O que fazer em Antofagasta, Chile | Em Algum Lugar do Mundo

PRINCIPAIS ATRAÇÕES E DICAS DE ANTOFAGASTA, CHILE

Atrações e dicas para curtir dias de relax e aproveitar o melhor da cidade

  • Adriana
  • -
  • 16 de janeiro de 2020
  • 4 Comentários

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Antofagasta não costuma estar no topo da lista de destinos do Chile, mas nós estivemos lá e adoramos. Essa é a maior cidade do norte do Chile, sendo também uma das mais ricas do país. Com cara de cidade grande, mas com um clima tranquilo, fomos descobrindo o que fazer em Antofagasta e acabamos curtindo dias deliciosos com a brisa do mar.

Antofagasta tem uma grande importância devido à mineração, mas para nós viajantes a cidade é uma ótima porta de entrada para quem vai para o Atacama. Apesar de Calama ser o destino de chegada de quem vai pro deserto, Antofagasta tem muito mais a oferecer.

Na verdade Antofagasta tem uma localização estratégica, podendo também servir de hub para quem segue ao norte para Arica ou Iquique, ou para o sul com destino a Santiago. Confira agora o que fazer em Antofagasta e programe-se para passar pelo menos um dia por aqui descansando e curtindo a cidade.

O que fazer em Antofagasta Chile
Praça Colón no centro de Antofagasta

Onde ficar em Anofagasta

A maioria das opções de acomodação estão entre o centro e o Balneário Municipal. Nós ficamos no Hotel Atalaia, bem na altura do balneário. A localização era ótima, com vários restaurantes próximos e a uma boa caminhada para o centro (uns 20 minutos).

O que fazer em Antofagasta Chile
Nosso quarto no Hotel Atalaia

O hotel parece uma casa de praia, com muito estilo e uma decoração super legal. E tudo é bem novinho. Ficamos em um quarto espaçoso com varanda, super limpo e confortável. Banho gostoso e quente. E o café da manhã era delicioso, tudo fresquinho. Ah, atendimento excelente, fomos muito bem recebidos. A diária custa a partir de R$254 o quarto duplo.

O que fazer em Antofagasta

La Portada

Quando estávamos na estrada já chegando em Antofagasta, encontramos essa maravilha natural: La Portada é uma formação rochosa no meio do mar que, com o processo de erosão de milhões de anos, acabou ganhando o formato de portal.

O que fazer em Antofagasta Chile
Vista do mirante para a La Portada, a área é uma reserva biológica de animais marinhos

Uma visita a La Portada deve ser o primeiro item da sua lista com o que fazer em Antofagasta: essa linda criação da natureza fica a uns 20km do centro da cidade. Além do cenário espetacular, o lugar é ótimo para avistar pássaros: por aqui há algumas placas informando sobre as diferentes espécies de aves. E dependendo da época do ano, também dá pra ver baleias.

Mão do Deserto (Mano de Desierto)

Como o nome diz, trata-se realmente de uma mão em pleno deserto. Saímos do centro de Antofagasta e dirigimos por uma hora pelo deserto, até surgir a Mão do Deserto, essa enorme escultura se destacando na paisagem. A obra é do artista chileno Mario Irarrázabal e mede 11 metros. Apesar de ser um pouco fora de mão (desculpa o trocadilho), valeu a pena percorrer 70km para se deparar com essa obra bastante inusitada.

O que fazer em Antofagasta Chile
A incrível escultura de uma mão no meio do deserto

Ruínas de Huanchaca

Visitamos diversas ruínas durante nossa viagem pela América do Sul, e todas elas remetiam a civilizações bem antigas. Mas as Ruínas de Huanchaca são uma exceção: em 1893 o local funcionava como uma grande mineradora, utilizando a matéria-prima que vinha da Bolívia. Sua vida foi curta e o local foi abandonado em 1902 menos de uma década depois.

Não é possível andar pelas ruínas, mas no lugar funciona um museu / centro cultural. A entrada custa 2 mil pesos.

O que fazer em Antofagasta Chile
Não são imponentes nem antigas como as ruínas incas, mas valeu a visita

Museu de Antofagasta

Se você curte museus, conhecer o Museu de Antofagasta é uma ótima pedida do que fazer em Antofagasta. Embora não seja tão grande, o museu tem 12 áreas distintas, contendo mais de 10 mil peças da época pré hispânica.  É um ótimo lugar para aprender sobre a história da cidade e de toda a região, desde quando Antofagasta fazia parte da Bolívia até a atualidade.

A entrada é gratuita. Aberto de terça a sexta de 9h às 17h, sábado e domingo de 11h às 14h.

O que fazer em Antofagasta Chile
Sem pre bom visitar um bom museu, ainda mais de graça para estimular ainda mais a busca por conhecimento

Centro da cidade

Para conhecer Antofagasta de verdade, nada melhor que passear pelo centro da cidade. Na Plaza Colón pudemos observar um pouco da vida local, além de apreciar a organização e o bom estado de conservação da praça. No meio da praça encontramos uma fonte e a simpática Torre do Relógio.

O que fazer em Antofagasta Chile
Praça central da cidade, muitos estudantes de artes escolhiam naquele dia uma inspiração para seus desenhos

Ainda pela praça fica a Catedral de Antofagasta, mas o que nos chamou atenção mesmo foi a Biblioteca Pública, que é linda, moderna e gratuita, um verdadeiro refúgio no centro da cidade.

O que fazer em Antofagasta Chile
A biblioteca é incrível e com internet de graça

Seguimos andando até a Arturo Prat, a longa e agitada rua de pedestres, com diversas lojas e restaurantes. As ruas próximas também são bem movimentadas, e nós curtimos ficar passeando por ali.

O que fazer em Antofagasta Chile
Porque nem todo mundo precisa viver na correria né?

Mercado Central

Ainda no centro, demos uma esticadinha até o Mercado Central. Fomos de manhã cedo e o lugar estava calmo. Diferente dos mercados centrais que costumamos visitar em outras cidades, esse de Antofagasta tem muito mais restaurantes que barraquinhas. Por isso sugiro visitá-lo na hora do almoço e aproveitar para saborear uma refeição boa e barata.

O que fazer em Antofagasta Chile
O vendedor de legumes fazendo pose para a foto

Balneario Municipal

Antofagasta tem um longo litoral e sem dúvidas La Portada é uma das partes mais bonitas. Mas em termos de boas praias, a cidade fica devendo um pouco. O Balneário Municipal é o lugar mais frequentado, onde há uma praia com faixa de areia e uma piscina de água salgada bem convidativa – mas tivemos que recusar o convite devido à temperatura da água e à ausência de coragem para enfrentá-la.

O que fazer em Antofagasta Chile
O balneário foi criado para que as pessoas pudessem curtir melhor as águas do mar

Terminal Pesquero

Como dizer não a um ceviche fresquinho? Saímos do centro e em uma curta caminhada chegamos ao Terminal Pesquero. Por aqui há peixe fresco todo dia, mas o lugar fica lotado mesmo é na hora do almoço. Além de ceviche, dá para comer empanadas e outros pratos com frutos do mar. Delicioso!

O que fazer em Antofagasta Chile
Cardápio de uma das barraquinhas do terminal pesqueiro

Gostamos tanto que fomos duas vezes. No primeiro dia comemos lá dentro mesmo, mas no segundo dia foi ainda melhor: compramos nosso ceviche e fomos saboreá-lo na Playa Paraíso, que fica bem ali atrás do Terminal Pesquero.

O que fazer em Antofagasta Chile
A praia paraíso nos pareceu bem menos visitada que a região do Balneário

E ainda…

Você também pode comprar o seu ceviche e ir até o Pier Antigo (Muelle Histórico), logo ao lado do Terminal Pesqueiro, para sentar e saborear tranquilamente olhando o mar. E se você gosta de futebol, apesar do time da cidade não ser muito expressivo, a cidade tem um estádio super moderno, quem sabe você não dá sorte de ter um jogo no dia da sua visita?

Não esqueça o seguro viagem!

Agora que você já conferiu tudo o que fazer em Iquique, vale o lembrete: um seguro viagem é indispensável para uma viagem tranquila e sem maiores estresses. Já precisamos de atendimento médico durante nossa viagem pela América do Sul e felizmente tínhamos o seguro para cobrir as despesas.

Sugerimos fazer uma busca pela Segurospromo, um site que compara preços e dá uma enorme variedade de opções de seguro. Pra melhorar, é só usar nosso código EMALGUMLUGAR5 para ganhar 5% de desconto!

Uma viagem para Antofagasta combina com:

Arica | Cidade fronteiriça com Peru, Arica é um bom convite para estender sua viagem rumo ao norte do país. Aqui encontramos um centro histórico interessante, uma orla agradável e a possibilidade de visitar um vulcão com pico nevado em um belíssimo Parque Nacional.

Iquique | Esse lugar é muito mais interessante do que parece à primeira vista: uma enorme duna bem no meio da cidade, um centro histórico colorido e um lindo litoral. Pra completar, que tal uma visita a uma cidade fantasma?

Atacama | Um destino dos sonhos no Chile: o Deserto do Atacama está cheio de paisagens incríveis. São várias opções de passeios, incluindo vales rochosos, montanhas coloridas, banhos termais, lagunas salgadas e muito mais. Você jamais esquecerá o Atacama!

Santiago | Uma viagem ao Chile não está completa sem conhecer Santiago, a capital com ar europeu e sangue latino. Construções da época colonial se misturam a um clima cosmopolita, sendo um convite para explorar a cidade e aprender mais sobre a história do país.

Curtiu nossas dicas sobre o que fazer em Antofagasta no Chile? Conta pra gente!

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Escrito por Adriana

36 anos. Carioca. Colecionava carimbos no passaporte durante as férias, mas resolveu levar esse hobbie a sério. Jornalista, trabalhou com marketing por um bom tempo, mas deixou o mundo corporativo para viver uma vida com mais significado. Convenceu o Caio a se jogar no mundo e hoje se dá por satisfeita carregando um caderninho, uma câmera e um tapete de yoga.

Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Chile: explore

4 comentários em “PRINCIPAIS ATRAÇÕES E DICAS DE ANTOFAGASTA, CHILE”

  1. Marcelo Coelho disse:

    Ótimas dicas

    1. Caio Farias disse:

      Obrigado Marcelo!

  2. Marcondes Rodrigues Borba disse:

    Excelentes fotos e descrições, estive na virada de 2020 na cidade e arredores, vindo do Atacama.
    Trocaria a ida a Mano de Desierto que fica distante por uma ida a praia de Hornitos passando a cidade de Mejillones ao norte, cerca de 80km do centro de Antofagasta, praia linda (para banho) no pé do deserto com visual exuberante.

    1. Caio disse:

      Muito obrigado pela dica Marcondes, vamos avaliar para incluir essa praia como uma dica extra no nosso artigo! Abs!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

CONHECE O MIRANTE DA CABOCLA? 📷 Esse é o Mirante da Cabocla, um dos mirantes mais bonitos de Arraial do Cabo. Do alto se vê a Praia do Forno, a Praia dos Anjos e, de longe, a Praia do Farol. 👣 Você acessa o Mirante por uma trilha que começa na Prainha, passa pela Praia da Graçainha, pelo Mirante da Cabocla e termina na Praia do Forno. 👉 Vale lembrar que é extremamente recomendado fazer qualquer trilha da região acompanhados de um guia local.

⛴️ IMAGINA UM BARCO DENTRO DE UMA PISCINA!Foi exatamente o sentimento que  tivemos nesse dia. Mar calmo, quase sem vento e uma água que parecia ter sido tratada que nem a de piscina!Esse talvez tenha sido um dos dias de mar mais bonito que já pegamos em Arraial do Cabo 💙Saudade desses passeios @arraialvipturismo !

SAUDADE DE IR A PRAIA, NÉ MINHA FILHA?Assim que abrirem as praias vamos ficar o dia inteiro com a Sol na água brincando! 🐕Esse é o dog que a gente sequestrou do pai da Dri pra fazer a quarentena ficar mais leve!

NAUFRÁGIO EM ARRAIAL DO CABO? 🚢Com o vai e vem das marés, em algumas épocas do ano é possível ver a embarcação Imbetiba, que naufragou no canto da Praia Grande em 10 de setembro de 1881.O naufrágio passa a maior parte do tempo encoberto. Ele fica ali bem pertinho da areia, do lado esquerdo da praia. E é possível avistá-lo principalmente quando a água está bem clara e com a maré baixa.

FELIZ DIA DOS NAMORADOS!Para ela que é a melhor companhia que eu poderia ter para viver a vida que a gente sonha juntos!Esse é o nosso sexto dia dos namorados juntos. E apesar de tudo que está acontecendo no mundo, eu continuo dizendo que o nosso mundo é o melhor lugar no mundo!
Feliz dia dos namorados a todos os casais que se amam ♥️

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!