Se você pensa que não irá encontrar muito o que fazer em Formosa, saiba que está completamente enganado. A cidade tem uma ótima estrutura turística com um monte de atrações incríveis para você se apaixonar pelo destino.
Conhecida por seus refúgios naturais como cachoeiras, poços, lagoas e cavernas, Formosa é responsável por receber grande parte de turistas que buscam ecoturismo no estado de Goiás.
Nós passamos alguns dias por aqui e ficamos surpresos com a variedade e com a beleza dos atrativos na cidade.
E para saber como curtir não somente o melhor dos passeios em Formosa, como também sua cultura, gastronomia e natureza, nosso guia de viagem te mostrará todas as informações importantes. Confira:
- Parque Municipal do Itiquira
- Chapada Indaiá Ecoturismo
- Cachoeira do JK
- Bisnau Ecoturismo Rural
- Parque EcoBocaina
- Buraco das Andorinhas
- Dolina dos Maracanãs (Buraco das Araras)
- Centro de Formosa e arredores
- Outros parques em Formosa
- Rampas de Voo Livre
- Atrações próximas de Formosa
- Restaurantes em Formosa
1. Parque Municipal do Itiquira
Nossa sugestão de roteiro para a sua viagem por Formosa se inicia com o cartão-postal da cidade: o Parque Municipal do Itiquira, lar da Cachoeira Salto do Itiquira.
A fama não é à toa, já que sua queda tem nada menos do que 168 metros de altura! É daí que veio o nome da atração, que em tupi-guarani significa “água que cai do alto”.
Considerada uma das mais altas do país e da América Latina, a cachoeira se forma em meio a um paredão rochoso. Por conta da força das águas, o banho não é permitido no local. Mas só de chegar próximo da queda você já vai ficar encharcado com os respingos d’água. É lindo e refrescante!
Ah, e outra cena incrível que você pode ver por lá: a formação de um arco-íris bem na frente da cachoeira! Isso vai depender do horário e da incidência da luz. Nós chegamos lá bem cedo e demos essa sorte!
As trilhas do Parque Municipal do Itiquira
Dentro do Parque, você tem duas opções de trilhas.
A primeira e mais fácil é para visitar a base da cachoeira, por baixo. O trajeto é bem curto e fácil, foi esse que fizemos.
A segunda opção é fazer a trilha até o topo da cachoeira. Esse caminho conta com 1,5 km de extensão, e apesar de curto, é considerado nível médio-pesado pela subida íngreme. O acesso é limitado até às 12h e não permite crianças com menos de 12 anos de idade.
Para mais informações, dê uma lida no post do site Viajante Comum.
O parque está aberto diariamente das 9h às 17h, com a última entrada sendo permitida às 16h.
A entrada para adultos e crianças maiores de 13 anos tem o mesmo valor. Já a meia-entrada é para crianças de 6 a 12 anos, idosos e estudantes.
Como chegar | partindo de Formosa, pegue a saída norte da cidade. Siga na GO-116 por cerca de 20 km, ao chegar em uma bifurcação, vire à esquerda e entra na GO-524. O parque está localizado ao final da via.
2. Chapada Indaiá Ecoturismo
Se quiser facilitar e já conhecer 7 cachoeiras de uma vez só, inclua o Parque Ecológico Indaiá na sua lista do que fazer em Formosa.
Em 30 milhões de m², o parque abriga diferentes atrações que podem ser acessadas por uma trilha única, que possui 8,2 km considerando ida e volta. São elas:
- Cachoeira do Espanhol
- Cachoeira 3 Buritis
- Cachoeira do Indaiá
- Cascata da Anta
- Cachoeira Secreta
- Cachoeira Véu de Noiva
- Salto do Itiquira (por cima)
No parque também dá para aproveitar o rapel, dependendo das paradas pela trilha. Mais informações sobre os passeios e preços você encontra no site oficial.
Dica | O topo do Salto do Itiquira pode ser acessado por duas vias diferentes: pela Trilha do Parque Municipal do Itiquira ou pela Trilha da Chapada do Indaiá. Embora a trilha pelo Parque Municipal seja mais curta, nós preferimos acessar pela Chapada Indaiá para conhecer os outros atrativos pelo caminho.
Como chegar | por cerca de 30 km, siga na GO-430, com sentido para o Recreio dos Indaiás.
3. Cachoeira do JK
Outro passeio imperdível em Formosa que nós adoramos! Na região da Cachoeira do JK, que é uma propriedade privada, você poderá curtir as belezas de outras três atrações além da própria Cachoeira do JK: a Cachoeira das 3 Quedas, a Piscina Lajedo e uma gruta.
A Cachoeira do JK é conhecida por sua vegetação rica ao redor e uma piscina natural com águas esverdeadas e transparentes. Ela por si só já vale a visita.
O acesso até ela é feito cruzando diversas vezes os córregos formados por sua queda. Prepare-se para molhar os pés e vá com calçado apropriado.
Não deixe também de seguir pela trilha para conhecer os outros atrativos. Você passará por diversos pontos para banho, como pequenos poços. Então, não deixe de ir preparado para um bom mergulho!
Há taxa de visitação.
Como chegar | a cachoeira está a cerca de 60 km de Formosa, dentro no distrito de JK. Para chegar até lá, pegue a BR-020 com sentido para Vila Boa. Após passar pelo povoado de Bisnau, você visualizará uma placa à direita da estrada indicando a entrada para o local.
4. Bisnau Ecoturismo Rural
Com mais de 10 atrações, o Complexo Bisnau Ecoturismo é o lar do famoso sítio arqueológico com mais de 8 mil anos de história, já citado nos canais National Geographic e History Channel.
Além de poder conhecer cachoeiras, grutas e mirantes, o complexo oferece atividades como passeio de jardineira e trilhas de diferentes modalidades.
Importante saber que você não conseguirá conhecer todos os atrativos de uma só vez, pois cada um segue por uma trilha diferente – e não ficam próximos uns dos outros. Sendo assim, escolha um ou dois pontos para conhecer. Ou se programe para visitar o local por mais de um dia.
Alguns dos locais que você poderá conhecer aqui são:
- Cachoeira do Bisnau | Uma queda d’água de 110 metros. É possível acessá-la por cima ou por baixo, o que muda é a distância e a dificuldade do caminho. Ao total, o percurso possui 2 km (ida e volta) e dura em torno de 3h30.
- Caverna do Bisnau | Composta por salões com formações incríveis, a caverna é acessada por um rio subterrâneo. Para este passeio, se exige a presença obrigatório de um guia, já que o caminho é considerado difícil. Ao total, são 8,5 km (ida e volta).
- Poços Verdes | A dupla de pequenas lagoas (Poço Libriana Lua e Poço da Lontra) são cercadas por vegetação nativa, e oferecem um banho delicioso – com direito à hidromassagem natural nas pequenas quedas d’água.
- Sítio Arqueológico do Bisnau | Patrimônio histórico no IPHAN desde 1975, o local abriga pinturas rupestres feitas entre 9.500 a 12.000 anos atrás, consideradas por alguns estudiosos como uma das mais antigas do mundo.
Outras atrações do complexo são o Mirante da Muralha, Mirante Voo Livre e a Trilha da Onça, que atravessa a mata e, ao final, chega ao Poço das Esmeraldas.
Acesse o site do complexo para obter mais informações sobre cada um dos passeios.
Como chegar | o complexo fica dentro do Povoado de Bisnau, que é acessado pelo km 114 da Rodovia BR-020, com sentido Brasília-Fortaleza.
5. Parque EcoBocaina
O Parque Ecológico EcoBocaina é outra ótima dica que te damos para aproveitar o ecoturismo da região de Formosa. As atrações incluem mirantes, trilhas, cachoeiras, poços e piscinas naturais.
Por aqui, você também pode escolher entre diferentes trilhas para conhecer:
- Trilha dos Mirantes | Percurso fácil, com 2h de duração, passando por 3 mirantes: Mirante do Abismo, Mirante da Pedra e Pico 360º. Finaliza com um delicioso banho no Mirante da Ducha, já próximo à saída.
- Trilha Desafio do Camaleão | São 4 km de trilha em nível difícil, especialmente pelo trecho final de 1 km em subida íngreme. São diferentes poços para se refrescar e mais duas cachoeiras para apreciar no caminho: a Cachoeira dos Reis Magos e a Cachoeira da Palmeira. Vale fechar com o banho no Mirante da Ducha.
- Casadinha: Mirantes + Camaleão | Uma combinação dos dois roteiros acima, em um total de 6 km com média de 5h de duração
- Trilha Desafio da Bocaina | O roteiro mais completo e para quem está com disposição: um total de 8 km a serem percorridos em aproximadamente 6h. Essa opção acrescenta alguns outros pontos além dos visitados na Trilha Desafio do Camaleão.
- Trilha Encontro das Águas | Um percurso mais fácil, com 2h de duração, com foco nos poços e cachoeiras. Com o total de 2,5 km, essa trilha tem um acesso diferente das demais, então vale se informar com eles.
Os valores de trilhas e outros passeios estão disponíveis no site do parque.
Como chegar | o parque pode ser acessado de duas maneiras:
- Pela GO-118, você chegará a atrações como a Trilha dos Mirantes, Desafio da Bocaina, Desafio do Camaleão, Casadinha: Camaleão + Mirantes.
- Pela GO-116, a mesma que vai para o Salto do Itiquira, você chega à Trilha Encontro das Águas, Acampamento Selvagem, Casa da Bocaina.
6. Buraco das Andorinhas
O Buraco das Andorinhas abriga uma das paisagens mais surpreendentes da região de Formosa: uma gruta com 148 metros de profundidade, com rochas que datam 30 milhões de anos.
Assim como outras da região, o teto da caverna cedeu com o tempo, liberando a passagem para as águas subterrâneas. No local, ainda se formou uma floresta com samambaias gigantes!
O Buraco das Andorinhas é outro ponto turístico muito procurado para a prática de rapel, além de mergulho na lagoa de águas cristalinas.
Como chegar | a atração se localiza no distrito de Bezerra, na zona rural de Formosa. Para chegar, pegue a BR-020, saindo no km 36.
O acesso ao local é feito apenas com agências de turismo especializadas, então se planeje com antecedência.
7. Dolina dos Maracanãs (Buraco das Araras)
Com 105 metros de profundidade e 295 metros de largura, a Dolina dos Maracanãs é uma das maiores do país!
A gruta aberta se formou a partir do desabamento do teto de uma antiga caverna, então, de cima, você terá vista para uma paisagem densa no meio da cratera.
O local é procurado por praticantes de rapel, que, ao chegarem ao ponto mais baixo da gruta, possuem acesso a uma lagoa de águas cristalinas.
Ao total, o rapel compreende 70 metros pelos paredões rochosos, sem contato com os pés. Mesmo que você não tenha tanta experiência com a atividade, os guias das agências de turismo oferecem bastante assistência.
Conhecido antigamente como Buraco das Araras, no local você poderá avistar macacos e maracanãs, uma ave verde pequena e lindinha. Mas não espere ver araras no local, pois não é comum elas por aqui.
Como chegar | a gruta é acessada pela saída norte de Formosa, via BR-020. Após passar pelo povoado de Bezerra, localizado a cerca de 35 km de Formosa, você encontrará as placas que indicam o Buraco das Araras.
8. Outras atrações em Formosa: centro e arredores
Catedral de Formosa
Inclua uma parada na Catedral de Formosa, um dos pontos turísticos mais famosos do centro da cidade.
Com o nome oficial de Catedral Diocesana Imaculada Conceição, a igreja existe desde o século XVIII na cidade, com missas já sendo realizadas no ano de 1767.
O destaque da arquitetura se dá pelo relógio da catedral, doado em 1874 pela família de Augusto Alvarenga de Oliveira.
A Catedral está aberta de segunda a sexta, das 8h às 18h30, e aos sábados, das 8h às 12h.
Como chegar | está em frente à Praça da Imaculada Conceição.
Parque Ecológico Mata da Bica
Já pensou em poder passear por um parque com 25 hectares de área em pleno centro da cidade de Formosa? Pois saiba que esse é o diferencial do Parque Ecológico Mata da Bica.
Existente na cidade desde a década de 50, o parque é um dos principais pontos frequentados e valorizados pela população local.
Por lá, é possível fazer trilhas pelo interior da Mata da Bica, caminhar na beira do lago ou apenas apreciar a paisagem do deck de madeira principal.
Entre as milhares de espécies de plantas que o parque abriga, algumas chegam a mais de mil metros de altura!
Como chegar | a entrada para o parque pode ser acessada pela Avenida Bosque.
Museu Couros
Inaugurado em 1996, o Museu Couros reúne itens, documentos, fotografias e outros objetos que fizeram parte da história de Formosa.
Sua estrutura inclui uma galeria de artes, na qual são organizadas as exposições, e um teatro, que sedia apresentações de música e dança.
De forma geral, o museu é o principal ponto turístico cultural da cidade de Formosa.
As visitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Como chegar | está na Avenida Maestro Joaquim de Abriu, no bairro de Vila Aurora.
Laguinho do Vovô e Laguinho da Vovó
Em busca de um lugar para apreciar o pôr-do-sol em Formosa? Recomendamos, então, caminhar pelas margens do Laguinho do Vovô.
O lago é bastante procurado para caminhadas, corridas e outras atividades físicas ao ar livre, já que conta com bastantes espaços e caminhos.
Além dele, existe o Laguinho da Vovó, também conhecido como Lago do Abreu, que é outra área comunitária de lazer com bastante espaço para relaxar.
Como chegar | o laguinho do vovô está na Avenida Ivone Saad, já o laguinho da vovó está na Rua das Américas.
Mosteiro Nossa Senhora da Ternura
Em meio à tranquilidade da zona rural de Formosa, o Mosteiro Nossa Senhora da Ternura é o lar de monges beneditinos de Direito Diocesano, pertencentes à Igreja Católica Apostólica Romana.
O local recebe visitantes para as missas e outros eventos religiosos. O site oficial do mosteiro mostra todas as informações sobre horários e programação.
Como chegar | o mosteiro é acessado pelo km 03 da GO-458, a cerca de 7 km do centro de Formosa.
Lagoa Feia
Considerado como um dos maiores lagos naturais de toda a região Centro-Oeste do país, a Lagoa Feia se situa a apenas 5 km do coração do centro de Formosa!
Curiosamente, o nome não possui nenhuma relação com a paisagem, que, de feia, não tem absolutamente nada.
O termo “feia” foi dado por conta do difícil acesso ao local antigamente, já que a mata densa e fechada ao seu redor era tida como “escura e feita” pela população local.
Hoje, a lagoa proporciona uma ótima estrutura turística, com restaurantes, pedalinho, jet ski e até mesmo passeio de lancha.
Por ter uma profundidade em torno de 100 metros, o local é queridinho dos amantes de esportes aquáticos, como canoagem, stand up paddle e pescaria.
Como chegar | a lagoa está na Rua Benedito Tasso Dutra, a 5,5 km do centro de Formosa.
9. Outros Parques em Formosa
Itiquira Park
Vizinho do Salto do Itiquira, o Itiquira Park é uma atração indispensável se você está viajando com crianças, pois sua estrutura dispõe de um parque aquático com diversos ambientes.
O parque oferece restaurantes, piscinas de águas correntes, piscinas aquecidas, trilhas e, para mais conforto, hospedagem em chalés.
Mais detalhes sobre cada atração você encontra no site oficial.
O parque funciona das 9h30 às 17h, aos sábados, domingos e feriados
Como chegar | partindo do centro de Formosa, pegue a GO-524 até o parque, que se situa na zona rural da cidade.
Adventure Eco Park
Entre os parques localizados nas proximidades de Formosa, o Adventure Eco Park é um dos mais procurados por famílias.
Agradando de crianças a adultos, a estrutura do local disponibiliza serviços e atividades para um dia inteiro de lazer, como circuitos de arvorismo, escalada e tirolesa para diferentes idades.
Além disso, o parque costuma organizar diversos eventos em feriados e outras datas comemorativas. No perfil oficial do instagram é possível conferir mais informações.
A visitação é feita de terça a domingo, com agendamento prévio. Detalhes sobre preços e dados para contato estão disponíveis no site da prefeitura de Formosa.
Como chegar | o parque fica a apenas 5,5 km do centro da cidade, podendo ser acessado pela Avenida Contôrno.
10. Rampas de Voo Livre
Reservamos para o final da nossa lista do que fazer em Formosa a atração mais radical da opção de fazer voo livre.
Formosa é um local super conhecido para os praticantes de parapente e asa delta, então vale a pena se aventurar por aqui. Os lugares indicados são:
- Vale do Paranã
- São Pedro (Morro do Urubu)
- Cantinho do Sossego
11. Mais atrações próximas de Formosa
Poço Azul
Parte do Distrito de Bezerra e cerca de 43 km de distante do centro de Formosa, o Poço Azul é com certeza uma das atrações mais bonitas do destino.
A partir da lagoa com águas em tom de azul, é possível observar peixes e outros animais da biodiversidade da região enquanto mergulha!
O local fica dentro de uma propriedade particular, rodeada de mata nativa protegida para preservação.
Como chegar | o poço se situa a pouco mais de 59 km do centro de Formosa, e é acessado pela BR-020.
Caverna Escaroba
Acessada por meio de rapel que passa por uma claraboia, a Caverna Escaroba não é um ponto turístico tão concorrido quanto os outros que citamos, mas que guarda uma beleza natural única.
Dentro da caverna, os turistas se deparam com formações rochosas peculiares, além de uma pequena queda d’água, para completar o visual.
Como chegar | a caverna é acessada pela BR-020, e se situa a pouco mais de 50 km do centro de Formosa. Para esse trajeto e também para o rapel, contrate os serviços de uma agência de turismo.
Fazenda Lajedo
Além de poder desfrutar de uma boa refeição com pratos de comida caipira, na Fazenda Lajedo você pode curtir atrativos como trilhas, cachoeiras e o Poço Verde.
O restaurante serve comida à vontade, com opções variadas e preços super acessíveis.
A fazenda também oferece uma área reservada para camping.
Como chegar | a fazenda faz parte do distrito de Bezerra, que é acessado pela BR-020. Após 5 km depois de entrar no distrito, entre no recuo à direita da pista para virar na estrada de terra à esquerda, onde também consta uma placa indicando o Hotel Fazenda Araras.
Feito isso, continue por mais 7 km de estrada de terra até a entrada do Buraco das Araras, passe em frente ao Hotel Fazenda Araras e vire à direita seguindo as placas até a fazenda.
Cachoeira da Água Fria
A queda d’água da Cachoeira da Água Fria também não deixa a desejar, viu? São 110 metros de altura em meio a um belíssimo cânion.
Por estar um pouco “escondida”, a cachoeira não é tão movimentada como outras da região. Então, é uma boa opção para incluir na lista caso você prefira por lugares mais tranquilos e rústicos.
Completando a paisagem, o poço de águas verdes oferece um bom banho.
Como chegar | a trilha que dá acesso à cachoeira exige preparo físico e certa experiência. Ao total, recomenda-se reservar de 1 a 2 dias inteiros para fazer o caminho – dependendo do ritmo.
Saindo do centro de Formosa, são cerca de 90 km de estrada até o início da trilha. Deste 90, 60 km são pela GO-116 e mais 30km por uma estrada de terra.
Ao passar pelas porteiras da propriedade, siga por aproximadamente 10 km pelo caminho. Para esta trilha, recomendamos você contratar os serviços de um guia.
Mais detalhes sobre a experiência você pode encontrar no blog Casal de Mochilão.
12. Onde comer: restaurantes em Formosa
A oferta gastronômica de Formosa apresenta opções para todas as horas do dia, desde restaurantes self-service populares até bares com música ao vivo.
Os estabelecimentos que indicamos são:
Mediterranium – $$$ | é o melhor restaurante especializado em cozinha mediterrânea de Formosa. Em uma das principais avenidas da cidade, serve almoço e jantar em um ambiente descontraído e sofisticado.
Dom Fernando Restaurante Rural – $$ | aberto apenas para o almoço, é uma ótima opção para quem curte clima de fazenda, com pratos feitos em forno a lenha e espaços com decoração de roça.
Saintpeter – $$ | com uma pegada mais intimista, tem um cardápio com sabores da cozinha brasileira, sul-americana e japonesa! Conta com uma boa variedade de peixes, frutos do mar e música ao vivo.
Panela de Ferro – $$ | mais uma opção para quem busca por custo-benefício e gostinho de casa. A estrutura dispõe de área interna e externa, e é bem elogiada pelo atendimento.
Pimenta Bar – $$ | uma ótima parada para um happy hour, com cerveja gelada, porções bem servidas e ambiente descontraído.
Restaurante Casarão – $$ | a poucos metros de uma das principais praças da cidade, este restaurante é um dos mais frequentados de Formosa. O cardápio inclui desde preparações com churrasco até pizzas.
Restaurante Paladar – $$ | é ideal para uma refeição rápida, prática e, claro, saborosa. O self-service funciona no almoço e jantar, com opções de carnes, saladas, massas e mais.
Mais dicas de viagem para Formosa
Agora você vai ficar por dentro de informações bem importantes para que seu planejamento de viagem para Formosa saia corretamente:
- Por que conhecer
- Onde fica Formosa
- Como chegar
- Como circular
- Onde se hospedar
- Quando ir
- Quantos dias ficar
- Mapa
Por que conhecer Formosa
Com mais de 42 sítios arqueológicos catalogados pelo IPHAN, Formosa é uma das joias do interior de Goiás, rodeada por lagoas, cachoeiras, cavernas, matas e rios de água cristalina.
Mesclando turismo de aventura, ecoturismo e turismo rural em meio às paisagens únicas do cerrado brasileiro, é considerada uma das mais bonitas de todo o estado.
Por abrigar 16 cachoeiras, e dezenas de nascentes – 36 somente no Vale do Paranã – e rios que correm para as bacias do Amazonas, São Francisco e Paraná, Formosa é apelidada como o “O Berço das Águas”
Fundado em 1844, o município conta com atrações históricas e, na parte cultural, festas religiosas durante o ano inteiro.
Onde fica Formosa
Formosa se encontra a 280 km da capital de Goiânia e a aproximadamente 80 km de Brasília. Além disso, está no caminho para a Chapada dos Veadeiros, a cerca de 216 km do destino.
Como chegar em Formosa
Caso queira pegar menos estrada até a cidade, recomendamos desembarcar no Aeroporto Internacional de Brasília, localizado a aproximadamente 88 km de Formosa.
Mas, o Aeroporto de Goiânia, a 271 km, também recebe voos das principais capitais do país.
Após o desembarque em alguma das duas cidades, basta pegar um ônibus ou alugar um carro até o destino. Confira as rotas utilizadas:
Carro
Saindo de Brasília | siga pela Rodovia BR-020 por aproximadamente 1h20 de viagem.
Saindo de Goiânia | o caminho mais rápido é feito pela BR-060. Passando Taguatinga, entre na BR-020 e siga até chegar em Formosa. Ao total, a viagem leva cerca de 4h, e há dois pedágios.
Ônibus
Saindo de Brasília | com 1h20, há ônibus com viagem direta para o destino.
Saindo de Goiânia | será necessário pegar um ônibus até Brasília, durando cerca de 3h30 e oferecido pela Viação Goiânia LTDA. De lá, siga com a Expresso Vila Rica.
Evite filas e compre suas passagens com antecedência!
Como circular em Formosa
A melhor forma para chegar e se locomover pela cidade é utilizando um carro, pois isso te garantirá mais autonomia e liberdade para conhecer as atrações – que ficam distantes umas das outras.
E como estamos falando de lugares situados muitas vezes em meio à natureza, a contratação de guias com veículos especializados para os trajetos será necessária em certos casos.
A cidade conta com apenas duas linhas de ônibus municipais e não é coberta pelos serviços oferecidos por aplicativos de transporte.
Se você não tem carro ou não quer viajar com seu veículo, fique tranquilo. A RentCars é um comparador de preços entre as melhores locadoras do mercado. Usamos e aprovamos, já que facilita todo o processo de contratação realizado totalmente online.
Onde ficar em Formosa
Como Formosa é formada por um pouco mais de 100 mil habitantes, a rede hoteleira da cidade não é muito vasta e variada. Mas é possível encontrar boas opções de hotéis e pousadas próximas ao centrinho.
O perfil das hospedagens é simples, oferecendo o essencial para uma noite de sono após um dia lotado de passeios. Nossas sugestões de onde se hospedar em Formosa são:
Solaris Hotel – $$ | a cerca de 1 km do centro da cidade, é uma das opções mais sofisticadas. Os quartos são espaçosos e confortáveis, com alguns dispondo de cozinha compacta. Além disso, o buffet de café da manhã é super variado. Confira valores.
Sofisticatto Park Hotel – $$ | como está mais distante da região central (5 km), é uma boa escolha para quem prefere mais tranquilidade. Na propriedade há piscinas, jardim, academia, bar e quartos com boas disposições para famílias. Confira valores.
Hotel Conviver – $ | sendo o único de classificação três estrelas, esse hotel acomoda bem desde casais até grupos de amigos, pois oferece quartos com varanda, área de estar e café da manhã continental completo. Confira valores.
Rio Preto Hotel – $ | com uma pegada super charmosa, fica pertinho das principais atrações e serviços do centro de Formosa. Apesar de simples, a estrutura é composta por quartos arejados e café da manhã fresquinho. Confira valores.
Hotel Imperatriz – $ | entre as opções mais econômicas, esse hotel é o mais simples, mas sem deixar de garantir conforto aos hóspedes, que curtem bar, lounge compartilhado, jardim, café da manhã e quartos confortáveis. Confira valores.
Melhor época para conhecer Formosa
A região que compreende a cidade de Formosa possui duas estações bem definidas: um período chuvoso, que vai de outubro a abril, e um seco, de maio a setembro.
Nossa recomendação para que você possar curtir as atrações ao ar livre com mais segurança é ir durante os meses mais secos, já que com chuvas as trilhas ficam fechadas e, as cachoeiras, indisponíveis para banho.
Durante a estação seca, as águas costumam ficam mais cristalinas e as temperaturas não deixam de ser agradáveis.
Quantos dias ficar em Formosa
Em um final de semana é possível conhecer algumas das principais atrações do destino, mas para isso é preciso escolher bem o que conhecer. E não poderá se estender muito em cada parada.
Como você viu, há muito o que fazer em Formosa Então, se você tiver disponibilidade, reserve no mínimo 3 ou 4 dias para essa viagem. Assim, você conseguirá explorar um pouco mais as belezas da região da forma que ela merece.
Mapa das atrações em Formosa
Destacamos no mapa abaixo todos os pontos turísticos que foram citados ao longo deste post. Confira:
O que achou do nosso guia de viagem para Formosa?
Agora você tem todas as ferramentas para planejar uma viagem incrível pelo interior de Goiás, passando por uma das cidades mais ricas em natureza preservada.
Depois de montar o seu roteiro do que fazer em Formosa, nos conte qual ponto turístico mais chamou a sua atenção!
Boa viagem!
Em Formosa contamos com a parceria da Chapada Indaiá, da Cachoeira do JK e do Parque EcoBocaina. Deixamos também um agradecimento especial à Pamella (blog Trips da Pam) e à Secretaria de Formosa pelo apoio com o planejamento de nossa viagem!
Explore outros destinos incríveis de Goiás:
- O que fazer na Chapada dos Veadeiros: atrações + dicas (2022)
- Roteiro Chapada dos Veadeiros: o que fazer em 3, 5 e 7 dias
- O que fazer em Pirenópolis: cachoeiras + dicas de passeios (2022)
- Pousadas em Pirenópolis: as 12 melhores do destino
- O que fazer em Caldas Novas: parques + atrações imperdíveis
- Onde ficar em Caldas Novas: melhores hotéis + principais regiões
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.