Em dúvida sobre o que colocar no seu roteiro de viagem para um dos cartões postais da região Sul? Pois, saiba que não vai te faltar o que fazer em Curitiba!
Antes de mais nada, saiba que Curitiba é marcada pelas suas áreas verdes, parques e jardins, presentes até mesmo no centro. Inclusive, você sabia que ela é considerada a cidade mais sustentável da América Latina?
A cidade também oferece manifestações culturais em cada canto, uma arquitetura encantadora e opções de lazer variadas: desde óperas, museus e mirantes até restaurantes, bares e pubs.
Ainda que seja possível conhecer muito de Curitiba em poucos dias, seria uma pena passar pouco tempo nessa cidade tão interessante.
O bacana é que mesmo sendo bonita e turística, a capital do Paraná não é um destino lotado e, por isso, você vai conseguir ter dias de muito sossego por lá.
Depois de conhecer essa cidade cativante, fiz uma lista com as principais atrações de Curitiba para que sua viagem seja repleta de momento marcantes:
- Tour Panorâmico de Curitiba
- Linha Turismo
- Centro Histórico de Curitiba
- Praça Tiradentes
- Passeio Público de Curitiba
- Torre Panorâmica de Curitiba
- Jardim Botânico de Curitiba
- Mercado Municipal de Curitiba
- Museu Oscar Niemeyer
- Teatro Paiol
- Catedral de Curitiba
- Palácio Avenida
- Ópera de Arame
- Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre)
- Rua das Flores
- Rua 24 Horas
- Estádio de futebol Arena da Baixada
- Caminho do Vinho de São José dos Pinhais
- Mesquita Iman Ali Ibn Abi Tálib
- Outros museus de Curitiba
- Parques de Curitiba
Direto ao Ponto: o que fazer em San Telmo
- Eu sempre indico conhecer os principais pontos turísticos da capital paranaense em um tour panorâmico por Curitiba, é prático porque também inclui os ingressos de cada atração.
- O Centro Histórico de Curitiba é uma graça, é lá que fica o Paço da Liberdade e a Igreja da Ordem. Por ali também há uma parte mais moderna, o Centro Cívico, lar do Museu Oscar Niemeyer.
- Não tem como falar de Curitiba sem pensar no Jardim Botânico e o Palácio de Cristal, o maior cartão postal da cidade. É um passeio e tanto. Vale lembrar que ele está incluso na maioria dos tours da cidade.
- O destino tem vários parques e museus para você turistar sem medo de ser feliz. Para relaxar, eu adoro o Parque Tingui. Quanto aos museus, não deixe de visitar o Museu Paranaense e o Museu do Holocausto de Curitiba.
- Já fiquei no ROCKEFELLER by Slaviero Hotéis e ele atendeu bem às minhas expectativas. Os quartos são uma delícia, sem falar do café da manhã super variado.
- O Terrazza 40 e o Madalosso têm cardápios bem interessantes e saborosos. Aposte no rodízio de massas do Madalosso, é de comer rezando!
1. Tour Panorâmico de Curitiba
Antes de mais nada, tenho uma dica de ouro: fazer um tour panorâmico de quatro horas por Curitiba.
É a solução ideal no caso de você ter pouco tempo para conhecer a cidade. Vale a pena porque os guias explicam tudo sobre a história da capital paranaense. É tudo muito prático, principalmente porque já inclui os ingressos das atrações e o transfer até o hotel em que você estiver hospedado.
2. Tour pela Linha Turismo
Você já ouviu falar sobre a Linha Turismo? Outra forma de conhecer a cidade é fazendo um passeio em um ônibus especial com dois andares (double decker), que passa pelos principais pontos turísticos de Curitiba por um preço bem camarada.
É uma iniciativa da prefeitura que funciona desde 1994 e continua um sucesso até hoje.
Ao comprar o bilhete, você terá 24h de viagens ilimitadas, a contar do primeiro embarque. São 24 pontos possíveis, entre eles: a Praça Tiradentes, Rua das Flores, Rua 24 Horas, Teatro Paiol, Jardim Botânico, Mercado Municipal, Paço da Liberdade, Centro Cívico, Bosque João Paulo II, Ópera de Arame, Parque Barigui, Torre Panorâmica, o Setor Histórico e outras várias atrações que vou te contar ao longo do post.
É importante que você saiba que não é necessário começar pela primeira parada. Você pode começar por qualquer lugar, descer onde quiser e pegar qualquer um dos próximos ônibus, com reembarques ilimitados durante o período de 24h contado a partir do primeiro embarque.
3. Centro Histórico de Curitiba
Um dos pontos turísticos mais interessantes da cidade é o Centro Histórico de Curitiba. É uma área bem bonita, cheia de lojinhas, feiras e restaurantes. A sensação que eu tive era que qualquer lugar ali daria uma boa foto.
Por lá, a gastronomia é de dar água na boca, é um dos melhores lugares para visitar ao fim da tarde e à noite.
Nas ruas de pedra do Largo da Ordem nasceu a vila que deu origem à cidade. Por lá, você verá prédios e construções seculares como a Igreja da Ordem e o Paço da Liberdade, considerado o único edifício tombado como Patrimônio Histórico Nacional pelo Iphan.
Uma boa dica é ir aos domingos, quando acontece uma feira de antiguidades e gastronomia no Largo da Ordem. Imperdível!
O Centro Cívico é uma parte mais modernizada, onde você poderá visitar o Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná e um exemplar na arquitetura modernista, e o Museu Oscar Niemeyer (MON), além de ótimos cafés, parques e museus.
4. Praça Tiradentes
Outro local de grande importância histórica em Curitiba é a Praça Tiradentes. É lá que ficam alguns monumentos como a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz e o Marco Zero da cidade.
É bonita, mas eu senti que poderia estar mais preservada, em alguns pontos o mau cheiro era bem desagradável.
5. Passeio Público de Curitiba
Muitas cidades não têm tantos espaços verdes no centro da cidade. Felizmente, Curitiba não está entre elas. O Passeio Público é uma área de preservação com três lagos, cada um com sua própria ilha, e um pequeno zoológico.
A infraestrutura inclui restaurantes, parquinhos infantis, pedalinho e pista para bicicleta.
O que eu mais gostei foi que os laguinhos tinham várias carpas, passei um tempão observando cada uma.
6. Torre Panorâmica (Torre Mercês)
Já imaginou ver Curitiba inteira lá do alto? A Torre Panorâmica, no bairro Mercês, é o local perfeito para isso, o visual me deixou de queixo caído!
A vista é de 360°, a 100 metros de altura dessa antiga torre de telefonia. No mirante, você também pode conhecer o painel Poty Lazzarotto que retrata parte da história da cidade.
Vá sabendo que você pode enfrentar uma fila até que grande para comprar o ingresso, mas não é nada que o visual não compense.
7. Jardim Botânico de Curitiba
Cartão postal da cidade, o Jardim Botânico de Curitiba é uma parada mais que obrigatória na sua viagem. Com uma área de quase 300 mil m², ele foi implantado em 1991 e é uma unidade de conservação da flora da Mata Atlântica.
Um dos pontos altos do Jardim Botânico é o famoso Palácio de Cristal, uma estufa no estilo art nouveau inspirada na construção com mesmo nome situada em Londres, onde há várias espécies botânicas importantíssimas. Ela é bem grande – cerca de 458 m² – e é ainda mais bonita pessoalmente.
Já o Jardim das Sensações é um espaço para você ficar, realmente, em contato com a natureza e ter uma experiência sensorial surpreendente. Criado em 2008, ele tem o objetivo de incluir todos os visitantes. Exemplo disso é que as plantas recebem uma identificação em braille e há explicações sobre cada espécie em vídeos nos monitores.
8. Mercado Municipal de Curitiba
O Mercado Municipal de Curitiba é um ponto de encontro para turistas e locais. Lá, é o melhor local para comprinhas gastronômicas, especialmente frutas e doces. Eu também vi vários temperos, cafés, embutidos, roupas e até eletrônicos.
No mercado, você também pode experimentar pratos locais, como carne de onça (que, na verdade, é bovina) ou barreado, que são uma delícia!
9. Museu Oscar Niemeyer
O famoso Museu Oscar Niemeyer foi inaugurado em 2002. Ele também é conhecido como Museu do Olho, e não é que parece mesmo?! O museu me impressionou logo de cara pelo projeto inusitado, diferente e único.
Lá tem um acervo permanente, mas também acontecem exposições que mudam de tempos em tempos. Você também pode apreciar o jardim, um café e uma lojinha que pode te interessar bastante. As pessoas também costumam levar seus pets para passear no gramado que fica na área externa, os bichinhos adoram!
10. Teatro Paiol
Também conhecido como Paiol de Pólvora, o Teatro Paiol é um teatro de arena, o primeiro da cidade.
O que antes era um abrigo de pólvora, hoje é um centro cultural de grande importância para os curitibanos. Além das apresentações musicais, há algumas fotografias e pinturas expostas.
Inclusive, você sabia que nomes como Vinícius de Moraes e Toquinhos já se apresentaram por lá? O show aconteceu no dia de sua inauguração, em dezembro de 1971.
11. Catedral de Curitiba
A Catedral de Curitiba (Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais) é a principal igreja da Arquidiocese de Curitiba. Já te adianto que ela é bonita tanto por fora quanto por dentro.
Ao completar 100 anos, em 1993, a catedral passou por uma reforma que modernizou suas instalações, renovou suas pinturas e vitrais maravilhosos. Mais tarde, já entre os anos de 2011 e 2012, foram recuperadas mais pinturas.
12. Palácio Avenida
Sede de um banco privado, o Palácio Avenida é conhecido por sua arquitetura imponente e por sua decoração e coral natalinos, é uma das mais lindas que eu já vi em todo o estado.
Essa construção fica no calçadão da Rua XV de Novembro e da Boca Maldita, bem no centrinho de Curitiba. Foi uma das primeiras edificações de grande porte da cidade, construído em 1929. Eu gostei bastante!
13. Ópera de Arame
A Ópera de Arame é outro ponto turístico bacana para você conhecer em Curitiba. Ele leva esse nome por ter sido desenvolvido em ferro tubular, semelhante à Ópera de Paris. Nela, ocorrem diversas apresentações artísticas e culturais.
A vegetação e lagos ao redor deixam a paisagem linda. Vale muito a pena conferir a programação nos dias que você estiver pela cidade.
14. Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre)
A Unilivre foi uma das atrações que mais me encantaram em Curitiba. É aquele tipo de lugar que é ainda mais bonito pessoalmente, sabe?
Localizada no Bosque Zaninelli, a universidade é um deleite diário para quem estuda por lá. Para entrar, é preciso fazer uma pequena trilha (que, por sinal, é muito bem cuidada).
O lugar foi pensado justamente com a intenção de ser referência em estudos de preservação ambiental e sustentabilidade. Tem até um lago, anfiteatro e uma torre de madeira, que eu indico fortemente subir até o topo e apreciar a paisagem. A subida é tranquila, basta seguir pela rampa.
15. Rua das Flores
A Rua das Flores é um trecho da Rua XV Novembro ideal para uma caminhada maravilhosa em meio aos prédios históricos, comércio, bares, cafés e restaurantes.
É o local perfeito para provar algumas comidinhas ou apenas passear pela cidade.
Já passei na Rua das Flores no fim do ano e posso dizer que a decoração natalina é um show à parte, então, se estiver em Curitiba em dezembro, indico dar uma passadinha por lá.
16. Rua 24 Horas
A Rua 24 Horas não é mais 24 horas! Mas isso não significa que não seja um lugar bem legal para você incluir no seu roteiro.
Ao contrário do que se pensa, o lugar é um shopping ao ar livre com cobertura muito estilosa e instagramável. É ótimo para você fazer umas comprinhas e comer bem. Fui em um dia chuvoso e achei a vibe bem aconchegante.
17. Estádio de futebol Arena da Baixada
Não é exagero dizer que Curitiba agrada a todos os perfis de viajantes, tem programa até para os apaixonados por futebol!
O Estádio de futebol Arena da Baixada (Estádio Joaquim Américo Guimarães) é super moderno e tem um teto retrátil. Há horários estabelecidos previamente para tours guiados, que não acontecem em dias de jogo. Mesmo que não seja fã do esporte, é uma boa conhecer.
18. Caminho do Vinho de São José dos Pinhais
Que tal fazer uma visita guiada ao Caminho do Vinho de São José dos Pinhais? O Caminho do Vinho de São José dos Pinhais parte do Shopping Estação em Curitiba e passa por vários campos de cultivo de camomila, morangos e soja no trajeto.
Optar por um tour é mais vantajoso porque você vai ter uma noção muito melhor da história da imigração italiana na região de Curitiba, os processos de fabricação dos vinhos e outras curiosidades interessantes.
No total, são 6h de experiência e visitas às duas colônias da região (Mergulhão e Murici) e seis vinícolas. Além de provar os vinhos, você vai se encantar pelos queijos, é um mais gostoso que o outro!
19. Mesquita Imam Ali Ibn Abi Tálib
A Mesquita Imam Ali Ibn Abi Tálib, também conhecida, simplesmente, como a Mesquita de Curitiba, é para quem tem interesse ou quer saber mais sobre a cultura islâmica.
Seu nome oficial presta homenagem ao guia espiritual tido como sucessor legítimo de Maomé por muçulmanos xiitas. A arquitetura (por dentro e por fora) é de tirar o fôlego.
Antes de entrar, saiba que é necessário tirar os sapatos e que as mulheres precisam usar um lenço para cobrir o cabelo. Quando eu fui, vi que alguns foram disponibilizados na porta mesmo. Caso as vestimentas não sejam próprias para a visita, tanto homens quanto mulheres receberão uma túnica que cobre o corpo inteiro. É um passeio rápido, em 30 minutos você consegue ver tudo.
20. Outros museus de Curitiba
Quem não perde a chance de conhecer um museu novo vai amar Curitiba! Além do Museu Oscar Niemeyer, tenho mais algumas outras sugestões de acervos para você visitar na cidade.
20.1. Museu Paranaense
O Museu Paranaense (MUPA) tem um acervo riquíssimo sobre a história de Curitiba. Um dos seus maiores destaques é o Pavilhão da História do Paraná, que conta a história do estado desde a pré-história até o início do século 20, a partir da chegada dos primeiros imigrantes. Você se sentirá em uma verdadeira viagem no tempo!
Esse museu foi fundado em 1876 e hoje tem sede no Palácio São Francisco, construído entre os anos de 1928 e 1929 para ser a casa de uma tradicional família de Curitiba. O Palácio São Francisco já sediou o Tribunal Regional Eleitoral e também o Museu de Arte do Paraná até passar por uma reforma, em 2002.
Dica | Aos domingos, nos arredores do Museu Paranaense acontece a Feira do Largo da Ordem. Aproveite para unir os dois passeios em uma mesma tarde.
20.2. Museu do Holocausto de Curitiba
O Museu do Holocausto de Curitiba é único no Brasil e homenageia as vítimas do nazismo.
O lugar conta o que aconteceu na Segunda Guerra Mundial, incluindo histórias de sobreviventes, imagens e documentos da época. O acervo é bem rico e de grande importância, embora traga consigo emoções bem intensas.
Mas, atenção, apesar da entrada ser gratuita, só é possível visitar o museu após agendar com antecedência. Vi algumas pessoas sendo barradas porque esqueceram ou não sabiam deste detalhe.
20.3. Museu de Arte Contemporânea do Paraná
O Museu de Arte Contemporânea do Paraná é mais focado nas obras dos artistas paranaenses, e tem um acervo diverso: pinturas, esculturas, gravuras e muito mais. Ele fica no centro de Curitiba e também recebe exposições temporárias. Vá sem pressa, tem muita coisa legal para ver lá.
20.4. Museu Ferroviário de Curitiba
O Museu Ferroviário de Curitiba fica no Shopping Estação e é lindíssimo por fora. Por dentro, ele nos leva a uma viagem ao passado da ferroviária no Paraná. É uma experiência bem interessante e diferente, aposto que você vai sair de lá com vontade de voltar mais vezes!
20.5. Museu da Imagem e do Som do Paraná
Já o Museu da Imagem e do Som do Paraná preserva a memória audiovisual da cidade e do Estado do Paraná. Há momentos em que o museu promove uma visita noturna, o que pode ser um passeio e tanto! Não é um museu tão grande, então pode ser legal aproveitar suas andanças no centrinho para conhecer seu acervo em poucos minutos.
20.6. Museu Egípcio e Rosacruz
O Museu Egípcio e Rosacruz proporciona uma excelente experiência em Curitiba. Nele, você conhece o Complexo Egípcio, o Museu da Múmia e o museu a céu aberto (Complexo Luxor). É uma opção diferente e interessante de passeio cultural em Curitiba.
20.7. Museu Municipal de Arte de Curitiba
Também conhecido como MuMA, o Museu Municipal de Arte de Curitiba tem uma vasta coleção de obras de arte contemporânea, com várias pinturas, esculturas, fotografias e outras mídias, além de promover exposições temporárias.
O prédio do museu é em si já é uma atração arquitetônica e histórica. Ele fica em um lindo edifício chamado de “Castelinho”, que lembra bastante a estética do século 19. Não preciso nem dizer que está mais do que recomendado, né?!
21. Parques de Curitiba
Lembra que eu falei no início do post que Curitiba era cheia de áreas verdes? Pois então, listei os melhores parques e bosques para você visitar na “Cidade Verde”:
21.1. Parque Barigui
O Parque Barigui é um dos maiores de Curitiba! Tem uma área enorme com três bosques, três lagos e ainda conta com centro de exposições, estacionamento local, parques infantis, pistas para correr ou pedalar, espaço para aeromodelismo e até trilhas!
21.2. Parque Tingui
O Parque Tingui foi nomeado em homenagem aos Tinguis, um povo indígena da região. Além de fazer caminhadas, você vai poder curtir várias trilhas nesse parque.
É lá que fica, também, o Memorial Ucraniano, que homenageia imigrantes que fazem parte da formação cultural de Curitiba, onde algumas das suas tradições são expostas.
21.3. Parque Tanguá
Para relaxar em meio à natureza, o Parque Tanguá é tudo de bom! Ele fica em uma antiga pedreira e sua área é dividida em duas.
Na parte alta ficam os jardins, chafarizes, locais para comer e, é claro, mirantes para apreciar a vista. Na parte baixa fica a cascata, um lago e um túnel escavado.
21.4. Bosque Alemão
O Bosque Alemão é o lugar perfeito para ver a cidade lá do alto. Tem uma área enorme, arborizada e com construções e pontes de madeira que formam uma paisagem inesquecível. As homenagens, desta vez, são para os povos germânicos e sua arquitetura neogótica.
Uma das trilhas é inspirada no trajeto feito por João e Maria, do conto de fadas. No caminho, há uma sala de leitura chamada de Casa da Bruxa e, no final, há a reprodução da fachada da Casa Mila, uma construção germânica do início do século 20.
21.5. Parque São Lourenço
Se você adora caminhar no fim da tarde, então separe um tempinho para visitar o Parque São Lourenço. O destaque dessa área verde é a biblioteca, uma pista específica para carrinhos de rolimã e um Centro de Criatividade com foco em artes plásticas, som e movimento. Ao longo do ano acontecem alguns cursos de arte por lá. Vi muita gente passeando de bicicleta lá, o cenário é mesmo inspirador.
21.6. Bosque do Papa
O Bosque do Papa faz homenagem à visita do Papa João Paulo II, que ocorreu em junho de 1980, e também abriga o Memorial Polonês.
O bosque tem um clima bem tranquilo, com toras de eucalipto e algumas casas que formam uma pequena aldeia e uma capela em homenagem à Virgem Negra de Czestchowa, padroeira da Polônia.
Há uma estátua do Papa e também homenagens a Nicolau Copérnico, astrônomo e matemático polonês.
21.7. Parque Passaúna
O Parque Passaúna tem um reservatório com o mesmo nome. Algumas pessoas brincam que esta é a “praia” de Curitiba.
É um local muito bom para fugir do calor, ou para curtir um dia diferente cheio de trilhas e vistas maravilhosas.
21.8. Bosque Zaninelli
Como eu já te contei, o Bosque Zaninelli é lar da Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre). Ele tem uma área verde belíssima e agradável. Quando eu fui, vi vários sapos por lá, mas pode ficar tranquilo que eles são inofensivos.
21.9. Parque das Pedreiras
O Parque das Pedreiras é endereço da Ópera de Arame. É o cenário de fundo de belíssimos shows e um espaço cultural importantíssimo para a cidade de Curitiba.
O lugar tem capacidade para comportar milhares de pessoas e é cheio de esculturas e belas construções.
21.10. Praça do Japão
Mais uma homenagem? Claro, afinal, você já deve ter percebido o quanto Curitiba valoriza suas influências culturais.
A Praça do Japão faz referências aos filhos do “Sol Nascente” que se radicaram na capital paranaense a partir de 1910 e escolheram se dedicar à agricultura.
A praça tem várias cerejeiras lindas decorando cada canto, além de um lindo lago artificial no estilo japonês e uma casa de chá. A praça é bem limpa e sossegada.
O que fazer em Curitiba à noite: bares, restaurantes e vida cultural
Depois de visitar tantos museus, parques e de bater perna pelo centro histórico, nada melhor do que saber muito bem o que fazer em Curitiba à noite, não é?
Uma ótima opção é continuar curtindo os cartões-postais de Curitiba, como buscar um espetáculo na Ópera de Arame e curtir o ótimo restaurante que fica por lá mesmo, na beira do lago.
Batel é um ótimo lugar para se hospedar mas também para se divertir à noite! Por ser um bairro nobre, você vai encontrar uma vida noturna agitada, restaurantes com cardápios internacionais, ótimas churrascarias e bares sofisticados.
Outra boa opção é a rua Itupava, onde você poderá caminhar, passear e escolher um bom restaurante ou barzinho para terminar o seu dia. Para quem procura um pub em Curitiba, o We Are Bastards é o melhor lugar para você provar uma cerveja artesanal de uma das dezenas de torneiras de chope.
Passeios bate e volta saindo de Curitiba
Há muito o que visitar em Curitiba, mas, se você tiver tempo, aposte em um passeio de bate e volta.
Morretes
O passeio de um dia mais famoso é o passeio de trem de Curitiba a Morretes. Esse é considerado um dos trajetos mais lindos do Brasil e do mundo, e é imperdível por conta das paisagens da Serra do Mar.
Pode ser feito em diferentes tipos de vagão, divididos em três classes: Turística, Boutique e Litorina Luxo, que variam em preço e sofisticação. Escolhi o vagão Boutique e não tive do que reclamar, as janelas eram enormes.
Parque Estadual de Vila Velha
O Parque Estadual de Vila Velha é um sítio geológico super famoso. Fica a cerca de 90 km do centro de Curitiba, em Ponta Grossa. É uma experiência única de contato com a natureza, com tirolesa e arvorismo. Se tiver um tempinho sobrando, cai bem uma visita ao parque.
Ilha do Mel
A Ilha do Mel é para quem quer uma experiência paradisíaca a cerca de 120 km de Curitiba, em Paranaguá. A ilha tem praias incríveis, como a Praia Grande e a Praia de Encantadas.
Aproveite para fazer um passeio de barco, eu fiz e amei, vi até alguns golfinhos! Combina bastante com uma viagem a dois.
Mais dicas de viagem para Curitiba
Ufa! São muitos pontos turísticos incríveis, não é mesmo? Mas ainda não acabou! Separei mais algumas dicas imperdíveis para descomplicar ainda mais a sua viagem. Confira:
Onde ficar em Curitiba: melhores regiões e dicas de hotéis
Para uma viagem perfeita, nada melhor do que escolher bem onde se hospedar em Curitiba! É importante chegar sabendo que a rede hoteleira da capital paranaense é bem desenvolvida, o que significa que há opção para todos os gostos e bolsos.
As regiões preferidas dos turistas são: Centro Histórico, Centro Cívico, Batel, Mercês e Santa Felicidade. Cada uma tem suas vantagens.
O Centro Histórico, por exemplo, é perfeito para quem você ficar perto de vários dos pontos turísticos de Curitiba. Obviamente, é o bairro mais antigo da cidade, mas também tem uma parte mais moderna, o Centro Cívico.
Minha primeira indicação por ali é o ROCKEFELLER by Slaviero Hotéis, pertinho do Shopping Estação e Museu Oscar Niemeyer. Já me hospedei lá uma vez e amei o café da manhã, era delicioso!
Mas se a intenção é ficar ambientado ao ar histórico da região, escolha o belíssimo Hotel San Juan Johnscher, a decoração é elegantérrima.
Se a ideia for ficar no Centro Cívico, há hotéis de rede como o Intercity Curitiba Centro Cívico que não costumam decepcionar.
Já Batel é um bairro mais tranquilo e sofisticado. A região é arborizada e tem uma arquitetura que dá gosto de ver, com casarões, cafés bonitos e lojas interessantes. Uma opção luxuosa e com tudo o que você tem direito é o Nomaa Hotel. Uma alternativa mais em conta é o ibis Curitiba Batel.
Mercês também é uma ótima opção de localidade, é perto do centro e bem diverso em relação a custo. O Bourbon Curitiba Hotel & Suítes é uma opção de hospedagem 5 estrelas e perfeita para uma viagem a dois. Outra acomodação com ótima estrutura é o Go Inn Hotel Curitiba, a decoração é super moderna.
Caso não se importe de ficar em um bairro mais afastado do centro e mais focado na gastronomia, você vai adorar Santa Felicidade! O lugar é perfeito para quem quer comprar vinhos, queijos e chocolates. É puro charme, combinando com algumas de suas acomodações, como o Nacional Inn Curitiba Santa Felicidade que tem até inclui cafeteria. Na mesma área, bem perto do Parque Barigui, fica a Pousada Casa Verde – Curitiba uma ótima alternativa e com excelente custo-benefício.
Para conhecer melhor cada bairro e sugestão de hotel, leia nosso post completo: Onde ficar em Curitiba.
Onde comer em Curitiba
Uma questão essencial para sua viagem é decidir onde comer em Curitiba. Há muitas opções, mas tenho duas indicações bem especiais e famosas:
Terrazza 40 | Especializado em comida internacional, é um dos mais famosos. Seu ponto de destaque é a vista, por ser um restaurante panorâmico em um ponto alto da cidade. Já estive lá e te digo que bife Wellington vale toda a fama que tem!
Madalosso | Perfeito para quem quer provar uma boa comida italiana no Bairro Santa Felicidade. Chama atenção, principalmente, por ser o maior restaurante da América Latina, com quase 5.000 lugares. Fui pelo rodízio de massas e me surpreendi, é divino!
Melhor época para visitar Curitiba
A melhor época para visitar Curitiba depende das suas preferências climáticas. A primavera e o outono oferecem clima ameno, menos chuva e paisagens floridas, perfeitas para atividades ao ar livre.
O verão traz temperaturas mais quentes, mas também é a alta temporada. Já o inverno é ideal para quem gosta de clima fresco e quer saborear a gastronomia típica.
Quantos dias ficar em Curitiba
Como falei antes, é possível conhecer os principais pontos turísticos de Curitiba em um ou dois dias. Mas, a cidade é tão interessante e bonita que você vai querer ficar mais tempo por lá!
Considerando a possibilidade de passeios de bate e volta saindo da capital paranaense, o ideal é ficar três dias para curtir bem cada passeio. Para te ajudaremos algumas sugestões de roteiros para 1, 2 e 3 dias:
O que fazer em Curitiba em 1 dia
DIA 1 | Faça um tour panorâmico de quatro horas por Curitiba ou na Linha Turismo, para que você consiga ver o máximo da cidade. Também conheça uma área verde, como o Parque Tanguá. À noite, faça um passeio noturno pelo centro histórico e conheça um restaurante ou bar por lá.
O que fazer em Curitiba em 2 dias
DIA 2 | Dê um passeio pelo Jardim Botânico e não deixe de priorizar o Palácio de Cristal e o Jardim das Sensações. Aproveite a tarde para visitar museus e vá direto para a Torre Panorâmica ver o pôr do sol. Termine o dia no Terrazza 40 ou no Madalosso.
O que fazer em Curitiba em 3 dias
DIA 3 | No último dia, considere fazer o incrível passeio de trem de Curitiba a Morretes ou visite o Parque Estadual de Vila Velha. Um bate e volta da Ilha do Mel também pode ser bem especial.
Turismo em Curitiba: dicas extras
Tenho mais algumas dicas para você curtir ao máximo sua estadia em CWB!
Clima | O clima de Curitiba é bem peculiar. Há bastante variação climática e pode fazer bastante frio. Os meses de março a maio e o final do ano são de temperaturas bem amenas.
Alta temporada | A alta temporada em Curitiba geralmente ocorre durante o verão, de dezembro a fevereiro. Os preços de hospedagem e passeios podem ser mais altos durante esse período, então reserve seu hotel com antecedência.
Festival de Inverno | Se você gosta de cultura e música clássica, vale a pena visitar Curitiba durante o Festival de Inverno, que geralmente ocorre em julho. O evento oferece concertos, apresentações teatrais e outras atrações culturais.
Transporte | Curitiba é conhecida por seu sistema de transporte público eficiente, incluindo ônibus biarticulados e linhas de trem. Considere usá-lo para se deslocar pela cidade, são opções econômicas e sustentáveis.
Seu roteiro de viagem para Curitiba está pronto!
Agora você já sabe a quantidade de coisas legais para fazer em Curitiba. É uma capital bastante bonita pela sua conexão com a natureza, mas que também carrega sua identidade cultural em cada um dos seus pontos turísticos.
Sua viagem para esse destino tem tudo para ser muito interessante, já que não vão faltar passeios memoráveis.
Escolha bem a data da sua viagem, faça suas reservas com antecedência, arrume as malas e aproveite!
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.