Escrito por Adriana
02 de agosto de 2023
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Se você está de viagem marcada, ou apenas pensando em visitar a Colômbia, é importante que saiba o que fazer em Bogotá. Isso porque a capital colombiana é conhecida por ser uma cidade alegre e vibrante, com muito a oferecer.

Além, é claro, de estar pertinho do Brasil e ser de fácil acesso para nós, a cidade é a terceira mais alta do mundo, com 2640 metros de altitude. E aqui vamos mostrar tudo que você poderá conhecer: de dicas preciosas para desbravar o melhor da gastronomia local, aos segredos dos mercados de rua, passando por sugestões de passeios imperdíveis.

E aí, já está convencido(a)? Então confira um guia completo para planejar todos os detalhes da sua viagem para Bogotá:

Visão aérea de Bogotá com muitos prédios. Há montanhas ao fundo.
Vista panorâmica de Bogotá, a capital colombiana.

O que fazer em Bogotá: TOP 18 passeios e pontos turísticos

Durante sua viagem, você vai encontrar muito o que fazer em Bogotá. Isso porque a capital está repleta de museus, bibliotecas, restaurantes, entre outras atrações. 

Dentre as inúmeras vantagens de conhecer a cidade colombiana, você pode conquistar experiências únicas com os passeios que encontra por lá. Para conferir o que não pode ficar de fora do seu roteiro, fizemos uma lista completa com os atrativos imperdíveis da cidade:

Visitando a capital colombiana pela primeira vez ou tem pouco tempo para explorar a cidade? Então sugerimos um free tour por Bogotá, que passa pelos principais atrativos do Centro Histórico, como a Praça de Bolívar, o Capitólio, a Catedral da Colômbia, a Plazoleta Chorro Quevedo e muito mais! Apesar do tour ser gratuito, não se esqueça de dar uma gorjeta generosa ao guia turístico!

La Candelaria

Rua colorida na região de La Candelaria. Há pessoas, igreja e uma árvore no local.
Rua na região de La Candelaria.

O bairro mais antigo de Bogotá oferece diversos passeios super interessantes, para você mergulhar na história da cidade. Uma das regiões mais famosas para turistas, conta com prédios importantes para a cultura colombiana, como o Palácio da Justiça, Capitólio Nacional, etc. 

Na Candelária, que constitui o centro da cidade, você ainda encontra diversos bares, restaurantes, e também os principais pontos turísticos em Bogotá, como o Museu do Ouro e a Biblioteca do Congresso. Vamos conhecer também um pouco das atrações ao redor da região?

Iglesia de la Candelaria

Interior da Iglesia de la Candelaria com bancos laranja, altar com muito ouro e pinturas no teto.
Interior magnífico da Iglesia de la Candelaria. Foto: Robertocontrer / CC BY-SA 3.0

Com sua arquitetura simples, é um dos maiores centros de devoções da cidade e, para qualquer religião, uma parada obrigatória durante sua viagem para Bogotá. A Igreja de Nossa Senhora da Candelária passou por uma expansão na década de 1940 com auxílio financeiro apenas de famílias locais, guardando um significado importante para a comunidade.

A Igreja está aberta para visitação todos os dias, mas é mais movimentada aos fins de semana. O estacionamento em seus arredores, assim como sua entrada, é gratuito.

Casa de Nariño

Jardim da Casa de Nariño com pátio grande e escultura à direita.
Jardim da Casa de Nariño. Foto: Alejandro Rojas SajoR / CC BY-SA 4.0

Um dos marcos do turismo em Bogotá, a Casa de Nariño é a sede do governo colombiano, onde atua e reside o Presidente da República e sua equipe. O palácio conta com uma arquitetura de tirar o fôlego, e ainda conta com o Observatório Astronômico em seus jardins. 

As visitas são guiadas e gratuitas, com duração de cerca de 45 minutos, e permitem que você conheça um pouco mais sobre a história e organização da Colômbia.

Plaza Bolívar

Praça com catedral no centro. Há pessoas em frente a catedral com fachada bege.
Plaza Bolívar.

Praça também conhecida como o coração de Bogotá, o espaço foi palco de diversos eventos históricos do país, como manifestações e revoluções. 

Nos arredores da Plaza Bolívar, você encontra alguns dos principais pontos turísticos de Bogotá, como o prédio do Congresso Nacional, o Palácio Arzobispal e a Catedral Primada de Colombia. 

Por lá, você ainda encontra o Palácio Lievano, sede da Prefeitura de Bogotá, e ainda pode presenciar inúmeras atividades culturais, já que a praça costuma ser bem movimentada.

Palácio da Justiça

Entrada do Palácio da Justiça com pessoas caminhando, muitos pássaros e uma motanha à direita.
Palácio da Justiça. Foto: Kamilokardona / CC BY-SA 3.0

Outra atração interessante no bairro La Candelaria, o Palácio da Justiça é a sede do poder Judiciário do país, e também fica nos arredores da Plaza Bolívar. 

É considerada por turistas uma parada obrigatória, com uma arquitetura deslumbrante e uma história muito rica, já que o prédio teve imensa participação na história colombiana.

La Iglesia de San Agustín

Interior da La Iglesia de San Agustín com muitos bancos de madeira, altar dourado e decoração no teto.
Interior da La Iglesia de San Agustín. Foto: Peter / CC BY-SA 2.0

Um monumento lindo e também super interessante para conhecer durante a sua viagem para Bogotá, essa igreja é uma atração para qualquer pessoa, independente de religião. É uma construção de arquitetura excepcional, com diversos detalhes para você se encantar, por dentro e por fora.

Lá, você ainda encontra um memorial para Policarpa Salavarrieta, uma figura heroica para a conquista da independência da Colômbia.

A visitação está liberada todos os dias da semana, e você pode conhecer o espaço livremente. A igreja foi construída no século XVII

Santuario Nuestra Señora del Carmen

Santuario Nuestra Señora del Carmen visto por dentro com altar majestoso e decoração em listras brancas e vermelhas.
Interior do Santuario Nuestra Señora del Carmen.

Famosa por sua arquitetura e estética da parte externa, que é vibrante e representa bem a energia de Bogotá, essa igreja faz parte do colégio Salesiano da cidade. É uma construção relativamente nova, criada há menos de 100 anos. 

Assim como as outras igrejas, é uma ótima opção de passeio para quem procura o que fazer em Bogotá, e você pode visitá-la gratuitamente, todos os dias da semana. 

Teatro Colón

Entrada do Teatro Colón iluminada em uma noite vazia.
Fachada do Teatro Colón iluminado à noite. Foto: Trent Chandra / CC BY-SA 2.0

Essa é uma das mais bonitas atrações de Bogotá: uma casa de óperas, inaugurada em 1892 para comemorar os 400 anos da chegada de Cristóvão Colombo à América. Conta com visitas guiadas para você conhecer todo o espaço, com arquitetura e decoração magníficas.

Você também pode conferir a programação no site oficial, e adquirir seus ingressos na bilheteria para assistir a algum espetáculo.

Cerro Monserrate

Cerro Monserrate com muitas árvores e uma basílica branca no topo.
Basílica del Señor de Monserrate no topo do Cerro Monserrate.

Durante a sua viagem para Bogotá, uma visita ao Cerro Monserrate é parada obrigatória. Isso porque o mirante oferece uma vista panorâmica de toda a cidade, em um morro de mais de 3 mil metros de altura.

Você pode chegar no morro de teleférico, funicular ou caminhando mesmo, já que existe uma trilha que leva ao topo para chegar no mirante.

Aliás, recomendo o passeio gratuito ao Cerro Monserrate para ter uma experiência completa. Assim você explora a montanha e aprende sobre sua importância cultural, enquanto o guia compartilha histórias e fatos interessantes ao longo do caminho. E o melhor, é gratuito, você paga o que achar justo. 

Cerro Nossa Senhora de Guadalupe

Imagem de Nossa Senhora de Guadalupe com os braços abertos no Cerro Nossa Senhora de Guadalupe.
Cerro Nossa Senhora de Guadalupe. Foto: Felipe Restrepo Acosta / CC BY-SA 3.0

Outro morro super interessante que você precisa conhecer durante um de seus passeios em Bogotá, é o Cerro Nossa Senhora de Guadalupe. 

Com uma estátua de 15 metros de altura da Virgem de Guadalupe, uma igrejinha e também um mirante com vista para toda a cidade, fica perto do Monserrate.

Museus em Bogotá

Se você está questionando o que fazer em Bogotá, e ainda está em dúvidas, não se preocupe. Afinal, não só de prédios políticos e igrejas é feita a cidade, e você pode conferir diversas outras atrações.

Outro ponto forte do turismo em Bogotá é a quantidade de museus disponíveis: são mais de 60, contando com galerias de arte. Que tal conhecer alguns deles durante sua viagem? Selecionamos aqui os principais:

Museu Nacional da Colômbia

Corredor interno do Museu Nacional da Colômbia. Há um canhão antigo no meio.
Museu Nacional da Colômbia. Foto: Reg Natarajan / CC BY 2.0

Mais uma parada obrigatória na sua viagem para Bogotá, o Museu Nacional conta com mais de 20 mil peças em seu acervo. É um passeio perfeito para quem curte objetos históricos e característicos da Colômbia, e também ideal para todos os grupos de viagem.

O Museu funciona de terça a domingo, e está aberto para visitação mediante taxa de entrada.

Museo Botero

Sala no interior do Museo Botero com várias pinturas expostas nas paredes.
Pinturas expostas no Museo Botero. Foto: Banrep Cultural / CC BY-SA 2.0

Famoso em todo país por reunir as obras de Fernando Botero, é um museu relativamente novo, inaugurado desde 2000. Você pode visitá-lo na O prédio está no centro da cidade, e contém 123 obras de Botero e outras 85 internacionais.

O museu está aberto entre segundas e quartas-feiras, e também no domingo. Não deixe de conferir os lindos jardins!

Museo Casa de La Moneda

Frente do Museo Casa de La Moneda com paredes brancas e pessoas caminhando pela rua em frente ao local.
Museo Casa de La Moneda. Foto: Martinduquea / CC BY-SA 3.0

Também no centro da cidade, o Casa de La Moneda é um dos principais pontos turísticos em Bogotá. Lá, você encontra um acervo que abriga a história do país desde a época pré-colombiana, em mais de 19 mil itens expostos.


O museu funciona de terça-feira a domingo, e a entrada é gratuita, assim como os tours guiados.

MAMU

Mulher de costas contemplando vários quadros expostos no Museu de Arte Miguel Urrutia.
Exposição dentro do Museu de Arte Miguel Urrutia. Foto: Banrepcultural / CC BY-SA 2.0

O Museu de Arte Miguel Urrutia também é queridinho do turismo em Bogotá. Com horários de funcionamento também de segundas às quartas-feiras, você encontra símbolos importantes para a história da Colômbia em um extenso acervo e exposições temporárias. Não deixe de conhecer essa atração, que existe há mais de 100 anos.

Colección de Arte de Banco de la República

Colección de Arte de Banco de la República com árvores, calçada avermelhada e pessoas sentadas em cadeiras com mesas.
Colección de Arte de Banco de la República. Foto: Felipe Restrepo Acosta / CC BY-SA 3.0

Na Casa da Moeda de Bogotá você encontra a coleção do Banco da República, com mais de 6 mil obras de 529 artistas diferentes e destaques colombianos. A atração tem entrada gratuita e funciona todos os dias, com exceção das terças-feiras. 

As visitas guiadas não necessitam de agendamento prévio, e ao longo da exposição você encontra uma coleção de obras que são patrimônio do Estado Colombiano.

Museo del Oro

Peça de ouro em formato de máscara antiga.
Máscara de ouro exposta no Museo del Oro. Foto: (Mariordo) Mario Roberto Durán Ortiz / CC BY-SA 3.0

Um dos maiores do mundo, o Museu do Ouro é mais um dos diversos passeios em Bogotá que você encontrará em sua viagem. Uma parada super interessante para fazer, tem três andares para expor um acervo rico em obras pré-colombianas que utilizavam o ouro como matéria prima.

O museu funciona de terça-feira a sábado, com ingresso pago para entrada.

Museo Santa Clara

Área externa do Museo Santa Clara com gramado em frente ao prédio do museu.
Museo Santa Clara. Foto: Alejandro Rojas / CC BY-SA 4.0

Construído em 1600, o edifício representa uma “igreja-museu”, com elementos em seu acervo que contam a história de inúmeras gerações de fiéis.

São mais de 300 peças em exposição, e embora seja um espaço pequeno, vale a pena encaixar no roteiro da sua viagem para Bogotá. O museu está aberto para visitação a todos os públicos, de terça-feira a domingo.

Museo Histórico de la Policía Nacional

Se você acha que não há mais o que fazer em Bogotá, está muito enganado. Outra atração super interessante que você pode conhecer é o Museo Historico de la Policía Nacional, com um acervo curioso e objetos que vão atrair sua atenção. 

A exposição conta com uma parte dedicada à história de Pablo Escobar. O museu funciona todos os dias da semana, das 8h às 16h, e você deve agendar seu horário para visitação.

Centro Cultural Gabriel Garcia Márquez

Entrada do Centro Cultural Gabriel Garcia Márquez com árvores, pessoas circulando e algumas barracas.
Centro Cultural Gabriel Garcia Márquez. Foto: Felipe Restrepo Acosta / CC BY-SA 3.0

Com uma infinidade de opções culturais para quem gosta de conhecer e mergulhar nos hábitos e história do país enquanto viaja, a capital da Colômbia está recheada de passeios. Outra opção para você conhecer é o Centro Cultural, espaço totalmente dedicado à arte e à cultura. 

Você pode admirar a arquitetura, ver apresentações de dança, exposições de arte e muito mais. O passeio tem entrada gratuita e funciona todos os dias da semana.

Museo Quinta de Bolívar

Interior aconchegante do Museo Quinta de Bolívar com mesa grande e rodeada de cadeiras.
Interior do Museo Quinta de Bolívar. Foto: Felipe Restrepo Acosta / CC BY-SA 3.0

Esse museu está localizado numa casa colonial em Bogotá, é também um ponto turístico famoso por seu charme. Seu acervo conta a história da luta pela libertação da Colômbia, e o espaço já foi utilizado como cervejaria, hospital e escola.

Funcionando de terça a domingo, a entrada do museu é paga.

Igreja de São Francisco

Com entrada gratuita, a Igreja de São Francisco é outra igreja colombiana aberta para visitação, durante o dia inteiro. Sua arquitetura chama a atenção de turistas e os detalhes de esculturas e estátuas decoram o tempo.

Embora modesta por fora, é uma atração majestosa por dentro, sendo uma das igrejas mais antigas de Bogotá, e vale a pena inserir no seu roteiro.

Biblioteca Luis Ángel Arango

Sala de concertos da Biblioteca Luis Ángel Arango, em Bogotá. Há muitas cadeiras na plateia e um palco de madeira.
Sala de concertos no interior Biblioteca Luis Ángel Arango. Foto: Actividad Cultural Banco de la República / CC BY-SA 2.0

Uma das mais importantes do mundo, a Biblioteca Luís Ángel Arango está no centro de Bogotá, e recebe cerca de cinco mil visitantes por dia. Com um acervo de mais de dois milhões de obras, seu prédio foi inaugurado em 1958.

Com inúmeros espaços charmosos para conhecer e visitar, a biblioteca está aberta todos os dias da semana, com exceção de feriados.

Mercado de La Concordia

Mercado de La Concordia com teto marrom e paredes beges.
Mercado de La Concordia. Foto: Felipe Restrepo Acosta / CC BY-SA 4.0

Um espaço legal para mergulhar na cultura e hábitos colombianos, o Mercado de La Concordia é o mais antigo mercado de alimentos de Bogotá.

Ele combina espaços gastronômicos ideais para você conhecer os pratos típicos de Bogotá: lá você encontra feiras e cafés charmosos para descansar entre seus passeios pela região. É a sua chance de descobrir os segredos da culinária colombiana, como os pasteles de yuca e a arepa de huevo. 

Bogotá Graffiti Tour

Parede com grafite colorido e figura de duas pessoas, em Bogotá.
Parede com grafites colorido com cores vibrantes. Foto: Felipe Restrepo Acosta / CC BY-SA 4.0

A arte de rua é muito comum em Bogotá, com artistas usando as paredes da cidade como tela para retratar questões sociais e políticas, tornando Bogotá uma das capitais mundiais do grafite.

Um passeio guiado pelo Distrito Grafitti permite que você conheça a arte e os murais escondidos nas ruas de Bogotá, além de entender o uso político e cultural dessa forma de expressão na cidade.

Você pode reservar seu passeio com guias bilíngues com antecedência. O tour dura cerca de 3h.

Mirante Torre Colpatria

Torre Colpatria vista de baixo para cima.
Torre Colpatria, o prédio mais alto de Bogotá.

Durante sua viagem para Bogotá, você consegue ter diversas vistas panorâmicas da cidade, para se deslumbrar com a paisagem. Uma dessas opções é visitar o 48° andar da Torre Colpatria, onde você encontra um mirante. 

Com 171 metros de altura, é o prédio mais alto da cidade, com uma fachada iluminada com luzes de LED que você consegue ver de vários pontos da cidade durante a noite.

Plazoleta Chorro de Quevedo

Plazoleta Chorro de Quevedo com piso amarronzado e edifício amarelo e vermelho.
Plazoleta Chorro de Quevedo. Foto Felipe Restrepo Acosta / CC BY-SA 4.0

A história dessa atração é incomparável: acredita-se que foi na praça Chorro de Quevedo que a cidade foi fundada, em 1538. Ou seja, é uma parada obrigatória em sua viagem para Bogotá. 

Localizado no bairro La Candelaria, você encontra artistas de ruas e memoriais da história da capital. É o local perfeito para sentir a vida cultural da cidade, ouvir uma música ao vivo e provar a chicha, bebida típica da região feita de milho. 

Chapinero

Bairro Chapinero visto de cima em um dia nublado. Há muitos prédios e montes cobertos pela vegetação.
Bairro Chapinero. Foto: Pedro Felipe / CC BY-SA 3.0

Outro passeio em Bogotá que você pode fazer é o tour guiado pelo bairro Chapinero, um dos mais ricos e caros da Colômbia. 

Essa região tem grande importância para a história do país, e é onde você encontra o distrito financeiro e também o café autêntico colombiano, famoso no mundo inteiro. Vamos mostrar aqui os principais locais de interesse em Chapinero:

Zona T e Zona Rosa

Rua na Zona Rosa com árvores, carros e prédios comerciais modernos.
Rua na região da Zona Rosa. Foto: Isaacyaya / CC BY-SA 4.0

Uma das regiões mais famosas da cidade, é também um dos pontos altos do turismo em Bogotá. A Zona Rosa está inserida no bairro Chapinero, entre as Carreras 11 e 15 e as Calles 79 e 85. Lá você encontra bares, restaurantes, centros comerciais e até lojas de grife.

Ainda na região, você encontra a Zona T, encontro da Carrera 12A com a Calle 83 (por isso o nome). É onde ficam os principais pontos da vida noturna e agitos da cidade, ideal para quem busca um roteiro mais agitado para curtir a cidade.. 

As ruas são muito charmosas e também seguras, então você pode caminhar a pé e aproveitar a experiência na cidade. É lá que você encontra inúmeras atrações, como o Hard Rock Café e as cervejarias artesanais.

Parque de la 93

Gramado com muitas árvores no Parque 93, em Bogotá.
Parque 93. Foto Restrepo Acosta / CC BY-SA 3.0

Um dos lugares mais visitados em Bogotá, o Parque de la 93 é um ambiente maravilhoso para você relaxar e se conectar com a natureza. Aos domingos, o passeio favorito de moradores da região, que vão lá para passear, deitar nos gramados e descansar sob o Sol.

Lá, você encontra ainda a primeira cafeteria da Starbucks da Colômbia, para aproveitar um café famoso durante sua viagem para Bogotá. O parque, que por seu tamanho também pode ser considerado uma praça, é uma visita ideal para quem está com tempo livre ou gosta de um roteiro mais tranquilo.

Usaquén

Usaquén é um dos bairros mais charmosos e históricos de Bogotá, conhecido por suas ruas de paralelepípedos, prédios coloniais e muitos traços modernos também. 


Originalmente uma cidade separada, Usaquén foi incorporada a Bogotá e agora abriga uma variedade de restaurantes, bares e lojas, tornando-se um ótimo lugar para experimentar a culinária local e fazer algumas compras. Inclusive, é aqui que fica o Mercado de Pulgas, muito famoso na região. 

E já deixo a ótima dica de fechar um passeio guiado por Usaquén, em que um guia local compartilha as curiosidades da área enquanto você visita os atrativos e descobre os melhores lugares para comer e beber. 

Olha só o que te espera por lá:

Centro Comercial Hacienda Santa Bárbara

Entrada do Centro Comercial Hacienda Santa Bárbara com vários cartazes na fachada e um jardim decorativo.
Centro Comercial Hacienda Santa Bárbara. Foto: Felipe Restrepo Acosta / CC BY-SA 3.0

Um centro construído no final do século XIX, essa atração conta com uma parte mais antiga, atualmente preservada, e também com construções mais modernas.

É uma região bem tranquila para passear e aproveitar um momento mais calmo da sua viagem para Bogotá.

Igreja de Santa Bárbara

Fachada lateral da Igreja de Santa Bárbara com escada lateral e uma rua em frente à igreja.
Igreja de Santa Bárbara. Foto: Felipe Restrepo Acosta / CC BY-SA 3.0

Chamada pelo poeta local Julio Vives Guerra de “Vovó das Igrejas”, essa igreja é muito importante para os católicos, mas também é uma atração interessante para todas as religiões. 

Sua construção ocorreu em 1728, então você pode esperar uma arquitetura antiga e muita história interessante em seu interior.

Mercado de Las Pulgas

Entrada do Mercado de Las Pulgas com muitas pessoas no local.
Mercado de Las Pulgas. Foto: Peter Angritt / CC BY-SA 3.0

Como já mencionamos, esse é o principal passeio em Bogotá para quem circula por Usaquén. O Mercado de Pulgas do bairro é o mais tradicional da região e, por isso, muitos moradores visitam o lugar constantemente.

Lá, você encontra música ao vivo, feiras de alimentos e produtos artesanais fabricados por moradores locais, como bolsas, objetos decorativos e até peças de roupa. É um ambiente vibrante e colorido, além de contar com vários restaurantes e cafés ao seu redor.

O mercado funciona apenas aos domingos, por algumas horas, e o movimento costuma ser intenso.

El Paraíso

El Paraíso é um bairro em Bogotá bem colorido e famoso por sua arte de rua, que conta histórias de resistência e esperança. Passear por aqui é uma oportunidade única para conhecer a verdadeira Bogotá, além dos pontos turísticos mais conhecidos.

E para isso, vale fazer o passeio ao bairro de El Paraíso com teleférico. Este tour guiado leva você em uma caminhada pelo bairro, para admirar a vida cotidiana dos moradores e a arte de rua impressionante. E é a partir do teleférico que sobe a colina que você terá uma vista panorâmica das casas coloridas que caracterizam El Paraíso. 

O que fazer em Bogotá à noite

Vista panorâmica para a cidade de Bogotá à noite.
Bogotá à noite.

Para quem gosta de aproveitar a vida noturna durante suas viagens, não terá falta de opções em Bogotá. 

Se você está em busca de casas noturnas e baladas, é importante saber que lá elas costumam fechar mais cedo que no Brasil, então tente chegar mais cedo para aproveitar mais. Indicamos a Baum, festa mais famosa da cidade, e a Armando Records, um lugar um pouco menos cheio para você aproveitar.

Na Zona T e na Zona Rosa, você encontra uma variedade de bares, clubes e restaurantes para todos os gostos e que ficam abertos até um pouco mais tarde para curtir Bogotá durante a noite. Aliás, se quiser curtir uma música, há vários bares de salsa pela cidade tocando ritmos latinos. 

Se você deseja algo mais tranquilo ao procurar o que fazer em Bogotá à noite, a indicação é o bairro Usaquén, que é conhecido por seus restaurantes renomados e bares de vinho. Vale dizer também que alguns museus da cidade oferecem noites de entrada gratuita. 

Passeios bate e volta

Se ainda sobrar espaço no roteiro depois de conhecer os pontos turísticos em Bogotá, você pode optar por passeios de bate e volta em regiões próximas.

Existem diversas opções para você explorar outros pontos da Colômbia e enriquecer sua experiência. Vamos conhecer alguns deles?

Catedral de Sal

A Catedral de Sal, localizada na cidade de Zipaquirá, perto de Bogotá, é uma maravilha arquitetônica esculpida no interior de uma mina de sal. 

Considerada uma obra-prima de design e engenharia, seus corredores iluminados irão te levar a uma nave central impressionante. E além de sua beleza estética, a Catedral também é um local de peregrinação religiosa. 

Para visitá-la, você tem duas opções. 

A primeira é o passeio à Catedral de Sal em que você irá explorar a catedral em detalhes, com um guia experiente te explicando sobre a história e a construção do local. 

A segunda opção é um passeio que combina a Catedral de Sal com a Lagoa de Guatavita, famosa por ser a origem da lenda de El Dorado, a cidade de ouro que tem fascinado exploradores e aventureiros durante séculos. 

Villa de Leyva

Uma das cidades coloniais mais bem preservadas da Colômbia, conhecida por suas ruas de paralelepípedos e casas brancas com telhados de barro. Localizada a algumas horas de Bogotá, você vai voltar no tempo conhecendo seus museus, igrejas e sítios arqueológicos.

Ah, e um destaque para sua praça principal, a Plaza Mayor, sendo uma das maiores e mais belas da América Latina. 

O passeio até a Villa de Leyva leva o dia todo, com paradas em vários pontos de interesse como o Convento do Santo Ecce Homo e a Casa Terracota. 

Cachoeira La Chorrera

La Chorrera é a cachoeira mais alta da Colômbia, com uma queda d’água de 590 metros. A trilha até La Chorrera leva você através de uma bela floresta andina e, ao chegar à cachoeira, vem a recompensa: o visual é realmente lindo! 

Como está localizada a apenas uma curta viagem da cidade, o passeio à La Chorrera é uma boa pedida para quem busca o que fazer em Bogotá junto à natureza. Já está incluso guia e transporte de ida e volta de Bogotá. 

Parque Natural Chicaque

Pôr do sol no Parque Natural Chicaque, em Bogotá.
Pôr do sol impressionante no Parque Natural Chicaque.

Com mais de 300 hectares de floresta nativa e uma biodiversidade impressionante, o Parque Natural Chicaque fica a apenas 30 km de Bogotá. São sete trilhas com diferentes níveis, oferecendo vistas panorâmicas espetaculares do vale – destaque para o Mirante, um penhasco com vista para a floresta.

Se quiser um pouco de aventura no seu roteiro de Bogotá, saiba que a excursão ao Parque Natural Chicaque dura o dia inteiro, com transporte de ida e volta e guia experiente já inclusos. Vai ser uma delícia experimentar a beleza natural da Colômbia. 

Tour de café

O tour pela fazenda de café com degustação e visita ao mercado é uma experiência imperdível para qualquer amante da bebida visitando a Colômbia. Afinal, estamos em um dos maiores produtores de café do mundo! 

Durante o tour, você irá visitar uma fazenda em Fusagasugá para aprender sobre todo o processo de produção do café, desde o plantio e colheita dos grãos até a torrefação e preparação da bebida. 

Além disso, você terá a chance de degustar o café fresco e aprender sobre as diferentes variedades e sabores. O tour também inclui uma visita a um mercado local, para fechar com chave de ouro essa experiência cultural.

Mina de Sal de Nemocón

Com mais de 500 anos de história, a Mina de Sal de Nemocon subterrânea é um labirinto de túneis e câmaras, com impressionantes formações de sal que brilham como cristais sob a luz. 

Além das maravilhas geológicas, em uma visita guiada à Mina de Sal de Nemocon você irá conhecer uma capela subterrânea e várias esculturas de sal, incluindo um coração de sal que se tornou um símbolo do local. 

Onde comer: melhores restaurantes em Bogotá

Com uma mistura de tradições culinárias locais e inovações gastronômicas, já adiantamos que você irá comer muito bem em Bogotá. 

Restaurantes de alta qualidade com chefs inovadores não param de surgir, mas a cidade também tem sua fama por conta de sua comida de rua. Não deixe de experimentar delícias como arepas (panquecas de milho), empanadas (pastéis fritos) e ojiaco (um guisado de frango tradicional). 

Vale ressaltar que a cultura do café é forte aqui, então espere encontrar muitas cafeterias oferecendo café colombiano de alta qualidade.

E para aproveitar tudo isso em uma verdadeira imersão na gastronomia local, nada melhor que fazer um tour gastronômico em Bogotá. De vendedores de rua até restaurantes locais, você vai provar uma variedade de pratos colombianos, junto com um guia que irá trazer detalhes (e dicas!) sobre a cultura e a história da comida na Colômbia. 


Além disso, que tal conhecer alguns dos restaurantes mais famosos da cidade? Aqui vai uma lista de recomendados:

Descortés | Restaurante ideal para quem gosta de frutos do mar, comida mediterrânea e caribenha. Muito bem avaliado, conta ainda com uma área de pub e bar.

Vila La Vida | Para aqueles que curtem gastronomia asiática e comida japonesa, essa opção em Bogotá é perfeita. O restaurante é referência na cidade e conta com um ambiente agradável.

La Cabrera Bogotá | Se você está a fim de diversificar, este lugar traz comidas típicas argentinas, além de pratos como churrascos e grelhados.

San Alberto Usaquen | Perfeito para um café da tarde e uns drinks no início da noite, esse ambiente mais intimista pode ser a opção perfeita para encerrar seu dia de passeios.

Santa Fe Cafe e Restaurante | Um lugar para você conhecer a fundo a gastronomia colombiana e todos os pratos que a região tem para oferecer. Com opções veganas e vegetarianas, também conta com um ambiente charmoso e bem avaliado.

Mais dicas de viagem para Bogotá

Agora que você já conhece os principais lugares para visitar e os maiores pontos turísticos em Bogotá, está na hora de alinhar os detalhes finais da sua viagem. 

Para isso, separamos algumas dicas fundamentais e informações que você não deve deixar de lado enquanto planeja tudo:

Por que conhecer Bogotá

Como já mencionamos, a capital colombiana é conhecida por ser uma cidade alegre e cheia de vida, com muita história para contar e explorar. Além disso, não é um destino de viagem convencional, e pode passar batido quando se escolhe países sul-americanos para conhecer. Portanto, incluir uns dias em Bogotá durante sua viagem para Colômbia pode ser um diferencial no seu roteiro.

Não deixe de conhecer os mais diversos pontos turísticos em Bogotá. A cidade é um verdadeiro centro cultural, abrigando mais de 60 museus e galerias de arte, fora as dezenas de teatros e bibliotecas. 

Alguns fatos curiosos é que, além de ser uma das cidades mais altas do mundo, Bogotá também é famosa pelas esmeraldas de alta qualidade, sendo responsável por aproximadamente 70% da produção mundial.

Mas é explorando cada bairro e suas ruazinhas cheias de charme que você vai se apaixonar pelo destino. Dessa forma, você também vai descobrir por que Bogotá é considerada uma das capitais mundiais do grafite. É um lugar para explorar a arte colombiana e a cultura latina em toda a sua essência!

Onde se hospedar em Bogotá

Ao procurar o melhor lugar para ficar em Bogotá, saiba que cada bairro tem seu próprio charme, desde os movimentados até os mais acessíveis e luxuosos. Como a cidade oferece atrativos em diferentes partes, vale saber um pouco sobre cada uma delas para fazer sua escolha.

As principais regiões são: 

La Candelaria

La Candelaria é para quem quer ficar no coração da cidade para explorar a pé as principais atrações. Ela está cheia de prédios coloridos e uma infinidade de pontos turísticos, como a famosa Plaza Bolivar, a Igreja Nossa Senhora do Carmo e a Catedral de Bogotá. 

Por aqui, experimente o charme do Candelaria House Boutique, um hotel com atmosfera de museu. Ou opte pelo estilo colonial do Hotel Casa de la Vega para uma estadia confortável. Se busca uma opção acessível, o Hotel Casa de la Luz é uma excelente escolha.

Zona Rosa e Zona T

Já a Zona Rosa está localizada no distrito de Chapinero, com uma grande variedade de bares, lojas e também alguns pontos turísticos famosos. É dentro da Zona Rosa que fica a Zona T, conhecida por seus restaurantes e bares animados, além de ser um ótimo lugar para compras. 

Por aqui você irá encontrar bastante opções de hotéis de luxo, como o Sofitel Bogota Victoria Regia. Para uma estadia aconchegante e funcional, o NH Collection Bogota Andino Royal e o NH Bogota Boheme Royal oferecem uma ótima relação custo-benefício.

Zona G

Vizinha da Zona Rosa, a Zona G é conhecida por sua oferta gastronômica, com uma oferta incrível de restaurantes. É uma região agradável, próxima a centros comerciais, pontos turísticos famosos e zonas financeiras. 

Aqui, você encontrará tanto opções de hospedagem de luxo, como alternativas mais acessíveis. O Embassy Suites by Hilton está na primeira categoria, enquanto o Scala 68 é uma ótima opção com bom custo x benefício. Para algo mais acessível, tem o Casa Flores.

Parque de la 93

O Parque de la 93, localizado no bairro de Chicó, é uma área badalada e movimentada, perfeita para quem procura uma região com bares, restaurantes e cafés frequentados pelos moradores locais. 

É uma ótima escolha se você deseja estar em um ambiente animado, tanto durante o dia quanto à noite. Por aqui ficam o moderno The Click Clack Hotel Bogota e também o bem avaliado Novotel Bogota Parque 93.

La Macarena

La Macarena tem uma atmosfera bem característica, com ruas arborizadas, galerias de arte contemporânea e cafés aconchegantes. Ficando por aqui, você também estará próximo de pontos turísticos importantes, como a Biblioteca Nacional, o Museu de Arte Moderna e a Plaza de Toros la Santamaría. Duas indicações de hospedagem são o Ibis Bogota Museo e o Spotty Bogotá Centro, ambos bem localizados.

Santa Fé

Santa Fé é uma opção para quem busca hospedagem na região central de Bogotá, embora não seja o bairro central das atrações, que é La Candelaria. Santa Fé é uma região comercial movimentada durante o dia, com algumas opções de hotéis em Bogotá.

Por aqui, vale dar uma conferida no Hotel Grand Park, próximo ao Museo del Oro, ou ainda no Portal Norte 170, uma pousada com bom custo-benefício, a poucos quilômetros do Shopping Center de Santa Fé.

Como chegar e circular em Bogotá

Trem antigo de Bogotá, vermelho com detalhes amarelos, exposto em uma rua com prédios claros.
Réplica de antigo trem de Bogotá.

Bogotá fica ao noroeste do centro da Colômbia, e é uma das cidades mais altas do mundo, com mais de 2 mil metros de altitude.

A opção mais indicada para chegar até Bogotá, mesmo que seja pertinho aqui do Brasil, é viajando de avião. Você pode escolher companhias aéreas como LATAM Airlines, Gol, Avianca, Azul e COPA Airlines. Além disso, os voos partem de capitais como Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Outra opção mais acessível é partir de Medellín, cidade colombiana próxima a Bogotá. Você pode viajar por meios de sua preferência até lá, conhecer e passear um pouco e depois seguir para o seu destino final.

E para sair do aeroporto de Bogotá para o seu hotel, você pode contar com:

Transfer | A forma mais cômoda e segura de sair do aeroporto até seu hotel é contratar um serviço de transfer. Motorista e carro confortável garantidos para seu trajeto.

Carro alugado | Se pretende alugar um carro, o ideal é agendar para retirá-lo no aeroporto mesmo e seguir para seu hotel dirigindo.

Táxis e Uber | Os dois serviços estão disponíveis em Bogotá.

Transporte público | Ônibus e Transmilenio percorrem a cidade, mas o trajeto será longo e ainda inclui baldeações. 

Melhor época para conhecer Bogotá

Como o clima de Bogotá é estável durante todo o ano, você pode aproveitar a cidade em qualquer época. No entanto, para fugir das chuvas, é melhor viajar nos meses mais secos.

Por isso, prefira datas entre dezembro e fevereiro e junho e setembro. As estações de Bogotá são iguais às do Brasil, então você pode se guiar para programar sua viagem.

Quantos dias ficar em Bogotá

Para curtir tudo que contamos para você sobre o que fazer em Bogotá, o ideal são três ou mais dias de viagem. Em três dias, você pode montar um roteiro com as principais atrações e pontos turísticos da cidade.

Se sua viagem for mais longa, você pode espaçar mais os passeios para aproveitar com calma, e quem sabe também conhecer alguma cidade vizinha e fazer os passeios de bate e volta.

Dicas extras de viagem para Bogotá

  • Em Bogotá, o idioma oficial é o espanhol, derivado do castelhano até atingir sua derivação latina. No entanto, você encontra muitos falantes do inglês, se preferir, especialmente nos pontos turísticos. 
  • O peso colombiano é a moeda oficial da região, e existem uma variação grande de moedas e cédulas. Você pode comprar seus pesos no Brasil, em uma casa de câmbio antes de viajar, ou diretamente em Bogotá. 
  • Não é necessário visto para que brasileiros entrem na Colômbia, desde que a viagem não exceda o período de 90 dias dentro de seis meses.
  • Atualmente, não são exigidas vacinas específicas para entrar no país. No entanto, busque garantir que sua carteira de vacinação esteja em dia para evitar situações indesejadas ao entrar em outro país.
  • As tomadas de Bogotá têm formato diferente das que estamos acostumados no Brasil, então você precisará de um de um adaptador. Além disso, a voltagem mais comum no país é de 110v.

Mapa de atrações em Bogotá

Confira os principais pontos turísticos em Bogotá marcados no mapa:


Uma viagem para Bogotá combina com…

Medellín | São mais de 400km de estrada, e se você viajar de carro pode curtir uma viagem de 9h da capital colombiana para Medellín, famosa pelas Festas das Flores e o constante clima de primavera. De carro, ônibus ou avião, você pode esticar um pouco seu roteiro e passar alguns dias por lá também.

Cartagena das Índias | Com voos acessíveis e com duração média de 1h30, você pode estender sua viagem à Bogotá também para passar uns dias em Cartagena, uma cidade antiga à beira do mar.

San Andrés | Outra opção de destino para acrescentar a sua viagem à Colômbia e passagem por Bogotá, é San Andrés. De avião, você leva cerca de 2h para chegar na cidade, e é possível encontrar voos baratos em companhias como LATAM e Avianca.

Chega de dúvidas sobre o que fazer em Bogotá!

Por fim, chegou a hora de colocar em prática todas as dicas e recomendações que você encontrou neste guia. Já está de passagens compradas? Então, comece a organizar seu roteiro e aproveite as maravilhas de Bogotá. Caso não, tente não perder tempo e embarcar agora mesmo nessa aventura cheia de atrações e pontos turísticos!

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário