Escrito por Adriana
10 de janeiro de 2019
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Aguas Calientes, também chamada de Machu Picchu Pueblo, é um pequeno povoado no Peru, mais conhecido por ser a última parada antes da subida para a tão sonhada Machu Picchu. E ao contrário do que pensávamos, há sim o que fazer em Aguas Calientes e vale passar a noite por lá.

Por si só, Águas Calientes não seria um dos destinos turísticos mais imperdíveis do país. Mas como a cidadezinha é ponto de partida para a grande atração do Peru, por que não aproveitar o que ela tem a oferecer?

Vale dizer que o pernoite em Águas Calientes é mais do que indicado: visitar Machu Picchu em um bate e volta de Cusco é extremamente corrido (apesar de possível).

Se você fizer o bate e volta, só terá algumas poucas horas para aproveitar Machu Picchu – e Machu Picchu merece bem mais do que apenas algumas horas.

Unindo o útil ao agradável, passar a noite em Aguas Calientes permite que você descanse antes da subida e curta o passeio com mais calma.

Então aproveita para conferir aqui o que fazer em Águas Calientes e fazer uma viagem completa!

o que fazer em aguas Calientes - trilho do Trem
Chegada na Cidade. Foto David Berkowitz / CC BY 2.0

Se você vai para Machu Picchu, é bom se preparar para o ‘soroche’ – o mal de altitude – que pode ser causado pela diminuição de oxigênio acima dos 3.000 metros.

Portanto, faça um seguro viagem antes de embarcar. Recomendamos pesquisar seu seguro pela Segurospromo, um site que compara preços e dá uma enorme variedade de opções. Aproveite para usar nosso código EMALGUMLUGAR5 e ganhar 5% de desconto!

Hotel em Águas Calientes, Peru

Apesar de pequena, Águas Calientes oferece bastante opções de acomodação, em diferentes categorias.

Nós achamos que não fazia sentido pagar um absurdo de caro por um hotel que não iríamos aproveitar tanto, já que passaríamos apenas uma noite e a viagem seria corrida.

Por outro lado, a gente queria a garantia de um hotel confortável para nos garantir uma boa estadia durante nossa visita a Machu Picchu.

Considerando isso, nós ficamos no Casa Andina Standard Machu Picchu e acertamos na escolha. Ele fica bem na frente da estação de trem e com o Rio Urubamba aos fundos, localização perfeita. Os quartos são muito confortáveis e silenciosos.

o que fazer em aguas Calientes - Casa Andina Machi Picchu
Nosso quarto tinha vista pro rio!

E o melhor: o café é servido a partir das 4h da madrugada até às 10h, um ótimo diferencial comparado a outros hotéis. Nós garantimos nosso café (delicioso e farto, por sinal) ainda na madruga, porque queríamos ir bem cedinho pra Machu Picchu.

Se você está disposto a gastar (muito) mais para uma estadia inesquecível, confira o Sumaq Machu Picchu Hotel, que já foi premiado como melhor hotel do local. Mas se você quiser economizar sem precisar passar perrengue, o Hotel Ferre Machu Picchu cumpre todos os requisitos para uma boa estadia.

O que fazer em Aguas Calientes: dicas e principais atrações

O pequeno povoado gira em torno do turismo, não tem como negar. Mas, ainda assim, mantém muito da atmosfera característica de um pequeno povoado do interior do Peru.

Não existem carros em Aguas Calientes – o único automóvel que circula por lá é o micro-ônibus que leva visitantes até Machu Picchu – e você pode se locomover tranquilamente pela cidade inteira a pé.

o que fazer em aguas Calientes Vida.jpg
A atmosfera ainda de uma vila no interior do Peru

Plaza Manco Capac

A principal praça de Aguas Calientes é a Plaza Manco Capac, onde ficam localizados a maioria dos albergues, comércio e restaurantes. Na praça você também encontra a placa de “Bienvenidos a Machu Picchu”, onde vale tirar aquela fotinho de turista.

o que fazer em aguas Calientes - Machu Picchu Pueblo
Praça com a estátua de Patchakutec, um dos mais importantes reis Inca

Banhos Termais de Aguas Calientes

A poucos minutos de caminhada do centro, você encontra os banhos termais que dão nome à cidade. Com temperaturas que ficam em torno de 38ºC e 46ºC, as Termas de Aguas Calientes são uma boa pedida para relaxar depois de tanta caminhada.

À primeira vista, as aguas podem espantar um pouco por conta da sua cor e cheiro (culpa do enxofre), mas não deixe de visitá-las: as termas são conhecidas por suas propriedades medicinais e terapêuticas, como melhora do metabolismo e oxigenação da pele, além de serem bem relaxantes.

o que fazer em aguas Calientes - Termas 1
Banhos termais – Foto: randomised.org / CC BY 2.0

A entrada custa 20 soles e o funcionamento é diário, das 5h às 20h. As termas são equipadas com alguns vestiários e duchas simples. Não se esqueça de levar roupa de banho e toalhas.

Jardines de Mandor

Outra opção de passeio interessante para quem quer relaxar em meio a natureza é a visita aos Jardines de Mandor, uma pequena reserva ambiental que abriga a Cascata de Mandor.

Para chegar até lá, é preciso caminhar por cerca de uma hora, mas o caminho é plano e sem obstáculos. Lá também tem um restaurante com preços atrativos. A entrada custa 10 soles e a visitação é aberta todos os dias.

Mercado de Artesanato

Apesar de pequeno, como todo bom povoado, Aguas Calientes também tem seu próprio Mercado de Artesanato, que fica do lado da estação de trem.

São diversas barracas com produtos locais como roupas e bolsas, mas os preços costumam ser mais salgados que em outros destinos do Peru. Vale fazer uma visita de qualquer forma.

o que fazer em aguas Calientes - Mercado de Artesanato
Algumas das peças encontradas no mercado de artesanato – Foto: ShashiBellamkonda /  CC BY 2.0

Museu de Sitio Manuel Chávez Ballón

Uma atração que permanece pouco visitada em Aguas Calientes é o Museu de Sitio Manuel Chávez Ballón.

Mas, se você tiver tempo, não deixe de passar por lá: o museu, localizado aos pés da cidade sagrada, reúne uma coleção incrível de objetos sobre a cultura Inca. A entrada custa 22 soles e o museu funciona todos os dias das 9h as 16h30.

Como chegar em Águas Calientes – saindo de Cusco até Águas Calientes

Existem algumas formas de fazer o trecho Cusco – Águas Calientes.

  • Trem: de Cusco para Aguas Calientes (Peru Rail)

Para quem deseja ir de trem, existem duas empresas ferroviárias:

– Peru Rail: fica a 25 minutos de carro do centro de Cusco. A viagem dura em torno de 3:50h. A Peru Rail oferece três opções de assento, da mais econômica ao luxo. Os preços variam de U$75 a exorbitantes U$500, o trecho.

– Inca Rail: a empresa Inca Rail oferece um combo de ônibus até Ollantautambo e o trem até Águas Calientes no mesmo ingresso. Há três tipos de assento. Os valores são de U$70, U$79 e U$194 o trecho.

o que fazer em Aguas Calientes - trem
Chegada do trem vindo Ollantaytambo – Foto: randomised.org / CC BY 2.0
  • Hidroelétrica: ônibus ou van de Cusco até Santa Tereza + caminhada

Você pode ir de ônibus de Cusco a Santa Tereza e de lá pegar um taxi até a hidroelétrica. Depois disso fazer a conhecida caminhada até Águas Calientes, essa é a opção mais econômica!

Mas você também pode fechar com uma agência uma van de Cusco até a hidroelétrica sem parar em Santa Tereza.

Chegando na hidroelétrica, a caminhada é praticamente plana e dura cerca de duas horas na direção da linha do trem, são quase 14km.

o que fazer em aguas Calientes Caminhada
Caminhada pelo trilho do Trem

Aproveite e confira as 15 curiosidades do Peru.

Como ir de Aguas Calientes a Machu Picchu

Para chegar ao Parque Arqueológico de Machu Picchu saindo de Aguas Calientes, você tem duas opções: fazer a subida a pé ou de ônibus.

A pé

A caminhada até o topo de Machu Picchu é cansativa, mas se você curte trilhas ou quer economizar, não vai se arrepender da subida.

Se você fizer o caminho pela trilha, subindo montanha acima, você chega ao topo em cerca de 2 horas.

Se preferir seguir o mesmo caminho feito pelos ônibus, um ziguezague, você vai caminhar por mais tempo, cerca de 4 horas, mas o caminho é menos desgastante.

Em ambas as opções, não se esqueça de caprichar no repelente, pois você vai passar por áreas com bastante mata e muitos mosquitos.

De ônibus

Já fazer o caminho de ônibus é uma opção menos emocionante, mas bem mais confortável para chegar ao topo de Machu Picchu. 

A passagem só de ida custa US$12, e a de ida e volta custa US$24. Há quem suba de ônibus e desça pela trilha, para aproveitar mais a experiência.

Dá pra comprar a passagem de ônibus online ou na cidade, quando você chegar. Os primeiros ônibus partem bem cedo, à 5h30 e vão seguindo conforme vão enchendo, até às 15h.

O trajeto todo é bem rápido e em pouco mais de 20 minutos você já na entrada no parque. O que demora mais é a fila para pegar o ônibus, que já começa por volta das 3h da manhã para quem quer ir na primeira viagem.


Atenção: vale lembrar que comprar a passagem de ônibus não te dá acesso à entrada no parque – ela precisa ser comprada separadamente e com bastante antecedência, já que existe um limite de pessoas em Machu Picchu. Para saber mais, confira como comprar ingresso para Machu Picchu.

o que fazer em aguas Caliente - Panoramica Machu Picchu
Visual Panorâmico das ruínas de Machu Picchu

Onde comer em Aguas Calientes

Aguas Calientes é um povoado bem pequeno, e a maioria dos restaurantes opera no esquema “menu turístico”, no qual você escolhe entrada, prato principal e sobremesa (ou bebida) por um valor fixo. Ao redor da Plaza Manco Capac há diversas opções, para todos os bolsos.

O Mapacho Beer & Restaurant é constantemente considerado o melhor lugar para comer em Aguas Calientes. Com um ambiente agradável e preço justo, é uma boa opção se você quer uma experiência mais arrumadinha por lá.

Já no Tree House Restaurante, a especialidade são os pratos típicos peruanos, mas há bastante variedade no cardápio. Boa pedida para uma refeição tranquila após um dia de trekking.

Para quem procura uma opção bem baratinha, o Mama Angelica é um dos favoritos dos mochileiros em busca de algo simples e prático, mas com sabor.

Não se esqueça do seguro viagem!

Agora que você já conferiu tudo o que fazer em Aguas Calientes, lembre-se que um seguro viagem é indispensável para uma viagem tranquila e sem maiores estresses.

Já precisamos de atendimento médico durante nossa viagem pela América do Sul e felizmente tínhamos o seguro para cobrir as despesas.

Por isso, recomendamos fazer uma pesquisa em nossa página de seguros, que funciona como um bom comparador de preços, e escolher o seguro que melhor se adequa ao seu estilo de viagem. E usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 você ainda ganha 5% de desconto e mais 5% em pagamento no boleto.

Curtiu nossas dicas sobre o que fazer em Aguas Calientes? Aproveite cada momento dessa viagem incrível!

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

3 comentários em “O que fazer em Aguas Calientes no Peru: TOP 5 passeios”