Escrito por Adriana
09 de agosto de 2023

Com cenários que agradam a todo tipo de turista, as praias de Salvador fazem parte do roteiro de qualquer visitante que quer conhecer o melhor da cidade.

Ao lado dos passeios históricos e culturais, as paisagens de suas praias compõem alguns dos clássicos cartões-postais da cidade, como o Farol da Barra e Itapuã.

Em termos de localização, as praias com maior infraestrutura se localizam no bairro da Barra, que também é o mais próximo do centro da capital.

Praia do Forte com areia clara, pequena igreja com fachada branca, coqueiros e mar na lateral direita.
Igreja São Francisco de Assis, na Praia do Forte. Foto: Glauco Umbelino / CC BY 2.0

Além da Barra, outros bairros que são ótimos para aproveitar um dia de sol são: Ondina e Rio Vermelho, conhecido por sua vida noturna agitada.

Seguindo pela Avenida Oceânica, você chegará em regiões mais tranquilas, como Pituba e Costa Azul.

Nós já te mostramos tudo o que fazer em Salvador, e agora chegou a hora de ficar por dentro de todas as informações necessárias para que você aproveite o litoral baiano da melhor forma! Confira:

  1. Praia do Porto da Barra
  2. Praia do Farol da Barra
  3. Praia de Boa Viagem
  4. Praia da Gamboa
  5. Praia da Penha
  6. Praia de Ondina
  7. Praia do Rio Vermelho
  8. Praia do Buracão
  9. Praia de Amaralina
  10. Praia de Jaguaribe
  11. Praia de Itapuã
  12. Praia Pedra do Sal
  13. Praia de Stella Maris
  14. Praia do Flamengo
  15. Praia do Forte
  16. Praia de Imbassaí

1. Praia do Porto da Barra

Praia do Porto da Barra com muitos banhistas.
A Praia do Porto da Barra é a mais próxima do centro de Salvador. Foto: Fabi Mendonça / CC BY-SA 4.0

Nossa lista de dicas de praias para conhecer em Salvador começa com a mais próxima do centro e uma das mais vantajosas quando o assunto é estrutura turística: Porto da Barra.

Por abrigar uma diversidade marinha em suas águas, a Praia de Porto da Barra é um dos melhores pontos em Salvador para praticar mergulho de batismo.

Além do mergulho, aproveite para caminhar pelo calçadão, praticar esportes ou visitar os dois pontos turísticos que se situam na praia, o Forte de São Diogo, na ponta direita, e o Forte de Santa Maria, na ponta esquerda.

Como chegar | O acesso é feito pela Avenida Sete de Setembro.

Onde se hospedar na Praia do Porto da Barra:

Grande Hotel da Barra | à beira da Praia do Porto da Barra, um dos hotéis mais completos e melhores avaliados. De nível 4 estrelas, conta com piscina, espaço kids, academia, restaurante e bar. 

Hotel Porto Salvador | a 100 metros da faixa de areia, uma opção para ficar hospedagem com conforto e com as comodidades necessárias. Os quartos são espaçosos e o hotel oferece um completíssimo café da manhã. 

Manhatã Hostel | se preferir por mais economia, este hostel dispõe de uma boa infraestrutura a poucos passos da praia. Os quartos e banheiros são compartilhados, e o restaurante possui uma vista incrível para o mar.

2. Praia do Farol da Barra

Praia do Farol da Barra com turistas visitando o local.
Praia do Farol da Barra com águas cristalinas. Foto: Rainer Strehl / CC BY-SA 3.0

Vizinha de Porto da Barra, a Praia do Farol da Barra conta com um dos cartões-postais mais famosos de Salvador, o enorme farol que fica na Fortaleza de Santo Antônio.

O forte apelo turístico da praia também se deve ao fato das águas serem tranquilas e quentinhas. O banho fica gostoso principalmente durante a maré baixa, época em que se formam piscinas naturais no local.

Junto com a beleza natural, a infraestrutura é de alto nível, com restaurantes, bares, lanchonetes e quiosques funcionando durante o dia todo.

Como chegar | pode ser acessada pela Avenida Oceânica.

Onde se hospedar na Praia do Farol da Barra:

Monte Pascoal Praia Hotel Salvador | um hotel pé na areia com toda a mordomia e conforto de uma experiência 4 estrelas. A infraestrutura possui piscina, recreação par adultos e crianças, restaurante e bar com todas as refeições. Confira valores.

Solcity Hostel | um custo-benefício que faz valer a viagem! Há quartos individuais e compartilhados, café da manhã, cozinha e lounge compartilhado e localização a apenas 400 metros da praia. Confira valores

3. Praia de Boa Viagem

A Praia de Boa Viagem faz parte da Cidade Baixa, uma região de Salvador repleta de pontos turísticos históricos e passeios culturais.

Durante a época colonial, a praia funcionava como local de desembarque de mercadorias. Atualmente, é o ponto de chegada da Procissão Marítima do Bom Jesus dos Navegantes, que acontece no primeiro dia do ano

É por lá também que se localiza a Igreja da Boa Viagem, construída durante o século 18.

Além da importância histórica, a Praia de Boa Viagem oferece águas tranquilas e barracas de praia com bebidas e petiscos típicos.

Como chegar | o acesso pode ser feito pela Rua Azira.

4. Praia da Gamboa

Praia da Gamboa com mar de águas escuras e imóveis à beira-mar.
Praia da Gamboa. Foto: Paul R. Burley / CC BY-SA 4.0

Entre todas as dicas que demos neste post, a Praia da Gamboa é a mais peculiar, pois não possui areia, e sim pedras.

Apelidada de “prainha da Gamboa de Baixo” pela comunidade local, a praia é ainda pouco frequentada pelos turistas, mas abriga um cenário super bucólico por conta das casinhas dos pescadores que vivem por ali.– Inclusive, esse aspecto que faz a praia ser comparada com a Praia de Nice, na Itália.

O mar é calmo e propício para banho e, no pôr do sol, a visão para a Ilha de Itaparica é incrível.

Como chegar | é acessada pela Avenida Lafayete Coutinho.

5. Praia da Penha

Praia da Penha com muitos barcos ancorados próximos à região costeira.
Praia da Penha. Foto: Rita Barreto / CC BY-NC-SA 2.0

Também conhecida como “Praia da Ribeira”, a Praia da Penha é frequentada majoritariamente por moradores locais, então, fica fora dos lugares disputados pelos turistas.

Localizada na Cidade Baixa, conta com uma enseada de mar raso e águas claras. 

A região mais badalada fica próxima do conjunto arquitetônico formado pelo Palácio de Verão do Arcebispo e a Igreja de Nossa Senhora da Penha, com boas opções de barracas.

Como chegar | é acessada pela Rua dos Tamarindeiros da Penha.

6. Praia de Ondina

No bairro de mesmo nome, a Praia de Ondina é uma opção menos movimentada em comparação com as duas dicas que demos até agora.

Durante o Carnaval, a região é bastante valorizada, já que possui uma boa quantidade de resorts e hotéis de luxo.

A faixa de areia é mais extensa, com opções de quiosques e barracas à beira-mar. Devido à barreira de corais, o banho por lá é incrível.

Na parte mais ao norte, as ondas costumam ser mais fortes, o que atrai os surfistas.

Como chegar | basta seguir pela Avenida Oceânica.

Onde se hospedar na Praia de Ondina:

Portobello Ondina Praia | o melhor e mais reservado hotel da Praia de Ondina. A cerca de 200 metros da praia, conta com área de lazer para todas as idades, além de um restaurante de gastronomia moderna e centro de bem-estar. Confira valores.

7. Praia do Rio Vermelho

Vista panorâmica para a Praia do Rio Vermelho com mar de águas verdes e muitos prédios à beira-mar.
Visão aérea da Praia do Rio Vermelho. Foto: Gian Martins / CC BY-NC 2.0

A Praia do Rio Vermelho é o lugar certo para quem gosta de agito, pois se situa em um dos bairros que é tido como referência em gastronomia e estrutura turística.

Além da localização privilegiada, é nesta praia que ocorre as celebrações à Iemanjá. Em 2 de fevereiro, os moradores e turistas jogam flores e outras oferendas no mar.

De modo geral, a Praia do Rio Vermelho ofereceum visual rústico, com uma estreita faixa de areia e barcos ao horizonte.

Dica: aproveite para conhecer também a Praia da Paciência, que fica a apenas 500 metros. A paisagem é ainda mais selvagem, com boas ondas  oara os surfistas iniciantes.

Como chegar | é acessada pela Rua da Paciência.

Onde se hospedar na Praia do Rio Vermelho:

Canto Hotel | a 200 metros da Praia do Rio Vermelho, um hotel de conceito sofisticado, com decoração moderna e aconchegante em todos os ambientes. Os hóspedes aproveitam de piscina, suítes bem equipadas e restaurante. Confira valores.

Pousada e Hostel Chez Marianne | com uma arquitetura e decoração charmosas, essa pousada se situa em um ponto com uma visão privilegiada para o mar. A estrutura inclui café da manhã. Lounge e quartos amplos para a acomodação. Confira valores.

8. Praia do Buracão

Pequena e escondida, a Praia do Buracão não faz parte dos roteiros turísticos convencionais em Salvador. Por conta disso, é uma boa escolha se você prefere calmaria.

O seu forte é a beleza natural, mas demanda que os banhistas redobrem a atenção, porque a correnteza é um pouco mais forte.

Por outro lado, oferece o cenário perfeito para quem gosta de surfar, mas não está afim de ter muita concorrência.

Como chegar | é acessada pela Avenida Vasco da Gama.

Onde se hospedar na Praia do Buracão:

Mercure Salvador Rio Vermelho | neste hotel, você pode ter certeza de que a experiência será de alto nível. Classificado com 4 estrelas, possui restaurante, piscina, dois bares, academia e suítes com vista para o mar. Tudo isso à beira da praia! Confira valores.


9. Praia de Amaralina

Praia de Amaralina com mar de águas agitadas, um prédio à beira-mar e vegetações litorâneas.
Praia de Amaralina. Foto: Tatiana Azeviche / CC BY-SA 2.0

Quando o assunto é culinária baiana, a Praia de Amaralina é um dos destaques em Salvador. A cerca de 13 km do centro, sua faixa de areia é repleta de barracas com comidas regionais.

O banho é mais recomendado no lado esquerdo da praia, já que as outras partes costumam ter ondas mais fortes, locais onde os surfistas aventuram-se nas correntezas.

Embora esteja mais afastada da região central da cidade, a orla não deixa de ser movimentada. 

Como chegar | também é acessada pela Avenida Vasco da Gama.

Onde se hospedar na Praia de Amaralina:

B Hotel Salvador | possui uma infraestrutura mais simples, mas dispõe do ideal para uma boa noite de descanso durante a viagem. Dependendo da modalidade da acomodação, você terá vista para o mar, junto com café da manhã fresquinho. Confira valores.

10. Praia de Jaguaribe

Praia de Jaguaribe com rio à esquerda e mar à direita.
Praia de Jaguaribe. Foto: ME/Portal da Copa / CC BY 3.0 BR

Entre as praias de Patamares e Piatã, na foz do rio de mesmo nome, a Praia de Jaguaribe é uma das mais indicadas para a prática de esportes.

É possível se exercitar tanto no calçadão, que conta com uma pista de cooper e ciclovia, quanto na própria faixa de areia, que é extensa.

Devido às ondas fortes, o local abriga as melhores escolas de surf e kitesurf da cidade, e já sediou campeonatos dos dois esportes.

Como chegar | é acessada pela Avenida Octávio Mangabeira.

11. Praia de Itapuã

Praia de Itapuã com coqueiros à beira-mar e alguns banhistas na areia.
Praia de Itapuã. Foto: Porta da Copa/ME / CC BY 3.0 BR

Não foi à tona que Vinícius de Moraes eternizou a Praia de Itapuã em uma canção: a praia abriga corais, mar tranquilo e grandes pedras que formam piscinas naturais.

Originalmente ocupado por pescadores, o bairro é famoso pelo Farol de Itapuã, outro cartão-postal de Salvador.

Farol de Itapuã sobre as areias claras da Praia de Itapuã.
Farol de Itapuã. Foto: Nilson Nery / CC BY-SA 4.0

Na praia, os turistas aproveitam o dia praticando esportes, caminhando pela orla e mergulhando nas águas com tons de esmeralda.

Como chegar | está na Rua Arístides Milton.

Onde se hospedar na Praia de Itapuã:

Smart Itapuã | a 700 metros da Praia de Itapuã, flats super completos, com cozinha, varanda com vista para o mar e quartos confortáveis. Uma boa opção para quem está viajando em família ou com pets! Confira valores.

12. Praia Pedra do Sal

Como é rodeada por casas de aluguel por temporada, a Praia Pedra do Sal é praticamente deserta durante a semana.

O mar tem tons de verde e ondas médias, o que é perfeito para banho. Para ainda mais privacidade, há coqueiros cercando a praia.

Se você gosta de contato com a natureza e prefere ter mais tranquilidade para curtir o litoral soteropolitano, essa praia é indispensável!

Como chegar | fica a pouco mais de 25 km do centro de Salvador. O acesso é feito pela Avenida Caminho do Mar, no bairro de Itapuã.

Onde se hospedar na Praia Pedra do Sal:

Villa da Praia Hotel | concentra a maior parte das avaliações positivas quando o assunto é hospedagem na região da Pedra do Sal. Pé na areia, o hotel oferece piscina, bar, quartos arejados e restaurante de cozinha regional. Confira valores.

13. Praia de Stella Maris

Praia de Stella Maris com extensa faia de areia, coqueiros e barracas em frente ao mar.
Praia de Stella Maris. Foto: Rafael Ramires / CC BY-NC-SA 2.0

A Praia de Stella Maris é outra opção excelente para quem quer fugir dos tumultos centrais da cidade de Salvador.

Considerada como uma das mais limpas da cidade, é local de concentração de condomínios, casas de veraneio e resorts.

Junto com uma estrutura turística completa, a praia possui uma faixa de areia bem extensa, ondas perfeitas para surfe e piscinas naturais.

Durante os meses mais intensos do verão, a praia sedia festas e outros eventos.

Como chegar | a cerca de 25 km do centro de Salvador, a praia se situa mais próxima da Rua Alves Ribeiro. 

Onde se hospedar na Praia de Stella Maris:

Pousada Stella Tropical | com uma pegada rústica e aconchegante, a Pousada Stella Tropical combina total com uma viagem a dois, já que fica a apenas 100 metros da praia e oferece área de lazer com piscina e jardins, café da manhã e bar. Confira valores.

Gran Hotel Stella Maris Urban Resort & Conventions | um dos principais resorts da cidade, com uma ampla área de lazer e gastronomia para todas as idades. À beira-mar, conta com diversas atividades e comodidades. Confira valores.

Catussaba Suítes Resort | outra ótima escolha para quem gosta de desfrutar todo o conforto e mordomia de um resort. Aqui, o lazer ainda conta com quadras esportivas e acomodações com visão privilegiada do mar de Stella Maris. Confira valores.

14. Praia do Flamengo

Praia do Flamengo com extensa faixa de areia, coqueiros e águas azuis.
Praia do Flamengo. Foto: Márcio Filho MTUR / CC 1.0

Embora se situe em outro município, a Praia do Flamengo faz parte da grande Salvador. Vizinha de Itapuã e Stella Maris, fica na cidade de Lauro de Freitas, a 27 km do centro.

Com barracas à beira-mar, areia limpinha e um mar lindíssimo, a praia costuma agradar bastante aos turistas, independente do perfil de viagem.

Duas das mais famosas barracas de praia de Salvador estão localizadas por lá: Pipa e Barraca do Lôro, com tudo o que você precisa para passar um dia inteirinho.

Como chegar | pode ser acessada pela Rua Professor Antônio Augusto Machado.

Onde se hospedar na Praia do Flamengo:

Villaggio Orizzonte | com vários espaços ao ar livre, esta hospedagem possui uma localização bem privilegiada: a apenas 50 metros da Lagoa do Flamengo! A estrutura inclui duas piscinas, restaurante, academia e suítes com varanda e rede de frente para o mar. Confira valores.

15. Praia do Forte

Vista aérea da Praia do Forte com águas esverdeadas e banhistas na areia.
Praia do Forte vista de cima. Foto: Cleferson Comarela / CC BY-SA 3.0

A Praia do Forte não fica tão próxima de Salvador, mas vale a pena conhecer por conta da suabeleza natural e ótimos serviços turísticos.

Localizada no município de Mata de São João, a cerca de 100 km de Salvador, a Praia do Forte é um dos pontos que mais atraem turistas em todo o litoral norte da Bahia.

A paisagem mistura piscinas naturais, um mar incrível, vida marinha rica e coqueirais lindíssimos ao redor.

O local ainda abriga alguns dos melhores resorts all-inclusive da região, como o Iberostar. 

Como chegar | o acesso é feito pela BA-099. O trajeto dura em torno de 1h30.

Onde se hospedar na Praia do Forte:

Iberostar Bahia – All Inclusive | mantendo o alto padrão da rede, a experiência é de nível 5 estrelas. O All Inclusive é garantido por 6 restaurantes e bares, já o lazer, com três piscinas, complexo esportivo e programação completa para adultos e crianças. Confira valores.

Porto Zarpa Hotel | em meio a muito verde, este hotel é procurado por turistas de todas as idades e perfis. As atividades de lazer incluem piscina, jardins, parquinhos e, na parte da gastronomia, restaurante e cafeteria. Confira valores.

16. Praia de Imbassaí

Junto com a Praia do Forte, a Praia de Imbassaí é outra que dispensa elogios. O seu diferencial está no encontro do rio com o mar, o que deixa o visual ainda mais paradisíaco.

Com a tranquilidade de uma cidade pequena, a praia é extensa, com trechos dispondo de barracas de praia e outros com piscinas naturais.

Dica de passeio: ao passar por lá, tente fazer o passeio de jangada ou alugar um caiaque para conhecer de pertinho o Rio Barroso, também conhecido como Rio Imbassaí.

Como chegar | também é acessada pela BA-099, fica a 15 km depois da Praia do Forte.

Onde se hospedar na Praia de Imbassaí:

Paradise Beach House | a estrutura deste hotel está totalmente integrada com a natureza da Praia de Imbassaí. Em vilas, as acomodações são bem completas: contam com cozinha, quartos, sala de jantar e vista para o mar! Confira valores.

Hotel Pousada Imbassai | aqui você com certeza relaxará, sjea na piscina ao ar livre, nos jardins ou nos chalés destinados para a acomodação. Também com restaurante e bar, o hotel fica a apenas 350 metros da praia. Confira valores.

Nossas dicas de melhores praias em Salvador te ajudaram?

Depois de ler esse post, uma parte muito importante do seu planejamento de viagem para Salvador já está pronta!

Você conhece agora as 16 melhores praias da capital baiana, junto com dicas importantes e sugestões de hospedagens em cada uma.

Já sabe qual praia quer visitar primeiro? Nos conte nos comentários!

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você


Deixe o seu comentário