Preparado para relaxar no verdadeiro refúgio das águas termais? Então separe a sua roupa de banho e vem ficar por dentro de tudo o que fazer em Caldas Novas.
Localizada no interior do estado de Goiás, a cidade de Caldas Novas caiu no radar dos turistas de todo o Brasil graças aos seus imensos parques aquáticos. Mas além disso, o destino oferece outros atrativos imperdíveis para você incluir no seu roteiro.
E para te ajudar nessa viagem refrescante, reunimos os melhores parque aquáticos e passeios incríveis para você fazer pela cidade!
Confira outros posts de destinos em Goiás:
- Onde ficar em Caldas Novas: melhores hotéis + principais regiões
- O que fazer na Chapada dos Veadeiros: atrações + dicas (2024)
- Roteiro Chapada dos Veadeiros: o que fazer em 3, 5 e 7 dias
- O que fazer em Pirenópolis: cachoeiras + dicas de passeios (2024)
- Pousadas em Pirenópolis: as 12 melhores do destino
- O que fazer em Formosa: TOP atrações + dicas imperdíveis (2024)
O que fazer em Caldas Novas: seu guia completo de viagem
Aproveite ao máximo a sua viagem para o destino e fique por dentro das principais dicas sobre a cidade:
Neste post, você vai ver:
- Por que conhecer Caldas Novas
- Onde fica a cidade
- Como chegar
- Como circular
- Onde ficar em Caldas Novas
- O que fazer em Caldas Novas: parques aquáticos + principais passeios
- Onde comer em Caldas Novas
- Qual a melhor época para conhecer Caldas Novas
- Quantos dias ficar em Caldas Novas
Por que conhecer Caldas Novas
Com mais de 90 mil habitantes, a cidade de Caldas Novas carrega o título de maior estância hidrotermal do mundo, com nascentes que variam entre os 43°C a 70°C. Ou seja: o que não faltam por aqui são atrativos que envolvem muita água.
Por essa razão, os parques aquáticos de Caldas Novas se tornaram os principais pontos turísticos da cidade, oferecendo enormes infraestruturas de muito lazer e diversão.
Descoberta em 1722 por Bartolomeu Anhanguera Filho, Caldas Novas é uma grande potência turística não só para o estado de Goiás, mas também para todo o Brasil.
Aliás, de acordo com a pesquisa do IBGE de 2009-2020, Caldas Novas ocupa o 5º lugar de destinos brasileiros que mais atraem turistas devido às suas atividades culturais e eventos. Não é à toa que a cidade receba cerca de 3 milhões de visitantes por ano.
Mas não pense que seus atrativos se resumem somente a parques aquáticos e águas termais. A cidade também proporciona belas paisagens naturais, passeios ecológicos e uma vida noturna bem animada, sem falar da gastronomia que dá um show à parte.
Onde fica Caldas Novas
Caldas Novas é um dos destinos turísticos mais visitados do estado de Goiás, ficando a aproximadamente 170 km da capital Goiânia.
A cidade está situada no sudeste do estado e bem próxima da divisa com Minas Gerais. Uberlândia, município mineiro, fica a cerca de 200 km. Já Brasília fica a 300 km de distância.
Como chegar em Caldas Novas
A forma mais cômoda e prática de se chegar até Caldas Novas é de avião, já que a cidade possui um pequeno aeroporto.
Mas além dessa opção, saiba que também é possível chegar de carro e ônibus partindo de algumas cidades brasileiras. Confira todas as opções:
Avião
O Aeroporto de Caldas Novas recebe voos regulares das cias Azul e Gol, e fica a apenas 3 km da região central da cidade. No entanto, os voos são bem limitados, saindo apenas de Campinas e Congonhas, ambos em São Paulo.
Uma segunda opção é o Aeroporto de Goiânia, que recebe um número maior de voos de outras cidades e capitais do Brasil. Ele fica a cerca de 180 km de distância de Caldas Novas
Se você desembarcar por Goiânia, você pode seguir de ônibus, alugar um carro ou pegar um táxi – que sai muito mais caro – até Caldas Novas.
Carro
Saindo de Goiânia
Há duas opções de caminho: pela BR-153 ou pela BR-352. Levando em consideração segurança e estrada bem cuidada, o melhor caminho é pela BR-153, que possui pista duplicada. Continue nela até pegar a GO-217, passando por Piracanjuba.
Depois disso, pegue a GO-139 até Caldas Novas. São aproximadamente 166 km, e uma viagem que leva em média 2h30. Há pedágios.
Saindo de Urbelândia
A partir do centro, siga pela MG-223 até a saída para a MG-413. Continue até a Ponte Quinca Mariano, divisa de Minas Gerais e Goiás, e seguindo pela GO-139 até Caldas Novas. São cerca de 169 km e 2h35 de viagem.
Saindo de Brasília
Atravesse a cidade em direção a Luziânia pela BR-040 por aproximadamente 60 km. Depois, pegue a saída para a GO-010 até Vianópolis e, posteriormente, a GO-139 até Caldas Novas.
Todo o trajeto possui 310 km, e a viagem leva uma média de 4h25.
Precisando alugar um carro? Nós usamos e indicamos a Rentcars. Por ele, você pode comparar os preços entre as melhores locadoras do mercado e ainda escolher o seu modelo de carro preferido.
Ônibus
Saindo de Goiânia | são três horas e meia da rodoviária de Goiânia até Caldas Novas, e os ônibus são operados por duas empresas.
Saindo de Brasília | há saídas diárias de Brasília até Caldas Novas, porém os horários são bem poucos. A viagem é de aproximadamente 7h50.
Saindo de Uberlândia | disponibilizando vários horários por dia, há ônibus diretos de Uberlândia até Caldas Novas. A viagem leva cerca de 3h30.
Evite filas e compre suas passagens com antecedência. É prático, rápido e super simples. Basta escolher a sua cidade de origem, data e Caldas Novas como destino final.
Como circular por Caldas Novas
Não há transporte público em Caldas Novas, apenas táxis ou mototáxis. Por isso, alugar um carro se torna a melhor forma de circular pela cidade.
Para facilitar na hora de se locomover, dê preferência aos hotéis que ficam na região central da cidade na hora de fazer a sua reserva, assim você ficará bem próximo de bares e restaurantes.
Porém, ter um carro facilita muito a sua ida aos diversos parques aquáticos não só em Caldas Novas, mas também em cidades vizinhas, como o Hot Park, que fica em Rio Quente.
Além disso, ao alugar um veículo, você terá a liberdade de ir para qualquer lugar e em qualquer horário.
Onde ficar em Caldas Novas
A cidade de Caldas Novas oferece uma ótima rede de hotelaria. Alguns hotéis ainda possuem parceiras com os parques aquáticos, o que já garante o acesso para os seus hóspedes.
O centro é a melhor região para se hospedar na cidade, principalmente se estiver sem carro. Assim, você estará perto da maioria dos pontos turísticos, parques aquáticos e do comércio em geral.
Você consegue fazer quase tudo a pé – exceto alguns parques aquáticos, que ficam mais afastados ou em cidades próximas.
Veja nossas sugestões:
Prive Thermas – OFICIAL – $$$ | é um dos hotéis mais conhecidos de Caldas Novas, ficando bem no centro da cidade, e a sua estadia por lá garante o acesso a três parques aquáticos. Os quartos são aconchegantes e a diária inclui café da manhã e jantar. Confira valores.
Prive Riviera Thermas – OFICIAL – $$$ | também integrante do grupo Prive, é um hotel 4 estrelas e oferece nada menos do que 14 piscinas, com opções aquecidas, além do acesso a mais três parques aquáticos. A infraestrutura é espetacular. Confira valores.
Acqua Bella Thermas Hotel – $$ | que tal já se hospedar em um parque aquático? As 6 piscinas oferecem uma excelente estrutura, além de sauna e banheira de hidromassagem. E mesmo com quartos mais simples, eles têm todo o conforto que você precisa para descansar. Confira valores.
Apartamento Le Jardin – $$ | um apart-hotel com instalações novinhas e bem modernas. Já o lazer fica por conta do parque aquático, banheira de água termal e sauna para relaxar. Confira valores.
Rio das Pedras Thermas Hotel – $$ | um ótimo custo-benefício, porém mais distante do centro – estar de carro é ideal. O café da manhã é excelente, os quartos são bem espaçosos e o diRoma Acqua Park fica a apenas 400 metros. Confira valores.
Quer mais sugestões de hospedagem no destino? Então confira o nosso post sobre onde ficar em Caldas Novas, trazendo as melhores acomodações nas principais regiões da cidade.
O que fazer em Caldas Novas: parques aquáticos e principais pontos turísticos
A lista sobre o que fazer em Caldas Novas é bem extensa, e confesso que eu não imaginava toda essa quantidade de atrativos no destino.
Águas termais, parques aquáticos, cachoeiras, passeios ecológicos e muito mais: Caldas Novas é um destino recheado de atividades culturais e de lazer.
Por isso, não faltam motivos para conhecer a cidade, e aqui no nosso post você vai conferir tudo o que fazer por lá!
- Parques aquáticos em Caldas Novas
- Parque Estadual Serra de Caldas
- Monumento das Águas
- City Tour
- Praça Mestre Orlando
- Lagoa do Pirapitinga
- Lago Corumbá
- Balneário Municipal
- Cachaçaria Vale das Águas Quentes
- Casarão dos Gonzaga
- Parque de Diversões Kitakas Center Park
- Feira do Luar
- Museu de Cera
- Serra Verde Shopping
- Jardim Japonês
1. Parques Aquáticos em Caldas Novas
É impossível planejar o que fazer em Caldas Novas sem acrescentar os parques aquáticos da cidade, seus principais atrativos.
Neles, você irá curtir um dia inteirinho de muita diversão, que incluem piscinas com toboáguas dos mais diferentes tipos, piscinas termais e aquecidas, praias artificiais, cascatas surpreendentes e muito mais.
Por isso, fizemos uma seleção dos principais parques aquáticos de Caldas Novas para você curtir ao máximo a sua visita na cidade.
Water Park
Pertinho do centro da cidade, o Water Park é um dos preferidos dos turistas, principalmente para o público mais jovem.
Entre os atrativos do parque, fica a piscina de ondas e o Lazy River, uma piscina bem grande que simula um rio com correnteza, podendo descer com ou sem boia.
Sobre a entrada, crianças até os 7 anos não pagam. Idosos acima de 60 anos e crianças dos 8 a 12 anos pagam meia entrada.
Compre seu ingresso para o Water Park online, consiga o melhor preço e evite filas!
Horário de funcionamento | de sexta à quarta, das 10h às 17h.
Como chegar | fica na Rua Balneário, quadra 10, lote 19 s/n, no Bairro do Turista. Ele é do ladinho do Clube Privé.
Lagoa Termas Parque
O Lagoa Termas Parque, também conhecido como Lagoa Parques e Hotéis, possui um grande diferencial dos outros parques aquáticos de Caldas Novas, pois no local há nascentes termais, descobertas pelos bandeirantes ainda no século XVIII.
E para saber um pouco mais da história, há uma trilha até a Lagoa do Pirapitinga.
Além disso, o local está cercado por muita natureza, que deixa o clima ainda mais gostoso. Seus atrativos agradam desde adultos, até crianças.
Garanta seu ingresso para o Lagoa Termas Parque.
Horário de funcionamento | de terça a domingo, das 9h às 18h.
Ingresso | há opções day use nas compras online. Crianças até 10 anos não pagam. Compre aqui.
Como chegar | fica na Av. Lagoa Quente, número 5, no bairro de mesmo nome.
diRoma Acqua Park
O diRoma Acqua Park é um dos maiores e melhores parques aquáticos de Caldas Novas, oferecendo uma enorme piscina termal com ondas, mini gruta, rampa, navio pirata e piscinas super quentinhas.
Para quem gosta de mais aventura, há escorregadores gigantes saindo de um vulcão artificial. Agora, se prefere lugares mais tranquilos, há saunas e spa com ofurôs.
Horário de funcionamento | de quarta a domingo, das 8h às 20h.
Ingresso | crianças até 7 anos não pagam. Idosos acima de 60 anos e crianças de 8 a 11 anos têm desconto.
Como chegar | fica na Rua São Cristóvão, número 805, no bairro Solar das Caldas.
Clube Privé
Ideal para viagens em famílias e crianças, o Clube Privé é um dos parques aquáticos mais tradicionais da cidade.
As piscinas de águas quentes, o bar molhado e os toboáguas mais radicais são alguns dos destaques do parque. O espaço zen, com ofurôs e ambientes de massagens é perfeito para relaxar e repor as energias.
E para matar a fome, no local ainda há restaurante, pizzaria e uma churrascaria. Há opções de ingressos com almoço incluído, e crianças com menos de 10 anos não pagam.
Horário de funcionamento | de quarta a domingo, das 10h às 17h.
Como chegar | fica na Av. Cel. Cirilo Lopes de Morais, número 237, Bairro do Turista.
Náutico Praia Clube
Com uma hidromassagem gigante, o Náutico Praia Clube possui uma estrutura menor quando comparada aos outros parques aquáticos, mas não deixa nada a desejar no quesito diversão, que inclui até mesmo um passeio de escuna.
Uma de suas piscinas tem uma caravela enorme, e o visual fica ainda mais bonito com a vista para o Lago de Corumbá.
O parque também tem uma arena de vôlei de praia, piscinas com ondas, quiosques e bar molhado. Por estar mais distante do centro, a cerca de 8 km, o ideal é que você esteja de carro.
Horário de funcionamento | de terça a domingo, das 10h às 17h.
Ingresso | há ingresso que incluem almoço. Crianças com menos de 11 anos não pagam e idosos acima de 60 anos têm desconto.
Como chegar | fica na Av. Caminho do Lago, s/n, no bairro Fazenda S. Antônio das Lages, às margens do Lago Corumbá.
Hot Park – Rio Quente
Apesar de estar localizado no munícipio vizinho Rio Quente, o Hot Park é um dos principais parques aquáticos de toda a região.
Ele faz parte do Rio Quente Resorts, e tem mais de 15 atrações, que incluem piscinas de todos os estilos, tirolesa, passeio de caiaque, brinquedos radicais e muito mais.
Suas águas termais são naturalmente aquecidas, e podem chegar até os 37,5°C, o que torna o lugar ainda mais incrível.
Compre seu ingresso para o Hot Park!
Horário de funcionamento | de sexta à quarta, das 10h às 17h.
Ingressos | crianças até 6 anos não pagam. Já idosos acima de 60 anos, crianças de 7 a 11 anos e aniversariantes pagam meia entrada. Compre aqui.
Como chegar | fica no município de Rio Quente, a aproximadamente 27 km de Caldas Novas.
Parque das Fontes
Com acesso exclusivo para hóspedes dos hotéis do complexo Rio Quente Resorts, o Parque das Fontes é um dos mais bonitos e o maior de toda a região, localizado também em Rio Quente.
Um grande diferencial é que suas águas se renovam a cada vinte minutos, passando por todas as extensões do parque graças à vazão de água da região.
Seguindo uma arquitetura rústica, as piscinas são revestidas de pedras e as estruturas são de madeira. Além disso, está totalmente integrado à natureza, em que é possível fazer trilhas.
Entre as atrações, estão saunas, ofurôs e piscinas que mais se parecem com rios. Há ainda uma piscina que possui um palco, em que acontecem vários shows, principalmente noturnos.
Horário de funcionamento | aberto 24h.
Ingressos | ao se hospedar em algum hotel do complexo Rio Quente, você já garante seu acesso ao parque.
Como chegar | fica em uma rua particular do Complexo Turístico, s/n, na Esplanada do Rio Quente.
2. Parque Estadual Serra de Caldas
Nem só de parques aquáticos vive a cidade. Uma viagem para Caldas Novas também pode ser sinônimo de belas paisagens naturais e muito contato com a natureza.
Um bom exemplo é o Parque Estadual Serra de Caldas, um lugar muito bonito e que merece estar no topo da sua lista sobre o que fazer em Caldas Novas.
Com uma extensão de 120 km², o parque funciona como uma unidade de preservação do lençol freático da região, criado em 1970 e sendo aberto ao público somente em 1999.
Também conhecido pela sigla PESCAN, o parque recebe milhares de visitantes por mês que querem apreciar toda a natureza ao redor através das trilhas que levam à lindas cachoeiras.
Uma delas é a Trilha da Cascatinha, com aproximadamente 30 min de caminhada, que termina em uma cachoeira com 4 metros de altura com águas em tons azuis esverdeados.
Já a outra trilha é para a Cachoeira do Paredão, que exige um certo preparo físico, pois o caminho é íngreme e com 240 degraus de pedras altas.
Durante o percurso, você também pode ir até um mirante que ofereceu uma vista incrível da cidade. Já a cachoeira tem uma queda de aproximadamente 6 metros de altura e forma um poço de águas cristalinas.
Então, se você quer dar uma diferenciada das piscinas, já sabe onde visitar.
Entrada | para adultos, a entrada é paga. Já crianças de até 12 anos não pagam.
Horário de funcionamento | todos os dias, das 8h às 17h. Porém, o horário da última entrada é às 15hh.
Como chegar | fica a cerca de 6 km do centro de Caldas Novas, sendo acessado pela Avenida Coronel Bento de Godoy, área rural da cidade.
3. Monumento das Águas
Ao chegar em Caldas Novas, bem na entrada da cidade, você será recepcionado por uma enorme escultura de pedras com várias quedas d’água que garantem um visual muito bonito.
Esse é o Monumento das Águas, um dos cartões postais da cidade e parada obrigatória pra todo turista. Ele foi construído para homenagear as águas quentes não só de Caldas Novas, mas também de toda a região.
A visita é gratuita e o ambiente é super agradável.
Como chegar | fica na R. São Cristóvão, no centro da cidade.
4. City Tour de trenzinho
Passando pelos principais pontos turísticos de Caldas Novas, o City Tour é boa alternativa para conhecer ainda mais a cidade.
Realizado em um trenzinho colorido e aberto, há duas opções de passeio: o de 30 minutos e o de 2 horas, esse ainda mais completo visitando diferentes pontos da cidade.
O passeio é pago e há vários pontos espalhados pela cidade para poder pega-los.
5. Praça Mestre Orlando
Durante o dia, a Praça Mestre Orlando é mais uma praça bem tradicional de cidade do anterior: há uma igreja, um coreto, alguns banquinhos e restaurantes em seu entorno.
Porém, vale destacar que a Igreja Matriz Paróquia Nossa Senhora das Dores é a principal da cidade, construída em 1850, e a praça foi o primeiro ponto turístico de Caldas Novas.
Mas é no período da noite que a praça ganha movimento, principalmente aos finais de semana e feriados. Os bares e restaurantes tocam as clássicas músicas sertanejas e oferecem diversos petiscos e, é claro, cerveja gelada.
É o point da galera jovem da cidade e para os turistas que procuram o que fazer em Caldas Novas à noite. Em alguns bares, ainda há umas baladinhas.
Por aqui também está o letreiro da cidade e uma fonte toda iluminada.
6. Lagoa do Pirapitinga
A Lagoa do Pirapitinga marca o exato local em que as águas termais de Caldas Novas foram descobertas por Bartolomeu Bueno, filho do famoso Anhanguera, em 1722, dando origem à cidade.
Na lagoa, as nascentes podem ultrapassar a surpreendente marca dos 50°C. E graças ao seu volume das águas, a lagoa consegue ser abastecida apenas por sua nascente natural em períodos de estiagens.
Além das nascentes naturais, no Parque Aquático da Lagoa de Pirapitinga há o Monumento dos Bandeirantes, camping com banheiros, sauna, quadras poliesportivas e restaurante.
Outro ponto interessante para conhecer no local é o Poço do Ovo, com suas águas verdes que chegam aos 57°C. Aliás, o poço foi batizado com esse nome pois muitas pessoas cozinhavam ovos no local.
Horário de visitação | de terça a domingo, das 9h às 18h.
Entrada | é preciso comprar um day use para o parque aquático ou estar hospedado no Lagoa Quente Hotel.
Como chegar | a lagoa está situada dentro do Complexo Lagoa Quente, acessado pela estrada para Pires do Rio.
7. Lago Corumbá
O Lago Corumbá é um dos principais passeios em Caldas Novas, principalmente para quem gosta de praticar esportes náuticos como caiaque e stand up paddle, além de passeios de barco e jet-ski que levam até cachoeiras.
Construído para abastecer a Usina Hidrelétrica de Corumbá I, a maior da região Centro-Oeste, hoje ele se tornou um grande atrativo turístico.
A natureza ao redor é abundante e por isso é um ótimo passeio ecológico. Já a orla do lago é repleta de bares e quiosques.
Como chegar | ele faz parte de uma das atrações do Náutico Praia Clube, localizado na Av. Caminho do Lago, s/n, no bairro Fazenda S. Antônio das Lages.
8. Balneário Municipal
Apesar de não ser muito conhecido entre os turistas, o Balneário Municipal é um daqueles lugares para conhecer em Caldas Novas se você quiser relaxar em águas quentes minerais e com propriedades medicinais.
Composto por várias salas de banho, as águas são conhecidas para ajudar na pressão arterial, combater alergias, reumatismo e aliviar estresse.
Os banhos duram, em média, 20 minutos e ainda inclui uma sessão de relaxamento e chá.
Não esqueça de levar roupas de banho, chinelo, roupões e toalhas, pois não são oferecidos no balneário.
Horário de funcionamento | de segunda à sexta, das 7h às 17h.
Entrada | paga.
Como chegar | fica na R. Cel. Cirilo Lopes de Morais, número 15, centro de Caldas Novas.
9. Cachaçaria Vale das Águas Quentes
Se você gosta de cachaça e quer curtir um passeio em Caldas Novas bem diferente, saiba que a Cachaçaria Vale das Águas Quentes é uma boa pedida para acrescentar em sua lista.
Com uma grande variedade de cachaças e outros produtos locais, o local ainda conta com uma bela decoração e um atendimento impecável durante toda a sua visita.
Durante o passeio, você poderá acompanhar todo o processo de fabricação da bebida, desde o plantio da cana de açúcaraté o armazenamento em barris de carvalho, sendo envelhecida por mais de 13 anos.
A produção, que é totalmente artesanal, é feita na própria fazenda e você ainda pode experimentar vários sabores. Só cuidado para não ficar bêbado, viu? Rs.
Horário de visitação | de segunda a sábado, das 9h às 18h. A entrada é gratuita.
Como chegar | fica na Avenida Coronel Bento Godoy, número 200, bairro Estância Itanhagá.
10. Casarão dos Gonzaga
Se você gosta de história e busca o que fazer em Caldas Novas para aprender mais sobre o local, fica aqui essa dica.
O Casarão dos Gonzaga é uma construção de 1907 colonial que pertenceu à família Gonzaga, e hoje possui um acervo com vários objetos e peças da época.
Com sua arquitetura bem preservada, o casarão é Patrimônio Histórico e Cultural de Caldas Novas, e é uma das poucas construções antigas que ainda existem na cidade.
Hoje, além de abrigar itens da época, o casarão é um centro de apoio aos artesões locais.
Horário de funcionamento | de segunda a domingo, das 9h às 21h. A entrada é gratuita.
Como chegar | fica na Rua Coronel Gonzaga, sem número, no bairro Parque Jardim Brasil.
11. Parque de Diversões Kitakas Center Park
Quem nunca se divertiu em um desses parques de diversões de cidades do interior? Eu adorava e vivia pedindo para o meu pai me levar rs.
Em Caldas Novas, o Parque de Diversões Kitakas Center Park é fixo na cidade, e acaba se tornando uma ótima opção de passeio em Caldas Novas.
O parque segue uma linha bem tradicional de brinquedos, como roda gigante, montanha-russa, carrinho bate-bate, carrossel, etc.
E não se esqueça de comer uma pipoca ou algodão doce, obrigatório em visitas a parques de diversões!
Horário de funcionamento | fechado somente às terças-feiras.
Como chegar | fica na Avenida Orcalino Santos, em frente ao Giraffas.
12. Feira do Luar
A Feira do Luar é um ótimo lugar para aproveitar o que fazer em Caldas Novas à noite, ficando bem próxima ao parque de diversões, e você pode conhecer os dois lugares em um mesmo dia.
Com mais de 150 barracas, a feira é uma verdadeira imersão na cultura, arte e gastronomia local.
Por lá, você irá encontrar roupas confeccionadas à mão, bijuterias e vários outros itens artesanais. Mas o grande destaque vai para a gastronomia, com diversos pratos regionais e também de outros cantos do Brasil, e tudo isso por um precinho bem especial.
A feira acabou se tornando um atrativo noturno dos moradores e dos turistas que visitam a cidade, e você ainda pode curtir apresentações de grupos artísticos.
Horário de funcionamento | sábado, domingo e segunda, das 18h às 22h.
Como chegar | está na Avenida Orcalino Santos, sem número.
13. Museu de Cera
Com mais de 30 réplicas de celebridades do cinema, da música e até mesmo religiosa, o Museu de Cera de Caldas Novas é um passeio bem tranquilo e que pode te render fotos bem engraçadas.
O local é pequeno e em menos de 1 horinha você consegue ver todas as réplicas, e por estar no centro da cidade, uma visita vale a pena.
Horário de funcionamento | diariamente, das 14h30 às 22h30.
Entrada | é paga.
Como chegar | fica na Av. Cel. Cirilo Lopes de Moraes, Q.12, L.18.R, sem número, em frente ao Boulevard do Turista, no centro da cidade.
14. Serra Verde Shopping
Quem não gosta de levar para casa uma lembrancinha de viagem? Para isso, eu te recomendo uma visita no Shopping Artesanal Serra Verde, repleto de artigos artesanais da cidade.
Por lá, você vai encontrar roupas de banho, decorações e camisetas com estampas clássicas da cidade.
Mas além disso, no shopping há produtos típicos da região sul do Brasil, como vinhos e chocolates deliciosos.
Não é à toa que a fachada possui uma locomotiva pendurada na parede, semelhante à fachada do Mundo a Vapor, em Gramado.
Horário de funcionamento | todos os dias, das 8h às 19h.
Como chegar | fica na Avenida Santo Amaro, número mil, bairro Solar de Caldas.
15. Jardim Japonês
Um passeio pelo Jardim Japonês é perfeito para quem está em busca de paz, tranquilidade e contato com a natureza.
Projeto pelo paisagista japonês Toshiyuki Murai, todos os ambientes representam algo da cultura japonesa, e você irá observar lindas esculturas e construções.
No local, também há diversas plantas e árvores, como tamareiras e cactos. Todo o passeio é feito acompanhado por um guia local, falando sobre todas as curiosidades do jardim e do Japão.
Horário de funcionamento | todos os dias, das 8h às 17h.
Entrada | paga.
Como chegar | o Jardim Japonês fica na Av. Santo Amaro, sem número, na Chácara Roma.
Onde comer: melhores restaurantes em Caldas Novas
Pra mim, uma viagem só fica completa quando experimentamos a culinária local, e em Caldas Novas isso não seria diferente.
A gastronomia goiana é riquíssima em variedade, e grande parte dos alimentos são típicos do Cerrado, como a guariroba, o caju e o pequi – um fruto presente na maioria dos pratos do estado.
Outros alimentos e pratos bem comuns na cidade é a pamonha, galinhada e arroz com pequi, empadão, queijo, milho e mandioca, e vários deles possuem origem caipira. Ou seja, a culinária de Caldas Novas tem aquele tempero caseiro imperdível.
Agora vejas nossas sugestões dos melhores restaurantes em Caldas Novas para você conhecer:
Empadão Goiano da Tânia – $$ | é claro que não poderia faltar um restaurante especializado em um dos principais pratos da região. Atendimento impecável, ambiente acolhedor e comida boa!
Chicago Steakhouse – $$ | quem resiste a uma carne bem feita? Essa Steakhouse está no topo da lista de melhores restaurantes em Caldas Novas, e um dos motivos é a comida de primeira qualidade e o ótimo atendimento.
Made in Brèsil Bistro & Café – $$ | só pelo nome super criativo, já dá vontade de conhecer esse restaurante. Especializado em comida brasileira e contemporânea, tem pratos muito bem elaborados e com um sabor insubstituível.
Dona Maria – $ | pratos com um sabor de comida de vó, com um tempero caseiro excepcional, bem a cara de Caldas Novas. Além disso, há doces maravilhosos para compor a sobremesa.
Mais dicas de viagem para Caldas Novas
Melhor época para conhecer Caldas Novas
Como estamos falando de um destino famoso por conta dos seus parques aquáticos, o verão se torna a melhor época para conhecer Caldas Novas.
Só fique atento, pois os meses de dezembro e janeiro são os mais chuvosos. Mas quem nunca pegou uma piscina com uma chuvinha de verão?
Maio também é considerado um ótimo mês para conhecer Caldas Novas, pois tem poucas chuvas e aquela brisa bem gostosa durante o dia. E o sol quase sempre se faz presente.
Mas de uma forma geral, é possível conhecer a cidade durante todo o ano, independente da estação. Para se ter uma ideia, a temperatura média anual de Caldas Novas é de 24°C, podendo chegar aos 33°C no verão e aos 16°C no inverno.
Agora, se a sua viagem for durante o inverno, também não precisa se preocupar. Por mais que você pegue um friozinho, os parques aquáticos possuem piscinas aquecidas, e por isso não será nenhum problema.
Já o período da seca acontece entre os meses de junho e julho, e chuva se torna uma raridade na cidade.
Vale ressaltar também os períodos de férias escolares – julho, dezembro e janeiro – e feriados prolongados, que é quando a cidade recebe um maior fluxo de turistas. As hospedagens também ficam até 3x mais caras.
Se você não gosta de lugares muito cheios (lê-se piscinas lotadas) é bom evitar essas épocas.
Quantos dias ficar
Apesar da cidade ser pequena, não faltam atrativos e pontos turísticos em Caldas Novas para conhecer.
Por isso, considero 3 dias o tempo mínimo para ficar na cidade, que é o suficiente para conhecer de 3 a 4 parques aquáticos e outros atrativos da cidade.
Eu, particularmente, não gosto de visitar os lugares com “pressa”, então planejo direitinho todos os passeios que eu pretendo fazer.
Uma dica é você ir conhecendo os lugares que ficam próximos uns dos outros, assim você economiza bastante o seu tempo de deslocamento.
Agora, para você conhecer todos os pontos turísticos que citamos nesse post, de 5 a 7 dias seria perfeito. E dá pra fazer tudo tranquilamente.
Mapa das atrações de Caldas Novas
Para te ajudar a circular pela cidade, confira os pontos turísticos de Caldas Novas marcados no mapa abaixo:
E aí, já montou seu roteiro com tudo o que fazer em Caldas Novas?
Aposto que você não fazia ideia da quantidade de passeios e pontos turísticos em Caldas Novas para conhecer, que vão muito além dos seus parques aquáticos e águas termais – apesar de serem os principais atrativos do destino.
Mas agora você tem tudo o que precisa para montar um roteiro perfeito e fazer uma viagem inesquecível.
Depois volte aqui e conte pra gente se o destino superou as suas expectativas!
Foto de destaque: DiRoma Acqua Park. Autor: Pablo Regino/MTur
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.