leste de Floripa, seu passeio começa pela Lagoa da Conceição, um dos bairros mais procurados graças à natureza ao redor.
A lagoa também é ótima para a prática de esportes como stand up paddle.
Além de ser o ponto de partida para as praias da região, aqui você encontra uma vida noturna bastante agitada, pois no entorno da Lagoa há diversos bares com música ao vivo e restaurantes.
Depois, você continua seu passeio pelas praias:
1. Praia Mole
A Praia Mole é uma das mais visitadas pelos turistas que buscam pelas melhores praias em Florianópolis, principalmente pelos surfistas que gostam de encarar ondas agitadas ou outros esportes aquáticos durante todo o ano.
Só fique atento, pois há casos de afogamento por conta das ondas fortes e dos desníveis na profundidade do mar.
Por ser um local bem movimentado e com muitas festas, quem vai à praia sempre fica pelos bares ao longo da orla.
Quem caminha pela faixa esquerda de areia, avista uma trilha que vai para a Praia da Galheta, conhecida por ser uma praia de nudismo, além de apreciar a vista a partir do Mirante da Praia Mole.
Como chegar | é acessada pela Rodovia Admar Gonzaga, ficando a 30 minutos de carro do centro de Florianópolis. Ao estacionar, é preciso fazer uma trilha bem curta até a faixa de areia.
2. Praia da Joaquina
A Praia da Joaquina ou Joaca também tem mar bem agitado e costuma ser bastante movimentada, principalmente pelo público mais jovem, uma vez que é palco para campeonatos de surfe.
Outro atrativo que também vai te deixar encantado são as dunas de areia branquinha e fina, que ajudam a compor o cenário incrível da praia.
Se quiser acrescentar uma dose de adrenalina, no local acontece a prática do surfe de areia, o sandboard.
Uma forma de aproveitar ao máximo a tarde é com o Tour pela praia da Joaquina + Barra da Lagoa e seu mirante.
Como chegar | fica bem pertinho da Lagoa da Conceição, acessada pela Av. Pref. Acácio Garibaldi São Thiago em Retiro.
Onde se hospedar | ficando à beira-mar, sugerimos o Cris Hotel, que oferece instalações modernas e ambientes bem descontraídos. A vista ainda é de tirar o fôlego!
3. Praia da Barra da Lagoa
A Praia da Barra da Lagoa é o principal ponto de pesca entre os moradores de Floripa.
Além disso, a arquitetura e outros elementos típicos da cultura dos Açores deixam a região do entorno da praia com características únicas e encantadoras.
A praia também é conhecida pelo Molhe da Barra, que possui cerca de 200 metros de extensão e ao final ainda há um pequeno farol. Uma dica é se sentar em um dos bancos e observar o encontro do rio com o mar.
Mas o grande destaque por aqui é a ponte que leva para a Prainha da Barra da Lagoa. O lugar tem apenas 100 metros de extensão, mas possui uma beleza sem igual.
No entanto, o que muitos turistas ainda desconhecem são as piscinas naturais da Barra da Lagoa.
Seguindo por uma trilha de 600 metros a partir da prainha, você chega em uma área repleta de pedras que formam piscinas naturais de águas cristalinas em um tom azul turquesa lindo demais!
Por ter muitas opções de hospedagem, é uma melhores praias para ficar em Florianópolis.
Como chegar | está a 20 km da Avenida Beira Mar. O acesso é feito pela SC-406, depois basta seguir a pé por um pouco mais de 1 km. Vale dizer que as ruas próximas à praia são bem estreitas e é difícil encontrar um lugar para estacionar.
Onde se hospedar | A apenas 300 metros da praia, a Pousada Lozalti tem quartos espaçosos, piscina ao ar livre e café da manhã delicioso. Já o The Search House irá te oferecer uma estadia diferenciada, ao estilo “good vibes”, com acesso privativo à praia e aulas de yoga.
4. Praia de Moçambique
Apesar de abrigar a maior extensão de areia de Florianópolis, a Praia de Moçambique é praticamente deserta.
Localizada em uma reserva ambiental, é muito procurada pelos praticantes de surf. Já para os demais visitantes, é indicada para contemplar a natureza, já que o mar é bravo, de tombo e super gelado.
Por não ter nenhuma urbanização nos arredores, é importante levar algo para comer e beber caso queira passar algumas horas na praia.
Outra praia da região leste em Florianópolis que vale a pena visitar é a Praia da Galheta, a única da capital reservada para a prática de nudismo. É acessada por duas trilhas e possui um clima selvagem.
Praias do Sul
As praias da região sul também são surpreendentes, e preservam uma natureza espetacular.
Por aqui, a principal característica é a pesca, assim como a prática de esportes aquáticos.
Para quem gosta de lugares mais reservados, elas costumam ficar bem mais vazias do que as praias do leste e as do norte. Confira as nossas preferidas:
5. Praia do Campeche
O visual da Praia do Campeche é incrível, já que a areia é fina e rodeada por restinga. Já o mar tem ondas fortes, sendo ideal para surfar.
Por ser uma praia preservada, o acesso é limitado, então há um controle da quantidade de pessoas. O ideal é ir pela manhã para garantir o seu espaço na areia.
A praia é ótima para passar o dia e admirar a paisagem enquanto aproveita o sol ou para curtir os bares no entorno.
Seguindo para a praia vizinha, a Praia da Armação, partem os barcos rumo à Ilha do Campeche.
Como chegar | saindo do centro de Floripa, você deve pegar a SC-405, que há sinalizações até a praia.
Onde se hospedar | a Casa Mar Campeche fica a apenas 90 metros da praia e conta com um paisagismo incrível. A decoração rústica deixa o lugar ainda mais bonito. Já a Pousada Ilha Faceira fica a 200 metros da praia, oferecendo quartos mais sofisticados e jacuzzi para relaxar.
6. Ilha do Campeche
Sem dúvidas, a Ilha do Campeche abriga uma das melhores praias em Florianópolis e também de todo o estado.
Cercada por uma natureza praticamente intocada, prepare-se para se surpreender com tanta beleza.
Com seu mar de águas cristalinas e calminhas, a ilha é um verdadeiro refúgio para quem quer descansar e fugir das multidões de outras praias do destino.
A praia e as trilhas são os principais atrativos da ilha, e você ainda pode saborear excelentes pratos de frutos do mar no restaurante. Só prepare o bolso, pois os preços são mais caros.
Motivos não faltam para acrescentar a ilha em seu roteiro, e nossa dica é que você feche esse passeio de barco à Ilha do Campeche.
Como chegar | os passeios de barco partem da Praia do Campeche e da Praia da Armação.
7. Praia da Armação
Vizinha à Praia do Campeche, a Praia da Armação é, na verdade, uma colônia de pescadores muito antiga da região, juntamente à Praia do Matadeiro.
Muito procurada para passeios de barco, inclusive para a Ilha do Campeche, a praia tem 3,2 km de extensão e nos presenteia com paisagens lindas.
No canto direito, há um riacho e uma pequena península, deixando o mar mais tranquilo e ideal para banhos. Bem diferente do canto esquerdo, onde o mar é aberto, profundo e com muitas ondas.
Já o meio da praia pertence é uma unidade de conservação ambiental do Parque Municipal da Lagoa do Peri.
Como chegar | distante a 22 km do centro da capital, pode ser acessada pela Av. Antônio Borges dos Santos. Depois, basta entrar em uma ruazinha estreita até chegar na faixa de areia.
Onde se hospedar | a poucos passos da praia, a Pousada Pénareia Floripa sabe oferecer uma estadia agradável, com opções de quartos sofisticados com jacuzzi e vista para o mar. Já a Pousada Frente Mar é uma ótima opção para quem deseja economizar na hospedagem e garantir um bom lugar para dormir.
8. Praia do Matadeiro
Queridinha dos surfistas, a Praia do Matadeiro é vizinha da Praia da Armação e não tem nenhuma infraestrutura turística, somente a natureza para ser admirada.
Seu acesso é feito somente a pé por uma trilha de nível moderado, mas todo o esforço é recompensado ao se deparar com seu visual que parece ter saído de uma pintura!
Encoberta por um morro, é ideal para quem busca um lugar tranquilo para relaxar.
Só tenha cuidado ao entrar no mar, pois ele é bravo devido às ondas.
Como chegar | a partir do centro de Florianópolis, são 22 km de distância. A praia fica na Rua Luís Gonzaga dos Santos, porém é preciso fazer uma trilha cruzando o Rio Sangradouro para chegar até a areia.
9. Lagoinha do Leste
Para muitos locais e até mesmo turistas, a Praia da Lagoinha do Leste é considerada a mais bonita de Florianópolis, situada no Parque Municipal da Lagoinha do Leste.
Trazendo uma característica selvagem, fica praticamente deserta em qualquer época do ano. Por isso, é perfeita para quem deseja contemplar a natureza, o principal cenário da praia.
O mar tem ondas um pouco mais agitadas, mas ainda assim é possível mergulhar em suas águas de um azul esverdeado incrível.
Fica mais escondida e seu acesso é realizado somente por trilha. Mas todo esse trajeto vai ser recompensado quando chegar na areia e se deparar com a natureza preservada.
Como chegar | há dois caminhos: a primeira opção é seguir por uma trilha próxima à Praia Pântano do Sul. O percurso é bem íngreme e leva cerca de 40 minutos. Outra possibilidade é seguir por uma trilha plana a partir da Praia do Matadeiro, no entanto o percurso dura 3 horas.
Confira outras praias da região sul de Florianópolis:
- Praia do Pântano do Sul | é outro ponto tradicional de pesca não só de Florianópolis, mas de todo o estado. Por aqui, há várias colônias de pescadores.
- Praia do Morro das Pedras | com uma longa faixa de areia, é ótima para caminhar e esticar a canga. Também é possível ir pela areia até a Praia do Campeche.
- Praia de Naufragados | tem uma trilha bem fácil, ficando depois da Freguesia do Ribeirão da Ilha. O mar é bem agitado, mas a natureza ao redor deixa o cenário único.
Praias do Norte
Diferente das regiões anteriores, as praias dessa parte da ilha são ainda mais movimentadas e com boa infraestrutura para passar o dia inteiro sem se preocupar.
Aliás, a região norte abriga uma das praias mais famosas do estado.
Aqui, você vai encontrar desde bares e restaurantes mais sofisticadas, até casas noturnas, shoppings e áreas com casas e condomínios luxuosos.
No entanto, vale dizer que é uma região mais cara, sobretudo nas hospedagens, já que muitas ficam próximas às praias.
E além dos turistas brasileiros, é um local muito frequentado por estrangeiros. Veja nossas sugestões de praias na região norte de Florianópolis:
10. Jurerê Internacional
Repleta de beach clubs, casas noturnas e festas que duram até o nascer do sol, Jurerê Internacional é o point da galera mais jovem e dos famosos que visitam a ilha.
Considerada uma das praias mais conhecidas da região sul do Brasil, é claro que não pode ficar de fora da sua lista de melhores praias em Florianópolis.
Com uma extensa faixa de areia, tendo espaço de sobra para esticar a canga e pegar um bronze, a praia também tem mar tranquilo para mergulhar e tonalidades claras.
Além disso, não faltam barracas de praia servindo drinks, petiscos e aluguéis de cadeiras e guarda-sóis.
Já à beira-mar, ficam os hotéis luxuosos, característica marcante não só da praia, mas de todo o bairro, já que a região faz parte de um grande empreendimento mobiliário de luxo.
Como chegar | partindo do centro de Florianópolis, são 23 km de distância. Já a praia pode ser acessada pela Rua Prof. Manoel do Lago Almeida.
Onde se hospedar | o IL Campanario Villaggio Resort possui 3 piscinas, acesso particular à praia e quartos lindíssimos. Já a Pousada dos Sonhos tem diárias mais atrativas e ainda oferece banheiras de hidromassagem covista para o mar.
11. Praia de Canasvieiras
Com faixa de areia estreita, mas com 2,4 km de extensão, a Praia de Canasvieiras melhores praias em Florianópolis para família devido ao mar calmo.
Ela costuma ter bastante movimento, sobretudo no verão.
O mar possui tons esverdeados, e você ainda pode curtir passeios de barco, caiaque e de banana boat.
Em uma determinada área da praia, há um gramado perfeito para curtir o final de tarde e até mesmo para fazer um piquenique. Já a orla está repleta de restaurantes, bares e quiosques.
Devido a faixa de areia ser estreita, é bom ir cedo para garantir o seu lugar.
Como chegar | o acesso até a praia é feito pela SC-401, ficando entre as praias de Jurerê Internacional e Cachoeira do Bom Jesus. Para quem está saindo do centro de Floripa, são aproximadamente 26 km de distância.
Onde se hospedar | o Hotel & Pousada Sonho Meu opções de suítes ou apartamentos completos, ficando a poucos metros da praia. Já o Hotel Vila Mar é uma opção mais simples, mas o diferencial de ficar à beira-mar.
12. Praia dos Ingleses
Muito frequentada por turistas estrangeiros, a Praia dos Ingleses possui 5 km de extensão, e por isso é o local perfeito para curtir uma praia sem se preocupar com espaço para ficar.
O mar possui águas mornas e trechos bem calmos para tomar um banho, e outros com ondas mais fortes para praticar alguns esportes aquáticos.
Ao caminhar pelo final de sua orla, você encontra dunas que são ótimas para praticar sandboard.
Durante o inverno, ela fica cheia de Tainha, o que acaba atraindo os pescadores da região.
Como chegar | pode ser acessada pela Servidão Caminho do Mar. Do centro, são cerca de 31 km.
Onde se hospedar | com um ótimo custo-benefício, o Oceania Park Hotel Spa & Convention fica a 300 metros da praia e tem uma piscina incrível ao ar livre. Outra sugestão é o Hotel & Pousada Favareto, que apesar das diárias econômicas, tem quartos confortáveis, piscina e salão de jogos.
13. Lagoinha do Norte
Indicada para jovens, adultos e crianças, a Lagoinha do Norte é um verdadeiro paraíso em Floripa!
Cercada por muita natureza, é uma das melhores praias para banho em Florianópolis, com águas cristalinas e mornas. É uma delícia para mergulhar e até mesmo ficar de molho.
A faixa de areia é bem larga, então você encontra sem grandes problemas um cantinho para ficar.
Com menos infraestrutura, mas com muita tranquilidade, a praia também é o lugar perfeito para praticar esportes náuticos, como snorkel e stand up paddle.
Como chegar | é acessada pela Estr. Jorn. Jaime de Arruda Ramo, sentido Ponta das Canas. Basta seguir as placas que sinalizam a praia. Do centro, são 35 km.
Onde se hospedar | são poucas as opções de hospedagem por aqui, sendo o Antares Club Hotel Lagoinha o mais recomendado. Fica a 150 metros da praia e entrega uma decoração rústica lindíssima.
14. Praia da Daniela
A Praia da Daniela não é tão famosa na região norte, mas não poderia ficar de fora do nosso post, já que o seu o mar calmo, morninho e cristalino é perfeito para mergulhar.
Cercada por uma bela mata, tem uma longa faixa de areia, porém estreita. Quando a maré está alta, pode ser difícil encontrar um local para ficar. A dica é dar uma olhada na tábua das marés.
Na areia, você encontra poucas barracas que vendem bebidas e petiscos, e que também alugam cadeiras e guarda-sóis.
Ainda assim, o ideal é levar lanches, pois há pouquíssimas opções de restaurantes por perto.
Como chegar | está a 26 km do centro de Florianópolis. Pegue a SC-400.
15. Praia do Forte
A Praia do Forte recebeu esse nome por ficar próxima à Fortaleza de São José da Ponta Grossa.
Seu mar tem pouquíssimas ondas e, por ter a água tão clara, é possível observar os peixinhos mesmo sem mergulhar.
A infraestrutura é melhor do que a Praia da Daniela, com alguns restaurantes e estacionamento.
Como chegar | o acesso é feito a partir do canto esquerdo da Praia de Jurerê Internacional. Tem um morrinho íngreme, mas dá para chegar tranquilamente.
Vale ainda conhecer Ponta das Canas, que fica no caminho para a Lagoinha do Norte. Mesmo com uma boa infraestrutura turística, ainda preserva o clima de uma colônia de pescadores. As águas são calmas e ótimas para se banhar.
Tem pouco tempo para explorar as praias da região norte? Uma dica é fazer o Tour pela praia do Forte, Jurerê e Santo Antônio de Lisboa, que vai te levar a lugares luxuosos de Jurerê Internacional, além de incluir parada na Praia do Forte e finalizando em Santo Antônio de Lisboa, um lugar muito lindo de Floripa.
Ansioso(a) para conhecer as melhores praias em Florianópolis?
Não restam dúvidas que a capital de Santa Catarina possui algumas das praias mais lindas da região sul do Brasil.
São águas cristalinas, mornas e com uma coloração única, e ainda contam com a mata preservada como pano de fundo.
Depois conte pra gente como foi a sua experiência por lá!
Foto de destaque: Ilha do Campeche. Rodrigo Soldon / Flickr.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.