Escrito por Adriana
11 de dezembro de 2023

No interior de São Paulo, Brotas já foi eleita um dos melhores destinos do mundo! Conhecida como a “Capital da Aventura”, há muito o que fazer em Brotas para quem ama natureza, incluindo cachoeiras, trilhas e parques com atividades para todas as idades.

As atrações mais famosas ocorrem no Rio Jacaré-Pepira, palco do rafting e boia cross. O destino também oferece tirolesas radicais, rapel por cachoeiras, passeios de jipe e quadriciclo pela região.

Além disso, Brotas conta com uma vida noturna agitada. Ao entardecer, o centro da cidade se torna o point para beber e experimentar comidas deliciosas.

O que fazer em Brotas: Rio Jacaré Pepira
Rio Jacaré Pepira, o rio mais importante de Brotas. Foto: Luis Santos / Flickr

Quer saber de tudo o que fazer em Brotas? Fiz uma seleção criteriosa dos melhores passeios e atrações da cidade para você montar seu roteiro e fazer uma viagem inesquecível!

  1. Parques de Aventura 
  2. Cachoeiras em Brotas 
  3. Nascente Areia que Canta 
  4. Parque dos Saltos 
  5. Represa do Patrimônio 
  6. Rio Jacaré-Pepira: rafting, boia cross e duck radical 
  7. Trilhas em Brotas 
  8. Tirolesas 
  9. Passeios de Jipe e Quadriciclo 
  10. Estação Ferroviária Brotense 
  11. Museus 
  12. Anand Atelier
Direto ao Ponto: o que fazer em Brotas

  • Os parques de aventura são o destaque do turismo em Brotas. Um dos mais completos é o Recanto das Cachoeiras. Por lá, aproveite para conhecer a Cachoeira Santo Antônio e a Cachoeira Roseira.
  • O Rio Jacaré-Pepira é palco de atividades para lá de divertidas, como rafting e boia cross. Vale a pena fechar um desses passeios nas agências da cidade.
  • Os passeios de jipe ou quadriciclo oferecem uma boa dose de adrenalina. Uma das agências que oferecem o tour é a Território Selvagem Canoar.
  • Se gosta de história, inclua no roteiro o Museu do Café e o Museu do Caipira.
  • Ao cair da noite, aproveite para conhecer o observatório Centro de Estudos do Universo, tomar um chopp no Brotas Bar ou fazer o rafting noturno.
  • Na região central, me hospedei no Hotel Pousada Natural, que me atendeu super bem. Se quiser mais natureza, o Hotel Boutique Frangipani é um destaque entre os hotéis fazenda.

1. Parques de Aventura

Com atrações e muito lazer para todas as idades, os parques de aventura em Brotas não podem ficar de fora do seu roteiro. Eles oferecem atividades como trilhas, canionismo (rapel), rafting e slackline.

Além disso, os parques costumam ter restaurantes e lanchonetes, que facilitam a curtição durante o dia todo sem preocupações.

Listei os principais parques de aventura para você conhecer em Brotas:

1.1. Recanto das Cachoeiras 

Com vistas deslumbrantes da Serra da Roseira, o Recanto das Cachoeiras é um parque completíssimo com muitas opções de atividades. Ele foi o parque que eu mais gostei de conhecer por lá!

O lugar não decepciona no quesito contato com a natureza. Ele abriga duas cachoeiras, a do Cachoeira Santo Antônio e a Cachoeira Roseira, além de trilhas e mirantes cênicos. Eu fiquei impressionada com as belezas naturais do parque!

Para quem busca aventura, o parque conta com arvorismo, slackline, stand up paddle, tirolesa e cavalgada. Outro destaque do parque são suas piscinas de todos os tipos: aquecida, natural, de borda infinita e de prainha.

O recanto ainda tem várias opções de alimentação: restaurante, lanchonetes, cafeteria, hamburgueria e bar molhado.

Você pode garantir seu day use e consultar os valores atualizados no site do parque.

1.2. Eco Parque Jacaré 

No Alto do Rio Jacaré-Pepira, o Eco Parque Jacaré conta com uma extensa área de mata preservada. É um refúgio perfeito para relaxar em meio à natureza. O parque abriga a Represa do Patrimônio, um dos pontos turísticos da cidade. 

De várias distâncias e níveis de dificuldade, as trilhas de lá levam a cachoeiras belíssimas, como a Cachoeira São Sebastião, a Cachoeira Jacaré, a Cachoeira do Patrimônio e a Cachoeira das Meninas.

Além das trilhas, o parque oferece canionismo, tirolesa, stand up paddle e caiaque na represa. O espaço ainda tem lanchonete, quiosques, redário e quadra de vôlei.

Você pode garantir seu ingresso por meio da agência Território Selvagem na página do parque

1.3. Ecoparque Cassorova 

O Ecoparque Cassorova é lar de um dos cartões-postais de Brotas: a Cachoeira Cassorova, com sua queda d’água de 60 metros de altura. 

Situado em uma fazenda, o parque oferece atividades para curtir o dia todo, como rapel, arvorismo, tirolesa, stand up paddle, caiaque e trilhas. 

Outra cachoeira muito bonita por lá é a Cachoeira dos Quatis, com uma queda d’água de maia de 40 metros de altura. Isso sem falar do mirante com uma vista incrível para o Vale do Alto da Serra.

Além de atividades de aventura, o ecoparque também conta com hospedagem. Com quartos modernos, o Cassorova Hotel Boutique sabe agradar os seus hóspedes quando o assunto é conforto, lazer e serviços de qualidade. O pôr do sol visto da sua piscina é um espetáculo à parte!

Você pode garantir seu day use e ingressos para as atividades no site do parque.

1.4. Poção Brotas 

Mais próximo do centro da cidade, o Poção Brotas é outra sugestão de parque de aventura cheio de muito verde. O destaque por aqui são as atividades no Rio Jacaré-Pepira: flutuação, boia cross e mini rafting. 

Além de arvorismo e slackline, o parque também conta com uma tirolesa de mil metros sobre o rio e a Skyrider, uma tirolesa com curvas bem diferentes. 

O espaço oferece uma charmosa opção de hospedagem, chamada Vila Poção, e restaurante. 

2. Cachoeiras em Brotas 

Com águas refrescantes e belas quedas d’água, as cachoeiras em Brotas são indispensáveis na sua lista de passeios pela cidade.

Seja para apenas admirar a paisagem ou praticar atividades de aventura, listei algumas sugestões de cachoeiras para você visitar durante sua viagem:

2.1. Cachoeira Cassorova 

Já eleita uma das cachoeiras mais bonitas do Brasil, a Cachoeira Cassorova é um espetáculo da natureza de Brotas. Como disse antes, ela fica dentro do Ecoparque Cassorova.

Com mais de 60 metros de altura, ela tem duas quedas d’águas que garantem uma hidromassagem maravilhosa. A cachoeira ainda conta com uma piscina natural para dar um mergulho refrescante.

2.2. Cachoeira dos Quatis 

Também dentro do Ecoparque Cassorova, a Cachoeira dos Quatis tem uma queda d’água de 47 metros. Seu paredão cercado pela Mata Atlântica é um lindo cenário para fotos.

A trilha para chegar lá é mais cansativa, com 1,5 km de extensão, mas o caminho é recompensador, cheio de mirantes com vistas incríveis.

2.3. Cachoeira Roseira 

Com uma belíssima queda d’água de 55 metros, a Cachoeira Roseira oferece uma ducha natural deliciosa. Se prepare, o cenário é de tirar o fôlego! 

O que fazer em Brotas: Cachoeira das Roseiras
Uma paisagem linda do arco-íris na Cachoeira das Roseiras. Foto: Patrícia Leardine / CC BY-SA 4.0

Formada entre os córregos Tijuco Preto e Roseira, ela fica dentro do parque Recanto das Cachoeiras. Seu acesso é feito por uma trilha pavimentada de 1,2 km. 

2.4. Cachoeira Santo Antonio 

Na mesma trilha da cachoeira Roseira, a Cachoeira Santo Antonio também fica dentro do parque Recanto das Cachoeiras. Ela tem uma queda menor, de 20 metros, mas nem por isso é menos bonita que as anteriores.

Um dos seus diferenciais é a acessibilidade para pessoas com deficiência chegarem até o sopé. Legal, né?

Quer conhecer outras cachoeiras de Brotas? temos um post completa com as 12 melhores cachoeiras de Brotas, vem conferir!

3. Nascente Areia que Canta 

Com águas cristalinas direto do Aquífero Guarani, a Nascente Areia que Canta é uma maravilha da natureza que você não pode deixar de conhecer em Brotas. Seu nome se deve aos finos grãos de areia de quartzo que, quando manuseados, produzem um som de cuíca. 

Não é possível nadar na piscina natural, apenas contemplar a beleza do lugar. O mergulho é garantido em outra parte do passeio, quando se cruza o Rio Tamanduá.

A nascente faz parte do complexo do Hotel Fazenda Areia que Canta, uma hospedagem com pensão completa e boas opções de lazer, com piscinas, fazendinha e atividades de aventura.

Para fazer o passeio, é preciso garantir o day use no hotel fazenda, que inclui dois circuitos de ecoturismo. Você pode consultar os valores atualizados no site do hotel.

4. Parque dos Saltos 

Localizado no centro da cidade, o Parque dos Saltos é um dos pontos turísticos mais visitados de Brotas.

O chamariz do lugar são as várias quedas d’água do Rio Jacaré-Pepira. É possível admirar as corredeiras de forma panorâmica pela ponte principal. Ah, esse trecho do rio não é indicado para banho, viu?

O que fazer em Brotas: Parque dos Saltos
Rio Jacaré Pepira passando no Parque do Alta. Foto: Luis Santos / Flickr

Com entrada gratuita, o parque ainda tem trilhas pavimentadas que passam pertinho do rio. É um lugar tranquilo para passear e observar os pássaros, macacos-prego, quatis e outros animais que andam pelo parque. 


O lugar ainda abriga a Casa das Máquinas Antonio Carlos Sabino, a antiga usina hidrelétrica do início do século 20. 

5. Represa do Patrimônio 

A Represa do Patrimônio é um lugar tranquilo para curtir a paz da natureza ao redor. Sua prainha é perfeita para fazer um piquenique ou apenas descansar às margens do Rio Jacaré-Pepira.

O que fazer em Brotas: Represa
Represa. Foto: rodrigodemarque / CC BY-SA 3.0

Saiba também que a represa é um ótimo lugar para praticar esportes náuticos, como caiaque e stand up paddle. De lá, também partem passeios de barco pela região. 

6. Rio Jacaré-Pepira: rafting, boia cross e duck radical 

Sem dúvidas, o Rio Jacaré-Pepira é uma das estrelas do turismo em Brotas. Com mais de 170 km de extensão desde sua nascente até desaguar no Rio Tietê, esse é um dos rios mais limpos do estado de São Paulo.

O que fazer em Brotas: Cachoeira no Rio Jacaré Pepira
Cachoeira no Rio Jacaré Pepira. Foto: Claudio Lopes Sanchez Junior / CC BY-SA 3.0

Com várias afluentes de nascentes preservadas e mais de 50 cachoeiras, o rio abriga uma enorme biodiversidade, preservando a fauna e a flora da região.

O rio é palco do turismo de aventura da cidade. Diversas agências oferecem passeios por suas águas, como rafting, canoagem, caiaque e boia cross. 

Algumas das agências que você pode encontrar no centro da cidade são Águas Radicais, Alaya, Território Selvagem Canoar, H2omem e Brotas Ecoação.

Falo melhor das principais atividades no Rio Jacaré-Pepira nos tópicos abaixo:

6.1. Rafting no Rio Jacaré-Pepira 

O rafting no Rio Jacaré-Pepira é um dos esportes mais procurados na região, sendo indispensável no seu roteiro se você busca diversão e muita adrenalina.

O que fazer em Brotas: Rafting no Rio Jacaré Pepira
O Rafting no Rio Jacaré Pepira é uma boa dose de adrenalina. Foto: Sofia Prado / CC BY-SA 3.0

Com passeios de até 4h, as agências ofertam vários níveis de rafting, com trechos mais calmos e outros para lá de radicais. Elas têm outros tipos de rafting também: noturno, privado e até com pets.

6.2. Boia Cross 

O famoso boia cross é outra atividade muito buscada em Brotas. Com cerca de 1h30 de duração, o passeio consiste na descida do Rio Jacaré-Pepira em uma boia inflável individual. É super divertido!

Assim como o rafting, o boia cross tem trechos mais tranquilos e outros com corredeiras mais fortes, que rendem boas doses de emoção.

6.3. Duck Radical 

Na mesma linha do rafting, o Duck Radical é uma atividade de aventura ainda mais intensa no Rio Jacaré-Pepira. 

A diferença aqui é que a descida do rio é feita com um caiaque inflável, com apenas você e o instrutor. O passeio todo dura cerca de 4h.

7. Trilhas em Brotas 

Quando o assunto é ecoturismo em Brotas, as trilhas não poderiam ficar de fora da lista. Desde caminhadas mais leves até trilhas de dois dias, elas são agraciadas pelas belezas naturais dos vales, riachos e cachoeiras da região.

Além das trilhas que já citei acima, tenho mais algumas sugestões de trilhas para você fazer durante sua estadia em Brotas:

7.1. Trilha dos Monolitos 

Com cerca de 3h de duração, o destaque da Trilha dos Monolitos é sua subida íngreme do morro da região do Ribeirão Bonito,

O caminho também é marcado pelo feixe de monolitos, que dá nome à trilha. Se trata de uma formação rochosa, que é muito bonita, por sinal.

7.2. Trilha da Fazenda São José 

Composta por várias trilhas próximas ao Rio do Peixe, a Trilha da Fazenda São José é um pouco maior, durando cerca de meio período. 

O caminho conta com paradas para banho na Cachoeira dos Escravos e na Cachoeira do Cipó. O passeio termina com um almoço na Fazenda São José.

7.3. Trilha do Bom Jardim 

Feita na região do Vale do Bom Jardim, a Trilha do Bom Jardim dura um dia inteirinho.

O caminho é intenso, passando por trechos de mata e com travessia de riachos e ribeirões, como o Ribeirão do Pinheiro e o Ribeirão dos Pintos. Uma das paradas é na Cachoeira dos Quatis.

7.4. Trilha do Rio do Peixe 

Com cerca de 15 km de extensão, a Trilha do Rio do Peixe é um trekking de dois dias pela furna do Rio do Peixe. O percurso conta com cachoeiras, trechos de campo, caminhadas por riachos, pastagens e muitas subidas. 

À noite, o acampamento é feito na Fazenda Cruz do Paredão, lar de uma antiga produtora de café. No segundo dia, a trilha conta com cavalgada por um paredão e rapel em uma cachoeira

8. Tirolesas em Brotas 

Já pensou em voar no céu de Brotas? Essa é a experiência proporcionada pelas tirolesas em Brotas. Cheia de adrenalina, a atividade é oferecida pela maioria das agências e parques da cidade, com descidas de diferentes tipos, extensões e alturas.

Você pode escolher entre a tirolesa padrão, que termina no chão, ou a molhada, que é feita às margens das cachoeiras do destino. É diversão na certa!

9. Passeios de Jipe e Quadriciclo 

A diversão em Brotas não se limita às águas e ao ar, há muita aventura em terra também! Por conta do relevo mais acidentado da cuesta, a cidade tem estradas perfeitas para passeios de jipe e quadriciclo.

De 1h a 4h de duração, os tours passam por subidas e descidas íngremes, riachos, cachoeiras, mata fechada e mirantes com paisagens maravilhosas. É uma experiência super divertida, ainda mais em grupo. 

Algumas das agências que oferecem o passeio de 4×4 são a Território Selvagem Canoar, a H2omem e a Brotas Ecoação

10. Estação Ferroviária Brotense 

Não só de aventuras vive o turismo de Brotas. Saiba que a cidade também tem passeios históricos e culturais, como a Estação Ferroviária Brotense.

Inaugurada em 1929, a atual estação substituiu a antiga estação da cidade, erguida em 1892. Construído no estilo art nouveau, o lugar nos leva a uma viagem no tempo. É uma pena que não esteja tão bem preservada.

Durante décadas, pessoas embarcaram e desembarcaram com destino a várias cidades da região. O caminho até a estação é um charme à parte, com sua avenida de paralelepípidos construída no século passado.

Até hoje passam trens de carga por lá, então fica atento durante sua visita, especialmente com crianças e pets.

11. Museus em Brotas

Ainda na pegada histórica, não deixe de visitar os museus de Brotas. Listei os dois principais para você conhecer:

11.1. Museu do Café 

Localizado no Centro Cultural de Brotas, o Museu do Café expõe diversos objetos históricos do período mais próspero da produção cafeeira na cidade. O prédio também abriga uma biblioteca.

A entrada é gratuita.

11.3. Museu do Caipira 

Localizado dentro da Casa da Cachaça, o Museu do Caipira expõe mais de 100 itens históricos da fazenda. 

Por lá, provei um café moído na hora, além de outros produtos artesanais como cachaça, licores, doces e queijos. É uma boa oportunidade de conhecer ou relembrar a vida na roça.

A entrada é gratuita.

12. Anand Atelier 

Uma experiência para lá de cultural, a Anand Atelier é uma galeria e ateliê que expõe peças de cerâmica. As peças são produzidas com técnicas bem diferentes, chamadas Raku, Saggar, Copper Matte e Horse Hair.

Fui recebida pelos próprios artistas que explicaram em detalhes como é a produção e fizeram demonstrações. É difícil não querer comprar uma peça depois da aula sobre cerâmicas. Adorei!

O que fazer à noite em Brotas 

Como contei lá no início do texto, Brotas tem uma vida noturna bem agitada. O centro da cidade é animado por vários barzinhos e restaurantes, com gastronomia para todos os gostos e bolsos.

E não acaba por aí, a cidade ainda conta com passeios que ficam ainda melhores à noite. Ficou curioso? Então, vem descobrir o que fazer à noite em Brotas:

Centro de Estudos do Universo 

O Centro de Estudos do Universo (CEU) é um dos passeios noturnos mais interessantes de Brotas. Se trata de um complexo astronômico que conta com observatório, planetário, caverna subterrânea, teatro de arena, estação meteorológica e muito mais.  

Quando estive lá, observei cada cantinho do céu estrelado por um telescópio. Foi uma experiência e tanto! Os professores de lá dão uma verdadeira aula de astronomia.

Do lado de fora, o observatório expõe uma curiosa réplica de ossada de dinossauro, uma das partes do passeio preferido das crianças.

As observações têm data certa para acontecer. Você pode conferir a programação no site do observatório. A entrada é paga.

Cine São José 

O Cine São José é um cinema de rua que nos oferece uma nostalgia e tanto nessa era de cinemas de shoppings. Ele é pequeno, com apenas uma sala, o que torna a experiência ainda mais aconchegante.


Todo restaurado, o cinema tem uma lanchonete no estilo bomboniére e espaço para eventos. Vale a pena conferir a programação de filmes quando você estiver na cidade.

Rafting noturno 

Procurando uma aventura noturna? Então o rafting noturno é o passeio que você precisa fazer ao cair da noite em Brotas. Se a experiência já é incrível durante o dia, imagine à noite! 

Oferecido por boa parte das agências da cidade, o passeio ocorre em noites de lua cheia e conta com segurança reforçada. O tempo de duração é de cerca de 4h.

Onde comer: restaurantes e bares em Brotas 

A gastronomia é bem diversa, com restaurantes e bares animados. A maioria deles se concentram no centro, onde você vai encontrar vários lugares com clima descontraído e frequentados pelo público mais jovem. 

Há também opções mais afastadas que oferecem desde sabores sofisticados até delícias típicas de fazenda. Ou seja: é um prato cheio de possibilidades!

Prepare-se para passar vontade com essas dicas de restaurantes em Brotas: 

  • Brotas Bar | Um dos mais famosos da cidade. Localizado em um casarão centenário, possui decoração no estilo rústico-chique e um cardápio delicioso, com destaque para os pratos gourmets e entradas. 
  • Brotas Zen | Mais afastado do centro, é composto por restaurante e bistrô. Privilegiando ingredientes frescos no cardápio, o restaurante é super aconchegante. E, aberto apenas durante a noite, o bistrô é perfeito para um jantar romântico. 
  • Camillo Bar e Restaurante | No centro da cidade, é um dos mais tradicionais. Com destaque para as massas, porções e chopes, é uma boa opção para jantar. 
  • Especialeria Brotas | Funcionando como café e wine bar, conta com uma diversidade de doces, sorvetes, salgados, comidas caseiras e bebidas. De clima charmoso, é uma boa opção para um brunch! 
  • Restaurante Casinha | Com buffet self service e vista para o lago, é uma boa opção para almoçar por um bom preço. O restaurante é familiar e tem um atendimento maravilhoso. 
  • Restaurante Cachoeiras | Pertinho do Parque dos Saltos, serve petiscos, porções e pratos feitos. Com vista para o Rio Jacaré-Pepira, seu ambiente é rústico e tem música ao vivo.

Mais dicas de viagem em Brotas

Agora que você já sabe tudo o que fazer em Brotas, tenho mais algumas dicas para sua viagem ser memorável! 

Como circular em Brotas

Com certeza, a melhor forma de circular em Brotas é de carro – principalmente se você pretende fazer atividades de aventura.

Apesar de diversas agências, hospedagens e restaurantes estarem localizados na região central da cidade, são nas áreas rurais que ocorrem as trilhas, atividades de aventura e visitas a cachoeiras.

O que fazer em Brotas: Mirante do Vale do Jacaré
Mirante do Vale do Jacaré. Foto: Claudio Lopes Sanchez Junior / CC BY-SA 3.0

Precisando de um carro para alugar? Nós recomendamos a Rentcars, um site comparador de preços entre as melhores locadoras do mercado. Toda a contratação é feita de forma online e você ainda pode escolher entre vários modelos de carro.

Onde ficar em Brotas: dicas de hotéis 

Brotas conta com uma rede hoteleira e tanto, com opções de hospedagens para todo tipo de viajante e orçamento. Na hora de escolher onde se hospedar, você terá que optar, basicamente, por duas localizações: a região central ou a área rural.

Optei por me hospedar na região central, onde encontrei boas opções de hospedagens mais econômicas, mas ainda mantendo o estilo rústico de interior. Outra vantagem é ficar pertinho dos melhores restaurantes e bares. 

Fiquei no Hotel Pousada Natural, um hotel ecológico cercado de muito verde. Sua estrutura é completa e me atendeu super bem. Ele conta com piscinas, academia, pomares, spa e salão de jogos, além de um café da manhã delicioso.

Mais afastadas da região central, as hospedagens na área rural têm o perfil ideal para viagens em família, além de oferecerem fácil acesso a atividades de aventura, parques e cachoeiras.

Para quem está viajando em família, os hotéis Cassorova Hotel Boutique e Hotel Fazenda Areia que Canta, que comentei mais acima, vão atender super bem, com uma estrutura de lazer completíssima. 

Agora, se você viaja a dois, recomendo o Hotel Boutique Frangipani, uma hospedagem muito famosa na zona rural de Brotas. De arquitetura e decoração sofisticada, tem uma área verde enorme com jardins, trilhas e muito mais.

Se você está buscando lugares em meio à natureza para se hospedar, veja o nosso post sobre Hotel Fazenda em Brotas. Ou se preferir, leia nosso post sobre Onde ficar em Brotas: 20 sugestões de hotéis e pousadas.

Melhor época para visitar Brotas 

O verão é a melhor época para curtir as atividades ao ar livre, que são os principais atrativos de Brotas. Por conta da alta temporada, entre os meses de novembro a fevereiro, você vai encontrar a cidade mais movimentada, com hospedagens mais caras e passeios lotados. 

Se você quer economizar um pouco e pegar temperaturas agradáveis, com menos chuvas, indico visitar Brotas nos meses de outubro e março.

O inverno não conta com temperaturas tão baixas, ficando em torno dos 20 graus. Mas como a época é caracterizada pela seca, os rios e cachoeiras não podem estar propícios para as atividades de aventura. 

Quantos dias ficar em Brotas 

Um roteiro de, pelo menos, três dias é o ideal para aproveitar os principais passeios e pontos turísticos de Brotas. Mas, é só os principais mesmo, viu?

Se você puder ficar mais um pouquinho na cidade, em uma viagem de 4 a 5 dias é possível visitar outras atrações e curtir ainda mais as atividades de aventura. 

Sugestão de roteiro 

Montei um roteiro de 3 dias em Brotas para você aproveitar o melhor que esse destino tem a oferecer! 

Dia 1  | O que fazer em Brotas em 1 dia

  • Rafting 
  • Nascente Areia que Canta 
  • Brotas Bar 

Dia 2 | O que fazer em Brotas em 2 dias

  • Trilha + Cachoeira 
  • Estação Ferroviária + Museus + Atelier 
  • Centro de Estudos do Universo 

Dia 3 | O que fazer em Brotas em 3 dias

  • Parque de Aventura  
  • Passeio de quadriciclo ou jipe
  • Cine São José 

Mapa de Brotas 

Este mapa mostra os principais pontos turísticos de Brotas: 

Agora que você conferiu tudo o que fazer em Brotas, quais atividades não podem ficar de fora do seu roteiro? 

Não é à toa que Brotas recebeu o título de “Capital da Aventura”: a cidade realmente oferece opções de aventura para todos os tipos de aventureiros, não é mesmo? 

Com clima de interior, Brotas é um destino perfeito para um final de semana, feriado e férias com a família. Agora que você conhece mais sobre o destino, o próximo passo é fazer a mala e viajar! Me conte como foi a experiência depois. 

Buscando viagens econômicas por São Paulo? Veja o nosso post com 10 lugares baratos para viajar em SP.

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

4 comentários em “O que fazer em Brotas: TOP 12 passeios + dicas (2025)”

  1. Muito obrigado, foi muito informativo e contribuiu demais. Estou pensando em passar alguns dias com algumas amigas durante o fim do ano. Agradeço novamente. Abraços e continue firme

    Responder
  2. Obrigada pelas valiosas informações. Ajudam muito na hora de escolher quais passeios fazer e onde se hospedar. Parabéns pela organização e detalhes dos tópicos.

    Responder