Escrito por Adriana
18 de julho de 2023

Quer tirar férias e deseja ficar por dentro de tudo o que fazer em Arraial d’Ajuda, Bahia? Então, este guia completo é ideal para você!

Com tantas opções de lazer, é importante se organizar para fazer os passeios e aproveitar ao máximo sua viagem.

Praia em Arraial d'Ajuda com águas azuis cristalinas e sem ondas.
As praias em Arraial d’Ajuda possuem uma beleza única! Foto: Thomasilhabela / CC BY-SA 4.0

Localizado na Costa do Descobrimento, no sul da Bahia, o destino é perfeito para curtir praias paradisíacas de mar cristalino, a vida noturna e ainda conhecer a cultura local.

A região da Costa do Descobrimento é repleta de falésias, recifes de corais, rios, lagos e muita biodiversidade.

Neste post, vamos apresentar tudo o que você precisa saber para organizar sua viagem para Arraial d’Ajuda e curtir ao máximo o destino. Confira o roteiro de passeios em Arraial d’Ajuda que montamos para sua viagem:

  1. Praias em Arraial d’Ajuda
  2. Travessia pelas praias
  3. Passeio de Parapente
  4. Passeio de Quadriciclo
  5. Arraial D’Ajuda Ecoparque
  6. Projeto Coral Vivo
  7. Centro Histórico de Arraial D’Ajuda
  8. Passeios bate e volta
  9. Noite em Arraial d’Ajuda
  10. Onde comer em Arraial d’Ajuda

1. Praias em Arraial d’Ajuda

Sem dúvidas, as praias paradisíacas em Arraial d’Ajuda são o cartão-postal do destino. Com muita faixa de areia e mar tranquilo, há locais incríveis para passar o dia com toda a estrutura necessária.

Algumas das praias mais famosas da região são a Praia do Mucugê, a Praia de Pitinga e a Praia de Taípe, que oferecem uma infraestrutura completa com bares e restaurantes.

Uma dica importante é sempre ficar atento à maré, pois as praias sofrem grande influência a depender da fase da lua.

O fenômeno da maré viva, que faz a altura das águas oscilar, ocorre durante a lua nova e cheia. Já na maré baixa, formam verdadeiras piscinas naturais que deixam os lugares ainda mais lindos.

Confira as principais praias de Arraial d’Ajuda e arredores:

1.1. Praia do Mucugê

A Praia do Mucugê é a mais concorrida em Arraial d’Ajuda, ideal para quem busca um ambiente mais animado, com muitos quiosques, restaurantes e atividades à beira-mar.

O local oferece diversas opções de entretenimento, desde música ao vivo nos quiosques, até prática de esportes aquáticos.

Faixa de areia da Praia do Mucugê repleta de mesas, cadeiras e guarda-sóis com banhistas.
A Praia do Mucugê é uma das mais frequentadas em Arraial d’Ajuda. Foto: HVL / CC BY 4.0

Com águas calmas e cristalinas, o mar azul-esverdeado e falésias de areias coloridas ao redor da praia deixam o cenário ainda mais incrível.

Por isso, é uma praia que une beleza e agito, o que garante uma experiência única em Arraial d’Ajuda.

Como chegar | localizada próxima ao centro da vila, é facilmente acessível e conta com diversas opções de pousadas nas proximidades. São apenas cinco minutos de carro saindo do centrinho até a praia.

1.2. Praia do Parracho

A Praia do Parracho é um dos lugares mais visitados por jovens que buscam diversão em Arraial d’Ajuda, seja de dia em sua faixa de areia tranquila ou à noite em seus quiosques e restaurantes.

Faixa de areia estreita e vazia da Praia do Parracho com o mar calmo.
Praia do Parracho em um dia tranquilo. Foto: Marcio Filho/MTur – Flickr

Durante a maré baixa, você pode aproveitar as piscinas naturais que se formam. Na areia, é possível encontrar um lugar com tranquilidade para esticar a canga, já que a maioria dos visitantes passa a maior parte do tempo nos restaurantes.

Como chegar | está localizada ao lado da Praia do Mucugê.

1.3. Praia dos Pescadores

A praia conhecida por vários nomes, como Praia dos Pescadores, Praia do Delegado e Praia do Arraial, é famosa pelos frutos do mar e peixes frescos servidos na barraca do Nel.

Comparada com as praias que já citamos, não há muitas opções e tem menos infraestrutura. Logo, é um local ótimo para relaxar.

Trata-se de uma praia mais popular entre os moradores e oferece serviços simples com preços acessíveis. 

Como chegar | fica a dez minutos do centrinho. Siga pela Escadaria das Fitas, situada atrás da Igreja.

1.4. Praia da Pitinga

A Praia da Pitinga é conhecida por suas belas falésias e clima tranquilo. Há um trecho com restaurantes e locais para acesso aos banheiros e ducha.

Ao lado da Praia de Taípe, o local tem voos de parapente, uma aventura de tirar o fôlego. O passeio dura, em média, 15 minutos.

Praia da Pitinga em Arraial d'Ajuda com alguns banhistas na beira do mar.
Alguns banhistas aproveitando o mar da Praia da Pitinga. Foto: Carlos Reis / Flickr

Converse com os instrutores antes para se informar sobre o melhor horário e dia para voar. O voo acontece do alto da falésia, após as barracas de praia da Pitinga, antes de chegar à foz do rio.

Como chegar | está a 10 minutos de carro via Estrada de Pitinga. Tem estacionamento.

1.5. Praia da Lagoa Azul

Apesar do nome, a Praia da Lagoa Azul não abriga mais a famosa lagoa que foi degradada por intervenções humanas. Ainda assim, é um espaço com muita calmaria.

Cercada por falésia e coqueiros, a praia é procurada por visitantes que desejam passar argila na pele, já que a lama possui propriedades terapêuticas.

Por lá, há um bar, porém os preços são bem altos. Opte por levar o que for comer e beber.

Como chegar | saindo da praia de Pitinga, você vai caminhar por meia hora até chegar em Lagoa Azul. A Praia da Lagoa Azul fica entre Pitinga e Taípe.

1.6. Praia de Taípe

Se você for até a Praia de Taípe, saiba que estará praticamente em Trancoso. Rodeada por falésias, essa praia tem coqueiros e uma grande extensão de areia.

Por ser bem mais deserta, garante um clima de muita paz. Há ainda um campo de golfe para quem gosta de praticar o esporte.

Por ficar mais distante do centrinho da vila, uma ótima sugestão para incluir essa praia em seu roteiro é fechando um passeio por Arraial d’Ajuda + Praia do Taípe.

Além de conhecer os principais pontos turísticos do destino, você ainda vai mergulhar nas águas deliciosas dessa praia paradisíaca.

Como chegar | para quem sai do centrinho de carro, são 30 minutos de percurso até chegar à praia. O acesso é por estrada de terra e, quando chegar, encontrará um pequeno estacionamento.

1.7. Praia da Ponta do Apaga Fogo

Ao atravessar a balsa de Porto Seguro para Arraial d’Ajuda, a primeira praia é a Praia da Ponta do Apaga Fogo. Durante a maré baixa, é possível ver a ponta de areia que dá o nome ao local.

Com muitos arrecifes em sua volta, tem mar tranquilo e, na maré baixa, há formações de piscinas naturais. Ideal para relaxar com banhos de mar.

Faixa de areia com alguns banhistas na Praia do Apago Fogo em Arraial d'Ajuda
Águas tranquilas da Praia do Apaga Fogo. Foto: Marcio Filho/MTur – Flickr

Durante a maré baixa, ainda é possível conhecer o alto dos arrecifes, praticar mergulho e caminhar pela faixa de areia que segue ao encontro do Rio Buranhém com o mar.

Como chegar | se você sair do centrinho, são 5 km de distância até a praia. Quem vem de Porto Seguro, é menos tempo de percurso.

1.8. Praia de Araçaípe

Ao chegar na Praia de Araçaípe, você vai se deparar com muitas conchas pela areia. Por ser considerada uma das mais calmas de Arraial d’Ajuda, vale a pena conhecer para se desconectar.

O mar é cercado por recifes e as águas ficam bem tranquilas. Já o visual fica ainda mais bonito graças aos coqueiros em volta da orla.

Caso esteja baixa, você pode curtir as piscinas naturais que se formam ao longo da faixa de areia.

Como chegar | para quem vem do Centro Histórico, siga por 2,5 km até chegar à praia. Outra alternativa para quem sai de Porto Seguro, é cruzar de balsa e seguir por cerca de 4 km.

2. Travessia pelas praias

Uma forma de conhecer Arraial d’Ajuda é fazer a travessia pelas praias em uma longa caminhada. O itinerário inclui as seguintes praias:

Área na Praia do Apaga Fogo com construção e coqueiros ao redor.
Área repleta de coqueiros na Ponta do Apaga Fogo. Foto: Beto Quissak / CC BY-SA 4.0
  • Ponta do Apaga Fogo
  • Praia de Araicípe
  • Praia dos Pescadores
  • Praia do Mucugê
  • Praia do Parracho
  • Praia da Pitinga

Se você animar fazer a caminhada até Trancoso, inclua a Praia de Taípe em sua lista. Ao todo, serão 13 km a pé e o mais recomendado é durante a maré baixa.

3. Passeio de Parapente

Quer deixar a sua viagem para Arraial d’Ajuda ainda mais emocionante? Então acrescente o voo de parapente em seu roteiro!

Garantindo paisagens incríveis, a atividade parte da Praia da Pitinga ou da escola de parapente, e tem duração de 15 minutos.

Pode parecer pouco tempo, mas eu tenho certeza de que você irá ficar completamente hipnotizado(a) com as belezas naturais da região.

4. Passeio de Quadriciclo

Para quem gosta de aventuras mais radicais, o passeio de quadriciclo pelo litoral de Arraial d’Ajuda vai te proporcionar uma experiência inesquecível.


Mas se você não gosta de tanta emoção, fique tranquilo: é só pedir aos instrutores que realizem o passeio com mais calma.

Existem algumas opções de passeios, como o trajeto mais curto, passando por algumas trilhas e pela Mata Atlântica de Arraial d’Ajuda, ou o trajeto mais longo, que segue até as praias de Trancoso.

Dependendo de qual agência você fechar seu o passeio, o guia irá te buscar em seu hotel ou pousada em Arraial d’Ajuda e te levará até a base onde estão os quadriciclos.

Já o roteiro e as paradas podem ser alterados devido às condições climáticas e de acordo com a preferência do cliente. De qualquer forma, seu passeio será incrível!

5. Arraial d’Ajuda Ecoparque

O parque aquático Arraial d’Ajuda Eco Parque é uma excelente opção de passeio para diversão em família.

Ele já foi considerado o quarto melhor parque aquático do mundo em 2019, segundo o prêmio Travellers Choice do TripAdvisor.

Aqui a diversão está garantida com os toboáguas, piscinas com ondas e um rio de corredeiras para relaxar, além de atividades radicais e culturais.

Está situado em frente à Praia de Mucugê, o que torna o parque ainda mais atrativo.

Horário de funcionamento | aberto das 10h às 17h, é necessário conferir os dias que funciona no site

Entrada | paga.

Como chegar | fica na Estrada da Balsa, no km 4,5. O trajeto é o mesmo da Praia de Mucugê.

6. Projeto Coral Vivo

Fundado em 2003, o Projeto Coral Vivo tem o objetivo de conscientizar e preservar os ambientes coralíneos (recifes de coral) do Brasil, que são a maior biodiversidade do oceano.

Atualmente, o projeto está presente em várias cidades e capitais do litoral, já que cerca de 30% da costa tropical possui essas formações.

Em Arraial d’Ajuda, é possível visitar a Base de Pesquisas do Coral Vivo, localizado no Arraial d’Ajuda Ecoparque, e ver de perto toda a sua importância para o meio ambiente.

Lá, há tanques de corais de várias idades e uma trilha com dados e ilustrações sobre o que são os recifes de coral e como eles vivem.

Horário de funcionamento | de terça à sexta, das 8h às 17h. Já aos domingos e segundas, o atendimento é 24 horas. Aos sábados fica fechado.

Entrada | gratuita.

Como chegar | fica no Arraial d’Ajuda Ecoparque, na Estrada da Balsa, Km 4,5.

7. Centro Histórico de Arraial D’Ajuda

Visitar o Centro Histórico de Arraial d’Ajuda é uma experiência imperdível para quem está na região.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o centro data do século XVI e deve ser um dos destaques da sua viagem para Arraial d’Ajuda.

Entre os principais pontos turísticos do local, você deve visitar a Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda, o Mirante das fitinhas, a escadaria de mosaicos e as ruas Mucugê e Broadway.

 Também não deixe de curtir os bares e restaurantes do centrinho!

Saiba mais sobre os atrativos dessa região:

Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda

Localizada no centrinho, a Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda é um dos pontos turísticos em Arraial d’Ajuda com mais história.

Construída no século XVI, a igreja apresenta uma arquitetura colonial portuguesa que encanta os visitantes com seus detalhes em pedra e madeira.

Fachada da Igreja Nossa Senhora d'Ajuda com uma escultura de Jesus Cristo na praça em frente.
Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda. Foto: Marcio Filho/MTur – Flickr

Já o seu interior possui altares adornados e pinturas que contam a história da padroeira da vila. Desde 1968, a igreja foi tombada pelo Iphan e faz parte de outros patrimônios da região da Costa do Descobrimento.

Vale visitar para fazer as suas orações ou apenas ter um momento de paz. Além disso, é um passeio para aqueles que desejam conhecer mais sobre a cultura e tradições locais.

Horário de funcionamento | há celebrações diariamente.

Entrada | gratuita.

Como chegar | fica localizada na Praça Brigadeiro Eduardo Gomes.

Mirante das fitinhas

Uma tradição que você deve seguir em sua viagem para Arraial d’Ajuda é fazer três pedidos no Mirante das fitinhas.

Cada cor de fita representa um orixá e está carregada de boas energias para quem acredita. Basta fazer seus pedidos e amarrar no alambrado.

Fitas penduradas no Mirante das Fitinhas em Arraial d'Ajuda
Mirante das fitinhas em Arraial d’Ajuda, uma tradição em vários lugares da Bahia. Foto: IRegiões Brasil / CC BY 3.0

O espaço é um lugar de sincretismo religioso muito procurado pelos turistas. Fora que a vista para o mar da Praia do Mucugê é maravilhosa.

Como chegar | fica localizado atrás da Igreja e é fácil de encontrar.

Fonte Nossa Senhora d’Ajuda e Escadaria

Construída em 1780, a Fonte Nossa Senhora d’Ajuda foi idealizada como uma homenagem à padroeira da cidade e foi restaurada em 1997 pelo Iphan.

Esse processo de recuperação das características da fonte buscou resgatar sua beleza original.

A Escadaria que leva à fonte é composta por 167 degraus e pode ser um pouco cansativa para os visitantes, mas te garanto que a vista panorâmica do topo compensa cada esforço.

A fonte e a escadaria são pontos de encontro da comunidade local e também palco de eventos culturais e religiosos.

A área ao redor da fonte é um lugar muito agradável para relaxar e apreciar a arquitetura histórica do centro da vila.

Entrada | gratuito.

Como chegar | estão localizadas próximas à Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda.

Rua Broadway

A Rua Broadway ou Bróduei, como muitos conhecem, é chamada também de São Pedro. Ela representa um lugar com muita cultura e é também parte essencial do turismo em Arraial d’Ajuda.

Rua Broadway em Arraial d'Ajuda de paralelepípedo e com lojinhas do lado esquerdo.
Rua Broadway, repleta de bares, restaurantes e lojinhas. Foto: Érika Salgado / Flickr

Lá você vai encontrar muitos bares e restaurantes com várias mesas nas calçadas. Esse calçadão é um dos pontos mais movimentados no centrinho e conta também com lojinhas de artesanato.

Rua do Mucugê

A Rua do Mucugê é outra parada obrigatória quando o assunto é o que fazer em Arraial d’Ajuda! Intitulada como a “Rua Mais Charmosa do Brasil”, é o point do Centro Histórico e mescla rusticidade e inovação.

Além dos restaurantes oferecem as mais variadas especialidades, por aqui você também encontra opções de pousadas, desde as mais aconchegantes, até as mais sofisticadas.

E se quiser levar uma lembrancinha de recordação, tem várias lojinhas.

Também é por aqui que se concentra os serviços essenciais, como mercadinhos, farmácias e caixas eletrônicos.

À noite, visite as baladas da Rua do Mucugê. Possui vários bares temáticos que apresentam bandas de rock e MPB.

8. O que fazer em Arraial d’Ajuda: passeios bate e volta

Porto Seguro

Porto Seguro é um ideal para realizar um bate e volta na sua viagem.

Por estar muito próxima a Arraial d’Ajuda, você vai poder visitar muitas praias, conhecer a história da cidade , o centrinho charmoso, e ainda curtir muito com a família e os amigos.

Tendas na areia da Praia de Mundaí
A Praia de Mundaí é uma delícia para relaxar. Foto: Marcio Filho/MTur – Flickr

Entre os principais atrativos do destino, você pode incluir no seu passeio bate e volta:

  • Centro Histórico, com vários atrativos para conhecer;
  • Praia de Taperapuã e a Praia do Mundaí;
  • Passarela do Álcool, com vários bares e restaurantes;
  • Memorial da Epopéia do Descobrimento.

Como chegar | de carro, são 45 minutos de viagem. Você deve seguir pela rodovia BA-986 por cerca de 7 km.

Quer aproveitar ainda mais o destino? Então confira o nosso post sobre o que fazer em Porto Seguro, incluindo as melhores praias e passeios imperdíveis.

Trancoso

Outro bate e volta que recomendamos muito é para Trancoso. Essa vila charmosa e tranquila está situada na Costa do Descobrimento, na Bahia, e é famosa por ter praias paradisíacas, natureza preservada e ser um destino muito descontraído.

Vista panorâmica da Praia dos Coqueiros em Trancoso
A Praia dos Coqueiros é uma das mais bonitas em Trancoso. Foto: Marcio Filho/MTur – Flickr

Em um passeio bate e volta, você pode conhecer:

  • Quadrado de Trancoso, o centrinho da vila com vários atrativos, bares e restaurantes;
  • A Praia dos Nativos e a Praia dos Coqueiros, que ficam na região central.

Uma ótima pedida é fechar essa excursão à Trancoso com 9 horas de duração, passando por vários lugares incríveis.

Como chegar | percorra 23 km pelas BA-986 e a estrada Arraial-Trancoso. Ao todo, são 50 minutos de trajeto.

Descubra outros lugares paradisíacos ao conferir o nosso post sobre o que fazer em Trancoso.

Praia do Espelho

Tida como uma das praias mais bonitas do país, a Praia do Espelho possui um mar de águas calmas e transparentes, perfeitas para nadar.

Fica a 20 km de Trancoso e lá você pode caminhar, praticar mergulhos e conhecer os restaurantes ao longo da faixa de areia.

Vista de cima da Praia do Espelho com águas cristalinas
A Praia do Espelho é uma das mais bonitas do Brasil. Foto: Marcio Filho/MTur – Flickr

Uma sugestão é fazer uma excursão à Praia do Espelho. Geralmente, são 8 horas de passeio para você aproveitar esse paraíso!


Como chegar | pela BA-986, você seguirá por 45 km. Para quem vai de carro, será 1h20 dirigindo.

Caraíva

Vale a pena conhecer Caraíva, uma vila com clima interiorano e cheio de tranquilidade, perfeita para se desconectar e aproveitar cada momento.

Encontro do rio com o mar, Barra de Caraíva
Encontro do Rio com o mar na Praia da Barra de Caraíva. Foto: Fernando Stankuns / Flickr

As praias têm pouco movimento, e as mais conhecidas são:

  • Praia da Barra de Caraíva
  • Praia de Caraíva
  • Praia do Espelho
  • Praia do Satu

Como chegar | pela BR-101, são 165 km de distância, o que dá, aproximadamente, 3h30 de viagem.

9. O que fazer em Arraial d’Ajuda à noite

O centrinho fica bem movimentado durante a noite em Arraial d’Ajuda. Tem muitas opções para você se divertir, como restaurantes, música ao vivo e festas.

À noite, você vai se surpreender com as atrações da Rua do Mucugê, que é repleta de bares para beber uma cervejinha gelada, shows ao vivo, além  do famoso Beco das Cores, um espaço aberto incrível para se divertir de terça-feira a domingo.

Outro local muito procurado é o Morocha Club, um lugar que mistura bar, balada e restaurante. A programação é bem diversificada.

Além da Rua do Mucugê, outros pontos interessantes para explorar incluem a Praça do Centro Histórico e a Bróduei.

Também é possível conferir a noite de Trancoso e Porto Seguro para quem gosta de baladas diferentes e mais agitadas.

10. Melhores restaurantes em Arraial d’Ajuda

Arraial D’Ajuda é conhecida pela culinária deliciosa, com opções para todos os gostos e orçamentos.

Desde a tradicional comida baiana até pratos internacionais, aqui estão alguns dos melhores restaurantes da vila:

  • Boteco Santo Porco – $$ | localizado na rua atrás da Igreja da Praça, o local é uma verdadeira experiência gastronômica. Além do ótimo atendimento e da linda vista, o cardápio possui petiscos de carne de porco e drinks.
  • Cajoá Cozinha – $$ | o ambiente do restaurante é muito agradável e as mesas ficam em volta de uma goiabeira. O cuidado na apresentação dos pratos até o atendimento torna o local ideal para jantares.
  • Sushi Yang – $ | para quem gosta de comida japonesa, o restaurante serve peças frescas como combinados. Tem música ao vivo e atendimento cuidadoso com os clientes.
  • Ousado Café Bar – $$ | recomendável para jantar e beber drinks, o local surpreende pelo cardápio e bebidas. Além de ter um espaço muito charmoso e ideal para curtir com os amigos.
  • Roza Bistrô – $$$ | A comida do restaurante é muito elogiada pelos sabores e variedade no cardápio. Uma ótima opção é provar a lagosta!

Mais dicas de viagem para Arraial d’Ajuda Bahia

Agora que você já conferiu tudo o que fazer em Arraial d’Ajuda, é hora de aproveitar mais algumas dicas importantes sobre o destino.

Desde a melhor época para visitar até os itens essenciais para colocar na mala, você vai encontrar tudo o que precisa saber para planejar sua viagem para Arraial d’Ajuda com sucesso:

Por que conhecer Arraial D’Ajuda

Distrito de Porto Seguro, Arraial d’Ajuda fica ao sul da Bahia, na região da Costa do Descobrimento. Com aproximadamente 20 mil habitantes, o vilarejo é conhecido por suas praias paradisíacas, uma mais linda que a outra.

Esse destino turístico também é repleto de história e cultura. Desde a Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda, datada de 1550 até a Rua do Mucugê, apelidada como a rua mais charmosa do país, sua viagem será repleta de passeios inesquecíveis.

Onde fica, como chegar e circular

Arraial d’Ajuda fica a 7 km de Porto Seguro. No entanto, está bem distante da capital, cerca de 715 km. Por isso, confira as melhores formas para chegar até o destino.

Recifes de corais e piscinas naturais em praia de Arraial d'Ajuda
Piscinas naturais em Arraial d’Ajuda. Foto: Thomasilhabela / CC BY-SA 4.0

Como chegar

Avião

Para quem vai viajar de avião, a melhor opção de desembarque é o Aeroporto de Porto Seguro, que possui voos nacionais e internacionais diariamente.

Ao desembarcar em Porto Seguro, você pode seguir de carro, táxi, carros de aplicativo ou ônibus até Arraial d’Ajuda.

Por ser uma opção mais prática e cômoda, sugerimos o fechamento de um transfer entre o Aeroporto de Porto Seguro até o seu hotel em Arraial d’Ajuda. E você também pode incluir a volta.

Porém, muitas pessoas preferem fazer o trajeto por balsa, que saem a cada meia hora e o percurso dura apenas 10 minutos.

Outros viajantes chegam pelo Aeroporto de Teixeira de Freiras, porém a oferta de voos é bem limitada, com apenas três saídas semanais entre Salvador e Teixeira de Freitas.

Do Aeroporto para Arraial d’Ajuda são 230 km de distância pela rodovia BR-101. O trajeto também deverá ser feito de carro, táxi, aplicativos de viagem ou ônibus.

Não recomendamos que você desembarque em Salvador, já que a distância entre a capital e o vilarejo é longa, o que demanda muitas horas de estrada.

Carro

Viajar de carro permite explorar as paisagens incríveis da região no seu próprio ritmo, sem pressa.

Saindo de Porto Seguro de carro, são 70 km de viagem até Arraial d’Ajuda, que leva, em média, uma hora de percurso.

De Teixeira de Freitas para Arraial d’Ajuda, você deve seguir viagem pela BR-101 por 230 km, levando cerca de 3h45 de estrada.

Já para quem quer colocar o pé na estrada e partir de Salvador, o trajeto deve ser realizado também pela BR-101 por 715 km. Ao todo, você vai gastar 10h30 dirigindo, o que pode ser muito cansativo.

Se você está precisando alugar um carro, nós recomendamos a RentCars. É o melhor comparador de preços entre as principais locadoras do mercado. Além disso, eles facilitam todo o processo de contratação online.

Ônibus

Se você optar por viajar de ônibus, uma alternativa é desembarcar em Porto Seguro.

Para quem estiver saindo de Teixeira de Freitas, são 5 horas de viagem até Porto. De lá, você pode seguir de táxi para Arraial d’Ajuda ou de ônibus até a saída das balsas para atravessar o rio.

Também há ônibus direto saindo de Eunápolis, cidade a 55 km de Porto Seguro, com vários horários durante o dia.

Evite filas e compre sua passagem de ônibus com antecedência.

Como circular em Arraial D’Ajuda

Por ser bem pequenininha, é possível se locomover de várias maneiras em Arraial d’Ajuda, seja a pé pelas atrações do Centro Histórico, ou de bicicleta e van pelas praias e outros lugares próximos, como Trancoso e a Praia do Espelho.

Para quem tem pouco tempo para conhecer o destino ou não quer se preocupar com deslocamentos, é só fechar esse passeio por Arraial d’Ajuda e a Praia do Taípe.

Além de incluir um mergulho refrescante na praia, o trajeto também passa pelos principais pontos turísticos da vila, como a Rua Broadway, a Igreja Nossa Senhora d’Ajuda e o famoso mirante das fitinhas.

Caso esteja de carro, ele te dará mais autonomia para realizar os passeios, além de facilitar o deslocamento para as praias mais distantes. Mas vale ficar atento aos estacionamentos, que sempre cobram pela vaga.

Já as vans são mais econômicas, disponibilizando itinerários entre o porto das balsas até o centro e percurso para as praias e regiões no entorno. Por não ter horários fixos, é bom perguntar ao motorista e confirmar os pontos de partida.

Para os mais aventureiros e que curtem pedalar, vale a pena conhecer a vila de bike. Não é a melhor forma de circular por Arraial d’Ajuda, mas é um bom passeio para fazer ao longo da orla.

Onde se hospedar em Arraial d’Ajuda

Apesar de pequena, a vila de Arraial d’Ajuda possui diversas opções de hospedagem, desde pousadas mais simples, até sugestões mais sofisticadas. Mas é claro, tudo isso sem perder o clima rústico que é marca registrada do destino.

Piscina ao ar livre, cercada por área gramada, com flores e canteiros. Ao fundo, casas de dois andares coloridas.
BELLA Vista Village. Foto: divulgação

De forma bem resumida, as melhores localidades para ficar em Arraial d’Ajuda são:

  • Rua do Mucugê, onde se concentra uma boa parte das hospedagens, bares e restaurantes;
  • Centrinho Histórico, que exala charme com suas casinhas coloridas e igrejas antigas;
  • Praia do Mucugê, uma das mais famosas e agitadas do destino;
  • Praia de Araçaípe, fica a apenas 10 minutos do centro histórico e possui uma boa infraestrutura;
  • Praia do Apaga Fogo, perfeita para quem quer fugir da agitação;
  • Praia do Parracho e Pitinga, por ficarem mais distantes do centro, oferecem ainda mais contato com a natureza.

Confira nossas sugestões em cada uma dessas regiões:

Hospedaria Mucugê | situada no início da Rua do Mucugê, tem um ótimo custo-benefício e ambientes confortáveis.  destaque vai para o café da manhã com várias delícias. Confira valores.


Quintessência Pousada de Charme | bem no centrinho da vila, traz um clima de tranquilidade perfeito para viagens a dois ou em família. A piscina está cercada por muito verde e os quartos são bem amplos. Confira valores.

Pousada Vento Sul – Arraial D’Ajuda | ficando a apenas 100 metros da Praia de Mucugê, tem quartos espaçosos e muito bem decorados. A vista para o mar faz a gente acordar em grande estilo. Confira valores.

BELLA VISTA Village | além de estar a 90 metros da Praia de Araçaípe, também fica bem próximo do Eco Parque de Arraial d’Ajuda. A piscina ao ar livre é maravilhosa e o paisagismo deixa o local ainda mais bonito. Confira valores.

Santorini Beach Hotel | pé na areia da Praia do Apaga Fogo, tem quartos bem lindinhos e super confortáveis, piscina ao ar livre, bar e um café da manhã delicioso. Confira valores.

Privillage Praia Pousada de Charme | à beira mar da Praia Pitinga, é um hotel 5 estrelas que vai te proporcionar uma estadia dos sonhos. Aqui, você terá serviços de primeira qualidade, lazer e muita sofisticação. Confira valores.

Se quiser mais opções de hospedagem, é só conferir o nosso post de melhores pousadas em Arraial d’Ajuda, com 15 sugestões incríveis.

Melhor época para conhecer Arraial d’Ajuda

A alta temporada acontece entre os meses de dezembro e fevereiro. Durante o verão, o clima é quente e ensolarado, mas as praias ficam lotadas, e os preços das acomodações e passeios tendem a ser mais altos.

Já a temporada intermediária corresponde nos meses de março a maio. Nessa época do ano, a cidade fica mais tranquila, com menos turistas. O clima é mais ameno e os preços mais acessíveis.

Rio passando entre faixa de areia em Praia em Arraial d'Ajuda e ao fundo falésias e vegetação.
Em Arraial d’Ajuda, você vai contemplar cenários impressionantes. Foto: Quézia Graciele de Oliveira / CC BY-SA 3.0

Já durante a baixa temporada, de junho a agosto, Arraial D’Ajuda tem menos movimento. Mas ainda assim é uma boa oportunidade para curtir as férias no vilarejo. Os preços das acomodações e passeios também são mais em conta.

Fique ligado ao período de chuvas. Entre setembro e novembro, há mais chuvas, mas ainda assim faz calor.

Essa é uma boa época para quem quer aproveitar preços mais baixos e praias vazias. É importante ficar atento à previsão do tempo, pois o volume de chuvas pode atrapalhar as atividades ao ar livre.

Quantos dias ficar em Arraial D’Ajuda

Para quem busca descanso e relaxamento, de três a cinco dias pode ser perfeito para aproveitar as praias, passeios de barco e diversas atividades de lazer.

Mas se você está buscando conhecer toda a região da Costa do Descobrimento, estender sua estadia por alguns dias extras e explorar cidades vizinhas, como Porto Seguro e Trancoso, pode ser uma alternativa mais adequada.

O ideal é planejar sua viagem com antecedência e decidir quantos dias ficar em Arraial D’Ajuda com base em seus interesses.

Independentemente da duração da sua estadia, Arraial D’Ajuda oferece uma experiência única e inesquecível que vai deixar aquele gostinho de quero mais.

O que levar para Arraial D’Ajuda

Não se esqueça de fazer um checklist com todos os itens fundamentais para sua viagem. Como é um destino tipicamente praiano, confira nosso post sobre o que levar para a praia e fique por dentro de tudo que é essencial de levar na bagagem.

  • Leve roupas leves e confortáveis, já que é uma região quente e úmida.
  • Inclua roupas de banho como biquínis e sungas.
  • Fundamental protetor solar e repelente para evitar se queimar de sol e se proteger contra piscadas de insetos.
  • Opte por chapéus e óculos de sol.
  • Coloque na mala toalhas e cangas para aproveitar as praias.
  • Tenha calçados confortáveis para caminhadas pela região.
  • Importante ter dinheiro em espécie para pequenas despesas e contratempos.

Dicas extras

  • Planeje sua viagem com antecedência. Para isso, feche com sua hospedagem antes para garantir preços mais baixos. Fizemos um post com 15 pousadas em Arraial d’Ajuda, não deixe de conferir.
  • uma agência do Banco do Brasil e dois caixas do Bradesco e Banco 24h.
  • A maior parte dos locais recebem pagamentos com cartão.
  • Tenha uma quantia em espécie para qualquer emergência.
  • Em Arraial d’Ajuda, Bahia, você encontra muitos comércios.

Mapa das atrações

Agora que apresentamos esse guia completo de passeios por Arraial d’Ajuda, veja no mapa todos os lugares que vai visitar e organize seu trajeto.

Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer em Arraial d’Ajuda Bahia, bora viajar?

Como você notou, Arraial d’Ajuda é um destino completo para quem busca diversão, natureza e tranquilidade.

Desde as praias paradisíacas, a gastronomia local e até a vida noturna bem agitada, a pequena vila tem muitos passeios a oferecer.

Com certeza, sua viagem para Arraial d’Ajuda será uma experiência inesquecível e deixará saudades. Depois não deixe de contar para a gente como foi!

Vai para Arraial d’Ajuda? Você também pode gostar:

Foto de destaque: Praia da Pitinga. Carlos Reis / Flickr

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário