Cercada pela imponência da Sierra Nevada e banhada pela rica cultura andaluza, Granada é um destino que merece sua visita. E nós vamos te mostrar que, apesar da cidade ser pequena, há muito o que fazer em Granada.
Afinal, este é o lugar onde palácios majestosos encontram bares de tapas animados e onde ruas estreitas levam a vistas panorâmicas de tirar o fôlego.
Dos históricos banhos árabes aos impressionantes jardins do Alhambra, uma coisa é certa: o turismo em Granada vai te encantar de alguma forma. E para não deixar nenhuma atração de fora do seu roteiro, aproveite nossas dicas e planeje uma viagem inesquecível para Granada!
Vamos começar com dica boa: a Alhambra é a atração mais procurada em Granada e, por isso, costuma ter filas enormes. Para garantir sua visita sem perder tempo, reserve seu tour guiado por Alhambra com antecedência!
Não importa se você é um amante da história, um foodie em busca dos melhores tapas, ou alguém que aprecia a bela arquitetura, Granada tem algo para você. Vamos lá?
- Centro Histórico
- Alhambra
- Albaicín
- Sacromonte
- Igrejas e mosteiros de Granada
- Mirantes em Granada
- Museus de Granada
- Praças de Granada
- Parques e jardins
- Outras atrações de Granada
- Passeios nos arredores de Granada
- Noite em Granada
- Passeios bate e volta
1. Centro Histórico de Granada
O passeio pelo Centro Histórico é um item indispensável na lista de coisas para fazer em Granada, especialmente para aquelas que visitam a cidade pela primeira vez.
Com suas ruas de paralelepípedos e vielas estreitas, o Centro Histórico nos transporta à época em que os mouros ainda dominavam a região. Se prepare para ficar impressionado com a rica mistura de arquitetura mourisca com influências renascentistas.
O free tour pelo Centro Histórico de Granada é uma das melhores formas de conhecer as principais atrações de lá, como a Catedral de Granada, a Capela Real, a Plaza Nueva e a Plaza Bib-Rambla.
Importante | O free tour é gratuito, mas, ao final, não se esqueça de dar uma gorjeta generosa ao guia.
2. Alhambra
A cidade de Granada é o lar da imponente Alhambra, uma das construções mais impressionantes de toda Espanha e, justamente por isso, um dos pontos turísticos mais visitados do país.
Com vistas deslumbrantes da Sierra Nevada, o complexo da Alhambra tem mais de mil anos de história, cultura e arquitetura. Hoje, a Alhambra é um Patrimônio Mundial da UNESCO.
A história desse monumento histórico começa no século 9, quando era uma pequena fortaleza muçulmana. Ao longo dos séculos, o complexo expandiu e evoluiu sob a dinastia Nasrid, tornando-se uma joia da arquitetura islâmica.
Em 1492, após a Reconquista Espanhola, a Alhambra passou para o domínio dos Reis Católicos, mas grande parte de sua herança islâmica foi preservada.
Depois dessa introdução, nem precisamos explicar o porquê a Alhambra é um item inegociável no seu roteiro para Granada, não é mesmo? Nossa dica é reservar uma visita guiada por Alhambra com antecedência, pois os ingressos são limitados e, assim, você evita perder tempo em filas.
Dentro do complexo da Alhambra, você encontrará uma série de atrações incríveis: os Palácios Nasridas, a Alcazaba, o Palácio de Carlos V e o Palácio Generalife. Vamos te contar um pouquinho sobre cada uma delas.
2.1. Palácios Nasridas
Os Palácios Nasridas ou Nazaríes são uma representação de esplendor e sofisticação do reinado dos sultões da dinastia Nasrid, com seus ornamentos, azulejos e jardins internos. Os destaques do lugar são a Sala dos Abencerrajes, com sua cúpula estrelada, e o majestoso Pátio dos Leões, com suas 124 colunas de mármore.
2.2. Alcazaba de Granada
A Alcazaba de Granada é uma fortaleza que nos oferece uma visão fascinante da história militar da cidade. Construída durante o reinado dos sultões muçulmanos, a fortificação é um destaque da arquitetura militar islâmica.
Além de explorar suas muralhas antigas e torres de vigia, em Alcazaba você ainda pode desfrutar de uma vista panorâmica de Granada e das montanhas de Sierra Nevada.
2.3. Palácio de Carlos V
Para os amantes da arquitetura, o Palácio de Carlos V é um prato cheio. Encomendado pelo imperador Carlos V no século 16, o palácio renascentista representa uma mudança significativa do estilo arquitetônico islâmico predominante na região.
Hoje, o Palácio de Carlos V abriga o Museu de Belas Artes de Granada. Além das artes do museu, a estrutura do palácio por si só já é uma atração, com sua forma circular e colunas dóricas que lembram os edifícios romanos e renascentistas da época.
2.4. Palácio Generalife
Construído como um retiro de verão pelos sultões Nasrid no século 13, o Palácio Generalife é conhecido por seus exuberantes jardins, pátios e fontes.
Um dos lugares mais atrativos do palácio são os Jardins do Generalife, que mais parecem um pedaço do paraíso. Por lá, não deixe de apreciar a deslumbrante vista panorâmica de Alhambra e dos picos das montanhas de Sierra Nevada ao fundo.
3. Albaicín
Localizado nas colinas opostas à Alhambra, Albaicín é um bairro histórico de Granada. Conhecido por suas ruas estreitas e sinuosas, casas brancas caiadas e pátios internos, Albaicín ainda preserva a arquitetura e a cultura da época medieval mourisca.
Vale a pena conhecer esse charmoso bairro. Por lá, você também vai encontrar diversas lojas de artesanato, bares de tapas tradicionais e mirantes, como o da Plaza de San Nicolás, famoso por sua vista espetacular da Alhambra, especialmente ao pôr do sol.
4. Sacromonte
Outro bairro que vale a pena visitar em Granada é o Sacromonte. Situado nas encostas de Granada, esse é um tradicional bairro cigano riquíssimo em história e cultura, além de ser considerado o berço do flamenco.
O destaque da região são as Cuevas de Sacromonte, casas brancas caiadas esculpidas dentro das rochas. Muitas dessas cavernas agora estão abertas ao público no Museu Cuevas del Sacromonte, que falaremos mais adiante. Sacromonte ainda abriga a Abadia do Sacromonte, fundada no século 16.
Uma das experiências mais autênticas que você pode vivenciar em Sacromonte é assistir a um espetáculo de flamenco em tablados locais, onde artistas talentosos trazem à vida essa arte enraizada na cultura cigana.
5. Igrejas e mosteiros
Não falta o que fazer em Granada quando o assunto é igreja. Desde majestosas catedrais a pequenas capelas, as igrejas de Granada atraem tanto os religiosos quanto os amantes das artes.
Listamos algumas igrejas que você não pode deixar de conhecer em Granada, Espanha.
5.1. Catedral de Granada e Capela Real
Com sua fachada de tirar o fôlego, a Catedral de Granada representa uma parte significativa da história da cidade. Sua construção começou no século 16 sobre a antiga mesquita da cidade, refletindo a transição do domínio mouro para o cristão em Granada.
A característica mais ilustre da catedral é sua combinação única de estilos arquitetônicos, que inclui elementos góticos, renascentistas e barrocos. O interior é igualmente impressionante, com sua abóbada majestosa e vitrais coloridos.
Ao lado da catedral está a Capela Real, que foi construída para abrigar os túmulos dos Reis Católicos, Isabel e Fernando. Com estilo gótico, a capela tem uma rica coleção de arte sacra.
Com certeza, compensa incluir uma visita guiada da Catedral e da Capela Real no seu itinerário de lugares para conhecer em Granada.
5.2. Basílica de San Juan de Dios
Outra igreja com uma arquitetura de cair o queixo é a Basílica de San Juan de Dios. Construída no século 18, a basílica de estilo barroco é dedicada a São João de Deus, o santo padroeiro dos doentes e dos cuidadores.
A basílica também abriga o mausoléu de San Juan de Dios. É um dos lugares de Granada que valem a visita, mesmo para os não cristãos!
5.3. Abadia de Sacromonte
Situada nas colinas de Granada, a Abadia de Sacromonte foi fundada no século 16 e tem enorme importância espiritual e histórica. Seu interior é todo adornado com ricos detalhes arquitetônicos e obras de arte sacra.
A abadia ainda oferece uma vista panorâmica de Granada, que proporciona lindas fotos. A entrada na Abadia de Sacromonte é paga e você pode reservar seu bilhete antecipadamente.
5.4. Mosteiro da Cartuja
O Mosteiro da Cartuja, ou Monasterio de la Cartuja em espanhol, é mais um local do nosso guia de pontos turísticos religiosos de Granada.
Com arquitetura do estilo barroco espanhol, o mosteiro conta com uma série de capelas ricamente decoradas, cada uma com seu próprio caráter e beleza. O destaque vai para a Capela de São Bruno, que apresenta uma cúpula de mármore e afrescos deslumbrantes.
O Monasterio de la Cartuja também tem um museu que exibe uma vasta coleção de obras de arte sacra, incluindo pinturas, esculturas e objetos litúrgicos preciosos.
5.5. Mosteiro de São Jerônimo
Finalizando nosso tour religioso em Granada, indicamos que você conheça o Mosteiro de São Jerônimo, ou Monasterio de San Jerónimo em espanhol.
Construído no século 16, o mosteiro de arquitetura renascentista foi o primeiro mosteiro cristão construído após a Reconquista de Granada pelos Reis Católicos, tornando-se um marco histórico da cidade.
6. Mirantes
À essa altura do texto, você já reparou que vários pontos turísticos em Granada oferecem vistas extraordinárias da cidade, não é mesmo? Mas saiba que a cidade guarda atrações especificamente para você se deleitar com as lindas paisagens da região de Andaluzia: os miradores!
Confira alguns deles:
6.1. Mirador de San Nicolás
O Mirador de San Nicolás é um dos locais mais populares de Granada, muito frequentado por turistas e moradores locais também. Situado no bairro de Albaicín, o mirante oferece uma vista fascinante de Alhambra, principalmente quando o sol se põe.
As cores quentes do entardecer pintam o céu e os detalhes do palácio, criando uma imagem de tirar o fôlego que parece ter saído de um cartão-postal. É uma parada obrigatória no seu roteiro de viagem para Granada e que vai render belíssimas fotos!
6.2. Mirador de San Cristóbal
Outro famoso mirante em Granada é o Mirador de San Cristóbal. Localizado no alto de uma colina, o mirante proporciona uma vista única da cidade, com suas ruas sinuosas, edifícios históricos e, é claro, o imponente Alhambra ao fundo.
Durante o dia, é possível apreciar a beleza da cidade sob a luz do sol, com os picos das montanhas Sierra Nevada ao longe. À noite, as luzes de Granada criam um cenário mágico, tornando este mirante igualmente encantador após o pôr do sol.
7. Museus em Granada
Além de explorar as ruas de Granada, você pode conhecer ainda mais a história granadina nos museus da cidade. Separamos alguns dos mais famosos para você incluir no seu roteiro!
7.1. Casa-Museu Federico García Lorca
A Casa-Museu Federico García Lorca celebra a vida e a obra do renomado poeta e dramaturgo espanhol. Localizada na huerta de San Vicente, a antiga casa de veraneio da família García Lorca convida os visitantes a mergulhar na vida e no trabalho de um dos escritores mais importantes do século 20.
Com quartos, objetos pessoais e biblioteca preservados, o museu é um tributo vivo à criatividade e ao espírito inovador desse gênio literário. O tour pela casa-museu pode ser reservado antecipadamente.
7.2. Museu da Casa de los Tiros
O Museu da Casa de los Tiros guarda uma vasta coleção de artefatos, documentos e exposições que contam a história granadina.
O museu apresenta desde exposições que exploram o período da Reconquista até aquelas dedicadas à literatura e arte locais, além de ter uma arquitetura que é uma obra-prima por si só.
7.3. Palacio de los Olvidados
O Palacio de los Olvidados é um museu que abre as portas para um capítulo sombrio da história não apenas da cidade de Granada, mas também de toda a Espanha. Isso porque esse edifício histórico foi usado como tribunal da Inquisição ao longo de séculos.
Hoje, o museu expõe a história da Inquisição e os instrumentos de tortura mais utilizados dentro dessas paredes. Vale a pena reservar seu bilhete para o Palacio de los Olvidados e conhecer essa parte da história espanhola.
7.4. Museu Arqueológico de Granada
Localizado na histórica Casa Castril, o Museu Arqueológico de Granada oferece uma visão da história arqueológica de Granada e da região ao redor. Uma visita ao museu irá te transportar a diferentes épocas, desde os tempos pré-históricos até as civilizações antigas.
A coleção do museu inclui artefatos, esculturas, utensílios e muito mais, cada um contando uma história única sobre as pessoas que viveram nesta região ao longo dos séculos. O bilhete é pago na entrada do museu.
7.5. Museu Cuevas del Sacromonte
O Museu Cuevas del Sacromonte permite aos visitantes explorar a história fascinante das cavernas, conhecidas como “cuevas”, que têm sido habitadas por séculos e são um reflexo da rica cultura do povo cigano na região.
As exposições apresentam artefatos, fotografias e histórias que narram a vida cotidiana, as tradições e a música flamenca que floresceu nas cuevas. A visita ao Museu Cuevas del Sacromonte é um item obrigatório na sua programação de lugares para conhecer em Granada.
7.6. Museu de Belas Artes de Granada
O último museu da nossa lista é o Museu de Belas Artes de Granada. Situado em um edifício que é uma verdadeira obra-prima arquitetônica, o museu tem uma coleção de obras de arte.
Suas obras vão desde pinturas renascentistas até esculturas barrocas e arte contemporânea. Além disso, o museu ainda destaca artistas locais e regionais.
8. Praças de Granada
Nas andanças por Granada, garantimos que você vai querer fazer uma parada nas praças, ou melhor dizendo, nas plazas da cidade. Elencamos aqui as mais famosas para você conhecer!
8.1. Plaza Nueva
Localizada no centro do bairro Albaicín, a Plaza Nueva é uma das praças mais icônicas da cidade velha e, portanto, indispensável para quando você visitar Granada.
Rodeada por edifícios históricos e cafés charmosos, a praça é animada pelo movimento de turistas e de locais, sobretudo de artistas de rua.
8.2. Plaza Isabel La Católica
Outra praça emblemática é a Plaza Isabel La Católica. Nomeada em homenagem à rainha Isabel I de Castela, a praça é marcada pela imponente estátua de Cristóvão Colombo, que saudou os monarcas espanhóis nesse lugar após seu retorno das Américas.
Também cercada por prédios históricos, a praça conta com vários restaurantes nos arredores. É o lugar perfeito para tirar belas fotos e, depois, almoçar ou jantar.
8.3. Praça Bib-Rambla
Mais uma opção do que fazer em Granada, a Praça Bib-Rambla é conhecida pelo seu agito e oferta gastronômica irresistível. À medida que o sol se põe, os terraços de café ganham vida, e a praça se torna um ponto de encontro popular para moradores e turistas.
Não deixe de aproveitar os restaurantes e cafés ao redor da praça, eles oferecem uma variedade de pratos espanhóis e tapas.
8.4. Plaza de la Libertad e Puerta de Elvira
A Plaza de la Libertad é mais um marco da história e cultura granadina que também reúne muitos locais e visitantes. Ao lado da praça está a icônica Puerta de Elvira, uma antiga porta da cidade quando Granada ainda era dominada pelos muçulmanos.
9. Parques e jardins de Granada
Não faltam parques e jardins para conhecer e relaxar em Granada. Separamos os mais famosos para você adicionar ao seu roteiro de viagem:
9.1. Parque Federico García Lorca
Nomeado em homenagem ao famoso poeta, o Parque Federico García Lorca é um tributo à paixão de García Lorca pela natureza e pela poesia.
Os jardins, riachos e vegetação do parque formam um cenário fascinante para uma sessão de fotos ou um simples passeio. Por lá, você irá encontrar uma estátua em homenagem a García Lorca.
9.2. Jardim Botânico de Granada
O Jardim Botânico de Granada guarda uma diversa coleção de plantas de todas as partes do mundo. Para os amantes da natureza, vale a pena reservar um tempo para conhecer a história e origem das plantas, flores e árvores do lugar.
Além de ter um centro de pesquisa e conservação de plantas, o jardim também abriga uma série de estufas que criam ambientes específicos, desde florestas tropicais até habitats desérticos. É, literalmente, um mundo à parte dentro de Granada.
9.3. Parque das Ciências
O Parque das Ciências de Granada é o lugar onde a ciência ganha vida, sendo uma ótima ideia de passeio divertido para todas as idades, especialmente para crianças.
O parque tem várias exposições interativas, experimentos práticos e atividades educacionais de vários temas, desde astronomia até biologia. Além disso, o parque também abriga um planetário, um aquário e um jardim botânico.
9.4. Jardines del Triunfo
Quando estiver batendo pernas pelo centro de Granada, aproveite para descansar na calmaria dos Jardines del Triunfo. Com uma variedade de árvores, flores coloridas e fontes graciosas, os jardins criam um ambiente super relaxante.
Além de sua beleza natural, os Jardines del Triunfo têm um significado histórico significativo. O nome do jardim se refere ao triunfo das forças cristãs durante a Reconquista de Granada. Uma estátua comemorativa de lá presta homenagem a essa conquista.
9.5. Carmen de los Mártires
O Carmen de los Mártires é um lugar mágico que mais parece ter saído de um conto de fadas. Esse encantador jardim fica no sopé da Alhambra, o que garante uma vista maravilhosa do palácio e dos picos distantes da Sierra Nevada.
Além de diversas flores, lagos e árvores centenárias, o Carmen de los Mártires também é o abrigo de um palácio do século 19. O lugar ainda é famoso por suas lendas e histórias de fantasmas.
10. Outras atrações de Granada
Nós avisamos que o guia sobre o que fazer em Granada era longo, não? Então, continue preenchendo seu roteiro com mais algumas atrações e passeios imperdíveis na cidade!
10.1. Corral del Carbón
Construído no século 14, o Corral del Carbón é um dos poucos exemplos remanescentes de um caravanserai muçulmano na Espanha, isto é, um “palácio de caravanas”. Ele serviu como um local de hospedagem para mercadores que viajavam pela cidade, oferecendo abrigo para eles e seus bens, incluindo o carvão, daí o nome “Corral del Carbón”.
Por lá, você vai notar uma mistura única de arquitetura islâmica e renascentista. Hoje, o edifício conta com vários eventos culturais, como exposições de arte e apresentações musicais.
10.2. Palácio de Dar al-Horra
O Palácio de Dar al-Horra é outra joia arquitetônica de Granada. Construído durante o século 15, este palácio foi a residência da última rainha muçulmana de Granada, Aixa, também conhecida como Isabel de Solís, após a Reconquista Cristã da cidade.
O palácio é uma bela amostra da arquitetura nasrida, caracterizada por seus belos arcos, azulejos decorativos e pátios exuberantes. Lá, os turistas podem explorar cada cantinho do palácio e, a partir do seu terraço, desfrutar de uma vista panorâmica da Alhambra e do bairro Albaicín.
10.3. Palácio de los Córdova
O Palácio de los Córdova é mais uma obra-prima arquitetônica que conta a história granadina. Erguido no século 16, esse palácio renascentista mostra a influência da arquitetura italiana na Espanha da época.
Além de uma estrutura que vai te deixar boquiaberto, o palácio tem um lindo jardim para você descansar e admirar a beleza do lugar longe da agitação do centro.
10.4. Mercado Alcaiceria
O Mercado Alcaiceria é um destino imperdível para fazer compras em Granada e garantir uma lembrança especial de sua viagem. Herdeiro de uma antiga tradição árabe, esse mercado lembra o período medieval, quando a cidade era o centro do comércio de seda e especiarias.
Com uma vibe exótica com muitas cores, as estreitas vielas do mercado estão repletas de lojas que vendem uma variedade de produtos, desde artesanato local até souvenires e especiarias, além de barracas cheias de tapetes, joias, cerâmicas e muito mais.
10.5. Calle Calderería Nueva
Outro lugar para comprar uma lembrancinha de Granada é a Calle Calderería Nueva, mais conhecida como “la Calle de las Teterías”. Seu nome se deve às teterias, ou casas de chá, que são destinos populares nesta rua.
Pelas ruazinhas em labirinto, os turistas se sentem em uma pequena Marrakech. Por lá, você vai encontrar dezenas de lojas de chá, cafés e de produtos artesanais, lanternas decorativas, tapetes coloridos e souvenires. Aproveite para experimentar pratos típicos do Oriente Médio nos restaurantes dos arredores.
10.6. El Bañuelo
El Bañuelo, também conhecido como os Banhos Árabes de Granada, é mais uma herança do domínio mourisco que vale a pena conhecer na cidade.
Construído no século 11, este complexo de banhos públicos é um verdadeiro testemunho da sofisticação e engenhosidade da arquitetura islâmica. Se prepare para ficar maravilhado com a beleza dos azulejos, arcos e fontes do lugar.
10.7. Hammam Al Ándalus
Falando em banho árabe, no Hammam Al Ándalus sua experiência pode ir além. Este spa e complexo de banhos é uma homenagem à rica herança mourisca da cidade.
Nossa dica é reservar um banho relaxante no melhor estilo árabe e, literalmente, se banhar de história. Além de um banho de 1h30, que alterna entre salas de água fria, morna e quente, você ainda pode fazer uma massagem relaxante e limpeza de pele.
10.8. Paseo de los Tristes
Às margens do Rio Darro, o Paseo de los Tristes, ou Passeio dos Tristes, é uma rua famosa, marcada por sua arquitetura histórica e importância cultural na cidade.
Tire um tempinho do seu roteiro para passear por lá. Além de admirar a arquitetura do passeio e a vista panorâmica de Alhambra, você ainda pode experimentar a culinária local nos restaurantes ao redor.
10.9. Carrera del Darro
Um pouco mais adiante do Paseo de los Tristes, fica a Carrera del Darro, outra rua que merece um espacinho no seu itinerário por Granada.
Também às margens do Rio Darro, a rua é famosa pela arquitetura histórica, restaurantes e cafés que oferecem refeições com vista para o rio e a Alhambra.
Passeios nos arredores de Granada
Se você ainda tiver tempo sobrando no seu roteiro de viagem para Granada, sugerimos alguns passeios de um dia nos arredores da cidade. Confira abaixo!
Trilho Los Cahorros de Monachil
A poucos quilômetros de Granada, um passeio que vale a pena fazer é o Trilho Los Cahorros de Monachil. Além de paisagens deslumbrantes, durante a trilha, você irá encontrar pontes suspensas, riachos, desfiladeiros e outras belezas naturais.
A trilha tem mais de 6 km, mas não se preocupe, ela é indicada para todas as idades, já que o caminho é tranquilo e sem muitos obstáculos. Aproveite para reservar a trilha pelos Cahorros com antecedência e já incluí-la no seu roteiro.
Sierra Nevada
A Sierra Nevada, situada nas proximidades de Granada, é uma cadeia de montanhas majestosas. Ela é conhecida por sua beleza natural e pela famosa estação de esqui que atrai muitos turistas.
Durante o inverno, a Sierra Nevada se transforma em um paraíso para esquiadores e praticantes de snowboard, com trilhas bem cuidadas e neve de qualidade.
Seja para praticar esportes de inverno ou só admirar a beleza da cordilheira, compensa (e muito) reservar um passeio de um dia pela Sierra Nevada.
Cuevas de Nerja
Também conhecidas como as Cavernas de Nerja, as Cuevas de Nerja são um sistema de cavernas espetaculares. Por lá, você pode viver a experiência de explorar uma rede subterrânea de formações rochosas, estalactites e estalagmites impressionantes.
As cavernas são famosas por suas enormes salas, que podem atingir alturas de até 32 metros. Uma das mais famosas é a Sala do Ballet, onde as estalactites e estalagmites se assemelham a bailarinas em movimento.
Além disso, as Cuevas de Nerja abrigam uma série de pinturas rupestres que remontam a mais de 20 mil anos. É um passeio para se sentir como um verdadeiro Indiana Jones.
O que fazer em Granada à noite
Como já comentamos, alguns dos principais pontos turísticos de Granada também são bem agitados depois do pôr do sol, como a Plaza Nueva, o Mirador de San Cristóbal e o bairro Albaicín.
Abaixo, reunimos mais algumas ideias sobre o que fazer em Granada à noite. Aproveite!
Calle Elvira | É uma das ruas mais emblemáticas de Granada. Por lá, você vai encontrar uma infinidade de bares, restaurantes e cafés que servem tapas tradicionais espanholas e bebidas locais.
Calle Navas | Outra rua famosa de Granada, principalmente pela cena gastronômica. Passeando por aqui, você vai poder apreciar a culinária local em diferentes restaurantes.
Flamenco | Granada é o berço do flamenco, e assistir um show é atividade obrigatória nas suas noites em Granada. Você pode curtir uma apresentação de flamenco no bairro de Albaicín ou um espetáculo nas cuevas de Sacromonte.
Teatro Isabel la Católica | Fundado no século 19, esse teatro oferece diversos espetáculos teatrais, musicais e de dança de artistas locais e internacionais. Vale dar uma olhada na agenda de shows para incluir algum na sua programação.
Tour noturno por Granada | Uma sugestão mais inusitada de passeio em Granada é o free tour dos mistérios e lendas da cidade. No tour, os turistas conhecem Granada por meio de suas histórias sobre a Inquisição, exorcismos e bruxaria.
Gastronomia em Granada: onde provar tapas e dicas de restaurantes
Em Granada, você não pode deixar de experimentar as tradicionais tapas espanholas. Para encontrar os melhores points da culinária local, nossa indicação é reservar uma excursão gastronômica a pé.
O bairro Albaicín, a Calle Navas, a Calle Elvira e a Carrera del Darro são alguns dos lugares para visitar em Granada onde você vai encontrar restaurantes de culinária local oferecendo as típicas tapas.
Além das tapas, Granada também tem uma rica culinária regional, com pratos como o “plato alpujarreño” (um prato de montanha com morcilla, presunto e batatas) e o “salmorejo” (uma sopa de tomate e alho).
Em muitos restaurantes e bares de Granada, quando você pede uma bebida, recebe uma pequena porção de tapas como cortesia, aproveite!
Nossas dicas de restaurantes incluem o Tablao Flamenco Jardines de Zoraya, o Bodegas Castañeda e o La Cuchara de Carmela para experimentar tapas, e o Los Diamantes para frutos do mar frescos.
O que fazer em Granada: dicas de passeios bate e volta
Além de Granada, a região de Andaluzia conta com várias cidades igualmente magníficas e que valem a sua visita.
Para visitar esses destinos próximos, você terá duas opções:
- ir de trem | se quiser praticidade, essa deve ser sua escolha. Alguns percursos são feitos pelos AVE – trens de alta velocidade – e você deve reservar sua passagem com antecedência.
- alugar um carro | indicado para visitar algum local onde não há trens, ou para ir fazendo paradas em cidadezinhas simpáticas, aproveitando o percurso. Você também pode fazer a cotação e reservar seu carro alugado com antecedência.
Aqui estão algumas opções de passeios bate e volta saindo de Granada:
Sevilha | A capital da Andaluzia, Sevilha, apresenta belezas arquitetônicas espetaculares. A forma mais conveniente de chegar até lá é de trem AVE, o que ainda permite que você curta o cenário enquanto se desloca.
Córdoba | A 2 horas de carro de Granada, Córdoba é famosa pela Mesquita-Catedral, o bairro judeu e a Ponte Romana. Assim como Sevilha, a melhor maneira de chegar a Córdoba a partir de Granada é de trem AVE.
Ronda | Ronda está a aproximadamente 2 horas de carro de Granada e é conhecida por suas vistas deslumbrantes dos desfiladeiros e da famosa Ponte Nova. Embora haja opções de ônibus, a maneira mais prática de chegar a Ronda é de carro.
Alpujarras | Esta região montanhosa fica a cerca de 1,5 horas de carro de Granada e oferece trilhas, vilarejos e uma atmosfera tranquila. Para explorar as Alpujarras, recomendamos que você alugue um carro em Granada.
Costa Tropical | Facilmente acessível de carro a partir de Granada, é a melhor opção para desfrutar das praias e cidades costeiras. A gastronomia local à base de frutos do mar é uma atração imperdível nesta região.
Nerja e Frigiliana | Essas cidades costeiras estão a cerca de 1h30 de carro de Granada e são conhecidas por suas praias e ruas de paralelepípedos. Nossa dica é ir de carro mesmo, para facilitar a exploração da costa.
Málaga | Também a cerca de 1h30 horas de carro de Granada, Málaga oferece uma mistura de história, cultura e praias ensolaradas, incluindo o Museu Picasso e o Alcazaba. É mais conveniente chegar lá de trem.
Turismo em Granada: mais dicas de viagem
Antes de você finalizar seu roteiro de viagem para Granada, temos mais algumas dicas importantíssimas para tornar sua estadia na Espanha perfeita!
- Onde ficar em Granada
- Como chegar e circular
- Quando ir
- Quantos dias ficar
- Sugestões de roteiro
- Saúde e segurança
- Dinheiro e câmbio
Onde ficar em Granada: melhores bairros e dicas de hotéis
Decidir onde se hospedar em Granada é um dos primeiros passos para uma viagem bem sucedida. Afinal, você quer estar perto das atrações que deseja visitar, mas também em um bairro que combine com o seu estilo de viagem.
Para te ajudar nessa tarefa, selecionamos os melhores hotéis nas duas principais regiões para se hospedar em Granada: o Centro Histórico e o Albaicín.
Onde ficar em Granada | Centro Histórico
O Centro Histórico é a opção ideal para ficar em Granada, sobretudo se estiver na cidade pela primeira vez. Por aqui, você estará perto dos principais pontos turísticos e com fácil acesso às atrações mais distantes. Veja alguns hotéis nessa área:
Porcel Navas | Pertinho da Catedral e da Capela Real, este hotel oferece acomodações simples, mas com todas as comodidades necessárias, além de ter um bom café da manhã.
Hotel Posada del Toro | Com uma bela arquitetura tradicional andaluza, esta charmosa pousada tem como pontos fortes o conforto, a localização e o ótimo custo-benefício.
Hotel Inglaterra | Com quartos bem equipados e cheios de comodidades, este hotel é uma ótima opção para descansar depois de um dia batendo pernas por Granada.
Onde ficar em Granada | Albaicín
Bem localizado e perto do centro, o Albaicín é onde se concentra parte da rede hoteleira de Granada. Por ser o bairro mais antigo da cidade, ele abriga várias atrações turísticas também, mas é um pouco mais tranquilo que o centro. Nossas dicas por aqui são:
Hotel Macià Plaza | No sopé da Alhambra, este hotel oferece quartos simples e confortáveis por um preço justo, além de um café da manhã completo.
Hotel Plaza Nueva | Na frente da Plaza Nueva, este hotel é outra opção bem localizada e que oferece muitas comodidades, como TV, ar condicionado, café da manhã e amenities.
Casa del Capitel Nazarí | Situado em um palácio do século 16, este hotel dispõe de quartos aconchegantes por um valor acessível, sendo um dos mais bem avaliados da região.
Como chegar em Granada, na Andaluzia
Granada é um destino de fácil acesso a partir de várias partes da Espanha e do exterior. Aqui estão algumas maneiras de chegar a Granada:
Como chegar a Granada de avião
O Aeroporto Federico García Lorca Granada-Jaén (GRX) é a principal porta de entrada de Granada. Do aeroporto, você pode ir para seu hotel de transfer ou pegar um táxi ou um ônibus para o centro de Granada, que fica a cerca de 15 minutos de distância.
Como chegar a Granada de trem
A estação de trem de Granada está bem conectada com outras cidades espanholas, incluindo Madri, Sevilha e Barcelona. A viagem de trem é uma opção confortável e ainda permite que você desfrute de paisagens de tirar o fôlego enquanto se desloca.
Como chegar a Granada de ônibus
Você pode pegar um ônibus de diferentes cidades espanholas para chegar a Granada. A viagem de ônibus pode ser uma opção econômica, embora leve mais tempo do que o trem.
Como chegar a Granada de carro
Se você for viajar pela Espanha de carro, saiba que a cidade está bem conectada à rede de rodovias espanholas, o que torna o aluguel de carro uma opção conveniente. No entanto, esteja ciente das leis de trânsito e de estacionamento na cidade.
Como circular em Granada
Circular a pé é a melhor opção para explorar o centro histórico de Granada e seus arredores, enquanto o transporte público, como ônibus, é útil para chegar às áreas mais distantes da cidade.
Os táxis e carros de aplicativo também são uma opção para viagens mais longas. Uma alternativa mais ecológica é o aluguel de bicicleta.
Se você optar por alugar um carro em Granada, saiba que pode ser um pouco difícil estacionar, principalmente nas áreas mais antigas da cidade.
Quando ir a Granada: melhor época para visitar
Granada oferece experiências marcantes durante todas as estações. Assim, a escolha vai depender do estilo de viagem que você almeja.
A alta temporada ocorre durante a primavera (de março a maio), quando as temperaturas são agradáveis e os jardins de Alhambra florescem. O outono (de setembro a novembro) também é uma ótima escolha, com clima ameno e menos multidões.
Durante o verão (de junho a agosto), se prepare para um clima mais quente, ideal para aproveitar as praias da Costa Tropical nas proximidades.
A estação mais tranquila é o inverno (de dezembro a fevereiro), e embora as temperaturas possam ser mais frias, é uma ótima época para desfrutar do ambiente aconchegante e dos eventos de Natal.
Quantos dias ficar em Granada
Mesmo com uma lista grande de atrações, três dias em Granada é o tempo suficiente para conhecer os principais pontos turísticos da cidade, já que eles ficam perto uns dos outros. Com quatro dias ou mais, você pode fazer passeios bate e volta para cidades próximas.
Montamos algumas ideias de roteiros de viagem para Granada:
Roteiro: o que fazer em Granada em 1 dia
Manhã | Comece o dia cedo e dirija-se à Alhambra, o ícone de Granada. Recomendamos reservar seus ingressos com antecedência, pois os acessos são limitados. Desfrute de um almoço em um dos restaurantes nas proximidades, onde você pode saborear pratos da culinária andaluza.
Tarde | Faça o free tour pelo Centro Histórico de Granada e explore as ruas movimentadas do centro, como a Calle Navas. Visite a Plaza Nueva e o bairro do Albaicín, com suas casas brancas e ruas sinuosas. Ao pôr do sol, suba até o Mirador de San Nicolás para admirar a cidade.
Noite | Jante em um dos restaurantes do centro histórico e experimente os pratos tradicionais da região.
Roteiro: o que fazer em Granada em 2 dias
Se você tem 2 dias para curtir o turismo em Granada, siga com a programação que indicamos no primeiro dia e reserve o segundo dia para as seguintes atividades:
Manhã | Faça a trilha pelos Cahorros de Monachil ou explore um dos parques de Granada, como o Parque Federico García Lorca.
Tarde | Almoce em um dos restaurantes aconchegantes do Albaicín. Após, caminhe até o Mirador de San Cristóbal e explore a Carrera del Darro.
Noite | Aproveite uma apresentação de Flamenco em Albaicín ou assista a algum espetáculo no Teatro Isabel la Católica.
Roteiro: o que fazer em Granada em 3 dias
Com 3 dias em Granada, seu roteiro pode ficar ainda mais diversificado. Depois de seguir com dois dias cheios de atividades como sugerimos acima, aqui está a sugestão para o terceiro dia:
Manhã | Visite alguns dos museus de Granada, como o Museu Cuevas del Sacromonte. Depois passeie pela Plaza Nueva e pela Calle Elvira.
Tarde | Conheça a Basílica de San Juan de Dios e explore o Jardim Botânico de Granada.
Noite | Escolha um dos restaurantes que recomendamos para jantar ou faça um tour noturno por Granada.
Saúde e segurança em Granada
Granada é geralmente considerada uma cidade segura para os turistas. Mas, todo cuidado é pouco, então mantenha seus pertences seguros e fique atento aos batedores de carteiras, especialmente no transporte público.
Quanto à segurança, para visitar a Espanha, é obrigatória a contratação de um seguro viagem com cobertura médica mínima de 30 mil euros. Para garantir a melhor opção, compare os planos de seguros e garanta até 10% de desconto!
Dinheiro em sua viagem para Granada
A moeda oficial da Espanha é o euro. Nossa dica é que você faça o câmbio ainda no Brasil, em uma agência de câmbio confiável. Tenha também um cartão de crédito internacional, para não depender apenas de uma forma de pagamento.
Agora você já sabe tudo o que fazer em Granada
Seu guia completo sobre o que fazer em Granada está pronto! Esperamos que nossas dicas tenham sido muito valiosas para o seu roteiro de viagem para a Espanha!
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.