Escrito por Kamilly Doria
18 de março de 2024

A cidade de Penha fica em Santa Catarina e é super famosa por conta do Beto Carrero World. Mas não é só o parque mais famoso do Brasil que leva pessoas para lá: o litoral catarinense é lindo e surpreendente! 

Penha fica a apenas 34 km de Balneário Camboriú e a 120 km da capital Florianópolis. As praias da cidade são super variadas: algumas famosas para banhos tranquilos, outras mais badaladas e outras, ainda, que atraem quem gosta de praticar esportes aquáticos. 

Pedras no mar da Praia da Armação
Praia da Armação, uma das mais famosas de Penha SC. Foto: Adriane Rado / CC BY-SA 4.0

São praias familiares, cheias de barquinhos atracados e aquele clima gostoso de cidade pequena com pracinhas e casinhas coloridas. Mas não para por aí, porque Penha tem acomodações e restaurantes bem sofisticados para os momentos pós-praia. Maravilha, não é? 

Por isso, trouxe uma seleção com as 15 melhores praias de Penha, além de algumas dicas importantes para você curtir sua viagem. Aproveite!

  1. Praia Alegre 
  2. Praia Bacia da Vovó 
  3. Praia da Saudade 
  4. Praia do Quilombo 
  5. Praia da Armação 
  6. Praia de Manguinho 
  7. Praia da Armação do Itapocorói (Praia do Trapiche) 
  8. Praia da Cancela 
  9. Praia do Cascalho 
  10. Praia da Paciência 
  11. Praia Grande 
  12. Praia de São Roque 
  13. Praia Vermelha 
  14. Praia do Monge 
  15. Praia de São Miguel 
Direto ao Ponto: As 15 melhores praias de Penha SC

  • Há praias ótimas e variadas em Penha! A Praia Alegre faz jus ao nome e é daquelas bem tranquilas, assim como a Praia Bacia da Vovó.
  • Penha é cheia de praias com aspecto mais selvagem, sem aquela vibe de praia urbana, mas a maioria fica super perto do centro. A cidade tem aquele clima gostoso de cidade pequena e praiana.
  • Se você prefere praias com mares mais agitados para surfar, por exemplo, a Praia do Quilombo e a Praia Grande são os lugares perfeitos para você.
  • Eu adorei a Praia do Manguinho. Ela é muito frequentada por pescadores e moradores locais. Os turistas ainda não descobriram esse pedacinho de paraíso em Penha, então, aproveita para visitar enquanto essa praia não lota!
  • A Praia do Cascalho é encantadora no pôr do sol. Passear por lá tem que estar no topo da sua lista. Os bares e restaurantes ao redor são super legais - lembro de lugares tocando blues, música alternativa e forró. Como não amar?
  • A Praia de São Roque é perfeita para turismo ecológico e a Praia da Paciência chama atenção por ser uma das menores do Brasil. Vale a pena conhecer.
  • Eu recomendo muito a Villa Di Manú Pousada! É bem perto de diversas praias e tem uma estrutura maravilhosa para quem busca por conforto.

1. Praia Alegre 

É uma das praias mais tranquilas de Penha, e é uma unanimidade: quando procuram praia familiar e tranquila, a Praia Alegre é a opção certa. 

Ela recebe muitos turistas, especialmente na alta temporada, e o próprio site da Prefeitura indica que essa é uma ótima praia para crianças, justamente pela calmaria da água e pela faixa de areia ampla. É uma boa para brincadeiras e esportes como futevôlei. 

É uma das poucas praias que tem calçadão à beira-mar, então a estrutura de quiosques e de restaurantes é bem interessante. A gente ainda quer visitar o Yallah, que fica de frente para o mar e é o restaurante da chef Vanessa.

Como nem tudo é perfeito, vi alguns comentários sobre algumas partes aparentarem estar impróprias para banho de tempos em tempos. Vale a pena prestar bastante atenção nisso. Na nossa visita, não notamos nada, mas é uma praia urbana, então é sempre bom ser observador. 

Dica | Não fiquei por lá na minha viagem, mas se um dia eu me hospedar nessa praia, vou querer ficar na Pousada Pedra da Ilha porque a estrutura parece sensacional e eu recebi boas recomendações. 

2. Praia Bacia da Vovó 

A Praia da Bacia da Vovó se parece um pouco com a Praia Alegre por ser calminha e bem familiar. A grande diferença é que essa praia tem uma aparência mais selvagem do que urbana. Ela fica entre dois rochedos: um que leva para a Praia da Saudade e outro que leva para a trilha da Ponta da Vigia.

Praia Bacia da Vovó em um dia tranquilo
A Praia Bacia da Vovó é perfeita para quem gosta de praias com águas calminhas. Foto: Renato Soares – MTUR / Flickr

Uma das partes mais legais, para mim, é o fato de que sua orla é agraciada por várias árvores que dão bastante sombra. Caminhar por ali foi bem gostoso, e a pouca infraestrutura não fez falta. 

Outro ponto que vale a pena mencionar é que há várias pedras beira-mar, ótimas para fotos. O único ponto negativo é que, por ela ser bastante querida por moradores e bastante visitada por turistas, pode acabar ficando bem cheia no verão e nos feriados. Lembre-se disso se estiver de carro e precisar de estacionamento. 

 

3. Praia da Saudade 

Achei a Praia da Saudade bem parecida com a Praia Bacia da Vovó por conta das suas rochas, árvores e que nem parece o tipo de praia que fica pertinho do centro da cidade. Falando nisso, ela é bem acessível. Há calçamento até a areia da praia.

Tem o mar um pouquinho mais agitado, o que agrada os surfistas de plantão, mas também quem gosta de praticar windsurf. 

Além disso, há menos sombra e também menos pessoas até em feriados, finais de semana e alta estação. A infraestrutura é bem pouca por ali, mas nada impede que você peça um delivery, por exemplo, caso você não leve seu cooler, comida e água. 

4. Praia do Quilombo 

Situada na encosta do Morro do Cambri, também no centro da cidade, a Praia do Quilombo é para quem não gosta muito de praias cheias. Por ter o mar um pouquinho mais agitado, não é a mais procurada por banhistas, apesar de ser super querida pelos moradores locais e pelos surfistas. 

Uma coisa é certa! É uma praia que me pareceu super limpa. Essa praia de Penha também não tem uma grande infraestrutura, então não vá esperando encontrar vários quiosques, ok? 

Eu gostei muito de andar pelo calçadão, assim como os moradores de Penha gostam de fazer. Não entrei no mar (o dia estava especialmente frio!) e a vibe foi muito boa.

Se você tiver curiosidade quanto ao nome, saiba que a praia foi batizada dessa forma por abrigar pessoas escravizadas que fugiam da Armação Baleeira de Itapocorói, na época em que o país era escravocrata. 

5. Praia da Armação 

A Praia da Armação é uma das mais faladas de Penha. É extensa, com 6 km, e recebe um grande número de pessoas, especialmente em alta temporada. É bonita, perto do centro, agitada e animada. 

Praia da Armação com barquinhos de pescadores na areia.
É sempre comum encontrar barquinhos na Praia da Armação. Foto: Renato Soares – MTUR / Flickr

Ao contrário de algumas outras praias de Penha, ela tem pouca sombra natural, então o melhor é arranjar um guarda-sol. Tem bastante estrutura por perto, bares e restaurantes como o Restaurante Vieira, por exemplo. 

Como nem tudo é perfeito, algumas pessoas comentam sobre uma experiência ruim com esgoto a céu aberto. Esse tipo de descarte indevido é bem desconfortável. Não fomos na Praia da Armação na nossa visita, mas eu sugiro que você procure saber, com antecedência, se ela está própria para banho antes de dar um mergulho.

6. Praia do Manguinho 

A Praia do Manguinho é uma parte da extensão de areia da Praia da Armação. Ainda é pouco conhecida em relação às praias que citamos, então é uma ótima solução para quem não gosta muito de praias lotadas.

É uma praia que, naturalmente, tem areia mais escura, mas sua beleza e suas águas calmas são super propícias para o banho. Tem sombras por perto e tudo, então são poucas preocupações além de levar água, cooler e alguma comida, já que não há tanta estrutura ao redor.

Passar um final de tarde por ali pode te render ótimos momentos. Além de tudo isso, a depender da época do ano e da maré, é possível encontrar piscinas naturais lindas. Nós tivemos uma ótima experiência por lá, e essa foi uma das minhas preferidas (senão a preferida!). 

Dica | O Hotel e Pousada Manguinho é uma opção maravilhosa para quem quer ficar a apenas 100 metros da praia para aproveitar a vista e o excelente custo-benefício.

7. Praia da Armação do Itapocorói – Praia do Trapiche  

A Praia da Armação do Itapocorói fica às margens da avenida com mesmo nome. É uma das  praias mais badaladas de Penha! É bem conhecida por ter um trapiche, que serve para ancorar barcos, mas que também é utilizado sempre por pessoas que querem pular de lá.  


Barcos de pescadores na areia da Praia do Trapiche
Os barcos coloridos deixam a Praia do Trapiche ainda mais charmosa. Foto: Renato Soares – MTUR / Flickr

Tem aproximadamente 800 metros de extensão, é muito tranquila, familiar e aconchegante. Por ser uma praia de pescadores, várias embarcações compõem o cenário. As águas são calmas, mas nem sempre as pessoas gostam de mergulhar: o cheiro de peixe é bem presente, como já é de se esperar. 

Na pracinha logo à frente funciona uma feirinha de artesanato, e há parquinho infantil pela calçada. É um lugar super gostoso para caminhadas. A infraestrutura é boa, são vários restaurantes e quiosques ao redor. 

Dica | Se você quiser se hospedar por perto, o Hotel Maricá é muito bem recomendado. 

8. Praia da Cancela 

A Praia da Cancela fica entre as praias Manguinho e Trapiche. Leva esse nome porque as rochas, em um dos seus cantinhos, lembram uma cancela. Nesse espaço há a formação de uma deliciosa piscina natural! 

Eu achei uma das praias mais bonitas de Penha. Também reúne alguns pescadores, mas não há tantos barquinhos como na Praia do Trapiche. Dá para passar um dia inteirinho bem tranquilo por lá. 

A vista da baía de Armação e da Igreja de São João Batista foi um dos pontos altos para mim. Passamos um pôr do sol lá e foi uma escolha excelente. Não só recomendo como pretendo voltar. 

9. Praia do Cascalho 

A Praia do Cascalho é linda, super diferente e perfeita para assistir a um pôr-do-sol sem igual. O grande ponto dessa praia é que não há areia, e sim pedrinhas e conchinhas. E se você tiver bastante sorte, pode avistar tartarugas bem nesses pontos.

Como não entramos, não posso dizer se o banho é gostoso, mas acabei vendo mais gente passeando do que realmente mergulhando. Vi gente de caiaque também, e imagino que seja uma excelente ideia esperar o sol se pôr dentro de um barquinho desses. 

No finalzinho da rua eu pude comprar algumas lembrancinhas na feira de artesanato e trouxe um pedacinho de Penha comigo. A gente lembra desse momento ao som de blues, já que estava tocando em algum dos barzinhos dos arredores. Foi uma delícia. 

Dica | Quer pegar uma praia e ainda curtir a vida noturna de Penha? Pois o Cois’e’losa tem uma vibe alternativa para quem quer ouvir uma boa música ao vivo, além de servir petiscos e comidinhas gostosas

10. Praia da Paciência 

A Praia da Paciência fica abaixo da Ponta da Vigia – um dos principais pontos turísticos de Penha. É uma praia pequenininha, uma das menores do Brasil, com apenas 25 metros de extensão. Boa parte da faixa de areia é ocupada por rochas.

Pedras na areia e no mar da Praia da Paciência
Praia da Paciência é uma das mais bonitas de Penha SC. Foto: Adriane Rado / CC BY-SA 4.0

Como tamanho não é documento, sua curta extensão contrasta com sua imensa beleza. O mar é clarinho e limpo.

Acredito que não seja um lugar legal para se estar em momentos de muita lotação, justamente por não ter como uma praia pequenininha comportar tanta gente com conforto.

Além disso, há poucos lugares por perto para comer, mas sempre é possível pedir delivery para lá – o pessoal local já está acostumado com os pedidos. 

11. Praia Grande 

A Praia Grande tem um mar aberto lindíssimo que é perfeito para os surfistas e para quem gosta de uma aventura aquática. Ao contrário da Praia da Paciência, da qual acabei de comentar, a faixa de areia é bem extensa.

Para ter uma visão panorâmica da Praia Grande, o melhor é subir o Morro do Vigia. E dá pra subir de carro, ok? Alguns trechos estão desnivelados e uma parte é de estrada de terra, mas sem grandes dificuldades para chegar. Se for até lá a pé, não se esqueça do protetor solar!

Esse é um exemplo de praia cheia de estrutura, inclusive de hotéis. Não é uma praia que costuma encher muito, justamente porque as ondas são fortes e a chance de levar um caldo é grande (tem gente que chama Praia Grande de Praia do Tombo!), então tenha cuidado e divirta-se. 

12. Praia de São Roque 

A Praia de São Roque é perfeita para os fãs de um bom turismo ecológico. É rodeada pela Mata Atlântica e nem parece que fica somente a pouco mais de 8 km do centro de Penha.

Praia de São Roque cercada por pedras e mar bravio
Praia de São Roque e seu visual selvagem. Foto: Mario Lucio Lopes / CC BY-SA 3.0

Chegar lá não é tão intuitivo: a orla é limitada por grandes costas de pedra, e o próprio site da Prefeitura de Penha indica que você acesse a Praia de São Roque pela Praia Vermelha, mas tem gente que tentou e teve dificuldade.

13. Praia Vermelha 

A Praia Vermelha tem o cenário mais paradisíaco de todos: a tonalidade esverdeada, a vegetação abundante e as formações rochosas à beira-mar são sensacionais. A área é bem reservada, e a maioria das pessoas que a frequentam são moradores locais e pescadores.

Praia Vermelha e sua calmaria em Penha SC
A Praia Vermelha é um paraíso em Penha SC! Foto: Renato Soares – MTUR / Flickr

Não há muitos locais para estacionar e não há quase infraestrutura nenhuma de comércio. Acho que muito por conta disso que a Praia Vermelha acaba sendo um paraíso: limpo, tranquilo e nada lotado.

A temperatura boa da água é super atraente, mas o mar é agitado. Como o acesso é feito por uma estrada de terra por 2 km. Em dias chuvosos, o acesso fica bem difícil – eu não iria se fosse você.

14. Praia do Monge 

Falando em praias reservadas, a Praia do Monge é o melhor exemplo de praia semi-deserta em Penha. 

Muita gente até a considera como uma espécie de praia secreta, conhecida por poucos e amada por todos que têm o prazer de visitá-la. Ela é bem pequena e, ao contrário da Praia Vermelha, tem pouquíssimas ond

15. Praia de São Miguel  

Para fechar, preciso te contar sobre a Praia de São Miguel, uma das mais bonitas da região. Ela fica em uma vila de pescadores bem perto do Beto Carrero.  

O charme de cidade pequena, as casinhas coloridas e os barquinhos no horizonte tornam a paisagem lindíssima. É um bom lugar de lazer para a família inteira e muitas pessoas a conhecem como Prainha.

Dica | Há trilhas bem legais nessa praia, como a Trilha da Galheta, que termina na praia de mesmo nome.

Outras praias em Penha SC 

Já deu para perceber que o que não falta em Penha é praia! Algumas outras opções além das 15 que citei acima são as seguintes:

  • Praia da Fortaleza 
  • Praia da Faceira 
  • Praia Pequena 
  • Praia do Bananal 
  • Praia do Lucas 
  • Praia do Poá, Praia Canto do Poá e Praia Refúgio do Poá 
  • Praia da Encosta 
  • Praia Escondida 
  • Praia da Galheta e Praia da Galhetinha

Você também pode se interessar por saber mais sobre Praia Grande SC e sobre Laguna SC. São ótimos destinos também.

O que mais você precisa saber sobre as Praias de Penha SC

Não acabamos por aqui. Vou te dar mais algumas dicas para curtir o litoral de Santa Catarina em grande estilo. Confira:  

Melhor época para curtir as praias de Penha SC 

Destinos praianos são ótimos no verão, embora fiquem sempre um pouco mais cheios. O inverno por lá é bem ameno e as chuvas acontecem durante o ano inteiro, então é bom dar uma checada alguns dias antes das suas idas à praia. O mês mais quente do ano é fevereiro e o mais frio é em julho. 

Onde ficar em Penha SC 

Penha tem uma rede hoteleira bem diversa. Para quem quer economizar, a melhor coisa a se fazer é evitar hotéis beira-mar. Acomodações perto do centro podem ser uma boa opção. 

Nós nos hospedamos no Villa Di Manú Pousada e adoramos, porque ela ficava a 350 metros da Praia do Manguinho e também da Praia de Armação do Itapocorói. Ficava também super perto de outras praias, mas foi o conforto e as jacuzzis que realmente nos conquistaram. 

Onde comer em Penha

Já te dei algumas dicas ao longo do post, mas tem mais! Além do Restaurante Vieiras e do Yallah, que queremos conhecer, visitamos mais alguns e temos outros em mente:

Casa do Tempero | Visitamos esse lugar super conhecido em Penha e provamos os excelentes frutos do mar servidos na casa. Super aprovados. O clima familiar e  o gostinho de comida caseira são de aquecer o coração. Ah, e a gente ainda aproveitou um pôr do sol lindíssimo de lá. 


Restaurante Be Happy | Na Praia do Trapiche, com ambiente super bonito e com vários pratos com cara ótima. 

Bahama Mamma | Outra sugestão pé na areia, entre a Praia Grande e a Praia do Poá! Quando fomos estava rolando som ao vivo. Petiscamos bem e achamos os preços bem justos!

Casa Ibérica | Uma opção bem fora do óbvio que serve comida espanhola e argentina. A Paella, o arroz marroquino e a sobremesa Vulcan Uruguaio são super bem recomendados. Não vamos perder na nossa próxima vez em Penha. 

Mapa das praias de Penha SC 

Agora me diz: qual das praias de Penha SC te encantou mais?

Depois de conferir nossa lista com as 15 melhores praias de Penha, já deu pra ter um gostinho do litoral de Santa Catarina? Agora que você não pode mesmo deixar de ir, afinal há muito mais o que fazer em Penha além do Beto Carrero World.

Não deixe de nos contar qual praia você não vê a hora de conhecer!

Escrito por Kamilly Doria
Ka é nossa colaboradora de conteúdo no blog. É atriz, jornalista e feliz. Mãe de duas gatas, é apaixonada por animais e amante da arte. Seu sonho é carregar uma mochila repleta de culturas e histórias.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário