Ainda não sabe o que fazer em Bombinhas? O nosso post tem as melhores dicas sobre o destino e você vai descobrir passeios e atrações para montar o roteiro per-fei-to para sua viagem!
Como você já deve saber, Bombinhas é conhecida por suas praias gostosas e uma infraestrutura bem robusta. O lugar é um verdadeiro tanto pros turistas quanto para os surfistas e praticantes de esportes aquáticos.
Que tal conferir todos os pontos turísticos de Bombinhas para planejar sua viagem ao destino?
O que fazer na Bombinhas SC: 10 programas imperdíveis
Bombinhas é referência quando o assunto é ecoturismo, você vai fazer trilhas e conhecer a fundo a natureza do local. Aliás, esteja preparado para ver um pôr do sol inesquecível!
Mas as praias que são o grande destaque, com sua areia fofa e o mar azul que fazem a viagem para Bombinhas valer a pena.
Montamos um TOP 10 especial para você que busca o que fazer em Bombinhas. Confira:
- Praias em Bombinhas
- Mergulho em Bombinhas
- Mirante ECO 360
- Trilhas em Bombinhas
- Passeio de buggy, safári ou 4×4 em Bombinhas
- Passeio de barco
- Passeio de bike
- Museu Comunitário Engenho do Sertão
- Bate e volta ao parque Beto Carrero World
- O que fazer em Bombinhas à noite
1. Praias em Bombinhas
As praias de Bombinhas conseguem oferecer cenários belíssimos que agradam a todos os gostos.
Aqui, você encontrará faixas de areia quase intocadas pelo homem e regiões mais desertas, além de uma boa infraestrutura nas praias urbanas do vilarejo.
Se quiser mais praticidade, já que o destino possui mais de 40 praias, recomendamos esse tour pelas praias de Bombinhas, feito a bordo de um safári (jardineira) e passando pelas principais praias do destino, além de mirantes e vilas de pescadores.
Independente de fazer o tour ou conhece-las por conta própria, não vão faltar opções para sua viagem! Veja as principais praias de Bombinhas:
Praia Retiro dos Padres
A Praia Retiro dos Padres é uma das preferidas dos turistas. Localizada próxima ao centro, a praia costuma ficar bem movimentada.
A infraestrutura conta com alguns restaurantes e quiosques. O ambiente é perfeito para passar o dia relaxando e petiscando.
Como chegar | o acesso é feito pela Avenida Garoupas.
Praia de Bombas
A cerca de 3 km do centro, a Praia de Bombas tem a melhor estrutura da cidade, com bares, pousadas, restaurantes, escolas de surf e serviços de aluguel para equipamentos aquáticos.
Se você curte se movimentar, vai amar andar de bike pela ciclovia ou no calçadão da praia. Outro esporte que faz sucesso é o surfe, as ondas são altas e perfeitas para praticar manobras.
Como chegar | o acesso é feito pela Avenida Governador Celso Ramos.
Praia do Ribeiro
A Praia do Ribeiro se localiza entre a Praia de Bombas e a Praia de Bombinhas. Sem nenhum tipo de estrutura e totalmente deserta, a atração é perfeita para passar um dia tranquilo em meio à natureza.
Como chegar | o acesso é feito por uma passarela de madeira no canto direito da Praia de Bombas e no canto esquerdo da Praia de Bombinhas.
Praia de Bombinhas
Levando o nome do município Praia de Bombinhas fica no centro da cidade e possui uma infraestrutura bem desenvolvida, com boas opções de bares, quiosques, hospedagens e comércio em geral.
Como chegar | o acesso é feito pela Rua Castanheta.
Praia da Lagoinha
Com águas calmas e transparentes, a Praia de Lagoinha virou o point do mergulho com snorkel para avistar peixinhos coloridos. E para complementar o visual, há formações de piscinas naturais durante a maré baixa.
Como chegar | o acesso é feito pela Rua Garoupa.
Prainha
Ao lado de Lagoinha, a Prainha é o ponto de partida de barcos de passeio e escolas de mergulho. Caso você tenha sorte, pode chegar a ver tartarugas e pinguins do centro náutico, além de encontrar na região vestígios de um passado pré-histórico.
Como chegar | é possível acessar o local de carro pela Rua Sardinha ou a pé por um deck no canto direito da Praia de Bombinhas.
Praia do Embrulho
Com uma faixa de areia pequena, conseguir um lugarzinho na Praia do Embrulho pode ser um desafio durante a alta temporada. A dica é chegar cedo!
Como chegar | o acesso é feito pela Rua Garoupa.
Praia da Sepultura
Considerada um dos lugares mais bonitos de Bombinhas, a Praia da Sepultura tem uma faixa de areia pequena, mas vale a pena conhecer a região e se refrescar nas águas cristalinas e piscinas naturais que se formam por lá.
Como chegar | o acesso é feito pela Rua Garoupa, através do Estacionamento Pinheiro.
Praia de Quatro Ilhas
A cerca de 700 m do centro de Bombinhas, a Praia de Quatro Ilhas é um dos lugares preferidos de surfistas e famílias, já que em algumas partes da praia o mar é agitado e em outros é calmo, ótimo para mergulho e banho.
Como chegar | o acesso pode ser feito pela Rua Ilha do Arvoredo.
Praia de Mariscal
A Praia de Mariscal é conhecida por sua boa estrutura para receber turistas. Com o mar mais agitado, a praia se tornou um point para os surfistas.
Para quem gosta de petiscar, a dica é se sentar em alguma barraca ao longo da faixa de areia e curtir o dia.
Como chegar | o acesso é feito pela Avenida Água Marinha.
Veja outras praias incríveis para você conhecer em Bombinhas:
- Praia de Canto Grande (Mar de Fora)
- Praia de Canto Grande (Mar de Dentro)
- Praia da Conceição
- Praia da Tainha
- Praia do Cação
- Praia de Zimbros
Quer ainda mais detalhes sobre as principais faixas de areia do destino? Então confira o nosso post sobre as melhores praias de Bombinhas!
2. Mergulho em Bombinhas
As águas calmas e cristalinas das praias de Bombinhas são um convite irrecusável para admirar toda a beleza marinha da região.
Snorkel na Praia da Sepultura
Que tal fazer um mergulho em sua viagem para Bombinhas?
Graças às suas águas cristalinas e piscinas naturais, a Praia de Sepultura é o local perfeito para avistar peixes e outras espécies marinhas.
Por esse motivo, o snorkel na Praia da Sepultura não pode ficar de fora da sua lista sobre o que fazer em Bombinhas.
Com duração de 45 minutos, o passeio já inclui todo o equipamento, além do transfer de ida e volta a partir dos pontos de encontro.
Mergulho na Ilha do Arvoredo
Não deixe também de conhecer a Ilha do Arvoredo, um dos melhores locais para praticar a atividade. Por aqui você poderá mergulhar de snorkel ou de cilindro.
A atração é uma reserva ecológica e oferece diversas ações voltadas para o ecoturismo.
Se você não tem experiência com mergulho, não tem problema. Existem serviços e profissionais para te auxiliar.
Como chegar | o acesso é feito pela parte leste da baía de Zimbros.
3. Mirante ECO 360º
Considerada uma das vistas mais bonitas de Bombinhas, o Mirante ECO 360 é o ponto mais alto do município, ficando a 220 m acima do nível do mar.
Lá em cima, você vai conseguir enxergar a maioria das praias e algumas cidades dos arredores, como Florianópolis e Governador Celso Ramos.
Durante a alta temporada e nos finais de semana da baixa temporada, você pode aproveitar uma tirolesa que está instalada no local.
Além disso, existe um pequeno museu dedicado a Charles Darwin. Aposto que você vai amar conhecer sobre os diferentes tipos de espécies naturais.
Como chegar | o local fica a 10 km do centro, o acesso é feito pela Avenida Tatuíra.
Valores | a atração é paga.
Horário de Funcionamento | diariamente, das 8h às 18h30.
4. Trilhas em Bombinhas
Se você gosta de trilhas, saiba que não irá faltar o que fazer em Bombinhas.
Cercada por vários morros, montanhas e trilhas por diversas praias, a atividade é perfeita para quem gosta de se aventurar e ter um contato ainda maior com a natureza.
Veja nossas sugestões:
Trilha na Praia de Quatro Ilhas
Com dificuldade média, a trilha de Quatro Ilhas vai te garantir um contato único com a natureza ao longo dos 2 km de extensão.
Uma curiosidade é que a praia recebeu esse nome por oferecer uma vista privilegiada das ilhas das Galés, Deserta, Arvoredo e Macuco.
A Praia de Quatro Ilhas também é outro espetáculo, onde uma parte do mar é perfeita para banho, e a outra é perfeita para a prática de surf.
O passeio inclui transfer de ida e volta a partir dos pontos de encontro.
Trilha da Costeira de Zimbros
Quem gosta de uma boa aventura não pode deixar de fazer a Trilha da Costeira de Zimbros.
A caminhada de 8 km leva os visitantes a diversas praias selvagens. São elas:
- Praia do Cantinho
- Praia do Cardoso
- Praia da Lagoa
- Praia Triste
- Praia Vermelha
Ainda pouco explorada, a trilha é perfeita para quem quer se conectar com a natureza e admirar a bela paisagem preservada.
O trajeto de ida pode ser feito em 4 horas, porém é bem provável que você leve mais tempo caso queira explorar cada uma das praias.
Como chegar | a trilha começa no final da Praia de Zimbros.
Trilha do Morro do Macaco
Com 1,2 km de extensão, a Trilha do Morro do Macaco é um dos principais passeios quando o assunto é o que fazer em Bombinhas.
Considerada uma caminhada de média dificuldade, o terreno íngreme pode ser um pouco desafiador para quem não está acostumado.
Mas não se preocupe, o trajeto possui pontos de descanso que facilitam a subida dos 191 m de altura.
Para chegar ao topo, você levará aproximadamente 40 minutos. Lembrando que em alguns pontos a trilha não é coberta por vegetação, portanto não esquece a água e o protetor solar.
Como chegar | o acesso é feito pela Rua Jequitibá, o início da trilha fica na Praia de Canto Grande.
5. Passeio de buggy, safári ou 4×4 em Bombinhas
O deslocamento pelas praias de Bombinhas pode ser muito divertido e cheio de adrenalina. Para isso, basta optar por fazer o passeio de buggy ou o safári, um veículo bem parecido com uma jardineira. Ambos possuem itinerários semelhantes, passando pelas melhores praias da região e mirantes.
O Roteiro de Praias passa pelos seguintes locais:
- Praia de Bombinhas
- Praia de Quatro Ilhas
- Mirante da Praia de Mariscal
- Praia de Mariscal
- Praia de Canto Grande
- Praia da Conceição
- Praia de Zimbros
Já o itinerário do Mirante Eco 360 tem como destino os seguintes pontos turísticos:
- Praia de Bombinhas (centro)
- Mirante Eco 360º
- Mirante da Praia de Mariscal
- Praia de Mariscal
- Praia de Canto Grande
- Praia da Conceição
- Praia de Zimbros
Os passeios são feitos em grupo e tem duração média de duas horas. Você pode fazer a reserva online.
Trazendo um roteiro um pouco diferente, o tour de 4×4 por Bombinhas vai te proporcionar visuais de tirar o fôlego, além de ver de pertinho as belezas naturais do destino. Nesse passeio, você irá conhecer:
- Cauda da Baleia (região que abriga alguns dos atrativos mais famosos de Bombinhas)
- Baía de Zimbros (e vista para a Praia de Mariscal)
- Mirante 360°
- Praia da Tainha
6. Passeio de barco
Fazer um passeio de barco por Bombinhas é um pré-requisito para se apaixonar pelo destino. Existem diversos tours pelas ilhas e baías, então basta escolher o que se encaixa melhor no seu roteiro.
Ilha do Cação | o passeio percorre as praias da Baía de Zimbros, Cação, Praia da Guarda, Porto da Vó, Canto Grande e Morrinhos. Aliás, na Praia do Cação é possível pular de um trampolim no mar.
Ilha do Macuco | a tour faz algumas paradas, como: Parque Natural Municipal Morro do Macaco, Praia de Tainha, Navio Orion, Praia de Morrinhos e Macuco. Se tiver sorte, você vai ver leões-marinhos nas rochas.
Barco Pirata | partindo da Prainha, a atração temática acontece diariamente e tem um itinerário próprio. Os principais destinos são: Praia do Estaleiro, Caixa d’Aço e Ilha de Porto Belo.
7. Passeio de bike
Que tal conhecer Bombinhas de um jeito diferente e no seu ritmo?
Alugar uma bicicleta em Bombinhas é uma das melhores formas de conhecer as praias e atrativos da cidade, e muitas pessoas acabam optam por esse meio de transporte.
A retirada da bike é na Avenida Vereado Manoel dos Santos, a partir das 8h, e você tem a opção de alugar por 1, 2 ou até 12 horas. Ou seja: terá tempo de sobra para explorar Bombinhas!
8. Museu Comunitário Engenho do Sertão
Além das belas praias e trilhas, Bombinhas também oferece passeios culturais aos visitantes. O Museu Comunitário Engenho do Sertão é uma dessas atrações.
Localizado no bairro Sertãozinho, o museu tem como objetivo preservar a história da comunidade, com um acervo cheio de peças da época do povoamento açoriano.
No local, você ainda pode experimentar a Consertada, uma bebida típica da cidade feita de aguardente, erva doce, canela e borra de café.
Como chegar | o acesso é feito pela Rua Abacate.
Valores | a atração é paga.
Horário de Funcionamento | diariamente, das 14h às 20h.
9. Bate e volta ao Beto Carrero World
Além de conhecer praias paradisíacas de Bombinhas, que tal acrescentar uma boa dose de adrenalina em um passeio de bate e volta ao Beto Carrero World, o maior parque de diversões da América Latina?
Localizado na cidade de Penha, a cerca de 70 km de Bombinhas, o Beto Carrero World te promete um dia inteirinho de muita aventura e emoções.
E você não precisa se preocupar com o deslocamento, pois a atividade inclui o transfer de ida e volta.
Somente o ingresso deve ser comprado separadamente, assim como os gastos com comida.
10. O que fazer em Bombinhas à noite
A vida noturna em Bombinhas é agitada, com várias opções de bares e restaurantes próximo às praias mais famosas.
A concentração de comércio e atividades fica na principal via da Praia de Bombinhas, a Avenida Vereador Manoel José dos Santos.
Durante a alta temporada, uma feira de artesanato é montada e os barzinhos costumam ter música ao vivo.
Além disso, a Praia de Mariscal é uma ótima escolha para quem gosta de bares mais alternativos. No entanto, os preços costumam ser mais altos por lá.
Onde comer em Bombinhas: melhores restaurantes
A base da culinária de Bombinhas é basicamente frutos do mar e peixes. Existem várias opções de barzinhos, restaurantes e quiosques à beira-mar.
Confira nossas sugestões de onde comer em Bombinhas:
Choperia Pastelaria Mar de Fora – $$$ | uma ótima opção para quem quer petiscar e tomar uma boa cerveja.
Berro D’Água – $$ | a escolha perfeita para um almoço ou jantar à beira-mar, o cardápio inclui pratos típicos da culinária brasileira e muito fruto do mar. Os drinks e cervejas artesanais também são destaque.
Forneria Oliva – $$ | com um cardápio variado de pizzas, o restaurante é reconhecido pela qualidade de suas massas e pelo ambiente agradável. O menu possui opções vegetarianas e veganas.
Restaurante e Mirante Por Do Sol – $$ | com uma ótima localização, o restaurante tem uma das melhores vistas de Bombinhas.
O Alquimista Burger – $ | além dos hambúrgueres artesanais, a casa oferece entradas deliciosas e porções. O ambiente fica completo com música ao vivo.
Mais dicas de viagem para Bombinhas
Agora que você já sabe o que fazer em Bombinhas, temos dicas extras que podem te ajudar a decidir quando viajar e quantos dias ficar no destino.
Confira as nossas recomendações para ter uma viagem incrível:
- Por que conhecer Bombinhas
- Como chegar em Bombinhas
- Taxa de Preservação Ambiental
- Onde ficar em Bombinhas
- Quando ir para Bombinhas
- Quantos dias ficar em Bombinhas
- O que levar para Bombinhas
Por que conhecer Bombinhas
Bombinhas é perfeita para quem quer conhecer um destino incrível, mas não tem muito tempo.
Por ser a menor cidade do estado de Santa Catarina, você vai conseguir explorar todos os pontos turísticos de Bombinhas. Na medida certa para ficar com aquele gostinho de quero mais!
Localizada na única Península do Sul do país, a região é rica em atrações em meio à natureza. Por lá, você encontrará unidades de preservação, trilhas, passeios de barco e esportes diversos.
Segundo a Secretaria de Turismo da cidade, Bombinhas também é considerada a capital do mergulho ecológico. Portanto, é impossível visitar esse paraíso sem fazer snorkeling em suas piscinas naturais.
Por último, a cidade possui uma gastronomia de dar água na boca. Você vai amar passear pelo vilarejo à noite e curtir seus bares.
Aproveite para explorar o litoral catarinense:
- O que fazer em Florianópolis: TOP praias, passeios e dicas
- O que fazer em Laguna SC: 10 atrações imperdíveis + dicas
- O que fazer em Penha SC: muita diversão e praias paradisíacas
- As 15 melhores praias de Penha SC: quais conhecer na viagem
Como chegar em Bombinhas
Bombinhas se localiza a aproximadamente 78 km da capital Florianópolis. Além disso, outros destinos turísticos ficam bem próximos, como Balneário Camboriú ( a 34 km) e Porto Belo (a 10 km).
Se você está partindo de outros estados, a melhor opção é pegar um voo até Florianópolis e depois continuar de carro ou ônibus até Bombinhas.
A gente te explica com mais detalhes cada trajeto a seguir:
Avião
O Aeroporto Internacional de Florianópolis fica a 72 km de Bombinhas e recebe voos de todo o território nacional. De lá, você deverá alugar um carro ou pegar um ônibus até o seu destino.
Para quem está partindo de São Paulo ou Rio de Janeiro, também existe a opção de chegar pelo Aeroporto Internacional de Navegantes, a 70 km de Bombinhas. Mas o número de voos é mais limitado.
Carro
Saindo de Florianópolis | O acesso pode ser feito pela BR 101, seguindo na direção de Porto Belo. Depois, basta entrar na Avenida Governador Celso Ramos até Bombinhas. A rota possui apenas um pedágio e pode ser feita em aproximadamente 2 horas.
Balneário Camboriú | Siga a BR 101 em direção à Morretes. Entre em Porto Belo e, em seguida, pegue a Avenida Governador Celso Ramos. O trajeto é feito em cerca de 1 hora e não possui pedágios.
Caso você queira mais praticidade para se deslocar de um ponto turístico ao outro, a nossa dica é que você alugue um carro. Além disso, você poderá visitar outras cidades que ficam próximas do seu destino principal.
Ônibus
Saindo de Florianópolis, a viagem de ônibus até Bombinhas pode levar cerca de 15 horas. É preciso pegar uma conexão em Curitiba para chegar até o destino.
Para quem sai de Balneário Camboriú, o trajeto é feito em 13 horas. A viação responsável pelo itinerário também faz uma conexão em Curitiba.
Como circular em Bombinhas
Apesar de parecer pequena, as praias de Bombinhas ficam bem distantes umas das outras, além das pedras pelo caminho e um terreno de difícil acesso. Por isso, o deslocamento é bem mais prático quando feito de carro.
O transporte público infelizmente não é a melhor opção para circular, já que os horários entre os ônibus possuem longos intervalos e apenas uma viação funciona na cidade.
Se você preferir, pode utilizar o serviço de táxi, mas os valores podem ser bem maiores do que alugar um carro.
Taxa de Preservação Ambiental
Ao planejar sua viagem para Bombinhas, é preciso saber que a cidade possui uma Taxa de Preservação Ambiental, que é cobrada durante a alta temporada, entre 15 de novembro e 15 de abril.
Segundo a prefeitura, a tarifa ajuda na conservação do meio ambiente, que acaba sofrendo impactos devido ao grande fluxo de turistas.
A taxa pode ser paga na entrada ou na saída da cidade através de totens ou na internet. A validade da tarifa é de 24 horas, e se você estiver hospedado em Bombinhas, o pagamento é feito apenas uma vez, e não pela quantidade de diárias.
Além disso, quem chega até a cidade de ônibus ou bicicleta não precisa pagar. Confira os valores sobre cada veículo no site da prefeitura de Bombinhas.
Onde ficar em Bombinhas
Com uma rede hoteleira bem diversa, Bombinhas oferece acomodações para todos os estilos de viajantes.
Na cidade, você vai encontrar desde opções mais econômicas, ate hotéis ou pousadas à beira-mar.
Veja nossas sugestões:
Pousada Bora Bora | localizada na Praia de Bombinhas, possui uma estrutura completa e vista para o mar. Os quartos são sofisticados, e ainda há unidades que incluem banheira. Confira valores.
Pousada Azores Bombinhas | na Praia de Bombas, essa pousada fica bem de frente para o calçadão e o mar, além de servir um café da manhã delicioso, já incluso na diária. Confira valores.
Pousada do Arvoredo | pra quem prioriza conforto, opções de lazer e serviços de qualidade, essa pousada é a escolha perfeita na Praia de Quatro Ilhas. Confira valores.
Pousada Villa dos Açores | com piscina ao ar livre e vista para o mar da Praia de Mariscal, essa pousada tem apartamentos muito bem equipados. Confira valores.
Pousada Canto do Pescador | garantindo muito conforto durante a sua estadia, essa pousada na Praia de Canto Grande ainda é pet friendly. Confira valores.
Pousada Canto das Trilhas | as acomodações ficam em chalés rústicos que são uma gracinha, ficando a poucos passos da Praia de Zimbros, além de possuir uma trilha que leva à outras praias. Confira valores.
Para mais opções de hospedagens na cidade, basta conferir o nosso post sobre as melhores pousadas em Bombinhas, localizadas nos melhores bairros e praias.
Quando ir para Bombinhas
O melhor momento para visitar Bombinhas e aproveitar suas praias é durante o verão. No entanto, esse é o período que há bastante procura pelo destino, principalmente nos meses de dezembro a março.
O município chega a receber mais de 200 mil pessoas e pode ser difícil conseguir acomodações, principalmente na semana do Natal e no início de janeiro.
Por essa razão, a diária das hospedagens tendem a aumentar, e a cidade fica completamente lotada.
Caso você queira fugir do movimento, uma boa opção é conhecer Bombinhas durante a primavera. Entre os meses de setembro e novembro, as atrações não ficam tão cheias e os preços são mais baixos.
Quantos dias ficar em Bombinhas
É possível fazer os principais passeios de Bombinhas em 4 dias. Se você estiver com mais tempo, aproveite para ficar uma semana e explorar tudo o que a cidade oferece.
Caso você tenha a disponibilidade de apenas um final de semana, ainda assim vale a pena conhecer e curtir essa parte do litoral catarinense. Lembre-se de planejar para não perder as atrações que mais quer ver.
O que levar para Bombinhas
Não sabe o que levar para Bombinhas? Não se preocupe, nós temos algumas dicas básicas do que colocar na sua mala.
Como qualquer destino de praia, a dica é levar roupa de banho, protetor solar e óculos de sol. Além disso, não pode faltar a canga, roupas leves e equipamentos de esportes aquáticos. Aposto que você já ia esquecer o seu snorkel, não é?
Se você ainda está na dúvida, nós temos um checklist completo sobre o que levar para a praia. Assim, você vai ter uma viagem incrível pelo litoral catarinense.
Mapa das atrações em Bombinhas
Confira as praias e atrativos de Bombinhas marcados no mapa abaixo:
Comece a planejar sua viagem para Bombinhas!
Cercada por maravilhas da natureza, Bombinhas é um dos destinos mais completos do litoral catarinense.
Você vai se encantar pelas praias e trilhas da região. Agora é só preparar o roteiro e as malas!
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.