Planejar uma viagem para a ilha e não incluir o mergulho em Fernando de Noronha em seu roteiro é quase a mesma coisa que ir à Paris e não conhecer a Torre Eiffel.
Graças à sua visibilidade e vida marinha preservada, o arquipélago é um dos melhores lugares do Brasil para contemplar as belezas do fundo do mar.

Por esses motivos, a atividade é uma das mais buscadas e emocionantes em Fernando de Noronha!
Não restam dúvidas de que você precisa viver essa experiência, né? Então vem com a gente e saiba como mergulhar em Noronha!
Primeira vez mergulhando ou ainda sem muita experiência? Então você deve agendar um mergulho de batismo em Noronha.
Já sabe mergulhar e tem certificado? Então, é só agendar seu mergulho com duas imersões em dois pontos diferentes da ilha!
Mergulho em Noronha: tudo o que você precisa saber
Com mais de 24 pontos de mergulho, o arquipélago de Fernando de Noronha possui uma das reservas marinhas mais protegidas do Brasil.
Todo esse trabalho de preservação é de responsabilidade do Parque Nacional Marinho, que atua desde 1987 em defesa à vida desses animais que habitam na ilha.
Essas são algumas das razões que tornam o mergulho em Fernando de Noronha tão único e especial, pois além de abrigar uma rica fauna marinha, a visibilidade na ilha é uma das melhores do país, podendo chegar até os 50 metros de profundidade.

Ou seja: você vai ver de pertinho (e perfeitamente!) tartarugas marinhas, peixes de diversas espécies, recifes de corais, arraias, polvos e até mesmo tubarões!
E se você tem dúvidas sobre como é mergulhar no arquipélago, fique tranquilo(a), pois neste post você vai conferir as principais informações e dicas para que a sua experiência seja a melhor possível:
- Onde se hospedar
- Taxas em Fernando de Noronha
- Quem pode mergulhar em Fernando de Noronha?
- Melhor época para mergulho
- Pontos de mergulho em Noronha
- Mergulho noturno em Fernando de Noronha
- Operadoras de mergulho em Fernando de Noronha
- Dicas extras
Onde se hospedar em Fernando de Noronha
Antes de embarcar nessa aventura que é mergulhar em Noronha, não podemos nos esquecer de reservar um hotel ou pousada na ilha, né?
Afinal, precisamos de um cantinho para descansar após um longo dia de passeios e contemplação.
Resumidamente, as hospedagens em Fernando de Noronha se concentram em três localidades: Vila dos Remédios, Vila do Trinta e na Floresta Nova, regiões nos arredores da Vila dos Remédios. Fica bem pertinho uma do outra mesmo.

Já as opções de hotéis e pousadas são bem diversas, e vão desde as mais rústicas, até as mais sofisticadas e luxuosas.
Mas fica o aviso: mesmo que você escolha uma pousada mais simples, as diárias em Fernando de Noronha são bem mais caras quando comparadas a outros destinos do continente.
Confira as nossas sugestões de onde ficar em Fernando de Noronha:
- Pousada do Vale | é uma das hospedagens mais luxuosas de Fernando de Noronha. Ficando na Vila dos Remédios, está cercada pela natureza e oferece serviços como spa, bar e restaurante funcionando para todas as refeições. Confira valores.
- Pousada Lenda das Águas | uma ótima sugestão com diárias mais acessíveis, ficando entre a Vila dos Remédios e Floresta Nova. Repleta de áreas verdes, fica pertinho de várias praias. Já o café da manhã tem direito a tapiocas e geleias. Confira valores.
- Pousada Maria Bonita Noronha | também situada entre Floresta Nova e a Vila dos Remédios, é uma pousada luxuosa e com serviços de altíssima qualidade, ficando a poucos metros das praias do Meio, Conceição e do Cachorro. Confira valores.
- Pousada Lua Bela | localizada em Floresta Nova, é uma pousada sofisticada e com várias atividades de lazer. A piscina ao ar livre é incrível! Já a Praia do Cachorro fica a 10 min a pé. Confira valores.
- Pousada Magia | já na Vila do Trinta, possui uma das diárias mais acessíveis em Fernando de Noronha. Apresentando uma decoração rústica e colorida, possui ambientes super agradáveis e uma energia bem gostosa. Confira valores.
- Colina Pousada SPA | também na Vila do Trinta, é indicada para quem busca hospedagens sofisticadas. A piscina proporciona um visual inesquecível do Morro do Pico ao fundo. A decoração mescla perfeitamente o rústico com o moderno. Confira valores.
Taxas para realizar o mergulho
Como já explicamos em outros posts sobre Fernando de Noronha, para ter acesso à ilha, é necessário pagar a taxa de preservação ambiental, que é destinada para manter a sustentabilidade e preservação do meio ambiente do arquipélago.
Esse valor é cobrado de acordo com a quantidade de dias que você irá ficar em Noronha. Por exemplo, se a sua viagem for de 7 dias, a taxa será multiplicada por 7.
O pagamento da taxa pode ser feito ao desembarcar no Aeroporto de Noronha ou antecipadamente, através do site oficial de Fernando de Noronha.
Neste caso, basta preencher o formulário disponível e realizar o pagamento por boleto bancário ou cartão de crédito.
Outra taxa que é necessária para a realização do mergulho em Noronha é a do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, pois alguns pontos de mergulho estão inseridos nessa área de proteção ambiental.
Além de garantir o mergulho, o ingresso do parque também te dá acesso às praias do Sancho, Baía dos Porcos, do Sueste, do Leão e da Atalaia.
Ele pode ser adquirido pelo site oficial ou no Centro de Visitantes da ilha, localizado em Boldró.
Quem pode mergulhar em Fernando de Noronha?
A resposta é simples: todo mundo! Até mesmo crianças a partir de 8 anos de idade.
Se você não sabe nadar, ou nunca mergulhou antes, não se preocupe, pois ainda assim é possível fazer o mergulho de cilindro em Fernando de Noronha.

Neste caso, você irá fazer o mergulho de batismo, que é para quem ainda não tem experiência na atividade.
Durante todo o tempo em que você estiver submerso, um guia irá te acompanhar, trazendo total segurança e conforto para o seu mergulho.
Também é importante informar que, antes de mergulhar, você receberá todas as instruções sobre os trajes e equipamentos, bem como os procedimentos e informações básicas para você ter um mergulho inesquecível.
Durante as explicações, o guia também falará sobre os sinais que são feitos embaixo d’água, como o “ok” “descer” e “subir”.
Depois, é só viver a emoção de ser “batizado” nas águas de Noronha.
Melhor época para fazer o mergulho
A boa visibilidade das águas em Fernando de Noronha é um dos privilégios do destino, pois quase sempre o mar está propício para mergulho.
Porém, vale ressaltar que é importante verificar as condições climáticas antes de fazer a atividade.
De um modo geral, o arquipélago tem duas estações: a chuvosa, que ocorre entre os meses de março e julho, e a seca; entre os meses de agosto até fevereiro.

Quando a chuva está muito forte ou o mar muito agitado, os mergulhos podem ser adiados.
Os meses de abril a setembro são os mais recomendados para a prática, pois é quando o mar costuma fica bem tranquilo. Logo, é o período perfeito para praticar o mergulho, seja de cilindro ou snorkel.
Pontos de mergulho em Noronha
Antes de fechar o seu mergulho, é preciso se certificar de duas coisas: o nível de dificuldade e as condições climáticas.
Qualquer alteração do mar pode acabar modificando o seu ponto de mergulho e, por essa razão, quase nunca você poderá escolher onde vai mergulhar.

Em relação ao grau de dificuldade, os pontos de mergulho em Fernando de Noronha são classificados da seguinte forma: iniciantes (inexperientes), intermediários e avançados.
Aliás, alguns pontos avançados também exigem um certificado de mergulho.
Para você entender melhor e ficar por dentro de todos os pontos da ilha, separamos os mais conhecidos e buscados pelos turistas de acordo com a sua dificuldade:
Mergulho para iniciantes
Esses locais são os indicados para quem nunca mergulhou antes ou que ainda se sente inseguro para fazer a atividade sem o acompanhamento de um guia.
Os pontos de mergulho de batismo e para inexperientes chegam a até 12 metros de profundidade, e a visibilidade é perfeita!
Veja os locais:
Naufrágio do Porto | profundidade de até 9 metros. Aqui também é possível mergulhar com snorkel.
Morro de Fora | de 6 a 15 metros de profundidade.
Navio do Leão | profundidade de 10 metros.
Ilha do Meio | de 8 a 13 metros de profundidade.
Ressurreta | profundidade de 8 a 12 metros.
Buraco do Inferno | profundidade de 6 a 18 metros. Caso queira mergulhar até a profundidade máxima, é necessário ter certificação.
Mergulho para intermediários
Se você já teve a oportunidade de mergulhar algumas vezes e tem experiência o suficiente para fazer a atividade sem o auxílio de um guia, existem outros pontos de mergulho incríveis de nível intermediário.
Nossas sugestões são:
Laje Dois Irmãos | profundidade de 13 a 24 metros. Durante o mergulho, é possível avistar tubarões.
Trinta Reis | profundidade de 22 metros, passando por cânions submersos onde é morada de arraias e tubarões.
Cordilheiras | profundidade de 30 metros. Há um enorme paredão rochoso que abriga diversas espécies marinhas.
Buraco das Cabras | profundidade de 16 metros. Aqui, o mergulhador passa por um canal onde é levado pela correnteza.
Cagarras | a profundidade é de até 34 metros, passando por paredões rochosos. Para fazer esse mergulho, é necessário ser um mergulhador com certificação de nível básico.
Mergulho para avançados
Aqui, os pontos de mergulho possuem um grau de dificuldade elevado e, dependendo do local, a certificação básica ou avançada em mergulho se torna indispensável.

Ainda que o local não exija certificação, é necessário ter muita experiência.
Para essa modalidade, indicamos o mergulho em Fernando de Noronha operado pela Atalaia Noronha, que já inclui o transfer de ida e volta.
Ao todo, são duas imersões em pontos diferentes, com até 40 minutos de duração em cada um. É tempo o suficiente para aproveitar ao máximo!
Agora, confira os locais para mergulho avançado:
Pedras Secas | profundidade de 15 metros. Aqui, há uma grande variedade de espécies marinhas, além de grutas e cânions.
Luias | profundidade de 8 a 24 metros. A certificação não é necessária, porém exige experiência devido às correntezas. O local está repleto de enormes blocos de pedras sobrepostas, passando por cavernas e cânions.
Cabeço das Cordas | profundidade de 17 a 33 metros. Quanto mais profundo, maior a dificuldade. Por conta das correntes marítimas, cardumes de xaréus, piranjicas e dentões sempre estão pelo local. Mergulhadores com certificação básica podem fazer esse mergulho.
Corveta Ipiranga ou Corveta V-17 | até 60 metros de profundidade. É um dos melhores pontos de mergulho em Fernando de Noronha e também do Brasil. Esse mergulho só é possível para mergulhadores experientes e com certificado. Aqui, o grande atrativo é o navio da Marinha que afundou em 1983.
Macaxeira | profundidade de 40 metros. Aqui, a correnteza pode de jogar contra os paredões, por isso, só para os mais experientes.
Ponta da Sapata | profundidade de 14 a 27 metros. Aqui, a certificação e a experiência são indispensáveis.
Caverna da Sapata | de 24 a 30 metros de profundidade. O mergulho passa por um costão rochoso que abriga uma gruta, porém é preciso ter cuidado com as correntezas, que são bem fortes. A certificação de nível básico é recomendada.
Pontal do Norte | profundidade de 42 metros. O local abriga tartarugas e barracudas.
Mergulho noturno em Fernando de Noronha
Quer explorar as profundezas do mar de um jeito diferente?
Faça então o mergulho noturno em Fernando de Noronha, uma das experiências mais emocionantes que você vai ter na vida!
Nesse horário, muitos animais saem em busca de alimento, então a possibilidade de você avistar outras espécies é ainda maior, principalmente tubarões.

No entanto, só é possível viver essa aventura se você tiver a certificação avançada de mergulho ou pelo menos a básica. Nesse último caso, você fará um batismo de mergulho noturno, mergulhando ao lado de um guia.
Por estar escuro, o mergulho é feito com uma lanterna, e é através dela que você vai se comunicar com o guia ou com os outros mergulhadores.
Além disso, o guia também passa algumas instruções para você não acordar os animais que estão dormindo com a lanterna.
Normalmente, os barcos partem às 17h30, indo em direção ao ponto de mergulho. Também vale dizer que os locais são mais rasos do que os mergulhos diurnos, mas posso te garantir que a experiência é ainda mais incrível.
Operadoras de mergulho em Fernando de Noronha
Para viver essa aventura deliciosa que é mergulhar de cilindro em Fernando de Noronha, é essencial que você escolha uma boa operadora de mergulho.
Existem várias opções na ilha, mas as que recomendamos são:
Águas Claras | é a pioneira no mergulho em Fernando de Noronha, oferecendo o serviço desde 1985. A empresa é extremamente confiável e ainda possui cursos e piscina para treinamento.
Noronha Divers | além do mergulho de batismo, a empresa também realiza mergulhos credenciados em diversos pontos avançados da ilha.
Atlantis Divers | um dos diferenciais é que os barcos da empresa são catamarãs, o que ajuda a evitar enjoos durante o percurso até o local de mergulho, podendo ser batismo ou avançado. Ela ainda tem a opção de contratar um fotógrafo para tirar fotos subaquáticas incríveis.
Atalaia Noronha | operando na ilha desde 1992, é a nossa principal sugestão de passeios, composta por uma equipe totalmente treinada e certificada. Além dos mergulhos, eles também atuam em outros tipos de passeios, como trilhas, o Ilha Tour e passeios de barco.
Dicas extras para mergulhar em Fernando de Noronha
- Use roupas de banho no dia do seu mergulho, e também leva uma tolha para se secar quando retornar ao barco.
- Se você tiver algum tipo de doença respiratória, como bronquite e sinusite, avise a operadora do mergulho para ela te passar as instruções corretamente.
- Por conta da pressão da água e do nível de profundidade, é normal sentir um incômodo no ouvido. Mas fique tranquilo(a), pois antes do mergulho, o guia vai te orientar a como aliviar a pressão no ouvido.
- Não precisa ter medo dos animais. Apenas respeite as regras do mergulho e de conscientização. O mergulho é uma contemplação à vida marinha, então não toque em nada.
- O uso de GoPro é liberado, então você pode registrar esse momento mágico.
- Além do mergulho de cilindro, você também pode optar pelo snorkel em pontos mais rasos da ilha. A experiência também é incrível e você certamente irá amar. Para essa modalidade, indicamos a Praia do Sueste, a Baía dos Porcos, Praia do Sancho e Morro de Fora.
E aí, preparado(a) para realizar um mergulho em Fernando de Noronha?
Fernando de Noronha consegue ser perfeitamente incrível dentro e fora d’água.
Poder explorar as belezas do fundo do mar vai deixar a sua viagem ainda mais inesquecível, até porque estamos falando de um destino que possui uma das praias mais lindas do mundo!
Ao planejar o seu mergulho em Noronha, não se esqueça de procurar uma operadora profissional e de qualidade, e priorize as nossas indicações aqui no post.
No mais, é só preparar o coração para esse mergulho emocionante!
Foto de destaque: Nayara Felipe / CC BY-SA 3.0
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.







