Escrito por Adriana
13 de outubro de 2023

Procurando por um guia completo do que fazer em Boipeba? Então você chegou ao lugar certo! Reunimos as melhores dicas de passeios e hospedagens no destino, tudo para a sua viagem ser inesquecível.

Referência em ecoturismo e vizinha do Morro de São Paulo, Boipeba é uma das ilhas paradisíacas do Arquipélago de Tinharé, lá no litoral sul da Bahia.

A ilha é localizada no município de Cairu e já foi eleita como a segunda mais bonita da América do Sul. E não foi à toa: praias com águas azuis-turquesa, lindos corais e um passeio de caiaque pelos manguezais são só alguns dos atrativos que colocam a Ilha de Boipeba entre as favoritas.

Por isso, criamos um guia completo com as melhores atrações e tudo que você precisa saber antes de viajar para Boipeba!

Vista aérea da Praia da Boca da Barra, com muitas árvores, barcos na água esverdeada e quiosques à beira-mar.
Panorama aéreo da Praia da Boca da Barra. Foto: Márcio Filho – MTUR

O que fazer em Boipeba: melhores praias e pontos turísticos

Mesmo não sendo uma ilha tão grande, não falta o que fazer em Boipeba! Com praias para todos os gostos e passeios que prometem experiências únicas, fica difícil montar um roteiro e selecionar quais atrações priorizar.

Mas calma que a gente te ajuda! Selecionamos 10 pontos turísticos em Boipeba para você decidir quais combinam mais com a sua vibe e criar o seu itinerário personalizado! 

  1. Velha Boipeba
  2. Ponta dos Castelhanos
  3. Praia da Cova da Onça
  4. Praia de Moreré
  5. Praia da Cueira
  6. Praia do Tassimirim
  7. Praia da Boca da Barra
  8. Praia do Bainema
  9. Passeio de caiaque no manguezal
  10. Observação de baleias

1. Velha Boipeba

Com uma população de quase 2 mil pessoas, o povoado de Velha Boipeba – também chamado de “vila” – é o maior de todos e a sua infraestrutura turística não deixa a desejar!

Cruzamento de ruas em Velha Boipeba, com casinhas simples e coloridas.
A simplicidade e o clima acolhedor das ruas de Velha Boipeba vão conquistar o seu coração!

A vila oferece um leque de restaurantes, pousadas, lojas, mercados com frutas típicas e ruas coloridas que proporcionam uma caminhada agradável.

E não para por aí! A região abriga alguns dos principais cartões postais de Boipeba: a Igreja do Divino Espírito Santo de Velha Boipeba, construída no início do século 17, e a Praça Santo Antônio

Ao conhecer a histórica Igreja do Divino Espírito Santo de Velha Boipeba, não deixe de conferir o mirante logo ao lado, pois ele possui uma das visões mais bonitas para a Praia da Boca da Barra. Fica a dica!

2. Praia Ponta dos Castelhanos

Incluir uma visita à Praia Ponta dos Castelhanos na sua lista de o que fazer em Boipeba, com certeza, não te trará arrependimentos! Com paisagens magníficas formadas pelas piscinas naturais e por corais encantadores, a praia é uma das mais bonitas de Boipeba.

Praia Ponta dos Castelhanos com coqueiros, areia clara e mar de águas turquesas.
Praia Ponta dos Castelhanos.

As águas cristalinas dessas piscinas – formadas durante a maré baixa – atraem uma legião de turistas que buscam relaxar longe do burburinho das outras praias. 

Mas isso está longe de ser tudo! Graças à pureza do litoral da região, você poderá desfrutar de mergulhos incríveis, ideais para contemplar os recifes e as ruínas do navio espanhol “Madre de Dios”, naufragado no século 16. 

Também vale a pena dar uma chance às delícias tradicionais da praia: os drinks preparados com cacau e os famosos pastéis recheados com lagosta.

Para chegar lá, você tem duas opções: optar por uma trilha guiada saindo de Moreré ou um passeio de volta à ilha de Boipeba.

3. Praia da Cova da Onça

A Praia da Cova da Onça é outra opção de praia que merece a sua visita. Apesar de ter águas mais escuras, é uma ótima alternativa para quem deseja conhecer outras culturas.

Praia da Cova da Onça, com coqueirais à esquerda e mar com alguns barcos à direita.
Praia da Cova da Onça com alguns barcos no mar. Foto: Otávio Nogueira / CC BY 2.0

Situada mais ao sul da ilha, Cova da Onça é um pequeno vilarejo de pescadores que apreciam um ritmo de vida mais simples.

O destaque fica por conta da culinária, que é difícil de resistir! Polvos, moquecas, cocadas cremosas e uma lagosta super saborosa são só uma pequena parte do cardápio que vai te fazer comer rezando!

4. Praia de Moreré

Não é exagero dizer que essa é uma das melhores praias de Boipeba! Em uma parte mais silenciosa da ilha, a Praia de Moreré é um paraíso na terra! As paisagens, que mais parecem terem saído de pinturas, enchem os olhos e sempre rendem boas fotos.

Praia de Moreré com coqueirais, faixa de areia estreita e águas claras.
Moreré é um verdadeiro paraíso com cenários deslumbrantes! Foto: Otávio Nogueira / CC BY 2.0

Assim como a Praia Ponta dos Castelhanos, a vivacidade e a beleza das piscinas naturais vão te deixar de queixo caído! Não espere menos do que uma praia com areia clara, água quentinha, casas coloridas e várias pousadas aconchegantes.

Ao passar por lá, aproveite para conhecer a Oca do Monte e curtir o clima tropical com os drinks mais refrescantes da praia.

5. Praia da Cueira

Com um mar mais calmo e de tom quase esverdeado, a Praia da Cueira é uma excelente opção de passeio para quem procura o que fazer em Boipeba.

Praia da Cueira com águas claras, uma extensa faixa de areia e uma pequena barraca de palha.
Praia da Cueira. Foto: Márcio Filho – MTUR

Cueira tem poucas ondas e uma extensa faixa de areia, a praia é uma ótima escolha para quem leva crianças. Uma das formas de aproveitar o visual exuberante é com uma caminhada tranquila até o Rio Oritibe, no final da praia.

Outra vantagem é a variedade de quiosques que oferecem pratos irresistíveis, acompanhados de uma boa música ao vivo.

Você pode chegar na Praia da Cueira ou por uma trilha saindo da Praia da Boca da Barra, ou por um rolê de quadritaxi. 

6. Praia de Tassimirim

A poucos minutos da Praia da Cueira, a Praia de Tassimirim é um refúgio paradisíaco para quem deseja se desconectar em uma região ainda mais pacata.

Praia de Tassimirim com mar calmo, grande faixa de areia e coqueirais.
Praia de Tassimirim. Foto: Otávio Nogueira / CC BY 2.0

Em comparação com a beleza das outras praias, ela está no mesmo nível, mas com o bônus de ser mais sossegada.

Emoldurada por coqueirais e amendoeiras, Tassimirim tem águas cristalinas e cheias de peixinhos. Apreciar os encantos da vida marinha em um fascinante mergulho de snorkel é uma experiência digna de estar no seu roteiro do que fazer em Boipeba!

Por ser uma praia mais deserta, há menos quiosques. Apesar disso, a gastronomia de Tassimirim não decepciona. Além do excelente custo-benefício, quitutes como o apetitoso polvo grelhado fazem a alegria do paladar de quem experimenta.

7. Praia da Boca da Barra

Sendo a mais conhecida de Boipeba, a Praia da Boca da Barra é ponto de embarque e desembarque de barcos para a maioria dos passeios da ilha, inclusive o tour de caiaque ao entardecer nos manguezais.

Praia da Boca da Barra vista de cima, com mar de águas escuras, barcos na água e grande vegetação da ilha.
Vista incrível para a Praia da Boca da Barra. Foto: Márcio Filho – MTUR

Embora esteja bem perto do centro de Boipeba, a praia é um espetáculo da natureza! As águas azuis do mar de Boca da Barra se misturam com as do Rio do Inferno e resultam em uma linda paisagem! 

E para completar, Boca da Barra tem o pôr do sol mais bonito e fotogênico da ilha! 

O local costuma ser bem animado aos fins de semana, mas tomar uma água de coco à beira-mar compensará o agito. Não faltarão restaurantes, quiosques e lojas com tudo que você precisa.

8. Praia do Bainema

Apesar de mais deserta, a Praia do Bainema possui uma beleza única que tornará a sua visita inesquecível.

Praia do Bainema com águas cristalinas, areia clara e muitos coqueiros.
Praia do Bainema. Foto: Otávio Nogueira / CC BY 2.0

A praia é exemplo de preservação e, por ser um pouco mais longe, está sempre com poucos banhistas. Em compensação, você terá um marzão calmo e com águas esverdeadas te esperando.

Por lá, você encontrará poucas barracas servindo os sabores do pescado regional, por isso sugerimos que leve um lanche para caso deseje comer outras coisas.

Está curioso para saber como chegar na Praia de Boinema? É simples: basta ir até Moreré e, de lá, fazer uma pequena trilha para Boinema.

9. Passeio de caiaque no manguezal

Esta é uma das atividades mais divertidas de Boipeba. Se você está afim de mergulhar em uma aventura empolgante, passear de caiaque pelos manguezais é uma ótima dica de o que fazer em Boipeba.

Todo o passeio tem duração de 2h e é acompanhado por guias especializados que te darão riquíssimas informações sobre a fauna e flora do ecossistema.

O trajeto é maravilhoso: passando por lindos túneis naturais, rios e ainda com direito a um pôr do sol de tirar o fôlego!

E mesmo que você nunca tenha conduzido um caiaque, esse passeio deve estar no seu roteiro. Afinal, você vai perceber que a paisagem valerá o esforço de cada remada.

10. Observação de baleias

Outra recomendação imperdível é passear de barco para observar as baleias jubarte em alto mar. A espécie, que costuma pesar até 30 toneladas, visita o litoral brasileiro anualmente, entre julho e novembro. Vindo diretamente da Antártida, elas costumam escolher as águas quentinhas da Bahia como abrigo para se reproduzirem.


Baleia jubarte fazendo acrobacias em alto-mar.
Não perca a chance de assistir este espetáculo da vida marinha! Foto: Jonathan Wilkins / CC BY-SA 3.0

Assistir às acrobacias das baleias é algo realmente impressionante! No total, o passeio dura 5h, partindo da Praia da Boca da Barra e navegando até uma posição estratégica em meio às águas oceânicas. A volta também é cativante, com a possibilidade de mergulhar em uma área mais afastada das baleias.

O que fazer em Boipeba: seu guia completo

Antes de arrumar as malas, confira as nossas dicas de viagem para Boipeba:

Onde ficar na Ilha de Boipeba: melhores regiões e pousadas

É essencial escolher bem onde se hospedar em Boipeba porque, a depender da região, fica mais fácil curtir tudo que a ilha tem a oferecer. 

Velha Boipeba, Moreré e a Praia da Boca da Barra são as principais regiões da ilha, concentrando a maioria das pousadas em Boipeba. Separamos abaixo as melhores pousadas em cada região.

Velha Boipeba

Se você escolher ficar em Velha Boipeba, estará em uma baita localização privilegiada! A vila é a maior da região e reúne boa parte dos comércios e marcos históricos da ilha, como a Praça Santo Antônio e a Igreja do Divino Espírito Santo de Velha Boipeba

Veja nossa lista de pousadas bem avaliadas em Velha Boipeba:

Pousada Sossego | Com quartos confortáveis e cercada pela natureza, essa pousada faz jus ao próprio nome. Bem localizada, ela é perfeita para quem deseja estar pertinho da praia e próximo ao centro da vila. Confira valores.

Pousada Ilha do Encanto | Perto da principal praça da cidade e equipada com suítes agradáveis, essa opção tem sempre um café da manhã fresquinho e uma equipe disposta a te deixar à vontade. Confira valores.

Pousada Sunset Boipeba | A apenas 400 metros da Praia de Boca da Barra, essa é uma das melhores pousadas em Boipeba. O clima é bastante acolhedor e a decoração das suítes é uma graça! Confira valores.

Pousada Pouso da Maré | Situada em um dos pontos mais deslumbrantes da ilha, é a escolha certa para quem deseja descansar ouvindo os sons do mar. Fazer a primeira refeição à beira-mar é apenas uma das comodidades que esta opção oferece. Confira valores.

Moreré

Moreré é ideal para quem busca tranquilidade. Longe do agito do fluxo de turistas, o povoado dispõe de lindas piscinas naturais e restaurantes que servem as delícias da culinária local.

Listamos algumas opções de hospedagem no bairro:

Alizées Moreré | A decoração praiana e a vista ampla para as praias de Moreré são os destaques dos Bangalôs da pousada. Com um bar que oferta deliciosos petiscos e uma variedade de bebidas, essa hospedagem tem tudo que você precisa para relaxar! Confira valores.

Pousada Boutique Coco Bambu Morere | A elegância e o aconchego dos quartos tornam essa pousada um verdadeiro refúgio em meio à natureza. Se essa for a sua escolhida, a vista dos quartos, com certeza, será algo que fará você desejar ficar por mais dias! Confira valores.

Pousada O Rancho Alegre | Ir caminhando até a praia é super possível nessa pousada, já que ela fica no centro de Moreré. A academia do local conta com excelentes equipamentos, e o cuidado com os mínimos detalhes cativa os hóspedes. Confira valores.

Boca da Barra

A poucos passos da Velha Boipeba, a Praia da Boca da Barra é a praia de Boipeba que mais faz sucesso! Além de ter um dos entardeceres mais fascinantes da Bahia, o encontro do Rio do Inferno com as águas do mar é um verdadeiro espetáculo!

Saiba onde se hospedar por aqui:

Pousada Horizonte Azul | Nesta hospedagem, os chalés surpreendem pela harmonia com a natureza. Rodeada por um jardim exuberante e cheio de flores perfumadas, a pousada é muito tranquila, e possui uma localização estratégica: entre a praia e o centro da ilha. Confira valores.

Pousada Pouso da Maré | A menos de 15 minutos da Velha Boipeba, em uma área onde o som do mar é a trilha sonora, Pouso da Maré é uma boa pedida para se desconectar da rotina! As suítes têm varanda privativa e redes perfeitas para cochilar à tarde. Confira valores.

Pousada Nascente do Sol | À beira da praia e com fácil acesso à Igreja do Divino Espírito Santo de Boipeba, tem quartos com camas grandes e convidativas, além de varandas arejadas para contemplar o mar. Confira valores.

Pousada Canoa Nativa | Que tal ficar em um bangalô localizado nas proximidades da vila? Com uma decoração que une os estilos romântico e rústico em perfeita harmonia, a estalagem dispõe de quartos aconchegantes e com privacidade garantida. Confira valores.

O que fazer à noite em Boipeba

As noites em Boipeba acompanham a atmosfera tranquila da ilha. Durante o dia, o centrinho é a região mais agitada, e à noite não é diferente. 

O lazer noturno de Boipeba se concentra nos arredores da Praça Santo Antônio, com uma gama de restaurantes, barzinhos e muita música boa. A praça também conta com uma feirinha de artesanato muito charmosa, e os artesãos são tão receptivos que será difícil sair sem comprar uma lembrancinha.

E se você deseja ir além das experiências gastronômicas e culturais do centrinho de Boipeba, fazer um tour de caiaque para apreciar a bioluminescência dos plânctons é uma opção, literalmente, brilhante!

No passeio, você observará o fenômeno provocado pelos plânctons, que iluminam os manguezais com uma mágica luz azul. O tour é acompanhado por oceanógrafos preparados para te explicar os detalhes dessa maravilha noturna! Não deixe de reservar com antecedência.

Passeios de bate e volta saindo de Boipeba

Após descobrir tudo o que fazer em Boipeba, que tal conhecer um lugar incrível que fica bem pertinho da ilha? Nossa indicação é se aventurar nas praias, baladas e nos passeios do Morro de São Paulo

Vista aérea para praia em Morro de São Paulo, com águas esverdeadas, curta faixa de areia e várias casas e árvores à beira-mar.
Litoral do Morro de São Paulo visto de um mirante. Foto: T. BA / CC BY-SA 2.0

Comparado com Boipeba, o ritmo do Morro de São Paulo é outro. O distrito é uma alternativa para quem também curte locais mais badalados, contando com resorts de luxo, tirolesa, lindas praias e noites efervescentes.

A forma mais indicada de chegar no Morro de São Paulo é atravessando o Rio do Inferno de barco e depois pegando a estrada em uma das picapes que fazem esse trajeto. 

Você também pode optar por uma opção mais demorada, indo até Valença de barco e, chegando lá, pegar uma lancha até Morro de São Paulo.

Como chegar na Ilha de Boipeba

Saindo de Salvador, há várias formas de chegar em Boipeba, que variam conforme a sua pressa, se está ou não de carro e o quanto quer gastar. Por isso, selecionamos as mais indicadas:

De Salvador até Morro de São Paulo

Essa é uma das formas mais recomendadas de se chegar a Boipeba, pois é um pouco mais rápida. O percurso é feito por catamarãs, em mar aberto, partindo do Terminal Turístico Náutico da Bahia até chegar no Morro de São Paulo, onde você seguirá em picapes em direção às margens do Rio do Inferno e atravessará de barco para a Velha Boipeba.

A opção mais rápida de todas é também a mais cara. Ao invés de optar por catamarãs, você pode escolher os táxis aéreos que saem do Aeroporto de Salvador até o Morro de São Paulo. A viagem costuma demorar cerca de 25 minutos, fora o tempo do trajeto de caminhonete e da pequena travessia de barco até Boipeba.

De Salvador até Valença

Você pode chegar até Valença pegando a estrada e, por fim, seguir em uma embarcação em destino a Boipeba. O trajeto indo de Valença até a ilha passa pelos rios Una e Cairu, até chegar no Rio do Inferno e desembarcar na Velha Boipeba.

Mas atenção: se for de carro, é indispensável procurar um estacionamento para deixá-lo em Valença durante os dias que estiver em Boipeba, pois é proibida a circulação de veículos na ilha.

Outra opção é pegar uma lancha de Salvador até Valença e depois seguir de barco até a Ilha de Boipeba.

Quantos dias ficar em Boipeba

Apesar da ilha oferecer diversas praias, restaurantes e passeios, consideramos 3 dias tempo suficiente para relaxar e aproveitar à beça.

Como você já viu em nosso post, por ser uma ilha pequena e com tudo muito perto, não restarão dúvidas sobre o que fazer em Boipeba em 3 dias.

Mas caso tenha mais tempo disponível, vale ficar mais alguns dias e curtir as maravilhas desse tesouro intocado.


Turismo na Ilha de Boipeba: dicas extras

Antes de você finalizar seu roteiro de viagem para Boipeba, temos mais algumas dicas importantes para você aproveitar ao máximo sua estadia na ilha:

Nada de carros na ilha | Não é permitido carros dentro da ilha, então, leve isso em consideração na hora de escolher uma pousada.

Atenção às bagagens | Por não ter carros na ilha, evite levar muita bagagem. Uma boa opção é contratar os serviços dos carregadores para levar as suas malas até a pousada que você for ficar.

Voltagem | A voltagem da maioria das tomadas da ilha é 220v.

Pouco sinal de telefone | Nem todas as operadoras de celular funcionarão perfeitamente na ilha, então se prepare para ficar um tempo desconectado.

Muito protetor solar | A maior parte dos passeios na ilha são praias, com muito sol. Para aproveitar as praias sem insolação, não se esqueça de levar protetor solar!

Converse com os locais | Muitos dos moradores de Boipeba são simpáticos e reservam muitas curiosidades sobre a cultura e história do local

Agora você já sabe tudo o que fazer em Boipeba!

Ficou claro que Boipeba é um paraíso praiano daqueles, não é mesmo? E com as nossas dicas, não faltarão momentos de lazer e tranquilidade em sua viagem.

São muitas praias paradisíacas, restaurantes, pousadas e passeios imperdíveis esperando por você.

Tudo pronto para embarcar nessa aventura tropical? Não deixe passar a chance de conhecer esta ilha que é uma das joias da América do Sul!

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário