Conhecida por sua forte veia artística, Embu das Artes é um dos lugares mais charmosos e adorados do interior paulista.
E não é à toa: a apenas 30 km de São Paulo, a cidade é destaque no mundo das artes, atraindo uma legião de turistas o ano todo.
Mas já vou adiantando que namorar os ateliês da cidade é apenas uma das várias formas de curtir o local. Afinal, não faltará o que fazer em Embu das Artes!
Prepare-se para turistar pelas ruazinhas do centro histórico, visitar antiquários, provar as maravilhas da culinária local e relaxar em pousadas aconchegantes.
Depois de conhecer cada cantinho da cidade, selecionei as principais atrações de Embu das Artes, além de outras dicas valiosas. Aperte os cintos e boa viagem!
- Feira de Arte e Artesanato
- Feira do Verde
- Atrações turísticas no Centro Histórico
- Lojas e Antiquários
- Cachaçarias e Empórios
- Parque do Lago Francisco Rizzo
- Cidade das Abelhas
- Memorial Sakai
- Outlets em Embu das Artes
- Templos em Cotia
Direto ao Ponto: o que fazer em Embu das Artes
- A Feira de Arte e Artesanato é a principal atração de Embu das Artes e não pode ficar de fora do seu roteiro de jeito nenhum!
- Conheça também o Centro Histórico. Além de restaurantes e cachaçarias, é por lá que você encontra o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas e o Centro Cultural Mestre de Assis Abreu.
- A Viela das Lavadeiras é um dos lugares mais instagramáveis da cidade, além de ficar pertinho da famosa Praça das Artes.
- Embu tem um monte de antiquários e lojinhas. Os mais legais são Florbela Móveis e Decoração, Pino Giacobini Artes e Embu Fontes.
- Quando bater a fome, não pense duas vezes antes de correr para saborear as maravilhas do restaurante O Garimpo. O cardápio é uma mistura deliciosa da gastronomia alemã com o tempero brasileiro.
- A maioria das pousadas de lá são simples e confortáveis. Já me hospedei na Pousada Du Valle e na Villa Serena Bed & Breakfast, posso dizer que as duas são ótimas.
1. Feira de Arte e Artesanato
Colorindo a cidade desde 1969, a Feira de Arte e Artesanato é a atração turística mais popular de Embu das Artes. O sucesso é tão grande que ela foi reconhecida como patrimônio imaterial do estado de São Paulo em 2021.
São tantas pinturas, doces, plantas, roupas e bijuterias (ufa!) que fica difícil escolher o que levar. A feira também conta com várias barraquinhas de comida, e eu recomendo pelo menos experimentar um pastel de costelinha, que é uma delícia.
A feira acontece aos feriados e finais de semana. A minha dica é ir aos sábados pela manhã, é melhor pra estacionar e circular pelo local.
Caso queira ficar nas imediações da feira, sugiro escolher a Pousada Du Valle, que me ganhou pelos quartos confortáveis e o café da manhã cheio de frutas fresquinhas.
2. Feira do Verde
Com muitas flores, cactos, suculentas e plantas ornamentais, a Feira do Verde é dos locais mais agradáveis da cidade. Localizada na Rua Siqueira Campos, é um paraíso para quem ama uma plantinha.
Geralmente, acontece nos mesmos dias e horários da Feira de Arte e Artesanato, e é um ótimo passeio para uma tarde sem compromissos.
3. Centro Histórico de Embu das Artes
Com ruas coloridas, arborizadas e embelezadas pela arquitetura colonial, o Centro Histórico de Embu das Artes esbanja motivos para que cerca de 100 mil turistas escolham a cidade para aproveitar os finais de semana.
O centro abriga muitos restaurantes, cachaçarias bem tradicionais, antiquários e, claro, lojinhas de artesanato. É tão bonito que você nem vê o tempo passar. A parte mais legal é que dá para prosear com os artistas e entender um pouco sobre cada peça.
Separei alguns lugares que você não pode deixar de conhecer no Centro Histórico de Embu das Artes:
3.1. Museu de Arte Sacra dos Jesuítas
A história de Embu das Artes é rica em histórias e lendas protagonizadas pelos jesuítas e indígenas. Uma das mais curiosas é a lenda do tesouro dos jesuítas que, após descobrirem que seriam expulsos do país, teriam escondido tesouros nas águas da antiga Praça da Lagoa, atual Praça de Alimentação.
E para você conhecer mais da história da cidade, indico incluir o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas no seu roteiro. O acervo é pequeno, mas bem preservado, com imagens sacras dos séculos 17 a 19. Você vai se sentir em outra época!
Além disso, outra curiosidade é que o museu foi o primeiro monumento arquitetônico do estado de SP tombado pelo IPHAN.
Vale ressaltar também que não é permitido tirar fotos no interior do local, o que é uma pena, mas nada que deixe o passeio menos interessante.
3.2. Viela das Lavadeiras
A Viela das Lavadeiras é um dos pontos mais bonitos e instagramáveis de Embu das Artes. O caminho estreito é perto da feirinha da Praça das Artes (que falarei na sequência) e é cercado por paredes com grafites.
Uma curiosidade é que a viela leva esse nome porque antigamente era o caminho atravessado por mulheres que iam lavar roupas no riacho que tinha por ali.
Se você der sorte do local estar mais vazio, vai garantir ótimos cliques no arco florido.
Aproveite também para visitar os antiquários e comer no elogiado Empório São Pedro, eles servem um risoto de gorgonzola com uvas que foi o tempero especial que faltava na minha viagem!
3.3 Praça das Artes
Com um paisagismo encantador, a Praça das Artes sedia a Feirinha de Artesanato. Além disso, a praça tem restaurantes para todos os gostos e bancas de artesanato para você garantir várias lembrancinhas.
Inclusive, na última vez que fui tinha até música ao vivo. É um ambiente bem familiar e interiorano, com um coreto antigo e o letreiro da cidade, perfeito para eternizar sua visita com várias fotos.
No local, você também encontrará o Centro de Atendimento ao Turista.
3.4. Paróquia Nossa Senhora do Rosário
Ao lado do Museu de Arte Sacra dos Jesuítas, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário é mais um ponto turístico que merece a sua visita caso esteja pelo centrinho.
Apesar da simplicidade da decoração interna, ela é muito bonita e está na lista das preciosidades arquitetônicas da cidade, com quase 47 anos de história.
A paróquia homenageia a padroeira da cidade e foi construída em uma região muito bonita e arborizada. Na própria Rua da Matriz – endereço da paróquia – você pode fazer várias fotos com a ladeira de paralelepípedos ao fundo.
Aproveite também para visitar a Capela São Lázaro, construída em 1934 bem ao lado da paróquia.
3.5. Centro Cultural Mestre de Assis Abreu
Outro lugar que vale a pena conhecer no centrinho é o Centro Cultural Mestre de Assis Abreu. Seu acervo é super interessante, principalmente as esculturas, fiquei fascinada por cada uma delas.
Além disso, o espaço tem uma boa programação de teatro, dança, recitais, oficinas e exposições de arte.
3.6. Artesanato Engenho Velho
Mais um lugar perfeito para apreciar o trabalho dos artesãos da cidade, o Artesanato Engenho Velho (antiga Praça do Engenho) é uma vila repleta de lojinhas e restaurantes.
É o lugar ideal para tomar um cafezinho e fazer compras. Por lá, o que mais chamou a minha atenção foi a variedade de tapetes e bordados, um mais lindo que o outro!
4. Lojas e Antiquários
Faz sentido Embu das Artes ser o destino favorito dos apaixonados por decoração. A cidade tem um comércio nesse segmento que é de tirar o chapéu: sem exageros, você encontra de lembrancinha a roupa de cama, tudo isso de ótima qualidade.
E se você tiver disposição para bater perna pelo centrinho e dar uma olhada com calma nas lojas e antiquários, você faz ótimos negócios e volta pra casa com peças lindas.
Os principais lugares que recomendo são:
- Florbela Móveis e Decoração | com móveis do estilo rústico ao vintage, é a mistura perfeita de loja, cafeteria e gelateria;
- Pino Giacobini Artes | com uma vibe mais artística, se destaca por seus objetos de estilo vintage, inclusive a fachada da loja. Quando eu fui, tinha até uma lambretta da década de 50.
- Empório Z Decorações | tem esculturas lindas e cheias de detalhes, você se perde com tantas opções.
- Embu Fontes | considerada a maior loja de fontes da região, tem uma infinidade de produtos esotéricos como cristais, incensários e até estátuas de gnomos.
- A Baronesa | tem enfeites de todos os tamanhos, cores e estilos, todos uma gracinha;
- Ke Loucura | vendem de tudo um pouco, menção honrosa para os vasos decorativos, que são muito bonitos e têm um ótimo acabamento.
5. Cachaçarias e Empórios
Não há como negar que provar novos sabores é a cereja do bolo de qualquer viagem! E nesse quesito, posso garantir que Embu das Artes tem muito a oferecer.
Seja na Feirinha de Artesanato ou nas ruas do centro histórico, fazer uma pausa para degustar as maravilhas das cachaçarias e dos empórios da cidade é sempre uma boa ideia.
Vai ser difícil resistir às geleias, doces artesanais e queijos produzidos em Embu das Artes.
Veja algumas cachaçarias e empórios para você conhecer:
- O Barão Emporium & Cachaçaria | indo muito além das cachaças, o local tem uma diversidade de queijos, licores, conservas, geleias e doces variados;
- O Alambique | com vários sabores “diferentões” de cachaças, é bacana para uma experiência gastronômica mais autêntica. Dá para fazer degustação das bebidas, recomendo provar a cachaça de jaboticaba, é uma delícia;
- Empório Santo Antônio | decorado com uma estética mais rústica, oferece um leque de comidinhas regionais, com muitos biscoitos, queijos, doces e licores.
6. Parque do Lago Francisco Rizzo
Ideal para relaxar em contato com a natureza, o Parque do Lago Francisco Rizzo garante diversão para todas as idades: tem playground, praça de alimentação, pistas de skate e – pasme – barracas de massagem.
Segundo a Prefeitura de Embu das Artes, o parque conta com mais de 217 mil m² de área verde, além de um lago com águas em tons esverdeados, onde é possível observar vários peixinhos e até tartarugas.
Enquanto eu caminhava por lá, fiquei com vontade de voltar outras vezes para fazer um piquenique, combina bastante com o parque.
7. Cidade das Abelhas
Em uma área de 100 mil m² de Mata Atlântica preservada, o parque temático Cidade das Abelhas conquista adultos e crianças há quase 50 anos. O espaço é todo decorado com figuras de abelhas, tem até um “labeerinto” infantil.
É um passeio diferente de tudo que você já viu: tem um museu apícola, brinquedos, lojinha com produtos feitos com mel, observação de colmeias e a conhecida trilha abelhossauro, inspirada na antiga convivência entre abelhas e dinossauros.
Sem dúvidas, um programa bastante educativo para a família toda!
Para visitar o parque, você precisa comprar o ingresso no site oficial.
8. Memorial Sakai
A 15 minutos do centro, o Memorial Sakai é mais uma atração cultural em Embu das Artes.
Em homenagem ao artista japonês Tadakiyo Sakai, o memorial é o lugar perfeito para você conhecer a história da cidade através de esculturas de terracota.
Mas não se engane, a experiência por lá vai além da mera contemplação: na minha última visita, até me arrisquei nas aulas gratuitas de escultura em cerâmica.
Então eu mais recomendo a visita pra quem quer “pôr a mão na massa” e descobrir novos talentos de um jeito leve e descontraído.
9. Outlets em Embu das Artes
Para variar um pouco nas comprinhas, os outlets de Embu das Artes podem render compras vantajosas e sacolas cheias.
Em todos os cantos da cidade você encontrará algum, os principais são:
- BBB Outlet | com muita variedade de moda masculina, feminina e infantil, esse outlet tem preços convidativos. Sugiro que vá sem pressa. Se tiver paciência para garimpar, fará ótimas compras;
- Q Mais Outlet | além de oferecer descontos progressivos, tem muitas lojas conhecidas, como Adidas, Nike e Calvin Klein;
- Mega Mult | mais focado em moda feminina e com preços mais atrativos, esse outlet existe há mais de 10 anos na cidade;
- Criantili | voltado para roupas de gestantes, crianças e bebês;
- Overstock Outlet | faz sucesso tanto com quem busca marcas nacionais, quanto com quem curte colecionar itens de marcas de fora;
- Central de Outlets | concentra várias lojas e outlets de todos os tipos. Você encontra tudo naquela parte da cidade, das roupas até os móveis, os preços são bastante razoáveis.
10. Templos em Cotia
Já que vai para Embu das Artes, por que não conhecer os templos religiosos de Cotia? Em menos de 30 minutos de estrada, você chegará na cidade vizinha e poderá ver com os seus próprios olhos as belezas do maior templo budista da América Latina, por exemplo.
Listei os principais templos para você visitar:
10.1. Arautos dos Evangelhos
É um complexo religioso famoso por abrigar a Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que tem uma arquitetura gótica super imponente.
Só os vitrais no interior da Basílica já valem a viagem até Cotia, é um verdadeiro colírio para os olhos! É tão impressionante que, por um instante, eu quase esqueci que estava em SP.
Além da Basílica, também é lar da Casa de Formação da Sociedade Clerical, residência e local de estudo dos membros da ordem.
Para mais informações sobre os horários de visitação, consulte o site da ordem.
10.2. Templo Budista Zu Lai
Com lindos jardins e uma arquitetura inspirada nos palácios chineses da Dinastia Tang, o Templo Budista Zu Lai é o maior da América Latina. Passeando por lá, tive a impressão de que fui teletransportada para os templos do leste asiático.
O paisagismo é maravilhoso, ornamentado com muitas flores, estátuas e um lago cheio de carpas e tartarugas. A arquitetura do templo, então, nem se fala! É um espetáculo à parte, são tantos detalhes que chega a ser hipnotizante.
A minha sugestão é que você se programe para visitar na celebração do Ano Novo Chinês, em fevereiro, época em que acontecem várias apresentações por lá. Você pode ver a programação no site do templo.
Mas atenção aos trajes: nada de roupas decotadas, regatas, bermudas e chinelos. Também evite fumar ou fazer barulhos, afinal, é um local sagrado.
10.3. Templo Budista Odsal Ling
Com lindos jardins e uma calmaria indescritível, o Templo Budista Odsal Ling é capaz de impressionar até quem já está acostumado a visitar templos.
Ele fica logo em frente ao Arautos dos Evangelhos. Com arquitetura inspirada nos templos tibetanos, sua visita será acompanhada por guias que te explicam tudo nos mínimos detalhes.
Para mais informações sobre a visitação, consulte o site.
Onde comer: melhores restaurantes em Embu das Artes
Com tantos lugares para explorar, vou logo avisando que uma refeição reforçada é indispensável, afinal, saco vazio não para em pé!
E em termos de gastronomia, Embu das Artes bate de frente com muito destino por aí. São tantos sabores, aromas e cardápios variados que é difícil escolher.
Seja para os fãs da alta culinária ou para quem não dispensa um bom e tradicional tempero caseiro, a cidade tem restaurantes que não decepcionam!
Os lugares mais interessantes para comer em Embu das Artes são:
- O Garimpo – $$ | servindo o que tem de mais gostoso da culinária alemã e brasileira, é um lugar agradável para almoçar e curtir uma música ao vivo. Vai por mim, a moqueca de abadejo com camarão é tudo de bom!
- Restaurante Cana do Reino – $$ | o ambiente é super aconchegante, mas o filé à parmegiana e o sorvete de cana são as verdadeiras estrelas da casa.
- Churrascaria Prato Cheio – $$ | para um self-service ou rodízio com cortes variados, essa churrascaria é uma das mais procuradas. Ouvi dizer que a picanha de lá é uma delícia.
- Casa Florida – $$ | perfeito para um jantar a dois – com direito a apresentação de violino, esse restaurante apresenta uma variedade de risotos, drinks e sobremesas.
- Escondidinho Bar – $ | com a feijoada mais elogiada da cidade, é uma opção para quem ama comida caseira e culinária nordestina.
- Florbela Café – $ | unindo loja e café em um mesmo endereço, esse lugar é charme puro! Das bebidas quentes aos sorvetes, esse café é perfeito para o lanche à tarde. Reserve um espacinho na barriga para degustar o cheesecake de goiabada deles!
Além desses, vale dar uma chance também a algum dos restaurantes em Cotia, a 30 minutos de Embu das Artes. Os melhores são: Chez Maria, Pizzaria Basilica, Don Camillo, Felix Bistrot e Pizzaria João do Grão.
Mais dicas de viagem para Embu das Artes
Onde ficar em Embu das Artes
A maioria das hospedagens em Embu das Artes se concentra ali nas redondezas da Feirinha de Artesanato. Mesmo com poucas opções, encontrar um lugar confortável e acessível para se hospedar na cidade não é nenhum bicho de sete cabeças.
Separei os melhores hotéis e pousadas para você escolher, confira:
Villa Serena Bed & Breakfast – $$$ | a 10 minutos do centrinho, tem quartos com uma decoração bem charmosa. É bem completo e foi minha escolha na última visita à cidade, saí de lá planejando retornar mais vezes só pra admirar a paisagem verde nos arredores da piscina. Confira valores.
Hotel Vale das Artes – $ | apesar de ter uma estrutura mais simples, a variedade do café da manhã e a proximidade com os outlets fazem a fama desse hotel. Confira valores.
Pousada Du Valle – $ | pertinho da praça central, essa pousada é a cara de uma viagem em família. A cordialidade da equipe e o café da manhã não deixam a desejar, prepare-se para se sentir em casa! Confira valores.
Melhor época para conhecer Embu das Artes
Em Embu das Artes, não tem tempo ruim! A cidade é linda e recheada de atrações o ano todo.
Caso seja a sua primeira visita, minha dica é ir aos finais de semana ou feriados para conhecer a Feirinha de Artesanato. Porém, vá ciente de que a cidade estará bastante movimentada, pois muita gente a escolhe para um bate e volta saindo da capital.
Mas se a intenção for vivenciar a cidade em sua versão mais pacata, sugiro que vá durante a semana. A desvantagem é que você perde a atração principal: a feirinha.
Mapa de Embu das Artes
Incluí as principais atrações turísticas de Embu das Artes neste mapa, confira:
Agora você já sabe tudo o que fazer em Embu das Artes!
Depois de tantas dicas, não restam mais dúvidas de que Embu das Artes é um destino incrível, não é mesmo? Afinal, ela é perfeita para fazer comprinhas, relaxar e mergulhar em passeios culturais.
Tudo pronto para embarcar nessa aventura? Após montar seu roteiro com as atrações que mais te chamaram a atenção, não deixe de voltar e nos contar a sua experiência.
Foto de destaque: Paróquia Paróquia Nossa Senhora do Rosário e Museu da Arte Sacra dos Jesuítas. Autor: Paul R. Burley / CC BY-SA 4.0
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.