Imagine-se à beira da praia de uma ilha paradisíaca no extremo litoral potiguar. Sentiu a calmaria? Então chega mais e vem aqui conferir o que fazer em Galinhos – a natureza te chama!
Galinhos, no Rio Grande do Norte, é o lugar perfeito para quem quer exclusividade. Seja na hospedagem, restaurantes ou atrações turísticas, o clima é sempre de muita tranquilidade.
A partir de agora, você saberá quais são as melhores praias, passeios e atrações para conhecer na região de Galinhos!
- Praia de Galinhos
- Praia do Farol
- Praia do Pontal
- Dunas do André
- Dunas do Capim
- Passeio de barco
- Passeio de buggy
- Vila de Galos
1. Praia de Galinhos
Se você é fã de praias desertas e peculiares, a Praia de Galinhos é uma parada obrigatória durante a sua viagem!
A praia possui um visual incrível, que mescla águas tranquilas, dunas e, dependendo da época, ventos perfeitos para a prática de windsurf.
A faixa de areia é bem tranquila, mas conta com algumas opções de restaurantes. Então, acaba sendo bem frequentada por famílias.
Dica | os praticantes de kitesurf e windsurf encontram bons ventos a partir do 2º semestre do ano
Como chegar | a praia está bem no centrinho de Galinhos. O acesso se dá pela Rua Prefeito Nho Galvão.
2. Praia do Farol
Localizada no extremo da península que abriga a cidade de Galinhos, a Praia do Farol é uma das mais preservadas da região.
É lá que você vai encontrar o Farol de Galinhos, construído em 1931 e, mesmo passando por reformas, manteve seu estilo original.
Cercado por rochas na faixa de areia e águas cristalinas, o farol deixa o visual perfeito para fotos, principalmente ao entardecer.
Como chegar | fica a apenas 750 metros do centrinho. Basta seguir pela Rua Prefeito Nho Galvão.
3. Praia do Pontal
A Praia do Pontal é uma das mais selvagens da região de Galinhos. Sem estrutura turística nenhuma, é emoldurada por dunas e um imponente paredão rochoso.
Na época de maré baixa, o local fica ainda mais especial, pois piscinas naturais se formam no mar de águas cristalinas.
Como chegar | a praia se localiza depois da Praia do Farol, mas é acessada apenas por uma trilha de aproximadamente 1 hora.
4. Dunas do André
Caso você tenha visto alguma fotografia de Galinhos anteriormente, certamente essa imagem era das Dunas do André.
No final da tarde, vale a pena ir até as dunas para fazer uma caminhada e admirar um pôr-do-sol de tirar o fôlego.
E por se localizar em um ponto com grande incidência de ventos, boa parte da energia da região é gerada através das torres de energia eólica que estão instaladas por lá.
Como chegar | as dunas ficam a aproximadamente 3 km do centro. A via utilizada para o acesso é a Rua Prefeito Walfredo Ribeiro.
5. Dunas do Capim
Conhecidas por sua imensidão de bancos de areia claras, as Dunas do Capim é outro ponto turístico super fotogênico em Galinhos.
Em meio às dunas, se formam lagoas de água doce e salgada, perfeitas para um banho refrescante.É comum que algumas delas tenham a água um pouco mais salobra, fazendo com que os banhistas boiem naturalmente!
Como chegar | a forma mais fácil de visitar as dunas é por meio de um passeio pela região, oferecido pelas principais agências de turismo. O acesso é feito por barco.
6. Passeio de barco
O passeio de barco pelas atrações turísticas da região de Galinhos é uma oportunidade incrível para conhecer a natureza de pertinho.
Os roteiros costumam passar pelo mangue, pelas praias com salinas ou na região das lagoas, que surgem entre as dunas.
Dependendo do roteiro do passeio, é possível praticar stand up paddle e, ainda, ter direito a refeições para se deliciar com os pratos locais.
Nós fizemos o passeio com a equipe do Junior Tubarão e nossa experiência foi incrível. O serviço é realmente diferenciado e vale muito a pena.
E apesar da natureza ao redor ser linda, o destaque aqui é para a gastronomia: é servido frutas e sashimis fresquinhos, tudo preparado na hora. Bom demais!
Para os mais aventureiros, há a opção de fazer um tour de canoa, cruzando os rios nativos, passando por viveiros de ostras e avistando outros animais marinhos típicos da região.
7. Passeio de buggy
Assim como o tour de barco ou canoa, o passeio de buggy em Galinhos é indispensável para quem quer admirar outras belezas do destino.
A diferença é que esse passeio tem uma boa dose de adrenalina e aventura, já que cruza as dunas móveis da Costa Branca do litoral potiguar.
O objetivo é chegar até as lagoas de águas mornas e cristalinas, que se formam entre os bancos de areia.
Outros roteiros percorrem as praias locais.
8. Vila de Galos
A aproximadamente 4 km do centro de Galinhos, o distrito de Galos também tem seu charme. Ao total, possui apenas 500 habitantes, então, em poucas horas é possível explorar os principais pontos da vila.
Com ruas de areia e quiosques à beira-mar, a vila abriga uma praia paradisíaca. O distrito também é lar de uma biodiversidade incrível e ótimas opções gastronômicas!
Como chegar | o acesso é feito pela Rua Prefeito Walfredo Ribeiro.
Onde comer em Galinhos
As experiências gastronômicas em Galinhos não destoam do clima da cidade. Por lá, os restaurantes são rústicos, simpáticos e com os melhores cardápios para provar a culinária local.
A vantagem é que você não encontrará estabelecimentos com preços muitos altos, e todos têm um bom custo-benefício.
As melhores opções são:
Galinhos Frutos do Mar – $$ | funcionando no almoço e jantar, é o restaurante mais reivindicado de Galinhos. Em um ambiente charmoso e acolhedor, serve pratos tradicionais da culinária nordestina e regional.
Restaurante Barravento – $$ | uma das melhores opções à beira da praia, com mesas ao ar livre e cardápio variado com drinks e preparações com frutos do mar.
Nativus Frutos do Mar – $$ | também localizado à beira da praia, na principal rua do centrinho. Aberto apenas para o almoço, oferece bons drinks e porções.
Restaurante da Nanai – $ | por preços justos, você poderá almoçar ou jantar na melhor localização do centro de Galinhos. A especialidade da cozinha é frutos do mar, com pratos bem servidos.
A Cantina – $ | com uma proposta mais sofisticada, é um dos lugares mais procurados para jantar em Galinhos. As delícias vão desde pizzas até frutos do mar.
Mais dicas de viagem para Galinhos
- Por que visitar
- Onde fica e como chegar
- Como circular
- Onde se hospedar
- Quando ir
- Quantos dias ficar
- O que levar
Por que visitar Galinhos
No extremo norte do litoral potiguar, imagine uma cidadezinha emoldurada por dunas, mangues, praias de água doce e salgada. Pode parecer cena de filme, mas esse é o visual da Galinhos!
Com apenas 3 mil habitantes, Galinhos se destaca por seu clima rústico, e quem passa alguns dias por ali costuma dizer que o tempo parece passar mais devagar.
A vila é um dos destinos mais tranquilos para quem quer curtir as belezas do Rio Grande do Norte sem muita aglomeração e agito.
Porém, não vá pensando que faltará opções do que fazer em Galinhos. A vila é repleta de atrações turísticas de cair o queixo.
Onde fica e como chegar em Galinhos
Galinhos se localiza a cerca de 170 km da capital do estado, Natal. A cidade também fica próxima de São Miguel do Gostoso, a 85 km.
Para chegar em Galinhos, o trajeto é feito em duas partes: via terrestre e pelo rio.
Confira o passo a passo:
De carro
Saindo da capital, o acesso a Galinhos é feito pela BR-406. O seu destino será o Estacionamento Pratagil, na RN-402.
Administrado pela prefeitura, o estacionamento permite que os turistas deixem os veículos por quantos dias desejarem, gratuitamente.
Depois, basta se dirigir ao píer e pegar um barco que faz o trajeto de 10 minutos pelo braço de mar que separa a península de Galinhos do resto do continente.
Para alugar um carro, recomendamos procurar a Rentcars, um comparador de preços entre as melhores locadoras do mercado. Toda a contratação é feita pelo site e você pode escolher qual modelo combina mais com o seu estilo de viagem.
De ônibus
Caso você não queira alugar um carro para realizar o percurso, a Expresso Cabral oferece a rota entre Natal e Macau, com uma parada no Estacionamento Pratagil.
Passeio bate-volta
Como o destino está a apenas 160 km de Natal, outra opção muito procurada pelos turistas é a contratação do passeio à Galinhos de um dia, partindo da capital.
O passeio tem duração de 10 horas aproximadamente e inclui um guia turístico. Ao chegar no destino, você é livre para explorar do seu jeito.
Como circular
Uma vez que a cidade só pode ser acessada de barco, você não verá veículos circulando pelas ruas de paralelepípedo de Galinhos.
O transporte por lá é feito exclusivamente por charretes ou buggys. Mas, como a vila é bem pequena, você não terá problemas em acessar os principais restaurantes e hospedagens a pé.
Onde ficar em Galinhos
A rede hoteleira de Galinhos é composta principalmente por pousadas à beira-mar ou, então, a pouquíssimos metros da praia.
A maior parte delas possui um perfil charmoso, onde é possível avistar o mar diretamente do seu quarto ou das áreas de lazer.
As opções que recomendamos são:
Amagali Pousada | na principal avenida do destino, a 100 metros do centrinho, esta pousada em Galinhos RN é a opção com mais espaços de lazer ao ar livre. De decoração praiana, a infraestrutura dispõe de piscina panorâmica, bar e até mesmo serviço de massagem! Confira valores.
Chalé Oásis | localizada à beira da Praia de Galinhos, oferece aos hóspedes uma experiência de alto nível. Os chalés são super espaçosos e lá você ainda encontra um restaurante de culinária regional, bar e piscina com banheira de hidromassagem. Confira valores.
Pousada Peixe Galo | uma alternativa da cidade de Galos, a 3 km de Galinhos. A estrutura fica a praticamente na faixa de areia da Praia de Galos, com piscina de frente para o mar, bar e quartos aconchegantes. Confira valores.
Pousada Rio Aratuá | esta pousada possui um diferencial: se localiza às margens de um rio! Com uma pegada ainda mais rústica, a área de lazer é repleta de cantinhos para relaxar e, nas acomodações, o conforto está mais do que garantido. Confira valores.
Pousada Villa Galinhos | um bom custo-benefício para quem está em busca de uma hospedagem apenas para descansar depois de um dia de passeios. A poucos metros da praia, a pousada tem suítes arejadas, jardim externo e café da manhã a la carte. Confira valores.
Recanto das Dunas | aqui, os quartos oferecem o necessário para uma boa noite de sono. A cerca de 400 metros da Praia de Galinhos, serve um buffet de café da manhã fresquinho e ainda é pet friendly! Confira valores.
Melhor época para conhecer Galinhos
Como estamos falando do Nordeste, saiba que a temperatura em Galinhos não varia muito ao longo do ano. Você encontrará dias ensolarados e quentes independente do mês que escolher viajar!
Os meses com mais incidência de chuvas são março e abril, mas nada que irá atrapalhar drasticamente a sua viagem.
Em janeiro, fevereiro, junho e julho há certa chance de chuva, mas é bem pouco. Já em agosto, setembro, outubro e dezembro, a probabilidade é menor ainda.
Uma informação importante é que o segundo semestre em Galinhos costuma ter mais ventos, uma vantagem para amenizar a sensação de calor excessivo.
Quantos dias ficar em Galinhos
Em três dias você consegue fazer os passeios principais da região de Galinhos.
Contudo, caso queira aproveitar as praias com mais calma, entrando de vez no clima do destino, uma viagem de cinco dias pode ser uma boa opção.
O que levar para Galinhos RN
Na hora de montar a mala para sua viagem pelo litoral de Galinhos, não se esqueça de incluir estes itens:
- Roupa de banho
- Protetor solar
- Calçados confortáveis para os passeios
- Roupas claras para os dias mais quentes
- Bonés e chapéus para se proteger do sol forte
Outras dicas de planejamento para a mala você encontra em nosso post sobre o que levar para a praia. O conteúdo está bem completo!
Agora você sabe tudo o que fazer em Galinhos na próxima viagem!
Depois de ter lido este post, já é possível dizer que seu planejamento para os dias em Galinhos está mais do que ideal, contemplando desde informações sobre transporte até dicas de restaurantes.
Sua missão agora é fechar a mala, separar as passagens e partir viajar. Volte aqui depois para nos contar como foi a experiência!
Explorando o litoral do Rio Grande do Norte? Você também pode gostar de:
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.