Muitos viajantes ficam em dúvida sobre o que fazer em Barra Grande Piauí. Destino paradisíaco buscado por quem gosta de kitesurf, também é ideal para ter contato com a natureza e aproveitar a calmaria da região.
Localizada na cidade de Cajueiro da Praia, Barra Grande é um vilarejo pequeno. Mas sua praia é extensa, com ventos fortes e constantes, o que a torna uma queridinha dos kitesurfistas.
Mas mesmo com a ventania, o mar é calmo e o local tem ótima estrutura de barracas. Ou seja, é um destino que pode ser aproveitado por todos!
Você também pode gostar: Delta do Parnaíba: principais atrações, passeios e dicas
Animado para esse passeio? Vem com a gente que te contamos todas as dicas para sua viagem para Barra Grande no Piauí.
- Praia de Barra Grande Piauí
- Kitesurf
- Praia da Barrinha
- Cajueiro da Praia
- Luís Correia
- Lençóis Piauienses
- Delta do Parnaíba
1. Praia de Barra Grande Piauí
A ampla faixa de areia junto ao mar tranquilo traz uma ótima sensação para quem quer curtir o sol e aproveitar o dia na Praia de Barra Grande Piauí Sua água de temperatura morna é perfeita para ficar de molho.
Tem barracas, restaurantes e bares à beira-mar, banheiros e boa infraestrutura. O pôr do sol na praia é fantástico. Passe o dia curtindo e termine admirando essa beleza natural.
2. Kitesurf
Os ventos fortes da região da Rota das Emoções são muito propícios para praticar kitesurf.
Por isso, muitas pessoas que procuram o que fazer em Barra Grande no Piauí vão atrás justamente de praticar o esporte. E esse foi o nosso caso: escolhemos passar uns dias no destino para fazer umas aulas e nos aventurarmos na prancha.
Depois de muitos tombos, estou aqui para dizer que o vento não nos levou – e que a experiência foi uma delícia!
O bom da Praia de Barra Grande é que as condições de mar e vento são perfeitas tanto para iniciantes como kitesurfistas experientes.
Importante | Em geral, os melhores meses em razão das condições climáticas e do vento são de agosto a dezembro. Se seu objetivo é curtir o esporte, planeje sua viagem para Barra Grande nesse período.
3. Praia da Barrinha
Localizada a 3 km de Barra Grande, a Praia da Barrinha é bem deserta e fica em um vilarejo de 400 moradores. O local é perfeito para descansar, levar a família e caminhar.
O mar é mais forte, principalmente nos momentos de maior ventania. Mas ainda assim dá para entrar tranquilamente. Importante dizer que não tem infraestrutura, por isso leve água e alimentos quando for.
4. Cajueiro da Praia
Cajueiro da Praia é o município da Rota das Emoções onde fica o vilarejo e a praia de Barra Grande.
Além de passar o dia na praia, você pode ir aos bares e restaurantes, nas lojinhas de artesanato no centrinho, e ainda aprender a praticar kitesurf e stand up paddle.
Nossos destaques de atrações em Cajueiro da Praia são:
- Praia de Morro Branco
- Trilhas
- Cajueiro Rei
A Praia de Morro Branco faz bastante sucesso. Também conhecida como Ponta do Sardim, a areia clarinha e as dunas são as principais características dessa praia, que com certeza vai te encantar.
Além disso, tem um mar azul, vários coqueiros e um cenário lindo! O pôr do sol é encantador. Por ser bem tranquila e deserta, não há grande estrutura. Por isso, leve o necessário para passar o dia.
Uma das trilhas mais famosas é a Trilha do Barbaço, que surge durante o período de maré baixa. O caminho passa pelos arredores da Praia do Cajueiro até chegar a Itam e ao Rio Timonha. O passeio é ótimo para conhecer os sítios arqueológicos da região.
Outro destaque é o Cajueiro Rei. Com mais de 200 anos, são cerca de 8800 m² de um único pé de caju. Ele disputa o título de maior cajueiro do mundo com outro cajueiro enorme, localizado no estado do Rio Grande do Norte. Mas os últimos estudos apontam que o vencedor é mesmo o do Piauí.
Quando estivemos lá, o acesso ao cajueiro estava fechado. Mas mesmo da área externa foi possível conferir seu tamanho gigantesco!
5. Luís Correia
Quem busca o que fazer em Barra Grande costuma estender a viagem para os municípios litorâneos vizinhos. E esse é o caso de Luís Correia, uma das cidades com maior quantidade de praias no Piauí.
No total, são 66 km de faixa litorânea, onde você encontra as praias:
- Macapá
- Maramar
- Carnaubinha
- Atalaia
- Coqueiro
- Itaqui
- Arrombado
Praia de Macapá | seguindo a característica deliciosa do local, oferece água morninha e perfeita pro banho. É também é a preferida dos kitesurfistas em Luís Correia. Nos períodos de maré alta, há formação de piscinas naturais. O encontro da praia com o Rio Macapá deixa a paisagem incrível.
Praia de Maramar | tem infraestrutura de bares e restaurantes. É um local tranquilo, com pouco movimento e boa para prática esportiva. Ótimo lugar para relaxar e curtir a tranquilidade do Piauí.
Praia de Carnaubinha | se você gosta de lugares mais isolados, a praia é ideal para evitar aglomerações e agitações. Está a 20 km de Luís Correia. Como o nome já diz, o local é repleto de carnaúbas, palmeiras conhecidas como “árvore da vida”.
Inclusive, é aqui que fica a famosa Árvore Penteada, que virou ponto turístico. Com um visual esculpido pelos ventos fortes do local, ela é patrimônio histórico ambiental, por isso a árvore não pode ser tocada.
Importante dizer que a Carnaubinha não é uma praia com infraestrutura, por isso você não vai encontrar opções para comer ou para o aluguel de cadeiras de praia, por exemplo.
Algumas pessoas optam por se hospedar no Carnaubinha Praia Resort que tem uma área particular e diferentes opções de entretenimento.
Praia do Atalaia e a Praia do Coqueiro | são as mais famosas e frequentadas. Suas estruturas contam com quiosques e longa faixa de areia. Além disso, tem banheiros, calçadão e opções de hospedagem e alimentação bem próximas.
Na alta temporada, costumam ficar lotadas. Nós particularmente não curtimos tanto, pois achamos o visual dos quiosques meio “poluído”, e preferimos as praias mais desertas.
Praia de Itaqui | mais tranquila, é uma ótima pedida para relaxar aproveitar o dia. As águas são mais fortes, por isso também é procurada para surfar e praticar kitesurf. Lá, você vai encontrar restaurantes e bares à beira-mar.
Praia do Arrombado | ótima para surfar, tem ondas fortes. Também chama atenção dos turistas a areia movediça nos trechos de dunas. É uma praia bem simples e tem poucas opções de barracas.
6. Lençóis Piauienses
Entre os destinos de Ilha Grande e Luís Correia, está localizado um dos lugares mais lindos do estado: os Lençóis Piauienses. Repleto de piscinas naturais e areia clarinha, o passeio será encantador!
Conhecido também como Morro Branco, em razão da coloração da areia, os lençóis têm formações de lagoas de coloração azulada e esverdeada.
Trata-se de espaços de preservação ambiental e ainda pouco explorados pelo turismo, onde você encontra uma diversidade de animais, como garças, e de plantas, como as carnaubeiras.
Para chegar aos Lençóis Piauienses, há duas formas. A primeira é saindo de Luís Correia até a Lagoa de Tibas, em um passeio realizado com alguma agência. Outra opção é partindo de Ilha Grande, de onde você pode chegar de carro até os Lençóis em um trajeto de 20 minutos.
7. Delta do Parnaíba
Um dos lugares mais conhecidos na divisa do Maranhão com o Piauí é o Delta do Parnaíba. Fica em uma área de preservação ambiental onde o Rio Parnaíba desemboca no mar.
Para conhecer o Delta do Parnaíba durante sua viagem para Barra Grande, você deverá fechar o tour com alguma agência.
A primeira parte do tour é um deslocamento de 80 km aproximadamente, entre Barra Grande e o Porto dos Tatus, localizado na cidade vizinha de Ilha Grande. Você pode ir até o porto de carro próprio ou fechar um transfer.
No porto, você pega uma lancha para percorrer os diferentes atrativos do Delta.
O passeio inclui algumas paradas para apreciar a paisagem – que é linda por sinal. O guia vai contando algumas informações e curiosidades. Aprendemos, por exemplo, que esse é o terceiro maior delta do mundo (atrás do Nilo e do Mekong), e que conta com mais de 70 ilhas.
O ponto alto do passeio é, sem dúvidas, a Revoada dos Guarás que acontece próximo ao pôr do sol. O céu é praticamente pintado de vermelho com essas aves lindas, que fazem do Delta seu dormitório. Um espetáculo.
Quer saber mais sobre o Delta do Parnaíba? Leia nosso post e já coloca o destino em seu roteiro.
O que fazer em Barra Grande Piauí à noite
Os passeios à noite em Barra Grande são bem semelhantes aos realizados durante o dia. O point é o centrinho, onde tem bares, restaurantes e atrações culturais.
Algumas praias têm barracas, o que atrai visitantes que gostam de sair à noite. Há música ao vivo em muitos restaurantes também.
Em Barra Grande, ocorrem festivais de música de reggae, MPB e jazz durante todo o ano. Então, não vai faltar diversão nas noites piauienses.
Onde comer: melhores restaurantes em Barra Grande Piauí
Nada melhor do que curtir a praia de Barra Grande saboreando pratos típicos nordestinos acompanhados de uma cervejinha ou de cajuína, bebida feita de caju considerada Patrimônio Cultural do Piauí.
Aproveite para provar também o doce de caju, os pratos à base de caranguejo, o baião de dois, a carne de sol e muitas outras delícias que eu aposto que já te deixaram com água na boca!
Confira cinco restaurantes para conhecer:
- Brasa do Mar – $$$ | com um clima rústico maravilhoso e nas areias da Praia de Barra Grande, tem um cardápio repleto de opções, que vão desde churrasco, até pratos sul-americanos.
- La Cozinha – $$$ | com pratos saborosos e cardápio repleto de opções, o restaurante oferece uma experiência gastronômica inigualável. A culinária francesa predomina nos preparos.
- Manga Rosa – $$$ | o principal prato servido no restaurante é peixe ao molho de manga. Além disso, há outras opções no cardápio. A decoração do local é outro ponto de destaque pela sensação de acolhimento.
- Mô Restaurante – $$$ | o atendimento de qualidade é um dos principais elementos destacados por quem vai ao restaurante. Não deixe de experimentar os peixes e frutos do mar.
- Trabalha Brasil – $$$ | com comida boa e cerveja gelada, o local ainda oferece ducha para quem acabou de sair da praia. Os pratos são servidos com porções generosas.
- Bandoleiros The Hut – $$ | o restaurante serve pratos de frutos do mar, comida caribenha e havaiana. À beira-mar, prove os pratos ao som de uma boa música.
Mais dicas de viagem para Barra Grande Piauí
Agora que você já sabe o que fazer em Barra Grande no Piauí, confira dicas importantes para planejar sua viagem:
Por que conhecer Barra Grande do Piauí
Um lugar encantador e ainda pouco frequentado no nordeste brasileiro. Essa característica de Barra Grande no Piauí é suficiente para quem gosta de praias mais tranquilas, não é mesmo?
Com aparência de destino paradisíaco, quem visita esse cantinho do Piauí fica com vontade de não ir embora mais. Além de ser conhecida pela prática de kitesurf, é uma praia para admirar o pôr do sol e beber e comer nos bares pé na areia.
Além disso, a praia de Barra Grande no Piauí tem ficado famosa pelas festas de réveillon que atraem turistas de várias partes do Brasil. Por isso, dezembro é um dos meses mais movimentados.
Vale a pena curtir esse paraíso do nordeste brasileiro. O local é parte da Rota das Emoções, trecho do litoral nordestino que inclui Maranhão, Ceará e Piauí. Por isso, pense em acrescentar esse destino em sua rota, junto com Lençóis Maranhenses e Jericoacoara.
Onde fica Barra Grande do Piauí
A Praia de Barra Grande fica no Piauí, na cidade de Cajueiro da Praia. É bem pertinho da divisa com o Ceará.
Está a 175 km de Jericoacoara, no Ceará.Já da capital Teresina a Barra Grande são 368 km.
De São Luís, no Maranhão, a distância é de 480 km. Já para quem vem de Parnaíba, cidade onde está o Delta do Parnaíba, uma das principais paradas na Rota das Emoções, são 75 km.
Como chegar em Barra Grande do Piauí
Ao planejar o que fazer em Barra Grande Piauí, não se esqueça de organizar seu deslocamento até o local. Para isso, há alternativas mais viáveis conforme a sua distância.
Avião
No Piauí, há dois aeroportos: Aeroporto Prefeito Dr. João Silva Filho, em Parnaíba, e Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina.
Embora Parnaíba fique mais perto de Barra Grande, o aeroporto recebe poucos voos. Estão incluídos Campinas (sem conexão, duas vezes na semana), Fortaleza (com paradas), Teresina (com paradas) e Jericoacoara (com paradas).
Já os embarques e desembarques em Teresina oferecem mais opções de voo. Contudo, para chegar em Barra Grande, será necessário continuar o trajeto por mais 368 km.
O Aeroporto de Teresina recebe voos diários de vários estados brasileiros, então tem várias companhias aéreas.
Chegar ao Aeroporto de Jericoacoara é uma opção com melhor custo-benefício. O Aeroporto Regional Comandante Ariston Pessoa fica em Cruz, no Ceará.
Está situado na rodovia CE-085, a 170 km de Barra Grande. Para quem vem de São Paulo, há voos diretos para Jericoacoara e duram 3h30.
Carro
Para quem vai de Teresina a Barra Grande, deve seguir pela BR-343 até Parnaíba. De lá, deve continuar dirigindo por mais 75 km. O trajeto total tem aproximadamente 355 km e dura uma média de 5h20.
Se você sair de Parnaíba, o tempo de viagem será de 1h. Já quem vem de Luís Correia, deve seguir via PI-116 por 60 km, o que dá 1h de percurso.
Sem dúvida, a melhor alternativa para chegar em Barra Grande é de carro. Se você não tem ou vai chegar de avião em alguma cidade próxima, recomendamos que alugue um carro para facilitar o trajeto entre as cidades e otimizar o tempo de deslocamento.
Com a Rentcars, você compara os preços entre as melhores locadoras do mercado. Toda a contratação é feita de forma online, simples, fácil e bem rapidinho!
Ônibus
Uma opção é fazer o trecho Teresina – Barra Grande de ônibus. Diariamente, saem dois ônibus da Rodoviária de Teresina, sendo um convencional e outro leito, às 6h30 da manhã. O tempo médio de viagem é de 8h.
O percurso Parnaíba – Barra Grande é mais complicado, embora a distância seja pequena. Isso se deve ao fato de ter que fazer baldeação em Teresina. Logo, o trecho não é direto para a praia. Nesse caso, vale buscar uma alternativa como transfer em uma agência local.
Evite filas e compre a sua passagem com antecedência.
Como circular em Barra Grande Piauí
O mais recomendado para chegar em Barra Grande é de carro, o que também vai facilitar seu deslocamento pela região e trazer mais conforto.
Se você quiser estender o passeio para a Rota das Emoções, ir de carro é muito melhor.
Mas como Barra Grande é bem pequena, você consegue tranquilamente circular por lá a pé.
Onde se hospedar: pousadas em Barra Grande Piauí
Apesar de ser um vilarejo, há uma boa variedade de pousadas em Barra Grande, para diferentes gostos e orçamentos. Há também alguns hotéis boutique e opções que oferecem uma boa combinação do rústico praiano com conforto.
Um bom exemplo é a Pousada Arecales, nossa escolha de pousada em Barra Grande. Ela é simples e super confortável, ideal para um descanso entre dias de praia e aulas de kitesurf.
São poucos chalés na pousada, todos bem espaçosos e com decoração rústica para reforçar o clima praiano. O café da manhã foi uma delícia, com tudo fresquinho servido à mesa e com direito àquela tapioca delícia feita na hora.
Outro ponto positivo é que a pousada é pet friendly. Nosso cãopanheiro Muleke amou todo aquele espaço para brincar!
Ah, ela também tem uma ótima localização, a menos de 10 minutinhos andando da praia. Tem um mercadinho na frente e várias opções de restaurante por perto.
Confira valores e disponibilidade na Pousada Arecales.
Outras opções de pousadas em Barra Grande no Piauí:
- Pousada BGK – $$$$ | ficando à beira-mar, é cercada por coqueiros e tem uma piscina enorme para você curtir. A pousada ainda sabe mesclar requinte com o rústico característico da região.
- Mero Hotel Boutique – $$$ | com ótima estrutura, o hotel se destaca pelo atendimento e localização.
- Paraíso da Barra – $$ | fica a poucos metros da praia, disponibilizando piscina, parquinho para crianças e estacionamento privativo. Além disso, a pousada conta com pratos regionais e bebidas em seu restaurante.
- Pousada Eolos – $$ | com áreas verdes e clima agradável, tem uma decoração rústica bem bonita, piscina ao ar livre e quartos confortáveis.
- Pousada e Chalés Recantos do Mar – $$ | para quem quer gastar menos e ficar em uma boa localização, a hospedagem oferece áreas da relaxar, piscina e estacionamento.
Quando ir para Barra Grande Piauí
Por ser um destino de praias, Barra Grande é muito procurada por turistas que querem tomar sol, praticar esportes e nadar.
Por isso, a melhor época para aproveitar tudo isso é durante o período da seca, que coincide com a alta temporada, que vai de junho a dezembro.
Porém, é importante dizer que o destino fica bem lotado em julho, quando ocorrem as férias escolares, e em dezembro, por conta das férias e também do réveillon. Logo, a tendência é que os preços estejam mais altos.
Mas se você quiser aproveitar a melhor época da região longe de tumulto e praia lotada, dê preferência aos meses de agosto a novembro.
Como essa região tem como característica uma estação chuvosa entre fevereiro e maio, é bom evitar esses meses.
O mês de janeiro é o período entre estações seca e chuvosa, e costuma chover em alguns dias, assim como o tempo fechar. Mas a temperatura fica constante na casa dos 22 ºC aos 30 ºC.
Para quem vai aprender e praticar kitesurf, é melhor ir entre agosto e dezembro, já que os ventos ficam mais intensos.
Quantos dias ficar em Barra Grande Piauí
Para quem deseja aproveitar Barra Grande para praticar kitesurf e curtir as praias de Cajueiro, o mínimo recomendado é de três dias. Vale dizer que nós tivemos 10 horas de aulas de kitesurf, divididas em 5 dias de viagem. Esse é o tempo recomendado para iniciantes.
Agora, se você está planejando conhecer destinos próximos, pode ficar por mais dias. Você pode separar um dia para o passeio do Delta do Parnaíba e um dia para conhecer os Lençóis Piauienses ou as praias de Luis Correia, por exemplo. Certeza que, independentemente do tempo que ficar, vai querer mais!
Dicas extras
Antes de partir pra sua viagem para Barra Grande, lembre-se:
- Leve óculos de sol, já que lá venta muito e assim você protege os olhos.
- Tenha atenção ao dirigir na PI-116, a principal rodovia que dá acesso às praias litorâneas do Piauí. São muitos radares, assim como jegues andando pela pista.
- Cheque a Tábua das Marés e a previsão do tempo.
Mapa das atrações de Barra Grande Piauí
Confira a localidade dos passeios em Barra Grande e arredores para organizar seu deslocamento.
Pronto para viajar para Barra Grande Piauí?
Após planejar tudo o que fazer em Barra Grande Piauí com nosso guia completo, prepare as malas e boa viagem!
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.